*SE INSCREVA NO CANAL, NÃO ESQUECE 😍❤* Assistam também a esse vídeo da websérie sobre como Empreender na Engenharia: ruclips.net/video/fe5IBUBieN4/видео.html
Eu já olhei muitos vídeos no RUclips e, posso afirmar com certeza, o seu é o melhor. Relativamente simples, não há enrolação em torno do assunto, explicação muito objetiva. Eu pretendo cursar eng. de produção e estou aguardando o sisu, mas começo ainda esse ano. Já ouvi pessoas falando, também, que ser um Belt depende mais da area de atuação que você vai escolher pra depois analisar se vale a pena o investimento, você concorda? Vejo também pessoas criticando o fato do curso ser muito amplo e você acaba não se destacando, ou sendo "muito bom" em uma determinada aréa...
3 года назад+4
Oii Murilo! Tudo bem? Muito obrigada, fico feliz que ficou bom. Eu realmente quis ser bem sincera, não tive isso quando comecei. A certificação Belt te dá muito destaque no mercado de trabalho, independente da área, pq tudo que a gente estuda está interligado, qualidade por exemplo, está ligado a tudo dentro de uma empresa, desde a gestão até a logística, mas é bom você fazer quando se sentir confortável e já estiver com um objetivo. Pra mim, a Engenharia de Produção nos proporcionar tantas opções é incrível, pq nos dá certeza que seguiremos no mercado a nossa maneira, eu por exemplo trabalhei em duas grandes empresas na parte comercial, agora estou me dedicando a abrir minha própria empresa no ramo de consultoria e no digital. Imagina, em qual curso eu conseguiria fazer isso? Trabalhar na indústria, na área comercial, prestar consultoria pra qualquer tipo de empresa, entrar no marketing. Eu acho a coisa mais incrível desse mundo a gente ser um profissional tão adaptativo, principalmente como o mundo está. E sobre não ser bom em uma coisa só, mito total. Isso depende de você, quer focar apenas numa área sshoww, gestão de projetos por exemplo, foca nela, faz curso, se aperfeiçoa, faz uma pós, vá crescendo aos poucos. Você vai ser o melhor naquela área se você quiser. Tudo depende de nós e das oportunidades que surgem. Eu estou muito feliz com a área que escolhi e sei que tem muito a crescer ainda, e estou trabalhando pra ajudar nesse crescimento, fazendo um pouquinho a cada dia. Inclusive vou postar um vídeos sobre os belts essa semana viu!!
Tô terminando meu terceiro ano ainda... Tá difícil mas vai dar certo. Engenharia de Produção é uma meta minha e mesmo nesses tempos difíceis eu vou conseguir!!!! Aliás ótimo vídeo ☺️
Obrigada!!! Fico tão feliz que vocês gostaram. Aguentem firmes, vocês vão conseguir, eu também passei e passo por dificuldades, somos mais fortes do que imaginamos! Beijosss😘😘😘
Aqui no RJ os setores que mais empregam eng. produção sâo: metal-mecânica, como as montadoras de veículos e siderúrgicas no sul do estado, as empresas de Óleo&Gás na capital e Macaé, bancos de investimento e corretoras na capital.
Passei em Eng. de Produção UFF. Estou no primeiro período, já trabalho no planejamento e controle em uma empresa de construção civil, essa profissão está sendo bem cotada para comanda um planejamento de uma empresa. Obrigado pelo seu vídeo.
Para os graduandos recomendo focar em ciência de dados. Para tal vale aprender programar em Python e estudo aprofundado de inferência estatística (regressão, testes de hipóteses, chi-quadrado, Kolmogorov-Smirnov) com linguagem R. Ademais, para Business Intelligence recomendo fortemente o domínio de Power BI (Tableau e Qlikview em 2º plano) com linguagem DAX e Power Query com Linguagem M. Data Science Academy Udemy, Udacity e EDX possuem cursos pra todos os bolsos.
Obrigado por comentar isso, acabei de passar em engenharia de produção na UFRJ e estava um pouco desesperado, pois estou curtindo bastante a área da programação, estou amando estudar python e queria arrumar um jeito de juntar essas duas coisas, vou até tirar print desse seu comentário pra já ter um foco.
@@humbertolima8044 Parabéns, UFRJ é excelente, fiz mestrado lá. A UFRJ é mais focada em finanças e serviços do que área industrial. Ela costuma adequar as ementas às inovações e tendências do mercado. Ademais, vc pode cursar disciplinas da graduação de Ciência da Computação ou Estatística, onde adoram o R.
É exatamente sobre o que eu tenho curiosidade. Eu fiz um curso técnico durante o ensino médio de desenvolvimento de sistemas e até então tive uma boa base de programação e dados, mas nada super uau. Esse ano eu pretendo cursar Eng. de Produção na UERJ da minha cidade, é um curso que me interessa muito pq sempre quis tbm seguir na área industrial, tô fazendo jovem aprendiz na michelin e gosto dessa área. Só que ciências de dados me chama muita atenção. Cheguei a perguntar pra um moço sobre isso até em outro vídeo. Eu penso que esse curso pode me ajudar futuramente pela base em física e cálculos, mas eu tenho curiosidade de saber se futuramente eu teria que fazer uma nova graduação pra trabalhar na área, ou se eu aproveitasse tudo que já aprendi e fizesse novos cursos e uma pós, eu consigueria um bom cargo na área de ciências de dados?
sabe, pretendo ter uma experiência em Eng. de produção e mais na frente migrar pra ciência de dados, acha que é possível ou só cursando uma nova graduação?
@@anagabriele6408 É possível sim. Inclusive uma área da engenharia de produção que é muito requisitada pela ciência de dados é a Pesquisa Operacional. Um amigo eng.prod migrou pra ciência de dados por ter grande experiência nessa área e ele está muito bem agora. Ademais tenho um colega do mestrado que é estatístico e outro do trabalho que é biólogo! Esse era analista ambiental, pediu demissão e agora está trabalhando remoto como analista de dados em um banco.
Ganho 3mil. Estou a 5 anos em uma multinacional do setor automotivo. Iniciei como estágio e após efetivado nunca recebi aumentos, mesmo com avaliações acima das metas
E até o pessoal mais antigo é analista pleno. Alguns poucos analista Sr
3 года назад+3
Um amigo meu passou por uma situação semelhante, ele acabou aproveitando uma oportunidade em uma outra empresa. Deve ser complicado, afinal queremos crescer. Te aconselho a conversar com os seus superiores sobre isso e procurar novas oportunidades, não devemos nos acomodar, o tempo passa voando. Vamos nos arriscar enquanto podemos!
Bom dia Maria, acabei de visualizar o vídeo, gostei bastante, principalmente pela sua conduta. Agradeço pois tenho 40 anos e vou fazer faculdade, porém, estava com dúvidas; muitas dúvidas... enfim, me ajudou demais e continue assim, passando informações com conteúdo bem objetivo. Parabéns! Sucesso👍
Aliás, poderia trazer qualquer dia como se encontra o mercado de trabalho internacional para a Engenharia de Produção? Abraço!
4 года назад+3
Adorei a dica, tenho interesse em trabalhar fora tbm, ótimo tema!! Vou pesquisar sobre o assunto, conversar com colegas que moram fora e produzir um bom conteúdo!
4 года назад+3
Obrigada, fico feliz, espero ter ajudado. E boa sorte, logo vc vai viver um sonho, produção é universo mágico, eu amo!!
Uma ressalva é um erro de interpretação comum na lei 4.950-A/1966 que determina o piso salarial de engs, arquitetos, químicos e veterinários. O piso é determinado para 30h a 40h semanais e não 44h. Na verdade são 6 salários-mínimos para 6h diárias, visto a concepção de profissional liberal à época da lei. Ou seja, 1 s.m. para cada hora diária. As horas excedentes a essa jornada devem ser acrescidas de 25%. Portanto, 1,25 s.m. mensalmente para cada hora excendente na jornada diária. Logo, trabalhando 8h/dia, o piso é de 8,5 s.m.
CF 88 art 7 é vedado a vinculação do salário mínimo para qualquer fim. Esse piso é inconstitucional engenheiro nenhum irá recebê-lo, a menos que a empresa seja muito idiota.
@@tiagobruno4179 Ah tá, muitas empresas praticam sim o piso. Então vc sabe mais do que o jurídico de todas essas empresas e ninguém questionou isso desde 1966. Nos ramos que atuei, como siderurgia, montadoras e telecomunicações todas praticam o piso se o cargo é de engenheiro. O mesmo nas estatais, a Petrobras, Eletrobras, BNDES, Casa da Moeda, Docas, etc, sempre praticaram. São todos idiotas nessas empresas? Parabéns, vc é o bichão mesmo hein!
@@tiagobruno4179 Fala merd@ não, tenho quase 20 anos de graduado, sendo 12 concursado. E pelo jeito vc não sabe que o salário desses concursos de prefeitura no edital é apenas o salário básico pra pagar pouco na aposentadoria. Há diversos adendos com adicionais de produtividade, etc. Empresas decentes como as que citei pagam corretamente o piso, quando o cargo é de engenheiro. Obviamente colocam recém-formados como analistas.
Uma falácia é o mantra de quem faz a faculdade é vc. Isso vale apenas para os profissionais experientes, quando dão pouco importância pro diploma. Para os graduandos e recém-formados existe preconceito sim com algumas instituições. No eixo RJ-SP-MG nos meus 16 anos de carreira participei de muitos processos seletivos, além de conhecer vários gestores de rh e head hunters. Um exemplo é que nos sistemas online de inscrição para processos para trainee, que recebem milhares de CV's, o 1º filtro é formação em instituição consagrada, que inclui públicas e algumas particulares como as PUCs, FEI e IBMEC. A maioria dos recrutadores ainda faz esse tipo de discriminação. Reconheço que em alguns processos, levei vantagem por ser de federal, em detrimento de alguns que achei terem tido desempenho melhor que o meu, mas eram de privadas "não reconhecidas".
@Rafa Firmor Civil o mercado é cíclico, enquanto produção é um pouco mais estável. Quando iniciei a graduação em 2000 estava muito bom pra Produção e péssimo pra civil. Atualmente é o contrário. Uma vantagem da civil é poder trabalhar como autônomo. Além de obras, dá pra ganhar bem como avaliador de imóveis e projetos nos editais da Caixa Econômica e BNDES, atividade privativa de eng.civil e arquiteto. Esses editais só permitem ao eng. produção avaliar máquinas, equipamentos e instalações industriais, segundo ABNT 14.653-5.
@@vitoraleksei8240 como eu falei em um comentário abaixo, logo pra estágio já é primordial saber Excel (de preferência com VBA) e Inglês. Para os graduandos recomendo focar em ciência de dados. Para tal vale aprender programar em Python e estudo aprofundado de inferência estatística (regressão, testes de hipóteses, chi-quadrado, Kolmogorov-Smirnov) com linguagem R. Ademais, para Business Intelligence recomendo fortemente o domínio de Power BI (Tableau e Qlikview em 2º plano) com linguagem DAX e Power Query com Linguagem M. Data Science Academy Udemy, Udacity e EDX possuem cursos pra todos os bolsos.
3 года назад+2
@rafa firmor Eng de produção é ampla, a cada dia a Consultoria de um Eng de produção se torna mais necessária, esse mercado está crescendo bastante. Além da versatilidade de poder atuar em muitas áreas, pois na formação o EP é preparado para atuar na civil, elétrica, automação, mecânica, gestão, marketing, embora não assine projetos dessa área ele tem conhecimento para atuar na execução cuidando do processo e dos insumos. Além da possibilidade de empreender por exemplo!
3 года назад+2
@Marcelo Sou do Ceará, de Fortaleza, contamos com alguns complexos industriais, existem sim esse estigma, porém noto que tem diminuído bastante, as empresas procuram contratar pelo que o candidato sabe e pelo comprometimento dele, estamos mais evoluídos nesse sentido, eu não sou de faculdade pública, muitos colegas meus estão em grandes empresas e também são de universidade federal ou pública, não é fácil mas estou lutando pelo meu espaço.
ótimo vídeo. extremamente detalhado e com ótimas análises!!!
4 года назад+1
Oii Ingridy. Muito obrigada, que bom que gostou! Quem tá começando cm vc precisa saber onde está se metendo, eu amo a área, mas não é nem um pouco fácil, não vale a pena fazer só por dinheiro.
@ exatamente. ficou bem mais claro agora a visão que eu tinha em relação à essa questão. realmente é um curso que deve ser feito por gostar da área, não vale a pena fazer pensando só no dinheiro.
4 года назад+1
Verdade. Fazer o que a gente tudo flui muito melhor, embora a parte financeira seja importante, unir esses dois pontos é o segredo!
Eu acho incrível essa profissão mas tenho medo de reprovar pq tem muita dedicação na área de exata, e não manjo muito bem na matemática.
3 года назад+4
Esse medo de reprovar acompanha a gente 24 horas Daniela, eu por exemplo tenho crise de ansiedade perto das provas e sim já reprovei. Mas eu nunca deixei esse medo me dominar, tento trabalhar a minha respiração e entender que tudo bem reprovar, tudo bem não ser bom o suficiente, nem saber tudo, o que importa é tentar se for algo que vc queira muito, se preparar, se planejar, estudar antes pra já chegar com uma base. E ir aos poucos, com paciência deixando o tempo agir e não se cobrando tanto.
eu acredito que se tem segurança não perdendo aula ao chegar em casa revisar e revisar,pode se também formar grupos de uns cinco a seis e ter reuniões de revisão nos finais de semana. se eu tiver errado pode corrigir. agora não pode de jeito nenhum alguém chegar com um litro de cachaça,não dá certo ha ha ha ha!
3 года назад+1
@@s.s2567 Verdade, estudamos assim. É pesado mas não tem outra forma. O bar do lado da minha faculdade se chama "Tô na aula" kkkkkkk
Olá , boa noite . Eu sou José assuerio , tou querendo mim tornar um engenheiro de segurança do trabalho, mais primeiro tem que ser fazer engenharia de qualquer área. Depois daí , eu não foi pra oque fazer pra mim tornar um engenheiro de segurança do trabalho. É u pós-graduação é?
Oii, tudo bem?? Black Belt é um especialista em melhoria contínua, na metodologia Lean Sigma Sigma, ele é um profissional capacitado de forma teórica e prática em gerenciamento de projetos, ferramentas, gestão. Para chegar ao Black você tem que galgar alguns passos, començando pelo White Belt, depois Yellow Belt, em seguida Green Belt, e por fim o Black Belt. Essa formação agrega muito conhecimento ao profissional e é muito bem vista pela empresas, pois usando a metodologia Lean Sigma é possível trazer grandes resultados, e minimizar gastos. Aconselho que pesquise mais sobre esse assunto, é muito interessante e enriquecedor.
Já vi vaga para gerente de produção para nível médio, exigindo um mundo de qualificações, fica claro que querem pescar o engenheiro de produção pelo peso de nível médio. Não se venda!
3 года назад
Acho pesado a frase "não se venda", pq tem pessoas que não tem alternativa, é injusto algumas empresas agirem de má fé sim, mas infelizmente a desigualdade é tão grande, conheço pessoas que nem estágio conseguiram. Por isso que eu digo, não escolha engenharia achando que vai ficar rico, tudo depende de vc e das oportunidades que surjam. De início as vezes é preciso aceitar trabalhar até sem remuneração, só por experiência, mas vc vai amadurecendo e ganhando "valor" no mercado, até não precisar "se vender". Quem vem de baixo cm eu tem que agarrar qualquer chance, vejo cm degraus.
Boa noite Maria estou em dúvida se faço engenharia mecânica ou de produção oq vc mim indica?obg
2 года назад+2
Você tem que se perguntar o que combina mais com você, engenharia de produção vai focar mais na gestão embora você vá estudar muito calculo, física e química, ela te dá uma amplitude de atuação sensacional, ideal para quem deseja gerir processos independente de ser na industria. Já a mecânica foca mais na parte técnica mesmo, você desenvolver e assinar grandes projetos. Você sabia que existe o curso de engenharia de produção mecânica? Na UFC tem esse curso, se informa melhor, é o curso de eng produção com foco na mecânica, essas duas áreas estão muito ligadas viu. Me segue no @voceproduzindo !
Um engenheiro mecânico pode atuar fazendo o mesmo que um engenheiro de produção já que o EP não tem atribuições exclusivas, faça engenharia mecânica se não gostar faz um pós em engenharia de produção ou em qualquer área da administração como finanças marketing rh logística produção ou gestão de projetos, gestão de processos, adm estratégica e etc. Qualquer engenharia pode trabalhar nas áreas da engenharia de produção, basta passar no processo seletivo.
Inscrito👏 ;vou começarfazer a faculdade mês que vem 😁
3 года назад+1
Compra uma calculadora científica, recomendo a Casio, ela é top. E começa a assistir os vídeos do canal Me Salva, ou outros similares de calculo e física vai ajudar muito, vai por mim. E esse canal claro 😂. Boa sorte viu, você vai conseguir.
Jr, sério?? Vou já comprar minha passagem kkkkk É muito gratificante saber que existe empresa que valoriza nosso esforço em nós especializar a cada dia mais, quando o colaborador é valorizado assim a empresa ganha muito mais. Porém sempre existe o outro lado infelizmente, eu já vi vaga de R$ 1.500,00 para engenheiro formado, é uma vergonha, mas é o mercado, lei de oferta X demanda. Apenas o diploma de graduação não é suficiente para sobrevivermos no mercado, precisamos sempre buscar algo mais...
Lembrando que a Samsung não deveria ser exceção, mas lugar comum, pois as empresas deveriam obedecer o piso do CREA/CONFEA de 8,5 salários-mínimos, ou seja, R$ 9.350.
Estou em muita dúvida entre eng de produção e eng mecânica , me ajuda kkkk , eu não tenho muita afinidade com equipamentos da mecânica , porém gosto muito de física , e me interessei muito na engenharia de produção , por conseguir administrar e solucionar coisas :/ estou neste impasse
3 года назад
Caraca, difícil viu... Olha o curso que mais se parece com Eng Produção é Eng mecânica, fazemos muitos disciplinas que tbm fazem parte da grade de Mecânica, na Universidade Federal do meu Estado a UFC, o curso de produção se chama Engenharia de Produção Mecânica, daí vc vê cm são parecidos. No caso de vc querer ter uma segunda graduação, migrando da produção para mecânica, ou vice-versa vc cursaria apenas as disciplinas que não cursou, o resto aproveitaria muita coisa. Também tem várias pós que une as duas áreas. Mas a dica primordial mesmo é: Se imagine trabalhando, vc se vê nas funções do engenheiro mecânico? no dia a dia mesmo, chão de fábrica. E na atuação do engenheiro de produção?! Vc tem que se conhecer primeiro. Isso que vai valer, pq é pro resto da sua vida. Vc tem que saber o que vai te fazer feliz, te deixar confortável e seguro. E vai por mim amigo, na Eng Produção tem física pra um c*** sem sombras de duvidas!!!
3 года назад
ruclips.net/video/4o4oZDPex-o/видео.html Assiste esse vídeo, vai te ajudar a entender as áreas de atuação, as disciplinas, tá bem explicativo. Vai te esclarecer muita coisa. Espero ter ajudado!
@ primeiramente muito obrigado pela resposta , então eu assisti o vídeo , gosto e gostei bastante da área, na universidade que eu quero fazer é federal tbm , porém o curso não é produção mecânica , apenas produção não sei se implica em algo , mas a princípio tenho em mente em fazer Engenharia Mecânica e depois fazer uma pós em Produção . acha válido ?
3 года назад+1
O meu curso é só Engenharia de Produção, tenho um monte de disciplinas da mecânica. Acho super válido sim, com certeza. Como eu disse o que vale é você se sentir bem com o perfil da profissão, o resto mesmo sendo difícil vc consegue da conta. Que bom que já tem um plano. Boa sorte viu!
Eu tenho 30 e tô no meu segundo ano na Ufpe. E tem gente mais velha q eu na minha turma🤙
3 года назад+3
Nunca é tarde, NUNCA. As coisas acontecem em tempos diferentes pra gente, mas o que importa é viver e correr atrás dos nossos sonhos. Não se cobre assim, tenho certeza que vai conseguir, aos 24 nossa vida está começando. Durante o curso vc já pode trabalhar na área também! Boa sorte.
3 года назад+2
Tenho amigos de fac com bem mais idade, todos excelentes. O tempo é relativo pra cada um de nós!!
Durante a faculdade posso aplicar para vagas de analista de qualidade ? Ou apenas após a graduação?
2 года назад+1
Pode se candidatar a vaga de analista sim, isso vai depender da empresa, normalmente eles colocam isso descrito na vaga (superior cursando/superior completo). Mas se você estiver bem prepara dá conseguir ser analista durante a faculdade sem dúvidas. Te indico tentar um Aprendiz ou estágio assim que começar a faculdade, ou até mesmo entrar num projeto dentro da faculdade, seja empresa júnior ou iniciação académica, isso vai te dá a experiência que eles cobram. Outra dica: Escolha bem a empresa que você vai atuar pela primeira vez, a sua primeira experiência vai te moldar como profissional, escolha uma empresa que vai realmente contribuir com o seu crescimento profissional (Algumas empresas grandes até valorizam quando o estagiário não tem experiência, justamente para eles conseguirem ensinar melhor, quando você tem experiência já tem muitos vícios. )
O ideal é iniciar em uma empresa boa desde novo ou já no início do curso e ir progredindo aos poucos, dificilmente vai entrar como engenheiro mesmo
2 года назад+1
Mas o bom é que o campo de atuação é vasto, você se preparar muito e tentar um trainee. Também pode empreender, prestar consultoria...enfim as possibilidades são muitas. Nós é que fazemos nossa carreira, pra cada um é diferente!
Hoje eu atuo como PCP em indústria de vidro pequena e recebo 2500, pretendo cursar Eng de produção, ainda ta compensando cursar? Queria cursar mais para ter uma melhora salarial e pq me indentifico com a área... Mas sera ser assim tão difícil conseguir bons salários nessa área como dizem?
@@GabrielAnjos trabalhei 2 anos em Indústria sai de lá como fiscal de estoque era responsável pelas mercadorias que entrava no estoque no meu setor eu aprendi a fazer tudo que era expedição fiz amizades certas estou cursando processos gerências e pretendo ser supervisor de PCP vi que todos os supervisores de lá quase nem tinham diploma e os que tinham nenhum eram de Eng. Esse negócio de achar q tal faculdade vai te deixar capacitado para ocupar um cargo de supervisão é ilusão escolhi um tecnólogo de 2 anos e irei fazer cursos profissionalizantes na área q quero seguir e o mais importante e aprender as ferramentas de informática mais importantes como Excel, e Power BI. Detalhe! Esse Supervisor de PCP ganhava 9k/mês meu supervisor ganhava 12k entt em Indústria grande compensa mais.
@@GabrielAnjos falo isso porque ficar 5 anos cursando engenharia de produção não adianta vc vai entrar numa indústria como auxiliar entt é perca de tempo.
@@pablosam1419 boa vai já deu certo, logo menos conseguirá. Penso na mesma linha que a sua pretendo ir para uma grande indústria e ir me capacitando pra conseguir salário melhores. Esse curso tecnólogo que tu fez é o suficiente ou o pessoal normalmente pede a faculdade? Pois vejo que tem empresa que valoriza experiência e sem faculdade e outras exige, qual sua opinião sobre? É necessário?
Amiga,estou pensado em fazer engenharia de produção,sou apaixonado por matemática e pelo empreendedorismo, porém odeio Física com todas as forças,você acha que devo escolher outro curso por odiar física ?
3 года назад+2
Amigo, eu fui um pouco traumatizada no ensino médio, tbm não gostava muito de física e torcia a cara pra matemática. Mas se vc quiser é possível passar por ela e sobreviver, no curso tem sim muuito de física, mas na nossa vida vamos enfrentar muito do que não gostamos, nada é só flores essa é a verdade. Por fim vejo que eu posso atuar na Eng Produção com o que eu gosto, sem utilizar a física, pelo menos não no meu dia a dia. Mas quando for preciso eu tenho o conhecimento, ou vou em busca de relembrar. Espero ter ajudado!
Obrigado pelo video, me tirou muitas duvidas, eu passei pra engenharia de produção na estadual aqui de onde moro mas estou bem triste, todas as areas que vejo estudamos 4, 5 anos para receber as vezes nem dois mil reais no mês, to desanimado e sem vontade de cursar nada do que eu fui aprovado( também passei para odontologia) acho que não vou conseguir realizar meu sonho de dar uma casa pra minha mãe 🥲 socorro meu psicológico ta terrível
Se não for muito insensível, você ganha em torno de quanto hoje? Quantos anos de formada? Tenho interesse no curso e gostaria de saber se vai realmente me dar retorno 😅😬
3 года назад+2
Oii Nathália!! Como você está? Não é questão de ser insensível, é que não dá pra comparar, eu poderia ganhar 1 real ou 500 milhões se eu estudasse artes, engenharia também. Cursar engenharia não é certeza que você vai ganhar bem, eu também tinha ilusão, achava que ia ficar podre de rica, hoje a única área que te dá essa segurança é a medicina. Tudo depende de você na verdade, parece um pouco clichê mas é, e das oportunidades que vão surgir na sua vida, engenharia de produção é uma excelente área, você será uma profissional bem preparada e o mercado precisa de profissionais assim. Sobre mim: Estou me formando, estou no 10° semestre fazendo meu tcc, trabalhei em duas grandes empresas na área comercial e hoje estou iniciando uma empresa de consultoria e treinamentos, a WayMove Engenharia. Estou no início da minha carreira, ainda tenho muito a percorrer, não dá pra comparar sua jornada a minha. Espero ter te ajudado, estou sempre aqui. Beijos!!
@@isabellanunes1852 Análise de Processos sob a perspectiva do BPM e Lean Service: Estudo de caso em uma empresa de consultoria empresarial, esse o meu tema. Vou gravar um vídeo e postar sobre isso, fica de olho aqui no canal. Bjss 😘
Gosto mt de matemática mas em física nao me dou bem, será que tenho chances?
3 года назад+1
Oii Lorena, tudo bem? Eu acho que se realmente quiser vc consegue, na vida temos que enfrentar muitas coisas que não gostamos, eu nunca fui boa em física, mas cá estou, e eu acredito que valeu a pena passar por tudo isso. Boa sorte!
Fica tranquila, pq na engenharia a física é praticamente matemática, pois é muito diferente do ensino médio, as questões não visam chegar aos resultados de exercícios, mas ao desenvolvimento de fórmulas e equações matemáticas.
Amiga, vc recomenda pra uma região onde tem pouquíssimas empresas? Moro no interior de Pernambuco e penso a respeito se vale a pena
3 года назад
Você tem que analisar as áreas que a Eng Produção atua, não necessariamente atuamos so na indústria. Hoje o Eng de produção atua até mesmo dentro de hospitais, na economia, no marketing, até mesmo no empreendedorismo. Faz o seguinte, tenta vê outras possibilidades para um Eng Produção que não seja na indústria e que goste claro. Espero ter ajudado!!
Perfeita analise, estudo Eng: Mecânica ( SP ) mas sinceramente NÃO ME ILUDO kkKKKK estudem por afinidade por amor a " PROFISON " Mecânica pedem muito ( Estagio ) inglês Desenho Técnico solidworks Pacote Office Parabéns eu nunca ouvi tanta verdade . Nunca ouvi tantas verdades . Perfeita analise
Quando eu digo para não se iludir é que muitos acham que pôs a formação irão ganhar rios de dinheiro kkk Mas mercado para o bom profissional sempre tem .
4 года назад+1
Exatamente! Tem muito essa ilusão de ficar rico se cursar engenharia, se vc não gosta de fazer algo mesmo que ganhe muito dinheiro vc vai ser muito infeliz. E outra, o mercado n está fácil para ninguém!
4 года назад+3
Só nos sabemos o qnt é difícil, noites sem dormir, abrir mão da família, de tantas coisas importantes, nada vem de graça do céu!
é verdade que essa engenharia vai acabar? eu vi uma matéria sobre isso
3 года назад+2
Oii Aldair, posso até fazer um vídeo sobre isso. Mas já adianto que não existe essa possibilidade, a Eng Produção só cresce no mundo inteiro, e a possibilidade de atuação em praticamente todas as áreas faz do Eng Produção um profissional versátil e com uma incrível visão sistêmica para resolução de problemas e minimização dos custos. Pensa comigo: Hoje vivemos uma crise econômica, o Eng de produção atua na engenharia econômica; Estamos passando por uma grande revolução tecnológica, o Eng de produção está presente nos processos de automação de máquinas e na leitura de bancos de dados; Hoje todas as empresas apostam no marketing como "uma esperança" para sobrevivência, o Eng de produção também está presente nas estratégias de mkt e tráfego; Outra área que está cada dia mais forte é a Engenharia clínica, onde o Eng de produção atua nos processos hospitares, desde a maquinutenção e calibração de equipamentos a outras diversas áreas dentro da organização hospital. O ponto que quero chegar é cada dia a Eng Produção se faz necessária nas organizações, o muito a necessidade de uma organização e controle em meio a tantas crises. Nossa profissão só tem a crescer!
*SE INSCREVA NO CANAL, NÃO ESQUECE 😍❤*
Assistam também a esse vídeo da websérie sobre como Empreender na Engenharia:
ruclips.net/video/fe5IBUBieN4/видео.html
Eu já olhei muitos vídeos no RUclips e, posso afirmar com certeza, o seu é o melhor. Relativamente simples, não há enrolação em torno do assunto, explicação muito objetiva. Eu pretendo cursar eng. de produção e estou aguardando o sisu, mas começo ainda esse ano. Já ouvi pessoas falando, também, que ser um Belt depende mais da area de atuação que você vai escolher pra depois analisar se vale a pena o investimento, você concorda? Vejo também pessoas criticando o fato do curso ser muito amplo e você acaba não se destacando, ou sendo "muito bom" em uma determinada aréa...
Oii Murilo! Tudo bem? Muito obrigada, fico feliz que ficou bom. Eu realmente quis ser bem sincera, não tive isso quando comecei. A certificação Belt te dá muito destaque no mercado de trabalho, independente da área, pq tudo que a gente estuda está interligado, qualidade por exemplo, está ligado a tudo dentro de uma empresa, desde a gestão até a logística, mas é bom você fazer quando se sentir confortável e já estiver com um objetivo.
Pra mim, a Engenharia de Produção nos proporcionar tantas opções é incrível, pq nos dá certeza que seguiremos no mercado a nossa maneira, eu por exemplo trabalhei em duas grandes empresas na parte comercial, agora estou me dedicando a abrir minha própria empresa no ramo de consultoria e no digital. Imagina, em qual curso eu conseguiria fazer isso? Trabalhar na indústria, na área comercial, prestar consultoria pra qualquer tipo de empresa, entrar no marketing. Eu acho a coisa mais incrível desse mundo a gente ser um profissional tão adaptativo, principalmente como o mundo está.
E sobre não ser bom em uma coisa só, mito total. Isso depende de você, quer focar apenas numa área sshoww, gestão de projetos por exemplo, foca nela, faz curso, se aperfeiçoa, faz uma pós, vá crescendo aos poucos. Você vai ser o melhor naquela área se você quiser. Tudo depende de nós e das oportunidades que surgem.
Eu estou muito feliz com a área que escolhi e sei que tem muito a crescer ainda, e estou trabalhando pra ajudar nesse crescimento, fazendo um pouquinho a cada dia.
Inclusive vou postar um vídeos sobre os belts essa semana viu!!
Tô terminando meu terceiro ano ainda... Tá difícil mas vai dar certo. Engenharia de Produção é uma meta minha e mesmo nesses tempos difíceis eu vou conseguir!!!! Aliás ótimo vídeo ☺️
tbm to. Seguimos na luta!
Obrigada!!! Fico tão feliz que vocês gostaram.
Aguentem firmes, vocês vão conseguir, eu também passei e passo por dificuldades, somos mais fortes do que imaginamos! Beijosss😘😘😘
Aqui no RJ os setores que mais empregam eng. produção sâo: metal-mecânica, como as montadoras de veículos e siderúrgicas no sul do estado, as empresas de Óleo&Gás na capital e Macaé, bancos de investimento e corretoras na capital.
Passei em Eng. de Produção UFF. Estou no primeiro período, já trabalho no planejamento e controle em uma empresa de construção civil, essa profissão está sendo bem cotada para comanda um planejamento de uma empresa. Obrigado pelo seu vídeo.
Para os graduandos recomendo focar em ciência de dados. Para tal vale aprender programar em Python e estudo aprofundado de inferência estatística (regressão, testes de hipóteses, chi-quadrado, Kolmogorov-Smirnov) com linguagem R. Ademais, para Business Intelligence recomendo fortemente o domínio de Power BI (Tableau e Qlikview em 2º plano) com linguagem DAX e Power Query com Linguagem M. Data Science Academy Udemy, Udacity e EDX possuem cursos pra todos os bolsos.
Obrigado por comentar isso, acabei de passar em engenharia de produção na UFRJ e estava um pouco desesperado, pois estou curtindo bastante a área da programação, estou amando estudar python e queria arrumar um jeito de juntar essas duas coisas, vou até tirar print desse seu comentário pra já ter um foco.
@@humbertolima8044 Parabéns, UFRJ é excelente, fiz mestrado lá. A UFRJ é mais focada em finanças e serviços do que área industrial. Ela costuma adequar as ementas às inovações e tendências do mercado. Ademais, vc pode cursar disciplinas da graduação de Ciência da Computação ou Estatística, onde adoram o R.
É exatamente sobre o que eu tenho curiosidade. Eu fiz um curso técnico durante o ensino médio de desenvolvimento de sistemas e até então tive uma boa base de programação e dados, mas nada super uau. Esse ano eu pretendo cursar Eng. de Produção na UERJ da minha cidade, é um curso que me interessa muito pq sempre quis tbm seguir na área industrial, tô fazendo jovem aprendiz na michelin e gosto dessa área. Só que ciências de dados me chama muita atenção. Cheguei a perguntar pra um moço sobre isso até em outro vídeo. Eu penso que esse curso pode me ajudar futuramente pela base em física e cálculos, mas eu tenho curiosidade de saber se futuramente eu teria que fazer uma nova graduação pra trabalhar na área, ou se eu aproveitasse tudo que já aprendi e fizesse novos cursos e uma pós, eu consigueria um bom cargo na área de ciências de dados?
sabe, pretendo ter uma experiência em Eng. de produção e mais na frente migrar pra ciência de dados, acha que é possível ou só cursando uma nova graduação?
@@anagabriele6408 É possível sim. Inclusive uma área da engenharia de produção que é muito requisitada pela ciência de dados é a Pesquisa Operacional. Um amigo eng.prod migrou pra ciência de dados por ter grande experiência nessa área e ele está muito bem agora. Ademais tenho um colega do mestrado que é estatístico e outro do trabalho que é biólogo! Esse era analista ambiental, pediu demissão e agora está trabalhando remoto como analista de dados em um banco.
Amei a sua sinceridade!! Vou me inscrever pra acompanhar. Eu tô no último ano de faculdade, Engenharia de Produção Mecânica na UFPB.
Sucesso viu, imagino que não deva ter sido fácil assim como não foi para mim. Desejo que conquiste a sua vaga dos sonhos!!
Ganho 3mil. Estou a 5 anos em uma multinacional do setor automotivo. Iniciei como estágio e após efetivado nunca recebi aumentos, mesmo com avaliações acima das metas
Analista de qualidade jr
E até o pessoal mais antigo é analista pleno. Alguns poucos analista Sr
Um amigo meu passou por uma situação semelhante, ele acabou aproveitando uma oportunidade em uma outra empresa. Deve ser complicado, afinal queremos crescer. Te aconselho a conversar com os seus superiores sobre isso e procurar novas oportunidades, não devemos nos acomodar, o tempo passa voando. Vamos nos arriscar enquanto podemos!
@ multinacional é apenas ilusão. E falar com meus gestores não adianta. O que ja comecei a ver é oportunidades em outras areas e empresas
Como é o engenheiro de produção que vai pro mercado de ações?
Bom dia Maria, acabei de visualizar o vídeo, gostei bastante, principalmente pela sua conduta. Agradeço pois tenho 40 anos e vou fazer faculdade, porém, estava com dúvidas; muitas dúvidas... enfim, me ajudou demais e continue assim, passando informações com conteúdo bem objetivo. Parabéns! Sucesso👍
Vídeo bem informativo. Obrigada pelo conteúdo! Sou vestibulanda e Eng. de Produção é o meu objetivo. Continue postando maiss, bjoss!
Aliás, poderia trazer qualquer dia como se encontra o mercado de trabalho internacional para a Engenharia de Produção? Abraço!
Adorei a dica, tenho interesse em trabalhar fora tbm, ótimo tema!!
Vou pesquisar sobre o assunto, conversar com colegas que moram fora e produzir um bom conteúdo!
Obrigada, fico feliz, espero ter ajudado. E boa sorte, logo vc vai viver um sonho, produção é universo mágico, eu amo!!
@ muito obrigada!😍
@ Eu tbm adoraria um video sobre como está o mercado internacional pra eng de produção, sou vestiulanda tbm e estou amando conhecer esse curso
Uma ressalva é um erro de interpretação comum na lei 4.950-A/1966 que determina o piso salarial de engs, arquitetos, químicos e veterinários. O piso é determinado para 30h a 40h semanais e não 44h. Na verdade são 6 salários-mínimos para 6h diárias, visto a concepção de profissional liberal à época da lei. Ou seja, 1 s.m. para cada hora diária. As horas excedentes a essa jornada devem ser acrescidas de 25%. Portanto, 1,25 s.m. mensalmente para cada hora excendente na jornada diária. Logo, trabalhando 8h/dia, o piso é de 8,5 s.m.
CF 88 art 7 é vedado a vinculação do salário mínimo para qualquer fim. Esse piso é inconstitucional engenheiro nenhum irá recebê-lo, a menos que a empresa seja muito idiota.
@@tiagobruno4179 Ah tá, muitas empresas praticam sim o piso. Então vc sabe mais do que o jurídico de todas essas empresas e ninguém questionou isso desde 1966. Nos ramos que atuei, como siderurgia, montadoras e telecomunicações todas praticam o piso se o cargo é de engenheiro. O mesmo nas estatais, a Petrobras, Eletrobras, BNDES, Casa da Moeda, Docas, etc, sempre praticaram. São todos idiotas nessas empresas? Parabéns, vc é o bichão mesmo hein!
@@marcelodc ninguém questionou? Você nunca viu concurso pra engenheiro ganhando 1 salário mínimo? Você ainda é universitário né?
@@tiagobruno4179 Fala merd@ não, tenho quase 20 anos de graduado, sendo 12 concursado. E pelo jeito vc não sabe que o salário desses concursos de prefeitura no edital é apenas o salário básico pra pagar pouco na aposentadoria. Há diversos adendos com adicionais de produtividade, etc. Empresas decentes como as que citei pagam corretamente o piso, quando o cargo é de engenheiro. Obviamente colocam recém-formados como analistas.
@@marcelodc iludido.
Ótimo conteúdo, foi bem sincera.
Sucesso 👏
Obrigada Henrique!!
Quando eu comecei queria ter visto um vídeo assim, teria clareado mais as coisas na minha cabeça. Espero ter ajudo. Abs!!
Acabei de ver nos stories e vim aqui. Excelente vídeo!
Que massa, obrigada por ter vindo assistir, qualquer dúvida fico a disposição aqui e lá 😍🤗
Uma falácia é o mantra de quem faz a faculdade é vc. Isso vale apenas para os profissionais experientes, quando dão pouco importância pro diploma. Para os graduandos e recém-formados existe preconceito sim com algumas instituições. No eixo RJ-SP-MG nos meus 16 anos de carreira participei de muitos processos seletivos, além de conhecer vários gestores de rh e head hunters. Um exemplo é que nos sistemas online de inscrição para processos para trainee, que recebem milhares de CV's, o 1º filtro é formação em instituição consagrada, que inclui públicas e algumas particulares como as PUCs, FEI e IBMEC. A maioria dos recrutadores ainda faz esse tipo de discriminação. Reconheço que em alguns processos, levei vantagem por ser de federal, em detrimento de alguns que achei terem tido desempenho melhor que o meu, mas eram de privadas "não reconhecidas".
@Rafa Firmor Civil o mercado é cíclico, enquanto produção é um pouco mais estável. Quando iniciei a graduação em 2000 estava muito bom pra Produção e péssimo pra civil. Atualmente é o contrário. Uma vantagem da civil é poder trabalhar como autônomo. Além de obras, dá pra ganhar bem como avaliador de imóveis e projetos nos editais da Caixa Econômica e BNDES, atividade privativa de eng.civil e arquiteto. Esses editais só permitem ao eng. produção avaliar máquinas, equipamentos e instalações industriais, segundo ABNT 14.653-5.
ainda bem que sou da federal.. quais habilidades recomenda quem tá começando agora ter que o destaca?
@@vitoraleksei8240 como eu falei em um comentário abaixo, logo pra estágio já é primordial saber Excel (de preferência com VBA) e Inglês. Para os graduandos recomendo focar em ciência de dados. Para tal vale aprender programar em Python e estudo aprofundado de inferência estatística (regressão, testes de hipóteses, chi-quadrado, Kolmogorov-Smirnov) com linguagem R. Ademais, para Business Intelligence recomendo fortemente o domínio de Power BI (Tableau e Qlikview em 2º plano) com linguagem DAX e Power Query com Linguagem M. Data Science Academy Udemy, Udacity e EDX possuem cursos pra todos os bolsos.
@rafa firmor Eng de produção é ampla, a cada dia a Consultoria de um Eng de produção se torna mais necessária, esse mercado está crescendo bastante. Além da versatilidade de poder atuar em muitas áreas, pois na formação o EP é preparado para atuar na civil, elétrica, automação, mecânica, gestão, marketing, embora não assine projetos dessa área ele tem conhecimento para atuar na execução cuidando do processo e dos insumos.
Além da possibilidade de empreender por exemplo!
@Marcelo Sou do Ceará, de Fortaleza, contamos com alguns complexos industriais, existem sim esse estigma, porém noto que tem diminuído bastante, as empresas procuram contratar pelo que o candidato sabe e pelo comprometimento dele, estamos mais evoluídos nesse sentido, eu não sou de faculdade pública, muitos colegas meus estão em grandes empresas e também são de universidade federal ou pública, não é fácil mas estou lutando pelo meu espaço.
Tô cursando engenharia de produção, confesso que tô muito perdido
Obg pelo vídeo, abriu meus olhos!
Oi Luana! Fico muito feliz em ter ajudado! Estou a disposição sempre que precisar conversar!
Essa lei do piso é inconstitucional de acordo com a cf88 por isso raramente um engenheiro irá receber esse valor.
Parabéns pelo vídeo!!
Obrigada 😊!!! Que bom que gostou, esperto ter ajudo...
Pra quem quer entrar na eng. Mecanica, o mundo empresarial é muito diferente? Como estão as áreas de projetista mecanico?
Bom dia sou técnico em logística e estou no primeiro semestre de engenharia de produção híbrido!
ótimo vídeo. extremamente detalhado e com ótimas análises!!!
Oii Ingridy. Muito obrigada, que bom que gostou! Quem tá começando cm vc precisa saber onde está se metendo, eu amo a área, mas não é nem um pouco fácil, não vale a pena fazer só por dinheiro.
@ exatamente. ficou bem mais claro agora a visão que eu tinha em relação à essa questão. realmente é um curso que deve ser feito por gostar da área, não vale a pena fazer pensando só no dinheiro.
Verdade. Fazer o que a gente tudo flui muito melhor, embora a parte financeira seja importante, unir esses dois pontos é o segredo!
Muito bom. Parabéns. Tbm sou do Ceará e a realidade é dura realmente
@@magnolima82 Obrigada!!
É de Fortaleza? Em qual faculdade estuda?
Eu acho incrível essa profissão mas tenho medo de reprovar pq tem muita dedicação na área de exata, e não manjo muito bem na matemática.
Esse medo de reprovar acompanha a gente 24 horas Daniela, eu por exemplo tenho crise de ansiedade perto das provas e sim já reprovei. Mas eu nunca deixei esse medo me dominar, tento trabalhar a minha respiração e entender que tudo bem reprovar, tudo bem não ser bom o suficiente, nem saber tudo, o que importa é tentar se for algo que vc queira muito, se preparar, se planejar, estudar antes pra já chegar com uma base. E ir aos poucos, com paciência deixando o tempo agir e não se cobrando tanto.
eu acredito que se tem segurança não perdendo aula ao chegar em casa revisar e revisar,pode se também formar grupos de uns cinco a seis e ter reuniões de revisão nos finais de semana. se eu tiver errado pode corrigir. agora não pode de jeito nenhum alguém chegar com um litro de cachaça,não dá certo ha ha ha ha!
@@s.s2567 Verdade, estudamos assim. É pesado mas não tem outra forma.
O bar do lado da minha faculdade se chama "Tô na aula" kkkkkkk
@ eita ha ha ha ha ha
Estou no no primeiro ano de Eng de produção e estou gostando muito
Você vai se apaixonar ainda mais garanto, nossa área nos dá muitas possibilidades, isso é muito incrível.
Olá , boa noite .
Eu sou José assuerio , tou querendo mim tornar um engenheiro de segurança do trabalho, mais primeiro tem que ser fazer engenharia de qualquer área.
Depois daí , eu não foi pra oque fazer pra mim tornar um engenheiro de segurança do trabalho.
É u pós-graduação é?
Belo conteúdo... aconselho assistirem na velocidade 1.5
Oii Vanderson.
Obrigado pela dica, fico muito que tenha gostado, estou sempre abertas a sugestões 🥰
O que é um engenheiro Black belt ?
Oii, tudo bem?? Black Belt é um especialista em melhoria contínua, na metodologia Lean Sigma Sigma, ele é um profissional capacitado de forma teórica e prática em gerenciamento de projetos, ferramentas, gestão. Para chegar ao Black você tem que galgar alguns passos, començando pelo White Belt, depois Yellow Belt, em seguida Green Belt, e por fim o Black Belt. Essa formação agrega muito conhecimento ao profissional e é muito bem vista pela empresas, pois usando a metodologia Lean Sigma é possível trazer grandes resultados, e minimizar gastos. Aconselho que pesquise mais sobre esse assunto, é muito interessante e enriquecedor.
Isso que eu penso,que faz ser um bom profissional sou eu mesmo
É isso, também não devemos nos cobrar tanto e nem nos comparar com colegas ou conhecidos, vamos no nosso tempo. Tudo depende da gente !
Realmente salário de SP é bem diferente do teu estado. Se paga bem mais aqui
Já vi vaga para gerente de produção para nível médio, exigindo um mundo de qualificações, fica claro que querem pescar o engenheiro de produção pelo peso de nível médio. Não se venda!
Acho pesado a frase "não se venda", pq tem pessoas que não tem alternativa, é injusto algumas empresas agirem de má fé sim, mas infelizmente a desigualdade é tão grande, conheço pessoas que nem estágio conseguiram. Por isso que eu digo, não escolha engenharia achando que vai ficar rico, tudo depende de vc e das oportunidades que surjam. De início as vezes é preciso aceitar trabalhar até sem remuneração, só por experiência, mas vc vai amadurecendo e ganhando "valor" no mercado, até não precisar "se vender". Quem vem de baixo cm eu tem que agarrar qualquer chance, vejo cm degraus.
Qual a melhor maneira pra eu conseguir trabalhar em outro país que valoriza essa área?
Boa noite Maria estou em dúvida se faço engenharia mecânica ou de produção oq vc mim indica?obg
Você tem que se perguntar o que combina mais com você, engenharia de produção vai focar mais na gestão embora você vá estudar muito calculo, física e química, ela te dá uma amplitude de atuação sensacional, ideal para quem deseja gerir processos independente de ser na industria. Já a mecânica foca mais na parte técnica mesmo, você desenvolver e assinar grandes projetos. Você sabia que existe o curso de engenharia de produção mecânica? Na UFC tem esse curso, se informa melhor, é o curso de eng produção com foco na mecânica, essas duas áreas estão muito ligadas viu. Me segue no @voceproduzindo !
@ obg pela sua resposta 🤝
Um engenheiro mecânico pode atuar fazendo o mesmo que um engenheiro de produção já que o EP não tem atribuições exclusivas, faça engenharia mecânica se não gostar faz um pós em engenharia de produção ou em qualquer área da administração como finanças marketing rh logística produção ou gestão de projetos, gestão de processos, adm estratégica e etc. Qualquer engenharia pode trabalhar nas áreas da engenharia de produção, basta passar no processo seletivo.
Inscrito👏 ;vou começarfazer a faculdade mês que vem 😁
Compra uma calculadora científica, recomendo a Casio, ela é top. E começa a assistir os vídeos do canal Me Salva, ou outros similares de calculo e física vai ajudar muito, vai por mim. E esse canal claro 😂. Boa sorte viu, você vai conseguir.
@ Obrigado 😁
Ótimo vídeo
Muito obrigaaaadaaaa 😍😍😍
Engenheiro Jr na samsung é 10.000 mil em Manaus.
Jr, sério?? Vou já comprar minha passagem kkkkk
É muito gratificante saber que existe empresa que valoriza nosso esforço em nós especializar a cada dia mais, quando o colaborador é valorizado assim a empresa ganha muito mais.
Porém sempre existe o outro lado infelizmente, eu já vi vaga de R$ 1.500,00 para engenheiro formado, é uma vergonha, mas é o mercado, lei de oferta X demanda. Apenas o diploma de graduação não é suficiente para sobrevivermos no mercado, precisamos sempre buscar algo mais...
Lembrando que a Samsung não deveria ser exceção, mas lugar comum, pois as empresas deveriam obedecer o piso do CREA/CONFEA de 8,5 salários-mínimos, ou seja, R$ 9.350.
Estou em muita dúvida entre eng de produção e eng mecânica , me ajuda kkkk , eu não tenho muita afinidade com equipamentos da mecânica , porém gosto muito de física , e me interessei muito na engenharia de produção , por conseguir administrar e solucionar coisas :/ estou neste impasse
Caraca, difícil viu... Olha o curso que mais se parece com Eng Produção é Eng mecânica, fazemos muitos disciplinas que tbm fazem parte da grade de Mecânica, na Universidade Federal do meu Estado a UFC, o curso de produção se chama Engenharia de Produção Mecânica, daí vc vê cm são parecidos. No caso de vc querer ter uma segunda graduação, migrando da produção para mecânica, ou vice-versa vc cursaria apenas as disciplinas que não cursou, o resto aproveitaria muita coisa. Também tem várias pós que une as duas áreas.
Mas a dica primordial mesmo é: Se imagine trabalhando, vc se vê nas funções do engenheiro mecânico? no dia a dia mesmo, chão de fábrica. E na atuação do engenheiro de produção?! Vc tem que se conhecer primeiro. Isso que vai valer, pq é pro resto da sua vida. Vc tem que saber o que vai te fazer feliz, te deixar confortável e seguro.
E vai por mim amigo, na Eng Produção tem física pra um c*** sem sombras de duvidas!!!
ruclips.net/video/4o4oZDPex-o/видео.html
Assiste esse vídeo, vai te ajudar a entender as áreas de atuação, as disciplinas, tá bem explicativo. Vai te esclarecer muita coisa. Espero ter ajudado!
@ primeiramente muito obrigado pela resposta , então eu assisti o vídeo , gosto e gostei bastante da área, na universidade que eu quero fazer é federal tbm , porém o curso não é produção mecânica , apenas produção não sei se implica em algo , mas a princípio tenho em mente em fazer Engenharia Mecânica e depois fazer uma pós em Produção . acha válido ?
O meu curso é só Engenharia de Produção, tenho um monte de disciplinas da mecânica.
Acho super válido sim, com certeza. Como eu disse o que vale é você se sentir bem com o perfil da profissão, o resto mesmo sendo difícil vc consegue da conta. Que bom que já tem um plano. Boa sorte viu!
@ muito obrigado , não deixarei de acompanhar os vídeos !!!! 😁😁
E tarde começa com 24 anos?
Eu tenho 30 e tô no meu segundo ano na Ufpe. E tem gente mais velha q eu na minha turma🤙
Nunca é tarde, NUNCA. As coisas acontecem em tempos diferentes pra gente, mas o que importa é viver e correr atrás dos nossos sonhos. Não se cobre assim, tenho certeza que vai conseguir, aos 24 nossa vida está começando. Durante o curso vc já pode trabalhar na área também! Boa sorte.
Tenho amigos de fac com bem mais idade, todos excelentes. O tempo é relativo pra cada um de nós!!
Moça, como um engenheiro de producao pode trabalhar no mercado financeirom
?*
Sim. Temos algumas matérias de contabilidade no curso. Hoje é uma área que necessita de bons profissionais.
Vcs tem grupo de whatsapp?
Um tema bem interessante! O mercado e suas falácias...
Show de bola, Maria! 👏🏻📈
Verdade. Bom estar sempre atualizados e buscando evoluir!! Obrigada Vinicius.
Durante a faculdade posso aplicar para vagas de analista de qualidade ? Ou apenas após a graduação?
Pode se candidatar a vaga de analista sim, isso vai depender da empresa, normalmente eles colocam isso descrito na vaga (superior cursando/superior completo). Mas se você estiver bem prepara dá conseguir ser analista durante a faculdade sem dúvidas. Te indico tentar um Aprendiz ou estágio assim que começar a faculdade, ou até mesmo entrar num projeto dentro da faculdade, seja empresa júnior ou iniciação académica, isso vai te dá a experiência que eles cobram. Outra dica: Escolha bem a empresa que você vai atuar pela primeira vez, a sua primeira experiência vai te moldar como profissional, escolha uma empresa que vai realmente contribuir com o seu crescimento profissional (Algumas empresas grandes até valorizam quando o estagiário não tem experiência, justamente para eles conseguirem ensinar melhor, quando você tem experiência já tem muitos vícios. )
O ideal é iniciar em uma empresa boa desde novo ou já no início do curso e ir progredindo aos poucos, dificilmente vai entrar como engenheiro mesmo
Mas o bom é que o campo de atuação é vasto, você se preparar muito e tentar um trainee. Também pode empreender, prestar consultoria...enfim as possibilidades são muitas. Nós é que fazemos nossa carreira, pra cada um é diferente!
Hoje eu atuo como PCP em indústria de vidro pequena e recebo 2500, pretendo cursar Eng de produção, ainda ta compensando cursar? Queria cursar mais para ter uma melhora salarial e pq me indentifico com a área... Mas sera ser assim tão difícil conseguir bons salários nessa área como dizem?
Entre em Indústria principalmente frigorífico vale a pena.
@@pablosam1419 obrigado pela direção 🙏
@@GabrielAnjos trabalhei 2 anos em Indústria sai de lá como fiscal de estoque era responsável pelas mercadorias que entrava no estoque no meu setor eu aprendi a fazer tudo que era expedição fiz amizades certas estou cursando processos gerências e pretendo ser supervisor de PCP vi que todos os supervisores de lá quase nem tinham diploma e os que tinham nenhum eram de Eng. Esse negócio de achar q tal faculdade vai te deixar capacitado para ocupar um cargo de supervisão é ilusão escolhi um tecnólogo de 2 anos e irei fazer cursos profissionalizantes na área q quero seguir e o mais importante e aprender as ferramentas de informática mais importantes como Excel, e Power BI. Detalhe! Esse Supervisor de PCP ganhava 9k/mês meu supervisor ganhava 12k entt em Indústria grande compensa mais.
@@GabrielAnjos falo isso porque ficar 5 anos cursando engenharia de produção não adianta vc vai entrar numa indústria como auxiliar entt é perca de tempo.
@@pablosam1419 boa vai já deu certo, logo menos conseguirá. Penso na mesma linha que a sua pretendo ir para uma grande indústria e ir me capacitando pra conseguir salário melhores. Esse curso tecnólogo que tu fez é o suficiente ou o pessoal normalmente pede a faculdade?
Pois vejo que tem empresa que valoriza experiência e sem faculdade e outras exige, qual sua opinião sobre? É necessário?
Amiga,estou pensado em fazer engenharia de produção,sou apaixonado por matemática e pelo empreendedorismo, porém odeio Física com todas as forças,você acha que devo escolher outro curso por odiar física ?
Amigo, eu fui um pouco traumatizada no ensino médio, tbm não gostava muito de física e torcia a cara pra matemática. Mas se vc quiser é possível passar por ela e sobreviver, no curso tem sim muuito de física, mas na nossa vida vamos enfrentar muito do que não gostamos, nada é só flores essa é a verdade. Por fim vejo que eu posso atuar na Eng Produção com o que eu gosto, sem utilizar a física, pelo menos não no meu dia a dia. Mas quando for preciso eu tenho o conhecimento, ou vou em busca de relembrar. Espero ter ajudado!
Obrigado pelo video, me tirou muitas duvidas, eu passei pra engenharia de produção na estadual aqui de onde moro mas estou bem triste, todas as areas que vejo estudamos 4, 5 anos para receber as vezes nem dois mil reais no mês, to desanimado e sem vontade de cursar nada do que eu fui aprovado( também passei para odontologia) acho que não vou conseguir realizar meu sonho de dar uma casa pra minha mãe 🥲 socorro meu psicológico ta terrível
Estamos na mesma
@@Sabrina-kz8fo 🥲🤦🏻♂️
@@gustavopessoa9792 faz pedagogia, você vai ganhar 4 mil, mas você tem que fzr concurso pra isso
@@gustavopessoa9792 eu passei em Engenharia de produção e eu tô triste pelo mercado do trabalho e com medo kkkkk
Faz odonto que vc vai conseguir dar a casa pra sua mãe
Se não for muito insensível, você ganha em torno de quanto hoje? Quantos anos de formada? Tenho interesse no curso e gostaria de saber se vai realmente me dar retorno 😅😬
Oii Nathália!! Como você está?
Não é questão de ser insensível, é que não dá pra comparar, eu poderia ganhar 1 real ou 500 milhões se eu estudasse artes, engenharia também. Cursar engenharia não é certeza que você vai ganhar bem, eu também tinha ilusão, achava que ia ficar podre de rica, hoje a única área que te dá essa segurança é a medicina.
Tudo depende de você na verdade, parece um pouco clichê mas é, e das oportunidades que vão surgir na sua vida, engenharia de produção é uma excelente área, você será uma profissional bem preparada e o mercado precisa de profissionais assim.
Sobre mim: Estou me formando, estou no 10° semestre fazendo meu tcc, trabalhei em duas grandes empresas na área comercial e hoje estou iniciando uma empresa de consultoria e treinamentos, a WayMove Engenharia. Estou no início da minha carreira, ainda tenho muito a percorrer, não dá pra comparar sua jornada a minha.
Espero ter te ajudado, estou sempre aqui.
Beijos!!
@ Qual o tema do seu TCC?
@@isabellanunes1852 Análise de Processos sob a perspectiva do BPM e Lean Service: Estudo de caso em uma empresa de consultoria empresarial, esse o meu tema.
Vou gravar um vídeo e postar sobre isso, fica de olho aqui no canal. Bjss 😘
Gosto mt de matemática mas em física nao me dou bem, será que tenho chances?
Oii Lorena, tudo bem?
Eu acho que se realmente quiser vc consegue, na vida temos que enfrentar muitas coisas que não gostamos, eu nunca fui boa em física, mas cá estou, e eu acredito que valeu a pena passar por tudo isso. Boa sorte!
Fica tranquila, pq na engenharia a física é praticamente matemática, pois é muito diferente do ensino médio, as questões não visam chegar aos resultados de exercícios, mas ao desenvolvimento de fórmulas e equações matemáticas.
Amiga, vc recomenda pra uma região onde tem pouquíssimas empresas? Moro no interior de Pernambuco e penso a respeito se vale a pena
Você tem que analisar as áreas que a Eng Produção atua, não necessariamente atuamos so na indústria. Hoje o Eng de produção atua até mesmo dentro de hospitais, na economia, no marketing, até mesmo no empreendedorismo. Faz o seguinte, tenta vê outras possibilidades para um Eng Produção que não seja na indústria e que goste claro. Espero ter ajudado!!
Perfeita analise, estudo Eng: Mecânica ( SP ) mas sinceramente NÃO ME ILUDO kkKKKK estudem por afinidade por amor a " PROFISON "
Mecânica pedem muito ( Estagio )
inglês
Desenho Técnico
solidworks
Pacote Office
Parabéns eu nunca ouvi tanta verdade .
Nunca ouvi tantas verdades . Perfeita analise
Quando eu digo para não se iludir é que muitos acham que pôs a formação irão ganhar rios de dinheiro kkk
Mas mercado para o bom profissional sempre tem .
Exatamente! Tem muito essa ilusão de ficar rico se cursar engenharia, se vc não gosta de fazer algo mesmo que ganhe muito dinheiro vc vai ser muito infeliz. E outra, o mercado n está fácil para ninguém!
Só nos sabemos o qnt é difícil, noites sem dormir, abrir mão da família, de tantas coisas importantes, nada vem de graça do céu!
é verdade que essa engenharia vai acabar? eu vi uma matéria sobre isso
Oii Aldair, posso até fazer um vídeo sobre isso.
Mas já adianto que não existe essa possibilidade, a Eng Produção só cresce no mundo inteiro, e a possibilidade de atuação em praticamente todas as áreas faz do Eng Produção um profissional versátil e com uma incrível visão sistêmica para resolução de problemas e minimização dos custos.
Pensa comigo: Hoje vivemos uma crise econômica, o Eng de produção atua na engenharia econômica; Estamos passando por uma grande revolução tecnológica, o Eng de produção está presente nos processos de automação de máquinas e na leitura de bancos de dados; Hoje todas as empresas apostam no marketing como "uma esperança" para sobrevivência, o Eng de produção também está presente nas estratégias de mkt e tráfego; Outra área que está cada dia mais forte é a Engenharia clínica, onde o Eng de produção atua nos processos hospitares, desde a maquinutenção e calibração de equipamentos a outras diversas áreas dentro da organização hospital. O ponto que quero chegar é cada dia a Eng Produção se faz necessária nas organizações, o muito a necessidade de uma organização e controle em meio a tantas crises. Nossa profissão só tem a crescer!