Lições de vida que aprendi com livros de ficção 📚✨

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 фев 2025

Комментарии • 35

  • @PR.13
    @PR.13 3 часа назад +2

    Eu gostei bastante de Frankenstein também, embora as partes descritivas sejam um pouco tediosas. Eu também gosto muito dessa parte do livro Tudo é rio. Achei uma descrição fantástica para o que é o amor.
    Muitos livros me marcaram, de formas diferentes. Atualmente, um que mexeu bastante com a minha cabeça foi O estrangeiro, de Albert Camus.

    • @julialedra
      @julialedra  Час назад +2

      Ai, sim, esse trecho de “tudo é rio” é perfeito, dá vontade de imprimir e transformar em um pôster!
      Já ouvi falar de “o estrangeiro”, tive até um professor da faculdade que usou de exemplo em uma aula, mas nunca li o livro 🫣

  • @WesleyAndradedasilva
    @WesleyAndradedasilva 2 часа назад +1

    14:02
    O livro que realmente mudou o modo de eu pensar foi: Estou pensando em acabar com tudo.
    Sim, tem uma parte lá que a protagonista conta uma pequena história de um casal que foi pro um restaurante, lá por causa de uma briga "mesquinha " ,que se deu por conta de quem iria ficar com o último pedaço , a jovem da relação decide da um fim no relacionamento. Pois bem, então ele pergunta: - Só por conta do último pedaço?
    A protagonista corta a história refletindo: - não, isso só foi a última gota , o que levou foi as pequenas brigas que já andava tendo , noites que não dormiram juntos, palavra não ditas... Enfim.
    Essa parte do livro, que não está fiel em relação às palavras ditas, me fez vê que nada acontece do nada, ficou um pouco confuso 😂, sempre há algo profundo por trás, por exemplo, uma pessoa que fica com " raiva do nada" pode já ter aguentado muito calado, ou uma pessoa "chorona" pode ter muito suportado.
    Outra coisa que mudou o meu jeito foi aquela série famosa da Netflix que tem Eleven , não me vem a cabeça, tem uma parte lá nos primeiros episódios que se passa em uma festa, uma das antagonista fica bêbada então seu namorado tenta ajudá-la, mas então ela desabafa que não acha ele ridículo entre outras coisas, percebendo que falou que não devia pediu desculpas dizendo que foi o álcool. Ele responde: - Não, o álcool só lhe dá coragem para falar o que não teria estando sóbria.
    Sabe o estado de embriaguez não se limita ao álcool mais se estende para quando estamos dominado pela raiva alegria, tristeza... Enfim. Por exemplo, quando estamos muito feliz acabamos prometendo coisas que depois vemos que não temos nenhuma intenção de comprir. Portanto, o que as pessoas falam quando estão "embriagados" na maioria das vezes, não digo que todos, são o que elas realmente que falar.
    Desculpa se está confuso, mas tentei passar na escrita o que eu pensei que lhe falar.

    • @julialedra
      @julialedra  Час назад

      Simmm, nossa eu já fui muito acusada de mudar de humor “do nada”, mas sempre existe algo por trás né? Essa ideia de algo ser a gota d’água é muito impactante porque na vida as coisas raramente acontecem com grandes causas e explosões
      O álcool traz a tona o que já estava dentro das pessoas mesmo 🫢
      E faz muito sentido a sua reflexão, não ficou confuso não! Nunca tinha pensado nessa ideia de estar “embriagado de sentimentos”, mas é uma analogia genial, porque também é uma situação em que a gente perde o controle e faz coisas que não gostaríamos de ter feito.

    • @WesleyAndradedasilva
      @WesleyAndradedasilva 49 минут назад

      @@julialedra fico feliz que você compreendeu a minha mensagem.

  • @samantademarchi
    @samantademarchi 47 минут назад

    Adorei o vídeo, Ju! E essa primeira reflexão "envelhecimento" me pegou e fiquei pensando agora sobre haha

  • @wellington722
    @wellington722 Час назад +1

    20:26 eu sou do time sem ketchup, já botei e não curti, mas em contrapartida incetivo a colocar se gostar, melhor que desperdiçar

    • @julialedra
      @julialedra  Час назад +1

      Hahahahah o melhor é testar para saber se a gente gosta ou não, né? 😅

  • @WesleyAndradedasilva
    @WesleyAndradedasilva 2 часа назад

    25:40
    Vai parecer que estou puxando saco, entretanto também gosto desses livros que me faz refletir.
    Mas enfim, Obrigado por mais um vídeo Julia. Está sendo prazeroso ter um compromisso todos as segunda a noite com você 🙏

    • @julialedra
      @julialedra  Час назад

      Imagina, Wesley hahaha
      Eu acho tão legal ter essas discussões, são a minha parte favorita de ler, porque fazem os livros virarem algo maior do que a própria história ☺️☺️

    • @WesleyAndradedasilva
      @WesleyAndradedasilva 52 минуты назад

      @julialedra Tão certo quanto o fato que o sol nascerá amanhã afirmo que você está certo.

  • @WesleyAndradedasilva
    @WesleyAndradedasilva 2 часа назад

    24:52
    Uma obra literária que me fez refletir de forma semelhante foi o mangá, que também lhe recomendo , : Sousou no friren , eu acho que é assim o nome
    Nos já estamos acostumados com história de super-herói lutando para salvar o mundo, ou filme de luta mostrando a pessoa superando fronteiras, mas ... E depois disso? O que vem ? O que acontece? A vida perde sentido?
    Esse mangá mostra justamente isso. A protagonista é uma elfa, para ela 50 anos é uns meses e 100 anos um ano, já que a mesma pode viver mais de 1000 anos. Portanto, depois de uma guerra que travou contra um demônio junto que três heróis a mando do rei que durou 10 anos, o seu destino é ver seus colegas morrerem. O ritmo da história é simples sem muito reviravolta, pelo menos até onde li, focando mais no dia dia.
    Outro, dessa vez um não-ficção, é, eu acho,: As coisas que você ver quando desacelera.
    Obs: Caso que você queira corrigir algo que eu falei aqui ou no outro comentário com outros argumentos sinta-se a vontade.

    • @julialedra
      @julialedra  Час назад

      Eu quero começar a ler mangás e me sinto meio perdida ainda em por onde começar, mas esse me pareceu muito legal justamente por fugir da ideia tradicional de lutas e ação o tempo todo.
      É muito doido pensar nessa questão do tempo, né? Eu vejo esse tipo de discussão acontecendo mais em histórias de ficção científica com viagem no tempo ou criogenia, mas realmente se pudéssemos esticar a vida as coisas começariam a perder um pouco o peso e a gravidade, tudo acabaria ficando bobo e acredito que até mesmo nossas amizades seriam mais fracas por estarmos fadados a observar todos morrendo

    • @WesleyAndradedasilva
      @WesleyAndradedasilva 55 минут назад

      @@julialedra é tão claro quanto as águas cristalinas, encontrei alguém que pensa da mesma forma que eu. Eu me achava um desocupado por pensar sobre essas coisas.

    • @WesleyAndradedasilva
      @WesleyAndradedasilva 53 минуты назад

      @@julialedra esse mangá tem 140 capítulo sendo 127 agrupados em treze volumes sendo os restantes ainda não agrupados. Mas, não se amedronte é só imaginar que é um livro de 1000 páginas.

  • @kerollynjulia7825
    @kerollynjulia7825 2 часа назад

    Amei as reflexões Julia !!
    Um livro que me deixou pensativa foi Mulherzinhas, da Louisa Alcott. Com ele comecei a valorizar mais os meus momentos com minha família e amigos. Além disso, a ser feliz com o simples (parece clichê mas lendo vc fica tipo " simmm, isso é tão legal, pq eu tiro a beleza disso ?!")
    Sempre acabo indicando esse livro pra todo mundo ! E claro que se tornou o meu favorito! rs

    • @julialedra
      @julialedra  Час назад

      Ai, mulherzinhas me trouxe muito essa sensação de aproveitar os momentos também, principalmente depois que uma certa personagem fica doente 😢

  • @krishnalelis
    @krishnalelis 2 часа назад

    Livros que eu acho que trazem o mesmo tipo de mensagem de A morte de Ivan Ílitch:
    Oblomov, O estrangeiro, Memórias póstumas de Brás Cubas.
    Mas tem dois, especialmente, que além de terem esse tema de "vida desperdiçada" ainda contam com finais arrebatadores: Stoner e O deserto dos Tártaros. Recomendo!

    • @julialedra
      @julialedra  Час назад

      Já ouvi falar de “stoner” e sinto que tem uma pegada similar com “uma vida pequena” (ou seja, deprimente até não poder mais, mas com mensagens interessantes sobre a vida 😅)

    • @krishnalelis
      @krishnalelis 35 минут назад

      @julialedra não, não é isso. É mais a vibe de vida vazia do que de desgraça e depressão. Mas não tem como explicar o que aquele livro provoca na gente, só sei que todo mundo que lê fica encantado.

  • @wellington722
    @wellington722 2 часа назад

    Oq eu aprendi lendo o Hobbit é que na ida a uma viagem é sempre muito complicado e perrengue, agora a volta é tranquila

    • @julialedra
      @julialedra  Час назад

      hahahaha, simmmm! Na volta a gente já está expert nos perrengues 😅
      Vou viajar semana que vem e acho que vou botar essa frase pra jogo 😂

  • @NicollySantosL.C
    @NicollySantosL.C 3 часа назад +1

    Lê Lore Olympus e fala a sua opinião por favor

    • @julialedra
      @julialedra  Час назад +1

      Quero muito ler “lore olympus”! Recentemente eu estou ouvindo o podcast “noites gregas” e estou voltando para o meu vício em mitologia grega então provavelmente vou ler esse livro em breve ☺️

    • @NicollySantosL.C
      @NicollySantosL.C Час назад +1

      @@julialedra se ler traz aqui por favor, seus vídeos são muito interessantes ❤️

    • @NicollySantosL.C
      @NicollySantosL.C Час назад +1

      Aproveitando queria pedir pra vc trazer uns vídeos indicando livros para adolescentes, minha mãe só deixa eu ler livros que entrem na minha classificação indicativa no caso 15 anos, então as vezes tenho dificuldade de achar livros legais

    • @NicollySantosL.C
      @NicollySantosL.C Час назад +1

      Se possível dos temas: fantasia, romance e mistério

    • @NicollySantosL.C
      @NicollySantosL.C Час назад +1

      @@julialedra gostaria de saber se vc lê mangás, se sim quais vc indica? E desculpa qualquer incômodo