Que o pai celestial a receba de braços abertos. Espero poder visitar as cidades que meus avós que vieram da Itália (Belluno e Treviso) antes de ir embora dessa vida. Conhecer minhas raízes
Scusa che ti risponda in dialetto toscano, ma il titolo del video in portoghese dice que parla appunto soltanto la lingua veneta (chiamata talian nel sud del Brasile). Ti vorrei chiedere, quanto è diverso quello che lei parla dalla lingua veneta parlata oggigiorno?
Sou descendente de italianos (família Dozzea, da parte do meu bisavô paterno), espanhóis (família Alonso, da parte do meu bisavô materno),holandeses (minha bisavó paterna era neta de holandês), portugueses e indígenas (minha triavó materna era indígena pura). E concordo contigo, sendo que também adoro os japas e chineses.
Maravilhoso o vídeo! A senhora fala um dialeto vêneto lindo, me lembrei da minha nonna! Parabéns aos que fizeram o vídeo! Un abbraccio a tutti che sono brasiliani ma che hanno un cuore italiano!
Brasileiros anti patriotas são uma verdadeira praga, eles atrapalham o Brasil, e espero que esses traídores imorais vão embora daqui pra nunca mais voltar.
Esses nossos nonnos eram verdeiros "gigantes" ! na roça, só no braço plantando e colhendo nos "perau" aqui do sul , tinham um monte de filho pra criar onde todos eram bem educados e desde cedo trabalhavam sem reclamar, onde serviço não era escolhido e se refugasse entrava pro laço ! E esses valores estão se definhando com o tempo.
Na minha opinião é o sotaque mais lindo que existe. Infelizmente, quando nasci minha nona ja havia falecido, mas gostaria muito de ter conhecido ela :(
Quando eu nasci, a minha avó, a minha bisavó e o meu bisavô paternos, bem como o meu avô e os meus bisavós maternos já eram falecidos. No ano em que eu nasci, a minha avó paterna (neta de italiano) faleceu vítima do Mal de Alzheimer [e antes do meu nascimento].
Não podemos deixar morrer esta língua de nossos antepassados.. É a nossa história que devemos passar para nossos decendentes... Bisogna recordarse de i nostri bisnoni che grasie a lori poi noi semo qua!
Che cosa bella! Io non sono veneto però ho una casa a Caorle vicino a Jesolo quindi lo capisco benissimo! Inoltre mi sto per laureare in portoghese... mi fa piacere vedere che i nostri dialetti Italiani sono ancora parlati in giro per il mondo
Que bello escuchar hablar el Veneto. Grande la Nonna !!! una mujer humilde y trabajadora. Da tristeza el que nunca fue a la escuela. Hay muchas comunidades aisladas asi en Brasil ? Buen video. Saludos desde Argentina
Ela não vive numa comunidade isolada, não falar o português provavelmente foi escolha dela, e pessoas mais velhas tendem a ser mais fechadas para as coisas, tipo idosos que não gostam de nada muito tecnológico!!!
Nossa, um tesouro linguístico! Espero que tenham feito várias gravações com esta senhora super simpática e muito querida para futuros pesquisadores da cultura italiana no Brasil e no mundo!
sou italiana, fui criada junto com meus nonos e por isso entendo e sei falar em italiano. Na minha região (oeste SC) quase todos os idosos falam em italiano ou alemão, depende da descendência. A maioria estudou no máximo até a 4a série, e em casa, com os pais sempre falavam só em italiano, por isso minha nona hoje nao sabe escrever e falar tudo em portugues.Possuem um bom coração e são muito hospitaleiros e "mi son italiana, mánho formai e me piáse bever una bira" kkkk
Se ela nasceu no Brasil, é filha/neta de italianos e se naturalizou é italiana também (italobrasiliana), os brasileiros são ignorantes com essa questão de "nasceu no Brasil é brasileiro" sendo que o Brasil é um dos pouquissimos países que adotam o Ius solis (direito a cidadania por nascer no território) como critério principal da cidadania. Vai la ter um filho na Itália sem ter descendência italiana pra vc ver se seu filho ganha cidadania, vai passar vergonha! La o direito a cidadania é majoritáriamente ligada ao sangue, se tem sangue italiano é italiano e . (por isso nós Italo-brasileiros possuimos o direito a cidadania, mesmo que fora da Itália, de acordo com a lei italiana nós nascemos italianos.) @@marcosDiniz322
Fantástico vídeo. Me emocionou muito. Lembrei de minha nonna querida que falava tanto em italiano. Bonito fundo musical com La domenica andando alla messa e Inno al trentino. Complimenti. siete davvero bravissimi. Chi non sà parlare in italiano non sa come è bella questa lingua.
tnho orgulho de ser decendente de Italianos.Apresento uma Programação Ytaliani in Brasile,na Radio São Luiz no Rio Grande Do Sulsiga-nos na programação das 10 às 11:25aos sábados............... e
Sou descendente d Italianos por parte d mãe... Graças a Deus conheçi, amei e lembro das brincadeiras com minha falecida bisnona Carmelina Cornelli Sandri... Meu amado e tb falecido Nono Deolino Dalvit, q foi um pai em minha vida... e minha querida e linda nona Leonora Cuciolli Dalvit, q eu amo e continua viva!!!
Viva a historia da imigração Italiana no Brasil. Sou um descendente mas não carrego o sobrenome dos meus antenati. Minha eterna gratidão as famílias Frigato e aos Carmagnani!
@@pedroreis581 foda-se vc cara ngm quer saber se vc gostou ou não vc pelo menos tem algum descendente de fora não então cala a boca ngm quer ouvir merda
@@britobrasil3351 todo mundo no brasil tem um descendente de fora. vocês são todos imigrantes em teoria. mas, não significa que sejam reconhecidos como alemães ou italianos lá fora.
Sendo italiano me espanto vendo alguns comentários ruins que mostram como a ideia que no Brasil se desenvolveu do meu povo seja às vezes errada ou não realista. Isso madurou pela emigração de mais de um milhão de nós no século passado e deriva da presença de muitos venetos que nunca conseguiram realmente se integrar na realidade brasileira, como essa região vive até hoje com uma mentalidade muito fechada e se acha algo de diferente à minha nação, tão que hoje também pediram um referendum pra ficar indipendentes, há muito raçismo etc. Mas nunca encontrei um brasileiro que, vindo cá, não fique bem. Como cantava Toquinho, diferenças entre os nossos povos não há. Mesma mentalidade, mesmo relacionamento e perceipção da vida, mesma sensibilidade, etc. E quem ignora isso, não conhece realmente bem um país muito parecido com o seu.
Um honor pra mim, amigo! E continuo achando que o povo brasileiro seja maravilhoso, apesar de algumas burrices que da pra ouvir às vezes! Vai com Deus!
somos 25 milhões de italodescendentes.. a maioria é de venetos,emigrados principalmente para o sul.. temos sim a mente fechada,mas não podemos querer que uma senhora que nunca teve acesso à escola quando jovem aprenda agora, a falar portugues. E sim, ninguem trabalha bem e com voia como os venetos :) un strucon
Pra ser dialeto, tem que ser uma das variações de uma língua. Tipo: catalão de Barcelona, valencia ou sardenha. Todas estas variações descendem do mesmo catalão e se desenvolveram em paralelo. Além disso são mutuamente inteligíveis. O Vêneto se desenvolveu paralelamente ao Toscano (pai do italiano padrão), com o qual compartilha várias similaridades e do qual tem várias diferenças.
O vêneto se trata de uma língua, com sua estrutura própria, que teve origem muito antes da língua italiana. O vêneto é língua, registrado como língua pela UNESCO, no código da ISO 639-3 VEC. É institucionalmente uma língua. O italiano é proveniente da língua toscana, e se não fosse por seu reconhecimento de estado, se poderia dizer que ele se trata de uma dialeto toscano. Abraços!
@Eliomar Camara: olha, pelo menos entre os imigrantes ALEMÃES, educação sempre foi prioridade. Tudo que é cidade alemã tem escolas construídas pelos próprios imigrantes no século 19. Apesar que é óbvio que em zonas isoladas os colonos não tinham muita educação, em qualquer área onde se formava um agrupamentozinho de colonos logo tinha escola e níveis mais altos de educação que muitas cidades e capitais importantes do resto do Brasil.
Lindo vídeo, carissima nonna, Dio ti benedica. Ainda tem pessoas que falam mais italiano do que português. Eu sou descendente dos dois lados, por parte de pai e mãe, acho que 100% italiana, já que casaram só entre italianos. Morei até os 7 anos em uma colônia italiana, onde a cultura era muito forte, nem me dava conta que falava naturalmente o italiano, quando criança, depois que nos mudamos fomos perdendo o dialeto. Devemos muito a esses imigrantes que fizeram parte da história do Brasil, italianos, alemães, poloneses, portugueses. O sul do Brasil é uma mistura muito bonita.
Infelizmente não se aprende italiano nas escolas daqui, mas nada como aprender com a nonna, tenho muita saudade da minha nonna Maria Bertolli Tonholo, que fazia muita polenta com formaio e polastro!
Tenho 33 anos e tentarei traduzir pelo que sei/aprendi/falo em vêneto-talian para quem tiver interesse e curiosidade. (Legenda: E= entrevistador, S= senhora) 0:30 E: então me contou que não fala nada em brasileiro? (Não) Mas por que? 0:36 S: eu não sei. 0:37 E: foi pra escola, tudo ? (Não) 0:41 E: e a casa com o vô só falavam em Talian? 0:43 S: Só talian, este (??) , tudo em talian. 0:45 E: quem que veio da Itália na época? 0:49 S: meus (?) (stambi?) 0:51 E: o que se come ? O que se come lá na tua casa ? 0:53 S: polenta e queijo 0:54 E: só? 0:54 S: e fortaia, e sopa, tudo de comer 0:59 E: sopa de que, de feijão? 1:00 S: de feijão 1:04 S ?? (Falou rindo, não entendi) 1:05 E: se faz sopa também com massa, não? 1:07 S: macarrão 1:09 E: bígoli? (É um tipo de macarrão, e ela faz sinal de concordar) 1:11 E: e da Itália quem veio, teu pai, teu avô, o que ? 1:13 S: o vô veio da Itália. 1:14 E: e ele se chamava como, se lembra ou não? 1:18 S: Antônio e Tereza 1:19 E: Antônio e Tereza de Matia? 1:21 E: e a tua mãe de que gente (familia) era ? 1:23 S: de Morozo 1:25 E: de onde é ? 1:27 S: eu não (?) (Falou rindo não entendi) 1:29: E: não aprendeu a falar português, brasileiro ? 1:30 S: não 1:30 E: não aprendeu ? (Não) 1:32 E: não foi pra escola? (Não) 1:35 E: ... tu contou uma coisa bela. Tu contou uma coisa bela.... agora, quando tu (?) vai ao doutor tu leva.... 1:43 S: a filha 1:44 E: leva a filha. Pra falar em brasileiro? (Sim) 1:50 E: fique bem 1:51 S: Que vergonha né? (Não não não!!) Moro no Brasil e nem sei falar nada em brasileiro. (Não não) 1:59 S: tudo (??) Negri ? 2:02 E: a língua nossa é muito bela. Nossa língua é muito bela
Tenho orgulho e admiração pelos meus antepassados que vieram da Sicília nós primórdios da segunda guerra mundial e vieram para o interior do RS onde a serra gaúcha parece ser uma extensão da Itália no Brasil devido ao clima e a paisagem "un abraccio a tutti i decendenti degli italiani"
anca i me parenti i era partii par el brasil cento anni fa, i andè nel paranà! che impression sentir parlare el me dialetto! un saluto a tutti i veneti e italiani del brasile!
Os avós dos meus avôs Bertagnolli e Varini tbm vieram da Itália e falavam o mesmo dialeto. Aprendi muito com eles e com minha mãe. Fico feliz por entender tudo o que está senhora disse, porém triste de saber que sou o único na família. A cultura está morrendo. Devemos preservar nossas origens, culturas e tradições!
Em 6 meses, descobri que tinha ascendente Italiano, descobri que veio de uma região chamada Vêneto, descobri que veio de Mestre, descobri que veio como agricultor, descobri que foi difícil a viagem em 1889 no vapor fanfulla, descobri que nasceram na SS Gervásio e Protásio, descobri que eles não falavam Italiano e sim Vêneto, e hj descobri como é linda a língua nativa. Descobri tudo isso sorrindo e chorando ao mesmo tempo, viva Itália 🍕🍕🍕🍕
@Japhy78 que asneira, meu bisnono e meu nono trabalhou e contribuiu pela grandesa deste pais! Graças a deus que vieram os italianos e os imigrantes para o brasil!
Recomendo a leitura do Livro Gli Ultimi Veneti de Gianfranco Cavallin. Com a leitura deste livro descobri que sou Veneto antes de ser descendente de Italiano.
kkkkkk gente nao sabia que tutto bene era como esta e com muito orgulho sou descedente de italianos falavaa palavras em italiano e agora que descobri que era verdade kkkkkk tutto bene grazie buonasera e tao bom saber isto
Talvez essa idosa seja mais grata ao Brasil que muitos brasileiros que adoram desmerecer a cultura dela por ser estrangeira. Foi o Brasil que não deixou muitos desses homens e mulheres com filhos, morrerem de fome na Europa e construiram, eles tem amor pela terra e pelo povo por terem ajudado eles em momentos dificeis.
@@marcosDiniz322 Eu respeitosamente discordo de vc amigo, a concentração de alemães e italianos é na região sul, não no Brasil todo. Mas que o povo brasileiro é miscigenado isso é fato.
Minha mãe nasceu no Rio Jordão.Adoro a casa do meus nono ,aquela da Cachoeira do Bianchini. É a paisagem da serra geral vista do Rio Jordão é muito linda. Adorei o Vídeo da Adele
essa questão dos dialetos é interessante. Os dialetos alemães se preservaram de uma maneira mais consistente com os falados na Alemanha do que os italianos, talvez pela diferença muito maior entre as línguas. Tb faz mais sentido os imigrantes alemães falarem dialetos, pois qdo a imigração Alemã começou em 1824 NEM MESMO EXISTIA uma Alemanha unificada ainda. Eram vários reinos e países independentes (Prussia, Saxonia, Palatinato, Bavaria, Boêmia, Baden, etc). E o interessante é que pelo menos o Hunsruckish falado no RS é muito similar ao dialeto falado até hoje na região da Alemanha... em geral somente pessoas mais velhas ou ligadas a grupos folkloricos falam lá, mas se entendem perfeitamente com brasileiros. Já se tentar falar Hunsruckish no LESTE da Alemanha, ninguém vai entender.
Mesma coisa na Itália. Quando a imigração começou, a unificação era recente e menos de 5% da população sabia falar o Italiano "oficial". Todos falavam a sua língua regional, e se referiam à sua língua como Talian (tanto os vênetos como os imigrantes de outras regiões do norte da Itália, pois Talian é a palavra para "italiano" tanto em Vêneto como em Lombardo, Friulano, Piemontês, etc)
Ela está viva e atualmente com 91 anos!
É minha nona. E é a mulher mais forte e guerreira que eu já conheci na minha vida! ❤️
Onde ela vive?
@@daniel27110 morava em Siderópolis. Infelizmente ela faleceu faz 12 dias 😞
Tantissimo agure
Meus sentimentos! É possível traduzir a fala dela ? Gostei demais.
meus pesâmes, vc e a família conversavam com ela apenas em italiano?
Minha Nona Adele amada virou uma estrelinha ontem dia 01/09/2023 com 91 anos. Que história linda você teve aqui querida Nona! Te amo para sempre ❤️😭
Salve Adele e sua rica vida !
Que triste!!! Você tem vídeos dela conversando, falando em veneto??
Que o pai celestial a receba de braços abertos. Espero poder visitar as cidades que meus avós que vieram da Itália (Belluno e Treviso) antes de ir embora dessa vida. Conhecer minhas raízes
Que belo exemplo! Que Deus a tenha!
É uma pena. Lastimo muito, por você. Convivi com minha Nona
materna, muito parecida com a Nona Adele. Linda lembrança.
Sou descendente de italiano com 8 anos eu não sabia falar o português aprendi na escola.Tenho orgulho de ser italiana e dos meus decendentes
Tenho orgulho de ser brasileiro e foda-se meus ancestrais italianos e portugueses
Igual a mim, só aprendi português na escola. Tenho orgulho da origem
Mi che son veneta,dae parti de Treviso me fa piaser sentir la nona che se ricorda ancora el dialetto veneto!! Un strucon e un evviva a sta nonnina!!
Scusa che ti risponda in dialetto toscano, ma il titolo del video in portoghese dice que parla appunto soltanto la lingua veneta (chiamata talian nel sud del Brasile). Ti vorrei chiedere, quanto è diverso quello che lei parla dalla lingua veneta parlata oggigiorno?
Castello di godego Nonô....
Il talian è quasi uguale al veneto, le differenze sono minime
Nunca senti tanta vontade de abraçar alguém, como senti ao ver essa nona ♥
Bom dia
Eu tbmmmm
😊
Eu n posso ver uma mina bonita que ja fico bobo. Que trouxa
Abrace a sua vizinha!
Aquela!
Amo descendente de italianos, alemães e japas, são povo trabalhador, lindos por dentro e por fora
Amo
grazie! Sono molto grato :D
Sou descendente de italianos (família Dozzea, da parte do meu bisavô paterno), espanhóis (família Alonso, da parte do meu bisavô materno),holandeses (minha bisavó paterna era neta de holandês), portugueses e indígenas (minha triavó materna era indígena pura). E concordo contigo, sendo que também adoro os japas e chineses.
Fofo!
Luiz Silva alemães a raça MAIS ridícula do mundo MUITO RACISTAS????
Luiz Henrique alemães não é raça, é uma nacionalidade . Deixe seu complexo de inferioridade e se orgulhe de seu origem e pare de ofender os outros!!!
Maravilhoso o vídeo! A senhora fala um dialeto vêneto lindo, me lembrei da minha nonna! Parabéns aos que fizeram o vídeo! Un abbraccio a tutti che sono brasiliani ma che hanno un cuore italiano!
Isso é uma jóia rara... conversa igual minha falecida avó.. Delciza Falavigna..
E vc aprendeu italiano?
Sou descendente de italianos e tenho muito orgulho disso!
Todo Brasileiro é descendente de europeus, afinal, o Brasil foi colonizado por eles.
Tenho muito orgulho das minhas origens...
Amo a Itália, sua bandeira, seu hino, e seu idioma.
vai pra lá então kkk
vou mesmo... chega desse lixo de Brasil... merda de país...
+Alceu Martinelli o Brasil não é lixo, os políticos que são !
Brasileiros anti patriotas são uma verdadeira praga, eles atrapalham o Brasil, e espero que esses traídores imorais vão embora daqui pra nunca mais voltar.
Forza Italiano
Esses nossos nonnos eram verdeiros "gigantes" ! na roça, só no braço plantando e colhendo nos "perau" aqui do sul , tinham um monte de filho pra criar onde todos eram bem educados e desde cedo trabalhavam sem reclamar, onde serviço não era escolhido e se refugasse entrava pro laço ! E esses valores estão se definhando com o tempo.
Linda nona, me emocionei aqui lembrando da minha nona que faleceu recentemente. Muita saúde para ela.
Minha nona amada encantando a todos com sua simpatia! 😍😍
Ela é viva ainda?
@@jpvuelmaela é viva sim! Tem 91 anos 🥰
Na minha opinião é o sotaque mais lindo que existe. Infelizmente, quando nasci minha nona ja havia falecido, mas gostaria muito de ter conhecido ela :(
Quando eu nasci, a minha avó, a minha bisavó e o meu bisavô paternos, bem como o meu avô e os meus bisavós maternos já eram falecidos. No ano em que eu nasci, a minha avó paterna (neta de italiano) faleceu vítima do Mal de Alzheimer [e antes do meu nascimento].
Mesma coisa comigo
@@soraialii Mas ela passou o italiano adiante?
Minha avó fala com tanto amor da nonna e dos familiares dela, pena que não conheço ninguém e nem ela sabe onde eles estão
@@manodoceu9348 Qual é o sobrenome italiano de vocês?
Que lindo!
Muito orgulho de ser italiana.!
As músicas mais lindas do mundo!
Bellissima nonnina ,quanto sei bella!!
Já vi esse vídeo várias vezes é muito lindo minha família é italiana e que doçura de pessoa essa senhora parabéns
Kkkkkk eu também coisa linda nossa gente
que saudades de minha NONA que Deus a tenha
Nem português e nem italiano, ela fala em dialeto veneto, o que não deixa de ser adorável.
O sangue corre nas minhas veias aq e da Itália meu bisavó meu bizavô era italiano
Não podemos deixar morrer esta língua de nossos antepassados.. É a nossa história que devemos passar para nossos decendentes...
Bisogna recordarse de i nostri bisnoni
che grasie a lori poi noi semo qua!
!!!
Che cosa bella! Io non sono veneto però ho una casa a Caorle vicino a Jesolo quindi lo capisco benissimo! Inoltre mi sto per laureare in portoghese... mi fa piacere vedere che i nostri dialetti Italiani sono ancora parlati in giro per il mondo
Traduzindo direito: bisogna ricordarsi dei nostri bisnonni, che grazie a loro siamo qua
vão pra italia la continua. bando de carcamanos.
@@lorenzogalli1654 te digo em português. vá comer bosta seu panguão.
Abençoada. Vieram com poucas roupas, mas muita garra e um terço nas mãos.
Nossa, parece minha "nona" falando. Amo ela demais.
Que bello escuchar hablar el Veneto. Grande la Nonna !!! una mujer humilde y trabajadora.
Da tristeza el que nunca fue a la escuela.
Hay muchas comunidades aisladas asi en Brasil ?
Buen video. Saludos desde Argentina
Sim principalmente no sul do Brasil. Existe muitas colônias de italianos e alemães.
Ela não vive numa comunidade isolada, não falar o português provavelmente foi escolha dela, e pessoas mais velhas tendem a ser mais fechadas para as coisas, tipo idosos que não gostam de nada muito tecnológico!!!
500 mil brasileños hablam Veneto.
Son + 35 millones descendente italiano en brasil
donde yo nací en la provincia de espirito santo todavía hay pueblos que se escucha el talian
ruclips.net/video/WOR7ZjfHBfk/видео.html
Nossa, um tesouro linguístico! Espero que tenham feito várias gravações com esta senhora super simpática e muito querida para futuros pesquisadores da cultura italiana no Brasil e no mundo!
Sou descendente de italianos,do Oeste do Paraná com orgulho!!!
pelos seus comentários você envergonha o nosso povo!!!
eu do oeste catarinense kk
@@carlseygel9460 Não entendemos seu questionamento. Por favor seja mais claro.
Sou do interior do Rio Grande do Sul, minha família e da nobreza em Veneza a família Arpi!!
Vc fala italiano?
Que querida!
Deus te abençoe noninha!
queria que ela fosse minha nona , pra você ser minha prima , e dai ........
O nome dela que é lindo... Adele de Matia.
Tão forte! ♥
sou italiana, fui criada junto com meus nonos e por isso entendo e sei falar em italiano. Na minha região (oeste SC) quase todos os idosos falam em italiano ou alemão, depende da descendência. A maioria estudou no máximo até a 4a série, e em casa, com os pais sempre falavam só em italiano, por isso minha nona hoje nao sabe escrever e falar tudo em portugues.Possuem um bom coração e são muito hospitaleiros e "mi son italiana, mánho formai e me piáse bever una bira" kkkk
Vc nasceu na Itália? Se não, então é Brasileira.
@@marcosDiniz322 não é o que diz a lei italiana.
Se ela nasceu no Brasil, é filha/neta de italianos e se naturalizou é italiana também (italobrasiliana), os brasileiros são ignorantes com essa questão de "nasceu no Brasil é brasileiro" sendo que o Brasil é um dos pouquissimos países que adotam o Ius solis (direito a cidadania por nascer no território) como critério principal da cidadania. Vai la ter um filho na Itália sem ter descendência italiana pra vc ver se seu filho ganha cidadania, vai passar vergonha! La o direito a cidadania é majoritáriamente ligada ao sangue, se tem sangue italiano é italiano e . (por isso nós Italo-brasileiros possuimos o direito a cidadania, mesmo que fora da Itália, de acordo com a lei italiana nós nascemos italianos.) @@marcosDiniz322
Questa se lengua veneta! viva el Veneto!
*xe
Língua interessante
Ste qua le xe robe bee da veder e da sentir complimenti par el video
Fantástico vídeo. Me emocionou muito. Lembrei de minha nonna querida que falava tanto em italiano. Bonito fundo musical com La domenica andando alla messa e Inno al trentino. Complimenti. siete davvero bravissimi. Chi non sà parlare in italiano non sa come è bella questa lingua.
Saudades da minha querida nona e meu saudoso pai que Deus os tenha
Obrigada pelo vídeo! Raridade
Fiquei arrepiada. Essa música, me fez lembrar dos meus avós!!! Sou descendente de italianos, com muito orgulho!!!
A música inicial é La Domenica Andando a La Messa - Coro Della SAT e a segunda música eu não encontrei
Le mondine canzoni popolari ITALIANE
tnho orgulho de ser decendente de Italianos.Apresento uma Programação Ytaliani in Brasile,na Radio São Luiz no Rio Grande Do Sulsiga-nos na programação das 10 às 11:25aos sábados...............
e
Que linda ♥
Que maravilha ""!!!!!!!!!!!!
Que video maravilhoso!!! Parabéms. Quem dera que hoje toda a população do Brasil fosse assim como essa bella nonna. Seria um pais civilizado.
Melhor vídeo
Sou descendente d Italianos por parte d mãe... Graças a Deus conheçi, amei e lembro das brincadeiras com minha falecida bisnona Carmelina Cornelli Sandri... Meu amado e tb falecido Nono Deolino Dalvit, q foi um pai em minha vida... e minha querida e linda nona Leonora Cuciolli Dalvit, q eu amo e continua viva!!!
Bacana mesmo. Sempre é bom ouvir este autêntico sotaque dos descendentes de italiano. Me faz voltar ao passado...
Grande! questa era gente di qualità. I veri italiani.
sono di acordo con Lei, gente bravissima, la mia gente!
Italiani?? Maybe they are venetians, not italians!
Cosa si o no ?
@C. C. A. ma gnanca parenti semo soto dominsion e tirania itaglica opresi e resi sciavi ......
W SAN MARCO
LIBERTÀ
Credo...
Muito orgulho das minhas origens, ajudaram a construir o BRASIL
Muito bonito, pra quem tem acesso à educação e escola parabéns, pra aqueles que são alfabetizados, esta senhora não teve isso, a vida do campo é dura.
Que linda a nonna, que saudades dos meus nonnos que se foram, parlare tuto italian!
Eu amo esse idioma, e estou estudando, e cada dia me apaixonando mais!
Sono italiano, con il cuore.
Ela não ta falando italiano
Viva a historia da imigração Italiana no Brasil. Sou um descendente mas não carrego o sobrenome dos meus antenati.
Minha eterna gratidão as famílias Frigato e aos Carmagnani!
Sou neto de alemães. Muito legal ver sobre os italianos
Leonardo Hoffmann Ahaha também sou só que tetraneto de alemãs hehe
fodase
@@pedroreis581 foda-se vc cara ngm quer saber se vc gostou ou não vc pelo menos tem algum descendente de fora não então cala a boca ngm quer ouvir merda
@@britobrasil3351 todo mundo no brasil tem um descendente de fora. vocês são todos imigrantes em teoria. mas, não significa que sejam reconhecidos como alemães ou italianos lá fora.
Que linda essa senhora 💕. Minhas origens também sao Venetas 💕
Coisa mais linda do mundo!! Saudade infinita dos meus Noninhos! Bem assim ❤
Sendo italiano me espanto vendo alguns comentários ruins que mostram como a ideia que no Brasil se desenvolveu do meu povo seja às vezes errada ou não realista. Isso madurou pela emigração de mais de um milhão de nós no século passado e deriva da presença de muitos venetos que nunca conseguiram realmente se integrar na realidade brasileira, como essa região vive até hoje com uma mentalidade muito fechada e se acha algo de diferente à minha nação, tão que hoje também pediram um referendum pra ficar indipendentes, há muito raçismo etc. Mas nunca encontrei um brasileiro que, vindo cá, não fique bem. Como cantava Toquinho, diferenças entre os nossos povos não há. Mesma mentalidade, mesmo relacionamento e perceipção da vida, mesma sensibilidade, etc. E quem ignora isso, não conhece realmente bem um país muito parecido com o seu.
muito bem exemplificado , parabens , faço minhas as suas palavras se me permite
Um honor pra mim, amigo! E continuo achando que o povo brasileiro seja maravilhoso, apesar de algumas burrices que da pra ouvir às vezes! Vai com Deus!
somos 25 milhões de italodescendentes.. a maioria é de venetos,emigrados principalmente para o sul.. temos sim a mente fechada,mas não podemos querer que uma senhora que nunca teve acesso à escola quando jovem aprenda agora, a falar portugues. E sim, ninguem trabalha bem e com voia como os venetos :) un strucon
Bravo! Sábias palavras Stefano!
Stefano Nava Hoje está fácil mentir.
EU AMO O IDIOMA ITALIANO, AMO O POVO ITALIANO! E ESSA NONNA E LINDA.......................
Vêneto não é dialeto, é língua!!! E uma língua linda!!!
Não, não! É dialeto meu amigo!
Daniel Zandonadi Vêneto é um dialeto da região norte da Itália, designada a região do Vêneto.
Não, gente!!! O vêneto é uma LÍNGUA que tem raiz ligeiramente diferente do italiano padrão! Pesquisem e verão; ^)
Marco Baio ciao, Marco, mi son de Brasile. I Zandonadi son arrivà qui in 1889. Semo de Cimadolmo, circa Vicensa 😀
Va bene, certo. Scusa.
Veramente è una lingua. ehehe Molto bene, io davvero non sapevo. :D
Muito fixe e muito bom.sou nascido em Portugal mas amo o Brasil pos é aqui estou a viver.
Pra ser dialeto, tem que ser uma das variações de uma língua. Tipo: catalão de Barcelona, valencia ou sardenha. Todas estas variações descendem do mesmo catalão e se desenvolveram em paralelo. Além disso são mutuamente inteligíveis. O Vêneto se desenvolveu paralelamente ao Toscano (pai do italiano padrão), com o qual compartilha várias similaridades e do qual tem várias diferenças.
O vêneto se trata de uma língua, com sua estrutura própria, que teve origem muito antes da língua italiana. O vêneto é língua, registrado como língua pela UNESCO, no código da ISO 639-3 VEC. É institucionalmente uma língua. O italiano é proveniente da língua toscana, e se não fosse por seu reconhecimento de estado, se poderia dizer que ele se trata de uma dialeto toscano. Abraços!
Falo pouco mas falou besteira
Nossa que saudade que meda de quando eu era pequeno meu pai e minha nona só conversar em italiano
@Eliomar Camara: olha, pelo menos entre os imigrantes ALEMÃES, educação sempre foi prioridade. Tudo que é cidade alemã tem escolas construídas pelos próprios imigrantes no século 19. Apesar que é óbvio que em zonas isoladas os colonos não tinham muita educação, em qualquer área onde se formava um agrupamentozinho de colonos logo tinha escola e níveis mais altos de educação que muitas cidades e capitais importantes do resto do Brasil.
Lindo vídeo, carissima nonna, Dio ti benedica. Ainda tem pessoas que falam mais italiano do que português. Eu sou descendente dos dois lados, por parte de pai e mãe, acho que 100% italiana, já que casaram só entre italianos. Morei até os 7 anos em uma colônia italiana, onde a cultura era muito forte, nem me dava conta que falava naturalmente o italiano, quando criança, depois que nos mudamos fomos perdendo o dialeto. Devemos muito a esses imigrantes que fizeram parte da história do Brasil, italianos, alemães, poloneses, portugueses. O sul do Brasil é uma mistura muito bonita.
LINDA!
Infelizmente não se aprende italiano nas escolas daqui, mas nada como aprender com a nonna, tenho muita saudade da minha nonna Maria Bertolli Tonholo, que fazia muita polenta com formaio e polastro!
Felizmente, né? Italiano não é mais importante que os dialetos.
@@Danfosky- bauco
@@angelocesartonholo8519 Bauco é quem acha que o taliano tem alguma importância. A nona nem falava italiano, falava véneto brasileiro
Fazia tempo que não ouvia nem lia a palavra polastro.
Bravo. Polenta, formaio, radice, fortaia, Polastri e minestrone di fasoi.
Tenho 33 anos e tentarei traduzir pelo que sei/aprendi/falo em vêneto-talian para quem tiver interesse e curiosidade. (Legenda: E= entrevistador, S= senhora)
0:30 E: então me contou que não fala nada em brasileiro? (Não) Mas por que?
0:36 S: eu não sei.
0:37 E: foi pra escola, tudo ? (Não)
0:41 E: e a casa com o vô só falavam em Talian?
0:43 S: Só talian, este (??) , tudo em talian.
0:45 E: quem que veio da Itália na época?
0:49 S: meus (?) (stambi?)
0:51 E: o que se come ? O que se come lá na tua casa ?
0:53 S: polenta e queijo
0:54 E: só?
0:54 S: e fortaia, e sopa, tudo de comer
0:59 E: sopa de que, de feijão?
1:00 S: de feijão
1:04 S ?? (Falou rindo, não entendi)
1:05 E: se faz sopa também com massa, não?
1:07 S: macarrão
1:09 E: bígoli? (É um tipo de macarrão, e ela faz sinal de concordar)
1:11 E: e da Itália quem veio, teu pai, teu avô, o que ?
1:13 S: o vô veio da Itália.
1:14 E: e ele se chamava como, se lembra ou não?
1:18 S: Antônio e Tereza
1:19 E: Antônio e Tereza de Matia?
1:21 E: e a tua mãe de que gente (familia) era ?
1:23 S: de Morozo
1:25 E: de onde é ?
1:27 S: eu não (?) (Falou rindo não entendi)
1:29: E: não aprendeu a falar português, brasileiro ?
1:30 S: não
1:30 E: não aprendeu ? (Não)
1:32 E: não foi pra escola? (Não)
1:35 E: ... tu contou uma coisa bela. Tu contou uma coisa bela.... agora, quando tu (?) vai ao doutor tu leva....
1:43 S: a filha
1:44 E: leva a filha. Pra falar em brasileiro? (Sim)
1:50 E: fique bem
1:51 S: Que vergonha né? (Não não não!!) Moro no Brasil e nem sei falar nada em brasileiro. (Não não)
1:59 S: tudo (??) Negri ?
2:02 E: a língua nossa é muito bela. Nossa língua é muito bela
Queria saber como ela está hoje, 10 anos depois. ❤
Ela está viva e muito bem! Atualmente com 91 anos. É minha nona amada 🥰🥰
Tenho orgulho e admiração pelos meus antepassados que vieram da Sicília nós primórdios da segunda guerra mundial e vieram para o interior do RS onde a serra gaúcha parece ser uma extensão da Itália no Brasil devido ao clima e a paisagem "un abraccio a tutti i decendenti degli italiani"
que lindo esa senhora falando parabem guerreira lutadora esa pessoa trabalhou ta no rosto dela
Viva os italianos, minha esposa é descendente de italianos, família Pavese ,seus parentes ,família Bortoloti ,Zanchi ,Badiani, Piumbini .
+Carlos Trinca Legal
+Thiago Rizzi legal
Sou da família Badiani
E o Kiko?
Querida! Amo ! Lembro minha sogra que só falava italiano.
Dizer que vêneto é italiano é o mesmo que dizer que catalão é espanhol.
Que orgulho!
Me lembra minha falecida avó Olívia Milani (1927 - 2010) de Silveira Martins - RS
anca i me parenti i era partii par el brasil cento anni fa, i andè nel paranà! che impression sentir parlare el me dialetto!
un saluto a tutti i veneti e italiani del brasile!
Parece a minha Nonna Catharina, ela também só falava assim. Tanto que aprendi a falar e a cantar italiano com ela. ^^
Mas isso não é italiano
Os avós dos meus avôs Bertagnolli e Varini tbm vieram da Itália e falavam o mesmo dialeto. Aprendi muito com eles e com minha mãe. Fico feliz por entender tudo o que está senhora disse, porém triste de saber que sou o único na família. A cultura está morrendo. Devemos preservar nossas origens, culturas e tradições!
Querida haha ela me lembra muito a minha nona!
Em 6 meses, descobri que tinha ascendente Italiano, descobri que veio de uma região chamada Vêneto, descobri que veio de Mestre, descobri que veio como agricultor, descobri que foi difícil a viagem em 1889 no vapor fanfulla, descobri que nasceram na SS Gervásio e Protásio, descobri que eles não falavam Italiano e sim Vêneto, e hj descobri como é linda a língua nativa. Descobri tudo isso sorrindo e chorando ao mesmo tempo, viva Itália 🍕🍕🍕🍕
ela é um exemplo que deve ser seguido
@Japhy78 que asneira, meu bisnono e meu nono trabalhou e contribuiu pela grandesa deste pais! Graças a deus que vieram os italianos e os imigrantes para o brasil!
Recomendo a leitura do Livro Gli Ultimi Veneti de Gianfranco Cavallin. Com a leitura deste livro descobri que sou Veneto antes de ser descendente de Italiano.
Senhora linda , sou descendente de italianos da Comume de Bergamo e adorava ouvir histórias da Itália que minha avó contava.
Encület bergamasc, voglio bergamo in fiamme
Muito legal o vídeo! Infelizmente não falo italiano, muito menos o dialeto veneto,
ma capisco un po!
Spaguet kkkkkk
Pizza vinho
Sou desedente de italiano e alemão
Vai no duolingo. Applicativo de cellulari e impara ad parlare
E mi capisso tuti i italhani mi som calegari 😀😀
Ai que amor de senhora, descendentes também vieram da Itália, e só minha nona que fala italiano.
tenho muito orgulho de ser neto de italiano!
Eu achei lindo esse vídeo parabéns
kkkkkk gente nao sabia que tutto bene era como esta e com muito orgulho sou descedente de italianos falavaa palavras em italiano e agora que descobri que era verdade kkkkkk tutto bene grazie buonasera
e tao bom saber isto
minestra é muito bom, minha vo fazia pra mim ela tbm era descendente de italiano, nasci em sao joao batista SC
querida.. que vontade de dar um abraço nela..
Talvez essa idosa seja mais grata ao Brasil que muitos brasileiros que adoram desmerecer a cultura dela por ser estrangeira. Foi o Brasil que não deixou muitos desses homens e mulheres com filhos, morrerem de fome na Europa e construiram, eles tem amor pela terra e pelo povo por terem ajudado eles em momentos dificeis.
Ai que linda 💕 sinto falta da minha nona 🙁
Que nona incrível muito fofa
Que fofa ela, queria eu ter uma nona ainda.
E se ela fala italiano ou portugues, NAO IMPORTA!!!
Ela é linda...
E eu gosto de italiano..
Molto orgoglioso di avere il sangue italiano nelle vene.
Sou descendente de Italiano, Alemão e Inglês e tenho muito orgulho desta origem Europeia!
Todo Brasileiro é, amigo. Afinal, foi colonizado por eles.
@@marcosDiniz322 Eu respeitosamente discordo de vc amigo, a concentração de alemães e italianos é na região sul, não no Brasil todo. Mas que o povo brasileiro é miscigenado isso é fato.
@@kevinctba11 Sudeste tem muito mais italianos do que no Sul.
@@kevinctba11 Só em MG tem mais italianos (descendentes) do que no Paraná, que é o estado mais populoso do Sul.
minha avó tbm veio da Itália e o nome dela era Rita Miotto , meu avô veio de Portugal ele Augusto Tavares , me orgulho deles
Sou um Quinzani, descendente de italiano com muito orgulho!
Um belo Foda se.. capiche .
Minha mãe nasceu no Rio Jordão.Adoro a casa do meus nono ,aquela da Cachoeira do Bianchini. É a paisagem da serra geral vista do Rio Jordão é muito linda. Adorei o Vídeo da Adele
Língua Italiana🇮🇹 é linda demais 😍.
Buon giorno nonna bella soddisfacente il tuoi video.... Sembra mia nonnina anche gia' e' morta.... Famiglia Badan Italia.
Emocionante!!!!
me deu uma saudade de minha nona...
muito legal ! sou descendente de italianos meus bisavôs por parte pai e mãe vieram da Itália
essa questão dos dialetos é interessante. Os dialetos alemães se preservaram de uma maneira mais consistente com os falados na Alemanha do que os italianos, talvez pela diferença muito maior entre as línguas.
Tb faz mais sentido os imigrantes alemães falarem dialetos, pois qdo a imigração Alemã começou em 1824 NEM MESMO EXISTIA uma Alemanha unificada ainda. Eram vários reinos e países independentes (Prussia, Saxonia, Palatinato, Bavaria, Boêmia, Baden, etc).
E o interessante é que pelo menos o Hunsruckish falado no RS é muito similar ao dialeto falado até hoje na região da Alemanha... em geral somente pessoas mais velhas ou ligadas a grupos folkloricos falam lá, mas se entendem perfeitamente com brasileiros. Já se tentar falar Hunsruckish no LESTE da Alemanha, ninguém vai entender.
Mesma coisa na Itália. Quando a imigração começou, a unificação era recente e menos de 5% da população sabia falar o Italiano "oficial". Todos falavam a sua língua regional, e se referiam à sua língua como Talian (tanto os vênetos como os imigrantes de outras regiões do norte da Itália, pois Talian é a palavra para "italiano" tanto em Vêneto como em Lombardo, Friulano, Piemontês, etc)
Bellissimo video, gha fato piaxere sentir la nonna parlando in dialeto.