Vídeo sem vinheta desnecessária, sem tom de voz simulando apresentador do SBT, sem clickbait, sem sensacionalismo, e com uma apresentação geral simples e mto bacana. Mermao, só te desejo sabedoria, pq o resto vem. Ganhou um inscrito. Abrass, cara! Tô indo ver seus outros vídeos.
até arrepiou quando falando sobre o phantasy star, você citou o costume de ir desenhando o mapa enquanto vai andando em um calabouço, e sobre famílias que se uniam para desbravar o game, e comigo foi exatamente assim, é o primeiro jogo do qual eu tenho lembranças, e era realmente assim, jogávamos eu, minha mãe, duas tias, e alguns primos, todos juntos se ajudando pra tentar fechar o game... É um jogo, um universo muito foda, plot twists, um final lindo... Ao longo dos anos eu tenho voltado e rejogado o game com emuladores, e é sempre uma experiência única, detalhes novos que são percebidos a cada playthrough, a ausência de qualquer "ajuda" sobre como prosseguir no game, ter que ir de vila em vila, entrando em todas as casas, conversando com os npcs, anotando informações importantes, é sem dúvidas o game do meu coração... Obrigado por ter falado dele!
Vagrant Story é um jogo que fui expimentar sem esperar muito, e simplesmente me apaixonei. Esse sim merecia um remake. A história, os personagens, a jogabilidade, e a trilha sonora fazem desse jogo uma obra prima dos rpgs!
Finalizei umas 6 a 7 vezes, muito show! E de um CD só, em inglês muito massa as cenas, e mesmo sem saber traduzir tudo deu para entender a história só pela interpretação das ações dos personagens
Eu tinha medo daquele boss que parecia um demo... mascarado com um machado, e o gênio de fogo rsrs, fico imaginando esse jogo com os gráficos de hoje em dia, seria assustador estilo os "souls"
Era muito foda ouvir a Lenneth falar antes das lutas "to my side my noble Einherjar", "come to me dark warriors, battle awaits us" dentre outras. E fora o especial dela "Nibelung Valesti!" que era muito massa. Só de lembrar me dá vontade de jogar de novo!
Nao vejo a hora de lançar o próximo jogo. Eu acabei comprando a versão pra IPhone e me custou 70 reais, foi nostálgico foi, mas a jogabilidade no celular fica estranha.
Para zerar Vagrant Story, precisa ser insistente. Lembro que travei em um Golem na minha 1ª gameplay, pois todas minhas armas tiravam apenas 1 de Hp. Tempos depois, recomecei o jogo e passei o cerol nesse Golem sem muita dificuldade e depois disso, Vagrant Story me proporcionou uma das melhores experiências que tive com jogos na época. Zerei dezenas de vezes, pois 30% do jogo só é desbloqueado a partir da segunda gameplay. Sem duvidas, ele tem um lugar especial no meu coração!
O foda é que pra cada espécie de monstro tem que ter uma determina arma ,se sua arma for muito forte e não tiver o dano necessário pra aquele monstro sua força não valerá de nada .jogão
@@regginshunter1635 Sim. Fora que era super importante sempre atualizar as armas, combinando-as no Workshop, aumentar os atributos utilizando os Dummies espalhados pelo jogo e sempre acumular os Phantom Points (PP), que aumentava o dano drasticamente. Se não utilizasse essas mecânicas, ficava dependente apenas das armas aleatórias.
Eu sofri também....o jogo é troll...não te entrega oque vc precisa na primeira vez...te deixa perdido...causa ódio...depois que fecha a primeira vez, a pessoa quer fechar 100x por puro ódio...eu fechei umas 50 tentando fazer as armas mais fortes...é muito complicado leva meses para fazer.
Cara é o meu segundo vídeo do canal e este escrevo ainda na metade do vídeo. Você fala de uma maneira muito agradável, as informações são bem fundamentadas não só tecnicamente mas conceitualmente baseado na sua experiência, não é como se vc tivesse lendo um script genérico, é singular. Parabéns meu caro, mais um inscrito. Prevejo MUITO sucesso nesse canal.
Rafael, muitíssimo obrigado pelo seu elogio. Fico muito feliz, significa muito pra mim saber que estou criando um conteúdo relevante. Que tenhamos sucesso e sigamos juntos! Valeu por nos dar uma chance. Um abraço!
"Era um tempo um pouco diferente onde se tinha mt paciência com um jogo " Realmente meu amigo, joguei e zerei alguns desses e te digo que hj acho que não tenho mais essa paciência que tinha na época, mas ohh época boa demais.
Concordo plenamente. Eu sou uma pessoa que por muitas vezes prefere reviver jogos antigos da minha infância / adolescência do que tentar embarcar um novo que talvez eu não curta, mas muitas vezes acabo me perguntando "Caramba, como tive saco pra isso antes?" dependendo do game. Independente, acabo me divertindo da mesma forma, mas acabo me deparando com tal indagação ocasionalmente.
Infelizmente eu tb... Quando jovem debruçava o dia todo nos RPGs, hoje nem nas férias consigo jogar muito, vários começo e paro de jogar, já fui paciente
Mano, como eu não conhecia esse canal? Só rpg das antigas nesse vídeo, mó saudade. Valkyrie Profile, pra sempre meu xodó. Ia fazer a Lenneth nas costas, meu irmão mais novo fez antes. Agora vou ter que fazer a Hrist (só pelo contraste, que ela é mais velha). uhasuhuahsuhuahs
hoje em dia que sou fluente em inglês e to acima do basico em japones, percebo que nao finalizava rpg pornem saber o portugues direito na epoca, imagine ingles.... em rpg voce conversando com os personagens, eles dão dicas
@mundart9824 Mesmo assim é bem difícil de zerar, pois o game não possuem nenhum mapa ou alguma diferença entre as cidades. Não é à toa que eu odiei Phantasy Star 1 mesmo derrotado o DarkFalz, é aquele tipo de jogo que, não vale muito a pena explorar pixel por pixel, mesmo se tivesse um segredo de 10.000 mesestas.
Segundo vídeo q assisto, e no final do primeiro já me inscrevi. Parece q to assistindo um amigo falando sobre RPGs. Já teve citação de HxH no primeiro, e algumas citações sobre rpg tático, que é meu estilo preferido. Tomara que lance alguns vídeos sobre o estilo, pra geral dar uma chance. Indicaçoes de RPGs táticos: Yu Yu Hakusho - Tournament Tactics - GBA EM PTBR Banner Saga - diversas plataformas Suikoden Tactics - ps2 Grande abraço irmão!
Ganhou meu like pelo vagrant story na thumb. Um dos jogos mais FODAS q joguei na minha VIDA e pouquíssimo conhecido. Só por conhecer e recomendar, tem meu like. Tô vendo o resto do vídeo e estou gostando.
Acabei de conhecer o seu canal e já gostei. Jogo RPG desde o The Legend of Zelda: A Link to The Past. Veio com o meu Super Nintendo comprado no saudoso Mappin. E por si só, esse jogo me forjou a conhecer mais do gênero. Mas no PS1 um jogo que me deixava puto pq eu queria encontrar fazer tudo e não tinha guia, era o Tales of Destiny II. Cara, que trabalheira para encontrar os LENS e upar os personagens. Bons tempos.
Eu fiquei viciado em Vagrant Story na época em que joguei, e acredito ter domado o sistema de armas, pois consegui fazer uma "arma perfeita", com 100 em todos "atributos/efeitos", e isso era difícil porque sempre que se melhorava um deles, diminuia outros, mas entendi quais grupos de atributos não influenciava nos outros, maximizei armas seguindo esse raciocínio, de modo que quando as combinei, nenhum atributo foi perdido.
Haha eu ja tinha o sentimento nostalgico então foi de boa, pena que não comecei com rpg antes, Valkyrie Profile foi um dos primeiros RPGs que joguei e foi amor a primeira vista cara, até hoje é um dos meus favoritos, fechei a party com Arngrin, Mystina e Aelia na epoca, me deram as dicas para o melhor final então mandei Lucian para Vallhala, mas ele era mt bom, so que meu primeiro rpg mesmo foi a versão do PSP de FF IV, ele tambem é uma obra prima.
Valkyrie Profile meus jogo preferidos de RPG, já zerei ele 34 vezes^^ Todo ano zero pelo menos uma vez no hard, o jogo é uma obra de arte da tri-ace. As músicas do Sakuraba são fantásticas.
34 vezes!!!! Parabéns. E sim, Sakuraba é incrível, você identifica a trilha dele de longe, até mesmo no Mario Tennis e Golf hahaha. Exceto em Dark Souls, que o estilo é muito diferente, não acreditei que era ele.
Cara, parece eu! Todo ano eu zero Chrono Trigger, FFVI, Valkyries Profile e Breath of Fire 1 e 2. São jogos que amo demais e não consigo simplesmente parar de jogar, mesmo com todos os jogos atuais.
@@Cobernikus Xenoguears é top também, lembro que eu não tinha o último cd, quando voltei rpa jogar, mas é ótimo cara. E legend Of Legaia , juntamente com Legend of Dragon são 4 CD´s
Joguei todos esses jogos (tirando Phantasy Star) e eles me marcaram muito, considero eles alguns dos melhores jogos que já joguei. Zerei o Vagrant Story na primeira vez que joguei, sem guia nenhum, lembro que me gabei pro meu amigo que me emprestou porque ele não conseguia passar de um boss.
Bacana é saber que Vagrant Story, Final Fantasy Tactics/Tactics Advance, Final Fantasy 12 e 14 se passam no mesmo mundo (Ivalice) Excelente vídeo Cogu!
14 se passa em Eorzea. Tem um segmento de raids específicas que têm muitas referências do 12 como personagens, história e músicas , mas não se passa em Ivalice.
Isso me lembra da minha aventura atual. Acabei de pegar Akalabeth para jogar esse fim de semana. Está sendo uma experiência bem diferente, e difícil. Mas estou animado.
Eu lembro como foi difícil conseguir a espada principal, a Excalibur no Vagrant Story, principalmente sem nenhum tutorial na época. Adoro esse jogo ❤️❤️❤️
Muito bom video. Você que ama o FF VI assim como eu, por acaso já jogou um mod dele que se chama "Brave New World"? Está na versão 2.1 agora. Não é um mod de aumento de dificuldade em si, é um mod de "melhoria" do sistema (com aspas em respeito ao original que é fantástico). Como a retirada de bugs e glitches, uma maior singularidade para cada personagem no quesito classe, uma mudada significativa nos Espers para que eles tenham sinergia com certos personagens e não todos, as lutas, seja random seja boss são mais inteligentes e necessitam de uma estratégia mais bem definida, enfim, é muita coisa legal e o mod tá ótimo. Recomendo a todo fã de ff vi. Mais uma vez parabés pelo video e canal. Abraços.
@@Cogumelando que massa, nessa última versão sei que os devs colocaram até uma forma de jogar com até quatro jogadores, to curioso pra testar isso. Depois me conta o que acha do mod. Abraços.
Dois jogos que me fascinaram e me marcaram muito, foi o Phantasy Star e o Digimon World. O Phantasy Star eu joguei pelo emulador, em um dos primeiros emuladores pra PC que emulava o master system, e como sofri com esse jogo, era muito duro avançar e descobrir o que fazer, haviam momentos muito difíceis para uma criança com cerca de 10 anos resolver, travei terrivelmente em duas parte e precisei de ajuda do meu irmão, a primeira foi num momento que eu realmente não sabia mais o que fazer no jogo e já tinha rodado os 3 planetas e olhado em todos os cantos continuando sem saber o que fazer, ai meu irmão me mostrou que usando o carro quebrador de gelo em uma parede na "casa do chapéu" do mundo de gelo, ai eu chegava onde eu precisaria usando uma passagem secreta... a segunda parte foi na última masmorra, eu tinha cerca de 10 anos e resolvia as masmorras na raça, sem mapa, sem tentar desenhar mapa e nem nada, eu usava a cabeça pra tentar traçar direções e seguia batalhando até acabar, no entanto a última masmorra era simplesmente terrível... andares e mais andares... armadilhas que te faziam cair de um andar para outro... não necessariamente no andar à baixo... as vezes tu caia 4-5 andares de uma vez... e os monstros eram muito poderosos, iam amaçando minha equipe até me fazer fugir da masmorra pra recarregar items, e nessa parte meu irmão novamente teve que me ajudar... me lembro que mesmo com a minha equipa bruta pra cacete já estando em lvl bem alto, foi duro pra ele passar a masmorra, demorou quase 1h... e pior ainda foi pra mim derrotar o último Boss, que era muito poderoso e escondia a vida. Com o Digimon então... nossa... eu não fazia ideia de como evoluir meu digimon pra coisas diferentes, ai por medo de acabar com um digimon fraco ou com uma merda, eu sempre fazia o dinossauro vermelho (tyranomon, acho), e saia com esse digimon forte pra avançar no jogo, mas era desesperador ver seu digimon querendo cagar e tu não estar perto de uma privada kkkkkk
Aprendi o que é RPG atráves de Phantasy Star (Master System), foi bem complicado zerar na época pois não tinha internet, as lutas eram "brabas", e os labirintos eram o inferno na terra, mas eu amo esse jogo, um daqueles jogos que muda a vida da pessoa que joga, principalmente quando é o primeiro do gênero, ao menos era em português, não é brincadeira não, acho que demorei de 6 a 8 meses jogando para zerar, cada descoberta era uma festa. Eu acho o 2 muito mais difícil, nem zerei mais nenhum da franquia, mas meu amor pelo primeiro é inquestionável.
Vdd!! Eu sofri muito com esse jogo na infância quando me perdia nos calabouços (ainda mais quando desenhava errado o mapa no caderno) e principalmente que o cartucho tinha uma bateria e a minha era aberta e não tinha a carcaça e eu prendia com fita adesiva e muitas das vezes eu perdia o progresso por conta dessa bateria q saia pq a minha mãe limpava a casa
@@IgorSilva-tl5vt Esse eu peguei com um amigo na época, era perfeito, novinho, capa, manual, que jogão, queria poder voltar no tempo. Só quem jogou sabe como era foda.
Cara adorei o canal.....ganhou um inscrito facil!!! E Phantasy Star foi meu primeiro RPG.....qdo comprei o master system..... Eu lembro de compra o Guia games.....pra usar nas dungeons do jogo pra pegar o Noah...que por sinal, se nao me engano era um personagem opcional!! Continua assim..... Abraço!!!
Pegar o melhor final em Valkyre Profile na primeira joganita no hard sem um guia é coisa para poucos. So consegui com um guia que eu imprimi na lan house a anos atras. Bons tempos.
Kra seu vídeo apareceu aqui do nada para mim, curti pra caramba mano... Que nostalgia que bateu, quase chorei aqui lembrando de uma época boa na minha vida kra muito obrigado... Tirando o Vagrant os outros eu joguei... Vou ver mais vídeos do seu canal mano! Sucesso!
Eu dropei a primeira, quando não consegui entender a mecânica do jogo e era morto pela Freya. Depois eu dropei de novo, quando não consegui vencer o Dragão Bloodbane (esse sim era difícil). Mas aí eu entendi o que eu precisava e consegui zerar o jogo
Valkyrie haha esse RPG é uma lenda no ps1, esse jogo marcou a minha história no mundo dos rpg, aluguei esse cd numa locadora, fiquei tão viciado que nunca mas devolvi kkkkk o cd. Valkyrie sem dúvida não é um RPG pra iniciantes!
Phantasy Star foi o primeiro jogo que vi na minha vida. Assistia meu pai jogando (tinha mesmo um caderno do lado pra ir desenhando o mapa) e depois que tive idade pra entender o jogo, finalizei. A parte do combate nem é tão dificil, mas jogar sem mapa dos labirintos realmente é casca grossa.
Desenhei muito mapa de jogo, não só do Phantasy Star, mas principalmente de Eye of the Beholder, que era inteiro Dungeon Crawler. Jogos de RPG das antigas que mal vejo comentarem sobre e que é bem difícil é Young Merlin de 1994 do SNES. E Brain Lord tb do SNES.
Um "RPG" que gostaria de citar que muitos iniciantes acabam travando também é o Disgaea. Pois ele acrescenta varias mecânicas diferentes de RPGs de turno padrão, o que acaba confundindo muita gente.
Quando joguei Vagrant eu já tinha uma vivência com RPG, já havia gerado alguns do snes e ps1. Sensacional! Confesso que nunca ouvi falar desse valkyrie, e vendo o visual e combate parece ser legal o jogo. Square era foda demais.
Master system foi meu primeiro video game. Phantasy Star foi meu primeiro RPG. Me entusiasmei por uma história em pt-br. Lembro que alugava e tinha galera com um save longe não tinha muita noção e acabava apagando uns avançados para colocar o meu. Alugava de novo e o meu save não tava mais lá. Até que comecei entender bem o jogo e alugar seguidamente. Perdi horas anotando o trajeto dos mapas. Perdi tarde de sábados em masmorra. Quando zerei foi tão satisfatório. Primeiro rpg que eu joguei e primeiro que zerei. Já Final Fantasy VI eu já estava bem experiente,com mais noção de ingles, pois já tinha zerado Zelda the link a past e Final fantasy IV, jogo no qual conheci e comecei a ter carinho pela franquia franquia. E concordo com você que Final Fantasy VI é o melhor Final Fantasy de todos e um dos melhores de todos os tempos. Dito isso... Parabéns pelo canal, que conheci a poucos dias. Vc tem gostos e trajetória nos games muito semelhante as minhas. Me identifiquei muito, você seria o amigo de infância que queria ter na época. Que tenha muito sucesso e crescimento no canal e em outras midias sociais. A essencia dos rpgs da velha guarda do games não devem morrer. Abraços!
O RPG que a gente começa da muita diferença também na prática. Eu achei Final Fantasy VI no Nintendo 64 que você citou super de boas mas tomei uma surra do caramba até pegar as mecânicas de Chrono Trigger, quase desisti mais de uma vez. Mas a diferença foi que eu comecei com Golden Sun que tinha uma mecânica que lembrava muito FF. Alias, a cena da Ópera de FFVI tem um espacinho no meu coração e na memoria.
o cogu muito legal vc fazer um vídeo explicando isso, pq conheço muita gente q desistiu de jogar rpg pq pessoas ja indicaram logo d cara estes jogos pra ingressar neste mundo.
Phantasy Star I foi meu primeiro RPG. Eu tinha uns 15 anos +-. Depois de muita insistência (e uma revista com os mapas) zerei ele. Hoje em dia, achei ele no Switch e comprei de novo. Foi um pouco mais fácil de zerar, mas ainda assim, é bem difícil. E Phantasy Start IV é uma jóia. Jogo excelente também.
Caí nesse vídeo totalmente por acaso, mas curti e vi até o fim. Phantasy Star foi meu primeiro RPG nos vídeo games, me diverti horrores com ele, mas não me lembro de ter passado grandes dificuldades. Talvez pq eu já jogasse RPG de mesa antes, não sei.
Seja bem-vindo, EduDagon! Que bom que o vídeo chegou em você. Com certeza o background com RPG de Mesa ajuda muito. Joguei e mestrei por anos, sinto que isso me fez um diferencial com os eletrônicos.
Cara, descobri seu canal hoje. Que trabalho fantástico, nostalgia boa. Miracle Warriors eu terminei na época mesmo, no próprio master system. E o mapa de caderno eu fiz em um jogo não listado neste vídeo, o shining in the darkness kk. Sucesso pra ti meu velho.
Vagrant Story é muito bom!! Consegue fazer um vídeo sobre Thousand Arms(ps1)? Até agora não achei ninguém falando da história, dificuldades, etc...
2 года назад+8
Adoro quando você faz vídeos assim. Explicando e dando o caminhos das pedras, para que as pessoas não peguem esses jogos e se frustrem e fiquem chateados. Parabéns como sempre pelo ótimo trabalho. Obrigado por manter o videogame em estado de arte. Abração!
Comecei a jogar um RPG, novo, é o triangle Strategy. É um jogo estilo tactics ogre e Final fantasy, é da square enix... jogar ele me fez sentir uma criança. Mas é cansativo pra que é iniciante, tenho 50 horas de jogo, 30 de diálogos, 10 de farm e 10 de gameplay. Mas recomendo, historia foda!!
Vagrant Story seria muito beneficiado por um remaster com mais QoL. O jogo tá inteiraço até hoje, mas ia ser muito mais dinâmico se fosse possível pré-configurar várias builds e trocar os equipamentos dinamicamente dependendo do inimigo que encontrar. Chegava uma hora que pra não perder status nos equipamentos, você tinha que entrar no menu e trocar o equipamento a cada sala nova
Faria muito sentido mesmo dar uma revivida nesse jogo. Mas teria de ser um remaster MESMO, e não só texturas HD. Ótima ideia, queria que tivesse mesmo.
Meu sonho esse remaster, um dos melhores jogos que já joguei, perdi as contas de quantas vezes zerei ele, na versão japonesa! E zerei ainda mais quando veio em inglês. Nunca mais foi lançado jogo nessa pegada
Embora não haja exatamente um remaster, dá pra "fazer um"! É possível jogá-lo com as texturas em HD e 4K, da mesma maneira que foram criadas, só que sem as limitações do PS1. Igual ao remaster do Chrono Cross! Nesse vídeo explico como, se tiverem interesse: ruclips.net/video/k3KqDznjsy0/видео.html
A vez que mais me frustrou...foi quando cai na armadilha da mina b2..estava só com uma espada...e o save era de umas 2 horas atrás...tomei no caneco...2 h jogada no lixo
Na minha adolescencia botei a meta de zerar o maximo de rpgs de snes e ps1 no emulador durante uma ferias. Parei no Vagrant Story, FF3 e Seiken Densetsu. Que saudade
Vagrant Story é meu game favorito do ps1. Já zerei inúmeras vezes. Se pudesse escolher um remake, seria ele, sem dúvidas (mantendo a essência do game, lógico). Inegavelmente, uma obra de arte que recomendo a quem quer um desafio à altura dos Riskbreakers!
Eu conheci teu canal tem uns 3 dias e eu sou um fãzaço de rpg, mas virei teu fã também, fala com uma paixão, fala com propriedade e principalmente, humildade, chega a ser incrível consumir o conteúdo que você cria. Alto nível demais. Muito sucesso na sua carreira, cogu
Eu zerei Phantasy Star ano passado no meu celular por um emulador de master system. Eu fiz muito grinding abusando de aceleração e usei mapas que achei na internet, e mesmo assim foi complicado. Parabéns pra os que fizeram tudo na bruta!
Antes de eu ter meu próprio videogame jogava com meu tio caçula, assistia ele jogando Final Fatasy VII, ele me deixava grindando as vezes nos monstros que eu precisava basicamente apertar o botão do ataque. Mais tarde ele me deu o cartucho e pude jogar sozinho. Sinto falta da dificuldade dos RPGs do SNES e do PS1. O último RPG realmente difícil que eu joguei (ou talvez só eu tive dificuldade kkkkk) foi Arc Rise Fantasia, surpreendentemente no Wii.
Final fantasy 3 eu recomendo para iniciantes, foi meu primeiro rpg e na época eu não sabia nada de inglês, nesse game nasce 100% das engines dos rpgs atuais e lá tem uma escola de magia que te explica tudo das engines do game como também das dos rpgs atuais pois copiaram muito o sistema desse game, então comecem por final fantasy 3 snes
Da lista únicos que n conheci foi plantas star e valkirie, de resto cresci jogando, assistindo esse vídeo me veio o mais puro sentimento de nostalgia, não conhecia teu canal tbm,mas já me inscrevi e deixei like
Eu não joguei Phantasy Star ainda, mas joguei Shining in the Darkness do Mega Drive na infância, ele é em primeira pessoa também. Também em português. Eu decorei os labirintos na cabeça, foi impressionante.
Valkyrie é muito difícil, na primeira vez que joguei passei apertado. Mas depois dominei as técnicas do jogo. Saber usar as armas é essencial, pq tem arma que tem mais ações de ataques que outras.
Cara achei seu canal por coincidência e achei sensacional, parabéns pelo trabalho, eu sempre fui apaixonado por rpgs, lembro quando moleque jogar só coisa fácil ou que eu conseguia proceguir indo na tentativa e erro, teve uma vez que ganhei a caixa com todos os CDs de final fantasy IX, acho que por uns 2 meses eu fiquei travado em uma parte que era só ler kkkkkkk, depois fui pegando o jeito do gênero, mas eu cheguei a conclusão que só depois de uma certa maturidade você vai conseguir aproveitar certas obras de arte, ainda mais por eu ser uma pessoa que valoriza mil vezes mais o lore do que gráficos de outro mundo, e até hoje eu revisito jogos do passado e tenho a impressão de ser algo totalmente novo, pois pela primeira vez estou entendendo 100% do que tem ali, tanto da interface, história, comandos e guias dentro do jogo
Mano ...conheci o seu canal hoje dia 8/04/2022 e vc leu a minha mente sobre este vídeo cara ,o rpg e um melhores gêneros de jogos e amo eles ,mas tem jogos aqui que não joguei e ouvir falar é vi aqui no yt e tem outros que joguei no ps1 ,e ps2 não zerei e zerei ; vagrant story joguei mas não zerei ele é nem meu pai mas enfim um forte abraço mano é sucesso
Vagrant Story é realmente difícil mas é uma daquelas gemas das mais polidas que vc pode encontrar no gênero. Fantástico é a única palavra pra descrever ele. Eu zerei ele pela primeira vez em 2002 com um guia um tanto meio boca mas valeu muito a pena. Ano passado a nostalgia tava pedindo atenção e decidi zerar ele de novo e meus amigos eu tomei um sacode magistral de vários chefes pq o seu sucesso ou fracasso vai depender do quão bom vc é na proficiência da arma que vc usa, no tipo de inimigo e principalmente o brilhante modo de craft que te permite combinações quase infinitas de armas e equipamentos, uma combinação errada de armamentos e tu vai literalmente tirar "1" de HP de chefe de começo de jogo, isso sem falar no sistema de combos que é literalmente risco/recompensa. A Square bateu o pau na mesa na hora de fazer esse jogo sinceramente. Vale cada segundo.
Sou iniciante em RPG mas zerei o vagrant story, sim, apesar de de fato não entender completamente como ele funciona :v até hoje não entendo aquele sistema de crafting
Eu AMOOO Vagrant Story. Foi um dos poucos RPGs que joguei. Sim, sou noob nesse genero. Mas quando vc entende ele, ele é maravilhoso! Cheio de puzzlle e quando vc entende a mecanica de craft das armas, derrer os bixos fica fácil mesmo!
Pow man, tu falou todos os jogos da minha infancia era muito choro kkkkkk gostei demais do video nostalgia total!!! nunca pensei que veria um video desce.
Phantasy Star foi meu primeiro JRPG. Jogava ele no Mega Drive com um adaptador para rodar jogos de Master System. No Início, ia decorando mentalmente os mapas, mas do meio para o fim, tive que ir para o caderno para construir os mapas. Experiência fantástica e inesquecível.
Me bateu uma saudade nostálgica de quando zerei phantasy star no master system, quem jogou na época com certeza jogou com caneta e caderno pra desenhar o labirinto.
Interessante de falar do Phantasy Star como um RPG que não é para iniciantes, porque foi justamente o meu PRIMEIRO RPG. Até hoje tenho o cartucho original. Meu segundo RPG, acho que foi o Dragon Quest 1 que meu professor de informática passou para a turma. Mas falando dos outros RPGs mencionados, o único que ainda não zerei foi o Digimon World. Na época demorei demais para entender bem o esquema dele, aprendendo apenas quando fui jogar o remake/reboot para PSP, o Re:Digitize.
Comecei nos rpgs com o FF5 isso com meus 8 anos de idade. Depois final fantasy Tactics e digimon world 1. Daí pra frente é história mastiguei o maior número de títulos de RPG que consegui e a lista é muito extensa.
O último que peguei pra zerar foi o Lufia 2... Pense num jogo difícil ... Os puzzles são horrendos.... Mas ele é bom!! Ainda n zerei pois fico travado direto em algumas partes
amo vagrant story e valkyrie profile, para mim são os melhores rpgs do playstation, te falo que o Vagrant vc precisa de vários NG+ para fazer tudo, jogava no ps1 na época que nem tinha internet para galera usar, era triste demais, tinha boss que sofri demaissssss
Saga fronteira 2 e um jogão, gráficos lindos, como ponto extremamente negativo e o fato das armas danificaram e para reparar o valor e ridículamente alto eu já zerei mais isso simplesmente não e divertido o jogo em si não e tão difícil, e não vale a pena farmar muito o que paraalguns não e um ponto positivo nunca entendi o porquê o jogo e tão miserável com a moeda, raramente um inimigo droga chip acho que era esse o nome da moeda mais e um jogão sim.
Cara, que vídeo top, nostalgia total. Meu irmão mais velho detonou Valkirie Profile de um jeito surreal. HP 999999 Full. Ele ficou obcecado, tinha cadernos onde ele anotava cada tentativa / escolha e consequência. Várias gravações para conseguir retornar o game caso fizesse alguma cagada. Não conheço alguém que manje mais que ele neste game... Eu salvei, top o Game, fiz o final Loko demais, mas não tinha a paciência ou expertise de meu mano... Agora Vagrant... PQP que game SENSACIONAL!!! Esse aí eu joguei demais, combos infinitos como um verdadeiro RiskBreaker! agora tô aqui... Trabalhando de Técnico de Segurança... Essa benção 😒
Cara, esse seu comentário me fez lembrar de muitos amigos queridos, por alguma razão. Senti carinho imediato! É quase como se eu te conhecesse! hahahaha maneiro demais, que tempo bom.
Um que eu não recomendo para iniciantes é a série Might and Magic. É um jogo pré-Dragon Quest então não foi focado no público infantil, mas sim em nerds. Tem dezenas de puzzles pra resolver e o jogo não é linear, as pistas e os quests estão espalhados em um mundo aberto. Demorei quase um ano pra fechar o primeiro.
@@aikadxuk7303 só joguei 2 até agora. O 1 é um dos meus RPGs favoritos. Se vc curtir algo que seja mais voltado pra raciocínio e puzzles eu super indico. Ele foge do padrão conto de fadas de dragon quest e é bem desafiador. Vc inclusive começa o jogo sem enredo nenhum. Os puzzles, as pistas e os quests estão espalhados aleatoriamente pelo mundo do jogo e vc tem q descobrir a trama principal explorando.
Vídeo sem vinheta desnecessária, sem tom de voz simulando apresentador do SBT, sem clickbait, sem sensacionalismo, e com uma apresentação geral simples e mto bacana. Mermao, só te desejo sabedoria, pq o resto vem. Ganhou um inscrito. Abrass, cara! Tô indo ver seus outros vídeos.
Cara, fico realmente muito honrado pelo seu comentário. Obrigado!
Cara, é o que mais gosto do canal. Tô adorando os vídeos
Bem observado
Caraca. Eu sabia que o canal era diferenciado e nunca tinha parado pra pensar bem o porquê eu notava isso. Você explicou o motivo, é exatamente isso
Todo canal é assim quando é pequeno. Não se empolga...
até arrepiou quando falando sobre o phantasy star, você citou o costume de ir desenhando o mapa enquanto vai andando em um calabouço, e sobre famílias que se uniam para desbravar o game, e comigo foi exatamente assim, é o primeiro jogo do qual eu tenho lembranças, e era realmente assim, jogávamos eu, minha mãe, duas tias, e alguns primos, todos juntos se ajudando pra tentar fechar o game... É um jogo, um universo muito foda, plot twists, um final lindo... Ao longo dos anos eu tenho voltado e rejogado o game com emuladores, e é sempre uma experiência única, detalhes novos que são percebidos a cada playthrough, a ausência de qualquer "ajuda" sobre como prosseguir no game, ter que ir de vila em vila, entrando em todas as casas, conversando com os npcs, anotando informações importantes, é sem dúvidas o game do meu coração... Obrigado por ter falado dele!
Seu comentário é uma viagem no tempo, muito bom. Valeu por comentar e assistir, tmj!
Como assim tua família ???
Mano até hoje as pessoas que tenho perto acham que jogo é coisa de vagabundo. Que sonho tu teve de infância man.
Vagrant Story é um jogo que fui expimentar sem esperar muito, e simplesmente me apaixonei. Esse sim merecia um remake. A história, os personagens, a jogabilidade, e a trilha sonora fazem desse jogo uma obra prima dos rpgs!
Tô agarrado naquela floresta do satanás até hj. Q tem um dragão se não me engano. Kkk
Finalizei umas 6 a 7 vezes, muito show! E de um CD só, em inglês muito massa as cenas, e mesmo sem saber traduzir tudo deu para entender a história só pela interpretação das ações dos personagens
Eu tinha medo daquele boss que parecia um demo... mascarado com um machado, e o gênio de fogo rsrs, fico imaginando esse jogo com os gráficos de hoje em dia, seria assustador estilo os "souls"
@@patriotaopressor_ eu tinha uma revista com mapa, aqueles bichinhos que voam são mesmo muito chatos rsrs
@Pablo Luçolli tem uma magia chamada magic war, ela lhe deixa imuni a dano por três turnos se não me engano, usa ela antes de ele fazer o especial.
Era muito foda ouvir a Lenneth falar antes das lutas "to my side my noble Einherjar", "come to me dark warriors, battle awaits us" dentre outras. E fora o especial dela "Nibelung Valesti!" que era muito massa. Só de lembrar me dá vontade de jogar de novo!
Nao vejo a hora de lançar o próximo jogo. Eu acabei comprando a versão pra IPhone e me custou 70 reais, foi nostálgico foi, mas a jogabilidade no celular fica estranha.
Eu amo esse jogo, penso até em tatuar a Lenneth, baixei até o DuckStation pra voltar a jogar
"Nothing can survive to that!" Era meu preferido...
@@-Anubis. Uma das personagens mais legais de todas, curto muito
joguei muito tbm, amava esse jogo!! saudade do "Nibelung Valesti".
Para zerar Vagrant Story, precisa ser insistente. Lembro que travei em um Golem na minha 1ª gameplay, pois todas minhas armas tiravam apenas 1 de Hp.
Tempos depois, recomecei o jogo e passei o cerol nesse Golem sem muita dificuldade e depois disso, Vagrant Story me proporcionou uma das melhores experiências que tive com jogos na época. Zerei dezenas de vezes, pois 30% do jogo só é desbloqueado a partir da segunda gameplay. Sem duvidas, ele tem um lugar especial no meu coração!
O foda é que pra cada espécie de monstro tem que ter uma determina arma ,se sua arma for muito forte e não tiver o dano necessário pra aquele monstro sua força não valerá de nada .jogão
@@regginshunter1635 Sim. Fora que era super importante sempre atualizar as armas, combinando-as no Workshop, aumentar os atributos utilizando os Dummies espalhados pelo jogo e sempre acumular os Phantom Points (PP), que aumentava o dano drasticamente. Se não utilizasse essas mecânicas, ficava dependente apenas das armas aleatórias.
Eu sofri também....o jogo é troll...não te entrega oque vc precisa na primeira vez...te deixa perdido...causa ódio...depois que fecha a primeira vez, a pessoa quer fechar 100x por puro ódio...eu fechei umas 50 tentando fazer as armas mais fortes...é muito complicado leva meses para fazer.
@@novaacc8695 depois que finaliza umas duas vezes o game fica mais fácil por conta das magias que ajudam muito .
Zerei em japonês na época, muito erro e tentativa.
Cara é o meu segundo vídeo do canal e este escrevo ainda na metade do vídeo. Você fala de uma maneira muito agradável, as informações são bem fundamentadas não só tecnicamente mas conceitualmente baseado na sua experiência, não é como se vc tivesse lendo um script genérico, é singular. Parabéns meu caro, mais um inscrito. Prevejo MUITO sucesso nesse canal.
Rafael, muitíssimo obrigado pelo seu elogio. Fico muito feliz, significa muito pra mim saber que estou criando um conteúdo relevante. Que tenhamos sucesso e sigamos juntos! Valeu por nos dar uma chance. Um abraço!
"Era um tempo um pouco diferente onde se tinha mt paciência com um jogo "
Realmente meu amigo, joguei e zerei alguns desses e te digo que hj acho que não tenho mais essa paciência que tinha na época, mas ohh época boa demais.
Concordo plenamente. Eu sou uma pessoa que por muitas vezes prefere reviver jogos antigos da minha infância / adolescência do que tentar embarcar um novo que talvez eu não curta, mas muitas vezes acabo me perguntando "Caramba, como tive saco pra isso antes?" dependendo do game. Independente, acabo me divertindo da mesma forma, mas acabo me deparando com tal indagação ocasionalmente.
@@gary9708 Pega os jogos do nintendinho para tu ver o que é paciência, como ninja gaidem
@@gabidorreia Ninja Gaiden, Contra e Battletoads, especificamente, eram teste pra cardíaco hahahaha
@@gary9708 com certeza.
Infelizmente eu tb... Quando jovem debruçava o dia todo nos RPGs, hoje nem nas férias consigo jogar muito, vários começo e paro de jogar, já fui paciente
FFVI é sensacional. Sonho muito com um remake. Aliás, vídeo excelente!
Bom saber que não é só eu que pensa assim
@@lordsined9754 meu preferido era o final fantasy 2 e 5
@@BTFGame ambos são muito bons, a 5 me fez suar pelos olhos com a morte do velhinho
Pra que remake se o original já é bom?
Provavelmente vão profanar um clássico
Seria muito bom um remake feito com carinho para essa obra prima. De todos os FF que joguei, até hoje ele é o meu favorito.
Mano, como eu não conhecia esse canal? Só rpg das antigas nesse vídeo, mó saudade.
Valkyrie Profile, pra sempre meu xodó. Ia fazer a Lenneth nas costas, meu irmão mais novo fez antes. Agora vou ter que fazer a Hrist (só pelo contraste, que ela é mais velha). uhasuhuahsuhuahs
Eu tentei jogar Phantasy Star na raça, sem guia, e simplesmente desisti kkkkk Eu admiro as pessoas que finalizaram esse game nos anos 90
hoje em dia que sou fluente em inglês e to acima do basico em japones, percebo que nao finalizava rpg pornem saber o portugues direito na epoca, imagine ingles.... em rpg voce conversando com os personagens, eles dão dicas
@mundart9824 Mesmo assim é bem difícil de zerar, pois o game não possuem nenhum mapa ou alguma diferença entre as cidades. Não é à toa que eu odiei Phantasy Star 1 mesmo derrotado o DarkFalz, é aquele tipo de jogo que, não vale muito a pena explorar pixel por pixel, mesmo se tivesse um segredo de 10.000 mesestas.
Vagrany Story: Joguei muito. Cada coisa elemento é surpreendente. Criação de ítens, combo de ataques, Magias, Skills de armas, muito bom!
Segundo vídeo q assisto, e no final do primeiro já me inscrevi. Parece q to assistindo um amigo falando sobre RPGs. Já teve citação de HxH no primeiro, e algumas citações sobre rpg tático, que é meu estilo preferido.
Tomara que lance alguns vídeos sobre o estilo, pra geral dar uma chance.
Indicaçoes de RPGs táticos:
Yu Yu Hakusho - Tournament Tactics - GBA EM PTBR
Banner Saga - diversas plataformas
Suikoden Tactics - ps2
Grande abraço irmão!
Vagrand Story não tem só aquela área do início, oque acontece é que a primeira parte é muito demorada. Mas tem floresta, cidade, castelo etc...
Que daora esse video cara🤙 tá explicado pq dropei um jogo de ps1 que fiquei perdido no mapa e não ia pra lugar nenhum, adorei o cenário
Ganhou meu like pelo vagrant story na thumb. Um dos jogos mais FODAS q joguei na minha VIDA e pouquíssimo conhecido. Só por conhecer e recomendar, tem meu like.
Tô vendo o resto do vídeo e estou gostando.
Acabei de conhecer o seu canal e já gostei. Jogo RPG desde o The Legend of Zelda: A Link to The Past. Veio com o meu Super Nintendo comprado no saudoso Mappin.
E por si só, esse jogo me forjou a conhecer mais do gênero. Mas no PS1 um jogo que me deixava puto pq eu queria encontrar fazer tudo e não tinha guia, era o Tales of Destiny II. Cara, que trabalheira para encontrar os LENS e upar os personagens. Bons tempos.
Eu fiquei viciado em Vagrant Story na época em que joguei, e acredito ter domado o sistema de armas, pois consegui fazer uma "arma perfeita", com 100 em todos "atributos/efeitos", e isso era difícil porque sempre que se melhorava um deles, diminuia outros, mas entendi quais grupos de atributos não influenciava nos outros, maximizei armas seguindo esse raciocínio, de modo que quando as combinei, nenhum atributo foi perdido.
Haha eu ja tinha o sentimento nostalgico então foi de boa, pena que não comecei com rpg antes, Valkyrie Profile foi um dos primeiros RPGs que joguei e foi amor a primeira vista cara, até hoje é um dos meus favoritos, fechei a party com Arngrin, Mystina e Aelia na epoca, me deram as dicas para o melhor final então mandei Lucian para Vallhala, mas ele era mt bom, so que meu primeiro rpg mesmo foi a versão do PSP de FF IV, ele tambem é uma obra prima.
Valkyrie Profile meus jogo preferidos de RPG, já zerei ele 34 vezes^^
Todo ano zero pelo menos uma vez no hard, o jogo é uma obra de arte da tri-ace. As músicas do Sakuraba são fantásticas.
34 vezes!!!! Parabéns.
E sim, Sakuraba é incrível, você identifica a trilha dele de longe, até mesmo no Mario Tennis e Golf hahaha. Exceto em Dark Souls, que o estilo é muito diferente, não acreditei que era ele.
Cara, parece eu! Todo ano eu zero Chrono Trigger, FFVI, Valkyries Profile e Breath of Fire 1 e 2. São jogos que amo demais e não consigo simplesmente parar de jogar, mesmo com todos os jogos atuais.
Queira jogar ele novamente no PC nunca acho
Adoreva ele também
@@Cobernikus Xenoguears é top também, lembro que eu não tinha o último cd, quando voltei rpa jogar, mas é ótimo cara. E legend Of Legaia , juntamente com Legend of Dragon são 4 CD´s
Joguei todos esses jogos (tirando Phantasy Star) e eles me marcaram muito, considero eles alguns dos melhores jogos que já joguei.
Zerei o Vagrant Story na primeira vez que joguei, sem guia nenhum, lembro que me gabei pro meu amigo que me emprestou porque ele não conseguia passar de um boss.
Bacana é saber que Vagrant Story, Final Fantasy Tactics/Tactics Advance, Final Fantasy 12 e 14 se passam no mesmo mundo (Ivalice)
Excelente vídeo Cogu!
Salve Ibura! Valeu pelo comentário! Muito sucesso pra você
Caraio não sabia disso
14 se passa em Eorzea. Tem um segmento de raids específicas que têm muitas referências do 12 como personagens, história e músicas , mas não se passa em Ivalice.
O 14 se passa em outro universo
o 14 tem Ivalice, mas é uma Ivalice diferente
Isso me lembra da minha aventura atual.
Acabei de pegar Akalabeth para jogar esse fim de semana.
Está sendo uma experiência bem diferente, e difícil. Mas estou animado.
Eu lembro como foi difícil conseguir a espada principal, a Excalibur no Vagrant Story, principalmente sem nenhum tutorial na época. Adoro esse jogo ❤️❤️❤️
Muito bom video. Você que ama o FF VI assim como eu, por acaso já jogou um mod dele que se chama "Brave New World"? Está na versão 2.1 agora. Não é um mod de aumento de dificuldade em si, é um mod de "melhoria" do sistema (com aspas em respeito ao original que é fantástico). Como a retirada de bugs e glitches, uma maior singularidade para cada personagem no quesito classe, uma mudada significativa nos Espers para que eles tenham sinergia com certos personagens e não todos, as lutas, seja random seja boss são mais inteligentes e necessitam de uma estratégia mais bem definida, enfim, é muita coisa legal e o mod tá ótimo. Recomendo a todo fã de ff vi. Mais uma vez parabés pelo video e canal. Abraços.
Vou dar uma experimentada, bela sugestão! Muito obrigado por assistir e comentar
@@Cogumelando que massa, nessa última versão sei que os devs colocaram até uma forma de jogar com até quatro jogadores, to curioso pra testar isso. Depois me conta o que acha do mod. Abraços.
Seria muito bom um vídeo só sobre RPG tactics
Dois jogos que me fascinaram e me marcaram muito, foi o Phantasy Star e o Digimon World. O Phantasy Star eu joguei pelo emulador, em um dos primeiros emuladores pra PC que emulava o master system, e como sofri com esse jogo, era muito duro avançar e descobrir o que fazer, haviam momentos muito difíceis para uma criança com cerca de 10 anos resolver, travei terrivelmente em duas parte e precisei de ajuda do meu irmão, a primeira foi num momento que eu realmente não sabia mais o que fazer no jogo e já tinha rodado os 3 planetas e olhado em todos os cantos continuando sem saber o que fazer, ai meu irmão me mostrou que usando o carro quebrador de gelo em uma parede na "casa do chapéu" do mundo de gelo, ai eu chegava onde eu precisaria usando uma passagem secreta... a segunda parte foi na última masmorra, eu tinha cerca de 10 anos e resolvia as masmorras na raça, sem mapa, sem tentar desenhar mapa e nem nada, eu usava a cabeça pra tentar traçar direções e seguia batalhando até acabar, no entanto a última masmorra era simplesmente terrível... andares e mais andares... armadilhas que te faziam cair de um andar para outro... não necessariamente no andar à baixo... as vezes tu caia 4-5 andares de uma vez... e os monstros eram muito poderosos, iam amaçando minha equipe até me fazer fugir da masmorra pra recarregar items, e nessa parte meu irmão novamente teve que me ajudar... me lembro que mesmo com a minha equipa bruta pra cacete já estando em lvl bem alto, foi duro pra ele passar a masmorra, demorou quase 1h... e pior ainda foi pra mim derrotar o último Boss, que era muito poderoso e escondia a vida. Com o Digimon então... nossa... eu não fazia ideia de como evoluir meu digimon pra coisas diferentes, ai por medo de acabar com um digimon fraco ou com uma merda, eu sempre fazia o dinossauro vermelho (tyranomon, acho), e saia com esse digimon forte pra avançar no jogo, mas era desesperador ver seu digimon querendo cagar e tu não estar perto de uma privada kkkkkk
Aprendi o que é RPG atráves de Phantasy Star (Master System), foi bem complicado zerar na época pois não tinha internet, as lutas eram "brabas", e os labirintos eram o inferno na terra, mas eu amo esse jogo, um daqueles jogos que muda a vida da pessoa que joga, principalmente quando é o primeiro do gênero, ao menos era em português, não é brincadeira não, acho que demorei de 6 a 8 meses jogando para zerar, cada descoberta era uma festa.
Eu acho o 2 muito mais difícil, nem zerei mais nenhum da franquia, mas meu amor pelo primeiro é inquestionável.
Vdd!! Eu sofri muito com esse jogo na infância quando me perdia nos calabouços (ainda mais quando desenhava errado o mapa no caderno) e principalmente que o cartucho tinha uma bateria e a minha era aberta e não tinha a carcaça e eu prendia com fita adesiva e muitas das vezes eu perdia o progresso por conta dessa bateria q saia pq a minha mãe limpava a casa
@@IgorSilva-tl5vt Esse eu peguei com um amigo na época, era perfeito, novinho, capa, manual, que jogão, queria poder voltar no tempo. Só quem jogou sabe como era foda.
sim, concordo o generations PS2 é bem mais difícil mas a historia é incrível, casamentos e as misturas
Cara adorei o canal.....ganhou um inscrito facil!!!
E Phantasy Star foi meu primeiro RPG.....qdo comprei o master system.....
Eu lembro de compra o Guia games.....pra usar nas dungeons do jogo pra pegar o Noah...que por sinal, se nao me engano era um personagem opcional!!
Continua assim.....
Abraço!!!
Tenho interesse sim em um vídeo de jogos táticos, por favor Cogu ^^
Pegar o melhor final em Valkyre Profile na primeira joganita no hard sem um guia é coisa para poucos.
So consegui com um guia que eu imprimi na lan house a anos atras.
Bons tempos.
Vagrant Story é um dos games de RPG mais maneiros que já joguei. Não achei ainda parecido em outras plataformas.
Muito feliz por ter descoberto este canal! Bom demais!!!
Acho que eu era da sua comunidade no facebook tempos atrás.
Parabéns pelo conteúdo!
Nos reencontramos! Muito obrigado por voltar
Kra seu vídeo apareceu aqui do nada para mim, curti pra caramba mano... Que nostalgia que bateu, quase chorei aqui lembrando de uma época boa na minha vida kra muito obrigado...
Tirando o Vagrant os outros eu joguei... Vou ver mais vídeos do seu canal mano! Sucesso!
Caramba, você manda muito bem! Excelente video, parabéns brother!!
Valeu mesmo, Rod!
Final fantasy 6 é o melhor RPG pra mim, a melhor história, personagem, vilão!!!
Foi um dos primeiros RPG's que joguei na minha vida e que terminei
Foi meu primeiro!
Igual, eu sempre achava o melhor que existia kkk
Final Fantasy 6 é meu RPG favorito.
meu favorito tb, inclusive estou jogando o pixel nesse momento rsrs
Marrêita nós! Achei o Pirulla dos video games! Descobri o canal hoje. Excelente conteúdo. Parabéns Bro! o/
Dropei Valkyre quando era criança justamente por essa intro densa, só zerei mais tarde no emulador e me apaixonei
Eu dropei a primeira, quando não consegui entender a mecânica do jogo e era morto pela Freya. Depois eu dropei de novo, quando não consegui vencer o Dragão Bloodbane (esse sim era difícil). Mas aí eu entendi o que eu precisava e consegui zerar o jogo
Cara eu tbm kk, na época eu não entendia o jogo, pensava que ele todinho seria aquele estilo "Visual Novel" do começo.
Traga o tático. Excelente vídeo, amava o Digimon world 1 e 2. O 3 achei muito grind e muito loading entre luta e mudança de mapa
Valkyrie haha esse RPG é uma lenda no ps1, esse jogo marcou a minha história no mundo dos rpg, aluguei esse cd numa locadora, fiquei tão viciado que nunca mas devolvi kkkkk o cd. Valkyrie sem dúvida não é um RPG pra iniciantes!
Vagrant Story e Chrono Cross realmente marcaram época, já passou da hora de um remake desses superclássicos.
Vim parar de paraquedas nesse canal e simplesmente curti demais! dei like e ativei o sininho.
Muito obrigado, Bruno!
Phantasy Star foi o primeiro jogo que vi na minha vida. Assistia meu pai jogando (tinha mesmo um caderno do lado pra ir desenhando o mapa) e depois que tive idade pra entender o jogo, finalizei. A parte do combate nem é tão dificil, mas jogar sem mapa dos labirintos realmente é casca grossa.
Desenhei muito mapa de jogo, não só do Phantasy Star, mas principalmente de Eye of the Beholder, que era inteiro Dungeon Crawler.
Jogos de RPG das antigas que mal vejo comentarem sobre e que é bem difícil é Young Merlin de 1994 do SNES.
E Brain Lord tb do SNES.
Um "RPG" que gostaria de citar que muitos iniciantes acabam travando também é o Disgaea. Pois ele acrescenta varias mecânicas diferentes de RPGs de turno padrão, o que acaba confundindo muita gente.
Fera conheci seu canal essa semana... estou assistindo em média 3 vídeos por dia... cara maravilhoso
Valeu demais, Rafael!
Quando joguei Vagrant eu já tinha uma vivência com RPG, já havia gerado alguns do snes e ps1. Sensacional!
Confesso que nunca ouvi falar desse valkyrie, e vendo o visual e combate parece ser legal o jogo. Square era foda demais.
Master system foi meu primeiro video game.
Phantasy Star foi meu primeiro RPG.
Me entusiasmei por uma história em pt-br.
Lembro que alugava e tinha galera com um save longe não tinha muita noção e acabava apagando uns avançados para colocar o meu.
Alugava de novo e o meu save não tava mais lá.
Até que comecei entender bem o jogo e alugar seguidamente.
Perdi horas anotando o trajeto dos mapas.
Perdi tarde de sábados em masmorra.
Quando zerei foi tão satisfatório.
Primeiro rpg que eu joguei e primeiro que zerei.
Já Final Fantasy VI eu já estava bem experiente,com mais noção de ingles, pois já tinha zerado Zelda the link a past e Final fantasy IV, jogo no qual conheci e comecei a ter carinho pela franquia franquia.
E concordo com você que Final Fantasy VI é o melhor Final Fantasy de todos e um dos melhores de todos os tempos.
Dito isso...
Parabéns pelo canal, que conheci a poucos dias.
Vc tem gostos e trajetória nos games muito semelhante as minhas.
Me identifiquei muito, você seria o amigo de infância que queria ter na época.
Que tenha muito sucesso e crescimento no canal e em outras midias sociais.
A essencia dos rpgs da velha guarda do games não devem morrer.
Abraços!
Tive o privilégio de jogar todos esses RPGs na minha infância. Final Fantasy VI é um jogo maravilhoso, cenas e momentos épicos.
O RPG que a gente começa da muita diferença também na prática. Eu achei Final Fantasy VI no Nintendo 64 que você citou super de boas mas tomei uma surra do caramba até pegar as mecânicas de Chrono Trigger, quase desisti mais de uma vez. Mas a diferença foi que eu comecei com Golden Sun que tinha uma mecânica que lembrava muito FF. Alias, a cena da Ópera de FFVI tem um espacinho no meu coração e na memoria.
o cogu muito legal vc fazer um vídeo explicando isso, pq conheço muita gente q desistiu de jogar rpg pq pessoas ja indicaram logo d cara estes jogos pra ingressar neste mundo.
Feliz em ser útil!
Phantasy Star I foi meu primeiro RPG. Eu tinha uns 15 anos +-. Depois de muita insistência (e uma revista com os mapas) zerei ele. Hoje em dia, achei ele no Switch e comprei de novo. Foi um pouco mais fácil de zerar, mas ainda assim, é bem difícil. E Phantasy Start IV é uma jóia. Jogo excelente também.
Caí nesse vídeo totalmente por acaso, mas curti e vi até o fim. Phantasy Star foi meu primeiro RPG nos vídeo games, me diverti horrores com ele, mas não me lembro de ter passado grandes dificuldades. Talvez pq eu já jogasse RPG de mesa antes, não sei.
Seja bem-vindo, EduDagon! Que bom que o vídeo chegou em você. Com certeza o background com RPG de Mesa ajuda muito. Joguei e mestrei por anos, sinto que isso me fez um diferencial com os eletrônicos.
Vagrant Story joguei ,mas não lembro se terminei. Ainda tenho ele em minha coleção de jogos.
Vagrant Story tem o lance do alcance de cada arma, que se torna extremamente útil no finalzinho do jogo... Bom demais!
Cara, descobri seu canal hoje. Que trabalho fantástico, nostalgia boa. Miracle Warriors eu terminei na época mesmo, no próprio master system. E o mapa de caderno eu fiz em um jogo não listado neste vídeo, o shining in the darkness kk. Sucesso pra ti meu velho.
Fantasy Star foi o início da minha vida Gamer, a trilha sonora é inacreditável
É tanto tempo jogando que elas grudam na alma...
Vagrant Story é muito bom!!
Consegue fazer um vídeo sobre Thousand Arms(ps1)? Até agora não achei ninguém falando da história, dificuldades, etc...
Adoro quando você faz vídeos assim. Explicando e dando o caminhos das pedras, para que as pessoas não peguem esses jogos e se frustrem e fiquem chateados.
Parabéns como sempre pelo ótimo trabalho.
Obrigado por manter o videogame em estado de arte.
Abração!
Comecei a jogar um RPG, novo, é o triangle Strategy.
É um jogo estilo tactics ogre e Final fantasy, é da square enix... jogar ele me fez sentir uma criança.
Mas é cansativo pra que é iniciante, tenho 50 horas de jogo, 30 de diálogos, 10 de farm e 10 de gameplay.
Mas recomendo, historia foda!!
Vagrant Story seria muito beneficiado por um remaster com mais QoL. O jogo tá inteiraço até hoje, mas ia ser muito mais dinâmico se fosse possível pré-configurar várias builds e trocar os equipamentos dinamicamente dependendo do inimigo que encontrar. Chegava uma hora que pra não perder status nos equipamentos, você tinha que entrar no menu e trocar o equipamento a cada sala nova
Faria muito sentido mesmo dar uma revivida nesse jogo. Mas teria de ser um remaster MESMO, e não só texturas HD. Ótima ideia, queria que tivesse mesmo.
Meu sonho esse remaster, um dos melhores jogos que já joguei, perdi as contas de quantas vezes zerei ele, na versão japonesa! E zerei ainda mais quando veio em inglês. Nunca mais foi lançado jogo nessa pegada
Embora não haja exatamente um remaster, dá pra "fazer um"! É possível jogá-lo com as texturas em HD e 4K, da mesma maneira que foram criadas, só que sem as limitações do PS1. Igual ao remaster do Chrono Cross!
Nesse vídeo explico como, se tiverem interesse: ruclips.net/video/k3KqDznjsy0/видео.html
@@musicas775 se parar pra pensar o Dark Souls tem muitos elementos que lembram Vagrant Story, foi o mais perto que eu vi algum jogo chegar
A vez que mais me frustrou...foi quando cai na armadilha da mina b2..estava só com uma espada...e o save era de umas 2 horas atrás...tomei no caneco...2 h jogada no lixo
acabei de conhecer o canal e já notei a musica de fundo do valkyrie profile, vc tem um bom gosto
Na minha adolescencia botei a meta de zerar o maximo de rpgs de snes e ps1 no emulador durante uma ferias. Parei no Vagrant Story, FF3 e Seiken Densetsu. Que saudade
Vídeo mais completo, que já vi no RUclips sobre o tema !!!
Parabéns!
Nunca vi ninguém falando de Digimon World ! Muito bom
Vagrant Story é meu game favorito do ps1. Já zerei inúmeras vezes. Se pudesse escolher um remake, seria ele, sem dúvidas (mantendo a essência do game, lógico). Inegavelmente, uma obra de arte que recomendo a quem quer um desafio à altura dos Riskbreakers!
Eu conheci teu canal tem uns 3 dias e eu sou um fãzaço de rpg, mas virei teu fã também, fala com uma paixão, fala com propriedade e principalmente, humildade, chega a ser incrível consumir o conteúdo que você cria. Alto nível demais. Muito sucesso na sua carreira, cogu
Vagrant Story é um dos melhores RPG's de todos os tempos...merecia muito uma continuação...
Eu zerei Phantasy Star ano passado no meu celular por um emulador de master system. Eu fiz muito grinding abusando de aceleração e usei mapas que achei na internet, e mesmo assim foi complicado. Parabéns pra os que fizeram tudo na bruta!
Vragant story, q jogo sensacional! Quando comprei não coloquei muita fé, mas é uma obra de arte!
Antes de eu ter meu próprio videogame jogava com meu tio caçula, assistia ele jogando Final Fatasy VII, ele me deixava grindando as vezes nos monstros que eu precisava basicamente apertar o botão do ataque. Mais tarde ele me deu o cartucho e pude jogar sozinho. Sinto falta da dificuldade dos RPGs do SNES e do PS1. O último RPG realmente difícil que eu joguei (ou talvez só eu tive dificuldade kkkkk) foi Arc Rise Fantasia, surpreendentemente no Wii.
Final fantasy 3 eu recomendo para iniciantes, foi meu primeiro rpg e na época eu não sabia nada de inglês, nesse game nasce 100% das engines dos rpgs atuais e lá tem uma escola de magia que te explica tudo das engines do game como também das dos rpgs atuais pois copiaram muito o sistema desse game, então comecem por final fantasy 3 snes
Da lista únicos que n conheci foi plantas star e valkirie, de resto cresci jogando, assistindo esse vídeo me veio o mais puro sentimento de nostalgia, não conhecia teu canal tbm,mas já me inscrevi e deixei like
Phantasy Star 3 é simplesmente apaixonante e emocionante. Platinei na época do Mega Drive. Phantasy Star joguei no emulador e fiz mapa no paint :)
Eu não joguei Phantasy Star ainda, mas joguei Shining in the Darkness do Mega Drive na infância, ele é em primeira pessoa também. Também em português. Eu decorei os labirintos na cabeça, foi impressionante.
Que legal, não sabia que a TecToy tinha traduzido ele!
Impossível jogar Phantasy Star sem desenhar o mapa num papel ao lado. Sensacioal!!!!!
Phantasy Star !! Meu primeiro RPG.. tenho um carinho especial por ele!! historia fantástica, jogabilidade, graficos..
Vagrant Story é um rpg excelente, não entendo como a Square não deu continuidade a essa série. Não me conformo. Que jogaço.
Valkyrie é muito difícil, na primeira vez que joguei passei apertado. Mas depois dominei as técnicas do jogo. Saber usar as armas é essencial, pq tem arma que tem mais ações de ataques que outras.
Chrono e final fantasy 6 estão no meu coração. Melhores jogos que joguei. As trilhas sonoras
Cara achei seu canal por coincidência e achei sensacional, parabéns pelo trabalho, eu sempre fui apaixonado por rpgs, lembro quando moleque jogar só coisa fácil ou que eu conseguia proceguir indo na tentativa e erro, teve uma vez que ganhei a caixa com todos os CDs de final fantasy IX, acho que por uns 2 meses eu fiquei travado em uma parte que era só ler kkkkkkk, depois fui pegando o jeito do gênero, mas eu cheguei a conclusão que só depois de uma certa maturidade você vai conseguir aproveitar certas obras de arte, ainda mais por eu ser uma pessoa que valoriza mil vezes mais o lore do que gráficos de outro mundo, e até hoje eu revisito jogos do passado e tenho a impressão de ser algo totalmente novo, pois pela primeira vez estou entendendo 100% do que tem ali, tanto da interface, história, comandos e guias dentro do jogo
Seu comentário é ótimo, muito obrigado!
Cara, Vagrant Story é o meu jogo favorito de todos os tempos, e sinceramente, não vejo nada de complicado nele ahhaahahahahaha excelente vídeo!
Mano ...conheci o seu canal hoje dia 8/04/2022 e vc leu a minha mente sobre este vídeo cara ,o rpg e um melhores gêneros de jogos e amo eles ,mas tem jogos aqui que não joguei e ouvir falar é vi aqui no yt e tem outros que joguei no ps1 ,e ps2 não zerei e zerei ; vagrant story joguei mas não zerei ele é nem meu pai mas enfim um forte abraço mano é sucesso
Seja bem-vindo à nossa comunidade, obrigado! Tmj
@@Cogumelando vlw mano Tmj, e senão me engano te acompanho no Instagram um forte abraço mano
Vagrant Story é realmente difícil mas é uma daquelas gemas das mais polidas que vc pode encontrar no gênero. Fantástico é a única palavra pra descrever ele. Eu zerei ele pela primeira vez em 2002 com um guia um tanto meio boca mas valeu muito a pena. Ano passado a nostalgia tava pedindo atenção e decidi zerar ele de novo e meus amigos eu tomei um sacode magistral de vários chefes pq o seu sucesso ou fracasso vai depender do quão bom vc é na proficiência da arma que vc usa, no tipo de inimigo e principalmente o brilhante modo de craft que te permite combinações quase infinitas de armas e equipamentos, uma combinação errada de armamentos e tu vai literalmente tirar "1" de HP de chefe de começo de jogo, isso sem falar no sistema de combos que é literalmente risco/recompensa. A Square bateu o pau na mesa na hora de fazer esse jogo sinceramente. Vale cada segundo.
Man foi meu segundo rpg logo apos Fantasy 7, sonhava com o jogo man muito massa mesmo !
@@Riskbreaker É fenomenal mesmo.
Sou iniciante em RPG mas zerei o vagrant story, sim, apesar de de fato não entender completamente como ele funciona :v até hoje não entendo aquele sistema de crafting
Eu AMOOO Vagrant Story. Foi um dos poucos RPGs que joguei. Sim, sou noob nesse genero. Mas quando vc entende ele, ele é maravilhoso! Cheio de puzzlle e quando vc entende a mecanica de craft das armas, derrer os bixos fica fácil mesmo!
Caí de paraquedas aqui e já gostei do canal +1 inscrito
Em 2000 inventei de jogar Vagrant Story kkkk pra que não passei do primeiro boss
Pow man, tu falou todos os jogos da minha infancia era muito choro kkkkkk gostei demais do video nostalgia total!!! nunca pensei que veria um video desce.
Fico feliz que tenha gostado, Michael! Tmj!
Vagrant Story é o melhor jogo lançado no final de vida do PSX. Eu amo e joguei varias vezes pois, o game+ dele fica cada vez mais interessante!
Phantasy Star foi meu primeiro JRPG. Jogava ele no Mega Drive com um adaptador para rodar jogos de Master System. No Início, ia decorando mentalmente os mapas, mas do meio para o fim, tive que ir para o caderno para construir os mapas. Experiência fantástica e inesquecível.
Feliz que Phantasy Star está na lista. Me marcou muito. Zerei esse jogo umas 500 vezes. Putz. Bom demais. Lassic safado, me bateu muito no começo.
primeiro video q vejo do seu canal, muito bom, parabens e orbigado pelo video !!
Me bateu uma saudade nostálgica de quando zerei phantasy star no master system, quem jogou na época com certeza jogou com caneta e caderno pra desenhar o labirinto.
Interessante de falar do Phantasy Star como um RPG que não é para iniciantes, porque foi justamente o meu PRIMEIRO RPG. Até hoje tenho o cartucho original. Meu segundo RPG, acho que foi o Dragon Quest 1 que meu professor de informática passou para a turma.
Mas falando dos outros RPGs mencionados, o único que ainda não zerei foi o Digimon World. Na época demorei demais para entender bem o esquema dele, aprendendo apenas quando fui jogar o remake/reboot para PSP, o Re:Digitize.
Comecei nos rpgs com o FF5 isso com meus 8 anos de idade.
Depois final fantasy Tactics e digimon world 1.
Daí pra frente é história mastiguei o maior número de títulos de RPG que consegui e a lista é muito extensa.
Somos dois meu amigo kkkkkk
Que infância difícil, nessa época só tinha jogado Mario, Asterix e uns outros do SNES, só fui me interessar nos RPG quando era adolescente
O último que peguei pra zerar foi o Lufia 2... Pense num jogo difícil ... Os puzzles são horrendos.... Mas ele é bom!! Ainda n zerei pois fico travado direto em algumas partes
Apareceu recomendado pra mim, conteudo top +1 inscrito
Vagrant Story ainda é o meu RPG favorito!
amo vagrant story e valkyrie profile, para mim são os melhores rpgs do playstation, te falo que o Vagrant vc precisa de vários NG+ para fazer tudo, jogava no ps1 na época que nem tinha internet para galera usar, era triste demais, tinha boss que sofri demaissssss
Valkyrie profile é um jogo bem singular.♥️ Outro RPG que com certeza não é para iniciantes , é o SAGA FRONTIER 2 DO PS1 . Jogão
Saga fronteira 2 e um jogão, gráficos lindos, como ponto extremamente negativo e o fato das armas danificaram e para reparar o valor e ridículamente alto eu já zerei mais isso simplesmente não e divertido o jogo em si não e tão difícil, e não vale a pena farmar muito o que paraalguns não e um ponto positivo nunca entendi o porquê o jogo e tão miserável com a moeda, raramente um inimigo droga chip acho que era esse o nome da moeda mais e um jogão sim.
Realmente, ele é chato demais até para os veteranos.
@Zardoas hahaha de primeira não passa nem fudendo né haha
@Zardoas Os gráficos estilo aquarela ... Trilha sonora emocionante ! É de derreter o coração 💓.
Saga Frontier 2 é muito ruim.
Cara, que vídeo top, nostalgia total.
Meu irmão mais velho detonou Valkirie Profile de um jeito surreal. HP 999999 Full. Ele ficou obcecado, tinha cadernos onde ele anotava cada tentativa / escolha e consequência. Várias gravações para conseguir retornar o game caso fizesse alguma cagada. Não conheço alguém que manje mais que ele neste game...
Eu salvei, top o Game, fiz o final Loko demais, mas não tinha a paciência ou expertise de meu mano...
Agora Vagrant... PQP que game SENSACIONAL!!! Esse aí eu joguei demais, combos infinitos como um verdadeiro RiskBreaker!
agora tô aqui... Trabalhando de Técnico de Segurança... Essa benção 😒
Cara, esse seu comentário me fez lembrar de muitos amigos queridos, por alguma razão. Senti carinho imediato! É quase como se eu te conhecesse! hahahaha maneiro demais, que tempo bom.
Um que eu não recomendo para iniciantes é a série Might and Magic. É um jogo pré-Dragon Quest então não foi focado no público infantil, mas sim em nerds. Tem dezenas de puzzles pra resolver e o jogo não é linear, as pistas e os quests estão espalhados em um mundo aberto. Demorei quase um ano pra fechar o primeiro.
Estou querendo jogar Might and Magic,vale a pena?
@@aikadxuk7303 só joguei 2 até agora. O 1 é um dos meus RPGs favoritos. Se vc curtir algo que seja mais voltado pra raciocínio e puzzles eu super indico. Ele foge do padrão conto de fadas de dragon quest e é bem desafiador. Vc inclusive começa o jogo sem enredo nenhum. Os puzzles, as pistas e os quests estão espalhados aleatoriamente pelo mundo do jogo e vc tem q descobrir a trama principal explorando.