VAMOS TER QUE FAZER UMA NOVA REFORMA! MUITAS IGREJAS ESTÃO VENDENDO INDUGÊNCIAS! VENDA DA ROSA MILAGROSA, DA VASOURA QUE VARRE A POBRESA, O PANO QUE CURA .... É UM MOMENTO DA PREGAÇÃO DA MATERIALIDADE! A PREOCUPAÇÃO É NUMERO DE PESSOAS E ARRECADAÇÃO PARA O TEMPLO E ESQUECEM DA PRIMÍCIA QUE É A SALVAÇÃO!
Deivisson de Souza, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida. Por favor, ajude-me divulgar o canal. Link: ruclips.net/user/ICPweb
Deivisson, Todas as igrejas são instrumentos de controle e manipulação de massas. Isto pode ser historicamente constatado se você pesquisar por conteúdos de estudo histórico desvinculados a religiões. Quanto a teologia da prosperidade, tanto é verdade que as religiões são instrumento de controle que elas se adaptam para oferecer o que os fiéis mais desejam, que no caso hoje em dia são futilidades materiais, a teologia de salvação e penitência morreu no século XX e a igreja que não se adaptar vai morrer também.
Aize Lucena, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Graça e paz, estimado Antônio Fonseca! É sempre muito gratificante assistir suas aulas. Suas aulas de geografia bíblica contribuiram muito para minha formação, recordo-me da aula sobre crescente fértil assistida a mais de 10 (dez) anos como se a tivesse assistido hoje. Sobre este vídeo, acredito que a igreja evangélica hodierna precisa revisitar os reformadores e o fio condutor da reforma: sola scriptura, solus Christus, sola fide, soli Deo Gloria e sola gratia. Como assembleiano, reconheço que nunca foi tão necessário e urgente uma reflexão sobre as cinco solas na igreja atual.
A Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Daniel, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Argemiro, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Alex, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Eu não sou um destes jovens sem paciência de hoje em dia, não estou criticando a duração do vídeo, eu estou apenas constatando que você estendeu um tema muito simples e com uma abordagem muito superficial, sei que a proposta do vídeo não é entender a fundo, porém fica uma sensação de teólogo rodeando uma questão sem responder para não correr riscos.
Ellen, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Lauria, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
@@antoniofonseca-icp Obrigado pastor||, eu vejo tudo o que se refere à Palavra de Deus, comparando com as Sagradas Escrituras, gosto muito do seu programa. Que Deus o abençoe também.
As denominações,são as diversas igrejas instituídas depois do Pentecostes,que é relatado no Livro de atos ,quando recebem as línguas de fogo sobre eles e vem o vento do Espírito Santo ,e todos falam línguas ,,depois disto,se constituem a Igreja ,que é o corpo de Cristo, aqueles que o aceitam ,são batizados ,em demonstração, de sua crença ,são transformados ,e passam a ser propagadores das Boas Novas , mas exatamente o que são as Boas Novas ? As Boas Novas é a nova que Cristo ressuscitou ,e com nossa adesão,ao Cristianismo passamos a fazer parte do Corpo de Cristo ,portanto ressurrectos com Ele,e na Eternidade Reinaremos com Ele.
Fabian, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Esqueceu de dar ênfase na igreja Luterana que deu continuidade as ideias de Lutero, todos os outros aproveitaram o momento de ruptura com a ICAR, aproveitaram algumas idéias de lutero que por sua vez concordava com os pré reformadores. Nem todos concordavam com toda a leitura e entendimento de Lutero e seguiram com seus movimentos como ex Knox que funda o presbiterianismo todavia tem muita coisa sobre a história da igreja que não cabe em 30min de vídeo, tem os Valdenses, John Huss, Savonarola enfim muita coisa boa para ser estudada.
Bom dia! Segue textos para sua reflexão: Tu és o Cristo (Mt 16.16) Nova Era. Segundo declara, esta passagem anuncia que Cristo é um espírito cósmico que repousa periodicamente sobre pessoas iluminadas, por isso valoriza os fundadores das religiões, como Buda, Confúcio, Maomé, Saint Germain e Lord Maytreia. Alega, ainda, que Jesus e Cristo são duas pessoas distintas. Com a morte de Jesus, Cristo se retirou e permanece vivo nas regiões celestiais. Ultimamente, é tido como Lord Maytreia. Resposta apologética: Em 1João 2.18, lemos a respeito de anticristos que se apresentam como sendo o próprio Cristo: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora”. Jesus Cristo é uma pessoa só, não se divide em duas pessoas. Verdade reconhecida desde o seu nascimento: “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Continua...
Porque to não revelou a carne e o sangue quem to revelou (Mt 16.17) Comentário apologético: O deísmo prega a crença de que o conhecimento sobre as questões religiosas e espirituais vem por meio da razão e não da revelação. Mas o texto bíblico em destaque mostra exatamente o contrário, que aquilo que de Jesus se pode conhecer só chega ao intelecto humano pela revelação do Pai: Deus. A natureza sobrenatural de Cristo (Deus), sua obra e sinais não estão ao alcance da inteligência comum; ou seja, de quem não vive segundo a fé, e a fé também é uma virtude que procede de Deus (Ef 2.8,9). Prender-se ao que é estritamente razoável, crendo ser este o caminho para o conhecimento de Deus, contraria o método bíblico específico para este fim (Jo 8.31,32). Agnosticismo. Diz que o intelecto humano não é capaz de assimilar questões de grandeza sobrenatural. Resposta apologética: O conceito definido acima não é equivocado se considerarmos que o homem, por si próprio, seja capaz de conhecer Deus. Todavia, o agnosticismo erra quando tenta impor a suposta verdade de que, de qualquer modo, incluindo, inclusive, a providência divina (como ocorreu com Pedro), o homem está impossibilitado de vivenciar o sobrenatural divino, que, segundo o texto em destaque, é revelado pelo Senhor àqueles que “abrem o coração” e manifestam o desejo de conhecer seu Criador. Continua...
Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja (Mt 16.18) Catolicismo Romano. Declara que a expressão “esta pedra” significa que a igreja está edificada sobre Pedro, que foi o primeiro papa e exerceu este cargo em Roma durante vinte e cinco anos. Resposta apologética: A expressão “sobre esta pedra” está relacionada à resposta de Pedro, que disse: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. É sobre Cristo que a Igreja foi edificada e não sobre Pedro. Jesus afirmou que Ele próprio era a pedra (Mt 21.42). A afirmação de Jesus é uma interpretação veraz do Salmo 118.22. O próprio Pedro identifica Jesus como sendo a pedra (At 4.11,12; 1Pe 2.4-6). Se Pedro foi papa durante vinte e cinco anos, então existe algo errado, já que o apóstolo foi martirizado no reinado de Nero, entre os anos 67 e 68 a.D. Subtraindo desta data vinte e cinco anos, retrocederemos ao ano 42 ou 43 a.D. Nessa época, não havia sido realizado ainda o Concílio de Jerusalém (At 15), que ocorreu por volta do ano 48 a.D, ou um pouco depois. Pedro participou do Concílio, mas foi Tiago quem o realizou e presidiu (At 15.13,19). O apóstolo Paulo escreveu sua epístola aos romanos no ano 58 a.D. e, no capítulo 16, mandou saudação para muita gente em Roma, mas Pedro sequer é mencionado. Por outro lado, Paulo chegou a Roma no ano 62 a.D e foi visitado por muitos irmãos (At 28.30,31). E também nesse período não há nenhuma menção a Pedro ou a algum papa. O apóstolo Paulo escreveu quatro cartas de Roma: Efésios, Colossenses e Filemon (62 a.D.) e Filipenses (entre os anos 67 e 68 a.D.). Todavia, Pedro não é mencionado em nenhuma delas e, novamente, não se tem notícia do suposto pontificado de Pedro. Devemos, ainda, considerar o texto em estudo e seu contexto: 1) Enquanto Pedro é mencionado na segunda pessoa (tu), a expressão “esta pedra” está na terceira pessoa. 2) Pedro (petros) é um substantivo masculino, enquanto pedra (petra), um feminino singular. Conseqüentemente, estas palavras não têm a mesma referência. Ainda que Jesus tivesse falado em aramaico, o original grego inspirado traz as distinções. O interessante é que até as próprias autoridades teológicas católicas concordam que a referência bíblica em estudo não está relacionada a Pedro. O destaque aqui é para João Crisóstomo e Agostinho. Agostinho, em seu comentário sobre o evangelho de João, escreveu: “Nesta pedra, então, disse Ele, a qual tu confessaste, eu construirei minha Igreja. Esta Pedra é Cristo; e nesta fundação o próprio Pedro construiu”. Assim, não existe fundamento bíblico nem subsídio histórico para consubstanciar a figura de Pedro como papa (Ef 2.20). Continua...
As portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18) Comentário apologético: À luz da Bíblia, e contrariando aquilo que muitos líderes de seitas afirmam, não existe nenhuma Igreja verdadeiramente de Cristo que não lhe seja fiel. Joseph Smith, fundador do mormonismo, declarou que recebeu a revelação de que todas as igrejas se apostataram da fé e que todos os credos da cristandade não passam de abominações. Mas Jesus, no texto bíblico em referência, garantiu a sobrevivência de sua Igreja para sempre. O apóstolo Paulo também falou que Deus seria glorificado por Jesus Cristo, mediante sua Igreja, por todas as gerações: “A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre” (Ef 3.21). Logo, a Igreja de Cristo, em nenhuma época, cometeu apostasia. Continua...
E eu te darei as chaves do reino dos céus (Mt 16.19) Catolicismo Romano. Com base nesta afirmação de Jesus a Pedro, ensina que tanto esse apóstolo quanto seus sucessores foram revestidos de um poder especial e exclusivo, tornando o papado infalível. Resposta apologética: A doutrina católica sobre a infalibilidade papal não encontra apoio nas Escrituras. Jesus, de modo algum, outorgou autoridade a outras pessoas para exercerem, de forma singular, a liderança (como cabeça) de sua Igreja. Com base em Mateus 18.15-20, Jesus estende a autoridade que concedeu a Pedro aos demais discípulos, como membros do corpo de Cristo. Esse tipo de autoridade era comum aos rabinos, que tinham o privilégio de dar “permissão” e “proibir”. Não se tratava de uma porção de poder exclusiva somente a Pedro. A Igreja também recebeu a mesma autoridade, pela qual proclamamos o evangelho, o perdão de Deus e o julgamento divino aos impenitentes. Contudo, o único que tem proeminência sem igual é Cristo, a pedra angular. Os demais crentes, inclusive Pedro, são as “pedras vivas” (v. 5) nesta edificação. O papel de Pedro, no Novo Testamento, está longe da reivindicação católica romana de que ele possuía e era autoridade sobre seus companheiros. Embora tenha sido o orador principal no dia de Pentecostes, no entanto, sua atuação no restante do livro de Atos é escassa, sendo considerado tão-somente como “um dos apóstolos”. De forma muito clara, o apóstolo Paulo falou o seguinte: “Em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos” (2Co 12.11). Será que uma leitura mais cuidadosa da carta escrita aos gálatas nos levaria a aceitar que algum apóstolo foi superior a Paulo? Creio que não. Pois Paulo disse ter recebido uma revelação (do evangelho) que não veio dos demais apóstolos (Gl 1.12; 2.2) e que o seu chamado era semelhante ao ministério de Pedro (Gl 2.8), a ponto de usar da autoridade que tinha como apóstolo para repreender duramente o próprio Pedro (Gl 2.11-14). O fato de Pedro e João terem sido “enviados pelos demais apóstolos” a uma missão especial em Samaria demonstra que Pedro não tinha uma posição superior entre eles (At 8.4-13). Se Pedro de fato fosse superior aos demais, por que é dispensada ao ministério de Paulo uma atenção maior, fato constatado nos capítulos 13-28? No primeiro concílio realizado em Jerusalém (At 15), a decisão final não partiu de Pedro, mas, sim, dos apóstolos e dos anciãos. Além disso, foi Tiago, e não Pedro, que presidiu o conselho (At 15.13). Em momento algum, já que era, segundo o catolicismo, superior aos demais apóstolos, Pedro reivindicou ser pastor das igrejas, antes exortou os presbíteros para que cuidassem do rebanho de Deus (1Pe 5.1,2). Embora reconhecesse ser “um” apóstolo (1Pe 1.1), não se intitulou “o” apóstolo, ou chefe dos apóstolos. Sabia que era apenas “um” dos pilares da Igreja, junto com Tiago e João, e não “o” pilar (Gl 2.9). Contudo, foi falível em sua natureza. Somente a Palavra de Deus é infalível. Isso, no entanto, não quer dizer que Pedro não teve um papel significante na vida da Igreja. Segundo afirma o catolicismo romano, os “sucessores” de Pedro ocupam sua cadeira. Quando, porém, analisamos as Escrituras, encontramos critérios específicos para o apostolado (At 1.22; 1Co 9.1; 15.5-8), de modo que não poderia haver sucessão apostólica no bispado de Roma ou em qualquer outra igreja. Quanto às chaves entregues simbolicamente a Pedro, não significam que esse apóstolo tinha poder para fazer entrar no céu quem ele quisesse. Simplesmente representam a propagação do evangelho, pela qual todos os pregadores, e não apenas Pedro, podem abrir as portas dos céus aos pecadores que desejam ser salvos. Jesus foi explícito e enfático ao ordenar a divulgação das boas-novas em Lucas 24.46,47. A mensagem de salvação produz arrependimento, por meio da fé na pessoa e na obra de Cristo; ou seja, em sua morte e ressurreição. Pedro abriu as portas do céu para seus ouvintes no dia de Pentecostes (At 2.37-41) e na casa de Cornélio (At 10.42,43).
Simone, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Parabéns, pela observação, vejo os comentários e aí dá para ver quê o povo cristão não conhece a história da igreja, muito antes de Lutero existiu grupos que não aceitou igreja paganizada e foram duramente perseguidos pelo sistema, e Lutero continuou a persegui-los .
Natan, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Pastor por favor fale sobre os Menonitas. Eles são bem separados de todos as religiões. O que vi que eles foram mortos e perseguidos no passado pela a religião católica e reformada por não aceitar algumas doutrinas que hoje é visto como heresia pela a igreja protestante. Tá tão difícil achar um ministério que me identifique. Gosto da igreja pentecostal por ter uma uma experiência quando novo convertido pedindo a Deus vários meses com muitas angústias para Deus me mostrar o caminho, e uma madrugada tive uma experiência de um sonho onde via uma multidão todo de branco falando bem alto glória a Deus aleluia, e uma voz falou para mim lê Mateus 24. Depois disso não tive mais dúvidas em qual religião seguir. Só que hj mais maduro existe umas coisas que não gosto de fazer parte da igreja pentecostal , pois uns fala contra o dízimo outras é a favor, uns fala contra mulher ser pastora outra acredita q a mulher pode ser pastora. Meu Deus o que faço? Não quero ser enganado por falsos profetas 😢😢😢😢 tenho muito medo de estar numa religião errado q não consigo estar em nem uma. Estou quase 3 anos vivendo a nova criatura sem ter uma igreja que me encontre
Saí da igreja católica há mais de 1 ano, comecei a ler Bíblia e senti a necessidade de me congregar em uma igreja, comecei a pesquisar igrejas e a assistir o culto online da igreja presbiteriana e tô gostando, embora eu discorde de alguns pontos da doutrina presbiteriana. Penso q nunca haverá uma igreja q eu concorde 100%, só se eu fundar uma kkk q seria uma mistura da presbiteriana com batista kkkk acho q vc tá numa situação parecida com a minha, q Deus lhe ajude 🙏🏼🙂
Paz do Senhor Jesus pastor,tira uma dúvida minha. Como surgiu o cargo de pastora na igreja, ser a diligente pastora !? Essa dúvida carrego comigo a tempo.
A igreja nasceu na cruz do calvário.. Quando uma mulher da aluz sai sangue e água. Quando o soldado furou Jesus a Bíblia diz que saiu sangue e água. Ali estava nascendo a igreja.
Pedro Henrique, a Paz! Quem aceita a confissão de fé abaixo tem o Espírito Santo: 1. As Escrituras Sagradas, compostas do Antigo e Novo Testamentos, são inteiramente inspiradas por Deus, infalíveis na sua composição original e completamente dignas de confiança em quaisquer áreas que venham a se expressar, sendo também a autoridade final e suprema de fé e conduta. 2. Há um só Deus eterno, poderoso e perfeito, distinto em sua trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. 3. Jesus Cristo nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria, sendo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem e o único mediador entre Deus e o homem. Somente Ele foi perfeito em natureza, ensino e obediência. 4. O Espírito Santo é o regenerador e santificador dos redimidos, o doador dos dons e frutos espirituais, o Consolador permanente e Mestre da Igreja. 5. Em Adão, a humanidade foi criada à imagem e semelhança de Deus. Devido à queda de Adão, a humanidade tornou-se radicalmente corrupta e distanciada de Deus. O essencial para o homem é a restauração de sua comunhão com Deus, a qual o homem é incapaz de operar por si mesmo. 6. A salvação eterna, dom de Deus, tem sido providenciada para o homem unicamente pela graça do Senhor e pela morte vicária de Cristo Jesus. A fé é o meio pelo qual o crente se apropria dos benefícios da salvação da sua morte. 7. Jesus Cristo ressuscitou fisicamente dentre os mortos, ascendeu aos céus e voltará na consumação dos séculos para julgar os homens. 8. A punição eterna, incluindo separação e perda de comunhão com Deus, é o destino final do homem não regenerado e de Satanás, com todos os seus anjos. 9. A Igreja cristã, o corpo e a noiva de Cristo, é consagrada à adoração e ao serviço de Deus por meio da proclamação fiel da Palavra, a prática de boas obras e a observância do batismo e da ceia do Senhor. 10. A tarefa da Igreja é ensinar a todas as nações, fazendo que o evangelho produza frutos em cada aspecto da vida e do pensamento. A missão suprema da Igreja é a salvação das almas. Deus transforma a natureza humana, tornando-se isto, então, o meio para a redenção da sociedade. Saiba mais... www.icp.com.br
A Igreja Presbiteriana surgiu no século XVI, na Escócia, por meio do reformador John Knox, discípulo de Calvino, que levou os conceitos da reforma de Genebra para o seu país. Houveram grupos que surgiram entre os puritanos que se denominaram como presbiterianos, mas não é a origem da denominação.
Thito, a Paz! Obrigado pelo comentário, pela observação e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
PASTOR ESSE LOGO TIPO DA POMBA É SUA OU DA IGREJA PLANITUDE DO TRONO DE DEUS, A SUA IGREJA É MAIS VELHA - PQ O APÓSTOLO DA PLANITUDE USA ESSE MESMO LOGO TIPO NA IGREJA DELE?
Pr. Antônio, só uma pergunta, Você é tradicional? Não é que eu tenha preconceito, é só uma curiosidade mesmo É que eu sou pentecostal, e a um tempo atrás eu não sabia que existia outras opiniões sobre os dons do Espírito Santo, e eu acabava julgando mal as pessoas, mas agora eu sempre me pergunto no que a pessoa acredita, pra que isso não gere discussão e não acabe confundindo a fé de alguém
Paulo Castro, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Teodomiro, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Só não sei pq as igrejas não colocam fixada na faxada sua denominação. Tem muitas que só tem o nome e não diz a linha dela, acho que tinha que ser obrigatório isso!
Muitos usam a pouca informação para maior colocação de suas particularidades como verdades irrefutáveis. Conhecimento amplo e até de outras crenças faz parte de adoração racional sem desfazer do fundamento da fé no invisível.
A paz de Deus com todos. Longe de querer corrigir o irmão, apenas um pedido de fazer uma parte especial com os chamados pré-reformadores, como por exemplo o movimento Valdenses, que muito sofreu perseguições e que na atualidade, a Igreja Valdenses, salvo engano, na Itália, recebeu a visita do papa, que formalizou o pedido de perdão, devido atrocidades, cometidas, em nome do romanismo. Desde já meus respeitos em amor no Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
Arnaldo, a Paz! Obrigado pela sugestão e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Pastor me explica por favor ; eu acho que o dízimo pertence a lei e não ao Cristianismo , sou da CCB e la não tem dízimos e a igreja é muito abençoada.
Trazeis os dízimos e ofertas pra casa de Deus..Ou seja,se hoje não existe dízimos tbm não existem ofertas. Pois a ordem em Malaquias 3:8 ao 10 é pra trazer dízimo e oferta.
As denominações concordo que vieram da igreja católica, agora sempre existiu uma igreja sem denominação e nome indivisível que se chama igreja de Jesus Cristo, essa igreja atravessou os séculos milênios sem ser conhecidos do mundo. Essa igreja sempre foi perseguida pela igreja institucional, então a verdadeira igreja sempre existiu mas sem nome. Em Coríntios Satanaz tentou institucionalizar trazendo partidarismo, com, eu sou Paulo, outro de Apolo etc. Mas em 1517 foi o embrião para mais denominações, mas a minoria nunca foi conhecida da história. A igreja verdadeira sem denominação está no livro de Hebreus Capítulo 11:36 em diante, a verdadeira igreja nunca foi divida essa é a verdade. A verdade é o inverso, a igreja católica é que saiu da verdadeira igreja, porque não era dela. Nós nâo saímos do catolicismo.
Rodrigo, a Paz! Obrigado pelo comentário, pela observação e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Irmão, frequento a Presbiteriana aqui em Portugal, porém o q o Pr. esta fazendo é um resumo , senão teria q explicar por menores vários pontos da história, porém o q nos importa é ser de Cristo.
Thais Nunes, a Paz! Obrigado pelo comentário e pela observação. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Não tem Celibato na Biblia pastor???? Paulo nunca falou de celibato???? E Pedro? Pedro era casado e deixou a esposa para seguir a Cristo! Pedro não passou a ser celibatário????
Mauricio, boa noite! Segue texto bíblico para sua reflexão: 1Tm 3.1-7 1 Fiel é a palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra almeja. 2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, moderado, sensato, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, nem violento, porém cordial, inimigo de conflitos, não avarento; 4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito. 5 Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? 6 Que o bispo não seja recém-convertido, para não acontecer que fique cheio de orgulho e incorra na condenação do diabo. 7 É necessário, também, que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair na desonra e no laço do diabo.
@@antoniofonseca-icp Mas isso anula o que Paulo falou sobre castidade? E quando Cristo fala daqueles que se fizeram eunucos por amor ao reino de Deus? A passagem que vc citou anula essas outras?
@@antoniofonseca-icp ninguém é obrigado a nada! O Papa não coloca uma faca no pescoço dos padres para serem celibatários! Todos que se candidatam a serem sacerdotes sabem de antemão das exigências e da disciplina da igreja! O que vc está dizendo não faz o menor sentido. É como dizer: o rapaz é soldado e é obrigado a rastejar na lama! Ele se candidatou a ser soldado e teve que ser selecionado! Não pense que qualquer um pode ser padre não pastor! Muitos são eliminados no processo! Aqueles que querem ser padres, sabem e querem ser celibatários por amor ao reino de Deus! Assim como o próprio Cristo e o apóstolo Paulo. Como Jesus disse: Há aqueles que se fizeram eunucos por amor ao reino dos céus! É uma pena pastor que vocês não tenham essa riqueza e espiritualidade de pessoas que amam tanto a Deus, que querem entregar tudo, chegando ao celibato por amor a Deus!
A teologia da mediação de Maria é baseada na sua maternidade pois Jesus enquanto homem é nascido de Maria. Então Ela participou da mediação por vontade de Deus.
Gilmar, boa noite! Segue texto bíblico para sua reflexão: 1 Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem
@@antoniofonseca-icp .Cite o evangelho de Lucas onde o anjo do Senhor anuncia Maria como Cheia de Graças, Bendita entre as mulheres. Há um só mediador Jesus Cristo. Jesus enquanto homem é nascido de Maria,por vontade de Deus portanto Ela também participou do plano de Salvação. Desde os primórdios da igreja cristã se reconhece esse papel, não é anti bíblico e nem invenção da igreja Romana, Todas igrejas do oriente católicas ou ortodoxas professam a mesma fé na mediação da maternidade física de Maria.
@@kingjamesbr22 Usar má fé é um pecado, a igreja nunca ensinou que Maria é redentora ou igual a Jesus. Veneramos a sempre Virgem Maria pois foi Ela que nos trouxe o verbo encarnado por vontade de Deus conforme as escrituras. Sabiam que os muçulmanos veneram Maria por ser a mãe do Profeta ???? Porque o ódio protestante aquela que nos trouxe Jesus em seu ventre????
Você é protestante : é porque você não entendeu o plano de salvação de Deus. Se esqueceu que as palavras de Jesus não passará . Para vocês a palavra passou em 1500 anos . Quando Lutero fundou a Babel de Seitas . A Igreja de Jesus é Única .
@@antoniofonseca-icp Como diz o pastor da CCC quem estuda a historia da Igreja , desaba na Igreja Católica . Não existe outra . Jesus disse : edificarei a minha . Não disse as minhas igrejas .
Adriano, a Paz! Obrigado pela observação e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Só heresias né pastor,as mentiras continuam e o pai da mentira é o diabo. A Igreja de Cristo tem uma hierarquia e tem a sucessão apostólica ininterrupta.
A verdade é que cada maluco que lê a bíblia sem orientação da igreja católica, interpreta à sua maneira e funda uma "igreja", isto é heresia da heresia da heresia. Por isso hoje existem mais de 30 mil denominações protestantes. Enquanto isso a verdadeira igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, tronco da verdade, continua cumprindo sua missão até o final dos tempos. Todos os protestantes prestarão contas a Deus, de suas heresias. Que Deus tenha piedade dos hereges protestantes.
Todos precisamos de reformas pois tendemos, ou ao comodismo ou aos desvios, razão pela qual devemos, sempre, nos auto avaliarmos, pois, como dizia Sócrates: uma vida sem exame não vale a pena ser vivida. Dessa forma, amigo, vamos com calma com as sentenças. O protestantismo veio para corrigir algumas situações q se continuassem, seria uma catástrofe para a igreja.
Paulo, bom dia! Sugiro assistir a matéria completa. Segem link's: Primeira parte = www.encurtador.com.br/gEJP3 Segunda parte = www.encurtador.com.br/aeBOU
Que pastor excelente! Culto... sabe as origens e pratica o respeito.
Luiz Gameplay, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.
Parabéns gostei da sua leitura muito bem
Excelente ensinamento do cooperador em Cristo (Antônio)
Wilton Trofino, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Esse pastor é uma benção ❤❤
Gisa, a Paz! Obrigado pela consideração.
Obrigado! pastor Antonio ! Por tantas explicações! Sou presbiteriana! Tenho aprendido muito com o senhor, gloria a Deus!
Francisca Toledo, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.
Parabéns meu irmão amado Paz do senhor Jesus Cristo, que aula linda Deus te ilumine sempre saúde e paz para você e sua família.
Francisco Reis, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.
VAMOS TER QUE FAZER UMA NOVA REFORMA! MUITAS IGREJAS ESTÃO VENDENDO INDUGÊNCIAS! VENDA DA ROSA MILAGROSA, DA VASOURA QUE VARRE A POBRESA, O PANO QUE CURA .... É UM MOMENTO DA PREGAÇÃO DA MATERIALIDADE! A PREOCUPAÇÃO É NUMERO DE PESSOAS E ARRECADAÇÃO PARA O TEMPLO E ESQUECEM DA PRIMÍCIA QUE É A SALVAÇÃO!
Deivisson de Souza, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida. Por favor, ajude-me divulgar o canal. Link: ruclips.net/user/ICPweb
👋👋👋👋👋👋
Concordo e tem que ser logo,reforma já
Sim! "O termo solução ofusca o termo salvação!"
Deivisson, Todas as igrejas são instrumentos de controle e manipulação de massas. Isto pode ser historicamente constatado se você pesquisar por conteúdos de estudo histórico desvinculados a religiões. Quanto a teologia da prosperidade, tanto é verdade que as religiões são instrumento de controle que elas se adaptam para oferecer o que os fiéis mais desejam, que no caso hoje em dia são futilidades materiais, a teologia de salvação e penitência morreu no século XX e a igreja que não se adaptar vai morrer também.
Maravilha muito bom conhecer;para não ser enganado, 'só as escrituras '.
Gelves, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Paz do Senhor Jesus pastor Antônio Deus abençoe sempre, como é bom estudar a palavra de Deus
Divaldo Porto, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.
Excelente aula
Aize Lucena, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Graça e paz, estimado Antônio Fonseca!
É sempre muito gratificante assistir suas aulas. Suas aulas de geografia bíblica contribuiram muito para minha formação, recordo-me da aula sobre crescente fértil assistida a mais de 10 (dez) anos como se a tivesse assistido hoje.
Sobre este vídeo, acredito que a igreja evangélica hodierna precisa revisitar os reformadores e o fio condutor da reforma: sola scriptura, solus Christus, sola fide, soli Deo Gloria e sola gratia.
Como assembleiano, reconheço que nunca foi tão necessário e urgente uma reflexão sobre as cinco solas na igreja atual.
A Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
BOA NOITE A TODOS COM A PAZ DE CRISTO JESUS NOSSO SENHOR! GOSTO MUITO DE SABER A ORIGEM DAS IGREJAS, GRAÇAS A DEUS PELO O RICO PREVILEGIO ! ¹
Amém!!!
Amem pastor Antônio..
Como é bom aprender com o senhor pastor Antônio ..que Deus continua te abençoando amem ......
Alaide Alves, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.
Ótima aula!
A Paz! Muitíssimo obrigado pelo comentário.
Passei sendo pentecostal desenganado medicina vivo até hoje agradeci Deus tudo mudou vida
Daniel, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Grato.
Amém!
A Paz meus queridos eu gosto das aulas do prof. Antonio Fonseca....
Argemiro, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Verdade, somos seres humanos falhos. Por isso nossa vida deve estar na Palavra de Deus: observá-la, vivê-la, amá-la, ser fiel a ela até a morte!
Alex, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Eu não sou um destes jovens sem paciência de hoje em dia, não estou criticando a duração do vídeo, eu estou apenas constatando que você estendeu um tema muito simples e com uma abordagem muito superficial, sei que a proposta do vídeo não é entender a fundo, porém fica uma sensação de teólogo rodeando uma questão sem responder para não correr riscos.
Paz do senhor pastor
Bem explicado
Amém!!!
Aula muito boa! Deus abençoe!
Ellen, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Parabéns, Pastor o Senhor ensina muito bem!
Alaine Barbosa, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
A Paz Pr Antonio!
A paz, Pedro.
Para que o Espírito Santo viesse, primeiro Jesus precisaria morrer, ressuscitar e ser glorificado, antes disso a igreja não poderia existir. JO 7:39
Lauria, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
@@antoniofonseca-icp Obrigado pastor||, eu vejo tudo o que se refere à Palavra de Deus, comparando com as Sagradas Escrituras, gosto muito do seu programa.
Que Deus o abençoe também.
Nossa aprendi muito
Luciana, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
As denominações,são as diversas igrejas instituídas depois do Pentecostes,que é relatado no Livro de atos ,quando recebem as línguas de fogo sobre eles e vem o vento do Espírito Santo ,e todos falam línguas ,,depois disto,se constituem a Igreja ,que é o corpo de Cristo, aqueles que o aceitam ,são batizados ,em demonstração, de sua crença ,são transformados ,e passam a ser propagadores das Boas Novas , mas exatamente o que são as Boas Novas ? As Boas Novas é a nova que Cristo ressuscitou ,e com nossa adesão,ao Cristianismo passamos a fazer parte do Corpo de Cristo ,portanto ressurrectos com Ele,e na Eternidade Reinaremos com Ele.
A Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.
Muito esclarecedor Pastor Deus continue te usando
Josias, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.
Boa aula, parabéns. Sou cristão Metodista.
Fabian, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
@@antoniofonseca-icp Ao irmão em Cristo, desejo o mesmo.
👏👏👏👏 muito bom
Amém!!!
Esqueceu de dar ênfase na igreja Luterana que deu continuidade as ideias de Lutero, todos os outros aproveitaram o momento de ruptura com a ICAR, aproveitaram algumas idéias de lutero que por sua vez concordava com os pré reformadores. Nem todos concordavam com toda a leitura e entendimento de Lutero e seguiram com seus movimentos como ex Knox que funda o presbiterianismo todavia tem muita coisa sobre a história da igreja que não cabe em 30min de vídeo, tem os Valdenses, John Huss, Savonarola enfim muita coisa boa para ser estudada.
Rodrigo, a Paz! Segue link do vídeo completo: www.l1nq.com/Sj84O
pastor me explique o que significa Mateus 16 . 13-20, por gentileza
Bom dia! Segue textos para sua reflexão:
Tu és o Cristo (Mt 16.16)
Nova Era. Segundo declara, esta passagem anuncia que Cristo é um espírito cósmico que repousa periodicamente sobre pessoas iluminadas, por isso valoriza os fundadores das religiões, como Buda, Confúcio, Maomé, Saint Germain e Lord Maytreia. Alega, ainda, que Jesus e Cristo são duas pessoas distintas. Com a morte de Jesus, Cristo se retirou e permanece vivo nas regiões celestiais. Ultimamente, é tido como Lord Maytreia.
Resposta apologética: Em 1João 2.18, lemos a respeito de anticristos que se apresentam como sendo o próprio Cristo: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora”. Jesus Cristo é uma pessoa só, não se divide em duas pessoas. Verdade reconhecida desde o seu nascimento: “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Continua...
Porque to não revelou a carne e o sangue quem to revelou
(Mt 16.17)
Comentário apologético: O deísmo prega a crença de que o conhecimento sobre as questões religiosas e espirituais vem por meio da razão e não da revelação. Mas o texto bíblico em destaque mostra exatamente o contrário, que aquilo que de Jesus se pode conhecer só chega ao intelecto humano pela revelação do Pai: Deus.
A natureza sobrenatural de Cristo (Deus), sua obra e sinais não estão ao alcance da inteligência comum; ou seja, de quem não vive segundo a fé, e a fé também é uma virtude que procede de Deus (Ef 2.8,9). Prender-se ao que é estritamente razoável, crendo ser este o caminho para o conhecimento de Deus, contraria o método bíblico específico para este fim (Jo 8.31,32).
Agnosticismo. Diz que o intelecto humano não é capaz de assimilar questões de grandeza sobrenatural.
Resposta apologética: O conceito definido acima não é equivocado se considerarmos que o homem, por si próprio, seja capaz de conhecer Deus. Todavia, o agnosticismo erra quando tenta impor a suposta verdade de que, de qualquer modo, incluindo, inclusive, a providência divina (como ocorreu com Pedro), o homem está impossibilitado de vivenciar o sobrenatural divino, que, segundo o texto em destaque, é revelado pelo Senhor àqueles que “abrem o coração” e manifestam o desejo de conhecer seu Criador.
Continua...
Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja
(Mt 16.18)
Catolicismo Romano. Declara que a expressão “esta pedra” significa que a igreja está edificada sobre Pedro, que foi o primeiro papa e exerceu este cargo em Roma durante vinte e cinco anos.
Resposta apologética: A expressão “sobre esta pedra” está relacionada à resposta de Pedro, que disse: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. É sobre Cristo que a Igreja foi edificada e não sobre Pedro. Jesus afirmou que Ele próprio era a pedra (Mt 21.42). A afirmação de Jesus é uma interpretação veraz do Salmo 118.22. O próprio Pedro identifica Jesus como sendo a pedra (At 4.11,12; 1Pe 2.4-6). Se Pedro foi papa durante vinte e cinco anos, então existe algo errado, já que o apóstolo foi martirizado no reinado de Nero, entre os anos 67 e 68 a.D. Subtraindo desta data vinte e cinco anos, retrocederemos ao ano 42 ou 43 a.D. Nessa época, não havia sido realizado ainda o Concílio de Jerusalém (At 15), que ocorreu por volta do ano 48 a.D, ou um pouco depois. Pedro participou do Concílio, mas foi Tiago quem o realizou e presidiu (At 15.13,19).
O apóstolo Paulo escreveu sua epístola aos romanos no ano 58 a.D. e, no capítulo 16, mandou saudação para muita gente em Roma, mas Pedro sequer é mencionado. Por outro lado, Paulo chegou a Roma no ano 62 a.D e foi visitado por muitos irmãos (At 28.30,31). E também nesse período não há nenhuma menção a Pedro ou a algum papa. O apóstolo Paulo escreveu quatro cartas de Roma: Efésios, Colossenses e Filemon (62 a.D.) e Filipenses (entre os anos 67 e 68 a.D.). Todavia, Pedro não é mencionado em nenhuma delas e, novamente, não se tem notícia do suposto pontificado de Pedro.
Devemos, ainda, considerar o texto em estudo e seu contexto: 1) Enquanto Pedro é mencionado na segunda pessoa (tu), a expressão “esta pedra” está na terceira pessoa. 2) Pedro (petros) é um substantivo masculino, enquanto pedra (petra), um feminino singular. Conseqüentemente, estas palavras não têm a mesma referência. Ainda que Jesus tivesse falado em aramaico, o original grego inspirado traz as distinções. O interessante é que até as próprias autoridades teológicas católicas concordam que a referência bíblica em estudo não está relacionada a Pedro. O destaque aqui é para João Crisóstomo e Agostinho.
Agostinho, em seu comentário sobre o evangelho de João, escreveu: “Nesta pedra, então, disse Ele, a qual tu confessaste, eu construirei minha Igreja. Esta Pedra é Cristo; e nesta fundação o próprio Pedro construiu”. Assim, não existe fundamento bíblico nem subsídio histórico para consubstanciar a figura de Pedro como papa (Ef 2.20). Continua...
As portas do inferno não prevalecerão contra ela
(Mt 16.18)
Comentário apologético: À luz da Bíblia, e contrariando aquilo que muitos líderes de seitas afirmam, não existe nenhuma Igreja verdadeiramente de Cristo que não lhe seja fiel. Joseph Smith, fundador do mormonismo, declarou que recebeu a revelação de que todas as igrejas se apostataram da fé e que todos os credos da cristandade não passam de abominações. Mas Jesus, no texto bíblico em referência, garantiu a sobrevivência de sua Igreja para sempre. O apóstolo Paulo também falou que Deus seria glorificado por Jesus Cristo, mediante sua Igreja, por todas as gerações: “A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre” (Ef 3.21). Logo, a Igreja de Cristo, em nenhuma época, cometeu apostasia. Continua...
E eu te darei as chaves do reino dos céus
(Mt 16.19)
Catolicismo Romano. Com base nesta afirmação de Jesus a Pedro, ensina que tanto esse apóstolo quanto seus sucessores foram revestidos de um poder especial e exclusivo, tornando o papado infalível.
Resposta apologética: A doutrina católica sobre a infalibilidade papal não encontra apoio nas Escrituras. Jesus, de modo algum, outorgou autoridade a outras pessoas para exercerem, de forma singular, a liderança (como cabeça) de sua Igreja. Com base em Mateus 18.15-20, Jesus estende a autoridade que concedeu a Pedro aos demais discípulos, como membros do corpo de Cristo. Esse tipo de autoridade era comum aos rabinos, que tinham o privilégio de dar “permissão” e “proibir”. Não se tratava de uma porção de poder exclusiva somente a Pedro. A Igreja também recebeu a mesma autoridade, pela qual proclamamos o evangelho, o perdão de Deus e o julgamento divino aos impenitentes. Contudo, o único que tem proeminência sem igual é Cristo, a pedra angular. Os demais crentes, inclusive Pedro, são as “pedras vivas” (v. 5) nesta edificação.
O papel de Pedro, no Novo Testamento, está longe da reivindicação católica romana de que ele possuía e era autoridade sobre seus companheiros. Embora tenha sido o orador principal no dia de Pentecostes, no entanto, sua atuação no restante do livro de Atos é escassa, sendo considerado tão-somente como “um dos apóstolos”. De forma muito clara, o apóstolo Paulo falou o seguinte: “Em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos” (2Co 12.11). Será que uma leitura mais cuidadosa da carta escrita aos gálatas nos levaria a aceitar que algum apóstolo foi superior a Paulo? Creio que não. Pois Paulo disse ter recebido uma revelação (do evangelho) que não veio dos demais apóstolos (Gl 1.12; 2.2) e que o seu chamado era semelhante ao ministério de Pedro (Gl 2.8), a ponto de usar da autoridade que tinha como apóstolo para repreender duramente o próprio Pedro (Gl 2.11-14).
O fato de Pedro e João terem sido “enviados pelos demais apóstolos” a uma missão especial em Samaria demonstra que Pedro não tinha uma posição superior entre eles (At 8.4-13). Se Pedro de fato fosse superior aos demais, por que é dispensada ao ministério de Paulo uma atenção maior, fato constatado nos capítulos 13-28? No primeiro concílio realizado em Jerusalém (At 15), a decisão final não partiu de Pedro, mas, sim, dos apóstolos e dos anciãos. Além disso, foi Tiago, e não Pedro, que presidiu o conselho (At 15.13). Em momento algum, já que era, segundo o catolicismo, superior aos demais apóstolos, Pedro reivindicou ser pastor das igrejas, antes exortou os presbíteros para que cuidassem do rebanho de Deus (1Pe 5.1,2). Embora reconhecesse ser “um” apóstolo (1Pe 1.1), não se intitulou “o” apóstolo, ou chefe dos apóstolos. Sabia que era apenas “um” dos pilares da Igreja, junto com Tiago e João, e não “o” pilar (Gl 2.9). Contudo, foi falível em sua natureza. Somente a Palavra de Deus é infalível. Isso, no entanto, não quer dizer que Pedro não teve um papel significante na vida da Igreja.
Segundo afirma o catolicismo romano, os “sucessores” de Pedro ocupam sua cadeira. Quando, porém, analisamos as Escrituras, encontramos critérios específicos para o apostolado (At 1.22; 1Co 9.1; 15.5-8), de modo que não poderia haver sucessão apostólica no bispado de Roma ou em qualquer outra igreja.
Quanto às chaves entregues simbolicamente a Pedro, não significam que esse apóstolo tinha poder para fazer entrar no céu quem ele quisesse. Simplesmente representam a propagação do evangelho, pela qual todos os pregadores, e não apenas Pedro, podem abrir as portas dos céus aos pecadores que desejam ser salvos. Jesus foi explícito e enfático ao ordenar a divulgação das boas-novas em Lucas 24.46,47. A mensagem de salvação produz arrependimento, por meio da fé na pessoa e na obra de Cristo; ou seja, em sua morte e ressurreição. Pedro abriu as portas do céu para seus ouvintes no dia de Pentecostes (At 2.37-41) e na casa de Cornélio (At 10.42,43).
Homem de Deus, explicou bem claro
Simone, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
"Protestante" pois Lutero alcançou destaque mas nem de longe foi o primeiro questionador. Os anabatistas por exemplo é bem anterior a Reforma.
Ricardo, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Parabéns, pela observação, vejo os comentários e aí dá para ver quê o povo cristão não conhece a história da igreja, muito antes de Lutero existiu grupos que não aceitou igreja paganizada e foram duramente perseguidos pelo sistema, e Lutero continuou a persegui-los .
@@antoniofonseca-icp Lutero e Calvino não persequiu
Realmente dizer que você é um Cristão Protestante ao invés de Crente tem um peso bem maior
Natan, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Pastor por favor fale sobre os Menonitas. Eles são bem separados de todos as religiões. O que vi que eles foram mortos e perseguidos no passado pela a religião católica e reformada por não aceitar algumas doutrinas que hoje é visto como heresia pela a igreja protestante. Tá tão difícil achar um ministério que me identifique. Gosto da igreja pentecostal por ter uma uma experiência quando novo convertido pedindo a Deus vários meses com muitas angústias para Deus me mostrar o caminho, e uma madrugada tive uma experiência de um sonho onde via uma multidão todo de branco falando bem alto glória a Deus aleluia, e uma voz falou para mim lê Mateus 24. Depois disso não tive mais dúvidas em qual religião seguir. Só que hj mais maduro existe umas coisas que não gosto de fazer parte da igreja pentecostal , pois uns fala contra o dízimo outras é a favor, uns fala contra mulher ser pastora outra acredita q a mulher pode ser pastora. Meu Deus o que faço? Não quero ser enganado por falsos profetas 😢😢😢😢 tenho muito medo de estar numa religião errado q não consigo estar em nem uma. Estou quase 3 anos vivendo a nova criatura sem ter uma igreja que me encontre
Livinho, a Paz! Obrigado pela sugestão. Sugue vídeo sobre eclesiologia. Só clicar no link: ruclips.net/video/W7aNNkx5ol4/видео.html
Saí da igreja católica há mais de 1 ano, comecei a ler Bíblia e senti a necessidade de me congregar em uma igreja, comecei a pesquisar igrejas e a assistir o culto online da igreja presbiteriana e tô gostando, embora eu discorde de alguns pontos da doutrina presbiteriana. Penso q nunca haverá uma igreja q eu concorde 100%, só se eu fundar uma kkk q seria uma mistura da presbiteriana com batista kkkk acho q vc tá numa situação parecida com a minha, q Deus lhe ajude 🙏🏼🙂
Paz do Senhor Jesus pastor,tira uma dúvida minha. Como surgiu o cargo de pastora na igreja, ser a diligente pastora !? Essa dúvida carrego comigo a tempo.
A Paz! Sugiro assistir o vídeo indicado no link: www.encurtador.com.br/G2379
@@antoniofonseca-icp muito obrigado e me perdoe pela pergunta. Vou assistir ao Linck amanhã.
A igreja nasceu na cruz do calvário..
Quando uma mulher da aluz sai sangue e água. Quando o soldado furou Jesus a Bíblia diz que saiu sangue e água. Ali estava nascendo a igreja.
Miguel Elvis, a Paz! Segue link da aula sobre o assunto: www.encurtador.com.br/ehqHN
Como devemos saber se alguém recebe o espírito santo
Pedro Henrique, a Paz! Quem aceita a confissão de fé abaixo tem o Espírito Santo:
1. As Escrituras Sagradas, compostas do Antigo e Novo Testamentos, são inteiramente inspiradas por Deus, infalíveis na sua composição original e completamente dignas de confiança em quaisquer áreas que venham a se expressar, sendo também a autoridade final e suprema de fé e conduta.
2. Há um só Deus eterno, poderoso e perfeito, distinto em sua trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
3. Jesus Cristo nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria, sendo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem e o único mediador entre Deus e o homem. Somente Ele foi perfeito em natureza, ensino e obediência.
4. O Espírito Santo é o regenerador e santificador dos redimidos, o doador dos dons e frutos espirituais, o Consolador permanente e Mestre da Igreja.
5. Em Adão, a humanidade foi criada à imagem e semelhança de Deus. Devido à queda de Adão, a humanidade tornou-se radicalmente corrupta e distanciada de Deus. O essencial para o homem é a restauração de sua comunhão com Deus, a qual o homem é incapaz de operar por si mesmo.
6. A salvação eterna, dom de Deus, tem sido providenciada para o homem unicamente pela graça do Senhor e pela morte vicária de Cristo Jesus. A fé é o meio pelo qual o crente se apropria dos benefícios da salvação da sua morte.
7. Jesus Cristo ressuscitou fisicamente dentre os mortos, ascendeu aos céus e voltará na consumação dos séculos para julgar os homens.
8. A punição eterna, incluindo separação e perda de comunhão com Deus, é o destino final do homem não regenerado e de Satanás, com todos os seus anjos.
9. A Igreja cristã, o corpo e a noiva de Cristo, é consagrada à adoração e ao serviço de Deus por meio da proclamação fiel da Palavra, a prática de boas obras e a observância do batismo e da ceia do Senhor.
10. A tarefa da Igreja é ensinar a todas as nações, fazendo que o evangelho produza frutos em cada aspecto da vida e do pensamento. A missão suprema da Igreja é a salvação das almas. Deus transforma a natureza humana, tornando-se isto, então, o meio para a redenção da sociedade. Saiba mais... www.icp.com.br
@@antoniofonseca-icp verdade eu creio é recebo tudo isso sou crista
A Igreja Presbiteriana surgiu no século XVI, na Escócia, por meio do reformador John Knox, discípulo de Calvino, que levou os conceitos da reforma de Genebra para o seu país. Houveram grupos que surgiram entre os puritanos que se denominaram como presbiterianos, mas não é a origem da denominação.
Thito, a Paz! Obrigado pelo comentário, pela observação e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Pr.Antonio Fonseca o Sr pode indicar um livro que conta origem dessas igrejas ai
Vacirlei, a Paz! Sim meu irmão: Cristianismo Através dos Séculos: Uma História da Igreja Cristã - 3ª Ed. revisada e ampliada
PASTOR ESSE LOGO TIPO DA POMBA É SUA OU DA IGREJA PLANITUDE DO TRONO DE DEUS,
A SUA IGREJA É MAIS VELHA - PQ O APÓSTOLO DA PLANITUDE USA ESSE MESMO LOGO TIPO NA IGREJA DELE?
Bispo Salvador, a Paz! O stúdio da tv é o mesmo usado pela igreja Plenitude.
Pr. Antônio, só uma pergunta,
Você é tradicional? Não é que eu tenha preconceito, é só uma curiosidade mesmo
É que eu sou pentecostal, e a um tempo atrás eu não sabia que existia outras opiniões sobre os dons do Espírito Santo, e eu acabava julgando mal as pessoas, mas agora eu sempre me pergunto no que a pessoa acredita, pra que isso não gere discussão e não acabe confundindo a fé de alguém
O Cristianismo é anterior à seita romana.
Sugiro assistir as aulas dos playlists:
ruclips.net/p/PL3ZV1xD_LwSS_FLeHnIsqJyK5bCXeW8Dk
ruclips.net/p/PL3ZV1xD_LwSSc1gs5TycPKwqfTELnKZJd
S . Paulo disse :. A Igreja é coluna e Sustentáculo da verdade .1Tm3,14_15. . Quando Ele disse , só existia uma Igreja .(a mesma a 2000).
Eu estou gostando muito de aprender!
Maria Caldeira de Souza, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.
Show.
Paulo Castro, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Esse estudo faz parte de qual playlist do canal???
Marcelo Torres, a Paz! Segue link solicitado: ruclips.net/p/PL3ZV1xD_LwSSc1gs5TycPKwqfTELnKZJd
@@antoniofonseca-icp muito.obrigado pela atenção.
Vc creem no batismo com espírito Santo?
Elizabeth, a Paz! Segue link sobre a doutrina do Espírito Santo: www.encurtador.com.br/bqxGY
Nois não precisa fazer outra reforma nois precizamos é vê quem tá pregano a verdade
Teodomiro, a Paz! Obrigado pelo comentário e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Qual dessas é a verdadeira Igreja de Cristo?? Jesus fundou todas elas??
Bom dia! Segue vídeo com a resposta para sua pergunta. Para assistir só clicar no link:
ruclips.net/video/W7aNNkx5ol4/видео.html
Interessante essa igreja histórica mas quem cresce são as igreja pentecostal e neopentecostal
Esmeraldo, a Paz! Precisamos estudar a história da igreja considerando o contexto da época.
Só não sei pq as igrejas não colocam fixada na faxada sua denominação. Tem muitas que só tem o nome e não diz a linha dela, acho que tinha que ser obrigatório isso!
Alice Campagnucci, a Paz! Nossa instituição é interdenominacional. Portanto, não abordamos particularidades das denominações.
Muitos usam a pouca informação para maior colocação de suas particularidades como verdades irrefutáveis.
Conhecimento amplo e até de outras crenças faz parte de adoração racional sem desfazer do fundamento da fé no invisível.
ruclips.net/video/dWaISXOYBfU/видео.html..bb
A paz de Deus com todos. Longe de querer corrigir o irmão, apenas um pedido de fazer uma parte especial com os chamados pré-reformadores, como por exemplo o movimento Valdenses, que muito sofreu perseguições e que na atualidade, a Igreja Valdenses, salvo engano, na Itália, recebeu a visita do papa, que formalizou o pedido de perdão, devido atrocidades, cometidas, em nome do romanismo. Desde já meus respeitos em amor no Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
Arnaldo, a Paz! Obrigado pela sugestão e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
@@antoniofonseca-icp Que previlegio receber a resposta do servo de Deus. Queria muito conhecer o ICP, sou do Rio de Janeiro
@@ArnaldoFonsecaLima infelizmente, devido a pandemia, nós fechamos nosso escritório no Rio de Janeiro.
Pastor me explica por favor ; eu acho que o dízimo pertence a lei e não ao Cristianismo , sou da CCB e la não tem dízimos e a igreja é muito abençoada.
Claudio, a Paz! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Trazeis os dízimos e ofertas pra casa de Deus..Ou seja,se hoje não existe dízimos tbm não existem ofertas. Pois a ordem em Malaquias 3:8 ao 10 é pra trazer dízimo e oferta.
@@sousa.2919 sugiro assistir o vídeo indicado no link: ruclips.net/video/DnxHY70vylg/видео.html
@@antoniofonseca-icp Amém pastor.
Depois gostaria de conversar com o irmão sobre curso de teologia e livros.mim interessa estudar com o icp.
@@sousa.2919 a Paz! Por favor, informe seu telefone, com DDD, que entraremos em contato. Se preferir nos acione pelo WhatsApp: 21 98622 3266.
As denominações concordo que vieram da igreja católica, agora sempre existiu uma igreja sem denominação e nome indivisível que se chama igreja de Jesus Cristo, essa igreja atravessou os séculos milênios sem ser conhecidos do mundo. Essa igreja sempre foi perseguida pela igreja institucional, então a verdadeira igreja sempre existiu mas sem nome. Em Coríntios Satanaz tentou institucionalizar trazendo partidarismo, com, eu sou Paulo, outro de Apolo etc. Mas em 1517 foi o embrião para mais denominações, mas a minoria nunca foi conhecida da história. A igreja verdadeira sem denominação está no livro de Hebreus Capítulo 11:36 em diante, a verdadeira igreja nunca foi divida essa é a verdade. A verdade é o inverso, a igreja católica é que saiu da verdadeira igreja, porque não era dela. Nós nâo saímos do catolicismo.
Zaqueu Moreira, a Paz! Sugiro assistir o víceo indicado no link: ruclips.net/video/W7aNNkx5ol4/видео.html
Aprendi que a Igreja Congregacional saiu dos Anglicanos. Tem certeza que saiu dos puritanos?
Isaac, a Paz! Os puritanos eram um grupo dentro do grupo anglicano.
Só uma correção, o presbiterianismo não teve início com os puritanos. Se deu início por volta de 1545 com o reformador Jonh knox na Escócia.
Rodrigo, a Paz! Obrigado pelo comentário, pela observação e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Irmão, frequento a Presbiteriana aqui em Portugal, porém o q o Pr. esta fazendo é um resumo , senão teria q explicar por menores vários pontos da história, porém o q nos importa é ser de Cristo.
Bem explicado mas repetitivo.
Thais Nunes, a Paz! Obrigado pelo comentário e pela observação. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Quando eu penso que ele vai avançar, ele volta e repete novamente...
Infelizmente a maioria dos cristãos desconhecem a Reforma protestante.
Bom dia! Obrigado pelo comentário. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
Senti falta da Igreja luterana
Davi, boa noite! Os dados são do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Nada mudou. Muitas Igrejas fazem do dinheiro o seu Deus.
Rogerio, bom dia! Segue vídeo sobre eclesiologia. para assistir só clicar no link:
encurtador.com.br/qJ389
Não tem Celibato na Biblia pastor???? Paulo nunca falou de celibato???? E Pedro? Pedro era casado e deixou a esposa para seguir a Cristo! Pedro não passou a ser celibatário????
Mauricio, boa noite! Segue texto bíblico para sua reflexão: 1Tm 3.1-7
1 Fiel é a palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra almeja.
2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, moderado, sensato, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
3 não dado ao vinho, nem violento, porém cordial, inimigo de conflitos, não avarento;
4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito.
5 Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?
6 Que o bispo não seja recém-convertido, para não acontecer que fique cheio de orgulho e incorra na condenação do diabo.
7 É necessário, também, que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair na desonra e no laço do diabo.
@@antoniofonseca-icp Mas isso anula o que Paulo falou sobre castidade? E quando Cristo fala daqueles que se fizeram eunucos por amor ao reino de Deus? A passagem que vc citou anula essas outras?
@@mauriciolopol a questão é ser obrigado aderir ao celibato para exercer o ministério.
@@antoniofonseca-icp ninguém é obrigado a nada! O Papa não coloca uma faca no pescoço dos padres para serem celibatários! Todos que se candidatam a serem sacerdotes sabem de antemão das exigências e da disciplina da igreja! O que vc está dizendo não faz o menor sentido. É como dizer: o rapaz é soldado e é obrigado a rastejar na lama! Ele se candidatou a ser soldado e teve que ser selecionado! Não pense que qualquer um pode ser padre não pastor! Muitos são eliminados no processo! Aqueles que querem ser padres, sabem e querem ser celibatários por amor ao reino de Deus! Assim como o próprio Cristo e o apóstolo Paulo. Como Jesus disse: Há aqueles que se fizeram eunucos por amor ao reino dos céus! É uma pena pastor que vocês não tenham essa riqueza e espiritualidade de pessoas que amam tanto a Deus, que querem entregar tudo, chegando ao celibato por amor a Deus!
Falou duas horas para explicar 3 argumentos simples
Henry, boa tarde! Embora o vídeo tem apenas 28 minutos obrigado pelo comentário.
Like
Tiago de Lima Vitorio, a Paz! Obrigado. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida.
A teologia da mediação de Maria é baseada na sua maternidade pois Jesus enquanto homem é nascido de Maria. Então Ela participou da mediação por vontade de Deus.
Gilmar, boa noite! Segue texto bíblico para sua reflexão:
1 Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem
@@antoniofonseca-icp .Cite o evangelho de Lucas onde o anjo do Senhor anuncia Maria como Cheia de Graças, Bendita entre as mulheres. Há um só mediador Jesus Cristo. Jesus enquanto homem é nascido de Maria,por vontade de Deus portanto Ela também participou do plano de Salvação. Desde os primórdios da igreja cristã se reconhece esse papel, não é anti bíblico e nem invenção da igreja Romana, Todas igrejas do oriente católicas ou ortodoxas professam a mesma fé na mediação da maternidade física de Maria.
Expiação foi de Jesus!
@@kingjamesbr22 Usar má fé é um pecado, a igreja nunca ensinou que Maria é redentora ou igual a Jesus. Veneramos a sempre Virgem Maria pois foi Ela que nos trouxe o verbo encarnado por vontade de Deus conforme as escrituras. Sabiam que os muçulmanos veneram Maria por ser a mãe do Profeta ???? Porque o ódio protestante aquela que nos trouxe Jesus em seu ventre????
Sou Presbiteriana
Amém!!!
Você é protestante : é porque você não entendeu o plano de salvação de Deus. Se esqueceu que as palavras de Jesus não passará . Para vocês a palavra passou em 1500 anos . Quando Lutero fundou a Babel de Seitas . A Igreja de Jesus é Única .
Emilia, boa tarde! Sugiro indicar o vídeo indicado no link: ruclips.net/video/W7aNNkx5ol4/видео.html
@@antoniofonseca-icp Como diz o pastor da CCC quem estuda a historia da Igreja , desaba na Igreja Católica . Não existe outra . Jesus disse : edificarei a minha . Não disse as minhas igrejas .
Repetiu muito recapitulou muito
Adriano, a Paz! Obrigado pela observação e por assistir nossos vídeos. Que o ETERNO continue com suas poderosas mãos estendidas sobre sua vida e de sua família.
@@antoniofonseca-icp amem
Ta um problema sério a indulgência kk ,diga - se isso nas Ass de Deus ocorrendo nas grandes convenções.
A Paz! Nossa instituição é interdenominacional. Portanto, não abordamos particularidades das denominações.
Só heresias né pastor,as mentiras continuam e o pai da mentira é o diabo. A Igreja de Cristo tem uma hierarquia e tem a sucessão apostólica ininterrupta.
João, boa tarde! Segue vídeo sobre a doutrina da igreja. Para assistir só clicar no link:
ruclips.net/video/W7aNNkx5ol4/видео.html
A verdade é que cada maluco que lê a bíblia sem orientação da igreja católica, interpreta à sua maneira e funda uma "igreja", isto é heresia da heresia da heresia. Por isso hoje existem mais de 30 mil denominações protestantes. Enquanto isso a verdadeira igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, tronco da verdade, continua cumprindo sua missão até o final dos tempos. Todos os protestantes prestarão contas a Deus, de suas heresias. Que Deus tenha piedade dos hereges protestantes.
Jairo, bom dia! Sugiro rever os seus estudos sobre a história da igreja.
Todos precisamos de reformas pois tendemos, ou ao comodismo ou aos desvios, razão pela qual devemos, sempre, nos auto avaliarmos, pois, como dizia Sócrates: uma vida sem exame não vale a pena ser vivida. Dessa forma, amigo, vamos com calma com as sentenças. O protestantismo veio para corrigir algumas situações q se continuassem, seria uma catástrofe para a igreja.
Ridiculo sua colocação sem nexo
Vamos estudar a inquisição PROTESTANTE vice esqueceu.
Carlos, a Paz! Não foi este o propósito da aula.
História da igreja NÃO! História das ORGANIZAÇÕES DENOMINACIONAIS.
Paulo, bom dia! Sugiro assistir a matéria completa. Segem link's:
Primeira parte = www.encurtador.com.br/gEJP3
Segunda parte = www.encurtador.com.br/aeBOU