Sou piloto aposentado, após 40 anos de voo. Em 1972 ingressei na Vasp, onde trabalhei até 1979. Comecei como co-piloto nos DC-3, e depois meu primeiro comando na Cia. Depois ainda voei os DC-6 e finalmente no Boeing 737-200. Após 1979 voei mais 25 anos em jatos executivos, baseado no aeroporto de Congonhas-SP. Esta notícia da destruição do DC-3 da Varig me chocou, nunca imaginei que pudesse haver pessoas com esta mentalidade para cometer um ato tão absurdo como este. Apesar de ter voado "n" tipos de aeronaves, principalmente jatos executivos, o avião do meu coração é o DC-3, avião raiz, cujo maior dispositivo tecnológico era um ADF e mapa no colo. Como dizia um comandante mais antigo na Vasp, cmte. Pacheco, "" quem não voou DC-3 não teve infância"". Pura verdade. O som do motor Right Cyclone de 9 cilindros é uma música que me lembro até hoje, mesmo após quase 50 anos ( tenho 72 anos ). Que pena que as autoridades civis e militares possuam uma mentalidade tão estreita em se tratando da conservação de aeronaves antigas, que fizeram a história aeronáutica brasileira, como demonstrou o vídeo. Mais uma mancha na cultura nacional, dentro de tantas outras. Lamentável.
um povo que o presidente corrupto faliu o Brasil e stf acha inocente e tem imbecil que se diz artista e grita lula livre esperar o que de uma pessoa desse nivel a nao ser esta pouca vergonha n a camara senado stf e as FFAA MUDA SURDA E CEGA e por isto que o brasil e esta merda ninguem sabe ninguem viu e o povo que se exploda SABER DA HISTORIA NOSSOS POLITICOS E JUSTIÇAS QUEREM SABER DE ROUBAR E NADA ACONTECER COMO ATE AGORA NADA ACONTECE QUERER PROTEGER HISTORIA EM UM PAIS DE SUPER CORRUPTOS EM TODOS OS PODERES E MUINTA INOCENCIA QUEM TEM UM A CAMARA SENADO E STF DESQUALIFICADO INUTIL PARA O POVO HONESTO SO TRABALHAM PARA CORRUPTOS SO AS FFAA O RESTO E RESTO
@@carlosroberto-up9pq nao pode falar mal do seu mito que voce se doi? o cara é um bosta mesmo, assim como o lula tb foi ..... deixa de ser burro cara, nem todo mundo q nao gosta do bostanaro é petista .... ignorante o bolsonaro e todo o governo ele é uma bosta mesmo, um monte de fascistas corruptos e assassinos travestidos de religiosos .... cambadas de merdas mesmo é quem ainda apoia eles
@@Rqz991 Sim. Também em Portugal há bárbaros destes. Não me refiro a aviões, mas um navio histórico construído no século XVIII em Damão, antigo estado da Índia, um veleiro em madeira com 3 mastros e 50 metros de comprimento está em muito mau estado de conservação (madeiras a apodrecer) porque não há dinheiro para uma conservação em boas condições. Portugal foi um país marítimo. É a nossa história. Mas há dinheiro para apoiar Bancos com grandes fraudes e desvio de dinheiro para o estrangeiro. Uma tristeza. O navio tem o nome "Fernando II e Glória". Há muitas fotos na internet. ccm.marinha.pt/pt/dfernando
@@JoseSantos-lx8cs uma pena seu país também estar desprezando a história, um navio com mais de 1,8 mil toneladas. jamais deveria ser esquecido. E engraçado é que tem pouco tempo q ele foi restaurado, agora em maio 14, faz 22 anos, péssima restauração.
Meu o que esperar de um pessoal que deixou queimar um museu no Rio de Janeiro. Aqui é o pais do carnaval da lascividade do vamos tocar fogo porque é velho.
@@TheOskall A França já foi um pais de primeiro mundo agora ela esta entupida de imigrantes e muçulmanos e o seu governos enfrenta dificuldades gigantescas por não ter mais grana para sustentar seu estado de bem estar,Notre Dame não se pagava nada para entrar ,é da igreja ela que se vire,entretanto o Louvre é do Estado cobra caro para entrar fatura este eles não vão deixar queimar.
O O O O --- estúpido, você culpar o carnaval (????) -- e indiretamente, o povo;; por esses crime cometido por AUTORIDADES - é *um grande favor* que você está prestando a esses corruptos;; tirando a culpa decima deles. E desmoralizando mais povo -- para que não reaja.... Talvez você esteja sendo pago para isso -- tem muitos inimigos do povo que são mercenários... ou é apenas um idiota com "Complexo de Viralata", o nome da doença mental de quem odeia seu próprio povo. (perdoem, vira-latas) Gente da sua laia é igual às pessoas que tiraram do povo o direito de ver esse DC -3: você quer tirar do povo também o carnaval. Tire, e talvez sobre ao nosso povo o "direito" de berrar na igreja e dar dinheiro pro pastor. "lascividade" .... acho que tu é crentelho.... detalhe: ninguém "deixou queimar" o Museu Histórico. Ele queimou porque uma série de governos corruptos e privatizadores não querem gastar dinheiro com cultura e museus. Afinal, foi uma empresa terceirizada que queimou a Notre Dame, em Paris.
@@luisclaudiofontenelle5513 Olha o teu nivel nem merecia resposta, o Carnaval do Rio de Janeiro Sõ Paulo e alguns daqueles blocos la na Bahia não são mais do povo e talvez nunca foram,se tu é um cara bem informado sabe quem esta ligado ao carnaval do Rio de Janeiro e escolas de samba,na Bahia para sair em um bloco um monte de dinheiro para a fantasia. Infelizmente o brasileiro esta acostumado a receber e pouca iniciativa tem e a reitoria daquela universidade tem culpa sim se quisessem manter o museu poderiam fazer campanhas chamar a atenção da sociedade,como é que a globo fez aquele museu do futuro mas o pessoal do PSOL da esquerda é mais ocupado discutindo filodofia como a Tiburi que gosta do assalto e da muita importância ao anus,nivel do intelectual brasileiro e pior o Rio tem aquele politico o Freixo amigão de bandido segundo ume entrevista que deu pro Kennedy fez grandes amizades quando foi dar aula no presidio,eu não preciso ser pago para dizer a verdade provavelmente tu deve estudar,estudou ou quer estudar na UFRJ,tá nervoso deve ser por causa da quarentena,pediu muita comida pelo ifood .
Entrei dentro desse avião quando ele ainda estava no aterro do Flamengo aberto à visitação, quando ainda criança. É uma vergonha isso que fizeram e o pior é ter um representante de um museu como esse tal de Marcelo se manifestando dessa forma. Força Gabriel, olha pra frente que ainda podemos construir uma história diferente.
Gabriel, parabéns pelo vídeo e por sua sensibilidade. Em1964, voei pela primeira vez, coincidentemente, num DC-3, da extinta Cruzeiro do Sul. Voo Rio-São Luís (MA), com escalas em Vitória, Salvador, Picos e Petrolina. Tinha apenas 7 anos de idade. Mais tarde, em 1978, aos 21 anos, após aprovaçao num concurso público, tornei-me técnico civil da FAB, especializando-me no Radar LP-23. Em 1980, ingressei numa empresa privada, responsável pela manutenção do Radar ASR-7, no Galeão. Em 1987, ingressei na estatal TASA - Tecomunicações Aeronáuticas S/A, onde a partir de 1989, integrei a equipe técnica do Radar TA-10K, também no Galeão. A TASA foi absorvida pela Infraero em 1995, e eu permaneci na equipe técnica do Radar do Galeão até 2012. Escrevi tudo isto para dizer que os radares do Galeão ficavam bem próximos ao hangar da Varig, posteriormente adquirido pela TAP. Ou seja, para dizer que passei incontáveis vezes bem perto deste exemplar. A destruição desta aeronave foi algo grotesco, repugnante e lamentável. Um crime contra a história da aviação.
4 года назад+192
Inacreditável isso, o museu Aeroespacial de Campo dos Afonsos ali tão perto, seria uma ótima aquisição, afastem o quanto antes quem tomou essa decisão tão ridícula, é o cumulo da ignorância.
Quem tomou a decisão é o reflexo do povo. Veja a qualidade do governador e do prefeito que o povo do RJ elegeu e você entende como toda a merda vem de baixo pra cima e de cima para baixo.
E esse prefeito ainda é o menos pior. E o outro que era o freixo, da mesma turma reitoria e vice da UFRJ que geram (roubavam) a verba do Museu Nacional? Aí seria o CAOS.
“O maior patrimônio de um povo é a sua cultura, preservá-la é resgatar a nossa história, perpetuar nossos valores, cultuar nossos verdadeiros heróis e impedir que as novas gerações ingressem nas trevas da ignorância e anonimato.” Nildo Lage.
Perfeito. Exatamente isso. A batalha para libertação das trevas da ignorância está apenas iniciando. Já está mais que na hora deste aglomerado de pessoas se tornar um povo de verdade, consciente de sua riqueza e de seus valores.
Olá Regis Holanda, a nossa luta, ao meu ver, em primeiro lugar é combater o famoso jargão: “COMPLEXO DE VIRA-LATA”, que nós brasileiros aprendemos, ainda criança, com nossos professores, principalmente nas aulas de história do Brasil. Quando o brasileiro aprender a se valorizar, com certeza este tipo de atrocidade não acontecerá novamente.
Primeiro quero te cumprimentar pelo ótimo vídeo sobre o VITOR BRAVO FOX! Depois dizer que muito me alegra e surpreende, até, que jovens como você, amantes e entendidos de Aviação possam fazer este maravilhoso trabalho de informação e incentivo à preservação da memória aeronáutica do Brasil, que tem tanta História e tantas estórias maravilhosas para serem perpetuadas para as futuras gerações. Parabéns, garoto!
Gabriel Toledano, que bom ter pessoas como voce com a preocupaçao de se preservar a história, alguns brasileiros não teem a cultura de preservação da história, vide exemplos recentes com museus pegando fogo, sem conservação etc.. pelo menos na aviação tem voces com esta mentalidade, reparei quanto voce e outro seu colega se emocionaram com o ocorrido com o DC 3. Gostaria de perguntar sobre o C-47 nº 24 da FAB, onde ele estaria, se é que ainda não foi destruído também, pois quando soldado da Aeronáutica, em 1968, na Base Aérea do Galeão, tive o prazer de fazer o meu primeiro vôo, ( Vôo de esperiência ) em volta da Ilha do Governador, seriam duas voltas, como disse o tenente Rudá, mas tivemos que fazer apenas uma volta, pois o motor direito parou assim que levantamos vôo e tivemos que retornar, mas concluímos a volta na ilha e pousamos normalmente, com um motor só. Já fiz algumas pesquisas há algum tempo atrás e vi que já mudou de dono algumas vezes, desculpe se me extendi, obrigado.
Oi Toledano, nunca o vi tão indignado e nervoso como agora. Também não é pra menos. Adoro aviação e estou indignado o quanto você. Obrigado e abraços aqui do Amancio de Piracicaba SP
Bom dia, gostaria de fazer uma denúncia sobre um outro DC-3 conservado em mau estado em um zoológico de uma pequena cidade do interior do Estado do Amazonas chamada Tabatinga, onde já está "caindo aos pedaços" e que, aparentemente, será levado para ser "desmontado" (destruído). Gostaria de convocar os principais canais do youtube sobre aviação e os demais apaixonados para recuperarmos essa belezinha da aviação mundial.
É revoltante ver isso acontecer no Brasil. "Povo que não preserva o seu passado não tem futuro". Bola para frente garoto. Continue na ativa mostrando a sua paixão pela aviação e pela preservação da nossa história.
Que tristeza, meu Deus, 1 avião que lutou na WWII despedaçado covardemente!!! 😪 Tirem as patas dos aviões!!! Lembro daquele 737 da Baaden- Mienhof. Outro mundo. Parabéns aos alemães. Me emocionei ao ver o P47 girando o motor.
Meu amigo, a questão é que Brasil nunca ligou para história. Essa aeronave tinha que está em um museu. Um belo museu!! O Brasil precisa valorizar histórias. Infelizmente não somos bom nisso. Quando vejo os belos museus espalhados pelo Estados Unidos, de todo o tipo, eu babo. Muito triste esse fato! Não consegui vi inteiro o vídeo. É difícil!!!
Estamos juntos meu amigo, apesar de nunca ter voado, sou um apaixonado. Meu avô por parte de mãe e dois tios trabalharam na VARIG. Adoro aviação e além disso sou professor de História, entendo muito bem quando você fala que não se tem memória no Brasil. Forte abraço do berço da VARIG
Meu amigo, concordo inteiramente com as suas colocações. Falo aqui de Manaus. Na década de 80 tínhamos um DC-3 que ficava exposto em uma praça central de nossa cidade. Resultado: Também foi assassinado. Totalmente destruído. Ainda temos um cemitério de aviões no aeroporto de Manaus. Aeronaves como DC-8 da antiga Skymaster, 737-200 da RICO linhas aéreas, ex- Varig que a cada dia morrem ao relento e junto com eles mais partes de nossa história deixam de ser contadas. Forte Abraço!!!!
Vi com emoção o presente video. Sou Português, vivo em Portugal, reformado e veterano da Guerra Colonial Portuguesa. Não somos nem suportados, nem reconhecidos. A História também por este País não é preservada, antes é silenciada e escondida das gerações que felizmente não tiveram de «dar» pelo menos 28 meses da sua juventude e transportados a ambiente de guerra. Amigo, eu sigo-o atentamente e aprecio bastante os seus videos, não só pelos seus conteúdos, como a forma como expõe. Sr. Gabriel Toledano, a sua emoção ao falar de património histórico aéreo brasileiro que incompreensivelmente e de certo injustificadamente foi destruído, tocaram-me também. Não é só no Brasil que se age desta forma. Por aqui; Portugal também e por isso a minha introdução. O C47 / DC 3 e aviões históricos deveriam ser preservados e nunca destruídos, até para ensinamentos às gerações mais novas e vindouras. Lastimo imenso o que aconteceu e sim estou totalmente de acordo consigo. Vá para a frente e procure bater-se sempre pela preservação da História, não só da aviuação, mas de um todo Nacional.
Meu irmão, ouvindo seu relato, quando vc informou que esse avião estava no aterro do Flamengo da década de 70 me corroeu o coração, em 1971 estive lá, entrei nele, meu primeiro avião que tive contato. Por ironia da vida em 1990 ingressei na Varig. Registro minha tristeza.
"Tá com pena? Leva pra você!" Se dessem está oportunidade, com certeza apareceriam interessados que pagariam mais do que o valor que foi a venda da sucata. Mas funciona assim: vendo pra sucata a 10, mas se você quiser pra qualquer outro fim vendo a 1000.000. senão vira sucata mesmo... Será que rasgaram a carta de Pero Vaz por não estar em bom estado?
Quanto ao avião,infelizmente é isso mesmo,não existe o menor respeito a esses ícones! Quanto a carta de Pero Vaz caminha,falar a verdade é preciso,seria bom que mesmo que se destruísse ela agora,mudasse o destino deste país,pois talvez se não fosse a maldita expedição de Portugal,o Brasil poderia ser bem diferente!
Aqui na minha cidade, São Bernardo do Campo , existe uma unidade idêntica. Foi trazida em 1972 sobre uma carreta com as asas destacadas da fuselagem. Presenciei a chegada deste belo pássaro quando eu tinha 12 anos de idade. Estudei toda a gloriosa história dessa linda máquina. Hoje se encontra agonizando em um parque da minha cidade. Trabalhei na aviação por 22 anos e compartilho o mesmo sentimento de vocês amantes da aviação. Abraços.
Olá Gabriel...nós aqui em Itupeva SP...... ficamos indignados com o descaso destruição do DC3...inacreditável o desinteresse que o brasileiro tem pela história! Não sei o que passa contigo...mais força aí...precisamos de vc...👍
Fatos como este mostra a pobreza cultural do nosso povo.Agravado em muito em consequência dos últimos "governos "que tivemos.Caso parecido aconteceu com nosso patrimônio ferroviário,totalmente abandonado.Na década de oitenta,uma iniciativa particular,a ABPF,fez e continua fazendo milagres para manter a nossa importantíssima História ferroviária.Mas vamos em frente,que pessoas como você fazem a diferença para termos uma esperança de dias melhores.Força no seu nobre trabalho!
País sem cultura!!! País que não respeita nem a própria história, não me admira ver essa falta de respeito. Ainda sonho com o dia em que o ser humano terá consciência.
Imagine um país sem cultura com um governo que tem total despreźo pela cultura! Em governo de Jair Bolsonaro, história e cultura sofrerão sempre tragédias como essa. O Museu é do Estado, é da Força Aérea. O governo federal é que deveria ser processado por não cumprir o seu papel de guardião da memória do país. Governo de gente burra, ignorante, faz a história do país sangrar.
Visitei essa aeronave quando ainda estava no aterro do Flamengo no Rio de Janeiro no começo da década de 1980. Sou admirador da aviação civil e militar. Meu pai foi sargento da FAB, tripulante da aeronave B 25 na década de 1950. É uma pena a gente viver em um país que não se interessa em preservar a sua história e tradições.
Foda é que não tem o que fazer, o Brasil não quer se ajudar, essas pessoaa babacas que não sabe o que é a história da aviação e falam qualquer merda que só favorecem a eles mesmo e foda-se o resto! Vergonhoso ficar em um país que não conserva a aviação, não sabe da história, não ligam pra nada e não fazem questão de saber o quão o Brasil é forte na história da aviação. Revoltante, a única solução é o pessoal que ama a aviação de verdade se juntar e fazer o máximo de esforços pra resgatar o que pouco resta. Abraços!
Uma declaração dessa do diretor do Musal é inaceitável. Por isso está em uma situação total de abandono. Arrancaram o estabilizador vertical do Lockheed Electra recentemente.
Sou totalmente " a favor " de todos nós aviadores realizarmos uma passeata para que consigamos mostrar que isso não deveria e não deve ser feito . Uma simples paralisação em uma avenida como a Paulista por exemplo, com cartazes pedindo nada + que respeito .. uma paralisação de paz e respeito ( pela aviação e pela historia da mesma )
@@NandoMRosa Sim, eu vi quando fui no show aéreo do musal em 2019, um total descaso, fiquei sem entender o porque e chateado da aeronave não está inteira, muito triste essa situação. O problema que tem pessoas erradas gerenciando o que não sabe.
@FMBCPS essa aeronave estava numa área muito remota e escondida ate da maioria das pessoas que trabalham no aeroporto, como eu! Não fale o que vc não sabe... De longe, pois não se podia chegar perto, parecia que ela estava ok. Nem a administração do aeroporto ficou sabendo das más intenções desses meliantes! E há outras aeronaves comerciais abandonadas no entorno, em MUITO pior estado, e que não foram destruídas. Nenhuma delas de cunho histórico. Portanto, só me resta pensar que houve treta aí...
A primeira vez que entrei num avião foi pela VARIG. Recife à Fortaleza. Todos já tinham entrado e eu sozinha sem saber se era pra entrar. Aí alguém me alertou e eu saí correndo com muitas apostilas pois vinha de um treinamento. Alguém da companhia me ajudou e continuei. Fui orientada pela comissária que me perguntou se era minha primeira vez. Disse sim. Então ela me convidou para visitar a cabine do piloto. Aí eu fui e desci em Fortaleza dentro da cabine..... Saudades desse tempo bom.... Em tempo... servido Campari...lanche com talher de aço....luxos impensáveis hoje.... viva a VARIG....obrigada pelo espaço para contar minha humilde historinha....
Minha filha de quatro anos, vou repetir, 4 ANOS, chorou ao ver as fotos do Victor, como ela mesmo nomeou. Se uma criança tem a capacidade de entender a importância de uma aeronave assim a ponto de chorar, o que tem na cabeça e principalmente no coração um ser desse, que simplesmente apoia uma atrocidade histórica deste tamanho. Somente a lamentar a atitude tomada lá atrás e a pouca importância dada a nossa história por nosso povo. SIMPLESMENTE TRISTE. CLEVERSON/CURITIBA-PR
Deprimente. Trabalhei na antiga oficina de manutenção da Varig, na época já GE, conheci bem a área e dei muito "milho pra avião", vendo decolagens e pousos terraço da oficina🙁
Esse avião era pra ter ido a leilão, ao invés de ser destruído, tem muita gente aí que iria comprar e iria restaurá-lo como aquele ex-piloto que comprou 2 da vasp, restaurou e deixou em exposição, isso foi burrice de quem mandou destruir o DC-3 teria dado um destino legal para o avião e tinha ganhado dinheiro com isso.
Parabéns meu jovem! Esse vídeo me deu impressão que tive uma notícia da morte de alguém muito próximo. Sofro muito ainda, por um fato muito particular que houve comigo. Durante 60 anos eu dizia orgulhoso para meus ajigos que primeira intrução que tive de vôo (1960+-) foi no Paulistinha Tango,Bravo Foxtrot) e mostrava orgulhoso aos amigos pois a informação que tinha era que ele estava no MUSAL. Primeiro protótipo Cap4 conforme está no Google. Agora, aos 75 anos, através da tecnologia das redes sociais (que esconde milhoes de imbecís, como os autores desse crime) no Site Aeronaves de peq...., me enviaram uma foto onde está minha relíquia. "todo detonado aí em SP num galpão da Capocam. Se eu tivesse condições iria lá me abraçar nele e algumas lágrimas correriam com certeza. Sou aposentado, advogado no RS, Acho que voces que ainda têm tempo de vida podem resgatar a memória da aviação. Ex-PPs podem se confraternizar via emails e colaborar . Eu sigo o Lito e vou te acompanhar! Deus nos abençoe
A única solução que vejo são pessoas como você Gabriel, o Fernando, o Lito, o Carlos MD, a Ju e outros que tem credibilidade, nossa admiração e sabemos que amam aviação liderarem um movimento para salvarmos o que resta de nossa história. Se cada pessoa que curte aviação neste país doar 1 real poderíamos construir um museu dos entusiastas e impedir novos assassinatos! Só vocês tem este poder e nossa total confiança numa empreitada deste tipo. Pensem no assunto i
Isso aí....Vamos dar nome aos bois. Isso é um crime. Se estava incomodando onde ele estava, que fizessem um leilão ou uma doação, tenho certeza absoluta que alguém iria querer.
A rio Galeão (Gig) quis o terreno...e os responsáveis pelo avião assim como outos materiais da varig, simplesmente negligenciaram totalmente , talvez até autorizando picotar o avião...
Ainda não se pode dizer com certeza, mas o Correio da Manhã diz que foi o Síndico da Massa Falida da VARIG. Deixei o link no comentário em separado, após ter lido a postagem numa Rede Social.
Que nada, o IPHAN aqui na minha cidade (Que é cheia de casarões antigos) tomba os prédios e não fazem nada com eles, só deixam eles ficarem se acabando no tempo até caírem
Meu pai foi mecânico da avião da Varig, então quando eu era criança meu pai me levava para a Fundação para visitar o dentista, tomar vacina ou resolver algo na empresa, eu sempre tinha a oportunidade de entrar no DC-3. Com certeza era uns dos meus passeios favoritos da infância! Não importa quantas vezes eu entrei nesse avião, eu sempre queria entrar novamente. É de partir o meu coração. 💔
Obrigado pelo esclarecimento, apesar de ser português e viver em Portugal eu tenho pelo Brasil um amor incondicional, estou sempre atento ao que se passa ai, fiquei triste quando vi as fotos no Instagram do dia em que estavam a destruir o DC3. Eu também tenho uma relação emocional com o DC3, tinha eu 5 anos quando voei pela primeira vez isto foi no ano de 1667, era da FAP, voava de LPLA (Lajes Ilha Terceira) para um aeródromo de Santana na Ilha de São Miguel, (não existe mais) Açores e lembro-me como se fosse hoje, o avião fez uma primeira passagem para dar tempo de afastarem as vacas que comiam grama da pista para depois aterrar. desde então o DC3 foi e é para mim, um dos aviões mais belos da aviação, é que nem o fusca da VW, agente ama e pronto. Agora não me perguntem o que é que fizeram com ele, se foi destruído, ou não, pelo menos tem um no Museu do Ar (www.museudoar.pt/) que estão a restaurar o seu interior. É fundamental preservarmos a nossa História, um país que não respeita a sua história não respeita nada. Forte abraço e estou 100% solidário com a galera que ama o DC-3
Tive a honra de fazer meu último treinamento na VARIG em 2004 no Galeão e tirei fotos nesse avião. Lamentável isso tudo e sim, você está corretíssimo. Parabéns pelo desabafo! Falou o que todo variguiano gostaria de falar.
Negativo amigo, o DC-3 daqui de Porto Alegre foi adquirido pelo dono do Boulevard Laçador,apaixonado por aviões, alguns milionários fãs da aviação quiseram pagar muuito por ele, mas o dono do Boulevard não iria vender, e outra, no estacionamento, tem um 727-100 o PP-VLD que foi o primeiro jato puro a voar no Brasil e o primeiro a voar na Varig Log, ele está esperando pra ser restaurado tbm, se vc estiver em dúvidas se é fake news, eu trabalhei no Varig Experience em setembro e em novembro trabalhei no próprio Boulevard, e isso que eu lhe disse foi oq eles me falaram hehehe espero ter tirado suas dúvidas, abraços...
@@patrickcruz5711 A questão não é dúvida, é apenas receio de perdermos mais uma página da nossa história. Não bastasse as ANV's da VARIG, VASP E TRANSBRASIL que apodreceram nos aeroportos e depois canibalizadas; o Museu da TAM fechado, a falta de memórias das nossas principais Cia's aéreas.
Agradeço pelos esclarecimentos sobre esta perda. Jamais dirigi meus pensamentos pra este tipo de coisa, nunca pensei numa história de um avião. Reconheço minha ignorância mas à vc sou grata por ter me sensibilizado.Nosso país sim é totalmente sem memória e isso é triste. Parabéns pela sua expressividade e continue lutando e valorizando nossa força aérea.
Gente, vcs já ouviram falar no palácio Monroe? É um edifício que foi exposto em Washington em uma feira internacional e foi premeado pela sua arquitetura, foi desmontado e montado no rio de janeiro, a Alerj funcionou nela por alguns anos. Era um palácio maravilhoso, ele tb virou sucata, o pouco que restou foram seus leões que ornava sua fecharam. Passaram o trator nele. O que revolta e que o palácio poderia ser desmontado, ele foi concebido pra esse fim.
Prezado Toledano, quero agradecer pelo vídeo, pelas palavras e pensamentos colocados . Profundamente lamentável, para nao dizer trágico. Para um cara como eu , que vive a AVIAÇÃO desde minha infância até hoje e aprendeu a amá-la graças aos pássaros com motores radiais, é revoltante. Para quem nao se lembra, tivemos um museu aqui em Sao Paulo no Parque do Ibirapuera, maravilhoso, onde podíamos ver de perto, aeronaves como o JAÚ, o Cessninha da ADA ROGATTO, um P47, um GLOSTER METEOR, um BANDEIRANTE protótipo, etc,etc e "principalmente", coisas raras do nosso Patrôno da Aviação Santos Dummont. Sabem o que aconteceu? a alguns anos atrás, uma determinada senhora no cargo de prefeito, desmantelou tudo, muita coisa sumiu, outras foram para locais sem acesso ao publico e por condução, perdemos muito de nossa memória e história. Visitei o museu ... em Bebedouro, onde pude ver um DC-6C da Vasp ( entrei nele e está completo), um Convair da Varig, um Viscount da Vasp, um Loadstar entre outros, mas, como relíquia de ouro, um SAAB SCANDIA da Vasp, único no mundo ( meu Pai voou nele como pilôto da emprêsa ), TUDO SE DESINTEGRANDO ao ar livre. Quero deixar claro, que a valorização do ser humano é sagrada e sempre virá em primeiro lugar, mas nada justifica a destruição desse legado e por condução, a destruição de nossa história. O incentivo financeiro à cultura e história desse país, só serve para alimentar determinados artistas que pouco ou nada fazem ou fizeram por merecê-lo, por isso, perdemos tantos museus, tanta cultura e tanta história. Este histórico DC-3, é mais um exemplo deste absurdo. Parabéns ao CRESCENTE pela atitude e parabéns a você pela iniciativa. Contem comigo.
Não conseguimos defende-lo meu amigo..infelizmente foi na transição de turnos...parece que fizeram de propósito para que ninguém interviesse ....trágico! Se eu tivesse na hora não ia permitir!
Soldados, funcionários , socialites, mendigos......o generoso pássaro metálico que sempre esteve de asas abertas para recepcionar a todos.......Parabéns pelo vídeo, acabaste de ganhar mais um inscrito. E haja o que houver, não" perca a proa ", muito menos a Fé! Tal como um bom aviador, conseguirás, contornar este "CB" que está em sua rota. MENETES À Frente! , BONS VENTOS, bons voos !!!
Lamentável demais, falta de respeito com nós brasileiros, um verdadeiro crime! Lastimável existirem pessoas assim trabalhando na aviação, ou em qualquer outro lugar.
Que triste momento para todos que gostam de aviões e história da aviação. Meu filho, de 6 anos, é apaixonado por aviões e helicópteros. Como moramos em Porto Alegre, visitamos o DC3 “PP-ANU” com frequência. Fugindo do assunto, ele gostou muito de sua camiseta e gostaríamos de saber onde podemos adquirir uma dessas? Um grande abraço!
Vídeo emocionante. Fiquei triste com sua tristeza. Realmente, o Brasil é um país sem memória. Ainda bem que existem pessoas como você. Jamais desista, pois temos que mudar essa triste realidade.
O primeiro avião que eu vi de perto foi um DC3 em meados 1959 e 60 em Barigui SP numa festa de aviação, foi quando me apaixonei por avião e este modelo de aeronave me representa muito, é triste ver a destruição.
É "cultural"! Brasileiros comentando sobre Lisboa , diziam que era uma cidade velha e com prédios muito baixos que deviam ser demolidos para fazer prédios como em São Paulo
Estou hoje com 62 anos, quando criança me lembro de ter ficado por mais de uma hora numa fila imensa, debaixo de um sol muito forte, dia de praia, para entrar e visitar essa aeronave que estava em exposição na Praia do Flamento. Também acredito que meu saudoso pai viajou nesse avião durante a construção de Brasília. Ele era empregado da construção civil numa empresa que participou das obras. Uma grande tragédia!
Num país onde NUNCA se respeitou nem os Ex-Combatentes do Exército Brasileiro que deram a vida pela Pátria no Teatro de Operações da Itália, isso já até era de esperar. Ê Brasil...🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Nós lutamos pela memória, em todas as áreas, e infelizmente as pessoas que têm o poder de decisão não pensam como nós. Faz tempo o Brasil acaba com sua memória. A aviação é só mais uma das vítimas.
Toledano. Como você e milhares de apaixonados pela aviação, me faltam palavras para externar minha indignação, raiva e ódio por essa gente torpe e mesquinha. Hoje, diante de tantos absurdos, mazelas, privilégios, impunidades, fôro privilegiado....e toda postergação legal; só uma coisa para salvar o Brasil: o paredão.
*Saudações aeronáuticas, Moro aqui na ilha do Governador e fiquei indignado com isso. Passo agora na porta da Base aérea e sinto um vazio no coração, obg Toledano pelo vídeo*
7:21 "Falta de memória do povo brasileiro" Também não, calma lá. Muitos, como eu, valorizam essa história e queriam ela preservada mas nada podemos fazer. A culpa não pode ser distribuída aleatoriamente junto com ofensas ao povo como um todo. Mas concordo que sim, o cidadão q fez isso DEVE pagar por isso!
Falta de memória dos grandões lá de cima, tem político querendo até arrancar Machado de Assis, Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, etc, das escolas. Olha o nível dessa raça.
Aqui em viçosa mg tem um avião abandonado no meio do campus da universidade federal, um agricola que foi usado na ufv e em outros campus de federais, a alguns anos quando vi pela primeira vez ele estava até bonito mas hoje já está todo destruído, já tem mato cobrindo quase todo a avião, eu ficorevoltado com isso, imagina quando é com uma parte da história do brasil
Fiquei sabendo dessa irresponsabilidade há poucas horas, antes de ver seu vídeo, pelo vídeo do "Aviões e Vídeos", quando me deu lágrimas aos olhos ! Vou transcrever exatamente o comentário que lá fiz! ----Que tristeza me deu esse vídeo, Ví muitas vezes esse Dc-3, de que até tirei fotos com meu neto mais velho! Parece até que eu estava antevendo esse crime. No Brasil, não se dá valor à historia dos nossos antepassados, basta ver o nosso museu no Rio de Janeiro, que pegou fogo por negligência das nossas autoridades responsáveis por nossa história! Fui funcionário da Varig e trabalhei na área Industrial, onde estava o PP-VBF. Lamentável essa irresponsabilidade!
Toledano poderia me dizer em qual página está o comentário desse senhor que é chefe do setor de restauração e conservação do MUSAL ou mandar um print do comentário por favor
Cara isso é desesperador! Um avião desses não é só uma máquina, é parte da nossa história. Somente quem AMA a aviação entende essa DOR que estamos sentindo!!!
Parte da nossa historia uma ova! esse avião Americano, foi vendido barato ou doado pelos USA quando já não servia mais para eles. Deixe de ser besta Cabra!
História da aviação intetessa para qiem é da área e possui cultura para isso. Para tecnocratas e administradores gananciosos interessa apenas dinheiro $$$$. Emerson Roberto - São Carlos SP.
Ocorreu-me uma sugestão que tslvez seja válida: o engajamento do IPHAN, na proteção dessas aeronaves. Na minha visãi de leigo, o DC-3 se encaixaria como patrimônio histórico do país. Tslvez o selo do IPHAN salve algumas aeronaves. Sou leigo em aviação, mas o DC-3 é um ícone. O Brasil é um país triste, despreza sua própria História.
Aqui no aeroporto do Recife tinha duas aeronaves da Vasp e um certo dia foram destruídos, o argumento foi que estavam por anos ocupando uma área do imenso aeroporto e devido a copa do mundo e as olimpíadas a Infraero junto com aeronáutica e outros órgãos, entraram na justiça para retirar as aeronaves do local ganharam a causa, destruíram a aeronave deixando em pedacinhos. Muitos aqui em Recife ficaram chocado incluindo eu pois na época eu estava entrando na aviação e fazia o curso de mecânico de aeronaves. Eu até recordo que tinha comentado com o dono do curso se não teria como ser doado ou que talvez fosse possível ser útil mas não picotar a história mas infelizmente o fim foi o triste.
Identifico-me com o precioso relato do vídeo. Quando criança, tive o primeiro e inesquecível contato com uma máquina voadora real deixou marcas impossíveis de serem expressas em palavras. Hoje meu filho, iniciado no curso para PP, leva a minha paixão e os sinais destas marcas. Não sei nem o que sentir diante de tamanha bestialidade...😢
Pais sem história, povo alienado pôr políticos corruptos, não preservam nada só destrói, é uma pena que tenha acontecido uma tragédia dessa, amo a aviação espero que esse canalha pague bem caro like.
Nós é que agradecemos o trabalho que você faz!! Obrigado a você e a todos os entusiastas e apaixonados pela aviação pelo trabalho de conservação da nossa história e por fazer conteúdo sério e de qualidade. Muito obrigado!! Abraço!
Sou do Rio e moro em Curitiba tbm... Vi de perto esse avião no aterro e sempre ia ao campo dos Afonsos com meu pai que era pqdt... Bateu uma tristeza e indignação justamente pelo lado histórico que sempre é deixado de lado pelas nossas autoridades, independente da área... é vergonhoso pro país. É a minha opinião. Grande abraço!
QUANDO EU MOREI NA REGIÃO DE BOSTON,AJUDEI A PINTAR UM HANGAR PRIVADO DE VÁRIOS AVIÕES ANTIGOS,OLHA O CARINHO O RESPEITO QUE O DONO TEM COM A HISTÓRIA DE SEU PAÍS.
Cara esse tipo de avião deveria receber carinho cuidados e tudo d+, nao so chegar e destruir o avião como fosse nada tao entendendo,oque esse cara fez deveria receber um processo e uma cadeia de 20 anos por destruição de história da aviação,este avião sobreviveu a guerra passou tantas coisas e dps para ser destruído como fosse carro velho isso e mt desrespeito,este foi o primeiro avião que cheguei perto na minha vida e agr nao posso ver ele mais descanse em paz velho amigo 😕😔😔😔.
Sobreviveu a segunda guerra. Foi abatido pela ignorância.
Vdd, esse avião devia estar num Museu em exposição, mas deixaram o DC 3 sucateado e enferrujando. É lamentável
Bem verdade!! :(
😥😥😥
Melhor comentário.
Agradecer aos eleitores do fascista tropical. Muita banana pra esse povo.
Sou piloto aposentado, após 40 anos de voo. Em 1972 ingressei na Vasp, onde trabalhei até 1979. Comecei como co-piloto nos DC-3, e depois meu primeiro comando na Cia. Depois ainda voei os DC-6 e finalmente no Boeing 737-200. Após 1979 voei mais 25 anos em jatos executivos, baseado no aeroporto de Congonhas-SP. Esta notícia da destruição do DC-3 da Varig me chocou, nunca imaginei que pudesse haver pessoas com esta mentalidade para cometer um ato tão absurdo como este. Apesar de ter voado "n" tipos de aeronaves, principalmente jatos executivos, o avião do meu coração é o DC-3, avião raiz, cujo maior dispositivo tecnológico era um ADF e mapa no colo. Como dizia um comandante mais antigo na Vasp, cmte. Pacheco, "" quem não voou DC-3 não teve infância"". Pura verdade. O som do motor Right Cyclone de 9 cilindros é uma música que me lembro até hoje, mesmo após quase 50 anos ( tenho 72 anos ).
Que pena que as autoridades civis e militares possuam uma mentalidade tão estreita em se tratando da conservação de aeronaves antigas, que fizeram a história aeronáutica brasileira, como demonstrou o vídeo. Mais uma mancha na cultura nacional, dentro de tantas outras. Lamentável.
É realmente uma lástima que as pessoas tenham essa mentalidade.
"Um povo que não conhece a sua historia está condenado a repeti-la"
Bolsomito é isso ai, fascistas trabalhando por um brasil do cao.
um povo que o presidente corrupto faliu o Brasil e stf acha inocente e tem imbecil que se diz artista e grita lula livre esperar o que de uma pessoa desse nivel a nao ser esta pouca vergonha n a camara senado stf e as FFAA MUDA SURDA E CEGA e por isto que o brasil e esta merda ninguem sabe ninguem viu e o povo que se exploda SABER DA HISTORIA NOSSOS POLITICOS E JUSTIÇAS QUEREM SABER DE ROUBAR E NADA ACONTECER COMO ATE AGORA NADA ACONTECE QUERER PROTEGER HISTORIA EM UM PAIS DE SUPER CORRUPTOS EM TODOS OS PODERES E MUINTA INOCENCIA QUEM TEM UM A CAMARA SENADO E STF DESQUALIFICADO INUTIL PARA O POVO HONESTO SO TRABALHAM PARA CORRUPTOS SO AS FFAA O RESTO E RESTO
Verdade !
@@carlosroberto-up9pq nao pode falar mal do seu mito que voce se doi? o cara é um bosta mesmo, assim como o lula tb foi ..... deixa de ser burro cara, nem todo mundo q nao gosta do bostanaro é petista .... ignorante
o bolsonaro e todo o governo ele é uma bosta mesmo, um monte de fascistas corruptos e assassinos travestidos de religiosos .... cambadas de merdas mesmo é quem ainda apoia eles
@@zcolmeyaufop o que tem a ver o PR com a massa falida da VARIG? Idiota útil tem em qualquer lugar, inclusive sem ser petista. Vc é a prova disso.
Imagina o que acontece aos antigos casarões brasileiros, às nossas antigas vias férreas... Tudo desaparece silenciosamente...
Binho, andando pela rua Veneza em São Paulo, sempre vejo trilhos dos bondinhos
Verdade só casa bonita o pessoal vem é derruba
A minha solidariedade aqui de Portugal.
Não é só no Brasil que há bárbaros destes, infelizmente.
É sério que até em Portugal já fizeram isso?
@@Rqz991
Sim. Também em Portugal há bárbaros destes.
Não me refiro a aviões, mas um navio histórico construído no século XVIII em Damão, antigo estado da Índia, um veleiro em madeira com 3 mastros e 50 metros de comprimento está em muito mau estado de conservação (madeiras a apodrecer) porque não há dinheiro para uma conservação em boas condições. Portugal foi um país marítimo. É a nossa história.
Mas há dinheiro para apoiar Bancos com grandes fraudes e desvio de dinheiro para o estrangeiro.
Uma tristeza. O navio tem o nome "Fernando II e Glória". Há muitas fotos na internet.
ccm.marinha.pt/pt/dfernando
@@JoseSantos-lx8cs Meu Deus, que triste, cara. Sinto muito pelo ocorrido. Realmente, é muito difícil de vermos uma história sendo destruída.
@@JoseSantos-lx8cs uma pena seu país também estar desprezando a história, um navio com mais de 1,8 mil toneladas. jamais deveria ser esquecido.
E engraçado é que tem pouco tempo q ele foi restaurado, agora em maio 14, faz 22 anos, péssima restauração.
@@JoseSantos-lx8cs Portugal foi uma baita potência marítima, vocês não podem deixar essa história morrer.
Meu o que esperar de um pessoal que deixou queimar um museu no Rio de Janeiro. Aqui é o pais do carnaval da lascividade do vamos tocar fogo porque é velho.
..e o que esperar de um país do PRIMEIRO MUNDO que deixou arder em chamas a catedral de Notre Dame???
@@TheOskall A França já foi um pais de primeiro mundo agora ela esta entupida de imigrantes e muçulmanos e o seu governos enfrenta dificuldades gigantescas por não ter mais grana para sustentar seu estado de bem estar,Notre Dame não se pagava nada para entrar ,é da igreja ela que se vire,entretanto o Louvre é do Estado cobra caro para entrar fatura este eles não vão deixar queimar.
O O O O --- estúpido, você culpar o carnaval (????) -- e indiretamente, o povo;; por esses crime cometido por AUTORIDADES - é *um grande favor* que você está prestando a esses corruptos;; tirando a culpa decima deles.
E desmoralizando mais povo -- para que não reaja....
Talvez você esteja sendo pago para isso -- tem muitos inimigos do povo que são mercenários... ou é apenas um idiota com "Complexo de Viralata", o nome da doença mental de quem odeia seu próprio povo. (perdoem, vira-latas)
Gente da sua laia é igual às pessoas que tiraram do povo o direito de ver esse DC -3: você quer tirar do povo também o carnaval. Tire, e talvez sobre ao nosso povo o "direito" de berrar na igreja e dar dinheiro pro pastor.
"lascividade" .... acho que tu é crentelho....
detalhe: ninguém "deixou queimar" o Museu Histórico. Ele queimou porque uma série de governos corruptos e privatizadores não querem gastar dinheiro com cultura e museus. Afinal, foi uma empresa terceirizada que queimou a Notre Dame, em Paris.
@@luisclaudiofontenelle5513 Olha o teu nivel nem merecia resposta, o Carnaval do Rio de Janeiro Sõ Paulo e alguns daqueles blocos la na Bahia não são mais do povo e talvez nunca foram,se tu é um cara bem informado sabe quem esta ligado ao carnaval do Rio de Janeiro e escolas de samba,na Bahia para sair em um bloco um monte de dinheiro para a fantasia. Infelizmente o brasileiro esta acostumado a receber e pouca iniciativa tem e a reitoria daquela universidade tem culpa sim se quisessem manter o museu poderiam fazer campanhas chamar a atenção da sociedade,como é que a globo fez aquele museu do futuro mas o pessoal do PSOL da esquerda é mais ocupado discutindo filodofia como a Tiburi que gosta do assalto e da muita importância ao anus,nivel do intelectual brasileiro e pior o Rio tem aquele politico o Freixo amigão de bandido segundo ume entrevista que deu pro Kennedy fez grandes amizades quando foi dar aula no presidio,eu não preciso ser pago para dizer a verdade provavelmente tu deve estudar,estudou ou quer estudar na UFRJ,tá nervoso deve ser por causa da quarentena,pediu muita comida pelo ifood .
Sobreviveu a guerra, a chuva, ao sol, a poeira mas teve o azar de vir parar no Brasil.
Só para complementar. Um povo que não preserva sua memória histórica não é um povo, apenas um aglomerado desconexo de pessoas.
Parabéns falou tudo se eles queriam tanto salvar esse avião porque não fizeram alguma coisa antes agora já foi
Entrei dentro desse avião quando ele ainda estava no aterro do Flamengo aberto à visitação, quando ainda criança. É uma vergonha isso que fizeram e o pior é ter um representante de um museu como esse tal de Marcelo se manifestando dessa forma. Força Gabriel, olha pra frente que ainda podemos construir uma história diferente.
Gabriel, parabéns pelo vídeo e por sua sensibilidade.
Em1964, voei pela primeira vez, coincidentemente, num DC-3, da extinta Cruzeiro do Sul. Voo Rio-São Luís (MA), com escalas em Vitória, Salvador, Picos e Petrolina. Tinha apenas 7 anos de idade.
Mais tarde, em 1978, aos 21 anos, após aprovaçao num concurso público, tornei-me técnico civil da FAB, especializando-me no Radar LP-23. Em 1980, ingressei numa empresa privada, responsável pela manutenção do Radar ASR-7, no Galeão. Em 1987, ingressei na estatal TASA - Tecomunicações Aeronáuticas S/A, onde a partir de 1989, integrei a equipe técnica do Radar TA-10K, também no Galeão. A TASA foi absorvida pela Infraero em 1995, e eu permaneci na equipe técnica do Radar do Galeão até 2012. Escrevi tudo isto para dizer que os radares do Galeão ficavam bem próximos ao hangar da Varig, posteriormente adquirido pela TAP. Ou seja, para dizer que passei incontáveis vezes bem perto deste exemplar.
A destruição desta aeronave foi algo grotesco, repugnante e lamentável. Um crime contra a história da aviação.
Inacreditável isso, o museu Aeroespacial de Campo dos Afonsos ali tão perto, seria uma ótima aquisição, afastem o quanto antes quem tomou essa decisão tão ridícula, é o cumulo da ignorância.
o MUSAL sofre e muito com corte de verba.
pra esses urubus isso nao vale nada.pra nois amantes da aviaçao isso ten um valor estorico.
@@luizcustodiosilva Mas pelo que vi, tb não se interessa por nada que lhe seria afeito.
Quem tomou a decisão é o reflexo do povo. Veja a qualidade do governador e do prefeito que o povo do RJ elegeu e você entende como toda a merda vem de baixo pra cima e de cima para baixo.
E esse prefeito ainda é o menos pior. E o outro que era o freixo, da mesma turma reitoria e vice da UFRJ que geram (roubavam) a verba do Museu Nacional?
Aí seria o CAOS.
Brasil: 'corre pra ver ou será tarde demais.'
“O maior patrimônio de um povo é a sua cultura, preservá-la é resgatar a nossa história, perpetuar nossos valores, cultuar nossos verdadeiros heróis e impedir que as novas gerações ingressem nas trevas da ignorância e anonimato.”
Nildo Lage.
Em 79 eu tirei uma foto ao lado deste avião no aterro do flamengo, lamento este absurdo de descaso com a nossa história.
Perfeito. Exatamente isso. A batalha para libertação das trevas da ignorância está apenas iniciando. Já está mais que na hora deste aglomerado de pessoas se tornar um povo de verdade, consciente de sua riqueza e de seus valores.
Olá Regis Holanda, a nossa luta, ao meu ver, em primeiro lugar é combater o famoso jargão: “COMPLEXO DE VIRA-LATA”, que nós brasileiros aprendemos, ainda criança, com nossos professores, principalmente nas aulas de história do Brasil. Quando o brasileiro aprender a se valorizar, com certeza este tipo de atrocidade não acontecerá novamente.
O infelizmente no Brasil, cultura é apenas carnaval e funk. Lastimável!
Primeiro quero te cumprimentar pelo ótimo vídeo sobre o VITOR BRAVO FOX!
Depois dizer que muito me alegra e surpreende, até, que jovens como você, amantes e entendidos de Aviação possam fazer este maravilhoso trabalho de informação e incentivo à preservação da memória aeronáutica do Brasil, que tem tanta História e tantas estórias maravilhosas para serem perpetuadas para as futuras gerações. Parabéns, garoto!
E vc, Gabriel Toledano, é o tipo de gente que o mundo aeronáutico gostaria de ter e replicar
Gabriel Toledano, que bom ter pessoas como voce com a preocupaçao de se preservar a história, alguns brasileiros não teem a cultura de preservação da história, vide exemplos recentes com museus pegando fogo, sem conservação etc.. pelo menos na aviação tem voces com esta mentalidade, reparei quanto voce e outro seu colega se emocionaram com o ocorrido com o DC 3. Gostaria de perguntar sobre o C-47 nº 24 da FAB, onde ele estaria, se é que ainda não foi destruído também, pois quando soldado da Aeronáutica, em 1968, na Base Aérea do Galeão, tive o prazer de fazer o meu primeiro vôo, ( Vôo de esperiência ) em volta da Ilha do Governador, seriam duas voltas, como disse o tenente Rudá, mas tivemos que fazer apenas uma volta, pois o motor direito parou assim que levantamos vôo e tivemos que retornar, mas concluímos a volta na ilha e pousamos normalmente, com um motor só. Já fiz algumas pesquisas há algum tempo atrás e vi que já mudou de dono algumas vezes, desculpe se me extendi, obrigado.
Um país sem passado é um país sem futuro. Esse é o Brasil dos brasileiros. Lamentável está estória
Oi Toledano, nunca o vi tão indignado e nervoso como agora. Também não é pra menos. Adoro aviação e estou indignado o quanto você. Obrigado e abraços aqui do Amancio de Piracicaba SP
As vezes sinto vergonha de ser brasileiro
Bom dia,
gostaria de fazer uma denúncia sobre um outro DC-3 conservado em mau estado em um zoológico de uma pequena cidade do interior do Estado do Amazonas chamada Tabatinga, onde já está "caindo aos pedaços" e que, aparentemente, será levado para ser "desmontado" (destruído).
Gostaria de convocar os principais canais do youtube sobre aviação e os demais apaixonados para recuperarmos essa belezinha da aviação mundial.
Up
Up
up
Up faz um video e posta no RUclips.
Up
É revoltante ver isso acontecer no Brasil. "Povo que não preserva o seu passado não tem futuro". Bola para frente garoto. Continue na ativa mostrando a sua paixão pela aviação e pela preservação da nossa história.
Sou comissário de voo a 12 anos e a Fentac não me representa. Jamais.
Que tristeza, meu Deus, 1 avião que lutou na WWII despedaçado covardemente!!! 😪
Tirem as patas dos aviões!!!
Lembro daquele 737 da Baaden- Mienhof. Outro mundo. Parabéns aos alemães. Me emocionei ao ver o P47 girando o motor.
Também me emocionei, diante daquele incrível "ronco" do motor radial! Parabéns aos recuperadores!!!!
O 737 é um avião americano
Meu amigo, a questão é que Brasil nunca ligou para história. Essa aeronave tinha que está em um museu. Um belo museu!! O Brasil precisa valorizar histórias. Infelizmente não somos bom nisso. Quando vejo os belos museus espalhados pelo Estados Unidos, de todo o tipo, eu babo. Muito triste esse fato! Não consegui vi inteiro o vídeo. É difícil!!!
Estamos juntos meu amigo, apesar de nunca ter voado, sou um apaixonado. Meu avô por parte de mãe e dois tios trabalharam na VARIG. Adoro aviação e além disso sou professor de História, entendo muito bem quando você fala que não se tem memória no Brasil. Forte abraço do berço da VARIG
Meu amigo, concordo inteiramente com as suas colocações.
Falo aqui de Manaus. Na década de 80 tínhamos um DC-3 que ficava exposto em uma praça central de nossa cidade. Resultado: Também foi assassinado. Totalmente destruído.
Ainda temos um cemitério de aviões no aeroporto de Manaus. Aeronaves como DC-8 da antiga Skymaster, 737-200 da RICO linhas aéreas, ex- Varig que a cada dia morrem ao relento e junto com eles mais partes de nossa história deixam de ser contadas.
Forte Abraço!!!!
Vi com emoção o presente video. Sou Português, vivo em Portugal, reformado e veterano da Guerra Colonial Portuguesa. Não somos nem suportados, nem reconhecidos. A História também por este País não é preservada, antes é silenciada e escondida das gerações que felizmente não tiveram de «dar» pelo menos 28 meses da sua juventude e transportados a ambiente de guerra. Amigo, eu sigo-o atentamente e aprecio bastante os seus videos, não só pelos seus conteúdos, como a forma como expõe. Sr. Gabriel Toledano, a sua emoção ao falar de património histórico aéreo brasileiro que incompreensivelmente e de certo injustificadamente foi destruído, tocaram-me também. Não é só no Brasil que se age desta forma. Por aqui; Portugal também e por isso a minha introdução. O C47 / DC 3 e aviões históricos deveriam ser preservados e nunca destruídos, até para ensinamentos às gerações mais novas e vindouras. Lastimo imenso o que aconteceu e sim estou totalmente de acordo consigo. Vá para a frente e procure bater-se sempre pela preservação da História, não só da aviuação, mas de um todo Nacional.
Meu irmão, ouvindo seu relato, quando vc informou que esse avião estava no aterro do Flamengo da década de 70 me corroeu o coração, em 1971 estive lá, entrei nele, meu primeiro avião que tive contato. Por ironia da vida em 1990 ingressei na Varig. Registro minha tristeza.
"Tá com pena? Leva pra você!"
Se dessem está oportunidade, com certeza apareceriam interessados que pagariam mais do que o valor que foi a venda da sucata. Mas funciona assim: vendo pra sucata a 10, mas se você quiser pra qualquer outro fim vendo a 1000.000. senão vira sucata mesmo...
Será que rasgaram a carta de Pero Vaz por não estar em bom estado?
Verdade, venderam a preço de sucata, Pq não fizeram um leilão então?
Quanto ao avião,infelizmente é isso mesmo,não existe o menor respeito a esses ícones!
Quanto a carta de Pero Vaz caminha,falar a verdade é preciso,seria bom que mesmo que se destruísse ela agora,mudasse o destino deste país,pois talvez se não fosse a maldita expedição de Portugal,o Brasil poderia ser bem diferente!
É muito triste mesmo, ao invés de preservarem parte da história da aviação não, simplesmente deitamos tudo no lixo.
Aqui na minha cidade, São Bernardo do Campo , existe uma unidade idêntica. Foi trazida em 1972 sobre uma carreta com as asas destacadas da fuselagem. Presenciei a chegada deste belo pássaro quando eu tinha 12 anos de idade. Estudei toda a gloriosa história dessa linda máquina. Hoje se encontra agonizando em um parque da minha cidade. Trabalhei na aviação por 22 anos e compartilho o mesmo sentimento de vocês amantes da aviação. Abraços.
Olá Gabriel...nós aqui em Itupeva SP...... ficamos indignados com o descaso destruição do DC3...inacreditável o desinteresse que o brasileiro tem pela história!
Não sei o que passa contigo...mais força aí...precisamos de vc...👍
Fizeram isso as 15:30 , pq 16:20 teriam funcionários passando e com certeza não deixariam...foi covardia ...alguém ganhou muito com isso!
Fatos como este mostra a pobreza cultural do nosso povo.Agravado em muito em consequência dos últimos "governos "que tivemos.Caso parecido aconteceu com nosso patrimônio ferroviário,totalmente abandonado.Na década de oitenta,uma iniciativa particular,a ABPF,fez e continua fazendo milagres para manter a nossa importantíssima História ferroviária.Mas vamos em frente,que pessoas como você fazem a diferença para termos uma esperança de dias melhores.Força no seu nobre trabalho!
País sem cultura!!! País que não respeita nem a própria história, não me admira ver essa falta de respeito. Ainda sonho com o dia em que o ser humano terá consciência.
Imagine um país sem cultura com um governo que tem total despreźo pela cultura! Em governo de Jair Bolsonaro, história e cultura sofrerão sempre tragédias como essa. O Museu é do Estado, é da Força Aérea. O governo federal é que deveria ser processado por não cumprir o seu papel de guardião da memória do país. Governo de gente burra, ignorante, faz a história do país sangrar.
@@willemcarneiro viiiiiish kkk começou mimimi Bolsonaro , mimimi Lula .
Visitei essa aeronave quando ainda estava no aterro do Flamengo no Rio de Janeiro no começo da década de 1980. Sou admirador da aviação civil e militar. Meu pai foi sargento da FAB, tripulante da aeronave B 25 na década de 1950. É uma pena a gente viver em um país que não se interessa em preservar a sua história e tradições.
Que privilégio poder ter visitado ainda no Aterro do Flamengo. Infelizmente não era nascido nessa época ainda.
Foda é que não tem o que fazer, o Brasil não quer se ajudar, essas pessoaa babacas que não sabe o que é a história da aviação e falam qualquer merda que só favorecem a eles mesmo e foda-se o resto! Vergonhoso ficar em um país que não conserva a aviação, não sabe da história, não ligam pra nada e não fazem questão de saber o quão o Brasil é forte na história da aviação.
Revoltante, a única solução é o pessoal que ama a aviação de verdade se juntar e fazer o máximo de esforços pra resgatar o que pouco resta. Abraços!
Uma declaração dessa do diretor do Musal é inaceitável. Por isso está em uma situação total de abandono. Arrancaram o estabilizador vertical do Lockheed Electra recentemente.
Sou totalmente " a favor " de todos nós aviadores realizarmos uma passeata para que consigamos mostrar que isso não deveria e não deve ser feito .
Uma simples paralisação em uma avenida como a Paulista por exemplo, com cartazes pedindo nada + que respeito .. uma paralisação de paz e respeito ( pela aviação e pela historia da mesma )
@@NandoMRosa Sim, eu vi quando fui no show aéreo do musal em 2019, um total descaso, fiquei sem entender o porque e chateado da aeronave não está inteira, muito triste essa situação. O problema que tem pessoas erradas gerenciando o que não sabe.
@@pauloph2946 Tinha que ser feito no Rio também, na porta do MUSAL, da CUT e na portaria daqueles advogados de m....
@FMBCPS essa aeronave estava numa área muito remota e escondida ate da maioria das pessoas que trabalham no aeroporto, como eu! Não fale o que vc não sabe... De longe, pois não se podia chegar perto, parecia que ela estava ok. Nem a administração do aeroporto ficou sabendo das más intenções desses meliantes! E há outras aeronaves comerciais abandonadas no entorno, em MUITO pior estado, e que não foram destruídas. Nenhuma delas de cunho histórico. Portanto, só me resta pensar que houve treta aí...
A primeira vez que entrei num avião foi pela VARIG. Recife à Fortaleza. Todos já tinham entrado e eu sozinha sem saber se era pra entrar. Aí alguém me alertou e eu saí correndo com muitas apostilas pois vinha de um treinamento. Alguém da companhia me ajudou e continuei. Fui orientada pela comissária que me perguntou se era minha primeira vez. Disse sim. Então ela me convidou para visitar a cabine do piloto. Aí eu fui e desci em Fortaleza dentro da cabine.....
Saudades desse tempo bom....
Em tempo... servido Campari...lanche com talher de aço....luxos impensáveis hoje.... viva a VARIG....obrigada pelo espaço para contar minha humilde historinha....
Adoro o Toledano por não ter rabo preso com ninguém. Obrigado mais uma vez pelo vídeo.
Abração e melhoras
Pois é. Enquanto isso, outros youtubers ficam puxando saco de companhias e fabricantes.
Não é igual ao Lito do Aviões e Músicas, que vive protegendo a Boeing. Chega a ser ridículo.
Pura verdade!
Eu gostei dele BATER em cheio no tal do Musal, que já frequentei algumas vezes. Não sabia do descaso desse pessoal.
@@alexandrejardim1977 foda né mano, gosto do lito, mas chega a ser vergonhoso, a forma que o lito, puxa o saco da Boeing...
Ganhou um inscrito de um curitibano só por este " vai toma no cu" pois só quem ama algo fala com amor.
Nunca te vi assim... Revoltado... e com razão... Triste,,,
Minha filha de quatro anos, vou repetir, 4 ANOS, chorou ao ver as fotos do Victor, como ela mesmo nomeou. Se uma criança tem a capacidade de entender a importância de uma aeronave assim a ponto de chorar, o que tem na cabeça e principalmente no coração um ser desse, que simplesmente apoia uma atrocidade histórica deste tamanho. Somente a lamentar a atitude tomada lá atrás e a pouca importância dada a nossa história por nosso povo. SIMPLESMENTE TRISTE.
CLEVERSON/CURITIBA-PR
Deprimente. Trabalhei na antiga oficina de manutenção da Varig, na época já GE, conheci bem a área e dei muito "milho pra avião", vendo decolagens e pousos terraço da oficina🙁
Esse avião era pra ter ido a leilão, ao invés de ser destruído, tem muita gente aí que iria comprar e iria restaurá-lo como aquele ex-piloto que comprou 2 da vasp, restaurou e deixou em exposição, isso foi burrice de quem mandou destruir o DC-3 teria dado um destino legal para o avião e tinha ganhado dinheiro com isso.
Parabéns meu jovem! Esse vídeo me deu impressão que tive uma notícia da morte de alguém muito próximo. Sofro muito ainda, por um fato muito particular que houve comigo. Durante 60 anos eu dizia orgulhoso para meus ajigos que primeira intrução que tive de vôo (1960+-) foi no Paulistinha Tango,Bravo Foxtrot) e mostrava orgulhoso aos amigos pois a informação que tinha era que ele estava no MUSAL. Primeiro protótipo Cap4 conforme está no Google. Agora, aos 75 anos, através da tecnologia das redes sociais (que esconde milhoes de imbecís, como os autores desse crime) no Site Aeronaves de peq...., me enviaram uma foto onde está minha relíquia. "todo detonado aí em SP num galpão da Capocam. Se eu tivesse condições iria lá me abraçar nele e algumas lágrimas correriam com certeza. Sou aposentado, advogado no RS, Acho que voces que ainda têm tempo de vida podem resgatar a memória da aviação. Ex-PPs podem se confraternizar via emails e colaborar . Eu sigo o Lito e vou te acompanhar! Deus nos abençoe
A única solução que vejo são pessoas como você Gabriel, o Fernando, o Lito, o Carlos MD, a Ju e outros que tem credibilidade, nossa admiração e sabemos que amam aviação liderarem um movimento para salvarmos o que resta de nossa história. Se cada pessoa que curte aviação neste país doar 1 real poderíamos construir um museu dos entusiastas e impedir novos assassinatos! Só vocês tem este poder e nossa total confiança numa empreitada deste tipo. Pensem no assunto i
Gostaria muito de saber quem foi o responsável (ou responsáveis) por esse crime. Por favor, assim que você souber, divulgue para execracão pública.
Isso aí....Vamos dar nome aos bois.
Isso é um crime. Se estava incomodando onde ele estava, que fizessem um leilão ou uma doação, tenho certeza absoluta que alguém iria querer.
A rio Galeão (Gig) quis o terreno...e os responsáveis pelo avião assim como outos materiais da varig, simplesmente negligenciaram totalmente , talvez até autorizando picotar o avião...
Infelizmente, assumiram o pátio de manutenção que era da varig e o abandonaram a própria sorte...
Cometeram um crime contra um patrimônio histórico
Ainda não se pode dizer com certeza, mas o Correio da Manhã diz que foi o Síndico da Massa Falida da VARIG.
Deixei o link no comentário em separado, após ter lido a postagem numa Rede Social.
Eu sou novo entre vcs e não conhecia o DC3 VBF, mas estou aos prantos, sou ex-militar e é como perder um companheiro de combate
Na minha opinião era um patrimônio histórico nacional.
Para esses casos é que deveria servir o IPHAN.
Que nada, o IPHAN aqui na minha cidade (Que é cheia de casarões antigos) tomba os prédios e não fazem nada com eles, só deixam eles ficarem se acabando no tempo até caírem
@@joaquimneto9414 também moro em cidade histórica e é isso mesmo.
Meu pai foi mecânico da avião da Varig, então quando eu era criança meu pai me levava para a Fundação para visitar o dentista, tomar vacina ou resolver algo na empresa, eu sempre tinha a oportunidade de entrar no DC-3. Com certeza era uns dos meus passeios favoritos da infância! Não importa quantas vezes eu entrei nesse avião, eu sempre queria entrar novamente. É de partir o meu coração. 💔
Fiquei com ódio depois que vi essa violência...... que ódio
Obrigado pelo esclarecimento, apesar de ser português e viver em Portugal eu tenho pelo Brasil um amor incondicional, estou sempre atento ao que se passa ai, fiquei triste quando vi as fotos no Instagram do dia em que estavam a destruir o DC3. Eu também tenho uma relação emocional com o DC3, tinha eu 5 anos quando voei pela primeira vez isto foi no ano de 1667, era da FAP, voava de LPLA (Lajes Ilha Terceira) para um aeródromo de Santana na Ilha de São Miguel, (não existe mais) Açores e lembro-me como se fosse hoje, o avião fez uma primeira passagem para dar tempo de afastarem as vacas que comiam grama da pista para depois aterrar. desde então o DC3 foi e é para mim, um dos aviões mais belos da aviação, é que nem o fusca da VW, agente ama e pronto. Agora não me perguntem o que é que fizeram com ele, se foi destruído, ou não, pelo menos tem um no Museu do Ar (www.museudoar.pt/) que estão a restaurar o seu interior. É fundamental preservarmos a nossa História, um país que não respeita a sua história não respeita nada. Forte abraço e estou 100% solidário com a galera que ama o DC-3
Infelizmente aqui no BRASIL, o dinheiro e a incompetência fala mais alto que nossa história, TRISTE !!
Tive a honra de fazer meu último treinamento na VARIG em 2004 no Galeão e tirei fotos nesse avião. Lamentável isso tudo e sim, você está corretíssimo. Parabéns pelo desabafo! Falou o que todo variguiano gostaria de falar.
E o DC-3 que está em Porto Alegre pode ter o mesmo destinho?
E o museu da TAM que está fechado?
Oh Brasil desperdiçado.
Negativo amigo, o DC-3 daqui de Porto Alegre foi adquirido pelo dono do Boulevard Laçador,apaixonado por aviões, alguns milionários fãs da aviação quiseram pagar muuito por ele, mas o dono do Boulevard não iria vender, e outra, no estacionamento, tem um 727-100 o PP-VLD que foi o primeiro jato puro a voar no Brasil e o primeiro a voar na Varig Log, ele está esperando pra ser restaurado tbm, se vc estiver em dúvidas se é fake news, eu trabalhei no Varig Experience em setembro e em novembro trabalhei no próprio Boulevard, e isso que eu lhe disse foi oq eles me falaram hehehe espero ter tirado suas dúvidas, abraços...
@@patrickcruz5711 A questão não é dúvida, é apenas receio de perdermos mais uma página da nossa história. Não bastasse as ANV's da VARIG, VASP E TRANSBRASIL que apodreceram nos aeroportos e depois canibalizadas; o Museu da TAM fechado, a falta de memórias das nossas principais Cia's aéreas.
@@alancaju7995 ele foi restaurado,está muito bonito.
@@cleberottaran579 pois é, mas nós que amamos a aviação, temos que lutar e defender que ele não tenha o mesmo fim que o do GIG.
@@alancaju7995 cara a curto e médio prazo não vão destruí esse aqui,pois foi gasto uma quantia considerável.
- O povo que não preserva sua história tende a não ter um bom futuro.
Muito triste, este foi o primeiro avião em que entrei, lá nos anos 70, na época em que ele ficava exposto no aterro.
Lamentável…
Agradeço pelos esclarecimentos sobre esta perda. Jamais dirigi meus pensamentos pra este tipo de coisa, nunca pensei numa história de um avião. Reconheço minha ignorância mas à vc sou grata por ter me sensibilizado.Nosso país sim é totalmente sem memória e isso é triste. Parabéns pela sua expressividade e continue lutando e valorizando nossa força aérea.
Gente, vcs já ouviram falar no palácio Monroe? É um edifício que foi exposto em Washington em uma feira internacional e foi premeado pela sua arquitetura, foi desmontado e montado no rio de janeiro, a Alerj funcionou nela por alguns anos. Era um palácio maravilhoso, ele tb virou sucata, o pouco que restou foram seus leões que ornava sua fecharam. Passaram o trator nele.
O que revolta e que o palácio poderia ser desmontado, ele foi concebido pra esse fim.
Posto abaixo pela ditadura por motivos futeis.
Prezado Toledano, quero agradecer pelo vídeo, pelas palavras e pensamentos colocados . Profundamente lamentável, para nao dizer trágico. Para um cara como eu , que vive a AVIAÇÃO desde minha infância até hoje e aprendeu a amá-la graças aos pássaros com motores radiais, é revoltante. Para quem nao se lembra, tivemos um museu aqui em Sao Paulo no Parque do Ibirapuera, maravilhoso, onde podíamos ver de perto, aeronaves como o JAÚ, o Cessninha da ADA ROGATTO, um P47, um GLOSTER METEOR, um BANDEIRANTE protótipo, etc,etc e "principalmente", coisas raras do nosso Patrôno da Aviação Santos Dummont. Sabem o que aconteceu? a alguns anos atrás, uma determinada senhora no cargo de prefeito, desmantelou tudo, muita coisa sumiu, outras foram para locais sem acesso ao publico e por condução, perdemos muito de nossa memória e história. Visitei o museu ... em Bebedouro, onde pude ver um DC-6C da Vasp ( entrei nele e está completo), um Convair da Varig, um Viscount da Vasp, um Loadstar entre outros, mas, como relíquia de ouro, um SAAB SCANDIA da Vasp, único no mundo ( meu Pai voou nele como pilôto da emprêsa ), TUDO SE DESINTEGRANDO ao ar livre. Quero deixar claro, que a valorização do ser humano é sagrada e sempre virá em primeiro lugar, mas nada justifica a destruição desse legado e por condução, a destruição de nossa história. O incentivo financeiro à cultura e história desse país, só serve para alimentar determinados artistas que pouco ou nada fazem ou fizeram por merecê-lo, por isso, perdemos tantos museus, tanta cultura e tanta história. Este histórico DC-3, é mais um exemplo deste absurdo. Parabéns ao CRESCENTE pela atitude e parabéns a você pela iniciativa. Contem comigo.
Eu, como brasileiro e ex funcionário da Varig ( 24 anos ), estou revoltado com uma notícia dessa. Não tenho palavras para expressar minha indignação.
Não conseguimos defende-lo meu amigo..infelizmente foi na transição de turnos...parece que fizeram de propósito para que ninguém interviesse ....trágico! Se eu tivesse na hora não ia permitir!
Putz, e ainda usaram de ardil - uma transição de turnos - Eita gente sem bom senso e sem caráter. Um crime...
Soldados, funcionários , socialites, mendigos......o generoso pássaro metálico que sempre esteve de asas abertas para recepcionar a todos.......Parabéns pelo vídeo, acabaste de ganhar mais um inscrito. E haja o que houver, não" perca a proa ", muito menos a Fé! Tal como um bom aviador, conseguirás, contornar este "CB" que está em sua rota. MENETES À Frente! , BONS VENTOS, bons voos !!!
Lamentável demais, falta de respeito com nós brasileiros, um verdadeiro crime! Lastimável existirem pessoas assim trabalhando na aviação, ou em qualquer outro lugar.
Que triste momento para todos que gostam de aviões e história da aviação.
Meu filho, de 6 anos, é apaixonado por aviões e helicópteros. Como moramos em Porto Alegre, visitamos o DC3 “PP-ANU” com frequência.
Fugindo do assunto, ele gostou muito de sua camiseta e gostaríamos de saber onde podemos adquirir uma dessas?
Um grande abraço!
Vídeo emocionante. Fiquei triste com sua tristeza. Realmente, o Brasil é um país sem memória. Ainda bem que existem pessoas como você. Jamais desista, pois temos que mudar essa triste realidade.
O primeiro avião que eu vi de perto foi um DC3 em meados 1959 e 60 em Barigui SP numa festa de aviação, foi quando me apaixonei por avião e este modelo de aeronave me representa muito, é triste ver a destruição.
É "cultural"! Brasileiros comentando sobre Lisboa , diziam que era uma cidade velha e com prédios muito baixos que deviam ser demolidos para fazer prédios como em São Paulo
Estou hoje com 62 anos, quando criança me lembro de ter ficado por mais de uma hora numa fila imensa, debaixo de um sol muito forte, dia de praia, para entrar e visitar essa aeronave que estava em exposição na Praia do Flamento. Também acredito que meu saudoso pai viajou nesse avião durante a construção de Brasília. Ele era empregado da construção civil numa empresa que participou das obras. Uma grande tragédia!
Toledano, aqui em Manaus, tinha o PP-CBT ,DC 3 da cruzeiro, estava na praça da saudade, foi cortado no Machado, ninguém falou nada !!
Que tristeza.
Será que fizeram alguma matéria na época?
Com certeza o CBT deve ter pousado e decolado de PHB algumas vezes.
Inacreditável
Num país onde NUNCA se respeitou nem os Ex-Combatentes do Exército Brasileiro que deram a vida pela Pátria no Teatro de Operações da Itália, isso já até era de esperar. Ê Brasil...🇧🇷🇧🇷🇧🇷
E la no Galerão ainda tem DC-10 e alguns 727. Em GRU tem um DC-8 Estes todos com o futuro incerto.
Em Curitiba tem um F-27, creio que era Tam e alguns 727s da RIO
Inserto não e futuro certo sucata infelizmente mano
@@ifpstopmotions9720 Ainda está lá? N sei se não destruíram o F-27 ja
@@rodrigolorenameirafernandes A ultima vez que vi estava la, nao sei
😂😂😂😂 07:33 só pelo que você mandou toledano, " merece meu respeito" eu diria o mesmo! 😝 estamos com você 👍...
Nós lutamos pela memória, em todas as áreas, e infelizmente as pessoas que têm o poder de decisão não pensam como nós.
Faz tempo o Brasil acaba com sua memória. A aviação é só mais uma das vítimas.
Toledano. Como você e milhares de apaixonados pela aviação, me faltam palavras para externar minha indignação, raiva e ódio por essa gente torpe e mesquinha. Hoje, diante de tantos absurdos, mazelas, privilégios, impunidades, fôro privilegiado....e toda postergação legal; só uma coisa para salvar o Brasil: o paredão.
Me lembro dele no aterro do flamengo, brinquei muito dentro dele.
Rio de janeiro, atualmente é só decepção...
*Saudações aeronáuticas, Moro aqui na ilha do Governador e fiquei indignado com isso. Passo agora na porta da Base aérea e sinto um vazio no coração, obg Toledano pelo vídeo*
7:21 "Falta de memória do povo brasileiro" Também não, calma lá. Muitos, como eu, valorizam essa história e queriam ela preservada mas nada podemos fazer. A culpa não pode ser distribuída aleatoriamente junto com ofensas ao povo como um todo. Mas concordo que sim, o cidadão q fez isso DEVE pagar por isso!
Concordo
Falta de memória dos grandões lá de cima, tem político querendo até arrancar Machado de Assis, Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, etc, das escolas. Olha o nível dessa raça.
Aqui em viçosa mg tem um avião abandonado no meio do campus da universidade federal, um agricola que foi usado na ufv e em outros campus de federais, a alguns anos quando vi pela primeira vez ele estava até bonito mas hoje já está todo destruído, já tem mato cobrindo quase todo a avião, eu ficorevoltado com isso, imagina quando é com uma parte da história do brasil
Apesar de não conhecer a aeronave a sua destruição doeu muito.
Como alguém apaixonada por história eu fico pistola com isso
Fiquei sabendo dessa irresponsabilidade há poucas horas, antes de ver seu vídeo, pelo vídeo do "Aviões e Vídeos", quando me deu lágrimas aos olhos ! Vou transcrever exatamente o comentário que lá fiz! ----Que tristeza me deu esse vídeo, Ví muitas vezes esse Dc-3, de que até tirei fotos com meu neto mais velho!
Parece até que eu estava antevendo esse crime. No Brasil, não se dá valor à historia dos nossos antepassados, basta ver
o nosso museu no Rio de Janeiro, que pegou fogo por negligência das nossas autoridades responsáveis por nossa história!
Fui funcionário da Varig e trabalhei na área Industrial, onde estava o PP-VBF. Lamentável essa irresponsabilidade!
Isso foi um crime!
Cara, que M***a. Um dos aviões mais bonitos e cheio de história. O Brasil não terá futuro se continuar agindo desse jeito. É uma pena!
Toledano poderia me dizer em qual página está o comentário desse senhor que é chefe do setor de restauração e conservação do MUSAL ou mandar um print do comentário por favor
Muito triste mesmo....tem momentos que me envergonho de ser BRASILEIRO!!!
Eu fico pensando o que não está sendo perdido Brasil a fora, ouvi falar que em Porto Alegre tem muito material da Varig, se bem que nessa altura....
Curitiba também, muitos 727 e até um F-27 da tam!
Está intacto pela informação do povo
Cara, deixamos queimar nosso Museu Nacional, quer q um país desse saiba a história de um avião?! Inacreditável!
E ninguém se interessou em comprá-lo?
Acho que nem deram essa oportunidade
Nem devem ter oferecido a ninguém, nem publicaram nada.
Ninguém quiz a aeronave.
Ninguém sequer ficou sabendo que iam fazer essa barbaridade, pra ter tempo de salvar o avião
Cara isso é desesperador! Um avião desses não é só uma máquina, é parte da nossa história. Somente quem AMA a aviação entende essa DOR que estamos sentindo!!!
Parte da nossa historia uma ova! esse avião Americano, foi vendido barato ou
doado pelos USA quando já não servia mais para eles. Deixe de ser besta Cabra!
História da aviação intetessa para qiem é da área e possui cultura para isso. Para tecnocratas e administradores gananciosos interessa apenas dinheiro $$$$.
Emerson Roberto - São Carlos SP.
Ocorreu-me uma sugestão que tslvez seja válida: o engajamento do IPHAN, na proteção dessas aeronaves. Na minha visãi de leigo, o DC-3 se encaixaria como patrimônio histórico do país. Tslvez o selo do IPHAN salve algumas aeronaves.
Sou leigo em aviação, mas o DC-3 é um ícone.
O Brasil é um país triste, despreza sua própria História.
BRASIL É UMA VERGONHA !!! A CADA DIA MAIS QUE PASSA TENHO VERGONHA DESSE PAÍS E NOJO
Aqui no aeroporto do Recife tinha duas aeronaves da Vasp e um certo dia foram destruídos, o argumento foi que estavam por anos ocupando uma área do imenso aeroporto e devido a copa do mundo e as olimpíadas a Infraero junto com aeronáutica e outros órgãos, entraram na justiça para retirar as aeronaves do local ganharam a causa, destruíram a aeronave deixando em pedacinhos. Muitos aqui em Recife ficaram chocado incluindo eu pois na época eu estava entrando na aviação e fazia o curso de mecânico de aeronaves. Eu até recordo que tinha comentado com o dono do curso se não teria como ser doado ou que talvez fosse possível ser útil mas não picotar a história mas infelizmente o fim foi o triste.
"Achou ruim?leva pra casa"
Traria pra casa e ainda trataria melhor do que a minha mulher :)
Eu tambem levaria pra casa, e dormiria nele!
@@katyaferreira Eu faria dele a minha casa
Identifico-me com o precioso relato do vídeo. Quando criança, tive o primeiro e inesquecível contato com uma máquina voadora real deixou marcas impossíveis de serem expressas em palavras. Hoje meu filho, iniciado no curso para PP, leva a minha paixão e os sinais destas marcas. Não sei nem o que sentir diante de tamanha bestialidade...😢
Pais sem história, povo alienado pôr políticos corruptos, não preservam nada só destrói, é uma pena que tenha acontecido uma tragédia dessa, amo a aviação espero que esse canalha pague bem caro like.
Nós é que agradecemos o trabalho que você faz!! Obrigado a você e a todos os entusiastas e apaixonados pela aviação pelo trabalho de conservação da nossa história e por fazer conteúdo sério e de qualidade. Muito obrigado!! Abraço!
SE CONSEGUIRAM DESTRUIR TODA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO,PORQUE NÃO DESTRUIRIAM UM AVIÃO POR LÁ?
A cidade esta destruida? Acho que tu nem sabe onde ela fica né?
Sou do Rio e moro em Curitiba tbm... Vi de perto esse avião no aterro e sempre ia ao campo dos Afonsos com meu pai que era pqdt... Bateu uma tristeza e indignação justamente pelo lado histórico que sempre é deixado de lado pelas nossas autoridades, independente da área... é vergonhoso pro país. É a minha opinião. Grande abraço!
Por isso que o Rio está se deteriorando aos poucos, vergonha, decepção! Falta de amor pela paixão alheia!!
Foi o Museu, agora o DC 3 ;-;
@@saturno44 pois é meu amigo só não derrubam as coisas ruins, pq as boa ja foram pro beleleu..abraço!
QUANDO EU MOREI NA REGIÃO DE BOSTON,AJUDEI A PINTAR UM HANGAR PRIVADO DE VÁRIOS AVIÕES ANTIGOS,OLHA O CARINHO O RESPEITO QUE O DONO TEM COM A HISTÓRIA DE SEU PAÍS.
Que isso cara? Mano sinistro!
Cara esse tipo de avião deveria receber carinho cuidados e tudo d+, nao so chegar e destruir o avião como fosse nada tao entendendo,oque esse cara fez deveria receber um processo e uma cadeia de 20 anos por destruição de história da aviação,este avião sobreviveu a guerra passou tantas coisas e dps para ser destruído como fosse carro velho isso e mt desrespeito,este foi o primeiro avião que cheguei perto na minha vida e agr nao posso ver ele mais descanse em paz velho amigo 😕😔😔😔.