Muito bom . Vejo muitos que entendem que um motor e alimentado por amperagem mas a amperagem e a consequencia da carga aplicada nele mais carga mais amperes
Existem inversores de frequência tanto para motores AC (corrente alternada) quanto DC (corrente direta/contínua). Aparelhos de ar-condicionado modernos costumam usar sistemas DC-inverter. A grosso modo o inversor varia a "velocidade" da ativação sequencial das bobinas, variando a rotação mas mantendo o torque (força). Os melhores motores usados em modelismo são DC brushless (sem escova) e utilizam um sistema inversor com base em um componente chamado tiristor.
O nome desse equipamento que vc citou é circuito shopper. Inversor pela definição transforma Dc em Ac. Na gíria técnica o retificador embutido no inversor também ficou sendo chamado de Inversor mas é só gíria.
Corrigindo: o nome do componente é IGBT. O tiristor não serve para inversor. O tiristor é justamente usado em controle de potência e não é aplicado em inversores.
Isso mura tudo do que se fala em energia. Todos só falam em tensão e correte agora vejo que quando se falar em energia tem que falar sobre 3 elementos e não somente 2. 👏
Deu para entender perfeitamente, que explicação maravilhosa, pena que para meu projeto seria com motor mono, queria baixar a rotação e manter o torque!! Obg
Obrigado! A única forma de você conseguir colocar sua ideia em prática usando motor capacitivo, é diminuindo a rotação através de polias e correias (redução mecânica). Através de um dimmer (redução eletrônica) infelizmente não dá. Ou testando outros motores focados em ter mais torque e menos RPMs.
@@mestremagaiverSe puder sanar uma ultima duvida, os motores de vidro eletrico carro e especialmente o da ventoinha teria toque inicial, para fazer um projeto como este? Desde já agradeço pelo resposta! Obg. ruclips.net/video/NG8a_EVmfZs/видео.htmlsi=B0hEvrCSNE96_K8g
Show de bola a explicação !! Mas vale ressaltar que o inversor em suma não diminui o Torque, pois atua na frequência, mantendo quase que a todo momento a tensão nominal no motor..porém como a potência é um produto entre a rotação e o torque do motor, ainda que ele esteja com a força de torção no máximo, mas uma rpm de 3, por consequência a potência também vai cair, mesmo utilizando um inversor.. o problema do dimer é que ele, além de diminuir a rotação, por diminuir a tensão, ele também diminui o torque (diretamente proporcional a tensão) Mas entendo que usar a expressão potência pode facilitar o entendimento. Abraços !
Mestre MacGyver... Excelente video... muito obrigado pelas explicações. Eu estou projetando uma mesa de bancada para hobby, utilizando a minha serra circular e minha tupia de mão. Seria muito interessante poder controlar a velocidade destas ferramentas conforme a necessidade (sem estragá-las, é claro). Neste caso, o inversor de frequência se aplicaria? Ou somente o dimmer? Um grande abraço.
Obrigado! O inversor é só para motores trifásico No uso do dimmer, siga as dicas desse vídeo 👇 ruclips.net/video/UAwM-C0n7Ek/видео.htmlsi=vras8BueKTRCj6PF
Gostei da informação, apesar do vídeo ter ficando um pouquinho repetitivo na explicação. Mas , a dica nós mostrou pra nós leigos no assunto, que há possibilidade de diminuir rotação sem perder o torque como no caso de um motor de tanquinho ( que acredito esse aí no vídeo seja de um). Ou de uma máquina de costura por exemplo, que não pode perder força/ torque que mesmo regulando no pedal as vezes dependendo do trabalho na costura, precisa ser ainda mais lento porém há perda de torque e aí a máquina não gira.
Eu construi agora a na última semana um inversor ajustado para 30Hz, pois o motor tinha que reduzir em 50% a velocidade, como era para um motor de apenas 14w com redução fiz com trafo de 12+12 com saída 220v, porém em frequência baixa ele esquenta bastante, como o prazo de entrega era curto foi assim mesmo, o ideal era eu conseguir reduzir o período da frequência para diminuir a corrente e o aquecimento.
Sobre inversores em motores monofásicos, existem furadeiras e máquinas de costura (por exemplo), com motores monos que possuem inversores de frequência, justamente para o uso que se precisa: controlar velocidade, sem perder torque. Inclusive, o LetraJota adaptou um motor destes numa furadeira de bancada "comum" e ficou extremante forte.
O melhor são inversores de frequência . E o melhores inversores de frequência são os vetoriais , pois eles mantém melhor a potência tanto em baixas como em altas rotações.
Pra demonstrar eu precisaria de ter o equipamento em mãos que é meio caro. Mas a questão aqui nem seria a visualização dos gráficos, mas saber como diminuir a rotação sem perder torque.
Então o Dimer é um divisor de tensão, pois ele aumenta a carga devido a resistencia , já o IF controla só os HZ e não coloca carga no sistema. Ficou mt bom a sua explicação
Verdade... Só com Inversor de frequência. Ele inverte a tensão senoidal para Onda quadrada. Funciona através da frequência de vai com o parâmetro de 0 a 60 Hertz. Controlando os picos de partidas, aumentando até a vida útil dos motores. Assim consegue partir os motores sem perder o torque ( força). Parabéns pelo seus vídeos.
@@mestremagaiver controlei o motor com ponte H. com quatro Mosfet irf 460. Controlado com o circuito. SG 3525. Ou tl 494. tipo inversor de energia caseiro, desses que insinam a fazer no RUclips.
Boa tarde! Você conseguiu controlar a rotação do motor de tanquinho com ponte H só para inverter a rotação ? Ou você conseguiu variar a velocidade sem perder a força do motor? Se puder me ajudar te agradeço muito !
@@reinaldo_kiko para não perder a força do motor de tanquinho, há duas opções. Fazer um circuito PWM com o TL 494 ligado a uma Ponte H. ou enrolar as duas bobinas do motor, com as mesmas quantidades de fio. 75voltas no caso.
Excelente explicação. E como funciona uma politriz então? Nela, vc diminuí a velocidade sem perder muito torque (potência) e não é um equipamento trifásico.
Perde sim, amigo. Mas no caso do seu exemplo, o motor já veio preparado de fábrica para ser dimerizado. No vídeo, eu falo sobre motores não dimerizados de fábrica
Queria montar um esmeril para afiar facas, tesouras e alicates. Pensei em usar um motor de lavadora de roupas e queria manipular as rotações sem perder a potência. Eu já sabia que o Dimmer não funcionaria. Queria saber se você tem algum projetinho de como fazer um inversor de frequências. Estou pesquisando, mas não achei nada ainda. Tanto que acabei achando o teu canal. valeu
Inversor de frequência é muito complexo para fazer caseiro e até onde eu sei, só tem pra motor trifásico. Mas você pode usar as próprias polias e correias da máquina para fazer uma redução. Você vai diminuir a velocidade e aumentar o torque.
pode diminuir a rotação, transferindo o eixo de saida para outro eixo atravez de uma correia com uma polia maior e de quebra aumentar a força ou torque.
Parabéns pelo vídeo Olha eu tenho um motor de 1/2 cv retirado de uma esteira elétrica antiga com freio acionado por cabo de aço Queria usar ele como talha ou guincho elétrico sem usar redutores Será que se eu usar um inversor consigo subir coisas leves por este motor para o quinto andar Tipo compras de mercado E parabéns mais uma vez
Tenho um Ar condiconado de janela, que mesmo na velocidade mais baixa, ainda é muito forte, gerando muito barulho de vento. Posso usar um dimmer para controlar essa velocidade? Qual é o problema que pode gerar para o motor? Obrigado.
Não aconselho. O motor está sendo controlado pela placa. Se ela receber tensão insuficiente, ela pode tentar puxar uma corrente maior e queimar. Olha no manual que provavelmente tem uma configuração para diminuir a rotação da hélice. A maioria dos ar-condicionados tem essa opção.
Posso transformar mono para trifasico ou vice-versa,, mas só trifasico aceita rede mono atravez do um inversor, dependendo do pacote de ferragens e colagens posso transformar de um Polo para outro, 2, 4,,6, 8 polos, geralmente 24 ranhuras e estrutura limitada pode haver muito aquecimento na mudança de polos.
VIU GOSTEI DA AULA VALEU MUITO POIS EU DESCONHECIA TUDO QUE VOCE FALOU OK MAS TEM UMA COISA QUE VOCE DEIXOU DE PASSAR PRA NOS ....O DIMER BAIXA ROTACAO DOS MOTORES MAS COMO ELE PERDE POTENCIA ELE AQUECE ATE QUEIMAR OK EU TINHA UM VENTILADOR DO TETO E EU USAVA ELE COM 25POR CENTO RA ROTACAO TOTAL CONTRADA PELI DIMER E AI MEU AMIGO QUEIMOU O MOTOR AI CO EU TENHO VARIOS MOTORES DE TANQUINHO EU FIS UM TESTE NA BANCADA E FUI MUNITORANDO ELE EM BAIXA ROTACAO NAO LEVOU NEM10MINUTOS EL JA ESTAVA FERVENDO ENTENDEU AI QUE EU DESCOBRI QUE O DIMER QUEIMA MOTOR OK OBRIGADAO PELO ENSINAMENTO SERA QU A JENTE NAO MONTA UM INVERSOR DE FREQUENCIA EU MONTEI UM INVERSOR DE ENERGIA DE 12 VOLTOS PRA 127 VOLTOS E NELE TEM COMO AJUSTAR AFREQUENCIA ATRAVES DE UM CIRCUITO RC COM UM TRIMPOTE.........OK FOI UM PRASER FALAR COM TIGO.........FUIIIIIIIIIIIIIIII
Obrigado. Fazer testes de bancada é sempre muito bom. Aprender na prática é melhor que aprender na teoria. Sobre o inversor, não é tão simples assim. Ele é um equipamento grande e muito complexo pra fazer. Foi um prazer conversar com você também, amigo!
Rapaz...obrigado pela explicação...mas a grande maioria deseja controlar um motor de pequeno porte e potencia...tipo esse seu do video de maquina de lavar...para fazer uma churraqueira eletrica...etc...um inversor torna um projeto DIY impossivel.... Não tem realmentre outra maneira de fazer o controle da velocidade sem perda de torque(potencia) de maneira eletrica? Logio em motores monofasicos ou bifasicos no maximo... agradeço seu comentario
A única forma é usando redução mecânica com engrenagens ou polias. Dessa forma, quanto mais lento, mais torque. E não é tão difícil assim de fazer! Pode usar polias e correias de máquina de lavar ou corrente e catraca de bicicleta. Na verdade, vai ficar melhor que redução eletrônica!
Boa noite. Estou projetando a construção de um torno caseiro para madeira, e quero controlar a rotação do mesmo através de um controle elétrico ao inves de troca de polias. Vou usar motor monofásico 0,5 cv. Vc pode me ajudar indicando qual tipo controle usar? Desde já agradeço. V
Boa noite Se for um motor não capacitivo, pode usar um dimmer de 500w. Se o motor for capacitivo, você vai ter que tomar cuidado para não diminuir muito a rotação, porque pode dar conflito entre o dimmer e a energia armazenada no capacitor. Também tem a questão que dimmer diminui o torque. Como foi falado no vídeo.
Tenho uma serra de esquadria 220v de 2100W potência e tem uma rotação do disco de corte de 4.000RPM, se eu ligar ela no 110v (transformador 220v pra 110) cairia pela metade o RPM da serra tb? Se sim, perderá torque/potência? Gostaria de cortar em 2.000 RPM metais que cortam mais fácil em giros mais baixos e não queria ter que adquirir uma Policorte que gira em 2.000 rpm, ou seja, mais um equipamento, espaço e dinheiro. Obs: danificaria a serra a longo prazo?
Não da pra fazer uma conta exata, mas teoricamente se diminuir a tensão pela metade, a rpm também diminuirá pela metade. Mas isso depende muito do motor. Porque se for um motor projetado para alta rotação (aparentemente é exatamente o seu caso) ele vai ter rpm acima da metade. Sim, vai ter perda de torque. Aconselho a comprar uma esmerilhadeira porque já é uma ferramenta própria para cortar metal. Compre um suporte para que você Possa usá-la como policorte. Assim você terá corte preciso e não vai ocupar espaço. Além da economia, já que é uma ferramenta relativamente barata. Obs. Sim danificaria a serra devido o aquecimento do motor. Veja esse vídeo para que você possa entender melhor. ruclips.net/video/UAwM-C0n7Ek/видео.html
Seria um "inversor de frequência" aquele botão de controle de rotação que já vem de fábrica em máquinas Politriz? Ou são um Dimmer de fábrica? Só uma dúvida minha!
Boa noite, posso usar o dimmer para afiar alicates de cutícula, tesouras e facas; Ou tenho que comprar um inversor de frequência para meu esmeril 110v ?
Amolar é um trabalho que não requer muito torque. Pode comprar o dimmer. Só fique atento quanto ao aquecimento do motor caso ele fique ligado por muito tempo.
@@mestremagaiver Obrigado pela pronta resposta! E no caso do controle dos motores da cadeira para deficientes por um tipo de Joystick? Nesse caso seria um inversor ou também um dimmer? Pergunto porque atualmente estou na Alemanha, mas pretendo voltar ao Brasil e desenvolver um protótipo de micro trator para cortar grama com tração por motores elétricos, semelhante aos de tração hidráulica que são muito caros. Nesse caso, penso que a força será necessária mesmo em baixas velocidades. Teria uma forma de se usar algum tipo de controle por inversor de frequência controlado por Joystick nesse caso?
Boa tarde, se dimer diminui a voltagem e amperagem, posso usar ele como transformador de 220 para 110 v? se minha rede de energia e 220 e tenho uma aparelhagem em 110v
Não aconselho. Através do dimmer não dá pra saber o quanto de tensão você diminuiu. Com isso, você ainda pode estar acima dos 110v e queimar o seu equipamento.
@@Tuca-Luthier. existe sim. Use dimmer da mesma potência ou superior a potência do motor (de preferência, superior). Ex. Motor 500w = dimmer 500w, 600w...
Bom dia amigo, estou com um problema com motor de tanquinho 110v. Preciso controlar a velocidade dele sem perder torque, existe inversor que me auxilie para isso? Desde já obrigado pelo conteúdo
Bom dia. Inversor é só para motores trifásicos. Para controlar a rpm do seu motor sem perder torque, a única solução é redução mecânica com polias e correias. Nesse caso, você terá ganho de torque e poderá ter várias opções de rpm trocando a correia entre as polias. Na verdade, é assim que a furadeira de bancada tem controle de rpm.
O Dimer reduz a tensão no motor, reduzindo a rotação/potencia, já o inversor mantem a tensão/ corrente más "desligando/religando" em tempos, ou seja, frequencia ou pulsos/tempo. mantendo seu torque.
Isso mesmo. Um conjunto de polias. Mas para ter essa rpm, você precisa saber quanto o seu motor tem de rpm e fazer um cálculo para saber a relação das polias ou quantos conjuntos usar.
Motor capacitivo não é aconselhável usar dimmer. Porque o capacitor é um armazenador de energia e se você diminuir muito a tensão, pode haver conflito entre a tensão baixa enviada pelo dimmer e a energia armazenada no capacitor. O que pode ocasionar na queima do dimmer.
Então vi seu vídeo e acredito que tenha entendido, porem eu to com um motor de tanquinho e to tentando adaptar ele numa esteira manual, eu teria que usar o dimer ou o inversor?
Amigo, tenho um motor pra abrir e fecha a porta da minha van. Na descida bate muito forte a porta. E na subida az vezes lento. Com essencial inversor de frequência consigo deixar numa força só tanto na descida ou subida pra nao bater a porta muito forte na desvida, ou faltar força na subida?
Inversor é só pra motor trifásico e não resolveria o seu problema. Porque o seu problema é falta de torque. Use um motor com mais torque, com engrenagens que reduzem a velocidade e aumentam o torque, tipo motor de vidro elétrico de carro.
Posso usar um dimer para ter uma tensão 12VDC e ter uma emperagem igual a correte do BTA, ou a tensão menor o BTA n vai entregar a amperagem alta e vai aquecer mais?
O dimmer diminui a tensão e a corrente juntas. E ele regula a tensão AC, que é a que vem da tomada. Tensão DC ou VDC, é a tensão que vem de fontes ou baterias. Você pode comprar uma fonte 12v ou regular usando um conversor dc/dc caso tenha uma fonte mais potente que 12v.
Tenho um exaustor, supostamente por indução e monofásico. Tentei ligar um dimmer nele, mas ele fazia um ruído desagradável quando usava o dimmer pra controlar, presumo que seja por causa da perda de potência. Tem alguma forma de eu controlar a rotação dele sem perda de potência mesmo sendo monofásico?
@@mestremagaiver puts, beleza, valeu! Se posso tirar mais umas dúvidas: ele diz ser bivolt mas a potência claramente é menor em 110v (estou usando um conversor pra 220v), teria algum problema usar ele em 110v ou usar o dimmer em si por periodos longos? Vi que alguns motores podem não dar partida em tensões menores que a necessária, mas ele dá partida normalmente.
Olá, MacGyver! Tudo bem com você? 👍👍👍 Excelente explicação, parabéns!!! 👏👏👏 Se você puder faz um vídeo ligando esse motor de taqnuinho com um inversor, seria muito legal de ver. 😁😁😁 Fica com Deus e sucesso para você! 🙏💲💰💎🚀🤑🎯
Essa informação confere? Existem duas maneiras de conectar um motor monofásico a um inversor de frequência: Conexão direta: em alguns casos, o inversor de frequência pode ter uma entrada monofásica e uma saída monofásica, que permite a conexão direta com o motor monofásico. No entanto, esta opção pode ter limitações em relação à potência e eficiência. Conversão de fase: a segunda opção é usar um conversor de fase para converter a alimentação monofásica em uma alimentação bifásica ou trifásica, que pode ser usada para alimentar o motor com o inversor de frequência. Este método é mais comum e pode ser usado em motores monofásicos de qualquer potência.
@@jorgeluismenegolli1281 se o motor não for capacitivo, serve sim. Aliás, até da pra usar dimmer em motor capacitivo, mas não pode diminuir a tensão abaixo da metade, porque pode dar conflito entre a tensão baixa enviada pelo dimmer e a tensão armazenada no capacitor, causando a queima do dimmer.
Valeu amigo, obrigado pela explicação!
Tamo junto! 🤜🤛
Muito bom .
Vejo muitos que entendem que um motor e alimentado por amperagem mas a amperagem e a consequencia da carga aplicada nele mais carga mais amperes
Obrigado!
Amigo, continue assim sendo simples, suas explicações são perfeitas.
Obrigado amigo! 🤜 🤛
Existem inversores de frequência tanto para motores AC (corrente alternada) quanto DC (corrente direta/contínua). Aparelhos de ar-condicionado modernos costumam usar sistemas DC-inverter. A grosso modo o inversor varia a "velocidade" da ativação sequencial das bobinas, variando a rotação mas mantendo o torque (força). Os melhores motores usados em modelismo são DC brushless (sem escova) e utilizam um sistema inversor com base em um componente chamado tiristor.
O único inversor que eu conheço, é para ac/trifásico.
Vivendo e aprendendo!
Obrigado pela informação!
O nome desse equipamento que vc citou é circuito shopper. Inversor pela definição transforma Dc em Ac. Na gíria técnica o retificador embutido no inversor também ficou sendo chamado de Inversor mas é só gíria.
Corrigindo: o nome do componente é IGBT. O tiristor não serve para inversor. O tiristor é justamente usado em controle de potência e não é aplicado em inversores.
Isso mura tudo do que se fala em energia. Todos só falam em tensão e correte agora vejo que quando se falar em energia tem que falar sobre 3 elementos e não somente 2. 👏
Obrigado!
Também tem os ohms! Hehehe!
Quem sabe no próximo vídeo!
Cara até surdo consegui entender uma explicação dessa parabéns pelo vídeo e esclarecimentos ótimo trabalho
Obrigado!
irmão você mereceu meu like .muito bem explicado
Obrigado!
Fico feliz que tenha gostado!
Boa tarde amigo só agora eu me ligei nesse detalhe muito obrigado pelas informações
Boa tarde!
Fico feliz em ajudar!
Excelente vídeo meu caro! Só faltou mencionar que inversores de frequência são para motores trifásicos somente.
Eu falei isso, confere lá.
Mas agradeço pelo elogio!
Pronto. Vc fez a explicação técnica sim...foi muito útil!!!!
Parabéns.
Obrigado!
Excelente explicação, tirou as minhas dúvidas e me balizou nas decisões do meu projeto. Parabéns simples e objetivo.
Obrigado!
Fico feliz em ter ajudado!
Deu para entender perfeitamente, que explicação maravilhosa, pena que para meu projeto seria com motor mono, queria baixar a rotação e manter o torque!! Obg
Obrigado!
A única forma de você conseguir colocar sua ideia em prática usando motor capacitivo, é diminuindo a rotação através de polias e correias (redução mecânica).
Através de um dimmer (redução eletrônica) infelizmente não dá.
Ou testando outros motores focados em ter mais torque e menos RPMs.
@@mestremagaiverSe puder sanar uma ultima duvida, os motores de vidro eletrico carro e especialmente o da ventoinha teria toque inicial, para fazer um projeto como este? Desde já agradeço pelo resposta! Obg.
ruclips.net/video/NG8a_EVmfZs/видео.htmlsi=B0hEvrCSNE96_K8g
@@hiversonjose4143 motor de vidro elétrico tem bastante torque, só não sei se ele aguenta 5kg
@@mestremagaiver Obg pelo retorno!!!! Bom dia.
@@hiversonjose4143 pra você também!
Show de bola a explicação !!
Mas vale ressaltar que o inversor em suma não diminui o Torque, pois atua na frequência, mantendo quase que a todo momento a tensão nominal no motor..porém como a potência é um produto entre a rotação e o torque do motor, ainda que ele esteja com a força de torção no máximo, mas uma rpm de 3, por consequência a potência também vai cair, mesmo utilizando um inversor.. o problema do dimer é que ele, além de diminuir a rotação, por diminuir a tensão, ele também diminui o torque (diretamente proporcional a tensão)
Mas entendo que usar a expressão potência pode facilitar o entendimento.
Abraços !
Muito obrigado pela explicação!
Deu aula!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que bela explicação! Parabéns!
O melhor do RUclips
Obrigado pelo elogio 😃
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽Parabéns pela explicação detalhada e simplificada, pra quem ja tem conhecimento, muda de canal essa explicação não é para vc
Obrigado!
Boa Noite. Muito boa a sua explicação ta de parabéns.
Muito obrigado!
Mestre MacGyver... Excelente video... muito obrigado pelas explicações. Eu estou projetando uma mesa de bancada para hobby, utilizando a minha serra circular e minha tupia de mão. Seria muito interessante poder controlar a velocidade destas ferramentas conforme a necessidade (sem estragá-las, é claro). Neste caso, o inversor de frequência se aplicaria? Ou somente o dimmer? Um grande abraço.
Obrigado!
O inversor é só para motores trifásico
No uso do dimmer, siga as dicas desse vídeo 👇
ruclips.net/video/UAwM-C0n7Ek/видео.htmlsi=vras8BueKTRCj6PF
Parabéns meu amigo bem Claro sua aula
Muito obrigado!
Gostei da informação, apesar do vídeo ter ficando um pouquinho repetitivo na explicação. Mas , a dica nós mostrou pra nós leigos no assunto, que há possibilidade de diminuir rotação sem perder o torque como no caso de um motor de tanquinho ( que acredito esse aí no vídeo seja de um). Ou de uma máquina de costura por exemplo, que não pode perder força/ torque que mesmo regulando no pedal as vezes dependendo do trabalho na costura, precisa ser ainda mais lento porém há perda de torque e aí a máquina não gira.
Obrigado.
Tentei explicar imaginando pessoas que nunca ouviram falar do assunto que abordei.
Por isso fui repetitivo.
Eu construi agora a na última semana um inversor ajustado para 30Hz, pois o motor tinha que reduzir em 50% a velocidade, como era para um motor de apenas 14w com redução fiz com trafo de 12+12 com saída 220v, porém em frequência baixa ele esquenta bastante, como o prazo de entrega era curto foi assim mesmo, o ideal era eu conseguir reduzir o período da frequência para diminuir a corrente e o aquecimento.
Da hora!
Parabéns pelo projeto!
Boa explicação eu jurava no começo que vc iria dizer com polias ou engrenagens 😂😂😂😂
Te enganei! 🤣🤣🤣🤣🤣
Sua explicação foi bem técnica, porem bastante acessível . Parabéns !
Obrigado!
Muito bom estas explicação, parabéns
OBRIGADO AMIGO. AMEI SUA AULA.❤❤❤❤
Eu que agradeço!
Fico feliz que você tenha gostado!
MAIS EXPLICADO DO QUE ISSO SÓ DEZENHANDO. MUNTO BOA SUA EXPLICAÇÃO.
Obrigado!
Fico feliz que tenha gostado!
Excelente vídeo! posso comprar um inversor de frequencia?
Obrigado! Não entendi
Sobre inversores em motores monofásicos, existem furadeiras e máquinas de costura (por exemplo), com motores monos que possuem inversores de frequência, justamente para o uso que se precisa: controlar velocidade, sem perder torque. Inclusive, o LetraJota adaptou um motor destes numa furadeira de bancada "comum" e ficou extremante forte.
Não sabia!
Só conhecia inversor para motores trifásicos.
Obrigado pela informação!
Consegue mandar o link desse vídeo?
Na verdade ele trocou o motor mono da furadeira por um brushless com seu controlador.
@@lukas.s9s73 : ruclips.net/video/RZBWDAueUJg/видео.html
O melhor são inversores de frequência . E o melhores inversores de frequência são os vetoriais , pois eles mantém melhor a potência tanto em baixas como em altas rotações.
Obrigado pelo comentário!
Entendi perfeitamente! Valeu MacGyver!
Fico feliz em ajudar!
O brigado irmão Deus continue te abençoando vc ajudou muito
Obrigado!
Amém! 🙏
Deus te abençoe também!
Um exemplo pratico seria uma esteira ergometrica motor dc dois polos que usa um circuito inversor de frequencia simple e basico mas funcional...
Boa! 👏👏👏👏
Boa .. Mesmo sendo explicação sem prática. DEU pra imaginar os gráficos só com as explicações 👋👋👋👋👋👋
Pra demonstrar eu precisaria de ter o equipamento em mãos que é meio caro.
Mas a questão aqui nem seria a visualização dos gráficos, mas saber como diminuir a rotação sem perder torque.
@@mestremagaiver Isso não foi uma crítica. Mas um elogiou.. Boa explicação 🤣🤣👍👍👍👋
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu sei, amigo!
Não me senti criticado.
Só expliquei a intenção do vídeo.
Então o Dimer é um divisor de tensão, pois ele aumenta a carga devido a resistencia , já o IF controla só os HZ e não coloca carga no sistema. Ficou mt bom a sua explicação
Obrigado!
explicar simples significa que você Sabe, quem sabe simplifica!!!
Obrigado!
Verdade...
Só com Inversor de frequência.
Ele inverte a tensão senoidal para Onda quadrada.
Funciona através da frequência de vai com o parâmetro de 0 a 60 Hertz.
Controlando os picos de partidas, aumentando até a vida útil dos motores.
Assim consegue partir os motores sem perder o torque ( força).
Parabéns pelo seus vídeos.
Obrigado!
Parabéns pelo seu comentário!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Amigo não falo inglês kkkkk
Eu consegui controlar um motor de tanquinho com a Ponte H. mas gostei da sua explicação.
Show!
Como você fez?
@@mestremagaiver controlei o motor com ponte H. com quatro Mosfet irf 460.
Controlado com o circuito. SG 3525. Ou tl 494. tipo inversor de energia caseiro, desses que insinam a fazer no RUclips.
@@bisnetodeportugues entendi.
Não tinha pensado nisso.
Obrigado pela sugestão!
Boa tarde! Você conseguiu controlar a rotação do motor de tanquinho com ponte H só para inverter a rotação ? Ou você conseguiu variar a velocidade sem perder a força do motor? Se puder me ajudar te agradeço muito !
@@reinaldo_kiko para não perder a força do motor de tanquinho, há duas opções.
Fazer um circuito PWM com o TL 494 ligado a uma Ponte H. ou enrolar as duas bobinas do motor, com as mesmas quantidades de fio. 75voltas no caso.
Genial ! 👌
Sabe dizer se existem técnicas pra diminuir a velocidade dos motores CC sem perder potência também ?
Obrigado!
Tem sim. Através da redução mecânica usando polias ou engrenagens.
Dessa forma você não perde potência, e ganha torque.
Excelente explicação. E como funciona uma politriz então? Nela, vc diminuí a velocidade sem perder muito torque (potência) e não é um equipamento trifásico.
Perde sim, amigo.
Mas no caso do seu exemplo, o motor já veio preparado de fábrica para ser dimerizado.
No vídeo, eu falo sobre motores não dimerizados de fábrica
O cara é excelente!
Obrigado! 😃👍
Magnífico parabéns!
Obrigado!
Muito bom a explicação.
Só uma dica, seja mais objetivo porque senão o vídeo fica maçante.
Obrigado!
Pelo elogio e pela dica!
Excelente explicação parabéns
Obrigado pelo elogio! 😃
Bom dia, tenho motor 1350rpm, 220v. O que posso usar para controlar a velocidade? Muito bom. Parabéns
Se for um motor não capacitivo, pode usar um dimmer.
Se for capacitivo, aconselho usar polias e correias.
O problema que tem capacitor. Muito obrigado, continue com os vídeos que ajuda e ensina a todos nós. Parabéns
@@ge576 obrigado!
Sensacional. Parabéns 👏 👏👏👍
Obrigado!
Qual inversor de frequência mais indicado para ventilador de 300w ?
O inversor não vai funcionar, use um dimmer de 500w
Boa tarde tudo bem o que vc me indica para um motor de talha para uma pequena roda gigante queria diminuir a velocidade dela?
Redução mecânica com polias e correias
Queria montar um esmeril para afiar facas, tesouras e alicates. Pensei em usar um motor de lavadora de roupas e queria manipular as rotações sem perder a potência. Eu já sabia que o Dimmer não funcionaria. Queria saber se você tem algum projetinho de como fazer um inversor de frequências. Estou pesquisando, mas não achei nada ainda. Tanto que acabei achando o teu canal. valeu
Inversor de frequência é muito complexo para fazer caseiro e até onde eu sei, só tem pra motor trifásico.
Mas você pode usar as próprias polias e correias da máquina para fazer uma redução. Você vai diminuir a velocidade e aumentar o torque.
Parabéns! Muito boa a explicação!
Obrigado!
Ficou muito boa a explicação um ótimo trabalho ajuda muito 👍
Obrigado 👍
Muito bom é o que eu estava precisando saber
Obrigado!
Fico feliz em ajudar!
Gostei da explicação...valei!
Obrigado!
pode diminuir a rotação, transferindo o eixo de saida para outro eixo atravez de uma correia com uma polia maior e de quebra aumentar a força ou torque.
Verdade!
Isso se chama redução mecânica!
É uma ótima dica!
Parabéns pelo vídeo Olha eu tenho um motor de 1/2 cv retirado de uma esteira elétrica antiga com freio acionado por cabo de aço
Queria usar ele como talha ou guincho elétrico sem usar redutores Será que se eu usar um inversor consigo subir coisas leves por este motor para o quinto andar Tipo compras de mercado E parabéns mais uma vez
Obrigado.
Inversor é do para motor trifásico.
Bom dia! E a tecnologia PWM se aplica no controle da frequência?
Bom dia.
O que é isso? A questão de alguma prova?
Tá querendo colar, né?
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Muito obrigado.
Eu que agradeço!
Muito bom ,bem explicado
Obrigado!
Bom vídeo amigo, pergunto, usar somente o dimer pode ser prejudicial ao motor
Obrigado!
Olha, depende.
Fiz um vídeo falando sobre isso, da uma olhada lá 👇
ruclips.net/video/UAwM-C0n7Ek/видео.html
Obrigado por compartilhar seu conhecimento
Eu que agradeço!
Tenho um Ar condiconado de janela, que mesmo na velocidade mais baixa, ainda é muito forte, gerando muito barulho de vento.
Posso usar um dimmer para controlar essa velocidade?
Qual é o problema que pode gerar para o motor?
Obrigado.
Não aconselho.
O motor está sendo controlado pela placa.
Se ela receber tensão insuficiente, ela pode tentar puxar uma corrente maior e queimar.
Olha no manual que provavelmente tem uma configuração para diminuir a rotação da hélice.
A maioria dos ar-condicionados tem essa opção.
😊 parabéns
Obrigado!
gostei da sua explicação simples sem frescura valeu amigo
Valeu! Tamo junto! 🤜 🤛
Parabéns amigão boa explicação!
Obrigado amigo!
Tamo junto!
Lembrando que existem o inversor de frequência de bifásico para trifásico né!
Nesse caso posso também rebobinar para vários polos, tipo dalander
Transformar motor monofásico em trifásico?
Posso transformar mono para trifasico ou vice-versa,, mas só trifasico aceita rede mono atravez do um inversor, dependendo do pacote de ferragens e colagens posso transformar de um Polo para outro, 2, 4,,6, 8 polos, geralmente 24 ranhuras e estrutura limitada pode haver muito aquecimento na mudança de polos.
Tô querendo pra fazer um torno para fazer ceramica acho que ficaria ideal
Use redenção mecânica com polias e correias.
Você diminui a velocidade e aumenta o toque
VIU GOSTEI DA AULA VALEU MUITO POIS EU DESCONHECIA TUDO QUE VOCE FALOU OK
MAS TEM UMA COISA QUE VOCE DEIXOU DE PASSAR PRA NOS ....O DIMER BAIXA ROTACAO DOS MOTORES MAS COMO ELE PERDE POTENCIA ELE AQUECE ATE QUEIMAR OK EU TINHA UM VENTILADOR DO TETO E EU USAVA ELE COM 25POR CENTO RA ROTACAO TOTAL CONTRADA PELI DIMER E AI MEU AMIGO QUEIMOU O MOTOR AI CO EU TENHO VARIOS MOTORES DE TANQUINHO EU FIS UM TESTE NA BANCADA E FUI MUNITORANDO ELE EM BAIXA ROTACAO NAO LEVOU NEM10MINUTOS EL JA ESTAVA FERVENDO ENTENDEU AI QUE EU DESCOBRI QUE O DIMER QUEIMA MOTOR OK OBRIGADAO PELO ENSINAMENTO SERA QU A JENTE NAO MONTA UM INVERSOR DE FREQUENCIA EU MONTEI UM INVERSOR DE ENERGIA DE 12 VOLTOS PRA 127 VOLTOS E NELE TEM COMO AJUSTAR AFREQUENCIA ATRAVES DE UM CIRCUITO RC COM UM TRIMPOTE.........OK FOI UM PRASER FALAR COM TIGO.........FUIIIIIIIIIIIIIIII
Obrigado.
Fazer testes de bancada é sempre muito bom.
Aprender na prática é melhor que aprender na teoria.
Sobre o inversor, não é tão simples assim.
Ele é um equipamento grande e muito complexo pra fazer.
Foi um prazer conversar com você também, amigo!
Rapaz...obrigado pela explicação...mas a grande maioria deseja controlar um motor de pequeno porte e potencia...tipo esse seu do video de maquina de lavar...para fazer uma churraqueira eletrica...etc...um inversor torna um projeto DIY impossivel....
Não tem realmentre outra maneira de fazer o controle da velocidade sem perda de torque(potencia) de maneira eletrica? Logio em motores monofasicos ou bifasicos no maximo...
agradeço seu comentario
A única forma é usando redução mecânica com engrenagens ou polias.
Dessa forma, quanto mais lento, mais torque.
E não é tão difícil assim de fazer!
Pode usar polias e correias de máquina de lavar ou corrente e catraca de bicicleta.
Na verdade, vai ficar melhor que redução eletrônica!
@@mestremagaiver obrigado pelo comentario...
Boa noite.
Estou projetando a construção de um torno caseiro para madeira, e quero controlar a rotação do mesmo através de um controle elétrico ao inves de troca de polias. Vou usar motor monofásico 0,5 cv. Vc pode me ajudar indicando qual tipo controle usar? Desde já agradeço.
V
Boa noite
Se for um motor não capacitivo, pode usar um dimmer de 500w.
Se o motor for capacitivo, você vai ter que tomar cuidado para não diminuir muito a rotação, porque pode dar conflito entre o dimmer e a energia armazenada no capacitor.
Também tem a questão que dimmer diminui o torque.
Como foi falado no vídeo.
Eu tenho um motor igual a esse e também preciso controlar a velocidade dele.. não sei se é capacitivo ou não
Tenho uma serra de esquadria 220v de 2100W potência e tem uma rotação do disco de corte de 4.000RPM, se eu ligar ela no 110v (transformador 220v pra 110) cairia pela metade o RPM da serra tb? Se sim, perderá torque/potência?
Gostaria de cortar em 2.000 RPM metais que cortam mais fácil em giros mais baixos e não queria ter que adquirir uma Policorte que gira em 2.000 rpm, ou seja, mais um equipamento, espaço e dinheiro.
Obs: danificaria a serra a longo prazo?
Não da pra fazer uma conta exata, mas teoricamente se diminuir a tensão pela metade, a rpm também diminuirá pela metade.
Mas isso depende muito do motor.
Porque se for um motor projetado para alta rotação (aparentemente é exatamente o seu caso) ele vai ter rpm acima da metade.
Sim, vai ter perda de torque.
Aconselho a comprar uma esmerilhadeira porque já é uma ferramenta própria para cortar metal.
Compre um suporte para que você
Possa usá-la como policorte.
Assim você terá corte preciso e não vai ocupar espaço.
Além da economia, já que é uma ferramenta relativamente barata.
Obs. Sim danificaria a serra devido o aquecimento do motor. Veja esse vídeo para que você possa entender melhor.
ruclips.net/video/UAwM-C0n7Ek/видео.html
Qual marca vc indica para comprar do inversor de frequência
Sinceramente não tenho uma marca específica para indicar. Acredito que na prática não há diferença.
Aí vc pode usar de outra arte, no caso vc pode colocar polias diferentes de tamanho, de tal forma q vc pode subir ou baixar a rotação final.
Isso mesmo.
Assim além de diminuir a rotação, você ganha torque.
O controle de velocidade das furadeiras de bancada é assim.
A minha pergunta é referente a um motor 2cv monofásico de lixadeira de cinta para cutelaria, posso usar um dimmer?
Se não for capacitivo, pode sim. Mas fique atento ao aquecimento
Seria um "inversor de frequência" aquele botão de controle de rotação que já vem de fábrica em máquinas Politriz? Ou são um Dimmer de fábrica? Só uma dúvida minha!
Um dimmer de fábrica.
Um inversor é um equipamento bem maior.
Magnífico
Obrigado!
Excelente explicação PARABÉNS! Vc é muito sábio e inteligente...
Obrigado pelo elogio! 😊
Boa explicação.
Obrigado!
Belíssima explicação
Obrigado!
Boa noite, posso usar o dimmer para afiar alicates de cutícula, tesouras e facas; Ou tenho que comprar um inversor de frequência para meu esmeril 110v ?
Amolar é um trabalho que não requer muito torque.
Pode comprar o dimmer.
Só fique atento quanto ao aquecimento do motor caso ele fique ligado por muito tempo.
Prezado, essas furadeiras/parafusadeiras à bateria com controle de velocidade possuem algum tipo de inversor de frequência dentro delas?
Não. É tipo um dimer mesmo. Mas o motor foi feito para ser dimerizado e o torque é feito por um conjunto de engrenagens.
@@mestremagaiver Obrigado pela pronta resposta! E no caso do controle dos motores da cadeira para deficientes por um tipo de Joystick? Nesse caso seria um inversor ou também um dimmer? Pergunto porque atualmente estou na Alemanha, mas pretendo voltar ao Brasil e desenvolver um protótipo de micro trator para cortar grama com tração por motores elétricos, semelhante aos de tração hidráulica que são muito caros. Nesse caso, penso que a força será necessária mesmo em baixas velocidades. Teria uma forma de se usar algum tipo de controle por inversor de frequência controlado por Joystick nesse caso?
Muito bem explicado mesmo. Grato !!
Eu que agradeço!
Excelente explicação!!! 👏👏👏
Obrigado
Boa tarde, se dimer diminui a voltagem e amperagem, posso usar ele como transformador de 220 para 110 v? se minha rede de energia e 220 e tenho uma aparelhagem em 110v
Não aconselho.
Através do dimmer não dá pra saber o quanto de tensão você diminuiu.
Com isso, você ainda pode estar acima dos 110v e queimar o seu equipamento.
Obrigado pela resposta
Amigo, por que o ventilador de teto da certo com dimer, diminuindo velocidade e potencia juntos???!!!
Grato!
Ele também diminui a potência.
Diminuir a velocidade é consequência de Diminuir a potência.
inversor de frequencia pra motor monofasico? pode me mandar um modelo ou link de um?
Não assistiu o vídeo todo! Né?
Posso utilizar a dimmer para diminuir a potencia de um ventilador de chão, visto que o minimo já é bastante forte?
Pode sim. Compre um dimmer de preferência mais potente que o motor.
Ex. Motor 60w, dimmer 100w
Muito boa explicação
Obrigado!
Boa noite qual controlador posso usar em um esmeril?
Pode usar um dimmer.
@@mestremagaiver entendi, existe alguma diferença de potência nestes dimmer?
@@Tuca-Luthier. existe sim.
Use dimmer da mesma potência ou superior a potência do motor (de preferência, superior).
Ex. Motor 500w = dimmer 500w, 600w...
Bom dia amigo, estou com um problema com motor de tanquinho 110v. Preciso controlar a velocidade dele sem perder torque, existe inversor que me auxilie para isso? Desde já obrigado pelo conteúdo
Bom dia.
Inversor é só para motores trifásicos.
Para controlar a rpm do seu motor sem perder torque, a única solução é redução mecânica com polias e correias.
Nesse caso, você terá ganho de torque e poderá ter várias opções de rpm trocando a correia entre as polias.
Na verdade, é assim que a furadeira de bancada tem controle de rpm.
@@mestremagaiver agradeço a resposta, todavia não tem espaço suficiente pra adaptar polias e preciso da velocidade final no processo
@@TheManopark entendo. Com esse tipo de motor, essa é a única solução.
Infelizmente.
O Dimer reduz a tensão no motor, reduzindo a rotação/potencia, já o inversor mantem a tensão/ corrente más "desligando/religando" em tempos, ou seja, frequencia ou pulsos/tempo. mantendo seu torque.
👏👏👏👏👏👏👏
Amigo, o que fica melhor para reduzir um motor de máquina de lavar para 7 rpm com força para mover uns 10 kg, jogo de polia?
Isso mesmo.
Um conjunto de polias.
Mas para ter essa rpm, você precisa saber quanto o seu motor tem de rpm e fazer um cálculo para saber a relação das polias ou quantos conjuntos usar.
Explicou muito bem, é isso mesmo!
Obrigado
E qual o dimmer ideal para esse em um motor de máquina de lavar ???
Motor capacitivo não é aconselhável usar dimmer.
Porque o capacitor é um armazenador de energia e se você diminuir muito a tensão, pode haver conflito entre a tensão baixa enviada pelo dimmer e a energia armazenada no capacitor.
O que pode ocasionar na queima do dimmer.
Então vi seu vídeo e acredito que tenha entendido, porem eu to com um motor de tanquinho e to tentando adaptar ele numa esteira manual, eu teria que usar o dimer ou o inversor?
Use uma redução com polias e correias.
Assim você diminui a rotação e aumenta o torque
Amigo, tenho um motor pra abrir e fecha a porta da minha van.
Na descida bate muito forte a porta.
E na subida az vezes lento.
Com essencial inversor de frequência consigo deixar numa força só tanto na descida ou subida pra nao bater a porta muito forte na desvida, ou faltar força na subida?
Inversor é só pra motor trifásico e não resolveria o seu problema.
Porque o seu problema é falta de torque.
Use um motor com mais torque, com engrenagens que reduzem a velocidade e aumentam o torque, tipo motor de vidro elétrico de carro.
Muito bom amigo !!! Obrigado 👍
Eu que agradeço
Sensacional essa explicação...
Obrigado!
Show de bola meu brother. Obrigado.
💪
Eu que agradeço!
Posso usar um dimer para ter uma tensão 12VDC e ter uma emperagem igual a correte do BTA, ou a tensão menor o BTA n vai entregar a amperagem alta e vai aquecer mais?
O dimmer diminui a tensão e a corrente juntas.
E ele regula a tensão AC, que é a que vem da tomada.
Tensão DC ou VDC, é a tensão que vem de fontes ou baterias.
Você pode comprar uma fonte 12v ou regular usando um conversor dc/dc caso tenha uma fonte mais potente que 12v.
Tenho um exaustor, supostamente por indução e monofásico. Tentei ligar um dimmer nele, mas ele fazia um ruído desagradável quando usava o dimmer pra controlar, presumo que seja por causa da perda de potência. Tem alguma forma de eu controlar a rotação dele sem perda de potência mesmo sendo monofásico?
Boa tarde. Infelizmente não
@@mestremagaiver puts, beleza, valeu! Se posso tirar mais umas dúvidas: ele diz ser bivolt mas a potência claramente é menor em 110v (estou usando um conversor pra 220v), teria algum problema usar ele em 110v ou usar o dimmer em si por periodos longos?
Vi que alguns motores podem não dar partida em tensões menores que a necessária, mas ele dá partida normalmente.
@@Willie6785 faz o teste do aquecimento.
Se ele não esquentar muito em 110v, pode usar.
Se esquentar, não aconselho usar.
Olá, MacGyver! Tudo bem com você? 👍👍👍 Excelente explicação, parabéns!!! 👏👏👏 Se você puder faz um vídeo ligando esse motor de taqnuinho com um inversor, seria muito legal de ver. 😁😁😁 Fica com Deus e sucesso para você! 🙏💲💰💎🚀🤑🎯
Obrigado.
O inversor é feito exclusivamente para motores trifásicos.
Usei o motor de tanquinho no vídeo só para ilustrar.
@@mestremagaiver agora em entendi...achei que existia inversor para motor monofásico. 😭😭😭 Mais uma vez obrigada! 👍👍👍
Essa informação confere?
Existem duas maneiras de conectar um motor monofásico a um inversor de frequência:
Conexão direta: em alguns casos, o inversor de frequência pode ter uma entrada monofásica e uma saída monofásica, que permite a conexão direta com o motor monofásico. No entanto, esta opção pode ter limitações em relação à potência e eficiência.
Conversão de fase: a segunda opção é usar um conversor de fase para converter a alimentação monofásica em uma alimentação bifásica ou trifásica, que pode ser usada para alimentar o motor com o inversor de frequência. Este método é mais comum e pode ser usado em motores monofásicos de qualquer potência.
@@LuxoemResina nunca vi um conversor de motor monofasico, só trifásico.
Esse dimer serve pra motor de 1/5 CV
@@jorgeluismenegolli1281 se o motor não for capacitivo, serve sim.
Aliás, até da pra usar dimmer em motor capacitivo, mas não pode diminuir a tensão abaixo da metade, porque pode dar conflito entre a tensão baixa enviada pelo dimmer e a tensão armazenada no capacitor, causando a queima do dimmer.
boa tarde, existe inversor de frequência para motor monofásico?
Boa tarde. Só pra motor trifásico