DICAS DE LIVROS PARA ENTENDER O PORQUÊ AS PESSOAS ACREDITAM EM PSEUDOCIÊNCIAS: 1. Cérebro e Crença: amzn.to/2Yu7U9Z 2. Por que as pessoas acreditam em pseudociência? amzn.to/3l8qkHb 3. Ciência e pseudociência: amzn.to/3lejGPl 4. Ciência no codidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância! amzn.to/34qM0bn 5. Deus um delírio: amzn.to/2YuM99X 6. O gene egoísta: amzn.to/34rJFx2
Física e Afins Parabéns pelo seu trabalho ,a gente precisa de mais pessoas como você p abrir os olhos de quem não sabe buscar o conhecimento de verdade
Depois que eu tive aulas de antropologia na universidade, onde "jogam" na sua cara que família nada mais é que, uma mera construção social, algo forjado ao longo de séculos.....eu me tranquilizei em muito com todos os sentimentos de culpa que eu carregava, em relação a "perdoar e relativizar" relações e situações familiares extremamente tóxicas! Super recomendo, aulas de antropologia são libertadoras!
@@jeremias8889 Sim é uma construção social, existem diversas configurações de famílias que varia de acordo com o local e período histórico. Há locais onde família é 1 marido e várias esposas, por exemplo, ou famílias de pessoas do mesmo sexo atualmente. Esse padrão familiar não é algo sólido e varia, como mencionei anteriormente.
@@crisfrauendorf325 Família desde sempre envolve um casal hétero com intuitos de reprodução, endogamia e poligamia podem existir, mas a ideia geral não muda.
Meu pai é o responsável pelos piores momentos e traumas que, simplesmente, acabaram com minha vida. Não tenho nada para "honrá-lo", e sim ele que deveria me honrar, porque com tudo que eu passei na mão dele, ainda me tornei uma pessoa boa, cheia de problemas, mas alguém de caráter e ética, bem diferente dele... Minha mãe foi omissa a vida toda. Algumas pessoas deveriam ser proibidas de serem pai e mãe, porque colocam alguém no mundo e destroem o psicológico dessa pessoa.
Pais e mães assim deveriam nascer estéreis.Porque ficamos só o bagaço o psicológico físico e emocional totalmente detonados.Sofremos e lutamos pra sair desse inferno viver longe desse povo maluco.
Obrigado por esse vídeo, Bibi, estava precisando dele. Ano passado fui a um terreiro de umbanda pela primeira vez e falei com o Preto Velho (uma entidade incorporada em uma pessoa carnal), e ele me disse que o meu avô falecido estava esperando meu perdão pra conseguir descansar em paz. Eu senti aquilo como uma injustiça tão grande. Ele abusou sexualmente da minha mãe quando ela era criança e depois a agrediu fisicamente pelo resto da vida, mesmo já adulta; aconselhou meu pai a fazer o mesmo quando eles eram casados; humilhou minha mãe a vida toda e ela, nesse processo, sempre passiva e com medo, se sujeitava a ele. Ele morreu e deixou sequelas graves na minha mãe. Não vejo motivos pra perdoar uma pessoa dessas que nem ao menos se dignou a pedir desculpas pelas coisas que fez. E ainda me colocar nas costas a responsabilidade do seu descanso pós-morte, querendo perdão?! Na frente do Preto Velho eu disse que não perdoava e a entidade e as pessoas junto a ele ficaram conversando comigo me persuadindo a perdoar, colocando em mim a culpa do meu avô não conseguir se libertar daqui da Terra (já que supostamente fui seu neto preferido). Foi horrível. Não acho que essa conta é minha, acho que é ele que tem que se resolver com a própria consciência se quer "descansar" em sua morte.
Sua mãe é quem merece ser acolhida. Existe o erro que fazemos sem querer, esse merece perdão. Mas existe, como no caso do seu avô, que sabia que estava errando, e nada fez, perdão pra ele? Não corresponde a você
@@tahisramos2086 E ele é tão covarde que, se for verdade mesmo que ele está esperando meu perdão pra descansar, ele prefere vir a mim pedir MEU perdão e não à minha mãe, que foi quem ele feriu e estragou a vida toda. Tenho nojo dele.
Super lúcido e coerente. Você fez certíssimo em defender sua mãe. Cara, se eu ouvisse um preto velho falar isso pra mim nem sei o que eu faria, já que provavelmente entidade nenhuma tava ali, tá mais pra um espírito obsessor falando essas bobagens. Tem coisa que a gente ouve de supostos guias espirituais incorporados que leva a gente pra fora do terreiro...
Te digo da cadeira mais alta, isso não era um Preto Velho. Pode ter certeza absoluta que aquele "médium" compartilha dessa opinião e estava ali repassando suas idéias, até pq NÃO faz parte da doutrina Umbandista, essa responsabilidade com erros de quem quer que seja, não importa quem. Cada um é responsável por suas escolhas e ações, se ele estava sofrendo pelo que fez, era essa a consequência e ele que aprendesse com ela. Ter que cuidar de nós mesmos, já é mais que suficiente. Mais uma vez, sinto muito pelo que vc ouviu e espero que não tenha absorvido. 🌷
Moça, sou psicólogo. E afirmo que você tem feito mais bem para profissionais sérios da psicologia e para a psicologia como ciência e profissão do que o CFP nunca foi capaz de fazer!
Bibi, vc contou minha história. Sofri a vida toda com gente me apontando o dedo dizendo q eu ia pro inferno se n perdoasse uma certa pessoa. Por isso abandonei o cristianismo.
Eu tbm, por isso sou cética com muitas questões religiosas, e discordo de muitas crenças e regras impostas por elas, apesar de concordar que o espiritismo e o cristianismo foram importantes na minha formação.
e esse é o mecanismo do cristianismo: te forçar a perdoar através de ameaças por esse motivo eu vejo o perdão como uma doença, algo inventado para passar pano pra gente escrota
Só quero fazer um adendo aqui sobre o reverênciar e honrar ancestrais, pq nas religiões de Matriz africana esse conceito é extremamente fundamental pra construção da identidade da negritude e da nação/casa/terreiro etc pq somos religiões de ancestralidade. Não ocorre dessa forma grotesca, mas existe a ideia de entender que seus ancestrais e todos os negros que vieram antes de alguma foram necessarios pra que vc chegue até aqui. Não significa que vc tenha essas questões de perdoar ou coisas assim. Só deixando esse comentário pq alguem pode ser deparar com esse termo ligado as religiões afro e é bom saber que não é essa doideira ai não.
Exatamente! Até porque nem todos os ancestrais são dignos de honra. Essas noções cristãs que essas pseudociência apresentam não cabem nas religiões de matriz africana. Quem olhar com atenção percebe que culto dos nossos ancestrais africanos representa valores comunitários importantes, nada a ver com cura quântica e não sei o quê. Esse cara que inventou a constelação provavelmente interagiu com os povos da África do Sul, não entendeu nada e criou essa bomba.
Um dia vi a monja Coen contando uma fábula que dizia o seguinte: um homem foi até um monge pedir ajuda para esquecer algo que o magoava, o monge então disse: volte pra casa e não pense em macacos, o homem voltou pra casa mas não conseguia parar de pensar em macacos o tempo inteiro, então o homem voltou ao monge para se queixar e o monge explicou que o mesmo acontece com o processo de esquecer mágoas, a gente fica o tempo todo dizendo pra nos mesmos "esqueça isso" que a coisa acaba grudando na cabeça e é aí que a gente não esquece mesmo.
Foi um bálsamo ouvir vc falando .👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 A vida toda ouvi "tem que agradecer, honrar pai e mãe". Meu pai é um monstro! Ele é quem me deve honrar!!!! Ele não merece a filha boa que tem! Nunca vou gostar dele e não sou obrigada a gostar!!!!! Parabéns pelas reflexões assertivas!!!!!! Vc é maravilhosa 💕
Me afastei da minha mãe e do meu único irmão sao pessoas tóxicas. Mudei de cidade....minha mae extremamente manipuladora, acho que tem traços narcisitas... Nao posso muda los e nem quero essa responsabilidade louca achar que podemos por amor mudar o outro. Entao eu mudei me afastei e me dei amor...me reconstrui...e estou ótima assim As pessoas me julgam digo para elas me sustentaram, pagarem as minhas contas Quero resgnificar as minhas emoções, nao ser vitima.
@@fractaluniversal4404 e o lixo quer atenção, quem tá incomodada que se retire as pessoas agem como quiser ,se toca vai fazer umas faxinas servi pra algo
Na minha opinião, perdoar significa se desapegar do sentimento de mágoa pela pessoa que o ofendeu. Isso quer dizer retirar o mal da mente. Tem mais relação com aquele que perdoa do que com aquele que "é perdoado". Isso não implica em reconciliação. De acordo com essa concepção, pode-se perdoar até alguém que já morreu. Quem verdadeiramente se beneficia com isso é quem perdoa, pois se poupa de carregar vínculos emocionais com as pessoas que não deseja que faça parte da sua vida.
Sou advogada, e como trabalho com direito de família cogitei fazer constelação familiar no intuito de ‘ajudar’ o cliente através de outras abordagens. Graças aos seus vídeos, tirei essa ideia louca da cabeça e ABOMINO. Parabéns pelo excelente conteúdo, Bibi!
Fizestes bem. Sou psicóloga clínica e vem muita gente doente por causa dessa charlatanisse. Um senhor paciente psiquiátrico ainda em adaptação medicamentosa voltou surtado para sua família . Criou fantasias e vieram os delírios. Foi internado por 18, dias numa clínica até estabilizar. Veio se tratar comigo depois disso e permaneceu durante 4 anos. Mudou a vida e hoje conseguiu um trabalho aos 66 anos.
Mês passado, eu li um livro sobre Direito Sistêmico que defende o uso das constelações familiares na resolução de conflitos judiciais. O livro reúne seis artigos, a maioria escrita por juristas mesmo. Os autores ressaltam várias vezes que as constelações são "fenomenológicas", que o constelador enxerga os fatos como eles são, sem interpretar ou fazer julgamentos, seja lá o que isso quer dizer. Mas quando você lê os artigos com calma, percebe que a incoerência reina. Uma das autoras, que é assistente social, diz explicitamente que, se você reclama do pai ausente ou do irmão abusivo, você está "se vitimizando" e colocando a culpa nos outros por seus próprios problemas. Prossegue essa autora dizendo que você tem o dever de honrar seus pais, porque eles lhe deram a vida, e mais outros absurdos sobre como o que aconteceu com um parente de não sei quantas gerações atrás afeta a sua vida hoje. Não é possível que essa autora tenha algum dia lido uma linha sequer do ECA. Afinal, como ela pode ser capaz de dizer que, se o seu pai te abandonou, é VOCÊ quem está errado de se sentir mal com isso e que é VOCÊ quem tem de honrá-lo e sei lá mais o quê? É absurdo. É aterrador. Ainda mais quando você considera a luta de vários juristas para que se reconheça o abandono afetivo como um dano moral que merece ser reparado. A parte do irmão abusivo é absurda também, porque dá a entender que violência doméstica e familiar não é nada... E isso porque foi dito que o constelador deve observar os "emaranhados familiares" sem fazer julgamentos! Mas fica pior. Um dos autores comenta algumas sessões de constelação realizadas por ele em que um dos constelados teve um surto e ainda comemora o fato de ser "formado" em florais, porque isso lhe permitiu resolver um desses surtos... Previsivelmente, nenhum estudo é apresentado sobre o que aconteceu com essas pessoas semanas ou meses depois da constelação. Fica tudo no plano "acredite em mim; eu estava lá, então acho que ficou tudo bem". E em momento algum os autores explicam como se dá essa apresentação dos fatos livre de interpretações e julgamentos. Ou, quando explicam, recorrem a teorias místicas e sustentam que o constelador simplesmente é iluminado pela verdade durante as sessões. Mas que garantia a gente tem de que eles só não estão inventando uma historinha na hora para ver se o constelado acredita?
Olha, sou estudante de psicologia e posso dizer que estão deturpando significados importantes tanto da psicologia quanto da filosofia. A fenomenologia é uma ferramenta da filosofia que acabou sendo adotada pela psico e se uniu ao humanismo para criar uma nova abordagem, uma nova forma de ver o mundo e o Homem. Um dos pontos mais importantes da visão fenomenologica é "deixar ver aquilo que se mostra", que é basicamente tentar ver o acontecimento o mais livre possível de interpretações baseadas em conceitos prévios e sem buscar significados ocultos e inconscientes. Isso nao tem nada a ver com insinuar que os outros estão se vitimizando e que devem perdoar quem fez mal pra si. Espero esse tipo de coisa que descreveu seja inviabilizada o mais rápido possivel. É nada mais nada menos que outra forma de propagar desinformação e negligência
@@richardm.n.8887 Muito obrigada por seu esclarecimento. O conceito de fenomenologia ficou mais claro agora. Sua crítica é muito importante e já não é a primeira vez que a escuto. Os consteladores familiares estão se apropriando de teorias e técnicas de ciências bem estabelecidas e fazendo uma bagunça. Quanto mais eu leio sobre as constelações, mais assustada fico.
Eu passei por um processo de violencia do meu pai comigo, eu decidi NAO (JAMAIS) perdoar e eu vivo muito bem com isso. Claro, tive um processo largo de terapia correta para lidar com o reflexo que tal violencia gerou. Enfim, como vc disse: nao somos obrigadas a nadaaa! kkkkkkkkkkkkkkkk
Passei por algo parecido. Por mais que tivesse uma mágoa enorme, no fundo eu me sentia pressionada a perdoa-lo e ficava ainda pior e mais encucada...Até o dia em que a minha psicóloga me disse que não somos obrigados a perdoar ninguém, que devemos trabalhar para lidar com a mágoa e viver melhor, mas não é preciso perdoar pra isso...que tem pessoas que não merecem o nosso perdão, e que nos forçarmos a perdoar quem nos machucou tanto é uma violência que praticamos contra nós mesmos...Depois disso que consegui ir deixando a mágoa de lado e lidar com a ideia de que essa pessoa não vai mais fazer parte da minha vida, nem em pensamentos! Que ele não merece meu perdão!
Conheço uma pessoa que não queria fazer terapia com medo de que o psicológico a obrigasse a perdoar as pessoas. Eu falei: um bom terapeuta te ensina a se curar, não a perdoar os outros.
Perdoar não é esquecer. E nem entendender o outro que te feriu. E muito menos conviver com quem te causou mal. É conseguir olhar para trás sem se machucar, sem mágoa. É superar. Mas isso demanda tempo, paciência, e as vezes muita terapia.
Foi um vídeo mto esclarecedor. Perdi milhares de culpas com ele. Descobri que há coisas que nunca perdoei e jamais perdoarei. Assim como terá havido (e houve) situações das quais não serei perdoado. Mas tem 1 lado bom nisso: compreender. A compreensão evita que eu faça certas coisas novamente, assim como não permitirei que certas coisas voltem a me acontecer. Te escuto com mto carinho, Bibi
4 года назад+111
"Vc tem que perdoar" nada mais é do que cagar regra na vida alheia.
Curioso como muitas pessoas do Sudeste e Sul do Brasil,não se importam de apresentar sua finíssima educação,ao usar de forma clara e pública palavras como "cagar".Incrível a falta de noção desta ,quem sabe,Elite sulista...
Vídeo esclarecedor. Constelação familiar é abuso consentido. Já participei de uma infelizmente, por isso que é caro, pq a pessoa faz uma vez só e não dá resultado, a pessoa não volta e o cara continua lucrando com cada um que vai, mesma coisa acontece com regressão, hipnose...
@@Anaecesar não adianta explicar pra quem n quer aprender. Infelizmente o tripé Religião. Política e Ciência continua em alta. A ciência muda o tempo todo. Então onde está a verdade que eles alegam ser deles? Atacam tudo que.n conhecem. Arrogância pura. Nem dá pra argumentar. São doentes. Fanatismo mesmo. Não perca seu tempo. Com o tempo e o sofrimento ( pq quem n perdoa é quem mais sofre) eles acabam aprendendo. Às vezes precisam de.muitas vidas pra isso. Pra quem entende um.pouco resta torcer para que aprendam rápido pq no fundo n gosto de ver ninguém se enganando e sofrendo mesno os que me atacam.... Namastê
@@Anaecesar claro, da msm forma q as baboseiras místicas de que "se vc acreditar q vai ficar rico, ficará rico" tbm funciona. Puro conspiracionismo barato, só falta falar que depressão é falta de Deus
Fiquei revoltada com a história da psicóloga. Todo meu apoio para a garota que relatou a história. Els jamais deveria ter que perdoar um agressor desse porte. Agradeço pelo relato.Obrigada por postar vídeos construtivos como esse. Vc disse o que eu sempre pensei. Seu canal tb já me ensinou muito. Acho importante falar do perdão, nem todos o merecem.
Sobre honrar os pais, é mais fácil entender isso se a gente trocar o verbo honrar pelo verbo respeitar, que neste caso tem o mesmo sentido. Se teus pais são ruins, tu podes pelo menos não ofendê-los nem agredi-los. Não significa que tens que amá-los. Isso tem a ver com a índole do indivíduo. Ele perdoa por ser resiliente, mas não ama por não ser bobo. Note que o perdão não precisa ser declarado verbalmente como palavras cabalísticas. Perdão é algo que se sente. Perdoar é bom, mas não tem também nada a ver com atrair coisas boas do universo.
Sempre fui humilhada pela minha mãe hoje sou a filha que dá uns apoios kkkkk tô nem ai para perdão nunca encheu minha barriga e nem meu bolso...fui trabalhar e trabalho até hoje com ou sem perdão 😏🤷🏼♀️ eu vivo numa boa. E qual a familia que não tem uma parte de parentela tóxica? Ops talvez eu seja também kkkkk deixa eu tomar meu calmante...uma de chá de folha de maracujá 😁
Bibi, raramente eu assisto a um vídeo onde eu concordo em tudo o que a pessoa fala. Foi o caso desse vídeo. Concordo com todas as palavras que você falou. Parabéns! Você é corajosa e tem clareza absoluta em tudo o que você analisa! Agradeço por você manter esse canal e ter tanta coragem e objetividade em tocar em pontos que são tão polêmicos! Você é dez demais!
Essa menina é top demais.....aleluia irmãos! Obrigado pelo belo e precioso conteúdo. Seus vídeos está me fazendo pensar, e muito, sobre tantas besteiras que eu acredito.
Eu tenho uma facilidade, um olhar mais brando ao ato de perdoar e de não guardar mágoa. Porém, decido não conviver ou manter contato com aquele ou aquela que me feriu. É algo realmente muito subjetivo, complexo e nada fácil pois cada um tem a sua realidade e só o indíviduo sabe como aconteceu e como aquilo o feriu (principalmente quando estamos falando de abuso, estupro, etc). E que fique claro: Não me torno uma pessoa melhor que os outros por ter essa postura.
Muito bom! Fui abusada quando criança e encheram meu saco pra perdoar... Achava um seguindo abuso, falta de empatia e bom senso. O perdão q vc falou no início é o perdão religioso. Perdoar alguém q te fez mto mal é tirar aquela raiva e se libertar do trauma e o outro que se foda. Hahahaa Tb acredito sobre vítima que vira sobrevivente. Obrigaaada pelo vídeo
"Quando alguém diz que você não pode sentir essa raiva, ela está te oprimindo de alguma forma." Ri alto com isso, Bibi, pois eu sou sempre a pessoa que diz "Poxa, você tá com raiva? Que bom, viva sua raiva, depois você pensa no que fazer." Daí todo mundo pensa que eu estou querendo jogar gasolina na fogueira, quando em realidade, estou apenas querendo que as pessoas experimentem a si mesmas e com isso se libertem, sem opressão. hahahahahaha
mais uma pra lista de “coisas que eu deveria ter aprendido antes” bem isso mesmo,somos ensinados a sufocar qualquer tipo de sentimento ruim,isso faz mal
caramba, essa história do terceiro filho quando fiz constelação eles falaram a mesma coisa, que minha esposa tinha tomado o lugar do bebê que minha sogra tinha perdido. É sempre a mesma história.
Eu ainda moro com meus pais e no ano passado discuti com meu pai e desde então eu escolhi não falar mais com ele. Foi a melhor escolha que fiz, me sinto até mais a vontade em casa. Ele ERA muito agressivo com minha mae, hj ele "só" é machista. Ela perdoou as coisas do passado, mas eu fiquei com isso na garganta por anos desde a infância até a fase adulta e só botei pra fora ano passado. . Eu não consigo perdoar e nem quero. 😌 Me sinto bem assim. Mal me sentia quando me esforçava a perdoar por conta dessa cultura do perdão. Hoje eu não tenho raiva, n tenho rancor... Só não quero mais compartilhar minha vida incluindo ele.
Pais são só adultos que reproduziram, o resto da família e ancestrais também. Meu respeito é pra quem tem, são só seres humanos que EU vejo que devem ser tratados como qualquer outro ser humano. Perdão e gratidão cegas não significam nada...
Fico muito preocupada, sou psicodramatista formada pela PUC e vejo que essas pessoas usam muitas das técnicas que usamos, mas nada tem a ver com a teoria que embasa nosso trabalho. Até porque somos regulamentados pelo CRP, por tanto seguimos o código de ética do mesmo. O problema não são as dramatizações ou o trabalho em grupo, mas a forma que é utilizado por essas pessoas sem respeitar se quer se aquele é um caso para grupo ou não. Esse mal uso acaba sujando a imagem e reputação de pessoas que estão fazendo um trabalho sério.
Oi, Luana! Oi, Bibi! Sou do Rio de Janeiro e há 3 anos tive um desentendimento final com meus pais e irmão. Decidi afastar-me para preservar minha sanidade . Claro que foi um processo doloroso, para o qual busquei ajuda psicológica. Fui à uma psicóloga indicada por uma amiga. Na primeira consulta, após algumas frases feitas ela disse q fazia constelação familiar e sugeriu q eu usasse bonecos pra demonstrar minha relação com a família. Disse-lhe que não me sentia confortável com isso, que era uma adulta de 45 anos e como tal sabia verbalizar sentimentos. Ao contrário de uma criança que não sabe nomear emoções ainda. Encerrei a consulta e saí de lá tentando entender que tipo de psicólogos as faculdades vêm formando... e que certas pessoas são suscetíveis a cair nesse tipo de enganação, inclusive psicólogos! Obrigada pela atenção! Abs
Rachel Isaías infelizmente temos muitos colegas agindo de forma condenável. É muito complicado porque na maioria das vezes as pessoas já estão fragilizadas, e ação destes profissionais ruins recaem como um golpe certeiro deixando a pessoa ainda mais pra baixo. Se possível não deixe de denunciar esse tipo de prática. O uso da constelação familiar por psicólogos é ilegal.
@@LeoNLopes é como reclamar que a astronomia teria "se apropriado" da astrologia, a química da alquimia. Não tem problema ciências evoluírem de conhecimentos da Antiguidade quando não se tinha o instrumental moderno
Até que enfim alguém falou isso!!! Passei por uma situação traumática e uma das coisas q mais me deixam chateada é gente q não respeita o seu tempo e quer q vc volte a falar com a pessoa como se nada tivesse acontecido.
Gente, eu estou chocado com esse relato e com mais ranço ainda dessa tal de constelação familiar!!!!!!!!!!!!! Obrigado por divulgar os argumentos científicos que revelam a face horrenda dessa terapia alternativa!
"Aceita que dói menos"... ou seja, seja um alvo passivo para todo o mal que te lançarem. Não reaja, porque você não tem força nem capacidade de superação, de reação. Apenas aceita, chora, e espera passar.... :'(
"vc tem q aceitar" foi o q eu mais escutei de diferentes psicólogas. Assim como a menina disse, tb resolvi deixar de lado tentar algum tratamento com outras pessoas e com 17 anos comecei a tomar ayahuasca, pq foi o único jeito q encontrei na época de tentar alguma coisa q não envolvesse outra pessoa me dizendo o q fazer, era só tomar o chá e ficar eu comigo mesma. Acho muito complicado isso, a pessoa estuda vários anos na faculdade de psicologia pra, na hora de atuar, ter zero empatia e usar o próprio moralismo pra me "ajudar". Sempre que alguém diz q faz terapia e gosta, eu fico super interessada, pq não é possível q só eu seja cagada!
Muito bom. Mais um vídeo 'utilidade pública. Qdo fiz meu mapa astral, o astrólogo me indicou fazer constelação ou hipnose pq minha vida profissional não ia pra frente pq tinha problemas com meus pais. 🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️
acho engraçado esse pensamento de que "vc só vai pra frente na vida se vc for bom com seus pais" tem muita gente que ascendeu na vida matando o pai ou a mãe ou abandonando eles. Na Idade Média, se vc era filho do Rei e queria poder, bastava matar seu pai e usurpar o trono
A cada vídeo vejo como minha visão de mundo é pareceria com a sua Bibi. O que mais me incomoda é aquela noção de agradecer/aceitar experiências ruins que aconteceram por fazer parte da sua história e te mudar. Com relação aos parentes já escutei muito isso e acredito que vem justamente dessa visão bíblica.
Oi Bibi, muito obrigada pelos seus vídeos, sou realmente grata, porque os seus vídeos ajudam bastante mesmo, me tirou muitas dúvidas, eu tbm sou bem leiga sobre física e os seus vídeos me ajudam a entender um pouco, por ter uma linguagem mais simples.
Como esse vídeo é necessário ser visto por muitas pessoas. Seu trabalho é muito importante e é feito com um respeito absurdo, além da ironia e sarcasmo adequado que se deve dar para esses charlatães e, alguns(mas), criminosos(as).
Seguir com a vida e tirar pessoas tóxicas dela é um argumento válido. E outra família é quem te quer bem e torce pela tua felicidade e sucesso o resto é irrelevante!
Parabéns pelo seu canal. Fiquei órfã do Pirula, que reduziu a produção de vídeos e vim parar aqui. Estou assistindo tudo! Excelente! Agora, vamos lá: “Aceita que dói menos. A resistência causa sofrimento“. São frases soltas que não servem para qualquer contexto. Mas, dependendo do contexto, pode fazer sentido. Essa ideia se encaixa em momentos em que nos deparamos com circunstâncias da vida que não podemos mudar. Imagine uma pessoa numa situação sem solução. Exemplo: perdeu a visão, ficou cega. Resistência seria ficar se indagando: “por que eu? Por que comigo?” Isso não vai curar a cegueira e só vai trazer sofrimento. E essas perguntas não possuem resposta. Só te machucam. Aceitar seria acolher essa nova realidade, aceitar que as coisas são como são. Nesse caso, a partir da aceitação da cegueira (considerando aqui que seja um caso sem cura), a pessoa poderá começar a gastar energia pensando em meios de ter uma qualidade de vida apesar do que lhe aconteceu. Em vez de gastar energia remoendo a não aceitação de sua condição. Foco na solução, e não no problema. “Ok, isso aconteceu comigo; agora o que eu posso fazer a partir disso? Como posso transformar o limão em uma limonada?” Isso foi só um exemplo. Existem muitas circunstâncias na vida em que aceitar te leva a crescer. Isso me lembra aquela oração de São Francisco de Assis: “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado... Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.” Muitas vezes podemos começar uma coisa boa a partir de um sofrimento, e a não aceitação pode te deixar congelado, só remoendo, em vez de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Lembrando que isso pode não servir para todas as pessoas em todas as situações. Depende da pessoa e do contexto.
Conheci seu canal faz uma semana e eu to viciada nos vídeos. Faço psicologia, estou no terceiro ano, e esse relato me doeu tanto. É tão triste ver gente sendo massacrada e traumatizada com essas práticas. Obrigada pelas falas, obrigada pela luta contra a pseudociência.
Acredito q algumas pessoas se sentem superiores por ter o "poder" de perdoar. A pessoa continua convivendo com aquilo que faz mal batendo no peito com orgulho "olha como eu sou superior". Talvez seja uma forma de tomar controle daquilo que a afeta. Mesmo pessoas maltratadas pelos parceiros/família e que tem condições de sair de casa passam por isso.
Vídeo maravilhoso! Muito chocante esse relato! É o processo de revitimização que a sociedade deseja tanto pra silenciar as vítimas, afinal é mais fácil calar o mais "fraco" do que fazer os algozes mudarem e/ou pagarem pelas violências e crimes que cometeram! A nossa luta não tem fim! Mulheres, negros e minorias não podemos arredar o pé, sem falar do tanto que temos que lutar pelas crianças, pela infância e juventude brasileira que sofre tantas violências!
Excelente vídeo. Não vejo a hora de constelações começarem a ser processados. Aliás, você poderia fazer um feat com alguém da Área do Direito. No outro video deixei um relato de um caso em que essa "técnica milagrosa" fez vítima. PS:o pior, é que muita gente de igreja está fazendo isso, e assim, infelizmente só reforça a pressão para quem já está sofrendo.
Pontuou muito bem a questão do Perdão e AutoPerdão. Muitas das vezes o perdão necessário é interno. Se alguém te ofende, mesmo que ela não se desculpe... temos que nos perdoar por ter sofrido essa ofensa. É estranho no começo, mas é um processo necessário, para não ficarmos remoendo. Não significa que você terá que ficar de boas com a outra pessoa, ela que se exploda. Temos que nos perdoar como "vitima" e não necessariamente perdoar o "Agressor ". Obrigado, por isso me fez refletir sobre o processo.
Oi! Ainda não terminei o vídeo, mas acho que vou comentando aqui conforme achar necessário. O cristianismo não prega que precisamos perdoar ou fazer boas ações para ir para o céu e nem que não perdoar e fazer más ações nos leva para o inferno. Eu não sei porquê, mas as pessoas simplificaram assim e isso deu (e dá!) um monte de problemas ao longo da história. O que acreditamos é que, a partir do momento em que aceitamos o que Jesus fez em nosso lugar (morrer por nossos pecados e vencer a morte eterna, coisa que não conseguiríamos sozinhos porque não somos perfeitos como ele é) somos salvos do inferno. A partir daí, o Espírito Santo habita dentro de nós, nos ajudando a sermos melhores para as pessoas e nos capacitando a perdoar e mudar. Não é de uma hora para outra que as mudanças acontecem e não é um trabalho que será concluído nessa vida. Também acreditamos que Jesus cura feridas emocionais. Como assim? Ele nos ama e coloca pessoas (profissionais e amigos, por exemplo) em nossas vidas para nos ajudar com sentimentos difíceis e também traz o conforto e a paz que nenhum ser humano consegue nos dar (nem sempre quando desejamos, mas sempre que precisamos). Se somos pessoas melhores, não é para ir para algum lugar ou deixar de ir para outro, mas sim em gratidão por tudo o que ele fez e porque queremos mostrar seu amor ao mundo. Além disso, sei que muitos aqui podem não ter tido experiências boas com cristãos ou com o cristianismo, mas acredito que seja por causa de imposições e maldades das pessoas que não entenderam bem essa crença e não porque o cristianismo é ruim. Também não quis dizer que não dá para ser bom se não for cristão, pois sei que dá. Espero que tenha ficado mais claro e que eu não tenha parecido rude. Qualquer dúvida, pode colocar aqui que eu tento responder. Ah! Quando Jesus fala sobre perdoar, esse conceito se refere a uma decisão, não a um sentimento.Acho legal ressaltar que Ele entende as nossas dores e o nosso tempo de fazer cada coisa, inclusive perdoar (e nos ajuda com isso quando é ALTAMENTE difícil. Não precisa ser amigo de quem te fez mal). Nossos direitos também importam, perdoar não é ser injusto, devemos buscar a justiça. No cristianismo, honrar os pais é respeitá-los. Não precisa concordar, fazer coisas erradas por eles ou ficar bajulando quem te fez mal. Na bíblia não fala sobre reverenciar ancestrais, então não sei nada disso. Apenas vejo respeito por aqueles que ensinaram coisas valiosas para a fé. Eu sou evangélica, então sei sobre esse meio (que também é bem diverso). Se estiver errada sobre algo, volto para corrigir. ❤ Para a moça que passou por todas as coisas horríveis contadas, desejo que você seja muito feliz daqui em diante e que o seu psicólogo te ajude a lidar com todas as dificuldades que ainda te machucam. ❤
Aceita que dói menos, ou seja, pimenta nós olhos dos outros é refresco. Perdoar pra mim = ñ ver, ñ conviver, ñ tolerar, ñ fingir e por fim, apagar, eliminar o ser da minha vida e do meu pensamento. Ah!! Bibi, vc é luz, obrigada. 😘
Só a titulo de contribuição, o psicologo Rossandro Klinjey tem uma frase que acho legal e que me ajudou na compreensão: Perdoar não significa esquecer e nem manter o seu agressor no seu circulo de convivência - mas deixar de carregar uma mágoa que faz mal para quem a carrega - mas é uma opção individual. No entanto, isto não implica em deixar de tomar medidas legais possíveis, inclusive, se isso envolver crime ou qualquer outro tipo de dano. Mas, dito isto, não simpatizo com essas práticas não regulamentadas em primeiro lugar pelas questões práticas, para começar - o usuario/cliente não sabe como encontrar um profissional confiável, não tem como verificar quem é o responsável pela formação do prestador de serviços e onde reclamar se não ficar satisfeito. Se tiver algum dano decorrente da prestação dos serviços terá que recorrer a um processo no Judiciário - o que a gente sabe que é moroso e custoso. E, infelizmente, a massa da população ainda é muito ignorante em relação a normas e regulamentos e isto abre um campo vasto para todo tipo de golpe e fraude.
Te admiro demais Bibi, além de um conteúdo sem igual, sua preocupação com seu espectador, dando avisos de gatilho, promovendo lives com tradução em libras. Lindo!
Menina, eu estudei esse assunto na faculdade de Psicologia (sim, eles nos passaram isso como matéria) mas recentemente descobri que não é uma ciência(psé). O "autor" Freud, foi uma figura mto controvérsa...andava com charlatões e seus "testes" em pessoas, mais tarde foram comprovados que eram bem duvidosos e não tinham nenhuma eficácia. Resumindo: não confie em psicanalistas, não é ciencia!
A psicanálise não é uma ciência. O que não a coloca no campo de uma pseudociência pois ela nunca se propôs a se tornar uma ciência aos moldes da ciência tradicional. 2 Freud não era um charlatão muito pelo contrário ele é detentor de uma obra imensa e original que influenciou muitas interpretações e muitas correntes dentro da própria psicanalise e da psicologia. 3 a psicologia ao contrário da psicanalise se propõe a ser ciência. A psicanálise é uma prática de escuta totalmente diferente das psicoterapias comuns. Ela tem a natureza de um registro totalmente diferente do científico. Por exemplo ela trabalha com conceitos como fantasia, desejo, pulsão, princípio de realidade e princípio do prazer, grande Outro, objeto perdido, recalcamento, idealização, Eu, supereu, isso, ideal de eu, narcisismo, frustração, castração, fetiche, perversao, neurose, pisicose, etc. Todos conceitos criados na teoria psicanalitica e deppis aproveitados por outros saberes como por exemplo a psiquiatria ou a psicologia forense. 4 no início do século xx a psicanalise se propunha a ser um campo do saber coisa que ela se tornou solidamente hoje 100 .anos depois. Logo para a pergunta se a psicanalise é uma ciência a resposta é : não. Ela não tem o registro de uma ciência. Porém ela é um campo do saber solidamente constituído que possui métodos sérios de análise. Não se ensina psicanalise d a Mesma forma que se ensina ciência da mesma forma que o objetivo da ciência são totalmente diferentes da ética psicanalista.
@@MarinaDestro fez faculdade de psicologia e diz que Freud é charlatão e psicanálise um engodo? Sugiro voltar à faculdade e começar do zero, pois obviamente não entendeu nada...
Video excelente e necessário, utilidade pública. Na hora do relato me emocionei. Parabéns pela coragem e pela decisão de colocar a tua inteligência a favor dos mais vulneráveis.
Sou Psicóloga formada pelo UniAcademia (antigo CES-JF). Estou em choque com o relato dessa moça, isso não é psicologia. Profissionais com esse tipo de atitude acabam queimando o nome da profissão. E causando danos irreparáveis aos pacientes. A pratica que foi aplicada nessa moça é uma deturpação do psicodrama que em nada se assemelha ao que foi feito.
Sim, o estuprador tem que estar na cadeia, e a tal '"psicologa"" também, a mãe também tem que ser presa , pois acobertou o crime do tio e não denunciou a policia.
Estou assistindo todos os seus vídeos. Estou passando por momentos muito difíceis, psicológico e profissional. Já fiz constelação famíliar, ho' oponopono, meditação, falar com a minha centelha divina mas estou muito mal. Estava me sentindo pior pois achei que tinha algo mais grave comigo porque nada funcionou e você me trouxe uma luz com a Ciência. Estou com problemas reais e preciso procurar tratamento real. Obrigada querida por sua generosidade em dividir o seu conhecimento. Estamos vivendo dias, meses, anos e situações muito difíceis e queremos algo que acabe logo com todo e qualquer sofrimento. E isso não existe. O que existe é o conhecimento. Ele sim, nos liberta.
Ótimo vídeo. Pessoas que sofrem abuso... seja emocional, físico ou qualquer outro tipo de monstruosidade, já tem que lidar com o sentimento de culpa que o abusador perpetua no subconciente. Não é raro ver que as pessoas também sobrecarregam os sobreviventes com mais está carga emocional do " obrigatório perdão".
Perdão não. Muitas pessoas precisam superar traumas do passado especialmente de famílias problemáticas. Infelizmente nem toda família de sangue será boa na vida da pessoa.. Isso é algo a ser desmistificado, pois gera culpa. Essas terapias pregam algo que você tem que perdoar, tem que honrar para não sentir a culpa de não ter uma boa relação com esses antepassados...isso que precisa ser trabalhado. Você não é sua família, seus antepassados.. A vida é daqui pra frente
Fico mais encantada a cada vídeo. Você é muito lúcida e corajosa.
4 года назад+22
Aí vem constelador e diz que constelação não é assim, que isso aí é culpa da consteladoUra, que pipipi popopó. Aí a gente lê os repetitivos livros do Hellinger e a "técnica" está lá, desse jeitinho que foi relatado.
Seus raciocínios estão muito corretos, muito lúcidos. Muitas pessoas me falaram da Constelação Familiar lá em 2016, qdo eu comecei a fazer yoga. Como eu nem imaginava o q era, fui perguntando e me pareceu uma espécie de terapia de grupo, o q já não gostei pela exposição. Nunca fiz, ainda bem, ou com ctz teria piorado muito minhas relações e traumas familiares.
Ótimo vídeo, Bibi. A cultura do perdão sem nenhum senso de realidade/criticidade nos leva à impunidade de muitos daqueles que fazem mal ao próximo. Quando alguém me faz muito mal não faço questão de continuar a amizade não. Só uma coisa: acredito que a terapia em grupo - ministrada por psicólogo(s), em determinados contextos (p.ex., desenvolvimento de habilidades sociais) acho muito válida, atrelada à terapia individual - com psicólogos tb. Mas usar esse recurso para um indivíduo expor uma dor tão íntima como essa, é um desrespeito ao ser humano. Revoltante.
Obrigatoriedade de perdão é algo muito tóxico. Vejo religiões e terapias não científicas querendo que vítimas voltem a conviver com parentes que praticaram abuso sexual, etc. Isso pra mim é tortura.
Essa tal "psicóloga" que aparece no depoimento da menina deveria ser punida por este comportamento criminoso, abusivo. Nojo. Parabéns a você por dar voz a essas mulheres.
Há muita gente despreparada conduzindo práticas que envolvem aspectos emocionais. É muito difícil separar o joio do trigo, porque não há nenhum controle sobre essas práticas. Eu participei de uma constelação familiar e a experiência foi completamente diferente da descrita aqui, porque foi uma psicóloga que a conduziu, a qual foi muito cuidadosa e se absteve de fazer interpretações, apenas foi encenada, por voluntários, uma situação familiar e eu pude observá-la de fora e tirar minhas próprias conclusões. Mas há muitos charlatões e é preciso ter cuidado.
Gabi, adoro quando você explica ciência e usa seus vídeos para mostrar onde os leigos utilizam da ciência indevidamente. Mas, em alguns casos, você, como leiga em alguns assuntos, está tratando deles como se soubesse e disseminando conhecimento indevido. No fim, está fazendo a mesma coisa. Você, mais do que ninguém sabe que, se conhece pouco sobre algum tema, é muito recomendado estudar muitoooooo sobre ele antes de falar qualquer coisa.
Nossa gente, eu tive uma terapeuta que me falava que eu tinha que me reconciliar com meu pai pq minhas desavenças com ele é que estavam travando minha vida. Ela também falava que a gente tem que respeitar nossos pais e obedecer independente de qualquer coisa, que mesmo a criança não tendo conhecido o pai tinha que honrá-lo e coisas assim. Gente, serião... eu passei pelo menos um ano tentando tirar essas crenças da minha cabeça. Comecei a achar que realmente eu deveria ter me submetido cegamente ao que meu pai falava e que era OBRIGATÓRIO eu ter um bom relacionamento com ele pra viver em paz, sendo que todos os movimentos que fiz nesse sentido não surtiram absolutamente nenhum efeito pq ele não está aberto a essa reconciliação. Comecei a achar que eu precisava desse afeto dele e de aprovação. Acabou piorando minha mente nesse ponto depois dessa "terapia" e depois eu que tive que me virar pra entender que eu realmente não sou obrigada a corresponder às expectativas dos meus parentes
Teve até uma vez que eu disse explicitamente que eu não tinha a mínima vontade de reconciliar com meu pai e ela simplesmente se negou a continuar a terapia a menos que eu aceitasse fazer essa reconciliação
Bibi te admiro, li o txt no blog do Sechat, vc gosta de musica? Pitty? a musica "Me Adora" foi feita para os críticos, se puder/quiser ouça ou leia a letra. Por favor continue com seus videos pois vc nem mensura como esta ajudando. Vc brilha e deixa seus convidados brilharem o que deve incomodar alguns (muitos) que sem argumentos atacam a tua pessoa. Continue precisamos muito de pessoas como vc a combater a desinformaçao.
Acho que essas crenças passam mesmo muito pela “cultura” cristã. Mesmo na espiritualidade ainda há quem misture tudo com religião porque traz esses conceitos da religião ou cultura cristã, noutras culturas o perdão não é entendido da mesma forma. sim, o conceito de perdão pode ser relativo e só faz sentido quando for como você disse, quando é para ti mesmo e para te libertares de “sofrer repetidamente” por não “largar” o acontecimento, mas não implica “amar” o outro ou sequer esquecer ou “ser amigo” do outro ou conviver. E nunca esquecer, na espiritualidade o livre arbítrio nunca pode ser violado, se um guru/coach/etc disser “você tem que perdoar...” já está tudo estragado - “red flag”. Se um episódio traumatizou - psiquiatra ou psicologia, simples. Como processo espiritual, pode ouvir-se ou ler sobre o tema perdão, se deve ser feito o perdão, só o próprio sabe e decide. “Honrar os antepassados” nem comento, isso é mesmo dogma religioso, muito fora da realidade.
Qualquer um pode ser constelador.Há psicólogos, mas há tb muitos profissionais de outras áreas, sem nenhum conhecimento em saúde mental. No Brasil, há muitos advogados que atuam como consteladores. Uma das coisas que me preocupam é a falta de um follow up, um acompanhamento posterior com o cliente sobre o processo por ele vivenciado. Constelação Familiar não é fiscalizada, pois não é regulamentada. Não conheço cursos de Constelação Familiar, com reconhecimento do MEC. Enfim, terra de ninguém.
@@priscilabongarthner4326 Basicamente, se não é estudo acadêmico não pode. Código de Ética (CFP) de 05/2005 - Artigo 1º item c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional; Artigo 2º item f) Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão;
@@lindomarlindo4131 Creio que às vezes o CFP cai em contradição. Há pouco tempo atrás, se vc pesquisava no Google, "Conselho Federal de Psicologia", a primeira informação que vinha, na página do CFP, era um convite para os psicólogos participarem de um evento sobre "Constelação Familiar". Vai entender!
DICAS DE LIVROS PARA ENTENDER O PORQUÊ AS PESSOAS ACREDITAM EM PSEUDOCIÊNCIAS:
1. Cérebro e Crença: amzn.to/2Yu7U9Z
2. Por que as pessoas acreditam em pseudociência? amzn.to/3l8qkHb
3. Ciência e pseudociência: amzn.to/3lejGPl
4. Ciência no codidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância! amzn.to/34qM0bn
5. Deus um delírio: amzn.to/2YuM99X
6. O gene egoísta: amzn.to/34rJFx2
adoreii, passei tipo corrente no whatsapp e falei que, se nao ler 1 desses livros ate o fim do ano, vai ter 7 anos de azar
Eita, eu não respondi esse comentário, tinha respondido uma louca te chamando de pseudo cientista... RUclips tá doidão...
Tu é de esquerda ?
Bibi tu tens algum vídeo sobre PNL?
Física e Afins Parabéns pelo seu trabalho ,a gente precisa de mais pessoas como você p abrir os olhos de quem não sabe buscar o conhecimento de verdade
Depois que eu tive aulas de antropologia na universidade, onde "jogam" na sua cara que família nada mais é que, uma mera construção social, algo forjado ao longo de séculos.....eu me tranquilizei em muito com todos os sentimentos de culpa que eu carregava, em relação a "perdoar e relativizar" relações e situações familiares extremamente tóxicas! Super recomendo, aulas de antropologia são libertadoras!
Aceito sugestão acessível
Também gostaria muito de sugestões de canais sobre o tema!
Construção social, ah tá bom, nem somos mais mamiferos, belo, muito belo
@@jeremias8889 Sim é uma construção social, existem diversas configurações de famílias que varia de acordo com o local e período histórico. Há locais onde família é 1 marido e várias esposas, por exemplo, ou famílias de pessoas do mesmo sexo atualmente. Esse padrão familiar não é algo sólido e varia, como mencionei anteriormente.
@@crisfrauendorf325 Família desde sempre envolve um casal hétero com intuitos de reprodução, endogamia e poligamia podem existir, mas a ideia geral não muda.
Meu pai é o responsável pelos piores momentos e traumas que, simplesmente, acabaram com minha vida. Não tenho nada para "honrá-lo", e sim ele que deveria me honrar, porque com tudo que eu passei na mão dele, ainda me tornei uma pessoa boa, cheia de problemas, mas alguém de caráter e ética, bem diferente dele... Minha mãe foi omissa a vida toda. Algumas pessoas deveriam ser proibidas de serem pai e mãe, porque colocam alguém no mundo e destroem o psicológico dessa pessoa.
Sinto muito por você e concordo plenamente
Meus pais fizeram o mesmo comigo,vivo a mesma situação, sinto muito.😭😔
Pais e mães assim deveriam nascer estéreis.Porque ficamos só o bagaço o psicológico físico e emocional totalmente detonados.Sofremos e lutamos pra sair desse inferno viver longe desse povo maluco.
Caramba!;vc contou a minha historia!!!
Sinto muito mesmo.
Obrigado por esse vídeo, Bibi, estava precisando dele. Ano passado fui a um terreiro de umbanda pela primeira vez e falei com o Preto Velho (uma entidade incorporada em uma pessoa carnal), e ele me disse que o meu avô falecido estava esperando meu perdão pra conseguir descansar em paz. Eu senti aquilo como uma injustiça tão grande. Ele abusou sexualmente da minha mãe quando ela era criança e depois a agrediu fisicamente pelo resto da vida, mesmo já adulta; aconselhou meu pai a fazer o mesmo quando eles eram casados; humilhou minha mãe a vida toda e ela, nesse processo, sempre passiva e com medo, se sujeitava a ele. Ele morreu e deixou sequelas graves na minha mãe. Não vejo motivos pra perdoar uma pessoa dessas que nem ao menos se dignou a pedir desculpas pelas coisas que fez. E ainda me colocar nas costas a responsabilidade do seu descanso pós-morte, querendo perdão?! Na frente do Preto Velho eu disse que não perdoava e a entidade e as pessoas junto a ele ficaram conversando comigo me persuadindo a perdoar, colocando em mim a culpa do meu avô não conseguir se libertar daqui da Terra (já que supostamente fui seu neto preferido). Foi horrível. Não acho que essa conta é minha, acho que é ele que tem que se resolver com a própria consciência se quer "descansar" em sua morte.
Sua mãe é quem merece ser acolhida. Existe o erro que fazemos sem querer, esse merece perdão. Mas existe, como no caso do seu avô, que sabia que estava errando, e nada fez, perdão pra ele? Não corresponde a você
@@tahisramos2086 E ele é tão covarde que, se for verdade mesmo que ele está esperando meu perdão pra descansar, ele prefere vir a mim pedir MEU perdão e não à minha mãe, que foi quem ele feriu e estragou a vida toda. Tenho nojo dele.
Super lúcido e coerente. Você fez certíssimo em defender sua mãe.
Cara, se eu ouvisse um preto velho falar isso pra mim nem sei o que eu faria, já que provavelmente entidade nenhuma tava ali, tá mais pra um espírito obsessor falando essas bobagens. Tem coisa que a gente ouve de supostos guias espirituais incorporados que leva a gente pra fora do terreiro...
Ih se fosse eu, esse avô iria ver o Sol engolindo a Terra daqui 4 bilhoes de anos, pq eu iria é amaldiçoar o resto da vida.
Te digo da cadeira mais alta, isso não era um Preto Velho. Pode ter certeza absoluta que aquele "médium" compartilha dessa opinião e estava ali repassando suas idéias, até pq NÃO faz parte da doutrina Umbandista, essa responsabilidade com erros de quem quer que seja, não importa quem. Cada um é responsável por suas escolhas e ações, se ele estava sofrendo pelo que fez, era essa a consequência e ele que aprendesse com ela. Ter que cuidar de nós mesmos, já é mais que suficiente. Mais uma vez, sinto muito pelo que vc ouviu e espero que não tenha absorvido. 🌷
"'Eu não tenho que perdoar'. Eu não sou obrigada"
Como sempre a Bibi sendo bem enfática e certeira nas suas colocações
Moça, sou psicólogo. E afirmo que você tem feito mais bem para profissionais sérios da psicologia e para a psicologia como ciência e profissão do que o CFP nunca foi capaz de fazer!
Caro Wellington Arruda, tenho que concordar com você.
Sou Psicóloga e compactuo da mesma opinião! Valeu Bibi!!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Tb sou psicóloga e concordo com vc!!!!
Verdade Bibi.
Também acho
Bibi, vc contou minha história. Sofri a vida toda com gente me apontando o dedo dizendo q eu ia pro inferno se n perdoasse uma certa pessoa. Por isso abandonei o cristianismo.
Eu tbm, por isso sou cética com muitas questões religiosas, e discordo de muitas crenças e regras impostas por elas, apesar de concordar que o espiritismo e o cristianismo foram importantes na minha formação.
história da minha vida tb
e esse é o mecanismo do cristianismo: te forçar a perdoar através de ameaças
por esse motivo eu vejo o perdão como uma doença, algo inventado para passar pano pra gente escrota
@@garudadrakon4728 Que perdoar que nada. Bandido tem mais é que morrer mesmo.
Por isso que entrei na minha fase de negação da religião
Matéria que fui entrevistada, juntamente com outros cientistas: t.co/feRP7tPCnS?amp=1
Coisas q eu faço pra cuidar da minha saúde mental: 1. Tratamento psiquiátrico, 2. Terapia, 3. Pintura, 4. Ver os vídeos da Bibi
Só quero fazer um adendo aqui sobre o reverênciar e honrar ancestrais, pq nas religiões de Matriz africana esse conceito é extremamente fundamental pra construção da identidade da negritude e da nação/casa/terreiro etc pq somos religiões de ancestralidade. Não ocorre dessa forma grotesca, mas existe a ideia de entender que seus ancestrais e todos os negros que vieram antes de alguma foram necessarios pra que vc chegue até aqui. Não significa que vc tenha essas questões de perdoar ou coisas assim. Só deixando esse comentário pq alguem pode ser deparar com esse termo ligado as religiões afro e é bom saber que não é essa doideira ai não.
Muito pertinente!
Exatamente! Até porque nem todos os ancestrais são dignos de honra. Essas noções cristãs que essas pseudociência apresentam não cabem nas religiões de matriz africana. Quem olhar com atenção percebe que culto dos nossos ancestrais africanos representa valores comunitários importantes, nada a ver com cura quântica e não sei o quê. Esse cara que inventou a constelação provavelmente interagiu com os povos da África do Sul, não entendeu nada e criou essa bomba.
Sem os pais eu não teria nascido. Gratidão por isso, mesmo que não tenha sido intencional deles. Ponto.
Excelente comentário.
Bert Hellinger deve ter tirado (e deturpado) esta ideia da tribo dos zulus, onde atuou como missionário.
O Cabelo ficou top, parece uma heroína.
Vc por aqui tb! Adoro seu canal! O trabalho de vcs é muito importante para desmascarar charlatães.
Um dia vi a monja Coen contando uma fábula que dizia o seguinte: um homem foi até um monge pedir ajuda para esquecer algo que o magoava, o monge então disse: volte pra casa e não pense em macacos, o homem voltou pra casa mas não conseguia parar de pensar em macacos o tempo inteiro, então o homem voltou ao monge para se queixar e o monge explicou que o mesmo acontece com o processo de esquecer mágoas, a gente fica o tempo todo dizendo pra nos mesmos "esqueça isso" que a coisa acaba grudando na cabeça e é aí que a gente não esquece mesmo.
Não gosto dessa monja mas a fábula é ótima haha :)
@@luanas.563 pq vc não gosta dela? (Curiosidade mesmo, vc é a primeira pessoa que vejo expor um sentimento contrário)
Muito boa
Essa minha não vale nada mesmo!
A monja Cohen saca muito de psicologia
Foi um bálsamo ouvir vc falando .👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
A vida toda ouvi "tem que agradecer, honrar pai e mãe".
Meu pai é um monstro! Ele é quem me deve honrar!!!! Ele não merece a filha boa que tem!
Nunca vou gostar dele e não sou obrigada a gostar!!!!!
Parabéns pelas reflexões assertivas!!!!!!
Vc é maravilhosa 💕
Isso é coisa de religiao, so serve pra alienar as pessoas
Nossa, como você é embecil
@@f1sc834nn ,com todos os diabos! "embecil"????Teclou errado por acidente,amigo.Você tem meu sobrenome.Não falo com desconsideração,mas cuidado...
@@f1sc834nn " embecil" kkkkkk
Se não fosse seu pai você não estaria viva. Além disso, você é mais parecida com ele do que imagina...
Me afastei da minha mãe e do meu único irmão sao pessoas tóxicas.
Mudei de cidade....minha mae extremamente manipuladora, acho que tem traços narcisitas...
Nao posso muda los e nem quero essa responsabilidade louca achar que podemos por amor mudar o outro. Entao eu mudei me afastei e me dei amor...me reconstrui...e estou ótima assim
As pessoas me julgam digo para elas me sustentaram, pagarem as minhas contas
Quero resgnificar as minhas emoções, nao ser vitima.
Estou fazendo a mesma coisa.
Estou tentando afastar mas a justiça disse q não pode abandonar a partir dos 70 anos😔
Se eles não gostam de vc a incomodada que se mude
@@sandrasimos5660 vai se lascar meu, pessoa 0 empatia. Não temos q aceitar convívio com pessoas transtornadas e ruins, elas q vão se tratar
@@fractaluniversal4404 e o lixo quer atenção, quem tá incomodada que se retire as pessoas agem como quiser ,se toca vai fazer umas faxinas servi pra algo
Na minha opinião, perdoar significa se desapegar do sentimento de mágoa pela pessoa que o ofendeu.
Isso quer dizer retirar o mal da mente.
Tem mais relação com aquele que perdoa do que com aquele que "é perdoado".
Isso não implica em reconciliação. De acordo com essa concepção, pode-se perdoar até alguém que já morreu.
Quem verdadeiramente se beneficia com isso é quem perdoa, pois se poupa de carregar vínculos emocionais com as pessoas que não deseja que faça parte da sua vida.
Exatamente!!
Perfeito
Concordo plenamente!
Exatamente. Existem muitos por aí guardando magua e ficando doente, e outra um canudo não me torna sabedor de todas as coisas.
Perfeito!
Sou advogada, e como trabalho com direito de família cogitei fazer constelação familiar no intuito de ‘ajudar’ o cliente através de outras abordagens. Graças aos seus vídeos, tirei essa ideia louca da cabeça e ABOMINO. Parabéns pelo excelente conteúdo, Bibi!
Fizestes bem. Sou psicóloga clínica e vem muita gente doente por causa dessa charlatanisse. Um senhor paciente psiquiátrico ainda em adaptação medicamentosa voltou surtado para sua família . Criou fantasias e vieram os delírios. Foi internado por 18, dias numa clínica até estabilizar. Veio se tratar comigo depois disso e permaneceu durante 4 anos. Mudou a vida e hoje conseguiu um trabalho aos 66 anos.
Mês passado, eu li um livro sobre Direito Sistêmico que defende o uso das constelações familiares na resolução de conflitos judiciais. O livro reúne seis artigos, a maioria escrita por juristas mesmo. Os autores ressaltam várias vezes que as constelações são "fenomenológicas", que o constelador enxerga os fatos como eles são, sem interpretar ou fazer julgamentos, seja lá o que isso quer dizer. Mas quando você lê os artigos com calma, percebe que a incoerência reina. Uma das autoras, que é assistente social, diz explicitamente que, se você reclama do pai ausente ou do irmão abusivo, você está "se vitimizando" e colocando a culpa nos outros por seus próprios problemas. Prossegue essa autora dizendo que você tem o dever de honrar seus pais, porque eles lhe deram a vida, e mais outros absurdos sobre como o que aconteceu com um parente de não sei quantas gerações atrás afeta a sua vida hoje. Não é possível que essa autora tenha algum dia lido uma linha sequer do ECA. Afinal, como ela pode ser capaz de dizer que, se o seu pai te abandonou, é VOCÊ quem está errado de se sentir mal com isso e que é VOCÊ quem tem de honrá-lo e sei lá mais o quê? É absurdo. É aterrador. Ainda mais quando você considera a luta de vários juristas para que se reconheça o abandono afetivo como um dano moral que merece ser reparado. A parte do irmão abusivo é absurda também, porque dá a entender que violência doméstica e familiar não é nada... E isso porque foi dito que o constelador deve observar os "emaranhados familiares" sem fazer julgamentos! Mas fica pior. Um dos autores comenta algumas sessões de constelação realizadas por ele em que um dos constelados teve um surto e ainda comemora o fato de ser "formado" em florais, porque isso lhe permitiu resolver um desses surtos... Previsivelmente, nenhum estudo é apresentado sobre o que aconteceu com essas pessoas semanas ou meses depois da constelação. Fica tudo no plano "acredite em mim; eu estava lá, então acho que ficou tudo bem". E em momento algum os autores explicam como se dá essa apresentação dos fatos livre de interpretações e julgamentos. Ou, quando explicam, recorrem a teorias místicas e sustentam que o constelador simplesmente é iluminado pela verdade durante as sessões. Mas que garantia a gente tem de que eles só não estão inventando uma historinha na hora para ver se o constelado acredita?
Sou estudante de direito e vou escrever um artigo descendo o pau nesse galera do direito que reproduz tal absurdo!!
@@LadyKateFlor Será um artigo muito bem-vindo! Pretende publicá-lo no Conjur ou em algum outro lugar?
@@LadyKateFlor da lhe. Sucesso!!! Depois divulga aí pra nós repassar!!!!
Olha, sou estudante de psicologia e posso dizer que estão deturpando significados importantes tanto da psicologia quanto da filosofia. A fenomenologia é uma ferramenta da filosofia que acabou sendo adotada pela psico e se uniu ao humanismo para criar uma nova abordagem, uma nova forma de ver o mundo e o Homem. Um dos pontos mais importantes da visão fenomenologica é "deixar ver aquilo que se mostra", que é basicamente tentar ver o acontecimento o mais livre possível de interpretações baseadas em conceitos prévios e sem buscar significados ocultos e inconscientes. Isso nao tem nada a ver com insinuar que os outros estão se vitimizando e que devem perdoar quem fez mal pra si.
Espero esse tipo de coisa que descreveu seja inviabilizada o mais rápido possivel. É nada mais nada menos que outra forma de propagar desinformação e negligência
@@richardm.n.8887 Muito obrigada por seu esclarecimento. O conceito de fenomenologia ficou mais claro agora. Sua crítica é muito importante e já não é a primeira vez que a escuto. Os consteladores familiares estão se apropriando de teorias e técnicas de ciências bem estabelecidas e fazendo uma bagunça. Quanto mais eu leio sobre as constelações, mais assustada fico.
Eu passei por um processo de violencia do meu pai comigo, eu decidi NAO (JAMAIS) perdoar e eu vivo muito bem com isso. Claro, tive um processo largo de terapia correta para lidar com o reflexo que tal violencia gerou. Enfim, como vc disse: nao somos obrigadas a nadaaa! kkkkkkkkkkkkkkkk
Meu caso é parecido com o teu. A pessoa fode com tua vida inteira e tu ainda é obrigado a perdoar? Não, valeu!
Passei algo semelhante. Escrevi aqui... Lamento por você.
Passei por algo parecido. Por mais que tivesse uma mágoa enorme, no fundo eu me sentia pressionada a perdoa-lo e ficava ainda pior e mais encucada...Até o dia em que a minha psicóloga me disse que não somos obrigados a perdoar ninguém, que devemos trabalhar para lidar com a mágoa e viver melhor, mas não é preciso perdoar pra isso...que tem pessoas que não merecem o nosso perdão, e que nos forçarmos a perdoar quem nos machucou tanto é uma violência que praticamos contra nós mesmos...Depois disso que consegui ir deixando a mágoa de lado e lidar com a ideia de que essa pessoa não vai mais fazer parte da minha vida, nem em pensamentos! Que ele não merece meu perdão!
Natália, o importante é você se sentir bem. Concordo com você, o amor é uma mão de duas vias, eu tenho que fazer coisas boas para receber.
Sinceramente me sinto muito bem nao tendo que perder meu tempo perdoando ninguem.
Conheço uma pessoa que não queria fazer terapia com medo de que o psicológico a obrigasse a perdoar as pessoas. Eu falei: um bom terapeuta te ensina a se curar, não a perdoar os outros.
Exatamente
Perdoar não é esquecer. E nem entendender o outro que te feriu. E muito menos conviver com quem te causou mal. É conseguir olhar para trás sem se machucar, sem mágoa. É superar. Mas isso demanda tempo, paciência, e as vezes muita terapia.
Foi um vídeo mto esclarecedor. Perdi milhares de culpas com ele. Descobri que há coisas que nunca perdoei e jamais perdoarei. Assim como terá havido (e houve) situações das quais não serei perdoado. Mas tem 1 lado bom nisso: compreender. A compreensão evita que eu faça certas coisas novamente, assim como não permitirei que certas coisas voltem a me acontecer.
Te escuto com mto carinho, Bibi
"Vc tem que perdoar" nada mais é do que cagar regra na vida alheia.
siiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmm
EXATO!
@victor alexandre onde eu encontro essas informações de que pessoas curam o câncer por que perdoou?
Fez cagada comigo de propósito? Vou ter seu nominho no meu caderninho do rancor para sempre! Rsrs
Curioso como muitas pessoas do Sudeste e Sul do Brasil,não se importam de apresentar sua finíssima educação,ao usar de forma clara e pública palavras como "cagar".Incrível a falta de noção desta ,quem sabe,Elite sulista...
Vídeo esclarecedor. Constelação familiar é abuso consentido. Já participei de uma infelizmente, por isso que é caro, pq a pessoa faz uma vez só e não dá resultado, a pessoa não volta e o cara continua lucrando com cada um que vai, mesma coisa acontece com regressão, hipnose...
Infelizmente muitos voltam...
@@Anaecesar não adianta explicar pra quem n quer aprender.
Infelizmente o tripé Religião. Política e Ciência continua em alta.
A ciência muda o tempo todo. Então onde está a verdade que eles alegam ser deles?
Atacam tudo que.n conhecem. Arrogância pura. Nem dá pra argumentar. São doentes. Fanatismo mesmo. Não perca seu tempo.
Com o tempo e o sofrimento ( pq quem n perdoa é quem mais sofre) eles acabam aprendendo. Às vezes precisam de.muitas vidas pra isso.
Pra quem entende um.pouco resta torcer para que aprendam rápido pq no fundo n gosto de ver ninguém se enganando e sofrendo mesno os que me atacam....
Namastê
@@floripahavai50 conspiracionista ignorante detectado
@@Anaecesar claro, da msm forma q as baboseiras místicas de que "se vc acreditar q vai ficar rico, ficará rico" tbm funciona. Puro conspiracionismo barato, só falta falar que depressão é falta de Deus
@@Anaecesar , não perca tempo. Às vezes nosso entendimento é limitado e tendencioso - entendemos o que queremos e de acordo com o que concordamos.
Fiquei revoltada com a história da psicóloga. Todo meu apoio para a garota que relatou a história. Els jamais deveria ter que perdoar um agressor desse porte. Agradeço pelo relato.Obrigada por postar vídeos construtivos como esse. Vc disse o que eu sempre pensei. Seu canal tb já me ensinou muito. Acho importante falar do perdão, nem todos o merecem.
Sobre honrar os pais, é mais fácil entender isso se a gente trocar o verbo honrar pelo verbo respeitar, que neste caso tem o mesmo sentido. Se teus pais são ruins, tu podes pelo menos não ofendê-los nem agredi-los. Não significa que tens que amá-los. Isso tem a ver com a índole do indivíduo. Ele perdoa por ser resiliente, mas não ama por não ser bobo. Note que o perdão não precisa ser declarado verbalmente como palavras cabalísticas. Perdão é algo que se sente. Perdoar é bom, mas não tem também nada a ver com atrair coisas boas do universo.
Sempre fui humilhada pela minha mãe hoje sou a filha que dá uns apoios kkkkk tô nem ai para perdão nunca encheu minha barriga e nem meu bolso...fui trabalhar e trabalho até hoje com ou sem perdão 😏🤷🏼♀️ eu vivo numa boa. E qual a familia que não tem uma parte de parentela tóxica? Ops talvez eu seja também kkkkk deixa eu tomar meu calmante...uma de chá de folha de maracujá 😁
Que vídeo maravilhoso e necessário. Muito obrigado. Grato e bênçãos!
Bibi, raramente eu assisto a um vídeo onde eu concordo em tudo o que a pessoa fala. Foi o caso desse vídeo. Concordo com todas as palavras que você falou. Parabéns! Você é corajosa e tem clareza absoluta em tudo o que você analisa! Agradeço por você manter esse canal e ter tanta coragem e objetividade em tocar em pontos que são tão polêmicos! Você é dez demais!
Essa menina é top demais.....aleluia irmãos!
Obrigado pelo belo e precioso conteúdo. Seus vídeos está me fazendo pensar, e muito, sobre tantas besteiras que eu acredito.
Hahahahaa eu tbm......
Eu tenho uma facilidade, um olhar mais brando ao ato de perdoar e de não guardar mágoa.
Porém, decido não conviver ou manter contato com aquele ou aquela que me feriu. É algo realmente muito subjetivo, complexo e nada fácil pois cada um tem a sua realidade e só o indíviduo sabe como aconteceu e como aquilo o feriu (principalmente quando estamos falando de abuso, estupro, etc).
E que fique claro: Não me torno uma pessoa melhor que os outros por ter essa postura.
Deus te abençoe
Pq você fala a verdade
Eu te apoio
Muito bom! Fui abusada quando criança e encheram meu saco pra perdoar... Achava um seguindo abuso, falta de empatia e bom senso. O perdão q vc falou no início é o perdão religioso. Perdoar alguém q te fez mto mal é tirar aquela raiva e se libertar do trauma e o outro que se foda. Hahahaa
Tb acredito sobre vítima que vira sobrevivente. Obrigaaada pelo vídeo
"Quando alguém diz que você não pode sentir essa raiva, ela está te oprimindo de alguma forma." Ri alto com isso, Bibi, pois eu sou sempre a pessoa que diz "Poxa, você tá com raiva? Que bom, viva sua raiva, depois você pensa no que fazer." Daí todo mundo pensa que eu estou querendo jogar gasolina na fogueira, quando em realidade, estou apenas querendo que as pessoas experimentem a si mesmas e com isso se libertem, sem opressão. hahahahahaha
Boa! Melhor coisa que aprendi na terapia foi isso, acolher meus sentimentos pois eles são válidos ( incluindo a raiva).
@@nalitascamparle8834 boa!
mais uma pra lista de “coisas que eu deveria ter aprendido antes”
bem isso mesmo,somos ensinados a sufocar qualquer tipo de sentimento ruim,isso faz mal
AAHHAHAHAHAHA ADORO!!!!!!! EU ODEIO QUANDO EU TO MUITO PISSED e a pessoa fala "calma, relaxa, não precisa disso" PRECISA SIM, PORR4
É. Mas não faça isso quando o indíduo/a estiver sobre efeito de drogas ou afins.
caramba, essa história do terceiro filho quando fiz constelação eles falaram a mesma coisa, que minha esposa tinha tomado o lugar do bebê que minha sogra tinha perdido. É sempre a mesma história.
Credo q gente doente
Que pira. Pior q tá cheio de charlatães por aí.
Kkkk meu Deus
Eu ainda moro com meus pais e no ano passado discuti com meu pai e desde então eu escolhi não falar mais com ele. Foi a melhor escolha que fiz, me sinto até mais a vontade em casa. Ele ERA muito agressivo com minha mae, hj ele "só" é machista. Ela perdoou as coisas do passado, mas eu fiquei com isso na garganta por anos desde a infância até a fase adulta e só botei pra fora ano passado. . Eu não consigo perdoar e nem quero. 😌 Me sinto bem assim. Mal me sentia quando me esforçava a perdoar por conta dessa cultura do perdão. Hoje eu não tenho raiva, n tenho rancor... Só não quero mais compartilhar minha vida incluindo ele.
Esnoba o pai ,mas quer usufruir do TETO dele e da grana, ele tem que contratar alguém pra te fuzilar
Pais são só adultos que reproduziram, o resto da família e ancestrais também. Meu respeito é pra quem tem, são só seres humanos que EU vejo que devem ser tratados como qualquer outro ser humano. Perdão e gratidão cegas não significam nada...
Esse canal é MUITO útil e eu tô compartilhando com TODO MUNDO.
Fico muito preocupada, sou psicodramatista formada pela PUC e vejo que essas pessoas usam muitas das técnicas que usamos, mas nada tem a ver com a teoria que embasa nosso trabalho. Até porque somos regulamentados pelo CRP, por tanto seguimos o código de ética do mesmo. O problema não são as dramatizações ou o trabalho em grupo, mas a forma que é utilizado por essas pessoas sem respeitar se quer se aquele é um caso para grupo ou não. Esse mal uso acaba sujando a imagem e reputação de pessoas que estão fazendo um trabalho sério.
Viva sua coerência, você tem um papel fundamental para nossa civilização!!
Oi, Luana! Oi, Bibi! Sou do Rio de Janeiro e há 3 anos tive um desentendimento final com meus pais e irmão. Decidi afastar-me para preservar minha sanidade . Claro que foi um processo doloroso, para o qual busquei ajuda psicológica. Fui à uma psicóloga indicada por uma amiga. Na primeira consulta, após algumas frases feitas ela disse q fazia constelação familiar e sugeriu q eu usasse bonecos pra demonstrar minha relação com a família. Disse-lhe que não me sentia confortável com isso, que era uma adulta de 45 anos e como tal sabia verbalizar sentimentos. Ao contrário de uma criança que não sabe nomear emoções ainda. Encerrei a consulta e saí de lá tentando entender que tipo de psicólogos as faculdades vêm formando... e que certas pessoas são suscetíveis a cair nesse tipo de enganação, inclusive psicólogos! Obrigada pela atenção! Abs
Rachel Isaías infelizmente temos muitos colegas agindo de forma condenável. É muito complicado porque na maioria das vezes as pessoas já estão fragilizadas, e ação destes profissionais ruins recaem como um golpe certeiro deixando a pessoa ainda mais pra baixo. Se possível não deixe de denunciar esse tipo de prática. O uso da constelação familiar por psicólogos é ilegal.
@@LeoNLopes Te aplaudo de pé.
Finalmente alguém corajoso para Mostrar A REALIDADE.
@@LeoNLopes é como reclamar que a astronomia teria "se apropriado" da astrologia, a química da alquimia. Não tem problema ciências evoluírem de conhecimentos da Antiguidade quando não se tinha o instrumental moderno
Até que enfim alguém falou isso!!!
Passei por uma situação traumática e uma das coisas q mais me deixam chateada é gente q não respeita o seu tempo e quer q vc volte a falar com a pessoa como se nada tivesse acontecido.
Gente, eu estou chocado com esse relato e com mais ranço ainda dessa tal de constelação familiar!!!!!!!!!!!!! Obrigado por divulgar os argumentos científicos que revelam a face horrenda dessa terapia alternativa!
Bibi você é necessária! Eterna gratidão pelo seu trabalho. Você está me ajudando muito com seus vídeos.
"Aceita que dói menos"... ou seja, seja um alvo passivo para todo o mal que te lançarem. Não reaja, porque você não tem força nem capacidade de superação, de reação. Apenas aceita, chora, e espera passar.... :'(
A propaganda antes do vídeo é uma moça vendendo constelação hehe
"vc tem q aceitar" foi o q eu mais escutei de diferentes psicólogas. Assim como a menina disse, tb resolvi deixar de lado tentar algum tratamento com outras pessoas e com 17 anos comecei a tomar ayahuasca, pq foi o único jeito q encontrei na época de tentar alguma coisa q não envolvesse outra pessoa me dizendo o q fazer, era só tomar o chá e ficar eu comigo mesma.
Acho muito complicado isso, a pessoa estuda vários anos na faculdade de psicologia pra, na hora de atuar, ter zero empatia e usar o próprio moralismo pra me "ajudar". Sempre que alguém diz q faz terapia e gosta, eu fico super interessada, pq não é possível q só eu seja cagada!
Muito bom. Mais um vídeo 'utilidade pública. Qdo fiz meu mapa astral, o astrólogo me indicou fazer constelação ou hipnose pq minha vida profissional não ia pra frente pq tinha problemas com meus pais. 🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️
Impressionante essa fixação em pais como se fossem imaculados.. Nem todos os pais são exemplos.. Temos que desenvolver nossa personalidade
acho engraçado esse pensamento de que "vc só vai pra frente na vida se vc for bom com seus pais"
tem muita gente que ascendeu na vida matando o pai ou a mãe ou abandonando eles. Na Idade Média, se vc era filho do Rei e queria poder, bastava matar seu pai e usurpar o trono
A cada vídeo vejo como minha visão de mundo é pareceria com a sua Bibi. O que mais me incomoda é aquela noção de agradecer/aceitar experiências ruins que aconteceram por fazer parte da sua história e te mudar.
Com relação aos parentes já escutei muito isso e acredito que vem justamente dessa visão bíblica.
Parabéns. Precisava existir mais pessoas com sua ética e consciência .
Oi Bibi, muito obrigada pelos seus vídeos, sou realmente grata, porque os seus vídeos ajudam bastante mesmo, me tirou muitas dúvidas, eu tbm sou bem leiga sobre física e os seus vídeos me ajudam a entender um pouco, por ter uma linguagem mais simples.
Como esse vídeo é necessário ser visto por muitas pessoas. Seu trabalho é muito importante e é feito com um respeito absurdo, além da ironia e sarcasmo adequado que se deve dar para esses charlatães e, alguns(mas), criminosos(as).
Oi Gabriela, sou psicólogo e to AMANDO ver vc metendo o pau nessas pseudoterapias! Muito obrigado!!!
Seguir com a vida e tirar pessoas tóxicas dela é um argumento válido. E outra família é quem te quer bem e torce pela tua felicidade e sucesso o resto é irrelevante!
Comecei o vídeo e preciso comentar SEU CABELO ESTÁ MARAVILHOSO!
O tema do vídeo é ótimo também ❤️
Parabéns pelo seu canal. Fiquei órfã do Pirula, que reduziu a produção de vídeos e vim parar aqui. Estou assistindo tudo! Excelente! Agora, vamos lá: “Aceita que dói menos. A resistência causa sofrimento“. São frases soltas que não servem para qualquer contexto. Mas, dependendo do contexto, pode fazer sentido. Essa ideia se encaixa em momentos em que nos deparamos com circunstâncias da vida que não podemos mudar. Imagine uma pessoa numa situação sem solução. Exemplo: perdeu a visão, ficou cega. Resistência seria ficar se indagando: “por que eu? Por que comigo?” Isso não vai curar a cegueira e só vai trazer sofrimento. E essas perguntas não possuem resposta. Só te machucam. Aceitar seria acolher essa nova realidade, aceitar que as coisas são como são. Nesse caso, a partir da aceitação da cegueira (considerando aqui que seja um caso sem cura), a pessoa poderá começar a gastar energia pensando em meios de ter uma qualidade de vida apesar do que lhe aconteceu. Em vez de gastar energia remoendo a não aceitação de sua condição. Foco na solução, e não no problema. “Ok, isso aconteceu comigo; agora o que eu posso fazer a partir disso? Como posso transformar o limão em uma limonada?” Isso foi só um exemplo. Existem muitas circunstâncias na vida em que aceitar te leva a crescer. Isso me lembra aquela oração de São Francisco de Assis: “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado... Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.” Muitas vezes podemos começar uma coisa boa a partir de um sofrimento, e a não aceitação pode te deixar congelado, só remoendo, em vez de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Lembrando que isso pode não servir para todas as pessoas em todas as situações. Depende da pessoa e do contexto.
Conheci seu canal faz uma semana e eu to viciada nos vídeos. Faço psicologia, estou no terceiro ano, e esse relato me doeu tanto. É tão triste ver gente sendo massacrada e traumatizada com essas práticas. Obrigada pelas falas, obrigada pela luta contra a pseudociência.
Bibi, vc é muito sensata, amo seus vídeos!! 💜
Acredito q algumas pessoas se sentem superiores por ter o "poder" de perdoar. A pessoa continua convivendo com aquilo que faz mal batendo no peito com orgulho "olha como eu sou superior". Talvez seja uma forma de tomar controle daquilo que a afeta. Mesmo pessoas maltratadas pelos parceiros/família e que tem condições de sair de casa passam por isso.
Vídeo maravilhoso! Muito chocante esse relato! É o processo de revitimização que a sociedade deseja tanto pra silenciar as vítimas, afinal é mais fácil calar o mais "fraco" do que fazer os algozes mudarem e/ou pagarem pelas violências e crimes que cometeram! A nossa luta não tem fim! Mulheres, negros e minorias não podemos arredar o pé, sem falar do tanto que temos que lutar pelas crianças, pela infância e juventude brasileira que sofre tantas violências!
Amo seu trabalho. Você é simplesmente genial!
Bibi, esse vídeo foi muito importante pra mim. Muito obrigada! 💜
Excelente vídeo. Não vejo a hora de constelações começarem a ser processados. Aliás, você poderia fazer um feat com alguém da Área do Direito.
No outro video deixei um relato de um caso em que essa "técnica milagrosa" fez vítima. PS:o pior, é que muita gente de igreja está fazendo isso, e assim, infelizmente só reforça a pressão para quem já está sofrendo.
Até que enfim vejo alguém com um posicionamento igual ao meu neste aspecto. Parabéns, Bia.
Pontuou muito bem a questão do Perdão e AutoPerdão. Muitas das vezes o perdão necessário é interno. Se alguém te ofende, mesmo que ela não se desculpe... temos que nos perdoar por ter sofrido essa ofensa. É estranho no começo, mas é um processo necessário, para não ficarmos remoendo. Não significa que você terá que ficar de boas com a outra pessoa, ela que se exploda. Temos que nos perdoar como "vitima" e não necessariamente perdoar o "Agressor ". Obrigado, por isso me fez refletir sobre o processo.
Não acredito, finalmente encontrei alguém que combate pseudociência no Brasil \o/
Oi! Ainda não terminei o vídeo, mas acho que vou comentando aqui conforme achar necessário. O cristianismo não prega que precisamos perdoar ou fazer boas ações para ir para o céu e nem que não perdoar e fazer más ações nos leva para o inferno. Eu não sei porquê, mas as pessoas simplificaram assim e isso deu (e dá!) um monte de problemas ao longo da história. O que acreditamos é que, a partir do momento em que aceitamos o que Jesus fez em nosso lugar (morrer por nossos pecados e vencer a morte eterna, coisa que não conseguiríamos sozinhos porque não somos perfeitos como ele é) somos salvos do inferno. A partir daí, o Espírito Santo habita dentro de nós, nos ajudando a sermos melhores para as pessoas e nos capacitando a perdoar e mudar. Não é de uma hora para outra que as mudanças acontecem e não é um trabalho que será concluído nessa vida. Também acreditamos que Jesus cura feridas emocionais. Como assim? Ele nos ama e coloca pessoas (profissionais e amigos, por exemplo) em nossas vidas para nos ajudar com sentimentos difíceis e também traz o conforto e a paz que nenhum ser humano consegue nos dar (nem sempre quando desejamos, mas sempre que precisamos). Se somos pessoas melhores, não é para ir para algum lugar ou deixar de ir para outro, mas sim em gratidão por tudo o que ele fez e porque queremos mostrar seu amor ao mundo. Além disso, sei que muitos aqui podem não ter tido experiências boas com cristãos ou com o cristianismo, mas acredito que seja por causa de imposições e maldades das pessoas que não entenderam bem essa crença e não porque o cristianismo é ruim. Também não quis dizer que não dá para ser bom se não for cristão, pois sei que dá. Espero que tenha ficado mais claro e que eu não tenha parecido rude. Qualquer dúvida, pode colocar aqui que eu tento responder. Ah! Quando Jesus fala sobre perdoar, esse conceito se refere a uma decisão, não a um sentimento.Acho legal ressaltar que Ele entende as nossas dores e o nosso tempo de fazer cada coisa, inclusive perdoar (e nos ajuda com isso quando é ALTAMENTE difícil. Não precisa ser amigo de quem te fez mal). Nossos direitos também importam, perdoar não é ser injusto, devemos buscar a justiça.
No cristianismo, honrar os pais é respeitá-los. Não precisa concordar, fazer coisas erradas por eles ou ficar bajulando quem te fez mal. Na bíblia não fala sobre reverenciar ancestrais, então não sei nada disso. Apenas vejo respeito por aqueles que ensinaram coisas valiosas para a fé. Eu sou evangélica, então sei sobre esse meio (que também é bem diverso). Se estiver errada sobre algo, volto para corrigir. ❤
Para a moça que passou por todas as coisas horríveis contadas, desejo que você seja muito feliz daqui em diante e que o seu psicólogo te ajude a lidar com todas as dificuldades que ainda te machucam. ❤
Aceita que dói menos, ou seja, pimenta nós olhos dos outros é refresco. Perdoar pra mim = ñ ver, ñ conviver, ñ tolerar, ñ fingir e por fim, apagar, eliminar o ser da minha vida e do meu pensamento. Ah!! Bibi, vc é luz, obrigada. 😘
Só a titulo de contribuição, o psicologo Rossandro Klinjey tem uma frase que acho legal e que me ajudou na compreensão: Perdoar não significa esquecer e nem manter o seu agressor no seu circulo de convivência - mas deixar de carregar uma mágoa que faz mal para quem a carrega - mas é uma opção individual. No entanto, isto não implica em deixar de tomar medidas legais possíveis, inclusive, se isso envolver crime ou qualquer outro tipo de dano. Mas, dito isto, não simpatizo com essas práticas não regulamentadas em primeiro lugar pelas questões práticas, para começar - o usuario/cliente não sabe como encontrar um profissional confiável, não tem como verificar quem é o responsável pela formação do prestador de serviços e onde reclamar se não ficar satisfeito. Se tiver algum dano decorrente da prestação dos serviços terá que recorrer a um processo no Judiciário - o que a gente sabe que é moroso e custoso. E, infelizmente, a massa da população ainda é muito ignorante em relação a normas e regulamentos e isto abre um campo vasto para todo tipo de golpe e fraude.
Menina, tu arrasou no cabelo!!!!!! Ficou lindíssimo!
Pai, perdoa os consteladores, porque eles não sabem o que fazem.. Kkkkk
Hahahahahhaahahha amei esse comentário! Obrigada!
Excelente! existe coisa mais esquisita do que aquilo? E o pior é que aquele teatro hipnotizador já chegou até nos Tribunais. É bizarro...
Excelente comentário! kkkkk
Te admiro demais Bibi, além de um conteúdo sem igual, sua preocupação com seu espectador, dando avisos de gatilho, promovendo lives com tradução em libras. Lindo!
Bibi, você poderia fazer um vídeo sobre a psicanálise? Sobre ser ou não ciência e a eficácia do método psicanalítico?
Menina, eu estudei esse assunto na faculdade de Psicologia (sim, eles nos passaram isso como matéria) mas recentemente descobri que não é uma ciência(psé). O "autor" Freud, foi uma figura mto controvérsa...andava com charlatões e seus "testes" em pessoas, mais tarde foram comprovados que eram bem duvidosos e não tinham nenhuma eficácia. Resumindo: não confie em psicanalistas, não é ciencia!
A psicanálise não é uma ciência. O que não a coloca no campo de uma pseudociência pois ela nunca se propôs a se tornar uma ciência aos moldes da ciência tradicional. 2 Freud não era um charlatão muito pelo contrário ele é detentor de uma obra imensa e original que influenciou muitas interpretações e muitas correntes dentro da própria psicanalise e da psicologia. 3 a psicologia ao contrário da psicanalise se propõe a ser ciência. A psicanálise é uma prática de escuta totalmente diferente das psicoterapias comuns. Ela tem a natureza de um registro totalmente diferente do científico. Por exemplo ela trabalha com conceitos como fantasia, desejo, pulsão, princípio de realidade e princípio do prazer, grande Outro, objeto perdido, recalcamento, idealização, Eu, supereu, isso, ideal de eu, narcisismo, frustração, castração, fetiche, perversao, neurose, pisicose, etc. Todos conceitos criados na teoria psicanalitica e deppis aproveitados por outros saberes como por exemplo a psiquiatria ou a psicologia forense.
4 no início do século xx a psicanalise se propunha a ser um campo do saber coisa que ela se tornou solidamente hoje 100 .anos depois. Logo para a pergunta se a psicanalise é uma ciência a resposta é : não. Ela não tem o registro de uma ciência. Porém ela é um campo do saber solidamente constituído que possui métodos sérios de análise. Não se ensina psicanalise d a Mesma forma que se ensina ciência da mesma forma que o objetivo da ciência são totalmente diferentes da ética psicanalista.
@@falcongomes9035 jantou agora a pessoa rs
@@MarinaDestro fez faculdade de psicologia e diz que Freud é charlatão e psicanálise um engodo? Sugiro voltar à faculdade e começar do zero, pois obviamente não entendeu nada...
@@falcongomes9035 caramba, que comentário legal.
escolhi a psicanálise como terapia e, até agora, tem me ajudado bastante.
Video excelente e necessário, utilidade pública. Na hora do relato me emocionei. Parabéns pela coragem e pela decisão de colocar a tua inteligência a favor dos mais vulneráveis.
Sou Psicóloga formada pelo UniAcademia (antigo CES-JF). Estou em choque com o relato dessa moça, isso não é psicologia. Profissionais com esse tipo de atitude acabam queimando o nome da profissão. E causando danos irreparáveis aos pacientes. A pratica que foi aplicada nessa moça é uma deturpação do psicodrama que em nada se assemelha ao que foi feito.
Vídeo extremamente necessário, obrigado, Bibi!
4 horas de video postado e quase 6 mil visualizações, aaaa corremos por sua informacaooo Mulhéérr
Que vídeo fantástico. Bibi, você está fazendo um bem para a humanidade.
Sim, o estuprador tem que estar na cadeia, e a tal '"psicologa"" também, a mãe também tem que ser presa , pois acobertou o crime do tio e não denunciou a policia.
Deixa a vida dos outros
👏👏👏👏👏👏👏
Estou assistindo todos os seus vídeos. Estou passando por momentos muito difíceis, psicológico e profissional. Já fiz constelação famíliar, ho' oponopono, meditação, falar com a minha centelha divina mas estou muito mal. Estava me sentindo pior pois achei que tinha algo mais grave comigo porque nada funcionou e você me trouxe uma luz com a Ciência. Estou com problemas reais e preciso procurar tratamento real. Obrigada querida por sua generosidade em dividir o seu conhecimento. Estamos vivendo dias, meses, anos e situações muito difíceis e queremos algo que acabe logo com todo e qualquer sofrimento. E isso não existe. O que existe é o conhecimento. Ele sim, nos liberta.
Que relato horrivel e que felicidade essa mulher ter encontrado o seu vídeo, que chegue a mais e mais pessoas. Saúde mental não é brincadeira.
Ótimo vídeo. Pessoas que sofrem abuso... seja emocional, físico ou qualquer outro tipo de monstruosidade, já tem que lidar com o sentimento de culpa que o abusador perpetua no subconciente. Não é raro ver que as pessoas também sobrecarregam os sobreviventes com mais está carga emocional do " obrigatório perdão".
Excelente conteúdo, como sempre!!! Vou compartilhar com todos que puder
Perdão não. Muitas pessoas precisam superar traumas do passado especialmente de famílias problemáticas. Infelizmente nem toda família de sangue será boa na vida da pessoa.. Isso é algo a ser desmistificado, pois gera culpa. Essas terapias pregam algo que você tem que perdoar, tem que honrar para não sentir a culpa de não ter uma boa relação com esses antepassados...isso que precisa ser trabalhado. Você não é sua família, seus antepassados.. A vida é daqui pra frente
Fico mais encantada a cada vídeo. Você é muito lúcida e corajosa.
Aí vem constelador e diz que constelação não é assim, que isso aí é culpa da consteladoUra, que pipipi popopó. Aí a gente lê os repetitivos livros do Hellinger e a "técnica" está lá, desse jeitinho que foi relatado.
Muito bom, parabéns! Continue !
Fiz uma constelação familiar e a mulher falou exatamente a mesma coisa do filho não-nascido da minha mãe.
Seus raciocínios estão muito corretos, muito lúcidos. Muitas pessoas me falaram da Constelação Familiar lá em 2016, qdo eu comecei a fazer yoga. Como eu nem imaginava o q era, fui perguntando e me pareceu uma espécie de terapia de grupo, o q já não gostei pela exposição. Nunca fiz, ainda bem, ou com ctz teria piorado muito minhas relações e traumas familiares.
Ótimo vídeo, Bibi. A cultura do perdão sem nenhum senso de realidade/criticidade nos leva à impunidade de muitos daqueles que fazem mal ao próximo. Quando alguém me faz muito mal não faço questão de continuar a amizade não.
Só uma coisa: acredito que a terapia em grupo - ministrada por psicólogo(s), em determinados contextos (p.ex., desenvolvimento de habilidades sociais) acho muito válida, atrelada à terapia individual - com psicólogos tb. Mas usar esse recurso para um indivíduo expor uma dor tão íntima como essa, é um desrespeito ao ser humano. Revoltante.
Perfeito o raciocínio!! Obrigada por compartilhar!
Obrigatoriedade de perdão é algo muito tóxico. Vejo religiões e terapias não científicas querendo que vítimas voltem a conviver com parentes que praticaram abuso sexual, etc. Isso pra mim é tortura.
ADOREI.CANAL ALTAMENTE RECOMENDÁVEL!!!!
Essa tal "psicóloga" que aparece no depoimento da menina deveria ser punida por este comportamento criminoso, abusivo. Nojo. Parabéns a você por dar voz a essas mulheres.
Muito necessário esse vídeo. Parabéns pela abordagem muito assertiva!
Há muita gente despreparada conduzindo práticas que envolvem aspectos emocionais. É muito difícil separar o joio do trigo, porque não há nenhum controle sobre essas práticas. Eu participei de uma constelação familiar e a experiência foi completamente diferente da descrita aqui, porque foi uma psicóloga que a conduziu, a qual foi muito cuidadosa e se absteve de fazer interpretações, apenas foi encenada, por voluntários, uma situação familiar e eu pude observá-la de fora e tirar minhas próprias conclusões. Mas há muitos charlatões e é preciso ter cuidado.
Que foda esse relato Bibi, cada vez mas fã seu.
Gabi, adoro quando você explica ciência e usa seus vídeos para mostrar onde os leigos utilizam da ciência indevidamente. Mas, em alguns casos, você, como leiga em alguns assuntos, está tratando deles como se soubesse e disseminando conhecimento indevido. No fim, está fazendo a mesma coisa. Você, mais do que ninguém sabe que, se conhece pouco sobre algum tema, é muito recomendado estudar muitoooooo sobre ele antes de falar qualquer coisa.
Nossa gente, eu tive uma terapeuta que me falava que eu tinha que me reconciliar com meu pai pq minhas desavenças com ele é que estavam travando minha vida. Ela também falava que a gente tem que respeitar nossos pais e obedecer independente de qualquer coisa, que mesmo a criança não tendo conhecido o pai tinha que honrá-lo e coisas assim. Gente, serião... eu passei pelo menos um ano tentando tirar essas crenças da minha cabeça. Comecei a achar que realmente eu deveria ter me submetido cegamente ao que meu pai falava e que era OBRIGATÓRIO eu ter um bom relacionamento com ele pra viver em paz, sendo que todos os movimentos que fiz nesse sentido não surtiram absolutamente nenhum efeito pq ele não está aberto a essa reconciliação. Comecei a achar que eu precisava desse afeto dele e de aprovação. Acabou piorando minha mente nesse ponto depois dessa "terapia" e depois eu que tive que me virar pra entender que eu realmente não sou obrigada a corresponder às expectativas dos meus parentes
Teve até uma vez que eu disse explicitamente que eu não tinha a mínima vontade de reconciliar com meu pai e ela simplesmente se negou a continuar a terapia a menos que eu aceitasse fazer essa reconciliação
Bibi te admiro, li o txt no blog do Sechat, vc gosta de musica? Pitty? a musica "Me Adora" foi feita para os críticos, se puder/quiser ouça ou leia a letra. Por favor continue com seus videos pois vc nem mensura como esta ajudando. Vc brilha e deixa seus convidados brilharem o que deve incomodar alguns (muitos) que sem argumentos atacam a tua pessoa. Continue precisamos muito de pessoas como vc a combater a desinformaçao.
Perfeito, Gabi!
Irretocável.
Bravíssimo!!!!
Acho que essas crenças passam mesmo muito pela “cultura” cristã. Mesmo na espiritualidade ainda há quem misture tudo com religião porque traz esses conceitos da religião ou cultura cristã, noutras culturas o perdão não é entendido da mesma forma. sim, o conceito de perdão pode ser relativo e só faz sentido quando for como você disse, quando é para ti mesmo e para te libertares de “sofrer repetidamente” por não “largar” o acontecimento, mas não implica “amar” o outro ou sequer esquecer ou “ser amigo” do outro ou conviver. E nunca esquecer, na espiritualidade o livre arbítrio nunca pode ser violado, se um guru/coach/etc disser “você tem que perdoar...” já está tudo estragado - “red flag”. Se um episódio traumatizou - psiquiatra ou psicologia, simples. Como processo espiritual, pode ouvir-se ou ler sobre o tema perdão, se deve ser feito o perdão, só o próprio sabe e decide.
“Honrar os antepassados” nem comento, isso é mesmo dogma religioso, muito fora da realidade.
A cara da Bibi na thumb tá sensacional hahahah amooo! E que vídeo, muito pra gente refletir!!
Qualquer um pode ser constelador.Há psicólogos, mas há tb muitos profissionais de outras áreas, sem nenhum conhecimento em saúde mental. No Brasil, há muitos advogados que atuam como consteladores. Uma das coisas que me preocupam é a falta de um follow up, um acompanhamento posterior com o cliente sobre o processo por ele vivenciado.
Constelação Familiar não é fiscalizada, pois não é regulamentada. Não conheço cursos de Constelação Familiar, com reconhecimento do MEC. Enfim, terra de ninguém.
Psicólogo não pode usar "pseudo técnicas" como essa, isso é proibido pelo CFP.
@@lindomarlindo4131 E
Existe uma proibição formal do CFP proibindo o uso de tais "pseudotécnicas"?
@@priscilabongarthner4326 Basicamente, se não é estudo acadêmico não pode. Código de Ética (CFP) de 05/2005 - Artigo 1º item c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando
princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
Artigo 2º item f) Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de
atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não
estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão;
@@lindomarlindo4131
Creio que às vezes o CFP cai em contradição. Há pouco tempo atrás, se vc pesquisava no Google, "Conselho Federal de Psicologia", a primeira informação que vinha, na página do CFP, era um convite para os psicólogos participarem de um evento sobre "Constelação Familiar". Vai entender!