Geopolítica e fundamentalismo religioso | Heni Ozi Cukier
HTML-код
- Опубликовано: 24 ноя 2024
- O cientista político Heni Ozi Cukier é mais um convidado da série 'Afinal, isso é tudo? Fé, razão e fama na busca da transcendência no mundo líquido'. Nesta edição, uma fé religiosa pode estar implicada com a estabilidade global. As religiões, como fonte de motivação, parecem ter substituído antigas ideologias. Da luta divina entre o bem e o mal às batalhas políticas, hoje fala-se muito de fundamentalismo religioso. A relação da religião com os valores e a identidade de um povo é tão importante de ser considerada quanto a influência da geografia na formação de uma nação.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga a TV Cultura:
Facebook: / tvcultura
Twitter: / tvcultura
Instagram: / tvcultura
G+: plus.google.co...
Site: tvcultura.com.b...
Siga o Instituto CPFL
Facebook: / institutocpfl
Twitter: / cafe_filosofico
Site: www.institutocp...
Meu filho me apresentou este professor! Sou dona de casa ! Amando aprender com você. Super didático de fácil entendimento a todos . Muito obrigada.
Tenho 62 anos e tô amando aprender com o professor hoc. Deu um sentido pra minha vida. Excelente!
o professor Heni Ozi é uma pessoa que merece reverencia , extremamente esclarecedor, transparente , verdadeiro na sua visão de mundo. show , top !!!!
Professor HOC é uma riqueza de compreensão sobre as relações entre as culturas, o que formam esses hábitos.
O melhor canal de conhecimento do mundo! Se todo brasileiro seguisse esse canal, logo sairia da ignorância!
Estou irritado com o facto de somente há poucos meses acompanhar este excelente canal. Parabéns!
Heni é bárbaro.........em todos os sentidos.......gosto muito das reflexões dele.........sempre falando coisas bem bacanas.
Heni ozi cukier é um judeu sionista , seu objetivo é gerar apoio pró sionismo de israel , escondendo os milhares de crimes cometidos pelo sionismo , apenas nisto. Quem cai nessa é inocente.
@@nvem3203 kKkakkakakakaakakkakakakakaka
@@nvem3203 doente kkkkkkkkkkkkkkkk
@@nvem3203 kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkk você é uma piada pronta cara
Heni: Geopolítica é um importantíssimo tema que deveria ser discutidoensinado no curso secundário, fazendo uma ligação agregando Greografia História, |Economia etc.
Anotonio, o Professor Heni faz um vídeo de introdução sobre Geopolítica explicando justamente o que você citou.Explica as influências que isso causaram no mundo, sendo culturalmente, economicamente tudo em função da Geografia. Ressalto que é um excelente vídeo. Pesquise por "Geopolítica - Uma Visão de Mundo | Heni Ozi Cukier" ou em seu canal "Professor HOC" para assistir. Abraço.
Professor, vc é fantástico e explica como nenhum outro. Obrigada pelo seu tempo de aula e de dedicação !!!
P
Professor Heni Ozi Cukier, amei toda sua explicação, tão metodológica é tão importante para todos nós, que estávamos longe desse entendimento, imensamente necessário hoje em dia! Entendi muito… pois sua brilhante explicação me proporcionou a este entendimento! Obrigada 🙏🏼
Gosto demais das suas palestras. Vão ao encontro das minhas deduções. E descubro o que ainda não sei. E me faz repensar outros pontos de vista. Tema sempre me fascinou desde de criança. Hobby de leitura. Sempre gostei muito de ler sobre conflitos mundiais e suas motivações para tentar achar as soluções. Ainda mais porque saúde e nutrição , e como já havia há tempos visto o meio ambiente está também relacionado.
Como ele fala claro parabéns
E parabéns ao canal sou fã
🙏🙏🙏 🌎Grande Professor Heni obrigado tanto conhecimento 🌎🙏
Quando falei sobre o Choque de Civilizações numa palestra no curso de Relações Internacionais fui praticamente hostilizado pelos professores "pratas da casa". Por isso eles estão lá e o senhor aí no CPFL. Abraços
Mas é assim mesmo tem sempre uns mente retrógrada..mas esse tipo de gente devemps usá-las como escadas a final de contas elas servem pra alho! E rlas viveram até seus fins na SOMBRA!!
"Eu ter nascido no Brasil não vai mudar" é tão forte isso
Um pouco de filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religião.
"Por esse motivo está escrito conhecereis á cada um pelas suas obras .
Quer dizer que ninguém conhece á ninguém .
Fantástico! Cada vez mais interessadíssimo neste canal, nas temáticas apresentadas, discutidas. 🥰
Olha um vídeo MELHOR que outro. Admiro esse grande profissional.
Gostei muito de saber sobre essa posição geopolítica com relação e a ligação que existe pra entender o fundamentalismo...muito bom te ouvir e começar a entender esse grupo e suas manifestações na política ...Amei
Heni ozi cukier é um judeu sionista , seu objetivo é gerar apoio pró sionismo de israel , escondendo os milhares de crimes cometidos pelo sionismo , apenas nisto. Quem cai nessa é inocente.
Heni abre a visão para olhar a Humanidade
Importantíssimo valor e utilidade social
Excelente professor.
Bem esclarecedor
O heni é incrível!!!
Descobri o prof. HOC e estou amando !
Professor HOC é excelente 👏
suas palestras são sempre tops!
Amor herdado tem fundamento artificial e o amor adquirido é amor da natureza humana, logo será o vitorioso, eu acho.
Errado! O amor herdado é o amor substancial, já o amor adquirido é o verdadeiro amor superficial pois ele não tem força molecular e pode sumir assim que qualquer tempestade pequena aparecer.
O amor herdade constrói quem você é deis do inicio da sua existência. Isso sim é o verdadeiro amor substancial.
Parabéns pelo vídeo e de fato uma ótima produção, compartilho e sugiro que muitos ouçam / Derlaine Novaes.
Que aula 👏
Descobri esse canal hj. Excelente!!!
Gostei. Mas gostaria de levantar uma questão. Entendo a importância e o valor das ideias de Huntington sobre o choque de civilizações. Mas será que não há uma generalização? Penso em Portugal e Brasil, em duas civilizações distintas. Será que um português devoto de Fátima não está muito mais próximo de um brasileiro devoto de Aparecida do que de um estadunidense protestante do cinturão bíblico?
Adorei. Parabéns!
Ótimo. Parabéns pelo tema!
Professor HOC.👏👏👏🥰
Gente, sei que não é esse o assunto, mas esse homem é maravilhoso muito gostoso!!
Vim aqui só para comentar isso. Que professor é esse?!
Nem fala, toda hora eu me desconcentrando
Simmmm
É só pra ouvir, não dá pra olhar e concentrar, Jisus!
Fantástico.
progama maravilhoso
Ele falou preveu??? 19:30 Fora esse pequeno erro totalmente relevável adorei a palestra.
Por mim ele fala até pOblema😁
MOMENTO PRESENTE
Sim, falou e também disse "nuâncias", mas construiu bem sua linha de raciocínio.
Que gente chata...
O Haganah grupo paramilitar de Israel, poderia ser citado em sua explicação á respeito do terrorismo. O pouco que sei e que encontrei sobre o assunto, mostra o Hagnah como o um precursor em ataques terroristas. Como sempre ligados ao extremismo religioso.
Um mestre.
Podemos fazer uma analogia com o jeito " mineiro de ser" com a população da província de Córdoba na Argentina
Ué' E as Cruzadas não foi uma guerra de civilização?
Guerras de civilizações parecem ser o motivo de todas as grandes guerras. Muitas na história ocorreram desta forma
Ainda que muitos pontos dessa palestra foram colocados de forma retórica, ou seja, afirmações que carecem de mais provas, num ponto o palestrante acertou na mosca: o fundamentalismo está na base de todas as religiões conhecidas e praticadas porque, entre seus principais fundamentos, existe o de, mais que amar o próximo, convertê-lo para que ele seja salvo. Como se Deus fizesse um clube fechado para salvar só os que são sócios dele.
Professor Hoc, O Brasil é um país laico? 12.04.21
Como o Prof Hoc tá diferente hj, parece que hj ele está bem melhor que nessa Epoca aí
Eu discordo em parte com Samuel, desde que o mundo é mundo que o ser humano vive em conflito com o próximo. Se ele dissesse que a humanidade está caminhando para uma construção de uma identidade humana em comum . Eu concordo mais com ele. Afinal é através do conflito que se tem a evolução da consciência de si mesmo e da consciência da existência do outro. Essa é minha humilde opinião.
A afirmação de Cukier de que is valores humanos vem da religião não tem embasamento na observação de vários indicadores, por exemplo, os países mais seculares da atualidade como Suécia, República Checa e França estão entre os países onde os valores humanos, como os direitos humanos, mais são levados a sério e respeitados.
O estado não é um ente, um Deus ex machina personificado. Apesar do estado ser secular, os líderes políticos e a sociedade como um todo tem valores individuais e coletivos fortemente influenciados pela religião, que são, na maioria populacional, luterana e católicas nos casos citados. Leis advém dos homens que são seres sociais e moldados por uma superestrutura com raízes religiosas profundas; não confunda estado laico com agnosticismo ou ateísmo individual.
depois de milênios sob uma religiosidade consistente com pouco pluralismo inclusive é fácil dizer q foi o secularismo de poucas décadas
Sobre esses 3 países ... será que eles não tem uma herança cultural histórica nacional religiosa cristã? Vejamos:
A França (terra dos francos) é berço do Catolicismo-Romano na Europa no sentido de ter sido lá onde o primeiro rei bárbaro (496 d.C) foi batizado após a queda do Império Romano Ocidental, a nação é conhecida como *a filha mais velha da Igreja* . O Sacro Império Romano que séculos mais tarde iria parir o Estado Alemão provém justamente de Carlos Magno que tem raízes francas. Até o século XVIII, o catolicismo era a religião oficial estatal na França desde o batismo do rei Clóvis. Sua mais importante heroina é ultra católica Joana D'Arc (simbolo da independência da França, numa época em que a nação perigava se tornar mero quintal da Inglaterra). Hoje, cerca de metade do país se diz cristã e 6% seria islâmica. Curioso como em 2003, os cristãos eram quase 90% dos franceses (83% católicos) e em 2017 eram mais de 60%. Isso mostra como o cristianismo dominou a cultura francesa até início do século 21, menos de duas décadas atrás.
A República Tcheca, ex-Tchecoslováquia era o antigo Reino da Boêmia no Sacro Império Romano Germânico, a Boêmia foi berço da pré-Reforma Protestante, se rebelando contra o Catolicismo sob Jan Huss (1372-1415) bem antes das teses de Lutero em 1517! As Guerras Hussitas para resistir ao catolicismo do Sacro Império foram grande gatilho para formar o senso de identidade e de nacionalismo do povo tcheco.
A Suécia é um país de raiz fortemente luterana, com esta religião mais ligada a identidade moderna da Suécia do que da própria Alemanha. O Luteranismo ainda era a religião oficial do estado sueco até o ano 2000!!
O Reino da Suécia estava aliado ao Reino da Boémia na Guerra dos 30 Anos contra o Sacro Império e a Liga Católica, eventos que foram essenciais para conquista da liberdade religiosa no continente.
O Luteranismo é tão poderoso na cultura desse país que até pessoas que não acreditam em Deus respondem censos como luteranas e ainda participam de atividades e ritos da igreja! Ou seja ... na Suécia, até supostos _ateus_ são cristãos protestantes luteranos, isso indica um apego enorme a sua religiosa cultura nacional tradicional.
A formação de ambos os Estados se deu a partir justamente da crença religiosa. A formação da França se dá com a aculturação da dinastia carolíngia com a cultura romana, com o catolicismo. É no seio da Igreja que a França se desenvolve. A secularização é um processo recente.
O deus do século 21 é a internet. Onipresente, onipotente, onisciente e inconsequente. ..
Burns (historiador dos EUA): Última conflito: Entre a concepção cristã e a islâmica.
Solução: o LEVIATÃ global?
A noção de certo e errado não foi determinada pelas religiões.
Esta ideia é intuída por todos nós por conta de nossa necessidade de bem viver em comunidade.
As religiões apenas ampliaram esta visão.
Hélder Rocha concordo, mas boa parte dos valores sociais são baseados em passagens religiosas. Ainda se utiliza a muito biblia, ou outro livro, para justificar ou moralizar os atos. Frequentemente no proprio youtube tem videos em alta de cunho religioso.
Boa tarde, @@Wolneihdbr . Isto ocorre porque as religiões costumam se apropriar de princípios sociais, digamos assim.
Todos temos capacidade de tomarmos consciência de que precisamos do grupo para nos sentirmos seguros e, por isso, sair matando membros deste grupo não somente nos faria ser expulso deste, como correríamos o risco de sermos mortos pelo grupo. E ninguém precisa crer em algum deus para saber disso. Aí vem a religião e diz que é pecado matar e, caso você o faça, você irá para um inferno ser castigado. Pronto. A religião acaba de se apossar de um princípio universal.
O que está certa e errado está associado a noção de bem e mal, ou seja, a religião criou ideias de certo e errado baseado no bem e no mal, então, o mal é aquilo que está errado no mundo, sendo o bem as coisas relacionadas a verdade, Deus e o correto a se fazer, a religião foi fundamental para instituir uma verdade absoluta do que é de fato absorvido pela sociedade como moralidade
@@kelvinwalterstefan É preciso lembrar que a noção de bem e de mal é anterior às igrejas. Logo, os valores de certo e errado baseados em "bem e mal", hoje já defasados, não foram criados pelas igrejas. Elas apenas criaram uma nova roupagem para esse bem (Deus, paraíso) e esse mal (pecado, inferno, diabo, etc). Os valores não vieram da igreja, e tampouco a noção de bem e mal.
Se você levar em conta a mitologia grega
Temos fundamentalismo em qualquer religião e até em qualquer sentido da vida. Isso é muito perigoso.
Eu me considero uma pessoa simpática.
Dá para comparar o Afeganistão com a Suíça? Os dois países estão encravados entre montanhas! Isso é o velho determinismo geográfico em ação.
Afeganistão fica na Ásia Central e possui uma história com o islamismo e o regime soviético. A Suíça fica na Europa Central. contextos totalmente diferentes
A Suiça é mais conservadora que seus vizinhos como Itália ,França e Alemanha
É complicado... pois a definição de religião a qual o Hinri descreve é; raza e imprecisa. No entanto não tira a relevância do debate. Mas se faz necessário entendermos que, tudo o que as sociedades, indepentemente de suas identidades, são feitas por indivíduos e este é o mais importante. Muito mais que suas instituições que formam suas identidades.(somente exemplo) as doações para um indivíduo x instituição filantrópica. Ao se doar ao indivíduo todo valor é direcionado ao mesmo, enquanto a instituição movimenta uma máquina inteira e apenas parte ínfima chega ao necessitado. Isso mostra que as motivações estão corretas, mas a forma de faze-las requer uma nova perspectiva a fim de obter uma excelência nos resultados. Ñ podemos matar o doente para obter a cura. O mundo é o doente.
Muito bem
Melhor a sabedoria do que as armas de guerra👍😉
Convite o prof. Pedro Calabrez, por favor!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Um dos motivos de eu ter largado as amarras da religião e ter me tornado convictamente ateu foi, além de não ver qualquer lógica nas religiões, o fundamentalismo e a insanidade crescentes.
Wagner, eu também.
Eu me afastei da Igreja Católica por causa disso também, percebi que isso estava me deixando insano.
@@vagnerfragapereira6596 O mundo pós moderno é muito mais insano que a Igreja Católica, onde os desejos e paixões desordenadas estão acima do sagrado.
O IRA já não praticava terrorismo nos anos 70, antes do ano definido pelo palestrante??
Quero ver o @pedrocalabrez aqui um dia
Observando os comentários, percebo que o perfil do fanático se evidencia quando "endeusam" figuras públicas através do viés de confirmação e uma necessidade de "adorar" (não basta concordar ou elogiar). Parece contraditório que alguém que tenha grande fé em um Deus, não necessite de outros deuses, mas são os que mais "adoram" seus ídolos, seja no futebol, na religião, na filosofia, nas artes( em qualquer âmbito age como um potencial fundamentalista).
"preveu" ?
Na questão dos suicidios, Não foram mencionados os suicidios por imolação da Coreia, e outros (senão me engano na ìndia já houve também) que são por motivo político ! acredito que deveria ser incluido, não sei porque não foi !
Talvez porque ele já citou alguns exemplos. Não acredito que ele não tenha citado por não julgar necessário, porém essas palestras são cronometradas e os participantes têm que respeitar os temas dentro de seus prazos de tempo. Infelizmente uma coisa ou outra não é citada pra não estender muito um tema e não sobrar tempo para os demais.
Geopolitica é muito importante sim, mas vista com foco na realidade, nos fatos e não no universo intelectual como muitos sociólogos veem a realidade. Esse sr jamais dirá quem destruiu o Oriente Medio nos ultimos 50 anos. Não dirá quem financiou ( e ganhou com isto) as duas guerras q não foram mundiais, mas européias. Sim pq sempre foram e sao os mesmos por tras dos conflitos. Tem menos de movimentos antropológicos e sociologicos e mais sobre hegemonia e innteresse em riquezas em todos os conflitos. Esse Handigton citado só esclarece os movimentos hegemônicos dos ultimos 100 anos dos "poderosos" no ocidente. Nunca foi para melhorar alguma coisa q os conflitos ocorrem. Separaram o terriyorio alemao deixando s Prussia dentro da Polonia no fim da 1a e estupida guerra "mundial" pra quê? Pra provocar outra! Criaram tanto artificio com o territorio do povo eslavo no leste europeu na mesma época pra quê? Surgir um grande problema entre eles no começo da decafa de noventa!!! Nada do q esse professor traz tem de "natural" em geopolitica, com sugere. Esse choq de civilizaçao é uma grande falácia como foi trazido no video. Ou alguém em sã consciência acredita seja natural as migrações islamicas e de peregrinos foragidos do norte da africa e leste europeu para europa. Despertem! Os mesmos querem a destruicao cultural da europa para oferecem outra solucao porca e do interesse dos mesmos. Nada é natural em cultura nos dias de hoje. Nunca foi. Idiotas uteis, como sempre?
Não sou muçulmano, mas eles estão corretos. É mais que clara a intensão ocidental de impor seu relativismo ao mundo islâmico. Então a negação desses povos em relação ao relativismo é legítima, pois basta vemos o que aconteceu com o ocidente, toda a decadência moral e espiritual que nos abala.
Mais matar pessoas ñ é uma opção
“ As nossas noções de certo e errado, elas vêm da onde? Vem das nossas noções religiosas, moral”... Caramba, o Café Filosófico já foi infinitas vezes melhor. Quanto preconceito, quanto senso comum, não existe embasamento teórico nenhum na fala do palestrante, só um misto de retórica com sofismo barato.
Verdade!
Moral existe bem antes nas filosofia grega antes disso também
Ah é do partido "Novo"... tá explicado rs
Estou assistindo ao vivo em 2020, pensei a mesma coisa!
O Professor é ótimo. Mas não deveria dar pérolas a organizações videopolíticas suspeitas ...
"iNdentidade" ?!?!
Ele pode tentar falar de alguma coisa que não é geogrefia com certeza.
Daqui hoje, um ano depois , tá tudo morrendo de covit19
Muitos erros de português...
FODASE
Antes de apontar estes erros, como anda a higiene das suas mãos?
Quantass linguas vc fala?
Coitada desse gente que não sabe se expressar...perguntas que juntamente com a fala vem acompanhada pela falta de conhecimento....frutos da "pátria educadora" choravel....
Só não ficou legal "voltar de volta"
Voltar d volta😱🙄🙄🙄
Achei bem fraco o raciocício. Sobretudo por conta dessa introdução sobre o Afeganistão, a territorialidade e o conservadorismo. Acredito que essa é uma afirmativa que carece de dados histórico científicos em sua fala. Falando assim, ele reduz o país a uma negação do que ele poderia ter sido em relação às potencialidades da sua própria cultura.
Uma coleção de preconceitos.
A questão proposta é o meio religioso, portanto cabe dizer que o rigor da religião em países orientais fere a moral ocidental, tanto quanto as nossas leis ocidentais religiosas ferem as leis deles, é um jogo religioso de interesses que causam conflitos, este foi o meu entendimento sobre esta parte
Perda de tempo; o sujeito não fala português corretamente. Isso diz tudo. Um outro "Moro", com "conges" e "Piás" (Piaf).
Então... os sérvios e chechenos são mais simpáticos do que parecem.
Delícia de conteúdo!
Alguém mais acha que o evangelikistão parece muito com tudo que ele tá descrevendo?
A África tem grandes extensões de mar e é tribal.
O continente sim mas nem todos os países dele
Esse cara é fraco. Tenta identificar. A Geopolítica como moda. Fraco. Termos como tradicional não constrem mapas. Um mapa tematico??
Elogiar os ingleses como influência "democratica" . Pergunta para Índia, África. Luciane
Como uma pessoa tão inteligente comete erros tão básicos em português?
Nossa, sinceramente, o pior café filosófico a que já assisti, não dei conta de chegar à metade. Em um debate que se quer sério, ainda usar noções teleológicas e lineares: "civilização", "evolução", "as igrejas se modernizaram (?) com a reforma e contrarreforma" etc. etc. ? Muito fraco...
Vai lá e faz melhor.
@@gins9094 que nível o seu debate... Kkk
@@pedrogomesdiasbrito9052 Diz alguma coisa inteligente, seu abestado.
Tenebroso 🤮