PROPRIEDADE RURAL VIRA REFERÊNCIA NA PRODUÇÃO REGIONAL DE TOMATE ORGÂNICO!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 май 2024
  • • PROPRIEDADE RURAL VIRA...
    Cerca de 30 apucaranenses do Programa Municipal de Hortas Solidárias, mais 10 feirantes do Programa Municipal de Economia Solidária participaram hoje, na localidade rural de São Pedro do Taquara, da “Tarde de Campo” Olericultura Orgânica promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural-Paraná (IDR-PR). O evento aconteceu na Chácara São José, uma referência na produção de tomates cereja orgânico.
    Os proprietários da Chácara São José, os produtores rurais e integrantes do Programa de Economia Solidária, Odete e José Silva, foram vencedores do Prêmio Orgulho da Terra 2023, na categoria agricultura orgânica, com a produção de tomate cereja.
    A produção chamou a atenção do prêmio Orgulho da Terra 2023, que deu ao casal a vitória na categoria agricultura orgânica,. A premiação é organizada pelo Grupo RIC, em parceria com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- Iapar-Emater) e Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
    Nesta semana o casal também recebeu agricultores e estudantes da região para uma Tarde de Campo. Os visitantes puderam conhecer toda a rotina do trabalho na propriedade. O evento foi dividido em quatro baterias por onde passaram 162 visitantes de treze municípios. Segundo Felipe Machado de Freitas, técnico do IDR-Paraná, os participantes da atividade conheceram a unidade de processamento de hortaliças, com licença sanitária, instalada na propriedade. Também discutiram a implantação, manejo e viabilidade econômica do tomate orgânico.
    Freitas diz que o cultivo orgânico trouxe muitas vantagens para o casal. “Eles não queriam mais lidar com defensivos agrícolas. Com o cultivo orgânico conseguiram reduzir o custo da propriedade em 60%. Eles criaram um sistema e agora produzem tomate em quantidade e qualidade”, explicou o extensionista. Ele lembrou que os agricultores fazem a rotação de cultura com o plantio de abobrinha, pepino e outras olerícolas na mesma área.
    A Tarde de Campo teve cerca de 150 participantes, a grande parte formada por proprietários rurais de Apucarana e mais 24 municípios da região. “Garantimos a participação de 30 pessoas das hortas solidárias e de feirantes da Economia Solidária que vieram em busca de aprimorar conhecimentos na produção orgânica”, afirma a coordenadora das feiras municipais, Eliana Rocha.
    Destacando a importância e abrangência do Programa Municipal de Economia Solidária, que já conta com mais de 1,5 mil mulheres capacitadas, a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, parabenizou Odete Silva em nome do prefeito Junior da Femac, que estava cumprindo agenda em Curitiba. “Transmitindo as palavras do nosso prefeito, a senhora é um orgulho para Apucarana e está fazendo história e servindo de inspiração para muitas pessoas”, disse Denise.
    De acordo com o gerente regional do IDR-PR, Paulo Eduardo Sípoli Pereira, o objetivo da Tarde de Campo é disseminar informações técnicas aos produtores, com temas atuais na Oleicultura Orgânica, abrangendo tecnologia, manejo e tratos culturais. “Foi preparada uma programação técnica, a partir de uma experiência bem sucedida nesta propriedade. É um compromisso do Governo do Estado trabalhar na produção orgânica, gerando renda e produzindo alimento seguro respeitando a certificação orgânica”, afirma Paulo Pereira.
    Em outras duas baterias, tiveram informações a respeito da qualidade de mudas e porta-enxertos, além de conhecerem a variedade de tomate cereja “bosco”.
    Para Freitas, a Tarde de Campo foi importante para divulgar a tecnologia e as peculiaridades do trabalho com a agricultura orgânica. “Na região de Apucarana o interesse pela produção orgânica tem aumentado nos últimos anos, mas ainda estamos no início. Nessa propriedade temos também um bom exemplo de sucessão familiar, já que os filhos, que moravam fora, deixaram de trabalhar em granjas de terceiros para ajudar os pais no cultivo de tomate”, contou.
    Antecedido por orientações técnicas, os participantes percorreram várias estufas do plantio de tomate cereja, em diferentes estágios da produção. O evento ainda foi marcado pela inauguração da Agroindústria Familiar de Vegetais Minimamente Processados da Chácara São José.
    Também participaram da Tarde de Campo, alunos dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Padre Antonio Vieira, do distrito de Correia de Freitas.
    PRÊMIO ORGULHO DA TERRA
    O Prêmio Orgulho da Terra, que é uma iniciativa do Grupo Ric em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) e Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar), premiou 20 produtores rurais e técnicos agrícolas que se destacaram em 2023 em práticas inovadoras.
    #agriculturafamiliar #apucarana #paraná #agricultura #orgânicos #tomate #tomatecereja #alimentosorgánicos #alimentosorganicos #chácara #chacara #propriedaderural #prêmio #premio #agricultores #horticultura #agroecologia #agroecología #orgánicos
    Editar com InShot: inshotshare.app

Комментарии • 2

  • @nilsacristinateixeira8755
    @nilsacristinateixeira8755 21 день назад +1

    Que maravilha 😍 pé de tomate 🍅 é lindo demais 😍 eu amo 🩷 Deus continue abençoando eles 💖

  • @betodossantos
    @betodossantos 21 день назад +1

    Hum ! Que bom pra eles ; mais não esquecemos que tudo aqui passa . Beto - Brasília - df 👍👍