Aula 02 - Amar e ser feliz no casamento

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 дек 2024
  • As 5 linguagens do amor segundo Gary Chapman são palavras de afirmação, qualidade de tempo, receber presentes, atos de serviço e toque físico. De acordo com CS Lewis as 4 formas de amor são afeição natural, amizade, Eros com ou sem Vênus (sexo) e o amor Ágape. O amor Ágape remete à doação e a caridade sendo desinteressado não recebendo nada em troca. É esse tipo de amor que me permite amar incondicionalmente pessoas às margens da sociedade.
    No meu exemplo pessoal, eu fui criado pela mãe no interior de Minas, estudando praticamente a vida em escola pública. Fiz vestibular e não passei nem na nota de corte. Estudei 1 ano de dedicação total aos estudos e passei em odontologia na Federal de Alfenas MG, próximo de Boa Esperança, casa da minha mãe. Fiz odontologia, no início morando de favor com uma tia, morando em república e no finalzinho com a minha mãe que se mudou pra Alfenas na época. Quando eu me formei, o Tarcísio que era dono de clínicas foi me buscar pra ir trabalhar em SP e logo em seguida já me fez a proposta pra Belém PA. Aonde eu conheci a minha futura esposa e mãe dos meus filho, a Izabella.
    Quando duas pessoas começam a namorar é fundamental que o casal use esse tempo como um vestibular pra saber se vale a pena ingressar e continuar ou não naquela relação. É importante entendermos que cada ser humano quando começa a namorar, cada um vem com a sua criação, seus costumes, seu jeito de pensar sobre tudo (dinheiro, casamento, filhos, Deus, fidelidade, etc). E a fidelidade foi um ponto que, pra mim, era uma grande dificuldade devido às crenças que eu fui criado que casamento era ruim, homem podia ter outras mulheres, que tudo isso era normal e aceito pela sociedade.
    A Izabella veio então e me amou antes de eu mesmo me amar. Ela me mostrou que era preciso ter fé e que valia a pena ter a esperança de que eu poderia ser uma pessoa melhor. E quando nós somos verdadeiramente amados (sem que a pessoa espere nada em troca) a gente se sente constrangido por esse amor. É como se fosse uma vergonha, você não retribuir pelo menos um pouco daquilo que lhe é ofertado. Então, com muita paciência da parte dela, depois de algumas idas e vindas, eu fui entendendo quem eu era e tentando me esforçar para que nós tivéssemos um relacionamento maduro e em paz. E consequentemente os meus filhos já nasceriam em um lar mais harmônico e amoroso.
    Por tanto segue alguns conselhos para que isso se torne realidade no seu casamento:
    1) Entenda que resultados significativos, só acontecem no LONGO PRAZO.
    2) É preciso ter um ALINHAMENTO DE PAPÉIS muito claro entre as partes, mesmo que ambos possam se ajudar entre si, é preciso ter bem claro quais são as responsabilidades de cada um. Isso é o que funciona para nós.
    3) O RESPEITO precisa ser um pilar inegociável, porque a partir do momento em que começam ameaças ou agressões verbais ou mesmo físicas, é porque vocês precisam de ajuda externa ou as coisas não vão melhorar.
    4) SEMPRE QUE POSSÍVEL EVITEM, muitas festas, bebidas alcóolicas, cigarro, muita comida e principalmente amizades que não condizem com os valores do casal. A sua casa é um templo sagrado e vocês precisam saber muito bem quem pode entrar lá dentro.
    5) TENHAM DOIS CASAS QUE SIRVAM DE INSPIRAÇÃO para vocês. Aquelas pessoas que são referência no assunto e que é nítido que naquele lar existe harmonia. E se mesmo assim você não tiver ninguém próximo que possa ter o acesso, estabeleça esses casais como alguém famoso ou que já não esteja mais aqui entre nós para fazerem parte da sua assembleia de conselheiros.
    E nunca se esqueça, porque Ele me amou, então eu amo. O amor é exatamente o contrário de egoísmo. Se você ama a pessoa e ela não te quer, você deixa ela ir embora sabendo que aquilo é o melhor pra ela. Ame a Deus sobre todas as coisas e só então eu vou conseguir amar ao próximo como a mim mesmo. Se eu entendo que Deus me ama e o canal de amor Dele para mim é infinito de graça eu consigo amar ao próximo desde que eu me esforce intencionalmente com humildade e generosidade. Amar tem a ver com ação, entrega e sacrifício. Eu desenvolvo o olhar Ágape como uma ação final em que ela se basta, eu não espero nada em troca. Deus me ama DE GRAÇA, com esperança pelo bem e sem esperar nada em troca. É feliz quem ama!

Комментарии •