Memória e meditação nos estudos
HTML-код
- Опубликовано: 15 дек 2024
- A memória tem tudo a ver com a meditação, e vice-versa. Hugo de São Vítor chega a definir a meditação como um passeio livre pela mente, isto é, pela memória. Em resumo, as duas coisas estão intimamente ligadas. Assim que, meditando, memorizamos melhor, e memorizando, somos capazes de meditar com mais facilidade e ir mais fundo em nosso pensamento.
#educação #estudos #filosofia #meditação #memoria #memorizacao #pensamento #artes
Saiba mais sobre o Instituto Hugo de São Vítor:
Site: www.hugodesaov...
Livraria: livraria.hugod...
Nosso mundo externo evoluiu vertiginosamente. Mas nós, em nosso mundo interno, somos dotados dos mesmos equipamentos dos nossos bisavós. Assim, temos que humildemente copiá-los em seus métodos analógicos, porém eficazes, de memorização e meditação sobre o que foi estudado. Obrigado pelo conteúdo. Fiquem com Deus.
Essa é uma verdade pra termos sempre na memória 🙏
Também sinto “vertigens” em meio a esse mundo externo.
Cada cabeça uma sentença. O encontro com o externo é interno. Valeu Professor.
Dica top 10:00. Entendo meditar, como refletir.
Estamos juntos ! Obrigado pelas aulas .
Uma aula maravilhosa, muito obrigado.
Salve Maria Santíssima e viva Cristo Rei 🙏🙏❤
A memorização era um recurso largamente usado e certamente o método permitiu a formação de incontáveis excelentes profissionais, mas por alguma razão ele foi suprimido.
Obrigado pela aula.
Salve Maria
Talvez pela razão de que funcione, mas seja um tanto dolorido. E hoje em dia quem aceita fazer o que é dolorido, a não com fins vaidosos?
É justamente por ser o melhor sistema de aprendizagem que foi supresso. Hoje, quem não segue a Paulo Freire simplesmente não tem espaço no meio acadêmico. É a lamentável realidade!…
Excelente.
"Transforma-se o amador na cousa amada". Assim que escutei isso lembrei de um texto sobre contemplação que li a muito tempo atrás que não consegui encontrar mais. Não lembro os detalhes direito, mas o núcleo do texto ficou. Só sei que falava sobre um jovem que encontrou um diamante muito belo e radiante, eles estava semelhante ao gollum pelo anel - interpretação minha -, mas um monge disse para ele olhar para o anel sem o olhar de ganância, mas contemplativo. Depois de muito tempo o jovem tornou-se brilhante como o diamante. Algo semelhante escreveu Olavo sobre contemplação amorosa e conhecimento por participação.
Aula maravilhosa
Gostaria de pedir um vídeo, se for possível, por gentileza, sobre como aprender a arte da contemplação.
❤
Hoje em dia se condena muito a decoração. Tudo é "aprenda e não decore", "estamos aqui para aprender e não decorar".
Tem até o "evite a 'decoreba' "
Professor,
Qual técnica que você usa para meditar?
A de Hugo de São Vítor, é claro. www.hugodesaovitor.org.br/hugo-de-s-vitor-opusculo-sobre-o-modo-de-aprender-e-de-meditar/
E a contemplação? Ela pode ajudar aumentar o desempenho nos estudos? Como aprender a contemplar? Por gentileza.
Olha, cuidado com termos como "desempenho". Você não é um carro de F1. Seu "desempenho" só se mede no fim da vida, não momento a momento. A busca pela verdade não é um corrida. Você usar esse termo é um indicativo de que você está pensando na competição com outras pessoas num cenário profissional. Isso é outra coisa.
Sobre a contemplação: ela é um efeito natural dos estudos bem conduzidos sobre um tema. Contemplação, no sentido intelectual, é a capacidade de ver a verdade sobre um assunto sem ter que ficar repensando cada passo do raciocínio toda vez. Você não precisa forçá-la. Por exemplo, você sabe o que é uma cadeira sempre que a vê sem ter de ficar pensando nos porquês de saber que ela é uma cadeira. A contemplação intelectual de um assunto é algo similar a isso em relação a temas mais abstratos, como a alma humana.
Eu fico imaginando os povos antigos das Américas
Quanto conhecimento se perdeu por conta de terem mais o costume de memorizar tudo e poucos escritos, perdemos muitas informações ao longo do tempo