Sempre que recebo a notificação de um vídeo novo, tenho a certeza que será uma belíssima explanação. Muito obrigada professor, por sempre nos proporcionar conteúdo de tamanha relevância. Essas discussões não servem apenas para o Enem e demais vestibulares, mas nos ajudam a sermos cidadãos mais pensantes. Gratidão😊
Que canal maravilhoso!!! Que professor maravilhoso!!! Eu não perco um vídeo,porque toda vez que eu vejo a notificação eu já sei que vem coisa boa. As minhas redações melhoraram MUITOOO depois que eu comecei a assistir o canal
Muito interessante entender a linguagem neutra como uma variação linguística! Tava tendo aula de variação linguística antes das férias e pensei justamente nisso, q a linguagem neutra poderia se encaixar aí. Achei mto legal, nunca tinha pensado antes!
Muito bom o texto, veja quanto sofisma é necessario para empurrar uma ideia que não se sustenta. Respeito a vontade das pessoas, cada um faz o que quer com seu corpo e tudo o que for consensual entre duas pessoas adultas e em plena sanidade deve ser respeitado e estar absolutamente fora de qualquer juízo de valor, mas esse tipo de discussão, essas forçação de barra homossexual vem me causando uma aversão que eu já não tinha. O ser humano é xy e xx, o resto é mercado, desfunção hormonal, cultura, resquício ou fruto de revolta adolescente, e quando muito raramente, algum tipo de formação biológica mutante, como pessoas que , por exemplo, nascem sem os dentes do siso. A principal característica do ser humano é ter escolha, eu me nego a crer que a pessoa nasce com um sexo biológico mas por dentro é outra coisa, é mais um jeito de querer se diferenciar, ser diferente ou aparecer, uma revolta adolescente, como o sujeito que, numa exposição de tatuagem, disse que tatuou "a cara pra ser diferente", eu vi aquilo e pensei, "caramba, ele podia ter estudado e ter se tornado diferente por ter conhecimentos, valores, e por sua contribuição para a humanidade, mas não, quis ser diferente com uma tatuagem na cara". Passamos por muitas fases durante nosso desenvolvimento até a fase adulta, e mesmo nela ainda estamos sujeitos a uma série de eventos que podem nos modificar, ainda assim será sempre uma escolha, como ser vegano ou carnívoro.
@@guilhermenunes6522 é usada essencialmente na fala, como variação linguística diastrática. Não houve incorporação (e creio não haveria tão cedo) na linguagem formal, por essa razão não consta de documentos oficiais, mas no campo da Linguística já se tem pensado muito nisso, inclusive com alguns posicionamentos defendendo ser, sim, possível (embora não provável) uma adoção da linguagem neutra em nossa língua. O linguista José Luis Fiorin mesmo já escreveu um artigo sobre o assunto. Também na literatura contemporânea é crescente o experimento com linguagem neutra, e vez ou outra ela surge também no ambiente político a fim de acenar com o público não binário. Não que eu precise, mas quero deixar claro que não necessariamente defendo ou acho viável no curto prazo uma incorporação da linguagem neutra na gramática "oficial" (variedade padrão/formal) da língua. Mas a língua é muito mais que a variedade padrão seguida nos documentos oficiais. E dizer que "não existe uso aplicável" de um fenômeno verificável na linguagem corrente de certos grupos é no mínimo uma afirmação errada.
@@alinotic Ou seja, o que vc explanou é que não passa de uma gíria. E gírias empobrecem o vocábulo de qualquer idioma. Eu não sei sinceramente que literatura vc anda consumindo pra afirmar que é "crescente o experimento com linguagem neutra", se eu te perguntar 2 artigos literários certamente vc não saberá responder. Tbm não vejo uso no campo político, exceto pelos radicais do PSOL. E não existe pessoas "não binárias", isso é ideologia de gênero, ou pseudo-ciencia se preferir. Pra vc falar que alguém é "não binário", vc parte da ideia que gênero são construções sociais, o que é falso. Gêneros são definidos através do conjunto de fatores biológicos. Independente da preferência sexual de um indivíduo, ele não deixa de ser um homem ou uma mulher. Segundo pesquisa do Datafolha divulgada ontem, 28/08/2024 pelo Jornal da Record, 97% das pessoas são contra o uso dessas gírias, 2% a favor e 1% não souberam e/ou não quiseram opinar. Isso sem mencionar os professores de português e mestres em letras, se quiser, posso escrever uma lista deles no comentário abaixo. Em troca, basta vc escrever um, ou no máximo dois que são favoráveis a este tipo de gíria. E por fim, a discussão, basicamente, é sobre o uso formal. Em ambientes acadêmicos e/ou instituições governamentais, uma vez que é impossível controlar o uso de gírias de cada pessoa. Importante lembrar que o idioma português é uma das identidades nacionais, consagrado na CF/1988 e sua defesa é algo apartidário. Portanto, deixe um pouquinho a alienação de lado e deixe de bizarrice.
querides só existem na nossa lingua 2 generos até tem misto ex onça pantera e todos são femininos a lingua não tem preconceito vcs tem por isso devem falar inglês tem neutro é it
Não existe certo e errado, existe adequação e inadequação. Não é o professor que está dizendo isso, mas a sociolinguística. Nessa ciência, essa compreensão já está muito bem consolidada. Usar linguagem coloquial em concursos é INADEQUADO.
Sempre que recebo a notificação de um vídeo novo, tenho a certeza que será uma belíssima explanação. Muito obrigada professor, por sempre nos proporcionar conteúdo de tamanha relevância. Essas discussões não servem apenas para o Enem e demais vestibulares, mas nos ajudam a sermos cidadãos mais pensantes. Gratidão😊
Eu que agradeço pelo lindo comentário. Espero que continue aproveitando bastante dos nossos vídeos. Um grande abraço! ❤️
Que canal maravilhoso!!! Que professor maravilhoso!!! Eu não perco um vídeo,porque toda vez que eu vejo a notificação eu já sei que vem coisa boa. As minhas redações melhoraram MUITOOO depois que eu comecei a assistir o canal
Muito obrigado pelo retorno positivo. Fico muito feliz, viu? ❤️
Queria ouvir um cego, surdo, mudo autista, ou outro PCD opinando sobre essas gírias excudentes.
Se a questão não é de lingua portuguesa e sim justiça social, devemos introduzir mais linguagem indígena e Afro nas escolas.
Muito interessante entender a linguagem neutra como uma variação linguística! Tava tendo aula de variação linguística antes das férias e pensei justamente nisso, q a linguagem neutra poderia se encaixar aí. Achei mto legal, nunca tinha pensado antes!
Muito bom o texto, veja quanto sofisma é necessario para empurrar uma ideia que não se sustenta. Respeito a vontade das pessoas, cada um faz o que quer com seu corpo e tudo o que for consensual entre duas pessoas adultas e em plena sanidade deve ser respeitado e estar absolutamente fora de qualquer juízo de valor, mas esse tipo de discussão, essas forçação de barra homossexual vem me causando uma aversão que eu já não tinha. O ser humano é xy e xx, o resto é mercado, desfunção hormonal, cultura, resquício ou fruto de revolta adolescente, e quando muito raramente, algum tipo de formação biológica mutante, como pessoas que , por exemplo, nascem sem os dentes do siso.
A principal característica do ser humano é ter escolha, eu me nego a crer que a pessoa nasce com um sexo biológico mas por dentro é outra coisa, é mais um jeito de querer se diferenciar, ser diferente ou aparecer, uma revolta adolescente, como o sujeito que, numa exposição de tatuagem, disse que tatuou "a cara pra ser diferente", eu vi aquilo e pensei, "caramba, ele podia ter estudado e ter se tornado diferente por ter conhecimentos, valores, e por sua contribuição para a humanidade, mas não, quis ser diferente com uma tatuagem na cara".
Passamos por muitas fases durante nosso desenvolvimento até a fase adulta, e mesmo nela ainda estamos sujeitos a uma série de eventos que podem nos modificar, ainda assim será sempre uma escolha, como ser vegano ou carnívoro.
Não existe uso aplicável da linguagem neutra na sociedade brasileira.
Fim da redação
Se não existisse, não era usada.
Fim da réplica.
@@alinotic E quem usa isso? Poderia me citar algum autor ou documento?
@@guilhermenunes6522 é usada essencialmente na fala, como variação linguística diastrática. Não houve incorporação (e creio não haveria tão cedo) na linguagem formal, por essa razão não consta de documentos oficiais, mas no campo da Linguística já se tem pensado muito nisso, inclusive com alguns posicionamentos defendendo ser, sim, possível (embora não provável) uma adoção da linguagem neutra em nossa língua. O linguista José Luis Fiorin mesmo já escreveu um artigo sobre o assunto. Também na literatura contemporânea é crescente o experimento com linguagem neutra, e vez ou outra ela surge também no ambiente político a fim de acenar com o público não binário.
Não que eu precise, mas quero deixar claro que não necessariamente defendo ou acho viável no curto prazo uma incorporação da linguagem neutra na gramática "oficial" (variedade padrão/formal) da língua. Mas a língua é muito mais que a variedade padrão seguida nos documentos oficiais. E dizer que "não existe uso aplicável" de um fenômeno verificável na linguagem corrente de certos grupos é no mínimo uma afirmação errada.
@@alinotic Ou seja, o que vc explanou é que não passa de uma gíria. E gírias empobrecem o vocábulo de qualquer idioma. Eu não sei sinceramente que literatura vc anda consumindo pra afirmar que é "crescente o experimento com linguagem neutra", se eu te perguntar 2 artigos literários certamente vc não saberá responder.
Tbm não vejo uso no campo político, exceto pelos radicais do PSOL. E não existe pessoas "não binárias", isso é ideologia de gênero, ou pseudo-ciencia se preferir. Pra vc falar que alguém é "não binário", vc parte da ideia que gênero são construções sociais, o que é falso. Gêneros são definidos através do conjunto de fatores biológicos. Independente da preferência sexual de um indivíduo, ele não deixa de ser um homem ou uma mulher.
Segundo pesquisa do Datafolha divulgada ontem, 28/08/2024 pelo Jornal da Record, 97% das pessoas são contra o uso dessas gírias, 2% a favor e 1% não souberam e/ou não quiseram opinar. Isso sem mencionar os professores de português e mestres em letras, se quiser, posso escrever uma lista deles no comentário abaixo. Em troca, basta vc escrever um, ou no máximo dois que são favoráveis a este tipo de gíria.
E por fim, a discussão, basicamente, é sobre o uso formal. Em ambientes acadêmicos e/ou instituições governamentais, uma vez que é impossível controlar o uso de gírias de cada pessoa. Importante lembrar que o idioma português é uma das identidades nacionais, consagrado na CF/1988 e sua defesa é algo apartidário.
Portanto, deixe um pouquinho a alienação de lado e deixe de bizarrice.
seus vídeos são a base do meu conhecimento!
Oh, Aya, que fofura! Obrigado! Por enquanto somente as que já foram de Enems anteriores….
Muito bom!
Ta certis, ja dizia o mussunzis....
querides só existem na nossa lingua 2 generos até tem misto ex onça pantera e todos são femininos a lingua não tem preconceito vcs tem por isso devem falar inglês tem neutro é it
existe sim certo ou errado sim é só olhar os concursos pelo que vc está falando é uma linguagen coloquial uma figura de linguagen ne meninis
Não existe certo e errado, existe adequação e inadequação. Não é o professor que está dizendo isso, mas a sociolinguística. Nessa ciência, essa compreensão já está muito bem consolidada. Usar linguagem coloquial em concursos é INADEQUADO.
nossa lingua já é díficil imagina no neutis
😂😂😂😂😂 coisa de gente estragada kkk