Itapiranga - I Caravana do Observatório da Região Metropolitana de Manaus

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 апр 2019
  • Itapiranga foi o terceiro município amazonense a receber a I Caravana do Observatório da Região Metropolitana de Manaus, de 18 a 21 de março de 2019.
    Idealizada por pesquisadores da Fundação Vitória Amazônica (FVA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a iniciativa tem o objetivo de realizar audiências públicas e um diagnóstico socioambiental em cada cidade visitada. Careiro Castanho, Manaquiri e Silves completam a lista dos municípios que compõem a I Caravana.
    As entrevistas para o perfil urbano dos municípios visitados foram realizadas com figuras-chave, como autoridades, empresários, representantes de associações, lideranças locais e demais atores sociais. O levantamento de informações levou em conta 13 indicadores, que vão da caracterização geral do município até dados sobre educação, turismo, mobilidade e atividades econômicas.
    Outra frente de trabalho foram as audiências públicas, onde foram apresentados estudos históricos do Observatório da Região Metropolitana de Manaus e da Fundação Vitória Amazônica.
    A I Caravana do Observatório da Região Metropolitana de Manaus conta ainda com a parceria da Associação Amazonense de Municípios (AAM), do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira (Nepecab/Ufam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
    O OBSERVATÓRIO
    Criada em 2007, a Região Metropolitana de Manaus tem uma população de 2,6 milhões de pessoas, cerca de 64% da população do Estado do Amazonas, distribuída em 13 municípios: Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves.
    Visando influenciar políticas públicas baseadas num modelo de desenvolvimento social, econômico e ambiental inovador, a Fundação Vitória Amazônica idealizou o Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM) em 2014. Hoje, o grupo se caracteriza como uma rede de pesquisadores e ativistas comprometidos com a geração de conhecimento sobre a RMM.

Комментарии •