Olá Filipe! Também sei bem o que os pacientes sofrem com estes dois transtornos primos: O TOC e o HOCD. Há 30 anos trato pacientes com TOC. O Transtorno Obsessivo Compulsivo clássico é um condicionamento mental enraizado na mente do paciente. E há sistemáticas terapêuticas para reverter este condicionamento mental patológico e que muito faz sofrer. Me refiro especificamente ao TOC. No momento, não vou comentar sobre o HOCD por não me parecer adequado (aqui no espaço do seu comentário). Trata-se de um Transtorno que envolve a intimidade do indivíduo. Mas um vídeo, pode ser que eu faça. Falando sobre o HOCD do modo o mais genérico possível. Tudo de bom pra você Filipe! Excelente participação!
Olá. Obrigada por seus esclarecimentos dr. Eu não tenho certeza se tenho TOC ou personalidade anancástica. Gosto de tudo reto e em uma ordem seguindo determinados parâmetros. Mas não costumo falar e impor essa vontade para as outras pessoas, cobro apenas de mim mesma graças a Deus, tenho medo que as pessoas pensem que estou sendo invasiva ou "metida" porque sei que não é isso. Passo muito tempo avaliando o que vou dizer, escrever, pensar e estou sempre preocupada em nunca ofender ninguém, então quando isso acontece é como se o mundo acabasse. Gasto tanto tempo tentando realizar tarefas com perfeição que esqueço muitas coisas que não são o foco da minha obsessão naquele momento, como chaves, fogão ligado, entre outras coisas. Sempre leio pelo menos duas vezes a mesma página de um livro antes de prosseguir, por exemplo, pra ter certeza de tudo, aprendo bastante mas também demoro muito e me falta tempo, dificilmente termino as coisas no prazo e isso me frustra. Quando uma pessoa me oferece ajuda nos afazeres domésticos, eu aceito por educação mas nunca é feito da maneira que eu quero, então para não magoar a pessoa eu escolho um momento que ela não está vendo e mudo tudo, por exemplo: se alguém fizer a cama e as estampas estiverem dispostas de maneira errada ou as roupas de cama tortas eu vou lá e mudo tudo; cobertores, toalhas e roupas que os outros dobram eu gasto mais tempo desdobrando e dobrando tudo de novo, acaba que isso me desgasta demais. Não sou de ferro e tenho muitas outras coisas pra fazer, então quando não consigo deixar tudo como eu quero aquilo não sai da minha cabeça e desenvolvo uma mistura de sentimentos envolvendo frustração, impotência, insegurança (pra vocês terem uma ideia eu mudei a ordem dessas três palavras várias vezes), além de nunca conseguir descansar realmente, por causa do excesso de preocupação em ter deixado coisas mau feitas ou ter dito coisas inapropriadas. Também me dei conta de que meu rosto sempre tem ferimentos pq desenvolvi o hábito de ficar arrancando tudo que está em alto relevo na minha pele, como espinhas, e quanto mais eu arranho mais em alto relevo fica e eu vou lá e arranho novamente. Outra questão que me incomoda é que apesar de não reagir muito bem a mudanças, eu mudo os móveis da minha casa de lugar toda hora, só que acabo nunca encontrando perfeição e quando encontro ela é momentânea. Acho que esses rituais me acalmam mas também me prejudicam e me desgastam demais!
Oi, Andressa. Você já procurou ajuda? Deu a entender que sua tentativa de controle lhe leva à exaustão. Percebeu quando o dr. Adnet falou que o TOC tende a ser mais agravado? Percebeu também que vc tem consciência de que tudo isso é desgastante e lhe causa sofrimento? Lembra que o dr. Adnet disse que é comum o portador de personalidade anancástica achar que esse é seu jeito de ser e até a se recusar a buscar tratamento? Só um especialista vai fechar seu diagnóstico, mas eu, mesmo leigo, aposto em se tratar de TOC. A propósito, eu também tenho TOC, fiz tratamento e melhorei em boa parte. Eu tb tinha (ainda tenho, só que com menos intensidade) a obsessão de achar não ter falado exatamente o que deveria ao outro, como se aquilo pudesse magoar o outro de alguma forma, em outras palavras, obsessão em achar que não fui exatamente compreendido. Abraços e melhora!
Me identifico com isso amada, estou fazendo psicoterapia. Creio que me ajudará. Avalia essa possibilidade, a vida no geral e tão pesada, você merece viver de forma mais leve! 🌷
Dr E a pessoa que adora viver no meio da sujeira da bagunça. E quando alguém arrumar tudo ela fica irritada.Ou seja ela só se encontra na bagunça. Como isso é chamado.
É horrível ser assim eu tenho o 60.5 e ó TOC também. Só pra ter noção até pra se relacionar não me entrego com medo de contrair doenças até beijando.É uma cobrança absurda e também tenho TOC, reconheço que preciso me tratar mas ñ suporto viver em sociedade com pessoas muito próximo .
oi, tudo bem? se você tiver condições seria bom pra você procurar ajuda psicologica profissional, caso você não tenha condições é possível conseguir pelo SUS, é um pouco mais demorado mas vale a pena 💗
O meu psiquiatra deu no início o CID F33.3 e agora foi modificado para o CID F60.5. Nesse caso tem direito a aposentadoria por invalidez? Caso seja fechado o diagnóstico?
Olá Wellington! Teoricamente sim, porém, muito pouco provável. F60.5 Personalidade anancástica + F60.3 Transtorno de personalidade com instabilidade emocional. A imprevisibilidade do comportamento no Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional tende a não se alinhar à escrupulosidade, à preocupação com pormenores e com a prudência e rigidez excessivas da Personalidade anancástica. Fora outros detalhes mais. Grato pelo comentário!
Boa noite, sou Cristão também. Consigo ver e reconhecer esses problemas em minha personalidade ANANCASTICA. Vejo hoje nitidademente as consequências deste transtorno em minha vida. Como tratar isso?
Marcos, primeiro é necessário avaliar pessoalmente o caso. Chegar a um Diagnóstico, se for o caso. Somente depois traçar uma estratégia de tratamento, quando aplicável. Protocolos para tratamento de Transtornos da Personalidade, na minha experiência, são extremamente deficientes e impessoais. É o que posso responder.
Tenho f 60.5 quem tem sofre muito por se cobrar muito, exige sempre a perfeição, há como mudar a personalidade? Ficando mais flexível? Qual o tratamento, e o que deve ser feito por parte do paciente?
ca fã de aic, respondeu bem! 👍 De fato é multifatorial. Importante, contudo, notar que a personalidade é moldada, principal e fundamentalmente, bem cedo, na infância e na adolescência. Transtornos da Personalidade podem, ou não, ser "nutridos" pelo ambiente no qual o indivíduo se encontra inserido e também por familiares.
Doutor faço tratamento psiquiátrico e neurológico depois de acidente de moto em 2004 e desde de lá perdi o meu livre arbítrio devido a um pequeno cálcio no cérebro. .cid F 06.2 e T 90.5 será que tem cura? Obrigado
Boa tarde doutor! Como posso ajudar meu marido a descobrir que tem personalidade anancástica e poder tratar, pois sofro muito com o comportamento dele. Ele insiste em fazer obras em nossa casa, mas ele quebra paredes, desmonta móveis, inicia mil e um trabalhos, mas não termina nenhum. Minha casa era toda pronta, completa. Agora está toda quebrada e as coisas todas inacabadas. Não posso continuar com ele assim, ou eu vou adoecer também. Por favor me oriente. Deus lhe abençoe.
Olá Tatiana! É muito comum parentes (mães, esposas, tias, pai, etc) comparecerem ao Psiquiatra, sem a presença do paciente, e relatar o que está se passando. Fundamentado no relato do parente, o Psiquiatra poderá propor uma estratégia de tratamento, o que deverá incluir a solicitação da presença do paciente para uma avaliação. Os contextos são diversos e, dessa forma, não existe uma "fórmula" igual para todos os casos. Contudo, vale lembrar que se o indivíduo não desejar cooperar de modo nenhum, não há muito o que fazer. Mas, não desista! Comece a luta pela saúde de seu esposo! É necessário muita paciência e perseverança em casos assim. É o que posso responder.
Entendi perfeitamente que o TOC e o Transtorno de personalidade são diferentes. Entretanto, te faço uma pergunta: é possível que alguém com toc desde a infância termine por desenvolver a personalidade anancastlca?
Olá Beatriz! A resposta à sua pergunta é não! O Transtorno da Personalidade Anancástica é um Transtorno específico da personalidade. Já o Transtorno Obsessivo Compulsivo é um Transtorno de Ansiedade. Embora o O Transtorno da Personalidade Anancástica possa ser também chamado de Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva, ele *exclui* o Transtorno Obsessivo Compulsivo, sendo o Transtorno da Personalidade Anancástica uma condição clínica menos severa do que o TOC. Ótima pergunta! Grato pela participação!
🔥🏆 SUPLEMENTOS E VITAMINAS COM CREDIBILIDADE 👉 tinyurl.com/4h4xuxh2
Perfeito. Muito bom
Gratidão!
Ótima explicação. Obrigada pelas informações Dr. Eduardo 😉
Olá Daniela! Tenho uma irmã que é Psicóloga. Minha irmã optou por trabalhar somente com crianças. Grato e participe sempre!
imagem linda !!!
Obrigado Dr. Adnet.
O sr. e um Anjo !!!
Fiquei muito feliz de não TER TOC. Obrigado doutor pela explanação perfeita.
Olá Raquel! Eu é que agradeço pela gentileza deste comentário produtivo! Participe sempre Raquel!
Muito bom Sr.º Dr.º...sofro de TOC HOCD e só eu sei o que tenho sofrido ao longo destes anos...
Olá Filipe! Também sei bem o que os pacientes sofrem com estes dois transtornos primos: O TOC e o HOCD. Há 30 anos trato pacientes com TOC. O Transtorno Obsessivo Compulsivo clássico é um condicionamento mental enraizado na mente do paciente. E há sistemáticas terapêuticas para reverter este condicionamento mental patológico e que muito faz sofrer. Me refiro especificamente ao TOC. No momento, não vou comentar sobre o HOCD por não me parecer adequado (aqui no espaço do seu comentário). Trata-se de um Transtorno que envolve a intimidade do indivíduo. Mas um vídeo, pode ser que eu faça. Falando sobre o HOCD do modo o mais genérico possível. Tudo de bom pra você Filipe! Excelente participação!
Olá. Obrigada por seus esclarecimentos dr. Eu não tenho certeza se tenho TOC ou personalidade anancástica. Gosto de tudo reto e em uma ordem seguindo determinados parâmetros. Mas não costumo falar e impor essa vontade para as outras pessoas, cobro apenas de mim mesma graças a Deus, tenho medo que as pessoas pensem que estou sendo invasiva ou "metida" porque sei que não é isso. Passo muito tempo avaliando o que vou dizer, escrever, pensar e estou sempre preocupada em nunca ofender ninguém, então quando isso acontece é como se o mundo acabasse. Gasto tanto tempo tentando realizar tarefas com perfeição que esqueço muitas coisas que não são o foco da minha obsessão naquele momento, como chaves, fogão ligado, entre outras coisas. Sempre leio pelo menos duas vezes a mesma página de um livro antes de prosseguir, por exemplo, pra ter certeza de tudo, aprendo bastante mas também demoro muito e me falta tempo, dificilmente termino as coisas no prazo e isso me frustra. Quando uma pessoa me oferece ajuda nos afazeres domésticos, eu aceito por educação mas nunca é feito da maneira que eu quero, então para não magoar a pessoa eu escolho um momento que ela não está vendo e mudo tudo, por exemplo: se alguém fizer a cama e as estampas estiverem dispostas de maneira errada ou as roupas de cama tortas eu vou lá e mudo tudo; cobertores, toalhas e roupas que os outros dobram eu gasto mais tempo desdobrando e dobrando tudo de novo, acaba que isso me desgasta demais. Não sou de ferro e tenho muitas outras coisas pra fazer, então quando não consigo deixar tudo como eu quero aquilo não sai da minha cabeça e desenvolvo uma mistura de sentimentos envolvendo frustração, impotência, insegurança (pra vocês terem uma ideia eu mudei a ordem dessas três palavras várias vezes), além de nunca conseguir descansar realmente, por causa do excesso de preocupação em ter deixado coisas mau feitas ou ter dito coisas inapropriadas. Também me dei conta de que meu rosto sempre tem ferimentos pq desenvolvi o hábito de ficar arrancando tudo que está em alto relevo na minha pele, como espinhas, e quanto mais eu arranho mais em alto relevo fica e eu vou lá e arranho novamente. Outra questão que me incomoda é que apesar de não reagir muito bem a mudanças, eu mudo os móveis da minha casa de lugar toda hora, só que acabo nunca encontrando perfeição e quando encontro ela é momentânea. Acho que esses rituais me acalmam mas também me prejudicam e me desgastam demais!
Oi, Andressa. Você já procurou ajuda? Deu a entender que sua tentativa de controle lhe leva à exaustão. Percebeu quando o dr. Adnet falou que o TOC tende a ser mais agravado? Percebeu também que vc tem consciência de que tudo isso é desgastante e lhe causa sofrimento? Lembra que o dr. Adnet disse que é comum o portador de personalidade anancástica achar que esse é seu jeito de ser e até a se recusar a buscar tratamento? Só um especialista vai fechar seu diagnóstico, mas eu, mesmo leigo, aposto em se tratar de TOC. A propósito, eu também tenho TOC, fiz tratamento e melhorei em boa parte. Eu tb tinha (ainda tenho, só que com menos intensidade) a obsessão de achar não ter falado exatamente o que deveria ao outro, como se aquilo pudesse magoar o outro de alguma forma, em outras palavras, obsessão em achar que não fui exatamente compreendido. Abraços e melhora!
Me identifico com isso amada, estou fazendo psicoterapia. Creio que me ajudará. Avalia essa possibilidade, a vida no geral e tão pesada, você merece viver de forma mais leve! 🌷
Eu tenho quase todos os sintomas da Personalidade Obsessiva Compulsiva e diversos sintomas do TOC.
Olá… é possível coexistir TPOC com Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão e déficit cognitivo subjetivo?
Dr E a pessoa que adora viver no meio da sujeira da bagunça. E quando alguém arrumar tudo ela fica irritada.Ou seja ela só se encontra na bagunça. Como isso é chamado.
É horrível ser assim eu tenho o 60.5 e ó TOC também. Só pra ter noção até pra se relacionar não me entrego com medo de contrair doenças até beijando.É uma cobrança absurda e também tenho TOC, reconheço que preciso me tratar mas ñ suporto viver em sociedade com pessoas muito próximo .
oi, tudo bem?
se você tiver condições seria bom pra você procurar ajuda psicologica profissional, caso você não tenha condições é possível conseguir pelo SUS, é um pouco mais demorado mas vale a pena 💗
O meu psiquiatra deu no início o CID F33.3 e agora foi modificado para o CID F60.5. Nesse caso tem direito a aposentadoria por invalidez? Caso seja fechado o diagnóstico?
Quero entender mais sobre o CID F72.0
Olá Meire! Se desejar, assista este vídeo: Retardo Mental ou Oligofrenia. Está aqui 👉 bit.ly/3iJ3rIh
Boa noite Doutor!
Parabéns pelos vídeos! Sou cadeira cativa.
É possível alguém reunir f60.5 + f60.3 ?
Olá Wellington! Teoricamente sim, porém, muito pouco provável. F60.5 Personalidade anancástica + F60.3 Transtorno de personalidade com instabilidade emocional. A imprevisibilidade do comportamento no Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional tende a não se alinhar à escrupulosidade, à preocupação com pormenores e com a prudência e rigidez excessivas da Personalidade anancástica. Fora outros detalhes mais. Grato pelo comentário!
@@DrEduardoAdnet Muitíssimo obrigado pela resposta. Abraço
Pode haver traços, ao meu ver, eu sou 60.5 com traços 60.3 em investigação 😑
O CARBAMAZEPINA é a única medicação possível? Obrigada.
Boa noite, sou Cristão também. Consigo ver e reconhecer esses problemas em minha personalidade ANANCASTICA. Vejo hoje nitidademente as consequências deste transtorno em minha vida. Como tratar isso?
Marcos, primeiro é necessário avaliar pessoalmente o caso. Chegar a um Diagnóstico, se for o caso. Somente depois traçar uma estratégia de tratamento, quando aplicável. Protocolos para tratamento de Transtornos da Personalidade, na minha experiência, são extremamente deficientes e impessoais. É o que posso responder.
Tenho f 60.5 quem tem sofre muito por se cobrar muito, exige sempre a perfeição, há como mudar a personalidade? Ficando mais flexível? Qual o tratamento, e o que deve ser feito por parte do paciente?
Ela é de nascença ou pode se desenvolver ao longo da vida? Boa noite, parabéns exelente video
É raro???Qual a incidencia...
Nem tanto assim!
Doutor, já se sabe se esse transtorno é de nascença ou adquirido ao longo da vida?? Muito obrigada!
é multifatorial
é adquirido ao longo da vida mas pode dar "sinais" desde cedo
ca fã de aic, respondeu bem! 👍 De fato é multifatorial. Importante, contudo, notar que a personalidade é moldada, principal e fundamentalmente, bem cedo, na infância e na adolescência. Transtornos da Personalidade podem, ou não, ser "nutridos" pelo ambiente no qual o indivíduo se encontra inserido e também por familiares.
Doutor tenho cid f60.3 + f33.3 Sr poderia me orientar pq fico perdida nas minhas consultas com meu psiquiatra
Bom dia Dr. O q é f 79
F 29
Olá Nice! F79 - Retardo Mental não especificado. F29 Psicose não-orgânica não especificada. Obrigado por participar!
Dr Eduardo Adnet obrigado Dr. Por responder
Deus te abençoe.
Queria entender mais o que é f60 foi o meu diagnóstico e tb f33 estou atordoada
Doutor faço tratamento psiquiátrico e neurológico depois de acidente de moto em 2004 e desde de lá perdi o meu livre arbítrio devido a um pequeno cálcio no cérebro. .cid F 06.2 e T 90.5 será que tem cura? Obrigado
Boa tarde doutor! Como posso ajudar meu marido a descobrir que tem personalidade anancástica e poder tratar, pois sofro muito com o comportamento dele. Ele insiste em fazer obras em nossa casa, mas ele quebra paredes, desmonta móveis, inicia mil e um trabalhos, mas não termina nenhum. Minha casa era toda pronta, completa. Agora está toda quebrada e as coisas todas inacabadas. Não posso continuar com ele assim, ou eu vou adoecer também. Por favor me oriente. Deus lhe abençoe.
Olá Tatiana! É muito comum parentes (mães, esposas, tias, pai, etc) comparecerem ao Psiquiatra, sem a presença do paciente, e relatar o que está se passando. Fundamentado no relato do parente, o Psiquiatra poderá propor uma estratégia de tratamento, o que deverá incluir a solicitação da presença do paciente para uma avaliação. Os contextos são diversos e, dessa forma, não existe uma "fórmula" igual para todos os casos. Contudo, vale lembrar que se o indivíduo não desejar cooperar de modo nenhum, não há muito o que fazer. Mas, não desista! Comece a luta pela saúde de seu esposo! É necessário muita paciência e perseverança em casos assim. É o que posso responder.
@@DrEduardoAdnet Muito obrigada pela atenção.
Entendi perfeitamente que o TOC e o Transtorno de personalidade são diferentes. Entretanto, te faço uma pergunta: é possível que alguém com toc desde a infância termine por desenvolver a personalidade anancastlca?
Olá Beatriz! A resposta à sua pergunta é não! O Transtorno da Personalidade Anancástica é um Transtorno específico da personalidade. Já o Transtorno Obsessivo Compulsivo é um Transtorno de Ansiedade. Embora o O Transtorno da Personalidade Anancástica possa ser também chamado de Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva, ele *exclui* o Transtorno Obsessivo Compulsivo, sendo o Transtorno da Personalidade Anancástica uma condição clínica menos severa do que o TOC. Ótima pergunta! Grato pela participação!
@@DrEduardoAdnetMuito obrigada pela atenção e também por compartilhar informações tão relevantes através de seus vídeos!
Oque significa f60.9 + f32?
Pois não Manoela! F60.9 Transtorno não especificado da Personalidade e F32 Episódios Depressivos. Grato por participar!