TENSÃO ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA | Entenda de forma fácil
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- ⚡️ Comunidade FERA - O curso de formação de Eletricistas Residenciais mais completo da internet, confira:
➽professoremers...
⚡️ MGO (Máquina Geradora de Orçamentos) - Ferramenta que irá te ajudar a realizar PRECIFICAÇÃO e ORÇAMENTOS de forma automática, confira:
➽professoremers...
⚡️ Fale comigo pelo WhatsApp
➽professoremers...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
TENSÃO ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA | Entenda de forma fácil
Tudo que utilizamos no nosso dia a dia, seja no trabalho, na rua ou em casa, depende diretamente da eletricidade para funcionar. Vemos e convivemos com equipamentos elétricos e nem sempre entendemos o ocorre para que eles funcionem.
Neste vídeo eu te mostro de forma simples e didática qual a diferença entre a tensão elétrica e a corrente elétrica, grandezas as quais muitas pessoas confundem ou não possuem embasamento para compreender o que são e a diferença entre elas. Entenda de forma fácil!
Para conhecermos e entendermos os conceitos fundamentais destas grandezas é primordial que saibamos o básico sobre a estrutura dos átomos, visto que são deles a origem da eletricidade.
Todo material, seja ele condutor ou isolante, é constituído de partículas microscópicas indivisíveis agrupadas através de ligações atômicas, dando origem às moléculas e consequentemente à matéria. Estes átomos são constituídos basicamente de núcleo, sendo dividido por prótons e nêutrons, e a eletrosfera onde ficam os elétrons em torno do núcleo. É interessante salientarmos que os elétrons são atraídos pelo núcleo através de uma força eletrostática.
Com base nisso, podemos afirmar que todo material é repleto de elétrons em sua estrutura, estes são responsáveis pelas ligações entre os átomos.
Nos materiais metálicos, como cobre e alumínio por exemplo, estes elétrons ficam "soltos" na estrutura do material, ou seja, possuem facilidade de movimentação, formando o que chamamos de mar de elétrons.
Casa consigamos "arrastar" estes elétrons e concentrá-los em uma das extremidades de uma barra de cobre, teremos uma grande concentração de elétrons em uma extremidade e a falta de elétrons na outra, isso gerará um desequilíbrio entre as cargas elétricas deste material. Visto que os elétrons possuem carga elétrica negativa e os prótons carga positiva, assim teríamos uma extremidade negativamente carregada e outra extremidade positivamente carregada, como se fosse uma pilha.
Este arraste dos elétrons para uma das extremidades do material é possível e é realizada através da ação química em uma pilha, através de campos magnéticos em um gerador de uma hidroelétrica, através de calor em um termopar, através de força (peso) em uma célula piezoeléctrica em uma balança por exemplo.
Esta separação de cargas gera um desequilíbrio, logo uma DDP (Diferença De Potencial), isto significa que separando os elétrons (arrastando-os) estamos gerando uma tensão elétrica entre as extremidades deste material, assim como ocorre na pilha ou em baterias.
Ou seja, tensão elétrica é a mesma coisa do que diferença de potencial (DDP) que é a mesma coisa que força eletromotriz que é a mesma coisa do que força capaz de movimentar elétrons.
Os elétrons ao serem separados, são automaticamente atraídos pelos prótons, ou seja, as cargas positivas tendem a atrair os elétrons novamente para as posições de origem com o objetivo de retornar o equilíbrio no material. Por isso a tensão também é conhecida como força eletromotriz. ISSO É TENSÃO ELÉTRICA.
Quando as extremidades carregadas são conectadas através de um condutos, temos então o movimento dos elétrons, saindo da parte negativa e indo de encontro à parte positiva com o objetivo de chegar ao equilíbrio.
Este movimento dos elétrons é conhecido como CORRENTE ELÉTRICA.
Ou seja, a corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons livres em busca de equilíbrio.
Durante este movimento dos elétrons percebemos que as cargas, ou os equipamentos, irão realizar trabalho, como calor, luz ou movimento por exemplo. Tudo isso em decorrência da corrente elétrica circulando por eles.
Importante lembrarmos que a tensão elétrica tem a unidade de medida VOLT, por isso recebe o apelido Voltagem. A corrente elétrica por sua vez possui a unidade de medida AMPÉRE, por isso recebeu o apelido de amperagem.
RESUMINDO:
Tensão elétrica é a força capaz de movimentar elétrons. Dada em VOLT
Corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons livres em busca de equilíbrio, dada em AMPÉRE.
Aprenda de uma vez o que é corrente e tensão elétrica! Entenda de forma fácil e didática os conceitos de "voltagem" e "amperagem" e seja um profissional com maior conhecimento. 😆
Não se esqueça de se inscrever no canal e clicar no 👍
Show de bola!
Ótimo!
Que explicação perfeita, só não aprende, quem não quer, parabéns professor pela explicação, excelente....
Explicou muito bem, uns dos melhores vídeos, se não for o melhor. Ganhou meu like. Poderia criar um vídeo mais extenso, pois você disse que o vídeo está bem resumido. Cria uma continuação mais extensa, para aqueles que desejam se aprofundar mais no assunto. Continue explicando desse jeito nos seus vídeos, está ajudando muito.
Bom dia amigo.
Muito obrigado mesmo pelo feedback.
Obrigado TB pela sugestão, iremos criar novos conteúdos sim.
Obrigado Professor, pelo seu conhecimento que vem de Deus?👍
Excelente tutorial, muito didático!👏🏻
Melhor vídeo 👏🏻 melhor explicação 👏🏻 vou assistir todos os vídeos dele agora
Brother, parabéns pela excelente explicação.
parabéns professor. muito bem explicado.
Ótima explicação.
Sensacional, que aula!
Boa noite, parabéns q Deus abençoe sempre vc e essa paciência de explicar, muito melhor que certos professores em sala de aula presencial
você explica muito bem cara
digo tranquilamente q é a melhor explicação sobre esse assunto no youtube
Muito obrigado 😊
Incrível aula!! Pela primeira vez eu gostei de ver uma explicação de física , que show !!!
Muito obrigada professor, que Deus continue te dando sabedoria. Excelente aula 🤍👏🏼
Dois conceitos muitíssimo bem explicado. Parabéns!
Finalmente entendi! Obrigado pela didática
Sensacional 🎉
Não poderia ser melhor, entendi tudo. Eu sou Professora de Biologia e queria entender melhor como funciona a electricidade. Obrigada prof ❤
muito interessante !!! 😊😊😊
Muito obrigado só entendi por sua causa
Que ótimo Pedro..fico feliz em poder ajudar!
Simplesmente the best dá pra fazer um curso online Contigo
Muito obrigado meu amigo.
Excelente pergunta.
Da uma olhada no nosso curso. O curso mais completo de formação de eletricista que você irá encontrar...
professoremersonleite.com/comunidadefera/
Muito bom! Parabéns!
Valeu mano, gostei 👏👏👏👏👏
entendi perfeitamente, obg professor!
Boa garoto, que aula em, parabéns.
Ótima aula show de bola
finalmente entendi!!!
Maeavilhosa aula
Professor, considerando a energia alternada em uma tomada residencial comum.
Vi que ela muda de polo entre positivo e negativo e minha duvida é a seguinte: Em uma tomada os fios neutro e fase são fios diferentes que nao pode ter contato entre eles, pois pode gerar curto.
Como pode ser possível essa alternância de elétrons de um fio fase para o neutro sendo que eles estão em fios separados.
ou essa alternância acontece somente no fio fase (indo e voltando). Nesse caso faz mais sentido na minha cabeça.
Excelente explicação.
Como medir a corrente de um circuito? Ou a corrente de um transformador?
É necessário utilizar um amperímetro ou alicate amperímetro
Bem explicado parabéns e obrigada!
Obrigado. Feliz em ter ajudado!
Exelente
Salve Emerson. Uma vez instrutor, sempre instrutor
Abraço da galera aqui da turma 45
Isso aí João. A educação não depende de cargo, está no coração. Uma vez professor, para sempre professor. Tmj
conforme teu exemplo de elétrons correndo no circuito eles correm passam pela lampada e depois retornam à pilha. então, se retornam a pilha não vai haver um curto circuito?
AGORA EU CONSEGUI ENTENDER!
Que ótimo, fico feliz em ter ajudado!
Muito bom, obrigado pela aula.
Por nada amigo. Fico feliz!
Excelente. Muito bom
Obrigado!
Show de bola amigo
Obrigado amigo!
Excelente professor ❤️
Muito bem explicado, obrigado
Eu que agradeço
Sensacional!!!
Supondo que a bateria seja recarregavel . Assim que conectado o polo positivo do fio na bateria, vai acontecer uma descarga dos eletros do lado positvo da bateria ? Fazendo com que ela gere um DDP e assim carregando a beteria novamente ? Ou somente a fonte envia mais eletrons para o lado negativo da bateria ?
O lado positivo da bateria ha uma deficiencia de eletrons entao, o lado positivo da bateria quer eletrons sacou? o negativo ja tem excesso de eletrons entao ele quer se livrar desses eletrons,
Quando o lado positivo da bateria nao tiver mais com deficiencia de eletrons entao ela descarregou...saco??
acho que acabei explicando o funcionamento da pilha, e bateria 9V mas da pra pega a visão ne?
Então no caso o neutro seria como o negativo da bateria, e a fase como positivo?? Mais e em 220 que não se usa o neutro e sim duas fases? A lâmpada acende só com positivo sem o negativo?? Poderia me tirar essa dúvida
Não! O neutro não é como o terminal negativo da bateria, bem como a fase não é como o positivo da bateria.
Sensacional
Obrigado.
Baita aula
Muito obrigado!!! 😁
Entao quando nos iremos medir a corrente elétrica nos estamos medindo o volume de elétrons que esta passando e quando nos iremos medir a tensão elétrica nos estamos medindo a velocidade dos elétrons?
Quase isso. Medindo corrente você estará medindo a quantidade de elétrons que se movem. Medir tensão vc está medindo a diferença de potencial, ou seja, a força na qual os Eletros estão sendo empurrados.
👏👏👏👏
Desculpe amigo ... fui ver por curiosidade, mas vc citou no início do seu vídeo que o átomo é "indivisível", acredito que houve um equívoco, fisicamente o átomo possui partículas ainda menores, portanto ele é divisível !!!!
Muito obrigado pelo comentário amigo.
Pode ter tido algum equívoco na interpretação, eu citei que a palavra ATOMO significa Indivisível.
Obviamente, o átomo possui sim outros componentes, tanto que na própria eletricidade estudamos o comportamento dos elétrons e prótons.
Obrigado pelo comentário
Uma coisa que não entendo é de onde vem os elétrons, se eles estão nos fios condutores, porque não acabam.
Gostaria de uma explicação mais ampla, o gerador causa o que para gerar uma tensão elétrica; qual o papel do neutro.
Olá Lucas. Obrigado pela participação.
Cara, são várias perguntas em uma rsrs
Daria um ótimo vídeo explicando tudo com mais detalhes, mas vamos tentar resumir aqui.
Os elétrons não acabam, ales apenas se movimentam pelos condutores, quando um Eletros se desloca do seu lugar outro logo já assume a sua posição. Eles não se desgastam ou simplesmente somem, sempre que um elétron se movimenta outro assume sua posição e isso causa um efeito em cadeia. Isso é a corrente elétrica. Mas para isso ocorrer é necessário que haja uma fonte para causar esse desequilíbrio, está fonte é o gerador ou a pilha por exemplo, que aplicam tensão elétrica no circuito.
O neutro é uma fase como qualquer outra, porém, ela é conectada ao terra e por isso não gera choque elétrico, pois está no mesmo potencial que a terra.
São conceitos bem abstratos, mas espero que tenha ajudado!
Me explica agora sobre a tensão elétrica, um gerador elétrico gera o que????
Soube que um gerador gera um campo eletro magnético que por sua vez repelem os elétrons, é isso mesmo???
@@lucasvieira2532Gostaria de saber tbem. Isso só me gera muitos porquês e outras dúvidas. Se átomo é menor partícula da matéria e são invisível a olho nu. Somos todos feitos de átomos porque vemos as coisas e um aos outros então? Desculpem minha Ingnorancia mas só consigo pensar assim. Todos átomos são iguais só muda sua carga?
tbm fico muito em duvida tbm, poderia fazer um video cm sua pergunta e muito boa e a minha duvida tbm
@@superemersonleite faz um video cm a duvida dele, acredito que e a da maioria , se tiver um boa resposta e desenhada kkkk traria luz para muita gente
O átomo é divisível em partículas subatômicas, como prótons, nêutrons e elétrons. Essas, por sua vez, podem ser exploradas em detalhes através da física de partículas. O fascinante mundo da quarks e léptons revela ainda mais divisões. A jornada no micromundo é emocionante!
Excelente comentário!