Na hora do pânico temos que comprar, perdi essa oportunidade nos meses de marco e abril de 2020, pois estava em pânico com ansiedade no início da Covid, vale3 estava a 31 reais e perdi a oportunidade.
@@paulonegrato9810 Faz. Pega o gráfico de PETR, VALE, ITUB, ITSA, TAEE, TRPL desde 95 e vai ver que faz rs (geralmente, esses gráficos são sem reaplicação de dividendos, o que é ainda mais impressionante).
EXCELENTE VÍDEO, BASTER, SENSACIONALLLLL! A um certo Professor que ama entoar esses mantras aqui no RUclips, kkkkkk, "de que lucro bom, é lucro no bolso"! " De que é preciso realizar o lucro... ". Galera, obtém-se a liberdade financeira pela maior quantidade de ações e/ou de cotas de fiis obtidas, não pelo patrimônio investido! Se a gente fica vendendo os nossos ativos, vamos diminuir os proventos recebidos e, mais tarde, teremos que recomprá-los mais caros! Beijos, Queridos!
Boa bastter. Não tô tendo tempo para assistir mas o começo já chama a atenção, investir no que dá retorno. Minha carteira anda seca , mas invisto naquilo que me gera economia para quem sabe um dia engorda a carteira de novo.
Olá Alessandro. A tese dele é manter todas ações que você comprou, independente do que está acontecendo com a empresa (exceção não tem mais ON e fechar capital se não me engano). A teoria é que a besteira foi feita quando você comprou a ação. E se você for vender empresas nessa situação, aí acabar vendendo empresas que eventualmente se recuperariam (exemplos Vale, Eternit etc).
Rapaz nada enterra a burrice. A pessoa inteligente aprende com o erro alheio, o cara vai começar a investir e só de pesquisar percebe que não dá certo ficar vendendo e comprando. Nunca nem tenta fazer day trade. A pessoa normal aprende com o erro próprio, o cara começa a investir, vê gente criticando e outros vendendo cursos de trade, resolve tentar, se ferra e decide nunca mais mexer com isso. Agora a pessoa burra não tem salvação. Ela erra, se fode, repete o comportamento, erra, se fode, repete o comportamento, erra, se fode, repete o comportamento...a burrice não tem limites. Você pode mostrar gráficos, a pessoa pode viver a situação etc ela vai continuar a achar que dá próxima vez vai dar certo.
Que conta é essa quando uma ação cai 4% só considera a parte negociada? O valor da ação não se refere a todo o valor de mercado da empresa? Entendo a volatilidade, mas achei estranho essa coisa de só considerar a parte negociada no dia.
É exatamente como o Lucas disse. Imagina que você vive num mundo imaginário onde só existe uma cidade. Você é um fazendeiro e tem 1000 cabeças de gado. Elas tem um determinado valor. Se na praça da cidade todos os compradores e vendedores ajustam no dia que o preço da cabeça de gado agora é X (cotação), mesmo que eles estejam ali negociando na prática apenas 2% do total dos gados existentes na cidade imaginária existirá um reflexo no valor que você tem de patrimônio em gados. Meu exemplo é muito doido, eu tô rachando de rir kkkkkkkkk
o conceito é que, em termos de base acionária, uma quantidade ínfima é negociada diariamente. Essa negociação reflete apenas o PREÇO da ação, e por mais que isso reflita na totalidade das ações emitidas, não influi diretamente no VALOR da empresa. Justamente pelo fato do mercado ser irracional no curto prazo, no longo prazo o VALOR da empresa vai refletir na cotação (PREÇO), valor que está relacionado ao lucro que a empresa gera.
Assisti à live ontem mas essa dúvida só me surgiu agora... Quando comecei a acompanhar a Bastter, em 2015, eu lembro que LAME3 era usada como exemplo para dizer que, quem tinha comprado no ano 2000, em 2015 tinha alguns milhões. Essa mesma pessoa que acumulou milhões em LAME3, se não foi vendendo suas ações pelo caminho, hoje estaria com milhares de ações AMER3 a R$ 1,00?
nobre, por que uma pessoa vai acumular milhões de ações de uma mesma empresa? Isso é contrário a primeira lógica de poupar que é investir de forma diversificada. Durante 12 meses você vai comprar vários ativos (ações diversas, bens de valor, renda fixa), se ao retornar para comprar novamente a mesma ação você vê que ela se mantem em resultado (lucro), vai comprar novamente, senão, vai comprar o próximo produto da lista e no fim é assim, você pode chegar ao longo dos anos com uma carteira de investimento com 200 ações, mas apenas 20 delas serem de empresas sólidas com lucratividade constante.
@@lawyer6378 quando as ações da empresa crescem muito, ela faz desdobramento e vc termina tendo uma quantidade maior de ações do que aquelas que vc tinha comprado inicialmente. Milhares de ações, não milhões.
@@danielmourasoares entendo, mas se isso acontecer e a empresa tiver bons resultados, você vai comprar mais, se não for boa, vai agir como citado anteriormente, como dito, nada muda, bens não se circula e não se vende, apenas acumula, é igual empresas, casas, cotas.
@@danielmourasoares para mim a questão é a mentalidade que vc vai cultivar...nenhuma estratégia é perfeita e funciona 100% do tempo em 100% dos ativos, mas na hora que vc internalizar que existe momento certo pra começar a vender empresa que valorizou muito aí ferrou... Se for aplicar o mesmo raciocínio já passou da hora de vender Weg e Droga Raia que já valorizaram demais. Se por outro lado for sair do que "ficou ruim" vc vai vender empresa que só passou por alguns anos ruins e até mesmo o "ficar ruim" é meio subjetivo. Não tem como vc fazer a estratégia de ir "vendendo suas ações pelo caminho" e sempre acertar. Muito provavelmente vc vai errar e com uma frequência enorme...segundo o Bastter vc teria que acertar mais ou menos umas 125 vezes só pra empatar com quem fica quieto. Essa mesma pessoa que comprou LAME e viu 2% da carteira virar 40%...50% para 20 anos depois voltar a 2% veio nesse meio tempo também comprando Weg, Droga Raia, Itaú, Engie, Equatorial etc. Cara o negócio é acumular bons ativos e aceitar que a perda faz parte do jogo...não tem como passar pela vida sem nunca se fuder, não tem como ficar investindo em empresas por décadas e nunca perder. Vence quem permanece no jogo e acerta mais do que perde. Por isso que o Buffet ou um amigo dele diz que ganharam muito mais dinheiro tentando não ser burros do que tentando ser espertos.
Isso que estão falando sobre o preço voltar depois de descontado os proventos é TRADE ! Se pressupõe que o mercado vai pagar o mesmo preço em um patrimônio menor Analisando um exemplo negativo, se a OIBR não distribuisse tantos proventos na época de bonança, estaria em situação melhor atualmente sem precisar fazer dívidas que chegaram a quase 100 bilhões, tendo seu resultado e Patrimônio negativos com o pagamento de juros
cara, todo mundo me critica, mas desde que eu coloquei tudo que eu tenho em ação do bb não tive mais dor de cabeça, só lucro todo dia. serio, to muito feliz não me incomoda mais!
O investidor sardinha não compreende porque ele tá com a mente focada totalmente na "tacada certa". Por isso as pessoas se fodem com frequência na bolsa. É IMPOSSÍVEL saber o que vai acontecer, e mesmo se você tiver informações MUITO privilegiadas, você ainda tem uma margem de erro. PARA de achar que você é o deus todo poderoso, e sabe exatamente quando vender a "ação merda que valorizou 70%" E se por acaso você for o deus todo poderoso que sabe quando vender e comprar, você vai estar curtindo a vida nas Bahamas, e NÃO COMENTANDO NO RUclips EM UMA LIVE COM 5,6 MIL VIEWS
Independente da taxa de juros, se uma empresa é boa ela vai perpassar todas essas décadas aumentando receita e lucros. E você não investir tudo em um empresa...vocês precisam raciocinar.
@@rubiosantos7025 Eu não disse que você especificamente comprou uma empresa só. Eu mencionei generalizando. Pra que se preocupar com uma empresa em específico se a pessoa vai diversificar? Não tem como adivinhar, qual que vai subir, qual que vai cair daqui a 10, 15 ou mais anos. Se a pessoa tiver 20 empresas no mínimo, seu risco é de 5% do total, no caso de falência total...
Comprar MGLU em 2016 é contra a filosofia de investimento que ele segue. É comprar uma empresa com 3 anos de prejuízo nos 5 anteriores. Não atende os critérios de compra pregados pela filosofia
é quando o mercado fecha que a mágica acontece. Agora falando sério 23:28. Eles consideram que as pancadas do mercado logo quando abre são apenas resultado do que rolou na cabeça dos investidores de noite.
@@paulonegrato9810 Houve influência da pandemia também. Justamente o topo histórico foi em março de 2020, quando começou a desabar junto com todo o mercado.
@@jasomcox sim. mas é consequência. com a pandemia juros reais foram de 3 p 4,5%. mesmo ações de empresas que n tiveram resultados impactados, sofreram...
Acho que depende muito da empresa, essas construtoras são uma loteria,comprei gafisa em 2o17 um lote de 100 por 225, vende agora por 30,00 kk ,a mesma coisa que aconteceu com Baster aconteceu comigo, tenho a weg desde 2016 e o meu preço médio e de 18,30 e em 2021 ela teve uma queda e eu vendi uma parte no desespero a 27,80 e hoje ela está quase 40,00 ainda bem que eu não vendi tudo ..
É difícil nessa hora segurar a vontade de sardinhar, hahaha. Imagina a dor de quem vendeu Eternit quando ela faliu e hoje vê que ela voltou a um valor razoável, ou venderam Vale quando teve Brumadinho. Se você não se sente confortável deixa sua posição na empresa quieta e invista em outras empresas lucrativas. O importante é conseguir dormir bem sabendo que uma parte do seu patrimônio poderá andar de lado na bolsa por anos sem se movimentar. Se você tem uma posição que te deixa desconfortável poderá fazer sardinhada e vender no fundo e ter a sensação piorada vendo a empresa valorizar anos após isso.
1:54 mas para entender com profundidade vai ter que gastar um pouco do seu tempo para aprender. Sua pergunta é quem nunca assistiu nem 3 horas de vídeos do Bastter...
@@Rafas216 ta de sacanagem, vcs pregam a acumulaçao de patrimonio, so que pra acumular vc n pode gastar, a não ser que vc ganha rios de dinheiro, ai vc gastando ou investindo n faz a menor diferença agora se vc e pobre ineveste pouco, se tem 2 opcoes, ou vc nao gasta nada e acumula ate um dia ter algo ou gastar e nao conseguir acumular...agora esse papinho de que pode gastar...ele msm falou gasta os dividendos ou parte do patrimonio esse papinho classico de liberal funciona pra quem tem PATRIMONIO pra quem não tem, n adianta, fala pro cara que ganha salario minimo e investe 50 ou 100 reais por mes realizar lucro
@@ThiagoRamosrpg Você viu outros vídeos do canal ou viu a live com atenção? Ele disse que se você precisa vender para fazer uma viagem ou comprar uma casa, sem problema. A sardinhice ocorre quando você vende por simplesmente achar que uma empresa valorizou tanto que não irá valorizar mais, e por isso como oráculo da bolsa decide vender sua posição achando que sairá no lucro. Os fatos explicam por si só quem vendeu Weg em 2008 achando que realizou lucro e a empresa iria cair na crise e perdeu a chance de manter e ver sua valorização maior ainda hoje.
Investir para sardinhas pobres lascados como nós é para construir patrimônio e não ter uma "segunda renda" sem ter um valor considerável. Taxa não ganha de tempo, não importa o quanto nós achemos que conheçamos o mercado.
Entendo o ponto de vista do Bastter em relação ao "holdar pra sempre". Entretanto, parece que só há dois resultados possíveis nos investimentos que as pessoas fazem: multiplicar algumas vezes ou multiplicar exponencialmente o capital. A realidade de muitos é diferente. Já investi uma época da vida com a ideia de só acumular e holdar, e 4 anos depois, eu tinha apenas 60% do meu capital investido, mesmo tendo diversificado entre fundos e ações de setores diferentes. Não vendi nada, apenas fazia novos aportes... Como eu estava iniciando um negócio novo, em 2014/2015 acabei precisando da grana e fui realizando as perdas. Também já ganhei/perdi grana operando opções diariamente achando que ia viver daquilo. Não funcionou. A crise de 2008 veio e tomou em 3 dias todo o meu lucro de 6 meses. Tudo o que eu ganhava, eu reinvestia (ou melhor, aumentava a aposta, já que opções tá mais pra casino do que investimento). Levei 3 dias para entender o que estava acontecendo. Saí do mercado com 30% do que eu tinha na conta da corretora. De uns anos para cá, voltei a investir, mas passei a realizar lucro frequentemente no mercado de alto risco (crypto), e reinvestindo o lucro nos meus investimentos de baixo risco. Reinvestir o lucro oriundo de mercado de alto risco, no mercado de alto risco, costuma trazer resultados imprevisíveis, e as altas possibilidades de perdas continuam a existir. Eventualmente, o lucro acumulado ao longo de meses/anos, pode ir embora em poucos dias. Acredito que seja uma boa reinvestir todo o lucro no mesmo papel/token em questão apenas se o objetivo for recompra do ativo em patamar de preço inferior para melhoria do preço médio, visando acumular mais qtd de papéis/tokens no longo prazo. Sempre haverá bad news, de 5 em 5 anos uma crise diferente... a demanda sempre vai fazer preço de ativo subir e descer ao longo do tempo. Concordo que tempo é o fator que mais impacta o resultado de um investimento, mas acredito que nem sempre o resultado será positivo para todos. Não é preciso o sujeito ficar 100% alocado no mercado em 100% do tempo. Ter capital em caixa disponível para compras em dias de sangue no mercado, principalmente capital oriundo de realização de lucro, também me ajudou a ter resultados melhores do que tive no passado. Resumindo, acredito que lucro bom seja lucro realizado e reinvestido em aplicações de menor risco ou visando acúmulo de papéis/tokens para o longo prazo. Obrigado pelo conteúdo de sempre, Bastter.
Ok mas quando entao se faz parte dos lucros Porque se nao a conta nao fecha. Serei um Rico pobre kkk Sem poder usar parte do patrimônio Ou a ideia é dividendos ?
Não tem como "ter milhões parado em ações" e não receber uma cacetada de dividendos mensais. No Brasil é simplesmente impossível, todas pagam dividendos. Na fase de acumulação você reinveste tudo e na hora de usufruir você retira o que precisa e reinveste o resto. Quem comprou 2.000 ações da WEG lá em 2000 e reaplicou os dividendos acumulou algo em torno de 19 milhões de reais. Já vi um sujeito dizendo que os vários desdobramentos dela transformaram as 2.000 ações em 400.000. Esse sujeito pode perfeitamente vender 4.000 ações por ano e vai continuar ficando cada vez mais rico. Isso sem falar no fato de que o lucro da WEG cresceu tanto que inclusive nela o sujeito que comprou há décadas está ganhando uma cacetada de dividendos.
@@Sulfitee Falta assistir O Lobo de Wall Street, futurologia no mercado de ações? Ainda mais com empresa ruim? Melhor realizar o lucro e investir em empresas boas.
@@jonas8103 O que é empresa ruim? Isso é uma mera opiniao sua. Nossa opiniao pessoal = Nada. Voce pode estar completamente equivocado sobre uma empresa. Uma empresa "ruim", segundo seu vazio julgamento, amanhã pode vir a se tornar uma potência na bolsa e valorizar 1000x. Ai vc vendeu com 70%, e ela valorizou 10.000% nos proximos 20 anos. E ai? Isso é algo totalmente possível de ocorrer na bolsa.
Só eu que discordo dessa filosofia do Basterr se segurar demais as ações, mas gosto de ficar olhando os argumentos? Na real essa é a minha estratégia para tudo nos investimentos. Fico sempre estudando o contrário do que eu acho que é o certo...
@@MrZanca56 Mano, eu não entendo como as pessoas não entendem a filosofia. Porque vamos lá, seguindo a lógica do mercado. Comprei uma ação X por x valor. 1 ano depois, a ação x multiplicou por 5x o valor, aí eu vendo. Com o valor que peguei com a venda, eu aporto em outra ação, a ação Y. Mas aí surgem vários problemas 1- E se a ação X continuar subindo? 2- E se a ação Y cair? As pessoas pensam que a ação X vai cair, e ela vai recomprar as ações mais barato, e vende-las no futuro por um preço maior de novo, mas isso quase nunca acontece, e no longo prazo as ações só se valorizam. E vamos ao cenário que a ação Y subiu, e o indivíduo vendeu por 5x o preço. Ele vai ter que achar outra ação. A ação Z. Porque supondo que a ação X e a Y estejam mais caras, ele não vai recompra-las, pois perderia dinheiro (Vendeu por 5x e vai recomprar por 5+Nx) Então até pela lógica, uma hora vão acabar as empresas, porque não é toda semana que uma empresa com bons fundamentos aparece na bolsa. Aí o cara vendeu Weg, Droga Raia, até Cemig que o Bastter deu exemplo, e acha que, misticamente, vai recomprar mais barato. Eu sinceramente não entendo a lógica, de verdade A galera ou é sardinha, ou tem bola de cristal e não temos conhecimento...
@@Stgabis Invisto desde os 18 (tenho 36). Um outro problema é ficar olhando preço. Vou dar um exemplo real, que acontece agora, nesse exato momento. APPL (poderia ser qualquer uma, inclusive do BR). Está com preço de topo histórico. Você compraria ou não a ação? Bom, como um bom investidor sim. Com alguma sabedoria e experiência, você sabe que essa não será a única compra (exceto se for aplicar um dinheiro razoável de uma só vez, mas eu duvido que seja o caso da maioria das pessoas). Você comprou e ela caiu, digamos uns 40%. Há motivo para se preocupar? Vejamos...lucros no mesmo patamar ou maiores (como é o caso da TROW) e preços caindo...no segundo mês, você realiza outra compra. No terceiro, adquire digamos MSFT. No quarto, JPM. No quinto, Roper. No sexto, Realty Income....e vai fazendo isso até ter no mínimo umas 20, 30 ou mais empresas. O risco individual de cada um se torna cada vez menos. E o aumento do patrimônio (lembre-se, você está cagando para dividendos - algumas pagarão você querendo ou não e outras não pagarão) no geral vai aumentando, pois só tem coisa boa e de valor na carteira. O que todas elas tem em comum? Lucros consistentes, mais de 15 ou 20 anos sem prejuízo. Entra crise e sai crise, crescem, aumentam receitas e lucros...Não tem mistério. É por isso que o Bastter diz que o BUY é fácil (i.e., identificar essas maravilhas é ridiculamente fácil). O "hold" é que é difícil. Ninguém tem colhões para não fazer nada com elas 10, 15, 20, 30 ou mais anos, CONTUDO os gráficos históricos falam por si!! Quem não fez nada na APPLE, ou na Vale, Petrobras, Itaúsa, Taesa, Usiminas, Gerdau, Transmissão Paulista, Cemig, dentre tantas outras VENCEU quem se mexeu demais no mercado, querendo encontrar a melhor estratégia!! Se estressou perdeu tempo, saúde, cabelo, sono...para ser vencido por uma fdp preguiçoso (grupo ao qual orgulhosamente me incluo rs) que não FEZ NADA!! rs Investir em ações é ou não é maravilhoso?
Por quê você nunca considera idade e tempo de vida? Garanto. Morri e não me beneficie e deixei pros meus filhos. Eles estão cheios de web. Qual o problema com o sistema? Eu estou morto. Filho um: medico. Filho dois advogado. Filho três engenheiro. Resumidamente, o patrimônio cresceu e eu morri.
Ué, ele fala ali. Se você quiser vender seus investimentos pra usar o dinheiro numa viagem, ou aproveitar a vida, faça. O que é ruim é você não precisar do dinheiro e vender só pra lucrar, pois aí você corre o risco de destruir seu patrimônio por nada
Na verdade ele ensina uma filosofia de vida, baseada em estudo, prática de esportes e poupança. Não precisa investir em ações pra isso. 90% das pessoas vão confiar em quem souber fazer o power point mais bonito, por isso são ferrados infelizmente. Apresentação de pirâmide é sempre muito linda, com janta e tudo.
O conteúdo é rico, mas o português é pobre. Procure um professor de português e uma fonoaudióloga pra parar de por R no lugar de S. NÃO É "DOR", É DOIS! NÃO É "DER" MIL, É DEZ MIL. Entendeu?!?
11:40 haahaha que isso, baster... aahahaah mandou um alt F4
Bastter o terror dos vendedores de cursos.
Atendeu o telefone do chat, caiu no golpe do F4. Iéié
abriu a porta, já era hauhauhua
Uma hora vc vai estar desatento e vai levar ferro
Muito bom.....Baster é o libertador de mentes escravizadas pelo sistema...........abraço
Salve Baster. 9+1 é mais que 10! Hahaha
Lucro bom , é lucro na empresa que escolhi para ser sócio!!😉
A empresa tá cagando para os sócios minoritários
Lucro bom é Lucro Crescente
Conteúdo valiosíssimo! Parabéns Bastter, o melhor palestrante de todos os tempos!
Sensacional.... parabéns Bastter....que aula....🙏👏👏
Na hora do pânico temos que comprar, perdi essa oportunidade nos meses de marco e abril de 2020, pois estava em pânico com ansiedade no início da Covid, vale3 estava a 31 reais e perdi a oportunidade.
O verdadeiro mestre dos investimentos !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ele estava no AVIAO DO MANIFESTO !!!!! KKKKKKKKKKK !!! EITA !!! MORRO DE RIR C/ESSAS PEROLAS !!! ABRACO BASTER !!! ENTRE O SEIZ E O DOUZE !!!!!
Obrigada. Entendi. Boas empresas e acumular, esperar o crescimento.
e desconsiderar ciclo de juros ? pra mim, no BR não faz sentido...
@@paulonegrato9810 Ciclo de juros serve pra que?
@@paulonegrato9810 Faz. Pega o gráfico de PETR, VALE, ITUB, ITSA, TAEE, TRPL desde 95 e vai ver que faz rs (geralmente, esses gráficos são sem reaplicação de dividendos, o que é ainda mais impressionante).
@@amb1930 por exemplo, pra em dois anos fazer cotação cair 80%. ou subir 500%...
@@gastraball nos EUA, ok. aqui a simples mudança do ciclo de juros faz multiplicar ou dividir por cinco em dois anos, a depender do ativo .
EXCELENTE VÍDEO, BASTER, SENSACIONALLLLL! A um certo Professor que ama entoar esses mantras aqui no RUclips, kkkkkk, "de que lucro bom, é lucro no bolso"! " De que é preciso realizar o lucro... ". Galera, obtém-se a liberdade financeira pela maior quantidade de ações e/ou de cotas de fiis obtidas, não pelo patrimônio investido! Se a gente fica vendendo os nossos ativos, vamos diminuir os proventos recebidos e, mais tarde, teremos que recomprá-los mais caros! Beijos, Queridos!
E se recomprar mais barato? Já pensou nisso?
Boa mestre
Boa bastter.
Não tô tendo tempo para assistir mas o começo já chama a atenção, investir no que dá retorno.
Minha carteira anda seca , mas invisto naquilo que me gera economia para quem sabe um dia engorda a carteira de novo.
Sou novo por aqui e gostaria de saber se o Bastter fala algo sobre manter posição com prejuízo em ações que passaram por problemas.
Olá Alessandro. A tese dele é manter todas ações que você comprou, independente do que está acontecendo com a empresa (exceção não tem mais ON e fechar capital se não me engano). A teoria é que a besteira foi feita quando você comprou a ação. E se você for vender empresas nessa situação, aí acabar vendendo empresas que eventualmente se recuperariam (exemplos Vale, Eternit etc).
@@cassianott Mas para isso é necessário ter uma carteira com diversas empresas, para que as demais segurem uma possível falência de alguma delas.
@@ander8157 Sim, diversificação é também um dos pilares da filosofia Bastter.
ENTRE O SEIX E O DOUZE ✋🖖 Taxa não ganha de tempo! Alouuuu
Top
Boa Bastter!
Showwwwwwwwwwwww!
🦁✅
👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Entre o six e o twelve você paga corretagem
Alou
Bolsa tá cara?
Gente, eu ri demais! "Sujeito estúpido! E tem um séquito de cegos seguidores..." 😂 Permaneçamos aqui, firmes e fortes.
Rapaz, aquele gráfico do mercado aberto vs fechado enterra de vez day trade.
Rapaz nada enterra a burrice.
A pessoa inteligente aprende com o erro alheio, o cara vai começar a investir e só de pesquisar percebe que não dá certo ficar vendendo e comprando. Nunca nem tenta fazer day trade.
A pessoa normal aprende com o erro próprio, o cara começa a investir, vê gente criticando e outros vendendo cursos de trade, resolve tentar, se ferra e decide nunca mais mexer com isso.
Agora a pessoa burra não tem salvação. Ela erra, se fode, repete o comportamento, erra, se fode, repete o comportamento, erra, se fode, repete o comportamento...a burrice não tem limites. Você pode mostrar gráficos, a pessoa pode viver a situação etc ela vai continuar a achar que dá próxima vez vai dar certo.
@@Rafas216e vai colocar a culpa em alguém.
Realizar lucro é o nome bonito do come cotas?
Acho que sim aushaus
Putz! Imaginei 25(-)N😊
eu ri do alt f4, não vou negar kkkkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
1 hora de taxa não ganha de tempo
Que conta é essa quando uma ação cai 4% só considera a parte negociada? O valor da ação não se refere a todo o valor de mercado da empresa? Entendo a volatilidade, mas achei estranho essa coisa de só considerar a parte negociada no dia.
Somente uma pequena fração das ações de uma empresa que são negociadas no dia é que "determinam" o preço da companhia inteira.
É exatamente como o Lucas disse. Imagina que você vive num mundo imaginário onde só existe uma cidade. Você é um fazendeiro e tem 1000 cabeças de gado. Elas tem um determinado valor.
Se na praça da cidade todos os compradores e vendedores ajustam no dia que o preço da cabeça de gado agora é X (cotação), mesmo que eles estejam ali negociando na prática apenas 2% do total dos gados existentes na cidade imaginária existirá um reflexo no valor que você tem de patrimônio em gados.
Meu exemplo é muito doido, eu tô rachando de rir kkkkkkkkk
o conceito é que, em termos de base acionária, uma quantidade ínfima é negociada diariamente. Essa negociação reflete apenas o PREÇO da ação, e por mais que isso reflita na totalidade das ações emitidas, não influi diretamente no VALOR da empresa. Justamente pelo fato do mercado ser irracional no curto prazo, no longo prazo o VALOR da empresa vai refletir na cotação (PREÇO), valor que está relacionado ao lucro que a empresa gera.
vc tem 80k podia ter 400k isso dói na alma
Assisti à live ontem mas essa dúvida só me surgiu agora... Quando comecei a acompanhar a Bastter, em 2015, eu lembro que LAME3 era usada como exemplo para dizer que, quem tinha comprado no ano 2000, em 2015 tinha alguns milhões. Essa mesma pessoa que acumulou milhões em LAME3, se não foi vendendo suas ações pelo caminho, hoje estaria com milhares de ações AMER3 a R$ 1,00?
Sim, ficou rico e depois ficou pobre, igual a Magalu👍
nobre, por que uma pessoa vai acumular milhões de ações de uma mesma empresa? Isso é contrário a primeira lógica de poupar que é investir de forma diversificada. Durante 12 meses você vai comprar vários ativos (ações diversas, bens de valor, renda fixa), se ao retornar para comprar novamente a mesma ação você vê que ela se mantem em resultado (lucro), vai comprar novamente, senão, vai comprar o próximo produto da lista e no fim é assim, você pode chegar ao longo dos anos com uma carteira de investimento com 200 ações, mas apenas 20 delas serem de empresas sólidas com lucratividade constante.
@@lawyer6378 quando as ações da empresa crescem muito, ela faz desdobramento e vc termina tendo uma quantidade maior de ações do que aquelas que vc tinha comprado inicialmente. Milhares de ações, não milhões.
@@danielmourasoares entendo, mas se isso acontecer e a empresa tiver bons resultados, você vai comprar mais, se não for boa, vai agir como citado anteriormente, como dito, nada muda, bens não se circula e não se vende, apenas acumula, é igual empresas, casas, cotas.
@@danielmourasoares para mim a questão é a mentalidade que vc vai cultivar...nenhuma estratégia é perfeita e funciona 100% do tempo em 100% dos ativos, mas na hora que vc internalizar que existe momento certo pra começar a vender empresa que valorizou muito aí ferrou...
Se for aplicar o mesmo raciocínio já passou da hora de vender Weg e Droga Raia que já valorizaram demais. Se por outro lado for sair do que "ficou ruim" vc vai vender empresa que só passou por alguns anos ruins e até mesmo o "ficar ruim" é meio subjetivo.
Não tem como vc fazer a estratégia de ir "vendendo suas ações pelo caminho" e sempre acertar. Muito provavelmente vc vai errar e com uma frequência enorme...segundo o Bastter vc teria que acertar mais ou menos umas 125 vezes só pra empatar com quem fica quieto.
Essa mesma pessoa que comprou LAME e viu 2% da carteira virar 40%...50% para 20 anos depois voltar a 2% veio nesse meio tempo também comprando Weg, Droga Raia, Itaú, Engie, Equatorial etc.
Cara o negócio é acumular bons ativos e aceitar que a perda faz parte do jogo...não tem como passar pela vida sem nunca se fuder, não tem como ficar investindo em empresas por décadas e nunca perder. Vence quem permanece no jogo e acerta mais do que perde. Por isso que o Buffet ou um amigo dele diz que ganharam muito mais dinheiro tentando não ser burros do que tentando ser espertos.
Chama no fut
Isso que estão falando sobre o preço voltar depois de descontado os proventos é TRADE !
Se pressupõe que o mercado vai pagar o mesmo preço em um patrimônio menor
Analisando um exemplo negativo, se a OIBR não distribuisse tantos proventos na época de bonança, estaria em situação melhor atualmente sem precisar fazer dívidas que chegaram a quase 100 bilhões, tendo seu resultado e Patrimônio negativos com o pagamento de juros
Minha primeira ação foi cemig, fiz 80% nela, ela ta quietinha lá.
uai mas dinheiro não é cripto?
@@Rafas216 "Dinheiro é Cripto" e não APENAS cripto.
cara, todo mundo me critica, mas desde que eu coloquei tudo que eu tenho em ação do bb
não tive mais dor de cabeça, só lucro todo dia.
serio, to muito feliz
não me incomoda mais!
valeu blaster!
O investidor sardinha não compreende porque ele tá com a mente focada totalmente na "tacada certa".
Por isso as pessoas se fodem com frequência na bolsa. É IMPOSSÍVEL saber o que vai acontecer, e mesmo se você tiver informações MUITO privilegiadas, você ainda tem uma margem de erro.
PARA de achar que você é o deus todo poderoso, e sabe exatamente quando vender a "ação merda que valorizou 70%"
E se por acaso você for o deus todo poderoso que sabe quando vender e comprar, você vai estar curtindo a vida nas Bahamas, e NÃO COMENTANDO NO RUclips EM UMA LIVE COM 5,6 MIL VIEWS
Esse exemplo da RADL quebra as pernas de qualquer sardinha de P/L bixo, bizarro kkkkkkkkk
Uai, agora dividendo, aluguel de FII viraram renda? :D
alt f4 foi sacanagem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
alt f4 kkkkkk
😅😅😅😅
Não vou viver 211 anos #xatiadu
Todo exemplo realmente tem excessão pois quem tinha magazine Luiza em 2016 e não vendeu em 2021 perdeu uma baita rentabilidade de mais de 7.000%
Independente da taxa de juros, se uma empresa é boa ela vai perpassar todas essas décadas aumentando receita e lucros. E você não investir tudo em um empresa...vocês precisam raciocinar.
@@gastraball Então, tem certos tipos de "raciocínios" que não duram pois ela tinha números bons na época e a Vale ia falir!!
E quem disse de investir tudo em uma empresa? realmente não entendi seu "raciocínio"
@@rubiosantos7025 Eu não disse que você especificamente comprou uma empresa só. Eu mencionei generalizando.
Pra que se preocupar com uma empresa em específico se a pessoa vai diversificar? Não tem como adivinhar, qual que vai subir, qual que vai cair daqui a 10, 15 ou mais anos. Se a pessoa tiver 20 empresas no mínimo, seu risco é de 5% do total, no caso de falência total...
Comprar MGLU em 2016 é contra a filosofia de investimento que ele segue. É comprar uma empresa com 3 anos de prejuízo nos 5 anteriores. Não atende os critérios de compra pregados pela filosofia
Não entendi essa questão do retorno do S&P500 nas horas de mercado fechado
é quando o mercado fecha que a mágica acontece.
Agora falando sério 23:28. Eles consideram que as pancadas do mercado logo quando abre são apenas resultado do que rolou na cabeça dos investidores de noite.
Comprava Eztec a menos de 20 e vi ela ir além de 50 e não vendi. Há alguns anos que ela mal consegue chegar a 20 novamente. Não é fácil.
como eu disse. no BR n dá pra desconsiderar ciclo de juros.
@@paulonegrato9810 Houve influência da pandemia também. Justamente o topo histórico foi em março de 2020, quando começou a desabar junto com todo o mercado.
@@jasomcox sim. mas é consequência. com a pandemia juros reais foram de 3 p 4,5%. mesmo ações de empresas que n tiveram resultados impactados, sofreram...
Acho que depende muito da empresa, essas construtoras são uma loteria,comprei gafisa em 2o17 um lote de 100 por 225, vende agora por 30,00 kk ,a mesma coisa que aconteceu com Baster aconteceu comigo, tenho a weg desde 2016 e o meu preço médio e de 18,30 e em 2021 ela teve uma queda e eu vendi uma parte no desespero a 27,80 e hoje ela está quase 40,00 ainda bem que eu não vendi tudo ..
É difícil nessa hora segurar a vontade de sardinhar, hahaha. Imagina a dor de quem vendeu Eternit quando ela faliu e hoje vê que ela voltou a um valor razoável, ou venderam Vale quando teve Brumadinho.
Se você não se sente confortável deixa sua posição na empresa quieta e invista em outras empresas lucrativas. O importante é conseguir dormir bem sabendo que uma parte do seu patrimônio poderá andar de lado na bolsa por anos sem se movimentar.
Se você tem uma posição que te deixa desconfortável poderá fazer sardinhada e vender no fundo e ter a sensação piorada vendo a empresa valorizar anos após isso.
IMAGINA QUANDO CHEGAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FUDEU!
se n realizar lucro, pra que investir?
1:54 mas para entender com profundidade vai ter que gastar um pouco do seu tempo para aprender. Sua pergunta é quem nunca assistiu nem 3 horas de vídeos do Bastter...
@@Rafas216 ta de sacanagem, vcs pregam a acumulaçao de patrimonio, so que pra acumular vc n pode gastar, a não ser que vc ganha rios de dinheiro, ai vc gastando ou investindo n faz a menor diferença agora se vc e pobre ineveste pouco, se tem 2 opcoes, ou vc nao gasta nada e acumula ate um dia ter algo ou gastar e nao conseguir acumular...agora esse papinho de que pode gastar...ele msm falou gasta os dividendos ou parte do patrimonio esse papinho classico de liberal funciona pra quem tem PATRIMONIO pra quem não tem, n adianta, fala pro cara que ganha salario minimo e investe 50 ou 100 reais por mes realizar lucro
@@Rafas216 parece que o que o bastter fala é lei, ta escrito na pedra o que ele diz?
@@ThiagoRamosrpg Você viu outros vídeos do canal ou viu a live com atenção? Ele disse que se você precisa vender para fazer uma viagem ou comprar uma casa, sem problema.
A sardinhice ocorre quando você vende por simplesmente achar que uma empresa valorizou tanto que não irá valorizar mais, e por isso como oráculo da bolsa decide vender sua posição achando que sairá no lucro.
Os fatos explicam por si só quem vendeu Weg em 2008 achando que realizou lucro e a empresa iria cair na crise e perdeu a chance de manter e ver sua valorização maior ainda hoje.
Investir para sardinhas pobres lascados como nós é para construir patrimônio e não ter uma "segunda renda" sem ter um valor considerável. Taxa não ganha de tempo, não importa o quanto nós achemos que conheçamos o mercado.
Teve ação q subiu 300% não ven.di e depois caiu 90%.
Só empresa ruim tem esse tipo de variação. Comprou lixo com certeza.
Fez o certo, agora espera cair mais 200% esperando no futuro subir 1000%, quem sabe.
@@jonas8103 e o bastter
Exemplo de excessão é ridículo.
Faz day trade que passa
Entendo o ponto de vista do Bastter em relação ao "holdar pra sempre". Entretanto, parece que só há dois resultados possíveis nos investimentos que as pessoas fazem: multiplicar algumas vezes ou multiplicar exponencialmente o capital. A realidade de muitos é diferente. Já investi uma época da vida com a ideia de só acumular e holdar, e 4 anos depois, eu tinha apenas 60% do meu capital investido, mesmo tendo diversificado entre fundos e ações de setores diferentes. Não vendi nada, apenas fazia novos aportes... Como eu estava iniciando um negócio novo, em 2014/2015 acabei precisando da grana e fui realizando as perdas. Também já ganhei/perdi grana operando opções diariamente achando que ia viver daquilo. Não funcionou. A crise de 2008 veio e tomou em 3 dias todo o meu lucro de 6 meses. Tudo o que eu ganhava, eu reinvestia (ou melhor, aumentava a aposta, já que opções tá mais pra casino do que investimento). Levei 3 dias para entender o que estava acontecendo. Saí do mercado com 30% do que eu tinha na conta da corretora. De uns anos para cá, voltei a investir, mas passei a realizar lucro frequentemente no mercado de alto risco (crypto), e reinvestindo o lucro nos meus investimentos de baixo risco. Reinvestir o lucro oriundo de mercado de alto risco, no mercado de alto risco, costuma trazer resultados imprevisíveis, e as altas possibilidades de perdas continuam a existir. Eventualmente, o lucro acumulado ao longo de meses/anos, pode ir embora em poucos dias. Acredito que seja uma boa reinvestir todo o lucro no mesmo papel/token em questão apenas se o objetivo for recompra do ativo em patamar de preço inferior para melhoria do preço médio, visando acumular mais qtd de papéis/tokens no longo prazo. Sempre haverá bad news, de 5 em 5 anos uma crise diferente... a demanda sempre vai fazer preço de ativo subir e descer ao longo do tempo. Concordo que tempo é o fator que mais impacta o resultado de um investimento, mas acredito que nem sempre o resultado será positivo para todos. Não é preciso o sujeito ficar 100% alocado no mercado em 100% do tempo. Ter capital em caixa disponível para compras em dias de sangue no mercado, principalmente capital oriundo de realização de lucro, também me ajudou a ter resultados melhores do que tive no passado. Resumindo, acredito que lucro bom seja lucro realizado e reinvestido em aplicações de menor risco ou visando acúmulo de papéis/tokens para o longo prazo. Obrigado pelo conteúdo de sempre, Bastter.
Cada um faz o que acha melhor. É só assumir a responsabilidade pelos resultados. Tudo certo.
Ok mas quando entao se faz parte dos lucros
Porque se nao a conta nao fecha.
Serei um Rico pobre kkk
Sem poder usar parte do patrimônio
Ou a ideia é dividendos ?
Qual a vantagem de ter milhões parado em ações que não pode vender e usar?
Queria.saber isso também. A grande pergunta.
Não tem como "ter milhões parado em ações" e não receber uma cacetada de dividendos mensais. No Brasil é simplesmente impossível, todas pagam dividendos. Na fase de acumulação você reinveste tudo e na hora de usufruir você retira o que precisa e reinveste o resto.
Quem comprou 2.000 ações da WEG lá em 2000 e reaplicou os dividendos acumulou algo em torno de 19 milhões de reais. Já vi um sujeito dizendo que os vários desdobramentos dela transformaram as 2.000 ações em 400.000. Esse sujeito pode perfeitamente vender 4.000 ações por ano e vai continuar ficando cada vez mais rico.
Isso sem falar no fato de que o lucro da WEG cresceu tanto que inclusive nela o sujeito que comprou há décadas está ganhando uma cacetada de dividendos.
Weg é exemplo de exceção.
E no caso de 1 empresa ruim que subiu 70 % em um mês, não compensa vender e colocar em empresas boas?
O problema é se vc vender e ela subir mais 300% nos próximos anos. Imagina?
é a cogna, vai que Deus ajuda kkkk
Mas por que você colocou dinheiro em empresa ruim?
@@Sulfitee Falta assistir O Lobo de Wall Street, futurologia no mercado de ações? Ainda mais com empresa ruim? Melhor realizar o lucro e investir em empresas boas.
@@jonas8103 O que é empresa ruim? Isso é uma mera opiniao sua. Nossa opiniao pessoal = Nada. Voce pode estar completamente equivocado sobre uma empresa. Uma empresa "ruim", segundo seu vazio julgamento, amanhã pode vir a se tornar uma potência na bolsa e valorizar 1000x. Ai vc vendeu com 70%, e ela valorizou 10.000% nos proximos 20 anos. E ai? Isso é algo totalmente possível de ocorrer na bolsa.
Só eu que discordo dessa filosofia do Basterr se segurar demais as ações, mas gosto de ficar olhando os argumentos?
Na real essa é a minha estratégia para tudo nos investimentos. Fico sempre estudando o contrário do que eu acho que é o certo...
Vc não entende o conceito. Você não tem bola de cristal pra saber se a ação vai cair ou subir.. compre empresas boas e aporte.
@@MrZanca56 Mano, eu não entendo como as pessoas não entendem a filosofia.
Porque vamos lá, seguindo a lógica do mercado.
Comprei uma ação X por x valor. 1 ano depois, a ação x multiplicou por 5x o valor, aí eu vendo.
Com o valor que peguei com a venda, eu aporto em outra ação, a ação Y.
Mas aí surgem vários problemas
1- E se a ação X continuar subindo?
2- E se a ação Y cair?
As pessoas pensam que a ação X vai cair, e ela vai recomprar as ações mais barato, e vende-las no futuro por um preço maior de novo, mas isso quase nunca acontece, e no longo prazo as ações só se valorizam.
E vamos ao cenário que a ação Y subiu, e o indivíduo vendeu por 5x o preço. Ele vai ter que achar outra ação. A ação Z.
Porque supondo que a ação X e a Y estejam mais caras, ele não vai recompra-las, pois perderia dinheiro (Vendeu por 5x e vai recomprar por 5+Nx)
Então até pela lógica, uma hora vão acabar as empresas, porque não é toda semana que uma empresa com bons fundamentos aparece na bolsa. Aí o cara vendeu Weg, Droga Raia, até Cemig que o Bastter deu exemplo, e acha que, misticamente, vai recomprar mais barato.
Eu sinceramente não entendo a lógica, de verdade
A galera ou é sardinha, ou tem bola de cristal e não temos conhecimento...
@@Stgabis Invisto desde os 18 (tenho 36). Um outro problema é ficar olhando preço. Vou dar um exemplo real, que acontece agora, nesse exato momento. APPL (poderia ser qualquer uma, inclusive do BR). Está com preço de topo histórico. Você compraria ou não a ação? Bom, como um bom investidor sim. Com alguma sabedoria e experiência, você sabe que essa não será a única compra (exceto se for aplicar um dinheiro razoável de uma só vez, mas eu duvido que seja o caso da maioria das pessoas).
Você comprou e ela caiu, digamos uns 40%. Há motivo para se preocupar? Vejamos...lucros no mesmo patamar ou maiores (como é o caso da TROW) e preços caindo...no segundo mês, você realiza outra compra. No terceiro, adquire digamos MSFT. No quarto, JPM. No quinto, Roper. No sexto, Realty Income....e vai fazendo isso até ter no mínimo umas 20, 30 ou mais empresas. O risco individual de cada um se torna cada vez menos. E o aumento do patrimônio (lembre-se, você está cagando para dividendos - algumas pagarão você querendo ou não e outras não pagarão) no geral vai aumentando, pois só tem coisa boa e de valor na carteira.
O que todas elas tem em comum? Lucros consistentes, mais de 15 ou 20 anos sem prejuízo. Entra crise e sai crise, crescem, aumentam receitas e lucros...Não tem mistério. É por isso que o Bastter diz que o BUY é fácil (i.e., identificar essas maravilhas é ridiculamente fácil). O "hold" é que é difícil. Ninguém tem colhões para não fazer nada com elas 10, 15, 20, 30 ou mais anos, CONTUDO os gráficos históricos falam por si!! Quem não fez nada na APPLE, ou na Vale, Petrobras, Itaúsa, Taesa, Usiminas, Gerdau, Transmissão Paulista, Cemig, dentre tantas outras VENCEU quem se mexeu demais no mercado, querendo encontrar a melhor estratégia!! Se estressou perdeu tempo, saúde, cabelo, sono...para ser vencido por uma fdp preguiçoso (grupo ao qual orgulhosamente me incluo rs) que não FEZ NADA!! rs
Investir em ações é ou não é maravilhoso?
Por quê você nunca considera idade e tempo de vida? Garanto. Morri e não me beneficie e deixei pros meus filhos. Eles estão cheios de web. Qual o problema com o sistema? Eu estou morto. Filho um: medico. Filho dois advogado. Filho três engenheiro. Resumidamente, o patrimônio cresceu e eu morri.
Ué, ele fala ali. Se você quiser vender seus investimentos pra usar o dinheiro numa viagem, ou aproveitar a vida, faça. O que é ruim é você não precisar do dinheiro e vender só pra lucrar, pois aí você corre o risco de destruir seu patrimônio por nada
Tá fácil
Só usufruir
Patrimônio é seu , ue
conversa fiada
Bilionário em Mônaco
Argumento sensacional 👏👏👏
@@cassianott melhor que lambe saco de youtuber
o cara não sabe mexer numa apresentação e quer ensinar investimento???
Na verdade ele ensina uma filosofia de vida, baseada em estudo, prática de esportes e poupança. Não precisa investir em ações pra isso.
90% das pessoas vão confiar em quem souber fazer o power point mais bonito, por isso são ferrados infelizmente.
Apresentação de pirâmide é sempre muito linda, com janta e tudo.
O conteúdo é rico, mas o português é pobre. Procure um professor de português e uma fonoaudióloga pra parar de por R no lugar de S. NÃO É "DOR", É DOIS! NÃO É "DER" MIL, É DEZ MIL. Entendeu?!?
@@pabloa.. Falar errado virou regionalismo? Kkkkkk
Me poupe!
Kkkkk. Português bom! Só serve pra concurso público. Fala sério
@@guigoulart1986pelo jeito a burrice aqui é generalizada.
Seu português é rico, mas você é pobre.
9+1=91
Acertou. mizerávi