Muitas afirmações questionáveis… 1) “Os indígenas são pessoal de ascendência dos índios…” Está mal explicado 2) Vc confunde evangélicos e católicos. 3) Pode me explicar por que a colonização espanhola seria de “povoamento" ? (Geralmente a distinção è entre a colonização da América do norte (de povoamento) e a da América latina (de exploração) 4) não entendi também a conexão entre Bartolomeu DeLasCasas (ser XV-XVI) e Gobinaeu, que viveu no século XIX, em outro contexto cultural. Goubinaeu inspirou os horrores do nazismo e do neocolonialismo, mas não tem nenhuma relação com o momento histórico que vc está abordando.
Quem quiser entender melhor sobre o tema terá que ir além desta aula. Em História para não acontecer este tipo interpretação subjetiva. Você tem que entender sobre fundamentação religiosa, o que movia um religioso não era o dinheiro, a fé levou muitos religiosos morrerem em missões em diversos lugares. Quanto a escravidão basta saber que antes do descobrimento do Brasil a Igreja Católica produziu 800 documentos contra a escravidão, inclusive com ameaça de excomunhão. (A Igreja não tem culpa se não é obedecida). Aconselho o livro de Evandro Faustino, 500 anos de Evangelização. Não se trata de negar o passado mas esta visão puramente ideológica. Nada como buscar as fontes primárias. Onde aconteceu? Quem mandou? Onde está registrado? A Igreja sempre falou por documentos e não pelas condutas de seus filhos...
A História da Humanidade é repleta de batalhas, conquistas, invasões em busca de terras e riquesas. Assim aconteceu na Ásia, na África, Europa, Oceania e até mesmo nas Américas. O império Asteca caiu com apoio de outros povos - subjugados - que se uniram aos espanhóis. No Brasil os povos indígenas fizeram alianças com os estrangeiros. Se os portugueses não tomassem posse do Brasil teriam sido espanhóis, ingleses, holandeses ou outros povos. O termo "descobrimento" foi em relação a descobrir terras antes desconhecidas para o Velho Mundo. A Nasa descobre novos planetas. Quem sabe se também não são habitados? Viajar de caravela naquela época seria semelhante a um viagem espacial hoje. Na época da expansão marítima viajar era uma aventura.
Professora, evite fazer lavagem cerebral. Conte a história sem os seus problemas pessoais (ideologias) interferir, fica ruim de assistir e observar as distorções causadas. Do jeito que você faz destrói a honra de pessoas que vc nem conheceu e sabe como eram, apenas destrói! Isso é um crime!
A história está sendo contada com a verdade, portugueses vieram em terras já habitadas e forçaram os povos originários a aceitar os costumes europeus, especialmente a fé cristã e também foram escravizados e houve revoltas entre índigenas e os invasores.
Parece que é 2020😢😢triste mas parece agora onde se houve de um presidente " Índio gordo que não trabalha" ou "meu filho não casa com preto porque tem educação''.😢
@@carlseygel9460 sim percebi isso. Me confundi. Em outros comentários admito o erro. Mas se um exemplo usado de forma errônea desfaz todo o conteúdo da aula é o que me deixa contrariado. Errei sim! UM TERMO. Mas tenham certeza que o conteúdo e proposta estão além de um erro assumido. 🤜🤛
9:25 eu não quero acreditar nisso, não quero pensar que o ser humano já foi capaz de tamanha podridão a esse nível, pqp a raiva que eu tô sentindo agora é indescritível vei
O Brasil foi descoberto, pq até então não havia conhecimento que existia o continente americano. Na verdade os navegadores dessa época buscavam um caminho mais curto para o oriente. Se basearam em relatos do livro de Marco Polo, um mercador da idade média. Então sim essas terras foram descobertas, infelizmente essa professora quer ensinar a ideologia dela , não história de verdade.
Meu Deus...Bha é muito fanatismo dessa professora....Nada do que ela está falando é verdade...Imagina os nossos filhos sendo ensinado por professores desse tipo! Inacreditável...Simplesmente inventando a história conforme a sua ideologia insana!
@@karaiA4 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TA DE SACANGEM MLK, vai trabalhar, to aqui pra estudar e não pra vir militante de esquerda querer lacrar em cima da história, ela esta certa em tudo que falou, estou apenas expressando que não há necessidade de comparar fatos históricos com a atualidade, vai pedir um abraço pra sua mae cara, ou vai transar, ta muito mal amado
Imagina um povo roubar, estupr@r, doutrinar e m@tar seus ancestrais durante séculos e vir um sem noção dizer que ela tem "recalque". Meu anjo, ela tem é ódio e TOTALMENTE justificável.
Se ela tem ódio de UM POVO, se ela tem ódio de PESSOAS, então ela já está bastante errada desde o fundamento, porque dois erros não formam um acerto e nem dois males formam um bem. Em outras palavras, uma injustiça cometida para com ela não justifica uma injustiça de volta da parte dela. Se ela tem ódio, começou péssima. E se ela quer ter ódio de um povo que roubava, matava, estuprava e escravizava, então é coerente que ela comece a ter ódio também dos compatriotas africanos, porque o mercado de escravos em toda a costa africana subsaariana era sustentado pelas guerras intertribais dos próprios africanos. Não foi com os europeus que veio o primeiro homicídio, não.
Год назад+2
Deixe de sua falácia de contrariade menino! Pois 500 anos de escravidão é somente uma fração no tempo, ou seja, foi há alguns minutos atrás. Não é porque alguém é professor de história que deverá esconder o seu ódio por portugueses e católicos que de forma deliberada escravizaram e exterminaram grupos étnicos inteiros. Por acaso expor esse sentimento de revolta ajuda também SENTIR E COMPREENDER o nosso presente, tal que nossos problemas se perpetuam. Deixe de falácia de falsa simetria ao tentar assemelhar a escravidão de negros pelos próprios negros, porque a ideia de DESTITUIR o negro de sua natureza humana foi coisa do branco. Enfim, pare de fingir que exista diálogo entre cristãos e culturas que ainda estão em estado de vulnerabilidade, pois o cristianismo É cultura de dominação!
Sim.ja reclamei muitas vezes professor de história do meu filho era péssimo, amava falar mal da igreja católica e agora começou com a minha outra filha, tô até tremendo de raiva. Se é ateu ou não gosta do catolicismo problema deles. Mas de aula correta. 😠
Gente, que professora é essa? Tragam um prêmio para essa deusa, amei!!!
Aula incrível, professora carismática e objetiva, quadro lindíssimo. Muito obrigada!
Finalmente um vídeo que fala a verdade sobre a catequização.
www.google.com/search?q=brasil+paralelo+a+ultima+cruzada&oq=Brasil+Paralelo+a+ul&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgAEAAYgAQyBwgAEAAYgAQyBggBEEUYOTIICAIQABgWGB4yCAgDEAAYFhgeMggIBBAAGBYYHjIGCAUQRRg8qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:b53bdcd8,vid:0w_M7TPEW8Q,st:0
A sua aula é maravilhosa, professora!
Muitas afirmações questionáveis…
1) “Os indígenas são pessoal de ascendência dos índios…” Está mal explicado
2) Vc confunde evangélicos e católicos.
3) Pode me explicar por que a colonização espanhola seria de “povoamento" ? (Geralmente a distinção è entre a colonização da América do norte (de povoamento) e a da América latina (de exploração)
4) não entendi também a conexão entre Bartolomeu DeLasCasas (ser XV-XVI) e Gobinaeu, que viveu no século XIX, em outro contexto cultural. Goubinaeu inspirou os horrores do nazismo e do neocolonialismo, mas não tem nenhuma relação com o momento histórico que vc está abordando.
Eu tb percebi essas falhas na explicação.
Observei esses detalhes 😮
Que aula maravilhosa! Incrível!!!
Quem quiser entender melhor sobre o tema terá que ir além desta aula. Em História para não acontecer este tipo interpretação subjetiva. Você tem que entender sobre fundamentação religiosa, o que movia um religioso não era o dinheiro, a fé levou muitos religiosos morrerem em missões em diversos lugares. Quanto a escravidão basta saber que antes do descobrimento do Brasil a Igreja Católica produziu 800 documentos contra a escravidão, inclusive com ameaça de excomunhão. (A Igreja não tem culpa se não é obedecida).
Aconselho o livro de Evandro Faustino, 500 anos de Evangelização. Não se trata de negar o passado mas esta visão puramente ideológica. Nada como buscar as fontes primárias. Onde aconteceu? Quem mandou? Onde está registrado?
A Igreja sempre falou por documentos e não pelas condutas de seus filhos...
E você está apontando sua ideologia cristã, tentando mostrar algum lado positivo em apagamento cultural de povos originários.
Adorei a aula .muito obrigada .
Que aula excelente!!! 😍👏👏👏
Muito bom professora 💯🇧🇷
Nossa história é muito interessante, diversos acontecimentos.
Único equívoco dela e que a colonização espanhola sem dúvida era de exploração mesmo e não de povoamento como na América inglesa
Isso não é uma aula de história !!! Narrar uma realidade antiga e rechear de interpretações é um crime.
A História da Humanidade é repleta de batalhas, conquistas, invasões em busca de terras e riquesas. Assim aconteceu na Ásia, na África, Europa, Oceania
e até mesmo nas Américas.
O império Asteca caiu com apoio de outros povos - subjugados - que se uniram aos espanhóis. No Brasil os povos indígenas fizeram alianças com os estrangeiros. Se os portugueses não tomassem posse do Brasil teriam sido espanhóis, ingleses, holandeses ou outros povos.
O termo "descobrimento" foi em relação a descobrir terras antes desconhecidas para o Velho Mundo. A Nasa descobre novos planetas. Quem sabe se também não são habitados?
Viajar de caravela naquela época seria semelhante a um viagem espacial hoje. Na época da expansão marítima viajar era uma aventura.
Achismo
Que professora incrível!
Igreja evangélica com catequese? Acho q confundiu com a católica não?
Um questionamento. Vc falou que a colonização espanhola não foi de exploração, qual a fonte de pesquisa?
Questiono a mesma coisa. Acho que ela quis dizer colonização da América Inglesa, especificamente nas colônias do Norte.
Professora, evite fazer lavagem cerebral. Conte a história sem os seus problemas pessoais (ideologias) interferir, fica ruim de assistir e observar as distorções causadas. Do jeito que você faz destrói a honra de pessoas que vc nem conheceu e sabe como eram, apenas destrói! Isso é um crime!
A história está sendo contada com a verdade, portugueses vieram em terras já habitadas e forçaram os povos originários a aceitar os costumes europeus, especialmente a fé cristã e também foram escravizados e houve revoltas entre índigenas e os invasores.
Isso não foi uma aula, mas uma tentativa de lacração canhota, não assitam esse vídeo.
Façam outras pesquisas.
Parece que é 2020😢😢triste mas parece agora onde se houve de um presidente " Índio gordo que não trabalha" ou "meu filho não casa com preto porque tem educação''.😢
Oi bom dia, após Portugal suplantar sua língua, teve influência no bilinguismo e na educação indígena?
O QUE???! Corrija esse vídeo mais rápido possível! A catequese não é feita na religião evangélica mas na religião católica!
E os católicos não são evangélicos?
Eu falei sobre catolicismo! Reveja o vídeo! 🤗👊🏿
@@deisedavid4653 não são evangélicos são cristãos protestantes católicos são outra denominação!
@@profbrunaoliveira4984 você usou o termo evangélicos não católicos!
@@carlseygel9460 sim percebi isso. Me confundi. Em outros comentários admito o erro. Mas se um exemplo usado de forma errônea desfaz todo o conteúdo da aula é o que me deixa contrariado. Errei sim! UM TERMO. Mas tenham certeza que o conteúdo e proposta estão além de um erro assumido. 🤜🤛
Igreja evangelica não. Correção igreja católica
que professora incrível
9:25 eu não quero acreditar nisso, não quero pensar que o ser humano já foi capaz de tamanha podridão a esse nível, pqp a raiva que eu tô sentindo agora é indescritível vei
Melhor aula !!!!
www.google.com/search?q=brasil+paralelo+a+ultima+cruzada&oq=Brasil+Paralelo+a+ul&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgAEAAYgAQyBwgAEAAYgAQyBggBEEUYOTIICAIQABgWGB4yCAgDEAAYFhgeMggIBBAAGBYYHjIGCAUQRRg8qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:b53bdcd8,vid:0w_M7TPEW8Q,st:0
Adorei vc mas um escrito 🤗🤗🤗
Aula muito boa
Só queria inteder pq as escolas ensinam que o Brasil foi descobrido sem que os índios já agitavam aqui 😂😂😂
O Brasil foi descoberto, pq até então não havia conhecimento que existia o continente americano. Na verdade os navegadores dessa época buscavam um caminho mais curto para o oriente. Se basearam em relatos do livro de Marco Polo, um mercador da idade média.
Então sim essas terras foram descobertas, infelizmente essa professora quer ensinar a ideologia dela , não história de verdade.
Até hoje a igreja católica busca novos fiéis com a catequização tradicional de famílias católicas não mudou muito coisa não de antigamente
Sensacional
Igreja católica é que faz catequese.
Igreja evangélica não catequiza né. Noça!!!
Tribos... não seria.melhor povos, professora.
Os jesuítas enganado os índios! Tadinho. Os bichinhos sem conhecimento de nada, principalmente da palavra de Deus.
eng4n4r? Como? Literalmente foram protegidos contra Portugal e ainda aprendiam diversos conhecimentos. Não romantize a vida de índio, por favor
Meu Deus...Bha é muito fanatismo dessa professora....Nada do que ela está falando é verdade...Imagina os nossos filhos sendo ensinado por professores desse tipo! Inacreditável...Simplesmente inventando a história conforme a sua ideologia insana!
Também concordo o Brasil foi invadido e não descobrido 😂😂😂
Todos os comentários depreciativos dessa aula partem de pessoas de ideologia de direita fato
Tá errado o certo é povos nativos
conteúdo bom, só acho que não ha necessidade de tentar lacrar em cima da história
Use argumentos invés desse papinho de lacrar...pegue o que vc discorda e mostre com fonte histórica que ela está equivocada.
@@karaiA4 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TA DE SACANGEM MLK, vai trabalhar, to aqui pra estudar e não pra vir militante de esquerda querer lacrar em cima da história, ela esta certa em tudo que falou, estou apenas expressando que não há necessidade de comparar fatos históricos com a atualidade, vai pedir um abraço pra sua mae cara, ou vai transar, ta muito mal amado
A professora nem tentou disfarçar o imenso recalque e ressentimento que ela tem com relação aos portugueses e aos católicos. Péssima aula.
Imagina um povo roubar, estupr@r, doutrinar e m@tar seus ancestrais durante séculos e vir um sem noção dizer que ela tem "recalque". Meu anjo, ela tem é ódio e TOTALMENTE justificável.
Se ela tem ódio de UM POVO, se ela tem ódio de PESSOAS, então ela já está bastante errada desde o fundamento, porque dois erros não formam um acerto e nem dois males formam um bem. Em outras palavras, uma injustiça cometida para com ela não justifica uma injustiça de volta da parte dela. Se ela tem ódio, começou péssima.
E se ela quer ter ódio de um povo que roubava, matava, estuprava e escravizava, então é coerente que ela comece a ter ódio também dos compatriotas africanos, porque o mercado de escravos em toda a costa africana subsaariana era sustentado pelas guerras intertribais dos próprios africanos. Não foi com os europeus que veio o primeiro homicídio, não.
Deixe de sua falácia de contrariade menino!
Pois 500 anos de escravidão é somente uma fração no tempo, ou seja, foi há alguns minutos atrás.
Não é porque alguém é professor de história que deverá esconder o seu ódio por portugueses e católicos que de forma deliberada escravizaram e exterminaram grupos étnicos inteiros.
Por acaso expor esse sentimento de revolta ajuda também SENTIR E COMPREENDER o nosso presente, tal que nossos problemas se perpetuam.
Deixe de falácia de falsa simetria ao tentar assemelhar a escravidão de negros pelos próprios negros, porque a ideia de DESTITUIR o negro de sua natureza humana foi coisa do branco.
Enfim, pare de fingir que exista diálogo entre cristãos e culturas que ainda estão em estado de vulnerabilidade, pois o cristianismo É cultura de dominação!
Sim.ja reclamei muitas vezes professor de história do meu filho era péssimo, amava falar mal da igreja católica e agora começou com a minha outra filha, tô até tremendo de raiva. Se é ateu ou não gosta do catolicismo problema deles. Mas de aula correta. 😠
@@soniamaracoutinho7164kkkkkk diz isso para os católicos que matavam e escravizavam pessoas
Quanta doutrinação.