Importante dizer que: pra qualquer espectador desse conteúdo que sentir que isso tem "viés ideológico", é porque você já chegou ao video ideologicamente enviezado à refutar. Aproveite os fatos históricos aqui - que não são opinião, são fatos - pra aprender e enriquecer o próprio conhecimento à respeito da formação histórica da população.
pow , atila , parabéns mano! em tempos de podcast , falatórios intermináveis sem pauta alguma, faz falta uma conversa dessas, tema delimitado, entrevistador que sabe do q está falando...nem precisa mencionar a professora tábita! fera demais, leitura transversal da realidade. ciência história sociologia ali dialogando de forma linda e maravilhosa. massa ! axé!
É a primeira vez que me emociono assistindo duas pessoas numa conversa que deveria ser vista por 100% da população brasileira, e agradeço muito aos dois cientistas. Uma pesquisadora no grande laboratório que é o Brasil e o pesquisador que se debruça sobre a literatura, eu os parabenizo e sou muito grata por vocês serem tão dedicados a suas suas profissões, abraço-os.
Incrível. Sou pesquisadora de outra área e fiquei fascinada por esses viés da genética aplicada sobretudo no nosso país. Parabéns Tabita e obrigada por sua contribuição
Acho q nunca fiquei tão triste com o fim de um eisodio de podcast, por mim poderia ser um episódio de 5h q certeza que a tabita ainda teria assunto. Já quero uma parte 2, 3, 4...
Mesmo com um assunto tão pesado, ver uma pessoa falando daquilo que sabe muito é um deleite! É como colocar um óculos pra ver a realidade de um modo diferente e depois, é impossível 'desver'.
Muito bonito ver o tratamento respeitoso q a pesquisadora dispensa no trato com essa questão da ciência relacionada com as populações indígenas. A doutora e o seu trabalho têm toda a minha admiração!
Um dos melhores episódios até agora! Comecei ano passado a fazer o seminário sobre racismo científico e o projeto de branqueamento quando trabalho herança genética quantitativa. Os resultados estão sendo muito positivos já que o orgulho catarinense apagou da história os verdadeiros motivos que trouxeram a imigração europeia pra cá. Me obriguei a fazer isso depois que ouvi o hino de Massaranduba SC...
Melhor entrevistada que já esteve nesse canal. Não apenas pelo conteúdo, mas sim pela didática e forma de falar. Palavras claras e perguntas respondidas de forma objetiva! Amei 💕
Fiz a minha árvore... em alguns ramos fui até o século III (3), foram 20 anos de pesquisa da minha família, uma coisa posso dizer, o mundo está no sangue do brasileiro ....
Cai aleatoriamente nesse video e fiquei presa. Quanta informação interessante! Prof. Tábita muito didática. Agradeço a partilha de todo conhecimento. ❤
Reflexão, obrigado já estava cansado de ler comentários dos especialistas de plantão, mas que para quase nunca para refletir, oque foi dito aqui é material para longas reflexões, deveria estar nas escolas.
Esse site não funciona para negros.....family search.. os negros não têm sobrenomes... os sobrenomes atualmentee existentes, vieram dos senhores donos dos escravos...
Minha trisavó foi uma dessas indígenas "pegas no laço". Segundo as histórias passada pelos meu bisavós e avós. Pelo outro lado da família, a outra tetravó tinha o pé na senzala... É realmente muito triste não conseguir traçar sua ancestralidade a partir de um certo ponto.
Essa ideia de pega no laço é só um mito pra explicar a aparência tida como parecida com nativo, em muitos desses casos os nativos já não estavam mais aí. E que bom que você sabe que é sua trisavô, nessa época mal tinha certidão de nascimento pra população em geral.
@@UiliamLima-jv9yu pois é. Eu só sei pelas histórias de minha mãe, tias e avós. Certidão de nascimento mesmo, dificilmente eu encontraria em minha cidade natal.
Cheguei atrasada para assitir e precisei dividir, por falta de tempo... Esse tema merece uma continuação! 😅 Já adicionei na playlist de assistir novamente que é para poder ficar lá detalhes despercebidos. Muito obrigada aos dois! 😊
Professora Tábita, parabéns pela abordagem cuidadosa e, ao mesmo tempo, clara! Átila, grata pela escolha do tema e sua abordagem. Conversa maravilhosa sobre um assunto delicado, cuja discussão é necessária!
Que conversa incrível! Sabia que seria muito bom, mas nossa, como foi excelente. A divulgação científica e a educação é de fato transformadora. Parabéns a todos que participaram.
Que conversa necessária e super importante de haver publicamente. Todos os brasileiros deveriam ver esse vídeo para compreender com mais profundidade a História e como as nossas culturas e crenças acabaram chegando ao que são hoje. Espero que vários professores mostrem esse vídeo em sala de aula e que muitos dos alunos desenvolvam a sensibilidade necessária a esse assunto. Tão necessária mas tão rara nas pessoas atualmente.
Que AULA! Não conhecermos nossa história tem um preço mt alto. Não há caminho para o desenvolvimento do Brasil sem educação pública de qualidade. Obrigada por fazer sua parte tão bem, Atila!💚💛✨
Que aula, Atila.Quanta informacao relevante sobre a nossa origem. Estou estarrecida com o tamanho da violencia que a pesquisa da Professora Hunemeier revela. Todos os brasileiros deveriam assistir a essa aula incrivel.
O mundo humano foi construído, entre vários outros, pela violência. É um fato neutro per si, nao desejável, mas neutro, nao é positivo e negativo. Podemos aprender com ele e ver o que possamos fazer
Átila sempre entregando conteúdo de altíssima qualidade, obrigada por compartilhar conosco temas tão importantes. Sem dúvidas o melhor podcast do RUclips!
Absolutamente espetacular essa entrevista. Muiito conteúdo importante e altamente esclarecedor. Parabéns Tábita e Átila!! Vcs são fantásticos. Lutemos todos contra o obscurantismo e a pseudociência, promovendo a Ciência limpa!! 👏👏👏
Faço minha as suas palavras, deveria passar nas escolas. Infelizmente seria chamado por alguns de: guerra cultural. Informação, faz pensar, "melhor ensinar só português e matemática, aonde já se viu sabermos nossa história." Ironia Triste!
Ótima pauta de discussão! Assunto necessário para fomentar uma consciência coletiva do que é o Brasil e o que significa ser brasileiro, não só geneticamente mas culturalmente também.
Gostaria q a seguinte pergunta fosse respondida pela professora Tabita: quanto aos testes genéticos vendidos por algumas empresas no Brasil, o material genético e seus resultados podem ser potencial problema para nós , eles podem vir a serem utilizados de forma incorreta e política num futuro?
Atila, chama o Pirula pra conversar sobre o nosso passado como humanos. E as nossas raizes na Africa. E como os sapiens se espalharam pelo globo. Ia ser um video de sucesso, pois o Pirula é bem conhecido por ai kkkkkk. Amo seus podcast's. Por favor continue sempre.
Muito boa entrevista e serve para mostrar com o povo brasileiro foi formado. O Somos é o somatório de anos, séculos, de acertos e erros. A genética e a historia juntos mostram as varias fases do processo de nossa formação, sou do nordeste e ate no meu estado de forma a evidente percebi que somos diferente os tipos humanos do sertão são diferentes dos litoral, devido ao isolamento das populações e casamentos entre pessoas próximas.
Interessante que oque coloca como lugar comum, regionalidade, que advém de escolhas, meio que deixa de lado, os principais motivos: violência é um processo de branqueamento. Reflita sobre isso, o Brasil é formado pelos filhos da violência. Meu recorte!
Ótima conversa! Era óbvio que a Tábita tinha muito ainda pra falar e fico feliz com a recomendação do blog. Como sempre, obrigado pelas ótimas recomendações. Esse blog é incrível.
Mesmo relato da minha infância, estou fazendo minha árvore genealógica e ainda não encontrei a tataravó pega no mato. Mesmo tendo aparência de povos originários. 😅 Muito legal investigar isso!
@@fransantos4108 Que bom que estás fazendo a sua árvore genealógica, tambem estou buscando fazer a minha, por parte do meu pai tem essa questão da tataravó e por parte de mãe tem a questão de escravidão que só me permite chegar até meus bisavós, estou buscando descobrir mais. Saber o passado é descobrir mais sobre sí já que somos uma continuação dos nossos antepassados. Desejo sucesso na sua jornada.
Isso é mito. Eu também tinha essas histórias. Voltei minimamente umas 6 gerações em cada ramo e não vi nada assim. Assim como disseram que tinha ramo castelhano recente e não achei nada.
Parabéns Átila. Sempre trazendo conteúdo de qualidade. Vou fazer um trabalho com meus alunos em cima de material . Seu canal é uma excelente fonte para todas as matérias.
Gostaria de um não ficção falando um pouco sobre a estatística. Não sobre a discussão sobre tipos de testes ou outras informações nesse sentido, mas com discussões mais filosóficas, sobre o motivo por ser tão importante de se planejar bem um experimento para evitar encrenca, a importância dela pra todos os estudos... uma linha mais geral da importância e consequências da falta desse cuidado. Vejo na universidade que todos saem falando de alfa e valor p sem nem entenderem realmente o que são essas coisas... fazendo experimentos sem cuidar de nada que não seja a marca do aparelho que estão usando e outros detalhes nesse sentido... Talvez não encaixe bem por aqui, mas eu gostaria, sabe, um foco diferente do padrão que vemos no meio acadêmico.
Parabéns pela entrevista. Eu tenho que assistir outras vezes para assimilar tudo. Tive que voltar o vídeo pois minha cabeça viajava pensando, refletindo. Sensacional a associação de história, arqueologia, política e com a validação genética que junta tudo isso e traz base sólida para saber quem somos. Sensacional!
Use o cupom ATILA12 para 12% de desconto: www.insiderstore.com.br/AtilaIamarino
4545995944454554949😅😅554444587
))@@claudiananarzetti2269
Importante dizer que: pra qualquer espectador desse conteúdo que sentir que isso tem "viés ideológico", é porque você já chegou ao video ideologicamente enviezado à refutar. Aproveite os fatos históricos aqui - que não são opinião, são fatos - pra aprender e enriquecer o próprio conhecimento à respeito da formação histórica da população.
pow , atila , parabéns mano! em tempos de podcast , falatórios intermináveis sem pauta alguma, faz falta uma conversa dessas, tema delimitado, entrevistador que sabe do q está falando...nem precisa mencionar a professora tábita! fera demais, leitura transversal da realidade. ciência história sociologia ali dialogando de forma linda e maravilhosa. massa ! axé!
Eu não tinha paciência para podcast até o Átila aparecer com o Não Ficção. 😅😅😅😅
Esse episódio foi muito bom mesmo!
É a primeira vez que me emociono assistindo duas pessoas numa conversa que deveria ser vista por 100% da população brasileira, e agradeço muito aos dois cientistas. Uma pesquisadora no grande laboratório que é o Brasil e o pesquisador que se debruça sobre a literatura, eu os parabenizo e sou muito grata por vocês serem tão dedicados a suas suas profissões, abraço-os.
Chama ela de novo! O congresso brasileiro precisava escutar essa mulher.
Incrível. Sou pesquisadora de outra área e fiquei fascinada por esses viés da genética aplicada sobretudo no nosso país. Parabéns Tabita e obrigada por sua contribuição
Todo episódio desse programa é uma porrada diferente. Extremamente necessário.
Esse é o melhor podcast da internet, sempre me faz pensar e aprender muito
Esse canal é muito necessário em um Brasil com tanto empenho a divulgar desinformação, obrigada Atila! ❤
Acho q nunca fiquei tão triste com o fim de um eisodio de podcast, por mim poderia ser um episódio de 5h q certeza que a tabita ainda teria assunto. Já quero uma parte 2, 3, 4...
Mesmo com um assunto tão pesado, ver uma pessoa falando daquilo que sabe muito é um deleite! É como colocar um óculos pra ver a realidade de um modo diferente e depois, é impossível 'desver'.
Mds essa mulher é incrível, impossível ouvir esse podcast só uma vez pq os assuntos são muito densos. O canal mais confiável de ciências do Brasil 🤩🤩🤩
Sem palavras pra descrever o tamanho da importância desse papo. Obrigada por isso, Átila!
Muito bonito ver o tratamento respeitoso q a pesquisadora dispensa no trato com essa questão da ciência relacionada com as populações indígenas.
A doutora e o seu trabalho têm toda a minha admiração!
Eu ouviria essa conversa por 20 horas seguidas
Um dos melhores episódios até agora! Comecei ano passado a fazer o seminário sobre racismo científico e o projeto de branqueamento quando trabalho herança genética quantitativa. Os resultados estão sendo muito positivos já que o orgulho catarinense apagou da história os verdadeiros motivos que trouxeram a imigração europeia pra cá. Me obriguei a fazer isso depois que ouvi o hino de Massaranduba SC...
Melhor entrevistada que já esteve nesse canal. Não apenas pelo conteúdo, mas sim pela didática e forma de falar. Palavras claras e perguntas respondidas de forma objetiva! Amei 💕
Fiz a minha árvore... em alguns ramos fui até o século III (3), foram 20 anos de pesquisa da minha família, uma coisa posso dizer, o mundo está no sangue do brasileiro ....
Nossa que legal, pode compartilhar algumas dicas? Consegui chegar ao século 18, avô do meu bisavô
Eu sou uma imensa salada de genes... Sou a típica brasileira!! Amo isso!!
Que live maravilhosa!!! Atila e Tabita!! Super mega fantástico!!!
Vc conseguiu chegar aos anos 400 na sua pesquisa?
Como faz isso? Haha
A história do Brasil é brutal para todos que não forem ricos.
Cai aleatoriamente nesse video e fiquei presa. Quanta informação interessante! Prof. Tábita muito didática. Agradeço a partilha de todo conhecimento. ❤
Orgulho desses nossos cientistas maravilhosos!! ❤
Maravilhosa contribuição da Professora da USP e pesquisadora de genética de populações. a excelente Tábita Hünemeyer.
Essa temática e a conversa são de maravilhar aqueles que respeitam a ciência. Vlw
Fiquei encantada com essa apresentação. Atila muito obrigada por nós apresentar essa pessoa tão competente no assunto.
Nossa! Mega importante assunto para debater em um ambito mais amplo na sociedade!!! Mais podcasts sobre a Nossa historia!!;
Incrível! Uma aula que possibilita necessárias reflexões. Dra. Tábita dignifica e honra a ciência brasileira. Obrigado, Atila!
Reflexão, obrigado já estava cansado de ler comentários dos especialistas de plantão, mas que para quase nunca para refletir, oque foi dito aqui é material para longas reflexões, deveria estar nas escolas.
Episódio incrível! Cheio de informações que eu não sabia, e mesmo assim passou voando. Já recomendei pra várias pessoas, realmente merecia continuação
Concordo! Queremos parte 2
Esse site não funciona para negros.....family search.. os negros não têm sobrenomes... os sobrenomes atualmentee existentes, vieram dos senhores donos dos escravos...
Minha trisavó foi uma dessas indígenas "pegas no laço". Segundo as histórias passada pelos meu bisavós e avós.
Pelo outro lado da família, a outra tetravó tinha o pé na senzala...
É realmente muito triste não conseguir traçar sua ancestralidade a partir de um certo ponto.
Essa ideia de pega no laço é só um mito pra explicar a aparência tida como parecida com nativo, em muitos desses casos os nativos já não estavam mais aí. E que bom que você sabe que é sua trisavô, nessa época mal tinha certidão de nascimento pra população em geral.
@@UiliamLima-jv9yu pois é. Eu só sei pelas histórias de minha mãe, tias e avós. Certidão de nascimento mesmo, dificilmente eu encontraria em minha cidade natal.
Cheguei atrasada para assitir e precisei dividir, por falta de tempo...
Esse tema merece uma continuação! 😅
Já adicionei na playlist de assistir novamente que é para poder ficar lá detalhes despercebidos.
Muito obrigada aos dois! 😊
Live para guardar e rever. Parabéns a Tábita e ao Atila!
Gosto de muitas das entrevistas desse canal, mas está foi a melhor lição de História do Brasil, que eu assisti em muitos anos.
Que conversa sensacional
Que importante conhecer sobre este assunto.....abre várias questões
Obrigada a todos os envolvidos
Professora Tábita, parabéns pela abordagem cuidadosa e, ao mesmo tempo, clara! Átila, grata pela escolha do tema e sua abordagem. Conversa maravilhosa sobre um assunto delicado, cuja discussão é necessária!
Entrevista fantástica, escutaria por mais duas horas, vou assistir uma segunda vez ❤
Que conversa incrível! Sabia que seria muito bom, mas nossa, como foi excelente. A divulgação científica e a educação é de fato transformadora. Parabéns a todos que participaram.
Vcs dois conversando é uma explosão de conhecimento! Brilhante 🌟!!
Mil x obrigada 🙏👏👏👏👍👍👍!!
Parabéns pelo tema e coragem de contar o que realmente aconteceu ao longo da nosso história e sem romantizar como nos livros
Que conversa necessária e super importante de haver publicamente. Todos os brasileiros deveriam ver esse vídeo para compreender com mais profundidade a História e como as nossas culturas e crenças acabaram chegando ao que são hoje. Espero que vários professores mostrem esse vídeo em sala de aula e que muitos dos alunos desenvolvam a sensibilidade necessária a esse assunto. Tão necessária mas tão rara nas pessoas atualmente.
Atila, tudo o que você faz é muito bom. Você é nosso herói da pandemia e um ser humano iluminado. Sempre ótimas entrevistas! Te amamos.
Que AULA! Não conhecermos nossa história tem um preço mt alto. Não há caminho para o desenvolvimento do Brasil sem educação pública de qualidade. Obrigada por fazer sua parte tão bem, Atila!💚💛✨
Parabéns e obrigada, Atila, pela curadoria, pela seleção de temas e de pessoas que você traz para falar a respeito!
Eu acho que essa foi a aula mais profunda de história que eu já tive na minha vida
Que aula, Atila.Quanta informacao relevante sobre a nossa origem. Estou estarrecida com o tamanho da violencia que a pesquisa da Professora Hunemeier revela. Todos os brasileiros deveriam assistir a essa aula incrivel.
O mundo humano foi construído, entre vários outros, pela violência. É um fato neutro per si, nao desejável, mas neutro, nao é positivo e negativo. Podemos aprender com ele e ver o que possamos fazer
Todos os 8 bilhões de pessoas tem a sua ancestralidade africana. A humanidade surgiu na África!
Segundo os cientistas, e mesmo se fosse comparar atuais negros com os tais ancestrais humanos pode, no mínimo sugerir um conceito racista.
Isso aqui é de uma qualidade absurda!
Maravilha de live! Parabéns Átila pela escolha de assuntos, e pelas perguntas inteligentes. Você sempre acrescenta muito conteúdo!
Caramba, está vídeo foi um tapa na cara de realidade de como o Brasil é desigual!
Verei novamente. Riquíssimo e por isso mesmo existem pontos que quero voltar e entender melhor.
Que episódio! Vou assistir novamente pra melhor absorver tanta informação interessante e importante! Obrigada, Átila!
Ótimo final de semana a todos
Obrigado
Átila sempre entregando conteúdo de altíssima qualidade, obrigada por compartilhar conosco temas tão importantes. Sem dúvidas o melhor podcast do RUclips!
Absolutamente espetacular essa entrevista. Muiito conteúdo importante e altamente esclarecedor. Parabéns Tábita e Átila!! Vcs são fantásticos. Lutemos todos contra o obscurantismo e a pseudociência, promovendo a Ciência limpa!! 👏👏👏
Sem palavras pra descrever a importância desta entrevista: maravilhosa, esclarecedora, chocante...
Faço minha as suas palavras, deveria passar nas escolas. Infelizmente seria chamado por alguns de: guerra cultural. Informação, faz pensar, "melhor ensinar só português e matemática, aonde já se viu sabermos nossa história." Ironia Triste!
@@0102MOAfaço *** caso me permite corrigi lo
Ficaria o dia inteiro escutando vocês. Que episódio incrível!🤩
caraca precisa de parte dois, três, quatro e cinco, não consigo descrever o quanto gostei do vídeo, obrigado Átila, te amo s2!
Atila é o melhor divulgador científico do Brasil
Disparado, temos que formais/criar mais "Átilas" para que a ciência n se perca no mar de ignorância em que vivemos.
Excelente aula! Interseccionalidade de ciências biológicas com ciências humanas.
Ótima pauta de discussão! Assunto necessário para fomentar uma consciência coletiva do que é o Brasil e o que significa ser brasileiro, não só geneticamente mas culturalmente também.
Muito obrigada aos dois por compartilhar esse conhecimento e pelo trabalho de vocês!
Gostaria q a seguinte pergunta fosse respondida pela professora Tabita: quanto aos testes genéticos vendidos por algumas empresas no Brasil, o material genético e seus resultados podem ser potencial problema para nós , eles podem vir a serem utilizados de forma incorreta e política num futuro?
Que espetáculo de episódio. Que sabor ouvir vocês conversarem, me sinto contemplado e privilegiado.
Atila, chama o Pirula pra conversar sobre o nosso passado como humanos. E as nossas raizes na Africa. E como os sapiens se espalharam pelo globo. Ia ser um video de sucesso, pois o Pirula é bem conhecido por ai kkkkkk. Amo seus podcast's. Por favor continue sempre.
Amei a ideia, ia ser um vídeo de 6h ❤
Seria incrível!
Aula fundamental p/ grade curricular básica!
melhor canal atualmente!! obrigada por tanto conteúdo de qualidade gratuito
Eu entrei pelo Átila verso e tô vendo todos os vídeos.
Está excelente a dinâmica das entrevistas Átila, parabéns.
Muito boa entrevista e serve para mostrar com o povo brasileiro foi formado. O
Somos é o somatório de anos, séculos, de acertos e erros. A genética e a historia juntos mostram as varias fases do processo de nossa formação, sou do nordeste e ate no meu estado de forma a evidente percebi que somos diferente os tipos humanos do sertão são diferentes dos litoral, devido ao isolamento das populações e casamentos entre pessoas próximas.
Interessante que oque coloca como lugar comum, regionalidade, que advém de escolhas, meio que deixa de lado, os principais motivos: violência é um processo de branqueamento. Reflita sobre isso, o Brasil é formado pelos filhos da violência. Meu recorte!
@@0102MOAaprendemos com os erros do passado mas nao abneguemos nossas origens e cultura. o brasil é de cultura ibérica em maioria!
Ótima conversa! Era óbvio que a Tábita tinha muito ainda pra falar e fico feliz com a recomendação do blog.
Como sempre, obrigado pelas ótimas recomendações. Esse blog é incrível.
Grata por trazer conteúdo de tanta qualidade Átila ❤
Ótima conversa, trás luz a muitos assuntos que são deixados de lado, porém dizem muito sobre quem somos.
Trazer algo à luz ou para a luz.*****
Como é bom o conhecimento intelectual para nossa consciência! Parabéns PROFESSORES!
Que conteúdo rico!!!! Todo brasileiro deveria assistir
Melhor não -ficção do canal! Dra Tábita honra a Ciência do País .
Minha tataravó foi pega no mato, quando ouvi isso a primeira vez aos 6 anos, foi quando percebi a existência do estupro no passado da minha genética.
Mesmo relato da minha infância, estou fazendo minha árvore genealógica e ainda não encontrei a tataravó pega no mato. Mesmo tendo aparência de povos originários. 😅 Muito legal investigar isso!
@@fransantos4108 Que bom que estás fazendo a sua árvore genealógica, tambem estou buscando fazer a minha, por parte do meu pai tem essa questão da tataravó e por parte de mãe tem a questão de escravidão que só me permite chegar até meus bisavós, estou buscando descobrir mais.
Saber o passado é descobrir mais sobre sí já que somos uma continuação dos nossos antepassados.
Desejo sucesso na sua jornada.
Obrigada! 👏👏
Isso é mito. Eu também tinha essas histórias. Voltei minimamente umas 6 gerações em cada ramo e não vi nada assim. Assim como disseram que tinha ramo castelhano recente e não achei nada.
Entendi. Deve ser muitas pessoas assim no Brasil. 😊
Exelente entrevista. Parabéns Átila❤
Parabéns Átila. Sempre trazendo conteúdo de qualidade. Vou fazer um trabalho com meus alunos em cima de material . Seu canal é uma excelente fonte para todas as matérias.
Que entrevista maravilhosa! Átila sempre nos apresentando gente incrível.
Sempre maravilhosos conteúdos, abordados com competência. Amo os podcasts do Átila Iamarino. Agradecendo.
Que episódio rico. Dra. Tábita e Átila estão de parabéns!
Que episódio rico. Ótimo trabalho de vcs de educação pública! Atila, continue. Obrigada.
Gostaria de um não ficção falando um pouco sobre a estatística. Não sobre a discussão sobre tipos de testes ou outras informações nesse sentido, mas com discussões mais filosóficas, sobre o motivo por ser tão importante de se planejar bem um experimento para evitar encrenca, a importância dela pra todos os estudos... uma linha mais geral da importância e consequências da falta desse cuidado. Vejo na universidade que todos saem falando de alfa e valor p sem nem entenderem realmente o que são essas coisas... fazendo experimentos sem cuidar de nada que não seja a marca do aparelho que estão usando e outros detalhes nesse sentido... Talvez não encaixe bem por aqui, mas eu gostaria, sabe, um foco diferente do padrão que vemos no meio acadêmico.
?????
Perfeita conversa!!! Átila vc é essencial neste RUclips parabéns ❤
Forte, verdadeiro e informativo. Obrigada toda equipe.
Aprendizado imenso. Estou recomendando o vídeo para vários amigos.❤
Obrigado pelo conteúdo incrível Atila e Tábita. 🎉
Parabéns pela entrevista. Eu tenho que assistir outras vezes para assimilar tudo. Tive que voltar o vídeo pois minha cabeça viajava pensando, refletindo. Sensacional a associação de história, arqueologia, política e com a validação genética que junta tudo isso e traz base sólida para saber quem somos. Sensacional!
Espetáculo de entrevista!
Admiro muito o trabalho dessa pesquisadora❤
fundamental unir ciências biológicas e humanas, parabéns pelo podcast Átila
Acabei de ler "A Rainha Ginga", autoria de José Eduardo AGUALUSA. Ilustra bem, para mim, o assuntos aqui abordados.
Excelente o assunto e a entrevistada com muito conhecimento sobre o assunto e muita clareza. nas explanações.
Putz, que entrevista fantástica!
Sensacional episódio. Parabéns Atila, e parabéns Tábita pelo incrível trabalho. Esse ep junto com o do Bernardo Esteves fazem uma dupla imperdível!
Esse monitor podia ter uma função útil hein. Podia ilustrar o que é falado. Fica a dica.
Que entrevista! Sem palavras! Parabéns!!!
Entrevista incrível, muito esclarecedora 😮😮😮
Parabéns Atila, fantástico esse episódio do Não Ficção.
É sempre uma.alegria abrir o RUclips e me deparar com um programa de qualidade recém postado. Parabéns equipe do Não Ficção!
Que aula maravilhosa! 👏🏼👏🏼
Suas entrevistas SEMPRE me surpreendem. Sensacional. Professora maravilhosa ❤
Quanta sensibilidade. Parabéns Átila e equipe.