No vídeo Rezzutti usa a Tech t-shirt preta tamanho G Desconto nas compras de produtos Insider com o cupon: REZZUTTI Link direto já com desconto: creators.insiderstore.com.br/PauloRezzutti
Burton também deve ser lembrado pelo método que ele desenvolveu para aprendizado de idiomas, com o qual ele se tornou um poliglota autodidata. Com o "método Burton" de estudo de idiomas, qualquer pessoa consegue partir do zero para a fluência em 6 meses. A questão é que esse método só funciona se o interessado passar um tempo no país do idioma estudado - ou seja, é útil para imigrantes recém-chegados ou militares em missão no estrangeiro, mas não funciona para um estudo meramente acadêmico de um idioma. É um sistema "em árvore", onde se começa anotando e memorizando a pronúncia de poucas palavras de maior importância e frequência de uso. Depois, vai se expandido a árvore conectando-as a outras de inportância secundária, daí para as de importância terciária e assim por diante. Durante a Guerra do Vietnã, os "Boinas Verdes" eram treinados no método Burton para aprenderem o vietnamita no menor tempo possível.
Oi Paulo. Tem um livro muito bom dele que foi publicado aqui no Brasil pela Cia. Das Letras , em 1990, e que se chama Sir Richard Francis Burton, a partir do original do escritor Edward Rice. Tem um filme também chamado Montanhas da Lua que saiu mais ou menos na mesma época e que também é bom. No livro tem um capítulo dedicado ao Brasil. Burton foi um homem impressionante, um Indiana Jones ainda mais intelectualizado. Um personagem que impressiona principalmente aos amantes de aventuras. Ótima resenha.
Ótimo vídeo! Sou médico, 60 anos, e apaixonado por História, em especial história do Brasil do 2⁰ império até a revolução de 1930, gosto tb da história das WWI e II. A história geral, principalmente europeia, também me interessa, embora não chegue a buscar as teses de mestrado ou doutorado que adquiro sobre o Brasil. Nesse caso sempre sigo pessoas como vc, que fazem tão bem esse trabalho de apresentar mais detalhes além dos livros genéricos. Parabéns pelo trabalho, realmente é muito interessante e útil. Forte abraço!
Burton foi um gênio completo, parece impossível para um homem só reunir tanta ação, tantas aventuras, tamanho conhecimento científico, domínio de tantos idiomas e poderoso talento literário. Precisa ser mais conhecido no Brasil e mais respeitado no mundo.
Algumas notas: 10:36 : Essa investigação dos bordeis possui um lado sombrio. Burton não teria ido investigar apenas os bordeis homossexuais, mas foi investigar também os bordeis infantis. Como o senhor disse, não se sabe se ele frequentou e/ou praticou algo nesses lugares, mas ele documentou e enviou para seus superiores documentos extremamente explícitos. Então, além do crime de praticar homossexualidade, ele também era acusado de ter tido relações com crianças nesses bordeis infantis na Índia. 26:00 : Burton aprendeu português quando estava na Índia, quando viveu um tempo no estado de Goa. Goa foi uma colônia portuguesa e até os dias atuais, uma ínfima parcela da população sabe alguma coisa de português, mas apenas pessoas mais velhas conheceram a língua na infância. Burton soube de Camões por locais e se identificou com o escritor (ambos exploradores e aventureiros que viveram longe e com saudades de casa). Por esse motivo se esforçou para aprender português e, anos depois, traduziu para o inglês "The Lusiads, by Camoens". 36:14 : Esse manuscrito do Jardim Perfumado foi uma das maiores perdas dessa coleção queimada, pois esse seria um manuscrito feito diretamente do árabe (aquele que temos hoje em dia é uma tradução do Burton de uma versão francesa, não do original árabe) e com notas de rodapé feitas por ele mesmo, fora o capítulo citado que não tem na edição francesa. Para finalizar: A famosa biografia do Edward Rice possui uma reflexão interessante no final, e meio óbvia se pararmos para pensar. Realmente, Burton não teve filhos com Isabel (ele tinha um afeto enorme por uma sobrinha, esta que chegou a escrever uma biografia dele rebatendo muito do que é dito na biografia de Isabel, que podemos ver Burton como uma figura paterna), mas é possível que ele tenha deixado muitos filhos pela Índia e pelos páises árabes e africanos que ele visitou.
Sir Richard Francis Burton é uma das minhas personalidades históricas favoritas, em especial desse mundo de aventureiros, viajantes e exploradores. Muito gratificante ver um vídeo do Rezzutti sobre essa fascinante figura histórica. Tenho e li a biografia dele escrita por Edward Rice.
Quando eu acho que o Paulo já se superou ele vai e surpreende positivamente, novamente. Sempre desejei conhecer melhor a vida de Sir Richard Francis Burton e nunca havia dedicado tempo a isso. Em poucos minutos o vídeo bem narrado e bem preparado do Paulo Rezzuti resolve a questão. Parabéns pela qualidade e variedade do seu trabalho! Quando puder faça palestras ou eventos para os seguidores e amigos no Rio de Janeiro. Abs,
Você tem toda razão! O ator teve uma vida intensa mas, a vida de Sir Burton foi muito mais interessante! Sempre acreditei que viajar e conhecer outras culturas é enriquecedor ☺️👍🏼
Com certeza e ainda tem mais, ele viveu e fez a sua vida, fez o seu o seu filme real e não imaginário, incrível, tinha o espírito desbravador e nada o derrubava, antigamente, tinham muitas pessoas assim com espírito de aventuras, atrás de conhecer lugares e pessoas diferentes, eram ousados e corajosos, aqui no Brasil os bandeirantes foram desbravadores de terras em busca de abrir caminhos para a exploração das riquezas das colônias
Havia lido a biografia dele a uns 20 anos atrás, o livro era emprestado e tentei comprar posteriormente. Hoje, pesquisei na Amazon e felizmente está disponível e finalmente vou reler. Lembro que quando era Cônsul Inglês no Brasil esteve em Minas Gerais visitando a mina da Anglo Gold em Nova Lima e dali foi para o nordeste descendo o Rio das Velhas e depois o São Francisco para depois chegar até a Bolívia. Retornou para SP uns dois anos depois. O cara era extraordinário!!!!
Sem dúvidas nenhuma essa foi uma das melhores Histórias que você contou pra nós...Esse foi um Aventureiro fantástico que vive tudo ali na realidade com gosto cheiro é porque não muito prazeres também... parabéns Paulo muito Obrigado
Tem o livro "Cartas dos Campos de Batalha do Paraguai" que foi escrito pelo Richard Burton onde ele descreve os campos de batalha. A leitura é muito agradável pois é um ótimo escritor.
Já conhecia o Richard F Burton porque quando li a Casa do Califa ( leiam, muito bom) o autor mencionava que ele havia feito a tradução das Mil e uma noites para o inglês. Aí umlivro leva ao outro, como todos aqui sabem...AMEI a aula, professor, aliás como sempre. Quando vi o aviso de qual seria a proxima já fiquei na expectativa. Imagens que não conhecia, sua didática maravilhosa, é sempre muita informação mas a gente assiste novamente e novamente. Fico maravilhada. Obrigada!!!
Adorei conhecer este personagem, autêntico cientista, linguista, introdutor do estudo da antropologia, desbravador até do tabu na sexualidade. Grata pelo vídeo!
Muito bom,digo mais excelente. Como biólogo adoro histórias de naturalistas,e um como esse que vai além das expedições científicas e parte literalmente para a aventura. SENSACIONAL. Abraço amigo
Adorei conhecer esta história, Paulo! Mas juro que terminei cansada só de ouvir tudo que ele fez… Ô doido!! Que fôlego para viajar tanto, estudar tanto, escrever tanto… e ainda ter novas experiências 😂 Ótimo vídeo!
Que história incrível! E como que faz pra conseguir o trabalho que quer assim sem grande dificuldade aparente: quer ser do exército das Indias, se inscreve e é do exército. Quer ser diplomata, se inscreve e é diplomata! Nasci na época errada mesmo onde tem concorrência até pra ser operador de telemarketing ativo 😂😂
Guardadas as devidas proporções, Sir Richard foi o Caravaggio que deu certo: talentosissimo, mas tinha um lado "outsider" que gostava de encrenca. Ótimo vídeo, Paulo!
Boa noite, Paulo. Excelente seus vídeos e suas Histórias não contadas. Você tem algo sobre a Revolta de Carrancas? Eu vi uma live no 247 com o professor Joaci Pereira Furtado, que lançou um livro sobre o assunto.
Assistindo o documentário passa a impressão que o personagem viveu dois séculos tamanha a quantidade de empreendimentos nos quais ele se envolveu. Parabéns pelo vídeo
Esta fantástica história me lembrou o livro de Ernest Hemingway, as Neves de Kilimajaro e também uma história de um jornalista inglês que se disfarçou de muçulmano adotando o nome de Mirza, que adentrou a Caaba na era que tudo era proibido.
Burton viajou mais do que Renan e Michele, do canal Mundo Sem Fim! Outra coisa, a impressão que dá, é que ele viajava em avião: da Inglaterra pra África, de lá pra Inglaterra, oriente médio, EUA, até o Brasil, e eu mal saí da Bahia!
Adorei o vídeo. Sou apaixonada por Sir Richard Burton há anos. Li uma biografia dele escrita por Edward Rice no começo dos anos 2000 e fiz até um roteirinho da passagem dele pela cidade d São Paulo.
Acabando de assistir ao video e totalmente encantada com a personalidade única de sir Richard F.Burton!!!Tem toda a loucura que admiro em um ser humano!!!Incrível!
Outra personalidade hiper talentosa que seria interessantíssimo cobrir a biografia é a do Gottfried Leibniz... seria um espanto de vídeo, como esse do Burton! Bom trabalho!!
Adoro ver seus vídeos, como você conta os acontecimentos. Aprendo muito, de uma forma leve. Pena que só tive professores assim no cursinho pré vestibular.
Professor, que escolha formidável para esse vídeo! Parabéns. Que cara incrível... Não tinha como uma pessoa evoluída como nosso querido Imperador D. Pedro II não se interessar por um camarada assim... A vida dele daria uma série no Netflix de várias temporadas!
esse Burton era além do seu tempo, um aventureiro que aproveitou a vida adoidado teve contatos com muitos povos de culturas diferentes, foi mais artista que o Burton artista americano
Como um cara sem preconceitos em pleno séc. XIX, que não trata nativos como animais, funda uma associação tão racista? A história dele é realmente incrível.
Adorei este vídeo! Fico encantada com estas pessoas que fizeram história de forma destemida e aventureira. Que vida mais interessante! Parabéns Paulo Rezzutti...de fato, este Richard Burton foi incrível!👏👏👏👏👏
Há uma edição, em português, de parte do livro que escreveu sobre o Brasil , que descreve a viagem de canoa pelo Rio das Velhas, em Minas Gerais, acho que da editora itatiaia, de BH
Paulo, desculpa não quero ser chato mas, se puder, faz um vídeo sobre o Português 'Cavaleiro de Oliveira' escritor e embaixador de Portugal em Viena. Cavaleiro de Oliveira considerado um libertino, bem ao jeito da época, tem uma história interessantíssima e única. Acabou condenado pela Inquisição em Portugal que queimou uma esfinge sua numa praça em Lisboa. Cavaleiro de Oliveira à altura radicado na Inglaterra, quando soube deste facto terá dito "nunca senti tanto frio como nesse dia".
A uns 25 anos atras, eu li o livro dele, "Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho", uma edição de 1973, e fiquei facinado, e o pesquisei bastante na época, vi o filme montanhas da lua, enfim, fiquei fã. Fiz o caminho (parte) que ele fez, em Minas Gerais, e um local foi magico, "O Parque Nacional do Caraça", o qual continua incolome até agora, a descriçao que ele faz do local pelo livro, relido por mim no local, abriu um portal. Vida magica de um sujeito magico.
No vídeo Rezzutti usa a Tech t-shirt preta tamanho G Desconto nas compras de produtos Insider com o cupon: REZZUTTI Link direto já com desconto: creators.insiderstore.com.br/PauloRezzutti
Burton também deve ser lembrado pelo método que ele desenvolveu para aprendizado de idiomas, com o qual ele se tornou um poliglota autodidata. Com o "método Burton" de estudo de idiomas, qualquer pessoa consegue partir do zero para a fluência em 6 meses.
A questão é que esse método só funciona se o interessado passar um tempo no país do idioma estudado - ou seja, é útil para imigrantes recém-chegados ou militares em missão no estrangeiro, mas não funciona para um estudo meramente acadêmico de um idioma. É um sistema "em árvore", onde se começa anotando e memorizando a pronúncia de poucas palavras de maior importância e frequência de uso. Depois, vai se expandido a árvore conectando-as a outras de inportância secundária, daí para as de importância terciária e assim por diante.
Durante a Guerra do Vietnã, os "Boinas Verdes" eram treinados no método Burton para aprenderem o vietnamita no menor tempo possível.
Oi Paulo. Tem um livro muito bom dele que foi publicado aqui no Brasil pela Cia. Das Letras , em 1990, e que se chama Sir Richard Francis Burton, a partir do original do escritor Edward Rice. Tem um filme também chamado Montanhas da Lua que saiu mais ou menos na mesma época e que também é bom. No livro tem um capítulo dedicado ao Brasil. Burton foi um homem impressionante, um Indiana Jones ainda mais intelectualizado. Um personagem que impressiona principalmente aos amantes de aventuras. Ótima resenha.
@@luisaugustobonilha8210 eu tenho esse livro, expetacular.
Comprei hoje na Amazon, fantástico
Esse Burton é impressionante , estou vendo que vce é um fanzao do cara, legal👍
@@RitaRibeiro-o4x pois é, quem não tem um pouco de Burton dentro de si!
Eu li este livro e me apaixonei por Sir. Richard Francis Burton.
Algumas - poucas - pessoas tiveram o destino de viver intensamente. A maioria de nós vive a rotina .
Taí um camarada que viveu a vida intensamente. Sortudo, ele!!😉
SEM PALAVRAS, INCRÍVEL tchê, inacreditável o que um homem livre e de espírito aventureiro pode fazer pela humanidade.
Ótimo vídeo! Sou médico, 60 anos, e apaixonado por História, em especial história do Brasil do 2⁰ império até a revolução de 1930, gosto tb da história das WWI e II. A história geral, principalmente europeia, também me interessa, embora não chegue a buscar as teses de mestrado ou doutorado que adquiro sobre o Brasil. Nesse caso sempre sigo pessoas como vc, que fazem tão bem esse trabalho de apresentar mais detalhes além dos livros genéricos. Parabéns pelo trabalho, realmente é muito interessante e útil. Forte abraço!
Estamos juntos amigo. Sou economists de formacao, mss amo historia!!!!
O cara era uma mistura de indiana Jones com James Bond
Ótimo vídeo, faça um sobre a história de Hans Staden, o Robinson Crusoé da vida real e seu livro "Duas viagens ao Brasil"
Sir Burton era uma alma livre de preconceitos, execeto naquela sociedade em que acreditavam que os negros não eram da mesma raça dos brancos.
Adorei! Impressionante como pode fazer tanto, com meios tão precários, seja de pesquisa que de deslocamento. Estas sim, eram aventuras!
Burton foi um gênio completo, parece impossível para um homem só reunir tanta ação, tantas aventuras, tamanho conhecimento científico, domínio de tantos idiomas e poderoso talento literário. Precisa ser mais conhecido no Brasil e mais respeitado no mundo.
Sou fã de Sir Richard Burton, aqui em Joinville, tem o Museu do Sambaqui, que está passando por outra reforma.
História de vida sensacional a que Burton tinha para contar.
Algumas notas:
10:36 : Essa investigação dos bordeis possui um lado sombrio. Burton não teria ido investigar apenas os bordeis homossexuais, mas foi investigar também os bordeis infantis. Como o senhor disse, não se sabe se ele frequentou e/ou praticou algo nesses lugares, mas ele documentou e enviou para seus superiores documentos extremamente explícitos. Então, além do crime de praticar homossexualidade, ele também era acusado de ter tido relações com crianças nesses bordeis infantis na Índia.
26:00 : Burton aprendeu português quando estava na Índia, quando viveu um tempo no estado de Goa. Goa foi uma colônia portuguesa e até os dias atuais, uma ínfima parcela da população sabe alguma coisa de português, mas apenas pessoas mais velhas conheceram a língua na infância. Burton soube de Camões por locais e se identificou com o escritor (ambos exploradores e aventureiros que viveram longe e com saudades de casa). Por esse motivo se esforçou para aprender português e, anos depois, traduziu para o inglês "The Lusiads, by Camoens".
36:14 : Esse manuscrito do Jardim Perfumado foi uma das maiores perdas dessa coleção queimada, pois esse seria um manuscrito feito diretamente do árabe (aquele que temos hoje em dia é uma tradução do Burton de uma versão francesa, não do original árabe) e com notas de rodapé feitas por ele mesmo, fora o capítulo citado que não tem na edição francesa.
Para finalizar: A famosa biografia do Edward Rice possui uma reflexão interessante no final, e meio óbvia se pararmos para pensar. Realmente, Burton não teve filhos com Isabel (ele tinha um afeto enorme por uma sobrinha, esta que chegou a escrever uma biografia dele rebatendo muito do que é dito na biografia de Isabel, que podemos ver Burton como uma figura paterna), mas é possível que ele tenha deixado muitos filhos pela Índia e pelos páises árabes e africanos que ele visitou.
Sir Richard Francis Burton é uma das minhas personalidades históricas favoritas, em especial desse mundo de aventureiros, viajantes e exploradores. Muito gratificante ver um vídeo do Rezzutti sobre essa fascinante figura histórica. Tenho e li a biografia dele escrita por Edward Rice.
Quando eu acho que o Paulo já se superou ele vai e surpreende positivamente, novamente. Sempre desejei conhecer melhor a vida de Sir Richard Francis Burton e nunca havia dedicado tempo a isso. Em poucos minutos o vídeo bem narrado e bem preparado do Paulo Rezzuti resolve a questão. Parabéns pela qualidade e variedade do seu trabalho! Quando puder faça palestras ou eventos para os seguidores e amigos no Rio de Janeiro. Abs,
Você tem toda razão! O ator teve uma vida intensa mas, a vida de Sir Burton foi muito mais interessante! Sempre acreditei que viajar e conhecer outras culturas é enriquecedor ☺️👍🏼
Com certeza e ainda tem mais, ele viveu e fez a sua vida, fez o seu o seu filme real e não imaginário, incrível, tinha o espírito desbravador e nada o derrubava, antigamente, tinham muitas pessoas assim com espírito de aventuras, atrás de conhecer lugares e pessoas diferentes, eram ousados e corajosos, aqui no Brasil os bandeirantes foram desbravadores de terras em busca de abrir caminhos para a exploração das riquezas das colônias
Havia lido a biografia dele a uns 20 anos atrás, o livro era emprestado e tentei comprar posteriormente. Hoje, pesquisei na Amazon e felizmente está disponível e finalmente vou reler. Lembro que quando era Cônsul Inglês no Brasil esteve em Minas Gerais visitando a mina da Anglo Gold em Nova Lima e dali foi para o nordeste descendo o Rio das Velhas e depois o São Francisco para depois chegar até a Bolívia. Retornou para SP uns dois anos depois. O cara era extraordinário!!!!
Sem dúvidas nenhuma essa foi uma das melhores Histórias que você contou pra nós...Esse foi um Aventureiro fantástico que vive tudo ali na realidade com gosto cheiro é porque não muito prazeres também... parabéns Paulo muito Obrigado
É uma ótima história de vida, onde o personagem principal fez tudo o que lhe agradava e deixou muito conhecimento para o mundo.
Tem o livro "Cartas dos Campos de Batalha do Paraguai" que foi escrito pelo Richard Burton onde ele descreve os campos de batalha. A leitura é muito agradável pois é um ótimo escritor.
Sensacional! Grato por apresentar-me a esse personagem adorável . Um belo trabalho.
Já conhecia o Richard F Burton porque quando li a Casa do Califa ( leiam, muito bom) o autor mencionava que ele havia feito a tradução das Mil e uma noites para o inglês. Aí umlivro leva ao outro, como todos aqui sabem...AMEI a aula, professor, aliás como sempre. Quando vi o aviso de qual seria a proxima já fiquei na expectativa. Imagens que não conhecia, sua didática maravilhosa, é sempre muita informação mas a gente assiste novamente e novamente. Fico maravilhada. Obrigada!!!
Obrigado!
Que incrível a vida de Burton. Parece impossível fazer tudo o que ele fez em uma única vida.
Um Homem Como Feitos Notáveis impressionantes Magníficos Ainda
Em Seu Tempo.
Esse Burton foi mais artista que o próprio artista xara, muito boa sua história , gostei muito👍
Valeu!
Tem um filme muito interessante sobre a incursão do Richard Burton e John Hanning Speke em busca na nascente do Nilo: "Montanhas da Lua"
Adorei conhecer este personagem, autêntico cientista, linguista, introdutor do estudo da antropologia, desbravador até do tabu na sexualidade.
Grata pelo vídeo!
Fantástico e maravilhoso relato. Contas a historia com o gosto de historia e isso é arte na ciencia, parabéns!
Muito bom,digo mais excelente. Como biólogo adoro histórias de naturalistas,e um como esse que vai além das expedições científicas e parte literalmente para a aventura. SENSACIONAL. Abraço amigo
Adorei conhecer esta história, Paulo!
Mas juro que terminei cansada só de ouvir tudo que ele fez…
Ô doido!! Que fôlego para viajar tanto, estudar tanto, escrever tanto… e ainda ter novas experiências 😂
Ótimo vídeo!
Já sabia dele; mas tu me mostrou muito mais, obrigado.
Eu li o livro da biografia de Sir Richard Burton, baita personagem , história fantasticada vida dele! Adorei conhecer ,vale a pena .
Que história incrível! E como que faz pra conseguir o trabalho que quer assim sem grande dificuldade aparente: quer ser do exército das Indias, se inscreve e é do exército. Quer ser diplomata, se inscreve e é diplomata! Nasci na época errada mesmo onde tem concorrência até pra ser operador de telemarketing ativo 😂😂
Guardadas as devidas proporções, Sir Richard foi o Caravaggio que deu certo: talentosissimo, mas tinha um lado "outsider" que gostava de encrenca.
Ótimo vídeo, Paulo!
Gostei muito!
Ele foi um homem antes do seu tempo!
Que cara incrível! Fora do comum! Superdotado e lindo!
Misericórdia que história louca fiquei sem fôlego kkkk😊
Boa noite, Paulo. Excelente seus vídeos e suas Histórias não contadas. Você tem algo sobre a Revolta de Carrancas? Eu vi uma live no 247 com o professor Joaci Pereira Furtado, que lançou um livro sobre o assunto.
Homens igual a esse Burton não existem mais. Eu me incluo msm sendo muito aventureiro. Ótima matéria, Paulo. Abr.
Nossa, esse cara tem uma história interessantíssima! 😮
Que incrível e moderno ele era ! Imagina um filme sobre ele !
Assistindo o documentário passa a impressão que o personagem viveu dois séculos tamanha a quantidade de empreendimentos nos quais ele se envolveu.
Parabéns pelo vídeo
Como alguém pode viver uma VIDA assim?!?!?! ...e se quer ser conhecido mundialmente???
Obrigado professor xará...
Esta fantástica história me lembrou o livro de Ernest Hemingway, as Neves de Kilimajaro e também uma história de um jornalista inglês que se disfarçou de muçulmano adotando o nome de Mirza, que adentrou a Caaba na era que tudo era proibido.
Burton viajou mais do que Renan e Michele, do canal Mundo Sem Fim!
Outra coisa, a impressão que dá, é que ele viajava em avião: da Inglaterra pra África, de lá pra Inglaterra, oriente médio, EUA, até o Brasil, e eu mal saí da Bahia!
Me identifiquei com ele em duas coisas em comum aprender idiomas e viajar
Parabéns meu Mestre! Com você eu aprendo a conhecer a verdadeira Arte da História... Grata.
Adorei o vídeo. Sou apaixonada por Sir Richard Burton há anos. Li uma biografia dele escrita por Edward Rice no começo dos anos 2000 e fiz até um roteirinho da passagem dele pela cidade d São Paulo.
Já tinha o conhecimento de parte da História dele, mas este video trouxe muita informação nova. Gostei.
Adorei, tenho admiração total por ele, já li e reli várias vezes Sir Richard Francis Burton, de Edward Rice.
Esse mausoléu ficou incrível!
Acabando de assistir ao video e totalmente encantada com a personalidade única de sir Richard F.Burton!!!Tem toda a loucura que admiro em um ser humano!!!Incrível!
Paulo vc é incrível ❤❤
Outra personalidade hiper talentosa que seria interessantíssimo cobrir a biografia é a do Gottfried Leibniz... seria um espanto de vídeo, como esse do Burton! Bom trabalho!!
Figura interessante. Excepcional facilidade para aprender idiomas 😮
Interessantíssimo personagem. Obrigada pelo vídeo!
Burton teve uma vida muito interessante.
Mestre
Paulo
Vídeo Maravilhoso
Ele além de incrível, inteligente tinha muita disposição
Realmente uma Espírito de desbravador
Parabéns
Adoro ver seus vídeos, como você conta os acontecimentos. Aprendo muito, de uma forma leve. Pena que só tive professores assim no cursinho pré vestibular.
O maior dos viajantes!!!
A vida de algumas pessoas valem 100 vidas! Incrível a trajetória desse cara! Obrigada pelo vídeo, não conhecia esse Richard Burton.❤
Mano! Descobri teu canal à pouco, mas já sou admirador...
Sou de Jaguaruna/SC e Joinville SC, onde existem Sambaquis.
Que vídeo rico.
Não sabia do sir ,então me espantei ,ao final gostei demais !!Otima matéria !!!!❤
PARABÉNS PELO MATERIAL/VÍDEO! SUCESSO SEMPRE PRA VC E EQUIPE DE APOIO!
Professor, que escolha formidável para esse vídeo! Parabéns. Que cara incrível... Não tinha como uma pessoa evoluída como nosso querido Imperador D. Pedro II não se interessar por um camarada assim... A vida dele daria uma série no Netflix de várias temporadas!
Muitíssimo grata pelas suas fantásticas aulas. Gratidão.❤❤❤
esse Burton era além do seu tempo, um aventureiro que aproveitou a vida adoidado teve contatos com muitos povos de culturas diferentes, foi mais artista que o Burton artista americano
Incrível a história desse Burton. Parabéns pelo vídeo
Oba, curiosa para conhecer mais esse personagem. Aguardemos.😍
O bigode dele me faz lembrar aquela velha piada:"Sabe o q o bigode disse pra boca?Vc me leva em cada lugar,hein!".
Meu Deus!! Estou impressionada com as conquistas de Burton, ele era quase uma entidade devido a tantos feitos.
Eu gostei imenso do vídeo , principalmente da sua narraçao!
Obrigada por partilhar!
Mais uma inscrita. 🍀
Nossa... muito obrigado por mais uma aula. Fantástico!
Como um cara sem preconceitos em pleno séc. XIX, que não trata nativos como animais, funda uma associação tão racista? A história dele é realmente incrível.
Como sempre, vídeo maravilhoso, Paulo. Parabéns!!! Amei!!🥰👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu sempre pensei que quem havia descoberto esse tipo de coisa eram os gregos e romanos, pois gostavam muito disso 😅
Adorei este vídeo! Fico encantada com estas pessoas que fizeram história de forma destemida e aventureira. Que vida mais interessante! Parabéns Paulo Rezzutti...de fato, este Richard Burton foi incrível!👏👏👏👏👏
Muito bom essas histórias do Burton, pra ser sincero não conhecia muito interessante
Adorei 😊
Que homem fantástico.
Paulo, eu não conhecia Sir Richard Burton, adorei a história de sua vida! Muito obrigada pelo vídeo! ❤
Que personalidade admirável e vida intensa. Vou pesquisar algum livro dele.
Parabéns pela escolha deste interessante e desconhecido personagem e a rica narrativa dos detalhes de sua vida.
Uma história incrível!
Há uma edição, em português, de parte do livro que escreveu sobre o Brasil , que descreve a viagem de canoa pelo Rio das Velhas, em Minas Gerais, acho que da editora itatiaia, de BH
Paulo, desculpa não quero ser chato mas, se puder, faz um vídeo sobre o Português 'Cavaleiro de Oliveira' escritor e embaixador de Portugal em Viena. Cavaleiro de Oliveira considerado um libertino, bem ao jeito da época, tem uma história interessantíssima e única. Acabou condenado pela Inquisição em Portugal que queimou uma esfinge sua numa praça em Lisboa. Cavaleiro de Oliveira à altura radicado na Inglaterra, quando soube deste facto terá dito "nunca senti tanto frio como nesse dia".
Esfinge? Não seria efígie?
Boa noite Paulo rezutti sua pupila está aqui para uma aula magnífica ❤.
A uns 25 anos atras, eu li o livro dele, "Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho", uma edição de 1973, e fiquei facinado, e o pesquisei bastante na época, vi o filme montanhas da lua, enfim, fiquei fã. Fiz o caminho (parte) que ele fez, em Minas Gerais, e um local foi magico, "O Parque Nacional do Caraça", o qual continua incolome até agora, a descriçao que ele faz do local pelo livro, relido por mim no local, abriu um portal. Vida magica de um sujeito magico.
Excelente vídeo
P.Rezzutti,cultura em altíssimo nível.
Mto interessante a vida dele, parabéns pelo vídeo Paulo!!!
Paulo Rezutti,
Considere falar sobre a peregrinação de Fernão Mendes Pinto!
Não perco um dos seus vídeos.
Muito obrigada!
Ameeiiiiiii!! É muito bom aprender coisas novas. Não sabia nada sobre ele. Obrigada
Muito bom!!!!
Li seu livro. Empolgante!
Que espetáculo de aula 👏👏👏👏
Sensacional!!!! Amei o vídeo❤
Incrível!
Obrigada