Que Deus te abençoe, Rev. Alan Kleber. Estudo intenso sobre a genealogia de Jesus Cristo, aprendi muito e vou tentar repassar a todos quantos tiver contato.
Olá Marcio, graça e paz! Boa pergunta. Segundo a Lei de Moisés: “Qualquer filha que possuir alguma herança das tribos dos filhos de Israel se casará com alguém da família da tribo de seu pai, para que os filhos de Israel possuam cada um a herança de seus pais” (Nm 36.8; ver também Nm 36.1-13). Portanto, nos parece que Maria era pertencente a Tribo de Judá, assim como seu esposo José. Entretanto, Isabel, prima de Maria era casada com Zacarias que sendo um sacerdote, pertencia à tribo de Levi. Como poderia então Isabel pertencer à tribo de Judá, e consequentemente Maria? Bem, a obrigação da noiva se casar na mesma tribo de seu pai, não era aplicado a todas as mulheres. Na verdade a Lei (cf. Nm 36.8), não restringia o casamento na mesma família a todas as mulheres, mas somente àquelas que possuírem "alguma herança das tribos dos filhos de Israel se casará com alguém da família da tribo de seu pai”. De modo que, tanto Maria quanto Isabel tinham procedência muito humilde, não possuindo herança paterna, o que as desobrigava de contrair matrimônio com um noivo da mesma tribo. E isto explica o fato das duas primas terem se casado com homens de tribos diferentes.
Obrigado pela resposta... A minha dúvida é que, segundo a lei, a descendência da tribo vem do pai ... Jesus é nitidamente reconhecido como não nascido de homem. Gostaria que me informasse onde na Bíblia aponta que Jesus não teria pai... Me desculpe a ignorância... Eu tenho essa dúvida
Os próprios relatos dos Evangelhos apontam para o fato que Jesus "estava no princípio com Deus e era Deus" (João 1.1). A genealogia em Mateus 1.1-17 começa intitulando Jesus como "o filho de Davi" (cf. v.1). Essa expressão reaparece no verso 20, onde é aplicada a José, o "pai" de Jesus (cf. Lucas 2.48). Contudo, observe a forma bastante cuidadosa em que a relação de José com Jesus é descrita no verso 16: "E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo". Por esse versículo fica evidente que o evangelista Mateus estava propositalmente impedindo a possibilidade de que o leitor viesse a pensar que José era o pai físico do Cristo. Mateus deixa subentendido a partir da genealogia em seu evangelho que, embora Maria seja de fato a mãe de Jesus, José era o seu pai, somente no sentido legal (jurídico), e não no sentido natural. Seu nascimento portanto foi virginal: "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus" (Mateus 1.18-25)
Gostei muito desta mensagem ,obrigada Rev.Alan Kleber. o senhor continue abençoando sua vida.
Gostei muito dessa pregação!!! Deus seja louvado!
GLORIAS A DEUS MEU PASTOR
Muito bom ouvir essa mensagem, agradeço a Deus por sua vida.
Linda pregação! Nada há ver com os pastores da mídia! Produtivo! Parabéns!
Amém
Que Deus te abençoe e obrigado por compartilhar seu conhecimento...
É tremendo a fórma de esplicacão Deus abençoe.
Grande ministrante,sou da Assembléia de Deus, mas admiro muito os estudos dos rev. das igrejas presbiteriana...
Parabéns pelo estudo expositivo do livro de Mateus! Eu já estava inscrita no canal e fiquei feliz de encontrar estes estudos aqui!!
Que palavra maravilhosa glórias a Deus
Que explanação maravilhosa. Deus o abençoe sempre.
Que Deus te abençoe, Rev. Alan Kleber. Estudo intenso sobre a genealogia de Jesus Cristo, aprendi muito e vou tentar repassar a todos quantos tiver contato.
Oração maravilhosa
excelente estudo
muito bom este estudo.
Palavra muito boa
Reverendo , no caso aí ... Segundo o vesrciculo 16 jesus é o único filho adotivo q aparece na genealogia d jesus segundo Mateus ?
Jesus não teria que ser filho da descendencia de Davi? No entanto ele não teve pai. Como explicar isso????
Olá Marcio, graça e paz!
Boa pergunta.
Segundo a Lei de Moisés:
“Qualquer filha que possuir alguma herança das tribos dos filhos de Israel se casará com alguém da família da tribo de seu pai, para que os filhos de Israel possuam cada um a herança de seus pais” (Nm 36.8; ver também Nm 36.1-13).
Portanto, nos parece que Maria era pertencente a Tribo de Judá, assim como seu esposo José. Entretanto, Isabel, prima de Maria era casada com Zacarias que sendo um sacerdote, pertencia à tribo de Levi. Como poderia então Isabel pertencer à tribo de Judá, e consequentemente Maria?
Bem, a obrigação da noiva se casar na mesma tribo de seu pai, não era aplicado a todas as mulheres. Na verdade a Lei (cf. Nm 36.8), não restringia o casamento na mesma família a todas as mulheres, mas somente àquelas que possuírem "alguma herança das tribos dos filhos de Israel se casará com alguém da família da tribo de seu pai”.
De modo que, tanto Maria quanto Isabel tinham procedência muito humilde, não possuindo herança paterna, o que as desobrigava de contrair matrimônio com um noivo da mesma tribo. E isto explica o fato das duas primas terem se casado com homens de tribos diferentes.
Obrigado pela resposta... A minha dúvida é que, segundo a lei, a descendência da tribo vem do pai ... Jesus é nitidamente reconhecido como não nascido de homem. Gostaria que me informasse onde na Bíblia aponta que Jesus não teria pai... Me desculpe a ignorância... Eu tenho essa dúvida
Os próprios relatos dos Evangelhos apontam para o fato que Jesus "estava no princípio com Deus e era Deus" (João 1.1). A genealogia em Mateus 1.1-17 começa intitulando Jesus como "o filho de Davi" (cf. v.1). Essa expressão reaparece no verso 20, onde é aplicada a José, o "pai" de Jesus (cf. Lucas 2.48). Contudo, observe a forma bastante cuidadosa em que a relação de José com Jesus é descrita no verso 16: "E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo". Por esse versículo fica evidente que o evangelista Mateus estava propositalmente impedindo a possibilidade de que o leitor viesse a pensar que José era o pai físico do Cristo. Mateus deixa subentendido a partir da genealogia em seu evangelho que, embora Maria seja de fato a mãe de Jesus, José era o seu pai, somente no sentido legal (jurídico), e não no sentido natural.
Seu nascimento portanto foi virginal:
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus" (Mateus 1.18-25)