Embarquei nesse mundo do Rpg atualmente com meus amigos por conta da quarentena, e de umas semanas pra cá eu tô experimentando mestrar. E seus vídeos estão sendo de grande ajuda amigo (principalmente os sobre o Roll 20) Queria parabenizar seu trabalho, tu manda bem demais!!
Brigadão, Murilo! E fico feliz em ajudar; ainda mais Mestres! Sempre que precisar, é só me mandar mensagem pelas redes sociais! Grande abraço, sucesso e Boas Rolagens!
Tem uma outra forma que eu uso, reparem que uma rodada dura 6 segundos, e quando duas ou mais pessoas tão em combate corpo a corpo elas não vão dar uma brandida na espada a cada 6 segundos, ou seja, uma rolagem no dado não significa um simples balanço da espada, mas algumas tentativas e fintas. Ex, meu npc contra seu guerreiro, rolamos iniciativa, você ganha e tira um 19 me acertando, eu descreveria algo como "vocês se encaram um pouco, com a espera estendida pra frente prontos para atacar assim que o outro estiver ao seu alcance, trocando para uma base alta, o npc achou que viu uma brecha na sua defesa e partiu pra cima, porém,da sua base você já tinha um golpe preparado e dá um corte diagonal de cima pra baixo". Isto seria o primeiro turno, no segundo o seu rival rola um 18 e acerta, te dá um golpe horizontal, você levanta a espada bem a tempo de aparar, mas ele usa a guarda pra entrar desviar a sua lâmina e vocês fazem uma pequena disputa de força onde ele ganha por pouco conseguindo abrir sua guarda e golpeando sua lateral. E por aí vai, cada rolada representa uma pequena série de ações, não necessariamente um balanço da arma.
Eu considero tudo isso pra basicamente 70% dos PVs do personagem, ex: Cara tem 100PVs. Até 30 PVs o "inimigo" não acerta o cara diretamente, ele cansa o PJ, acerta a armadura, escudo, dá dano "muscular" com golpes muito rápidos, muito fortes etc. Quando baixar de 30 PVs aí começam cortes, contusões reais etc. Não gosto de narrar que o cara virou uma carne moída. Dá pra adaptar sua técnica para a forma como eu narro, legal.
Interessante modo de narrar, Vitor! Um dos próximos vídeos de Narração que devo postar é justamente sobre como narrar dano e inconsciência de personagens. Espero que goste!
Cara você é incrível e seus vídeos são excelentes, comecei a jogar rpg esse ano e tinha visto alguns vídeos seus pra aprender um pouco do básico, agora me convenceram a mestrar uma campanha e seus vídeos como sempre estão excelentes e muito úteis, se possível resgata essa série que ta incrível, parabéns e muito sucesso na vida pra você
O meu querido Mestre das tavernas e que eu estou criando meu próprio rpg simples (claro se eu tivesse criando um rpg complicado eu taria é F*rado), mas continuando. e minha principal mensagem e que você está me ajudando muito e por isso eu queria te agradecer. TU E TOP PS.: Eu não falo tão formalmente assim kkkk, só queria fazer uma mensagem legal.
Na moral, eu to maratonando todos os videos de dicas principalmente, e está me ajudando muito, apesar de alguns conceitos já serem retratados em outros canais e etc, o seu possui uma forma divertida de entreter o público a preferir a você explicar as coisas, além de dar formas novas de fazer certas coisas em determinados assuntos no RPG e até melhores, como planejar combates, como o site lá de kobold, como o bot anavrae que é uma ajuda enorme no discord, eu agradeço por tudo!
Mt obg mestreeee,aprendi muito com os seus videos e quero deixar claro q meu amigo te recomemndou e vc está sendo o responsavel pelas minhas madrugadas kkkkk vlw cara vc é um dos melhores youtubers q ensinam sobre rpg sem complicar nada e cláro....usando aquela pitada de humor ฅ^•ﻌ•^ฅ 😉
Uma idéia. Excelente material. Paranéns. Usava a mesma sequência acertos e erros em relação as proteções, mas com algumas diferênças, na época foi no AD&D, usando o livro em inglês de Táticas e Combate. As proteções Inatas ou Estruturais entram primeiro, Ex. Cobertura/Armadura e magia O bonus de Dx é condicional, pode ser revogado, Ex. Desatento, de costas, pouco espaço para esquiva e etc.. No exemplo do video, alguem atrás de uma seteira (muro de castelo) +4 ou +6 AC, os primeiros erros acertariam a proteção estrutural, depois Magia e DX ou armadura.
Cara, achei mto legal essa técnica q vc ensinou. Vou tentar! Eu gosto muuitooo da parte estratégica do D&D e por isso sou melhor nela (build, ptos fortes e fracos, lutas com estratégia e posicionamento, puzzles, etc) kk mas percebo como essa parte de narração é importante e creio q desse jeito q vc criou, vai ser bem fácil de melhorar a narrativa dos meus NPCs e PCs!
Fico feliz em ajudar, William! Que suas sessões sejam sempre mais divertidas e que eu possa te ajudar muito ainda na sua jornada nesse vasto e lindo mundo do RPG de Mesa!
Vídeo EXCEPCIONAL!!! Nunca havia pensado na CA como parâmetro narrativo antes (não de forma tão esquemática e clara!). Genial Mestre Taverneiro! Parabéns!!!
Mestre, eu conheci você a pouco tempo... Mas seus vídeos são bons de mais cara, eu como mestre a 5 anos não conhecia algumas lógicas que você esplica. Muito bom seu jeito detalhado de esplicar e mostrar jogadas etc
Fico muito feliz em ajudar, Nizaki! Principalmente um mestre experiente como você. Obrigado pelos elogios e qualquer coisa é só mandar mensagem pelas redes sociais 😁
Gostei muito dessa mecânica de jogo, antes eu nem sabia sobre o sistema de combatê então usava um que ambos os lados rodava os dados e o maior resultava acertava ou desviava . Agora passei a usar esse sistema , confesso que eu e os jogadores de minha mesas achamos isso melhor . Porém fiz um ajuste para minha mesa sobre o escudo, eu entendo que o escudo e uma coisa que se narra antes da armadura pois ele faz parte de sua guarda .
Exato. Só narrei ali o Escudo depois da armadura pois é mais comum encontrar aventureiros de armadura e sem escudo do que de escudo e sem armadura. Ótima correção, rei dos games! E espero poder te ajudar bastante ainda na sua jornada pelo mundo do RPG!
Excelente vídeo para tentar escrever um livro usando como base o livro do mestre ou do jogador. Espero ver mais vídeos sobre esse tema no canal, não me arrependo de ter me escravido.
Fico feliz que esteja gostando, Enzo! E como dito, terão mais 4 vídeos pelo menos sobre esse tema; ensinando a narrar magias, falando dos benefícios, da base das coisas, ensinando a narrar dano e inconsciência, e outras coisas. Também tem um vídeo antigo meu falando sobre a base da narração geral aqui nesse link: ruclips.net/video/sbGAjxdiWY8/видео.html Espero que goste!
Tem alguns próximos guardadinhos nos meus roteiros. 😁 Um pra descrever melhor ambientes, outro pra cidades, e pelo menos mais 1 de combate falando sobre dano. 🍻 Quem sabe não lanço todos em 2022. 🤩 Espero que goste, Shiny! 😊
Hahaha uma pergunta polêmica e perguntada já por muuuuitos inscritos. Mas sempre tenho que trazer a notícia ruim de que é possível que nunca realmente role, dado que são muitas pessoas e que eu mal tenho tempo pra montar os vídeos ainda, que dirá planejar diversas sessões pra muita gente 😅. Espero um dia poder fazer um evento com uma jogabilidade alternativa que seja do agrado de todos. Mas até lá só tenho a desejar um abraço e Boas Rolagens!
Mano a melhor dica é fazer um personagem q goste na hora da criação. Decida como ele age, os ideais dele, oq o motiva e mais outros detalhes. Vc vai ver q fica bem mais fácil atuar qd de fato está explícito oq seu personagem sente Espero ter ajudado em algo!
Fala, Leozin! Tem um vídeo meu que idealmente irá te ajudar a superar esse desafio, aqui: ruclips.net/video/_NXSZa6R13U/видео.html Esse vídeo e o seguinte a ele são uma dupla que pode ajudar bastante na atuação. Espero que ajude você também!
caralho muito massa essa forma de pensar a CA não como um número sólido mas como uma série de barreiras a serem ultrapassadas, qualidade, + vídeos assim prufavo
Só acho que a cobertura deveria vir logo depois da destreza, para ela não ficar dependendo de modificadores nas situações extremas. A última barreira então seria a mais próxima ao corpo: a armadura.
@@LiandroRibeiro Concordo plenamente. 😁 E é assim que eu narro. Mas fiz o vídeo com outra ordem porque nem sempre há cobertura, ou escudo, ou magias. Obrigado pela ideia, ainda assim. 🍻
Eu sou um cara que levou os rpg pras fronteiras. Nunca joguei d&d mas eu criei meus próprios estilos de rpg, e foi por isso que fiz com que os mesmos mlks da escola que trocavam soco, jogassem rpg comigo. Agora na quarentena eu estou estudando sobre narrativa para contar melhor as histórias e deixar as pessoas mais interessadas
A ideia é perfeita, só acho que faz mais sentido o escudo estar na frente da armadura, pois pra acertar a armadura tem que passar pelo escudo primeiro que não deixa de ser necessário um pouco de "dex" pra se proteger com ele.
Sim, com certeza! Eu só falei do escudo depois mais pelo fato de ser mais comum um Aventureiro com Armadura e sem Escudo do que Com Escudo e sem Armadura 😄. Mas é como eu disse, tudo vale de uma combinatória e da interpretação de defesa. Obrigado pelo toque, Bruno! Um abraço e Boas Rolagens!
eu curti esse esquema, mas acho que usaria a tabela na ordem inversa: é mais fácil o inimigo te errar por cobertura, depois por magia, então pelo escudo ou esquiva e por ultimo a armadura, aí sim acerta a pessoa.
Cheguei meio atrasado, Mestre. Estou mestrando com essa dica que você deu. Como seria no case de um Bárbaro onde se soma Constituição na CA e tbm no caso de um personagem com Destreza -1?
Muito bom o conteúdo, com certeza vou utilizar. Porém deixo a dica de só narrarem dano físico, como corte no braço ou perfuração da armadura, quando o HP estiver baixo. Pois acontece muito de um guerreiro com 80 de HP ser acertado umas 15 vezes antes de cair. Haja parte do corpo danificada que não represente uma penalidade ao personagem. Logo geralmente narro que o golpe foi forte o suficiente para drenar as forças do personagem, mas não causou dano permanente. Utilizo os primeiros 70% do HP como uma espécie de estamina, para representar o cansaço e o esforço em se manter vivo, depois vem dano letal que vai gerar cicatrizes de batalha ou um golpe final.
É uma ótima técnica e concordo plenamente, Fabricio! Eu faço parecido. 😁 Acredito que isso de danificar muito partes do corpo de indivíduo, sem dar penalidades muitas vezes severas, corta muito a imersão. (tipo o clássico pj que perde a perna, mas ainda tem movimentação, equilíbrio e outros fatores importantes num combate e ao desferir um golpe com proficiência)
@@MestreTaverneiro estilo Black Knight do MonthPython! Hahahahahahahah... ou o cara que já levou 50 cortes superficiais no braço na mesma batalha! As vezes a regra não ajuda a imersão, aí o mestre tem que entrar em ação com muita criatividade. Valeu por responder o post. Parabéns pelos vídeos. Ótimo conteúdo didático/humorístico. Sucesso!
@@fabricio_ons Estilo Black Knight, mas o Black Knight é melhor hahahahhaha Bom demais 🤣 Toda vez que lembro, eu rio. "Its just a flesh wound" 🤣 E obrigado pelo apoio, Fabricio!
Adoro esse tipo de narração, mas infelizmente tem um ponto fraco terrível... O SISTEMA, principalmente se estivermos falando de D&D que nos primeiros níveis é um inferno pra acertar, mas como to criando um sistema nele fica maravilindo... Seus vídeos ótimos como sempre, muitos baús cheios de ouro pra todos...
To imaginando "O dragão jovem ataca o bárbaro com sua garra afiada, então você enrijece os músculos do seu abdômen e as garras do dragão jovem passa por você causando um leve arranhão superficial que você apenas sente um incomodo e passa a mão no local de calmante.."
Muito bom o vídeo! Vou falar que eu já faço algo nessa linha... só que no Roll20 parece que a coisa não fui legal. Tenho dúvidas também de como aplicar esse conceito pra monstros. Vai falar sobre?
Cara, pra monstros é parecido. Basta vc criar uma descrição legal doq aconteceu. Caso o aventureiro erre e ele tenha armadura, o ataque pode ter sido aparado por ela, caso n tenha o inimigo pode ter desviado... Por aí vai, o mais importante é pensar rápido no q falar, e nos casos de acerto deixar o jogador descrever como foi tbm é massa
@@tiodoramen5344 Ok, mas como você vai tratar no caso de mortos-vivos em geral... na maioria dos casos os caras não tem armadura... sinto que a narração fica meio limitada.
@@leonardosanches4385 cara, aí eu vejo 3 opções. -o atacante erra o alvo -o morto-vivo desvia do ataque -o morto-vivo bloqueia o ataque com seu próprio corpo (Eu vejo essa terceira possibilidade por muitos mortos-vivos terem resistência a danos físicos, oq pode gerar bastante tensão entre os jogadores. No caso deles pra mim n seria tão estranho se segurassem uma lâmina sem tomar dano)
Fala, Leonardo! Bom, pra monstros segue a mesma base: refletir sobre como as habilidades e equipamentos do inimigo vão afetar as descrições. Mortos vivos são criaturas de CA baixo muitas vezes, pelo fato de não ter armadura e serem lerdos demais. Nesse caso praticamente todo golpe pega, e muitos tendo destreza negativa, você pode dizer tanto que o aventureiro desceu a espada de um modo mal calculado, já que ele tá mais acostumado com oponentes rápidos e planejou ponto futuro errado, ou que os ossos do morto vivo são muito duros e uma armadura leve que eles tiverem usando pode aparar. Mas geralmente tá baseado na destreza mesmo, ou buracos. Um esqueleto tá cheio de buracos, então a lâmina pode entrar no buraco sem acertar o osso do esqueleto. É tudo questão de reflexão mesmo. Espero ter ajudado! E se tiver mais alguma dúvida, só falar!
Mano, pfv faz um video falando da class necromante, pq eu to jogando uma aventura com um necromante e sou o mais fraco, mas eu gosto do personagem pq ele tem muita personalidade contudo o próprio mestre fala q a class e muito fraca e to desesperado
Bom, em D&D5e eu sempre defendo que não há classe fraca, mas sim mestre fraco - sem ofensas. Necromante é uma ótima subclasse e providenciarei um vídeo sobre, Jaylson. Mas até lá, se quiser, posso te ajudar mais propriamente por mensagem nas redes sociais. Espero que dê tudo certo por aí! Um abraço e Boas Rolagens!
No caso, se a destreza for maior que a armadura como eu faço? Pq meu jogador ficaria com Destreza (13) e ele tem uma Armadura de couro que vale 11 E outra duvida seria, como que eu completo os outros quadros de escudo cobertura e tals que números eu coloco?
Eu colocaria o escudo antes da armadura na narração. Afinal primeiro vem a defesa "ativa", algo q vc faz, depois a armadura, a sua última defesa antes do seu corpo
Fala, Colin! Eu pessoalmente também ponho. Apenas ensinei com a armadura vindo primeiro porque é mais comum haver aventureiros de armadura, do que com o escudo também. Mandou bem! 😁
Quando eu narro, e por exemplo um jogador tira um 20 ou quando vai matar eu deixo o jogador mesmo narrar a cena, a forma que ele ataca e mata, pra deixar a mente deles fluir
Infelizmente estou sem tempo, Franklin. Mas espero que você encontre uma mesa e se divirta bastante jogando o Melhor Jogo do Mundo, que é o RPG de Mesa! Um abraço e Boas Rolagens!
é bastante complicado encontrar algum mestre assim, já entrei em algumas mesas e sempre o mestre acaba deixando de lado a narração (principalmente quando tem roll 20 ou alguma coisa do tipo, que mostre o mapa). falando nisso, quem tiver montando algum d&d fala comigo ai kk
Mestre give me help, eu não consigo fazer a ficha dos jogadores do roll 20 ficar com token. Eu configuro mas quando vou arrastar da ficha pro campo o token não aparece, o que eu faço?
Eita, Camak. Doidera. Você configurou ela como token padrão, clicando nela e depois na parte de configurar token lá na ficha? Não sei o que pode ter sido, além disso. Vou procurar nos fóruns assim que tiver um tempinho! Espero poder te ajudar Camak! Um abraço e Boas Rolagens!
Fala, Camak! Sinto muito pela demora. Procurei hoje cedo no fórum sobre soluções para seu problema, mas não consegui nada além do padrão. Tenta mais uma vez, vai que... haha Abre a ficha no journal sem puxar o token pro campo de batalha. Depois clica em Edit no topo direito da ficha. Depois vai pra parte inferior esquerda e clica pra Remover token Padrão. Depois disso você adiciona o token da sua preferência clicando em Configurar Token padrão. Aí tu salva as mudanças, cruza os dedos, e depois arrasta a ficha pro campo de batalha pra ver se o token salvou. Boa sorte aí, grande! Um abraço e Boas Rolagens!
As vezes prefiro que os pjs narrem seus acertos, principalmente como matam ou derrubam alguém, acho que ajuda eles a entenderem como melhorar narrativa
Com certeza! Por isso falei que o vídeo serve pra jogadores, e também por isso que foquei na narração dos erros e terminei falando pra compartilhar com sua Mesa e Grupo. Espero que suas sessões sejam cada vez mais vivas e divertidas!
As vezes me sinto como o Quico, assisto, assisto, leio, leio e nunca jogo, só vivo me preparando kkkkkkkkkkkkkkk
Ótimo vídeo!
A gente só narra assim no começo da batalha, qd se prolonga demais, voltamos ao velho ''-o inimigo erra'', ''-blz'', kkkkkkk
Sim kkkk
Quando isso acontece, hora de balancear melhor os combates 😂
Um equilíbrio perfeito, como todas as coisas deveriam ser
Embarquei nesse mundo do Rpg atualmente com meus amigos por conta da quarentena, e de umas semanas pra cá eu tô experimentando mestrar. E seus vídeos estão sendo de grande ajuda amigo (principalmente os sobre o Roll 20)
Queria parabenizar seu trabalho, tu manda bem demais!!
Brigadão, Murilo! E fico feliz em ajudar; ainda mais Mestres!
Sempre que precisar, é só me mandar mensagem pelas redes sociais!
Grande abraço, sucesso e Boas Rolagens!
Tem uma outra forma que eu uso, reparem que uma rodada dura 6 segundos, e quando duas ou mais pessoas tão em combate corpo a corpo elas não vão dar uma brandida na espada a cada 6 segundos, ou seja, uma rolagem no dado não significa um simples balanço da espada, mas algumas tentativas e fintas. Ex, meu npc contra seu guerreiro, rolamos iniciativa, você ganha e tira um 19 me acertando, eu descreveria algo como "vocês se encaram um pouco, com a espera estendida pra frente prontos para atacar assim que o outro estiver ao seu alcance, trocando para uma base alta, o npc achou que viu uma brecha na sua defesa e partiu pra cima, porém,da sua base você já tinha um golpe preparado e dá um corte diagonal de cima pra baixo". Isto seria o primeiro turno, no segundo o seu rival rola um 18 e acerta, te dá um golpe horizontal, você levanta a espada bem a tempo de aparar, mas ele usa a guarda pra entrar desviar a sua lâmina e vocês fazem uma pequena disputa de força onde ele ganha por pouco conseguindo abrir sua guarda e golpeando sua lateral. E por aí vai, cada rolada representa uma pequena série de ações, não necessariamente um balanço da arma.
Você mestra melhor que o mestre cervejeiro.
Eu considero tudo isso pra basicamente 70% dos PVs do personagem, ex:
Cara tem 100PVs. Até 30 PVs o "inimigo" não acerta o cara diretamente, ele cansa o PJ, acerta a armadura, escudo, dá dano "muscular" com golpes muito rápidos, muito fortes etc. Quando baixar de 30 PVs aí começam cortes, contusões reais etc. Não gosto de narrar que o cara virou uma carne moída.
Dá pra adaptar sua técnica para a forma como eu narro, legal.
Interessante modo de narrar, Vitor!
Um dos próximos vídeos de Narração que devo postar é justamente sobre como narrar dano e inconsciência de personagens.
Espero que goste!
@@MestreTaverneiro Espero por esse vídeo ansioso
Cara você é incrível e seus vídeos são excelentes, comecei a jogar rpg esse ano e tinha visto alguns vídeos seus pra aprender um pouco do básico, agora me convenceram a mestrar uma campanha e seus vídeos como sempre estão excelentes e muito úteis, se possível resgata essa série que ta incrível, parabéns e muito sucesso na vida pra você
Pelo amor de Deus, o tanto que teu conteúdo melhorou meu rendimento como mestre e jogador não ta escrito. Obrigado de coração!
🧡 Fico feliz em ajudar, João!
Sempre que precisar, sabe onde me encontrar!
O meu querido Mestre das tavernas e que eu estou criando meu próprio rpg simples (claro se eu tivesse criando um rpg complicado eu taria é F*rado), mas continuando. e minha principal mensagem e que você está me ajudando muito e por isso eu queria te agradecer. TU E TOP
PS.: Eu não falo tão formalmente assim kkkk, só queria fazer uma mensagem legal.
Espero q tenha conseguido, estou criando o meu tbmkkkk
Na moral, eu to maratonando todos os videos de dicas principalmente, e está me ajudando muito, apesar de alguns conceitos já serem retratados em outros canais e etc, o seu possui uma forma divertida de entreter o público a preferir a você explicar as coisas, além de dar formas novas de fazer certas coisas em determinados assuntos no RPG e até melhores, como planejar combates, como o site lá de kobold, como o bot anavrae que é uma ajuda enorme no discord, eu agradeço por tudo!
Vamos esperar ansiosamente, esse primeiro gole de cerveja...
Aguardando o mestre gritar: A taverna está aberta!
A ABERTA ESTÁ TAVERNA!
peraí...
Mt obg mestreeee,aprendi muito com os seus videos e quero deixar claro q meu amigo te recomemndou e vc está sendo o responsavel pelas minhas madrugadas kkkkk vlw cara vc é um dos melhores youtubers q ensinam sobre rpg sem complicar nada e cláro....usando aquela pitada de humor ฅ^•ﻌ•^ฅ 😉
🧡😁
Muito bom, brigado mestre. Tô começando a ser mestre e já me ajudou. Continua pfvr
Fico feliz em ajudar, Kevin!
E obrigado pelo apoio!
Ótimo vídeo e com a melhor voz, amo esse canal!
Obrigado pelos elogios, Thomas!
Na moral meus parabéns pelo trabalho, seu conteúdo é simplesmente incrível
Resgata essa série, muito bom
SEU CANAL É INCRÍVEL, ta me ajudando mt a começar a jogar
Uma idéia.
Excelente material. Paranéns.
Usava a mesma sequência acertos e erros em relação as proteções, mas com algumas diferênças,
na época foi no AD&D, usando o livro em inglês de Táticas e Combate.
As proteções Inatas ou Estruturais entram primeiro, Ex. Cobertura/Armadura e magia
O bonus de Dx é condicional, pode ser revogado, Ex. Desatento, de costas, pouco espaço para esquiva e etc..
No exemplo do video, alguem atrás de uma seteira (muro de castelo) +4 ou +6 AC, os primeiros erros acertariam a proteção estrutural, depois Magia e DX ou armadura.
Cara, achei mto legal essa técnica q vc ensinou. Vou tentar! Eu gosto muuitooo da parte estratégica do D&D e por isso sou melhor nela (build, ptos fortes e fracos, lutas com estratégia e posicionamento, puzzles, etc) kk mas percebo como essa parte de narração é importante e creio q desse jeito q vc criou, vai ser bem fácil de melhorar a narrativa dos meus NPCs e PCs!
Fico feliz em ajudar, William!
Que suas sessões sejam sempre mais divertidas e que eu possa te ajudar muito ainda na sua jornada nesse vasto e lindo mundo do RPG de Mesa!
Ótimo vídeo, engraçado, tu sabe ensinar bem e tbm não é chato.
Amo o seu canal
Vídeo EXCEPCIONAL!!! Nunca havia pensado na CA como parâmetro narrativo antes (não de forma tão esquemática e clara!). Genial Mestre Taverneiro! Parabéns!!!
Mestre, eu conheci você a pouco tempo...
Mas seus vídeos são bons de mais cara, eu como mestre a 5 anos não conhecia algumas lógicas que você esplica.
Muito bom seu jeito detalhado de esplicar e mostrar jogadas etc
Fico muito feliz em ajudar, Nizaki!
Principalmente um mestre experiente como você.
Obrigado pelos elogios e qualquer coisa é só mandar mensagem pelas redes sociais 😁
Cara, amei. Sou mestre há anos e uso a descrição de combate para tornar mais real e interessante as lutas, nas nunca com tantos detalhes.
Fico feliz em ajudar, Eduardo!
Gostei muito dessa mecânica de jogo, antes eu nem sabia sobre o sistema de combatê então usava um que ambos os lados rodava os dados e o maior resultava acertava ou desviava .
Agora passei a usar esse sistema , confesso que eu e os jogadores de minha mesas achamos isso melhor . Porém fiz um ajuste para minha mesa sobre o escudo, eu entendo que o escudo e uma coisa que se narra antes da armadura pois ele faz parte de sua guarda .
Exato. Só narrei ali o Escudo depois da armadura pois é mais comum encontrar aventureiros de armadura e sem escudo do que de escudo e sem armadura.
Ótima correção, rei dos games!
E espero poder te ajudar bastante ainda na sua jornada pelo mundo do RPG!
Adorei o vídeo e a técnica que você criou é sensacional! Tô louco para testar com meus amigos! Ótimo trabalho :)
Você é I N C R I V E L
Você merece muito mais engajamento!
🧡Obrigado pelas gentis palavras, grande Lhama!
Muito bom esse jeito de narrar, como um jogador que recém chegou ao rpg, vou tentar aplicar essas narrativa para os meus combates
Já curtir o vídeo
Ideia muinto boa adorei o vídeo
Mano seus vídeos são tão explicativos que já tô pronto pra primeiro campanha
Excelente vídeo para tentar escrever um livro usando como base o livro do mestre ou do jogador. Espero ver mais vídeos sobre esse tema no canal, não me arrependo de ter me escravido.
Fico feliz que esteja gostando, Enzo!
E como dito, terão mais 4 vídeos pelo menos sobre esse tema; ensinando a narrar magias, falando dos benefícios, da base das coisas, ensinando a narrar dano e inconsciência, e outras coisas.
Também tem um vídeo antigo meu falando sobre a base da narração geral aqui nesse link: ruclips.net/video/sbGAjxdiWY8/видео.html
Espero que goste!
Queria muito mais desse quadro!
Tem alguns próximos guardadinhos nos meus roteiros. 😁
Um pra descrever melhor ambientes, outro pra cidades, e pelo menos mais 1 de combate falando sobre dano. 🍻
Quem sabe não lanço todos em 2022. 🤩
Espero que goste, Shiny! 😊
Maravilhoso esse vídeo, abriu um leque de possibilidades.
Muito bom,vou tentar usar na minha mesa
Esperando ansioso pelos próximos 3 vídeos :')
Melhor canal de RPG!!!!
Vou mestrar pela primeira vez em breve, que tudo de certo.
Muito bom #maisnarandocomoumdeus
Mddss eu preciso de mais "narrando como um deus" EU PRECISO DE MAIS!
Que vídeo bom!
amo esse canal que nos ajuda a ser bons mestres s2 s2 s2
🧡
Muito bom. Parabéns. Viva o RPG !!!!!
Décimo kk
Vídeo show demais
Vou aderir essa técnica de narração
eu estou revendo tantas vezes o mesmo video, e nem é porque nao entendi kkkk é porque ele imitando o inimigo é muito engraçado kkkkk mds parabens mano
Mago Tankudo kakakakakakak rachei
Muito bom. Vou usar . Estou recomendando seu canal pra todos os meus amigos que curtem rpg.
🧡Brigadão pelo apoio, Bruno!
parabéns mano, agora a pergunta que não quer calar, quando vai rolar o RPG com os inscritos ?? KAKA abraços meu mano.
Hahaha uma pergunta polêmica e perguntada já por muuuuitos inscritos. Mas sempre tenho que trazer a notícia ruim de que é possível que nunca realmente role, dado que são muitas pessoas e que eu mal tenho tempo pra montar os vídeos ainda, que dirá planejar diversas sessões pra muita gente 😅.
Espero um dia poder fazer um evento com uma jogabilidade alternativa que seja do agrado de todos.
Mas até lá só tenho a desejar um abraço e Boas Rolagens!
Sou novato no rpg de mesa, eu acho que meu maior problema é a atuação, mas com o tempo eu acho q pego o jeito. Ótimo video como sempre!
Mano a melhor dica é fazer um personagem q goste na hora da criação. Decida como ele age, os ideais dele, oq o motiva e mais outros detalhes. Vc vai ver q fica bem mais fácil atuar qd de fato está explícito oq seu personagem sente
Espero ter ajudado em algo!
Fala, Leozin!
Tem um vídeo meu que idealmente irá te ajudar a superar esse desafio, aqui: ruclips.net/video/_NXSZa6R13U/видео.html
Esse vídeo e o seguinte a ele são uma dupla que pode ajudar bastante na atuação.
Espero que ajude você também!
@@tiodoramen5344 Vlw mano!
@@MestreTaverneiro vlw!
Esse canal e muito foda,vc e bem gente boa
Caraca eu faço isso kkk é uma dica muito massa.
caralho muito massa essa forma de pensar a CA não como um número sólido mas como uma série de barreiras a serem ultrapassadas, qualidade, + vídeos assim prufavo
Fico feliz que tenha gostado, Igor! Estou providenciando mais 4 vídeos sobre narração em combates.
Espero que goste!
aa, quero ver mais
Continua essa serie!! tah muito boa!
Pode deixar, Natanael! 😁
(já tenho outros 3 temas de roteiro pra essa série 😉)
Vlw mesmo por esse vídeo! Mas fiquei triste por ter apenas 2 vídeos nessa Playlist
Muito bom o vídeo, vlw pelas dicas taverneiro !
Muito bom !
Vlw mestre, o vídeo foi muito bom, e as dicas foram ótimas.
Esse canal é foda! Valeu a minha inscrição
Mestre, um dica, fazer um tratamento de cor da sua imagem pra combinar mais com o fundo pode ser uma boa.
Obrigado pela sugestão, Wallison!
Ficou ruim mesmo nesse vídeo, mas tô tentando acertar nos próximos.
Um abraço e Boas Rolagens!
Porra, ideia genial. Muito boa mesmo!
Só acho que a cobertura deveria vir logo depois da destreza, para ela não ficar dependendo de modificadores nas situações extremas. A última barreira então seria a mais próxima ao corpo: a armadura.
@@LiandroRibeiro Concordo plenamente. 😁
E é assim que eu narro. Mas fiz o vídeo com outra ordem porque nem sempre há cobertura, ou escudo, ou magias.
Obrigado pela ideia, ainda assim. 🍻
Vlw Men, estou começando um Rpg e agr as batalhas vão ser melhores
Eu sou um cara que levou os rpg pras fronteiras. Nunca joguei d&d mas eu criei meus próprios estilos de rpg, e foi por isso que fiz com que os mesmos mlks da escola que trocavam soco, jogassem rpg comigo. Agora na quarentena eu estou estudando sobre narrativa para contar melhor as histórias e deixar as pessoas mais interessadas
Braaabo!
O mestre tá parecendo fantasma kkkkkkkkkkkkk😳!
A ideia é perfeita, só acho que faz mais sentido o escudo estar na frente da armadura, pois pra acertar a armadura tem que passar pelo escudo primeiro que não deixa de ser necessário um pouco de "dex" pra se proteger com ele.
Sim, com certeza! Eu só falei do escudo depois mais pelo fato de ser mais comum um Aventureiro com Armadura e sem Escudo do que Com Escudo e sem Armadura 😄. Mas é como eu disse, tudo vale de uma combinatória e da interpretação de defesa.
Obrigado pelo toque, Bruno!
Um abraço e Boas Rolagens!
no 2:40 eu realmente pensei em 16, kkkk mt bom
mestre taverneiro e mt bom kkkkkk
eu curti esse esquema, mas acho que usaria a tabela na ordem inversa: é mais fácil o inimigo te errar por cobertura, depois por magia, então pelo escudo ou esquiva e por ultimo a armadura, aí sim acerta a pessoa.
Cheguei meio atrasado, Mestre. Estou mestrando com essa dica que você deu. Como seria no case de um Bárbaro onde se soma Constituição na CA e tbm no caso de um personagem com Destreza -1?
A constituição seria a última barreira ou a penúltima?
Muito bom o conteúdo, com certeza vou utilizar.
Porém deixo a dica de só narrarem dano físico, como corte no braço ou perfuração da armadura, quando o HP estiver baixo. Pois acontece muito de um guerreiro com 80 de HP ser acertado umas 15 vezes antes de cair. Haja parte do corpo danificada que não represente uma penalidade ao personagem. Logo geralmente narro que o golpe foi forte o suficiente para drenar as forças do personagem, mas não causou dano permanente. Utilizo os primeiros 70% do HP como uma espécie de estamina, para representar o cansaço e o esforço em se manter vivo, depois vem dano letal que vai gerar cicatrizes de batalha ou um golpe final.
É uma ótima técnica e concordo plenamente, Fabricio!
Eu faço parecido. 😁
Acredito que isso de danificar muito partes do corpo de indivíduo, sem dar penalidades muitas vezes severas, corta muito a imersão. (tipo o clássico pj que perde a perna, mas ainda tem movimentação, equilíbrio e outros fatores importantes num combate e ao desferir um golpe com proficiência)
@@MestreTaverneiro estilo Black Knight do MonthPython! Hahahahahahahah... ou o cara que já levou 50 cortes superficiais no braço na mesma batalha! As vezes a regra não ajuda a imersão, aí o mestre tem que entrar em ação com muita criatividade. Valeu por responder o post. Parabéns pelos vídeos. Ótimo conteúdo didático/humorístico. Sucesso!
@@fabricio_ons Estilo Black Knight, mas o Black Knight é melhor hahahahhaha
Bom demais 🤣
Toda vez que lembro, eu rio. "Its just a flesh wound" 🤣
E obrigado pelo apoio, Fabricio!
Ótimo, como sempre! :)
#maisnarrandocomoumdeus
show
Adoro esse tipo de narração, mas infelizmente tem um ponto fraco terrível... O SISTEMA, principalmente se estivermos falando de D&D que nos primeiros níveis é um inferno pra acertar, mas como to criando um sistema nele fica maravilindo... Seus vídeos ótimos como sempre, muitos baús cheios de ouro pra todos...
Mano, se vc puder fazer um vídeo sobre os druidas, gosto muito do seus vídeos
Vou providenciar, Pedro! Mas já em adianto: o que você gostaria de saber sobre os Druidas?
Mestre cadê a continuação da série?
O mestre tem q ajudar o jogador a soltar a imaginação.
Continua com a série
Aí chega o bárbaro totemico com Constituição e Destreza +5
To imaginando "O dragão jovem ataca o bárbaro com sua garra afiada, então você enrijece os músculos do seu abdômen e as garras do dragão jovem passa por você causando um leve arranhão superficial que você apenas sente um incomodo e passa a mão no local de calmante.."
Muito bom o vídeo! Vou falar que eu já faço algo nessa linha... só que no Roll20 parece que a coisa não fui legal. Tenho dúvidas também de como aplicar esse conceito pra monstros. Vai falar sobre?
Cara, pra monstros é parecido. Basta vc criar uma descrição legal doq aconteceu. Caso o aventureiro erre e ele tenha armadura, o ataque pode ter sido aparado por ela, caso n tenha o inimigo pode ter desviado...
Por aí vai, o mais importante é pensar rápido no q falar, e nos casos de acerto deixar o jogador descrever como foi tbm é massa
@@tiodoramen5344 Ok, mas como você vai tratar no caso de mortos-vivos em geral... na maioria dos casos os caras não tem armadura... sinto que a narração fica meio limitada.
@@leonardosanches4385 cara, aí eu vejo 3 opções.
-o atacante erra o alvo
-o morto-vivo desvia do ataque
-o morto-vivo bloqueia o ataque com seu próprio corpo
(Eu vejo essa terceira possibilidade por muitos mortos-vivos terem resistência a danos físicos, oq pode gerar bastante tensão entre os jogadores. No caso deles pra mim n seria tão estranho se segurassem uma lâmina sem tomar dano)
Fala, Leonardo!
Bom, pra monstros segue a mesma base: refletir sobre como as habilidades e equipamentos do inimigo vão afetar as descrições.
Mortos vivos são criaturas de CA baixo muitas vezes, pelo fato de não ter armadura e serem lerdos demais.
Nesse caso praticamente todo golpe pega, e muitos tendo destreza negativa, você pode dizer tanto que o aventureiro desceu a espada de um modo mal calculado, já que ele tá mais acostumado com oponentes rápidos e planejou ponto futuro errado, ou que os ossos do morto vivo são muito duros e uma armadura leve que eles tiverem usando pode aparar. Mas geralmente tá baseado na destreza mesmo, ou buracos. Um esqueleto tá cheio de buracos, então a lâmina pode entrar no buraco sem acertar o osso do esqueleto.
É tudo questão de reflexão mesmo.
Espero ter ajudado!
E se tiver mais alguma dúvida, só falar!
Cade o resto dos videeeeeeeos po!!
você acha que alterar a formalidade da narração de acordo com o tema do rpg melhora a imersão
Mano, pfv faz um video falando da class necromante, pq eu to jogando uma aventura com um necromante e sou o mais fraco, mas eu gosto do personagem pq ele tem muita personalidade contudo o próprio mestre fala q a class e muito fraca e to desesperado
Bom, em D&D5e eu sempre defendo que não há classe fraca, mas sim mestre fraco - sem ofensas.
Necromante é uma ótima subclasse e providenciarei um vídeo sobre, Jaylson. Mas até lá, se quiser, posso te ajudar mais propriamente por mensagem nas redes sociais.
Espero que dê tudo certo por aí!
Um abraço e Boas Rolagens!
No caso, se a destreza for maior que a armadura como eu faço?
Pq meu jogador ficaria com
Destreza (13)
e ele tem uma Armadura de couro que vale 11
E outra duvida seria, como que eu completo os outros quadros de escudo cobertura e tals
que números eu coloco?
Eu colocaria o escudo antes da armadura na narração. Afinal primeiro vem a defesa "ativa", algo q vc faz, depois a armadura, a sua última defesa antes do seu corpo
Fala, Colin!
Eu pessoalmente também ponho. Apenas ensinei com a armadura vindo primeiro porque é mais comum haver aventureiros de armadura, do que com o escudo também.
Mandou bem! 😁
E quando vai ter os outros vídeos?
Da série de narração?
A qualquer momento. 😆
Eu já tenho o esboço. Só falta escolher e depois redigir. 😬
Vou usar imediatamente kkkkkkkkkk
Cadê mais vídeos desse quadro :(
Em breve, caro Aldebaran. 🍻
traz maisssss
E no caso do monge/ barbaro, que não é só a destreza que soma, como narro isso?
2:44 Eu pensei em 16 mano 😂😂😂😂 tomei um susto kkkkkk
meu objetivo é saber narrar tão bem quanto voce
Fico feliz que com o reconhecimento, mas em breve você já me alcança, Raí!
Um abraço e Boas Rolagens!
Quando eu narro, e por exemplo um jogador tira um 20 ou quando vai matar eu deixo o jogador mesmo narrar a cena, a forma que ele ataca e mata, pra deixar a mente deles fluir
Faço o mesmo, Caio!
Por isso incentivei compartilhar esse vídeo com o grupo e a mesa.
Espero que suas sessões sejam cada vez mais vivas!
#MAISNARRANDOCOMODEUS
''e com uma pedrada de amor né''
🧡
Caraca que baitas dica, eu narrei durante anos, devia ser uma B***ta para os jogadores, devia ser outra coisa que fazia eles voltarem a jogar!!! kkk
Cara muito bom!! Bora jogar??
Infelizmente estou sem tempo, Franklin. Mas espero que você encontre uma mesa e se divirta bastante jogando o Melhor Jogo do Mundo, que é o RPG de Mesa!
Um abraço e Boas Rolagens!
é bastante complicado encontrar algum mestre assim, já entrei em algumas mesas e sempre o mestre acaba deixando de lado a narração (principalmente quando tem roll 20 ou alguma coisa do tipo, que mostre o mapa). falando nisso, quem tiver montando algum d&d fala comigo ai kk
Mestre give me help, eu não consigo fazer a ficha dos jogadores do roll 20 ficar com token.
Eu configuro mas quando vou arrastar da ficha pro campo o token não aparece, o que eu faço?
Eita, Camak. Doidera.
Você configurou ela como token padrão, clicando nela e depois na parte de configurar token lá na ficha?
Não sei o que pode ter sido, além disso.
Vou procurar nos fóruns assim que tiver um tempinho!
Espero poder te ajudar Camak!
Um abraço e Boas Rolagens!
@@MestreTaverneiro Sim fiz exatamente isso, mas agradeço pela ajuda mestre.
Fala, Camak! Sinto muito pela demora.
Procurei hoje cedo no fórum sobre soluções para seu problema, mas não consegui nada além do padrão.
Tenta mais uma vez, vai que... haha
Abre a ficha no journal sem puxar o token pro campo de batalha. Depois clica em Edit no topo direito da ficha. Depois vai pra parte inferior esquerda e clica pra Remover token Padrão. Depois disso você adiciona o token da sua preferência clicando em Configurar Token padrão.
Aí tu salva as mudanças, cruza os dedos, e depois arrasta a ficha pro campo de batalha pra ver se o token salvou.
Boa sorte aí, grande!
Um abraço e Boas Rolagens!
@@MestreTaverneiro Vlw mestre, dps irei tentar mas vlw pela ajuda.
3:10 3:28 3:51 4:12 4:38 5:10
16.06.22
Cobertura
Mobilidade
Escudo
Armadura
Habilidades
As vezes prefiro que os pjs narrem seus acertos, principalmente como matam ou derrubam alguém, acho que ajuda eles a entenderem como melhorar narrativa
Com certeza!
Por isso falei que o vídeo serve pra jogadores, e também por isso que foquei na narração dos erros e terminei falando pra compartilhar com sua Mesa e Grupo.
Espero que suas sessões sejam cada vez mais vivas e divertidas!