Muito bom esse vídeo 🤩 👏. O Javascript hj facilita muito a vida dos Devs Fullstack. Hj construimos uma aplicação Frontend e Backend com apenas uma linguagem.
Se tem alguém que fala de forma assertiva e num ton confortável é o Paulo kkkkk. Se algum dia eu for demitido de um emprego, queria ser demitido por ele :v, ia sair agradecendo.
O full stack é o meu objetivo, essa desejo é resultado da minha vontade de sempre querer aprender um pouco mais e de forma mais abrangente. O fato é que a Web se tornou complexa demais em termo de desenvolvimento de aplicações e gerenciamento das mesmas. Por Isso que o full stack developer faz muito sentido em cenários de pequenas e médias empresas, onde os recursos são limitados, mas pelo menos elas devem recompesar bem esse tipo de profissional pela amplitude de atuação. Mas acho bem válido a perna da letra "T" que sinaliza o mergulho(especialização) em algo que a pessoa desenvolvedora tem mais prazer a fim de fazê-lo bem.
Show de bola. Eu mesmo abraço tudo o que eu posso e me especializo naquilo que estou trabalhando no momento. Sem me apegar a tecnologias mas sim a conceitos.
Meu Deus eu vi essa transformação da web. Vi o mato virando prédio, rs.. AMEI o jeito que o Paulo descreveu tudo, fala de um jeito muito fácil de entender. Eu comecei com os blogs, aprendi sozinha HTML, CSS e me virava em javascript, mas, realmente, o javascript era terrível, rs..
Ele falou tudo. Muito do que disse eu passo na pele. Muitas vezes recorro à internet para pegar um código ou solucionar um erro, justamente pq não consigo tempo para me aprofundar na questão. Faço front, back, planejo, executo, trabalho com bancos relacionais, etc e tudo isso me tira o tempo para me aprofundar. E como tudo na vida, tem seu lado pró e contra.
@@gabrielfidelis7783 O mundo ideal seria que as empresas tivessem especialistas em back-end e especialistas em front-end. O full stack é o faz-tudo, tipo de profissional mais comum nas empresas. É o famoso pato -> anda, nada e voa, mas não faz nenhum dos três com maestria.
Vou fazer uma graduação com essa pegada. Quwro conhecer tudo. Ja soi concursada formada, ams quero aprender mais sobre os sistemas de informação. Como tudo funciona. Depois vouu fazendo cuross específicos. Sou gestor de sistema. PO
De forma mais ampla posso dizer que um dev front -end pode ter uma característica de um profissional mais criativo e mais comunicativo e um dev back - end ter uma característica de um profissional mais concentrado e mais introvertido?
Eu percebi que os programadores ficam só na zona de conforto, trabalhando somente com a camada de abstração da linguagem, e a maioria não lê o código fonte dos frameworks, por outro lado, leitura de código fonte é bem custoso (tempo/esforço) devido a complexidade do projeto, que atualmente tem milhares de linhas de código.
Eu estou adorando esse mini-série com foco no profissional T, especialista e sua área e generalista nas outras. Porém, eu tenho uma pergunta. Para se tornar um profissional T, eu devo primeiro desenvolver a vertente vertical " I " e me tornar um especialista e somente depois separar meu foco para as outras áreas, ou devo desenvolver a vertente horizontal " -- ", e experimentar um pouco de cada área e somente depois escolher uma para se especializar? Acredito que a segunda opção é abordagem atualmente empregada pelas faculdades, como no curso de Sistemas de Informação, que eu estou cursando agora.
Fala André, com alguns anos no mercado eu diria que a faculdade ensina apenas ‘-‘ uma metade do traço superior do T haha Digo isso porque a ênfase é na base matemática e no hardware, quando tem, mas fala-se pouco sobre o processo de escrever, e manter código. Um projeto muitas vezes é ordens de grandeza maior do que geralmente visto na faculdade (pode ser que esteja mudando!), e isso trás diversos desafios de escala. Tanto para rodar o código, quanto para modificar o código (em grandes times e sem quebrar a produção). Eu vejo essa outra “metade do teto do T” como o lado engenharia de escala, escrita e execução; saber testar bem. Acho pouco abordado na faculdade, mas me diz aí se está mudando.
@@antoruby Atualmente ainda estou no terceiro semestre e não posso dizer com certeza como a faculdade ensina no todo, mas até agora, eu aprendi, por exemplo, a criar um sistema com banco de dados e usando MVC... Como isso se compara ao que é aplicado no mercado ainda é uma incógnita para mim. Infelizmente, a faculdade realmente separa muito o foco, pois ao mesmo tempo, estou desenvolvendo um projeto Web completo, e não posso focar no java, da outra aplicação
É possível fazer um vídeo que possa deixar mais claro o ponto de limitação para que um Full Stack possa atuar? Tamanho de empresa ou projeto? Em sistemas mais complexos é necessário que haja especialistas? Como é ou deveria ser a relação entre full stack e especialistas?
Parabéns eu estou maratonando todos os seus videos o canal é 10!! Uma pergunta estou em transição de carreira e estou aprendendo programação e estudando bastante mas, eu tenho 42 anos será que irei sofrer algum preconceito?
Preconceito a gente até sofre pela roupa que vestimos. Não se importe com a idade, o que as empresas vão querer saber de você … é se realmente você sabe programar, como pra qualquer pessoa e de qualquer idade.
@@robertdeivson9909 Valeu velho disse tudo, perguntei pois já vi pessoas de outras áreas sendo esculachadas por ter mais de 40, ou por não ser o esteriótipo de beleza da empresa, cara já vi de um tudo um pouco. Mas valeu mesmo grande abraço.
@@MarcioSantos-ud8gb Vou te dar uma dica: estude igual doido, uma hora a motivação acaba, e é aí que entra a disciplina, mesmo se naquele dia você não está com vontade de estudar, se da um soco na barriga e vai estudar.
@@caetanomartinazzo8240 verdade velho estou em casa desde o inicio da pandemia e nunca imaginei aprender neste período de tempo o que era grego para mim. Valeu mano falou tudo grande abraço.
esse video me esclareceu q estou estudando da forma correta, uma vez que só me falta um framework para o front end e agora estou estudando o backend a fundo, me especializando na parte do servidor mas jjá sabendo construir um lbom ayout... Como sempre, os CDF's e o paulo esclarecendo e trazendo muitas informações para quem está somente no início da carreira #euDeiOLike
Full Stack seria um "resumo" do curso de Ciências da computação? E ADS? Qual compensa mais, visando conseguir um bom salário e fácil entrada no mercado?
irmão, esses cursos podem fazer a função um do outro, no final das conta, nenhum vai fazer grande diferença Na entrevista e no curriculo o que vai contar é as coisas que vc sabe fazer Pra ser mais exato, no curriculo o que vai pesar é Faculdade que voce fez Linguagens e tecnologias que sabe Experiencias na área (projetos, cargos, tempo atuando e etc) Cursos e certificações Tempo de atuação Tudo isso vem muito antes e é muito mais importante do que especificamente qual curso vc fez (ciencia da computação, sistema de informação, engenharia e ads) Claro que engenharia tem um potencial maior, porém igual eu disse, tudo isso depende do seu objetivo e as coisas q eu citei
Posso ser bastante leigo nisso mas eu acredito que segurança da informação vai ser um tema bastante importante no futuro. Principalmente com essa era das IAs, um profissional de segurança de informação vai ser bastante requisitado
Ao longo desses anos, acredito que a mudança mais radical foi com o Javascript. De uma linguagem simples pra auxílio no frontend, até se tornar uma linguagem robusta e altamente utilizada até mesmo no server-side e assim surgindo os tão falados "Fullstack Javascript"!
Uma dúvida. Estou querendo aprender TI para ir trabalhar fora. Na sua opinião, vale mais a pena fazer uma Formação superior de 4 anos ou uma Formação técnica de 2 anos e meio focada em algumas áreas específicas de TI, complementadas com cursos com durações de alguns meses ?
Não sei se qual programação seria capaz de identificar texto e separar palavras. Quero fazer tradução automática porém os caracteres vêem emendados então o trabalho de digitar poderia ser evitado. Alguém sabe me dizer aonde existe captura de texto assim?
@@gumdam362 eu tenho 19 anos, estudo desde meus 13... trabalho desde meus 17 sem faculdade nem curso... Eu gosto da trybe ou kenzie pq é um curso que te direciona para uma area... e te dao emprego. O negocio é criar seu portfolio
Concordo com tudo, porém acho o conteúdo do curso de javascript da Alura bem sacal e cansativo e com pouca explicação. Se faz um programa do início ao fim, porém não é focado nas partes mais complicadas de se aprender... Infelizmente tive que procurar outros caminhos, como aqui no códigofonte.
A mesma coisa aconteceu comigo. Já fiz diversos cursos na Alura, mas o de JavaScript por algum motivo é muito pouco didático, faltam exercícios e como você disse é bastante cansativo. Tive de ir por outras fontes também até em livro, para aprender. Preferiria que um dia eles refizessem as aulas focadas em exercícios e didática e também construir uma formação completa de JavaScript, com certeza se bem feito e bem trabalhado seria um diferencial no mercado já que eles tem credibilidade em outros cursos.
Concordo em partes. Um programador back end tem que ter conhecimentos básicos do front. Mas não acredito em full stack, por que? Porque quantas vezes já vi código de pessoas “full stack” mas que não sabiam aplicar nem Clean Code ou SOLID. Acredito que os conceitos básico tanto um front como Back devem conhecer de cada um, mas profissionais especialistas agregam mais a uma empresa.
Meu caro, o programador pode ser front ou back ou ambos e não fazer Clean Code ou SOLID, eu por exemplo, programo por muitos anos e na empresa que trabalhei não tinha padrão, e eu acabei não me envolvendo nisso, estou trabalhando em cima disse agora de depois de +20 anos de desenvolvimento. O que importava nos sistemas que trabalhei era a funcionalidade para o usuário estar ok. E tem muitas empresas que são assim ainda, levar uma cultura para dentro de uma empresa é difícil e também trabalhosa, os tempos eram muito curtos para se fazer as mudanças e aplicações dos padrões, tempo é dinheiro. (Eu sei que os padrões ajudam a ganhar tempo, porém na implementação não, enfim são balanças).
FULL STACK = Micro Empreendedor Individual
Kkkk
Falou tudo, todos precisam ser um pouco de Full Stack...
Muito bom esse vídeo 🤩 👏. O Javascript hj facilita muito a vida dos Devs Fullstack. Hj construimos uma aplicação Frontend e Backend com apenas uma linguagem.
Front-end: Motorista de ônibus
Back-end: Cobrador
Full stack: Motorista que cobra a passagem
kkkk
😂😂😂😂 eita
Se tem alguém que fala de forma assertiva e num ton confortável é o Paulo kkkkk. Se algum dia eu for demitido de um emprego, queria ser demitido por ele :v, ia sair agradecendo.
Total.
O cara transmite muita segurança!
O full stack é o meu objetivo, essa desejo é resultado da minha vontade de sempre querer aprender um pouco mais e de forma mais abrangente. O fato é que a Web se tornou complexa demais em termo de desenvolvimento de aplicações e gerenciamento das mesmas. Por Isso que o full stack developer faz muito sentido em cenários de pequenas e médias empresas, onde os recursos são limitados, mas pelo menos elas devem recompesar bem esse tipo de profissional pela amplitude de atuação. Mas acho bem válido a perna da letra "T" que sinaliza o mergulho(especialização) em algo que a pessoa desenvolvedora tem mais prazer a fim de fazê-lo bem.
Show de bola. Eu mesmo abraço tudo o que eu posso e me especializo naquilo que estou trabalhando no momento. Sem me apegar a tecnologias mas sim a conceitos.
Meu Deus eu vi essa transformação da web. Vi o mato virando prédio, rs.. AMEI o jeito que o Paulo descreveu tudo, fala de um jeito muito fácil de entender. Eu comecei com os blogs, aprendi sozinha HTML, CSS e me virava em javascript, mas, realmente, o javascript era terrível, rs..
Ele falou tudo. Muito do que disse eu passo na pele. Muitas vezes recorro à internet para pegar um código ou solucionar um erro, justamente pq não consigo tempo para me aprofundar na questão. Faço front, back, planejo, executo, trabalho com bancos relacionais, etc e tudo isso me tira o tempo para me aprofundar. E como tudo na vida, tem seu lado pró e contra.
Full stack é a realidade da plebe. “Separation of concerns” na programação é um luxo para poucos.
Não entendi. Plebe?
@@gabrielfidelis7783 O mundo ideal seria que as empresas tivessem especialistas em back-end e especialistas em front-end. O full stack é o faz-tudo, tipo de profissional mais comum nas empresas. É o famoso pato -> anda, nada e voa, mas não faz nenhum dos três com maestria.
Paulo Silveira é um cara fera demais..
Vou fazer uma graduação com essa pegada. Quwro conhecer tudo. Ja soi concursada formada, ams quero aprender mais sobre os sistemas de informação. Como tudo funciona. Depois vouu fazendo cuross específicos. Sou gestor de sistema. PO
Muito bom!! Bem esclarecedor...sou um velho novo na área, e foi muito bom!
Parabéns pelo conteúdo!!!
Melhor Video.... Parabéns. Todo Dev tem que assistir esse video.
Na verdade poderia ter uma segunda temporada dessa série maravilhosa!(Na esperança.)
Show de bola , curti muito o video
Cara, eu faço curso na Alura, tem muitaaaaaaaa coisa mesmo pra tudo e pra todos, não me arrependo e indico também a todos, vale muito a pena.
Aa aulas são práticas? Não sei se faço o curso da Alura ou do Programador BR
@@italoalulas8539 decidiu qual fazer?
@@ribamar1993 cara, acabei comprando um curso da udemy de Java do professor Nelio Alves, é muito bom, te recomendo.
O cara é bom na moral o cara é muito bom
De forma mais ampla posso dizer que um dev front -end pode ter uma característica de um profissional mais criativo e mais comunicativo e um dev back - end ter uma característica de um profissional mais concentrado e mais introvertido?
Muito topppp, vcs podem fazer um vídeo recomendando livros de programação pra ler? por favorrrrrrr
Muuuuito obrigado!
Já está na nossa lista!
@@codigofontetv aeeeee
@@codigofontetv esperandoooo
Obrigado pelo ótimo conteúdo.
Eu percebi que os programadores ficam só na zona de conforto, trabalhando somente com a camada de abstração da linguagem, e a maioria não lê o código fonte dos frameworks, por outro lado, leitura de código fonte é bem custoso (tempo/esforço) devido a complexidade do projeto, que atualmente tem milhares de linhas de código.
Simplesmente TOP!
Sensacional!!!
Eu tenho um ano estudando programação e meu objetivo e ser fullstack
Uma fala importante é a partir dos 6 minutos. Aprofundar no conteúdo... Não ficar nas bordas!
Que cara bom
Eu estou adorando esse mini-série com foco no profissional T, especialista e sua área e generalista nas outras. Porém, eu tenho uma pergunta.
Para se tornar um profissional T, eu devo primeiro desenvolver a vertente vertical " I " e me tornar um especialista e somente depois separar meu foco para as outras áreas, ou devo desenvolver a vertente horizontal " -- ", e experimentar um pouco de cada área e somente depois escolher uma para se especializar?
Acredito que a segunda opção é abordagem atualmente empregada pelas faculdades, como no curso de Sistemas de Informação, que eu estou cursando agora.
Fala André, com alguns anos no mercado eu diria que a faculdade ensina apenas ‘-‘ uma metade do traço superior do T haha
Digo isso porque a ênfase é na base matemática e no hardware, quando tem, mas fala-se pouco sobre o processo de escrever, e manter código. Um projeto muitas vezes é ordens de grandeza maior do que geralmente visto na faculdade (pode ser que esteja mudando!), e isso trás diversos desafios de escala. Tanto para rodar o código, quanto para modificar o código (em grandes times e sem quebrar a produção).
Eu vejo essa outra “metade do teto do T” como o lado engenharia de escala, escrita e execução; saber testar bem. Acho pouco abordado na faculdade, mas me diz aí se está mudando.
@@antoruby Atualmente ainda estou no terceiro semestre e não posso dizer com certeza como a faculdade ensina no todo, mas até agora, eu aprendi, por exemplo, a criar um sistema com banco de dados e usando MVC... Como isso se compara ao que é aplicado no mercado ainda é uma incógnita para mim.
Infelizmente, a faculdade realmente separa muito o foco, pois ao mesmo tempo, estou desenvolvendo um projeto Web completo, e não posso focar no java, da outra aplicação
Show
E algo que sinto prazer em fazer
É possível fazer um vídeo que possa deixar mais claro o ponto de limitação para que um Full Stack possa atuar? Tamanho de empresa ou projeto? Em sistemas mais complexos é necessário que haja especialistas? Como é ou deveria ser a relação entre full stack e especialistas?
Saudades de quando jQuery + php resolvia tudo (ou quase tudo) rsrsrs
ainda resolve, a questao que agora tem outros modos, rsrsrss
Bora estudar pessoal!!
Bora
Já dizia o ditado, de full stack e qa, todo dev tem um pouco
Eu não era, mas agora tenho 3 meses pra alcançar o "instinto superior" no mundo de desenvolvimento, ou ir pra debaixo da ponte. kk
É nós 😁
Tmj
Parabéns eu estou maratonando todos os seus videos o canal é 10!! Uma pergunta estou em transição de carreira e estou aprendendo programação e estudando bastante mas, eu tenho 42 anos será que irei sofrer algum preconceito?
Preconceito a gente até sofre pela roupa que vestimos. Não se importe com a idade, o que as empresas vão querer saber de você … é se realmente você sabe programar, como pra qualquer pessoa e de qualquer idade.
@@robertdeivson9909 Valeu velho disse tudo, perguntei pois já vi pessoas de outras áreas sendo esculachadas por ter mais de 40, ou por não ser o esteriótipo de beleza da empresa, cara já vi de um tudo um pouco. Mas valeu mesmo grande abraço.
@@MarcioSantos-ud8gb Vou te dar uma dica: estude igual doido, uma hora a motivação acaba, e é aí que entra a disciplina, mesmo se naquele dia você não está com vontade de estudar, se da um soco na barriga e vai estudar.
@@caetanomartinazzo8240 verdade velho estou em casa desde o inicio da pandemia e nunca imaginei aprender neste período de tempo o que era grego para mim. Valeu mano falou tudo grande abraço.
Estou no mesmo caminho com 40 anos, tentando fazer transição de carreira. O segredo é a disciplina e a prática constante. Mas agente chega lá!
esse video me esclareceu q estou estudando da forma correta, uma vez que só me falta um framework para o front end e agora estou estudando o backend a fundo, me especializando na parte do servidor mas jjá sabendo construir um lbom ayout... Como sempre, os CDF's e o paulo esclarecendo e trazendo muitas informações para quem está somente no início da carreira #euDeiOLike
Eu entro no link da Alura, mas não consigo encontrar o curso Full Stack, só acho o Front End
Bom dia, livros de programação pliis
Vamos fazer! Já está na lista. 🤜🤛
Full Stack seria um "resumo" do curso de Ciências da computação? E ADS? Qual compensa mais, visando conseguir um bom salário e fácil entrada no mercado?
irmão, esses cursos podem fazer a função um do outro, no final das conta, nenhum vai fazer grande diferença
Na entrevista e no curriculo o que vai contar é as coisas que vc sabe fazer
Pra ser mais exato, no curriculo o que vai pesar é
Faculdade que voce fez
Linguagens e tecnologias que sabe
Experiencias na área (projetos, cargos, tempo atuando e etc)
Cursos e certificações
Tempo de atuação
Tudo isso vem muito antes e é muito mais importante do que especificamente qual curso vc fez (ciencia da computação, sistema de informação, engenharia e ads)
Claro que engenharia tem um potencial maior, porém igual eu disse, tudo isso depende do seu objetivo e as coisas q eu citei
Full Stack é um pato do universo TI.
gente me ajuda... é mais promissor um curso de GESTAO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ou de SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO???? 😅
Posso ser bastante leigo nisso mas eu acredito que segurança da informação vai ser um tema bastante importante no futuro. Principalmente com essa era das IAs, um profissional de segurança de informação vai ser bastante requisitado
Agora sim, entendi menos ainda sobre o que é full stack dev.
Ao longo desses anos, acredito que a mudança mais radical foi com o Javascript. De uma linguagem simples pra auxílio no frontend, até se tornar uma linguagem robusta e altamente utilizada até mesmo no server-side e assim surgindo os tão falados "Fullstack Javascript"!
Concordo com a parte da evolução, mas dizer que javascript é robusto, é muita ingenuidade. ✌️
Arquiteto de Dados ou Cientista de Dados? O que é melhor hoje?
@D'arc Deluc as duas ganham bem. Para tirar essa dúvida faz um pesquisa no LinkedIn. Tu faz qual curso?
@@dav.R7 ADS
Galera, uma dúvida: somente front, back e db? E um on-premises / cloud infra da vida, entra nesse escopo?
Onde eu estudo isso AE?
Que saudade de quando o mundo era kkkkk
table, marquee e gifs animados! Éramos felizes e não sabíamos. 🤣🤣🤣
Verdade, ai vieram os Xiitas de xhtml, loucos maniacos por 'tableless', e acabaram com a nossa diversao kkk
O mundo desandou depois dos frameworks kkkkkk
Cade o link da alura?
To fazendo tecnologo de desenvolvimento Full Stack. É uma boa ? Tem mercado de trabalho pra essa formação ?
Vou fazer. Na era de certificações acho que esse curso vai ser um diferencial . Depois se especializa em uma linguagem e área.
Uma dúvida. Estou querendo aprender TI para ir trabalhar fora. Na sua opinião, vale mais a pena fazer uma Formação superior de 4 anos ou uma Formação técnica de 2 anos e meio focada em algumas áreas específicas de TI, complementadas com cursos com durações de alguns meses ?
Não sei se qual programação seria capaz de identificar texto e separar palavras. Quero fazer tradução automática porém os caracteres vêem emendados então o trabalho de digitar poderia ser evitado. Alguém sabe me dizer aonde existe captura de texto assim?
ja vim correndo kkkkkkk
Boa noite! Tenho 23 anos, estou muito velho para começar a fazer faculdade e estudar sistema da informação?
Vc ta é novo amigo kkkkk, faz um curso da kenzie ou trybe que é mt melhot pra n perder tempo
@@PauloVitor-ms9md é que sempre pedem faculdade nas vagas até para estágio.
@@gumdam362 eu tenho 19 anos, estudo desde meus 13... trabalho desde meus 17 sem faculdade nem curso...
Eu gosto da trybe ou kenzie pq é um curso que te direciona para uma area... e te dao emprego.
O negocio é criar seu portfolio
Nenhum curso caro no caso, sempre pego um na udemy de 20 reais e livros
@@PauloVitor-ms9md A kenzie é cara?
ue este video na verdade é do Paulo n? kkk vcs fizeram introdução e finalização, mas ele fez 80% de um video q n é dele
Marketing… o foco é a Alura
Confuso. Entendi nada
Concordo com tudo, porém acho o conteúdo do curso de javascript da Alura bem sacal e cansativo e com pouca explicação. Se faz um programa do início ao fim, porém não é focado nas partes mais complicadas de se aprender... Infelizmente tive que procurar outros caminhos, como aqui no códigofonte.
A mesma coisa aconteceu comigo. Já fiz diversos cursos na Alura, mas o de JavaScript por algum motivo é muito pouco didático, faltam exercícios e como você disse é bastante cansativo. Tive de ir por outras fontes também até em livro, para aprender. Preferiria que um dia eles refizessem as aulas focadas em exercícios e didática e também construir uma formação completa de JavaScript, com certeza se bem feito e bem trabalhado seria um diferencial no mercado já que eles tem credibilidade em outros cursos.
🥰
Casseta, e pensar que sou da época do jquery
1°likeee..kk
Essecmanosabeoquefala
não entendi naaaaaada, pra mim é outra língua
Concordo em partes.
Um programador back end tem que ter conhecimentos básicos do front.
Mas não acredito em full stack, por que? Porque quantas vezes já vi código de pessoas “full stack” mas que não sabiam aplicar nem Clean Code ou SOLID.
Acredito que os conceitos básico tanto um front como Back devem conhecer de cada um, mas profissionais especialistas agregam mais a uma empresa.
Meu caro, o programador pode ser front ou back ou ambos e não fazer Clean Code ou SOLID, eu por exemplo, programo por muitos anos e na empresa que trabalhei não tinha padrão, e eu acabei não me envolvendo nisso, estou trabalhando em cima disse agora de depois de +20 anos de desenvolvimento. O que importava nos sistemas que trabalhei era a funcionalidade para o usuário estar ok. E tem muitas empresas que são assim ainda, levar uma cultura para dentro de uma empresa é difícil e também trabalhosa, os tempos eram muito curtos para se fazer as mudanças e aplicações dos padrões, tempo é dinheiro. (Eu sei que os padrões ajudam a ganhar tempo, porém na implementação não, enfim são balanças).
queria saber porque o nome Alura.MD, pra mim MD é droga
Só sei ok quer é alura...kkkk
FULL STACK = FUNÇÕES ACUMULADAS, FURADA.