Redação, A importância da Amazônia Azul.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • texto corrigido:
    A importância da Amazônia Azul.
    Amazônia Azul constitui um território marítimo e fluvial com cerca de 5,7 mil km² , como disse o Comandante da Marinha: uma fonte de inesgotáveis riquezas. Há importantes vertentes a serem consideradas, duas delas são a da economia e a da soberania, que contribuem para o crescimento do Brasil para se tornar um país desenvolvido.
    Dados informam que 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado são oriundos da imensa Amazônia Azul, além disso, esse território marítimo se constitui como importante rota comercial. Os rios navegáveis também são constituintes das rotas de navegação dentro desse sistema. Apesar de o petróleo e o gás serem fontes não renováveis de energia, há uma imensa quantidade para ser explorada e assim permitir Independência energética ao país. O pescado constitui, também, uma considerável fonte de renda para o setor industrial alimentício, como também, fonte de subsistência ao cidadão residente próximo ao mar ou aos rios. Nesse contexto, o mar e as hidrovias são a “estrada” por onde transitam parte das riquezas do país, seja na navegação de cabotagem ou na fluvial.
    Em relação à soberania, a Amazônia Azul também é conhecida como “A Última Fronteira”. O Comandante da Marinha, a autoridade marítima brasileira, é o responsável por conduzir uma política estratégica de aprestamento do Poder naval a fim de assegurar a soberania do país nos mares e rios. Além de proteger todas essas riquezas, a Marinha possui capacidade de controlar grandes áreas marítimas, negar o uso do mar e projetar poder. Tais atributos são essenciais para enfrentar grandes desafios, como por exemplo: crimes modernos como a pirataria entre outros. Assim a Força Naval se faz presente nas Águas Jurisdicionais Brasileiras para coibir o tráfico de armas e o de pessoas, os contrabandos e os descaminhos, o terrorismo e o narcotráfico. Dessa forma, a Marinha do Brasil assegura a soberania e a independência do país em relação ao uso eficiente do mar.
    A Amazônia Azul, portanto, é muito importante para o desenvolvimento econômico e para a soberania do país. Por meio dela, o Brasil possui chances de conseguir a independência energética e parte da independência econômica, pelo fato de constituir uma fonte inesgotável de riquezas.
    [AGdS1]Se for 5 mil km, a forma correta é 5,7 mil km2
    [AGdS2]Para evitar a repetição de palavras, reescrevi desta forma
    [AGdS3]Também fiz a substituição de palavras para se evitar a repetição de ideias.
    [AGdS4]Aqui houve o fechamento de uma ideia e início de outra, por isso o ponto final.
    [AGdS5]Concordância nominal
    [AGdS6]Paralelismo sintático. Como você escreveu “próximo ao mar...”, é importante que os termos utilizados sejam paralelos: “(próximo) aos rios.”
    [AGdS7]Substituí os por grandes porque o artigo especifica o termo desafios, já o adjetivo grandes tem uma ideia mais abrangente, assim a ideia é que há muitos desafios
    [AGdS8]Retirei a expressão “por exemplo” porque esta foi citada logo a cima
    [AGdS9]Retirei a partícula se, por se tratar de uma partícula apassivadora, mas o sujeito A Amazônia Azul está na voz ativa.

Комментарии • 13