Claro que não! Acabei de voltar da Russia e todos, digo todos mesmo, desde o oficial da imigração ate a moça do cafezinho da lojinha foram extremamente simpaticos e educados. Eu senti sim muita curiosidade e felicidade em saber de onde eu era e imediatamente o sorriso vinha quando dizia que eu sou brasileira. Deixo meu obrigada por ter me sentido tao acolhida e com aquela sensação gostosa de ter sido bem vinda 😀
Bem vindo na Russia Brasileiro é, a questão é Russo é calado, mal fala nao puxa assunto, seu comentario tem nada haver com o conteudo do video! ate a propria Russa admitiu no video!
Talvez porque você é branca, tem cabelo liso, traços finos e "aparenta" ser europeia. Então generalizar toda a realidade desprezando o fato de que o outro é mais ou menos diferente e justamente por ser mais diferente, terá experiências diferentes, deve ser difícil pra você.
Mais didática impossível. Você foi no cerne da questão. Concordo totalmente. Os russos não são mal-educados. Convenhamos, tem pessoa que se aproxima da gente e começa um falatório. Não sou obrigada a dar atenção a ela. Nunca a vi e provavelmente nunca a verei. Isso não quer dizer sou mal-educado.
Nossa! Parece que vc estava falando de Curitiba nos anos 80. Até hj ainda acabo agindo às vezes assim. Parabéns pela apresentação. É bom saber que os curitibanos dos anos 70 e 80 são normais em algum lugar no mundo. Rsrs
Moro em Ctba e estive na Rússia por 40 dias, pode parecer pouco tempo, mas às diferenças são perceptíveis e nem de perto parece Curitiba dos anos 80 e 90, claro, existe alguns resquícios culturais distantes (por causa dos descendentes de poloneses e ucranianos), mas os "polacos" do Paraná, criaram uma cultura própria e que hj está bem abrasileirado! O Curitibano, embora mais introvertido e fechado, é e sempre foi muito educado, inclusive para os padrões brasileiros, e em se tratando de Rússia, é algo bem diferente, só um convívio na prática para perceber essa diferença, mas mesmo assim, a Rússia é um país que vale a pena conhecer!
Acredito que o humor de certos países tem muito haver com o clima. Pois a falta do sol atinge diretamente o humor. Já vi vários vídeos, principalmente dos europeus, isso é comum. Aí quando vêm ao Brasil tudo muda.
Eu sou da Rússia e não diria que o nosso jeito tenha muito a ver com o clima, mas sim com a cultura. Às vezes podemos parecer um bocado 'grosseiros' aos estrangeiros mas é só que nós preferimos dizer as coisas como são, diretamente. Essa é uma das grandes virtudes do nosso povo: somos honestos.
@@finalmenteliza07 Tenho percebido que russos são pragmáticos. Penso que isso é ótimo em várias situações. 🙂 Não vejo relação entre grosseria e honestidade. É perfeitamente possível ser honesto, sem necessariamente ser grosseiro.
Engraçado que a Itália é o Brasil da Europa, né? A personalidade deles e até a cultura são bem parecidas com a do Brasil, creio que países que são da língua latina tem um calor mais que os outros, quando digo calor seria mais em razão de ser calorosos.
tive a oportunidade de "conviver" ( por poucos dias) com um cidadão russo , e o que notei é que são muito focado em que estão fazendo, não são muito de "jogar " conversa fora, não tem "mais ou menos" É ou NÃO É , não considero isso com educação e sim é o modo dele de se relacionar
No Brasil é considerado educado ser agradável. A pessoa pragmática, que só pensa no próprio interesse, não é bem vista no Brasil. A pessoa precisa pelo menos fingir que se importa com os outros, tentar ser agradável .
Eu sou brasileiro, moro no Rio, estudei Russo no Instituto Cultural Brasil-URSS ( ICBRASUS )durante 4 anos consecutivos....Falo um pouco de russo, no momento estou fazendo uma revisão em suas aulas....Mas, certa vez conheci uma russa no Facebook e depois de me apresentar, conversar com ela bastante tempo, perguntei a ela se era casada....kkkkk...ela me deu um fora incrível, sentiu-se ofendida....kkkkk sumiu.....Пока!! Пока !!!!
Inscrito no canal,te acho exatamente linda educada e me passa a impressão de uma pessoa generosa.quanto ao tema existe pessoas boas e ruins em todos os países. boa sorte e até mais!!
Viajei muitas vezes a trabalho pelo Brasil, algumas até mais de 50 horas; Alguns não queriam nem papo respeito, mas conversando com passageiros nos assentos de trás, do outro lado do corredor ou lá na frente ou lá atrás; algumas vezes até quase como uma relação "quase que íntima", desembarcando um simples até logo( não existia celular ainda ) e na primeira vez tinha uns 12 ou 14 anos. Com apenas três anos, no saqguão do aeroporto meu filho arrastou umas 10 crianças ( começou 3) para brincar e não sei como mas timídos ou aqueles que ficavam em seu canto o(a) arrastava para brincar, alegrando essa criança. Pais dessas crianças brincaram comigo se não queria da-los, confessando que nunca viram brincar com tanta espontaneidade seus filhos, respondi que era natureza dele e sua irmã 4 anos m ais nova não era diferente. Normalmente até primeira geração de estrangeiros( filhos) são mais frios ou grosseiros, eu passei a ser mais liberal viajando a trabalho. Tive convivência com árabes, israeelenses, orientais africanos, alemães italianos, argentinos, chilenos, bolivianos, portugueses e de todas as regiões do país; ser humano é tudo igual, eu aprendi a respeitar mais as culturas.
Muito obrigado pelos vídeos , aprendo muitos com seus vídeos pois eu moro na Rússia sou brasileiros e tive todos essas experiências que pro brasileiro não é legal mas aprendo a entender e sempre respeitar o jeito da cultura russa que aliás gosto muito por isso moro aqui e aprendo russo e tenho muitos amigos russos e eles realmente são bem parecidos com brasileiros depois que você conhece eles 🙇🏾♂️😁
Muito complicado generalizar o comportamento de uma nação, ainda mais em um país gigantesco como o Brasil. Sou brasileira, mas não tenho muita facilidade em fazer amizades, e demoro muito pra convidar alguém pra minha casa. Só quem eu gosto e confio muito. Prezo sempre pela cordialidade, com todos, mas não acho educado me abrir tão facilmente, e nem me sinto confortável quando fazem isso comigo. E não acho que esse esteriótipo de "povo educado" atenda o padrão vendido como certo por aqui. Muito educado pra mim, é respeitar fila, horário, hierarquia, idade, honrar a palavra, e zelar por compromisso, e muitas dessas coisas, são piadas, e o desrespeito, atribuído ao pavoroso "jeitinho brasileiro"...
Elisa parabéns pela sua inteligência obrigado por falar português imagino não foi fácil aprender. O nosso pais precisa muito de você o que importa é o próximo e isso você faz muito bem. Percebi que você é muito atenciosa , carinhosa, com sua mãe isso enche o coração de de amor pelo próximo.
Gente, é preciso aprender a se portar diante do outro principalmente se estiver na casa dele, da mesma maneira que os estrangeiros se adaptam quando vão ao Brasil. Prestar atenção nessas características de comportamento e compreender, sem julgamentos. Russos são diretos e formais, isso causa estranheza em nós e pode soar rude, mas não é por mal ou por serem mal educados. Nós não somos bisbilhoteiros de vida alheia. Apenas gostamos de interagir informalmente com outras pessoas. Como ficou bem claro no vídeo: nem bons, nem maus. Simplesmente somos russos e brasileiros. Só pra não deixar dúvidas: *AMO* o povo russo, tá?! 💓💕💓💕💓
Estou muito impressionado com a qualidade de seu português. Você deve ser uma excelente professora de idiomas. Também muito carismática e bonita. Estou adorando seus vídeos.
Agora você me deixou preocupado... Porque eu estou escrevendo pro governo da Rússia e ia usar só o Google Tradutor... Mas você falou que dependendo da situação, as formas de tratamento erradas podem ser consideradas rudes... Não sei o que fazer agora... Não tenho dinheiro para tradução profissional... Deixei o like e já sou inscrito!
Vídeo importante e necessário. Parabéns pela escolha do tema, Lisa. 👏🏼👏🏼 Quanto mais conhecemos, melhor compreendemos e mais repeitamos as diferenças (riquezas) culturais. Tive uma experiência em casa de anfitriã russa e foi exatamente igual *13:11* Fiquei uns dois dias sem comer depois. Cheia! 😄 E foram extremamente atenciosos e simpáticos e sim, fui apresentada por amigo em comum. *_Obs.:_* Uma sutileza do idioma: _Como VAI?_ é exatamente o "Kak dela" _Como ESTÁ (se sentindo)?_ o verbo está oculto, subentendido. Essa pergunta é profunda. ✌🏼 Achei a atitude da sua mãe muito fofa! 😍
Boa noite Elisa! Adorei o vídeo, realmente essas diferenças de comportamentos de países diferentes as vezes nos chocam muito e se eu fosse na Rússia ia dar muita bola fora, obrigado pelas dicas! Eu gosto muito da cultura russa da história da revolução do proletariado de 1917 as danças folclóricas e também das músicas Pop e Rock. Sou muito fã da cantora ЮТА ou Yuta. OBS: Obrigado Rússia por ter nos livrados do fascismo e do nazismo na segunda guerra mundial, sem vocês hoje o planeta terra seria um inferno, impossível de viver aqui!!!! Um forte abraço! Espero não ter dado nenhuma bola fora 👍😂😂😂😂😂
Ô, Lisa, parabéns, pois o "SQENR" acrescenta conteúdos preciosos à minha alma octogenária; ademais, respeitosamente, me pareces uma pessoa bonita (e fisicamente bela). Permite-me, porém, conceder espaço à seguinte percepção: no desempenho/comportamento social dos russos podem ocorrer também reflexos subjacentes, gerados no inconsciente coletivo, decorrentes da atmosfera incentivada nos anos soviéticos, de valorização estatal da delação por parte de filhos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho etc; assim, talvez seja essa a gênese inconsciente do distanciamento interpessoal que com o tempo foi amornado mediante o culto às etiquetas não, digamos, "invasivas", gerando essas bolhas de pretenso conforto, que podem passar às pessoas de temperamento mais leve a exoeriência de amargar um certo exercício gratuito de antipatia por parte de terceiros ou mesmo o desconforto da retração ante expressões dinâmicas e/ou posturais não receptivas. Desta forma, se eventualmente as relações sociais no âmbito do povo comum da Rússia se adocicarem um pouco mais, ensejando a expansão das "conversas de pentear" (estas que os zoólogos definiram como típicas da ordem _primatae_ , na qual os humanos se inserem juntamente com bonobos, chimpanzés, orangotangos e gorilas)... Lisa, que Deus te abençoe, bem como aqueles que amas.🇧🇷Eduardo Roxo, Brasília, DF
Essa sua iniciativa muito boa, porque esclarece a forma das pessoas agirem, se você de fora acha estranha essa conduta não sabe que as pessoas são diferentes, vai ter que conviver com isso, a outra opção é não ir lá.
Excelente aula, Professora! O conhecimentos dos usos e costumes de outras nações é fundamental e evita problemas desnecessários. Acabei me lembrando com isso, de uma situação ocorrida em um voo para Los Angeles. Tinha um japonês sentado do meu lado durante 17 horas. Ele e eu sem conversarmos por um minuto se quer. Quando faltava uma hora para o avião aterrizar, ele puxou conversa comigo. Disse-me, que eu tinha sorte por saltar em Los Angeles e que ele ainda teria mais 12 horas de voo até Tóquio. E eu lhe respondi que estava indo para Vancouver e que faria um "Slow Transfer", ou seja, "chá de aeroporto".
Só conheci um russo na vida faz uns trinta anos , um senhor de idade que anunciou uma filmadora no jornal e ele foi muito gente boa e casado com uma brasileira aqui de Porto Alegre , ele serviu um chá e achou meu pai parecido com o primo dele .
Olá professora, gosto muito do seu canal, gostaria de saber se você pode me indicar outros canais legais de conteúdo Russo mas na língua portuguesa como é aqui no seu canal?
Dependendo do assunto se uma pessoa desconhecida vier falar comigo eu acho ela bem inconveniente,eu uma vez estava no terminal de ônibus e tinha uma senhora na minha frente na fila e ela virou do nada falando da motorista mulher no ônibus e aquele papo todo de SJW,o ônibus era a cada 1h ela não parava de falar e eu de saco cheio só queria ficar olhando pro nada e esperar o ônibus kkkk Saí da fila e peguei um pra outro terminal,se a pessoa quer alguma informação eu falo numa boa e assim acaba saindo mais assunto diferente,mas aí chega falando um negócio chato que eu não to nem aí e a pessoa não para de falar
Voce tem que dançar conforme a música. Vivo now USA a anos e a única maneira de se enturmar é agindo como Americano. O mesmo vale para a Graciosíssima Елизавета. Cпасибо.
Excelente vídeo, Elisa! Muito bom aprender com você, eu nunca conheci um russo na minha vida, mas se um dia conhecer vou tomar o cuidado de não ser tão pra frente! kkk
Na minha opinião esse comportamento mais fechado em relação a pessoas não conhecidas não é algo exclusivo dos Russos. Acontece em graus variados em países da Europa. Penso que essa diferença cultural fica mais destacada quando a comparação é feita com povos da América Latina em geral. Talvez o povo brasileiro seja só o que mais se destaca em comportamento oposto. Muito bom o conteúdo sobre o idioma e cultura Russa em seu canal.👍 Penso em estudar em seu curso futuramente, mas antes tenho atender a algumas outras prioridades. Grato pelo conteúdo, paka-paka!👋
Lecionei Português para estrangeiros; trabalhei em multinacionais; já viajei muito. Aprendi a conhecer usos e costumes de outras culturas. Mesmo dentro do Brasil, existem hábitos um pouco diferentes de um estado para o outro. Em 1975, primeira vez que estive na Europa, achei os franceses muito grosseiros. Nenhum professor de Francês havia dito que é muito importante falar “-Bonjour”, antes de iniciar contato com qualquer pessoa. Aprendi isto, e outras vezes que fui a França, foi tudo bem😉 Quanto à respeitar horários, sou como os russos, os suíços… Estou aprendendo muito com seus vídeos.❤
Temos que aprender a respeitar as culturas e jeito de ser de cada povo. Minhas experiências com o povo russo têm sido altamente positivas. Aquele instante inicial da abordagem pode definir muita coisa. Gostei muito do vídeo. 💙
Encontrei uma Russa em BH e sem delongas, em inglês, direcionei-lhe a palavra, ela me olhou, e conversou normalmente comigo, achei-a muito simpática, porém notei o que você disse, ela não havia me notado naquele espaço, pois estava ocupada realizando uma tarefa.
Tudo bem no Brasil não significa que a pessoa quer saber sobre a outra.Se a pessoa quiser saber como a outra está ela pode perguntar: Como você está se sentindo?
Minhas experiências com os russos ou melhor, com as russas: Lisa, Valéria, Dasha, Olga...mulheres maravilhosas que eu, como brasileiro, tenho orgulho de elas viverem no Brasil e nos passarem muitos ensinamentos. Muito sucesso a essas moças já cheias de conhecimentos.
Falar com desconhecidos não é falsidade, da mesma maneira que não querer falar não é grosseria. Temos que respeitar. Gostei do vídeo e das impressões suas a respeito.
Estive na Rússia por quase 40 dias fazendo a transiberiana, percebi além desse choque cultural (Brasil vs Rússia), existe lá tb, diferenças regionais. Por exemplo: As pessoas em Moscou aparentemente são mais frias estilo Europa, já na Sibéria, normalmente o estrangeiro não passará desapercebido e existe muita gente hospitaleira. Passei 5 dias em Novosibirsk, percebi a curiosidade dos locais, mas em contrapartida tive TB, na mesma cidade, péssimas experiências com pessoas histéricas (como uma atendente da empresa aérea S7 que ao me atender gritava e sapateava feito lunática) e os golpes de taxistas inescrupulosos. Se for para Novosibirsk se prepare psicologicamente, ao contrário de outros locais como Irkutsk onde tenho boas recordações.
Olá, Fabiano. Que pena que teve essa experiência. Como eu morei em Novosibirsk e hospedei muitos viajantes como você, já ouvi experiências opostas, mas eu entendo que pode dar azar assim. Quanto aos taxistas (de rua digo, sem ser do app), até os russos têm medo deles.
@@SonheiQueEstavaNaRussiaDesculpa não elogiar seu trabalho logo de princípio e enaltecer a sua polidez e simpatia! Mas voltando ao assunto, foi apenas uma evidência anedótica de minha parte, onde me pareceu que as pessoas em Novosibirsk tinham uma flutuação muito grande no estado de humor, TB pudera, era mês de Janeiro e estava fazendo -30°C, ( e não posso generalizar é claro)! Tvz um ponto extremamente negativo foi eu não falar nada em Russo! Mas mesmo assim, pretendo voltar em breve, dessa vez com mais conhecimento das diferenças culturais e comportamentais!
Lisa! Você acabou de resolver um problema comportamental que carrego por toda a minha vida, descobri: sou russo de comportamento (ou já fui em encarnações anteriores e o comportamento persiste); tudo o que você relatou sobre a forma de interagir dos russos, inclusive suas motivações, fazem parte do meu modo de pensar (respeitar o espaço alheio, porém com cortesia, não começar diálogos desnecessários, não encarar as pessoas desconhecidas, etc.). Finalmente, começo a perceber que o fato de não me render ao comportamento da maioria não representa um desajuste interno meu de personalidade, mas, apenas uma incompatibilidade cultural. Valeu, adorei o tema tratado no vídeo. 😁😁🤗
😄👍🏼 Não se sinta desajustado! Sou exatamente o oposto, gosto de uma boa prosa, porém há que ter o bom senso de saber quando, com quem e o quê conversar.
Olá! Moro no RS numa região de descendentes alemães e te digo, os germânicos brasileiros não são muito diferentes não. Antigamente era bem assim hoje em dia eles já estão mais abertos. Normalmente são mais fechados ,mas depois de ti conhecer são os melhores amigos. Entendo a cultura russa pois aqui também tem isso.
Mas aqui no Brasil, não importa se conhece ou não, posso bater um papo com alguém da academia ou o pipoqueiro da praça da esquina, não tem a menor importância e tudo flui muito bem.
Até queijo havia no cardápio que a sua mãe preparou para os franceses, eu queria ser um deles!😁😋 É bom ouvir as suas explicações sobre o modo de agir dos russos em relação à formalidades, mas o que sei, é que cada cultura age de uma forma, um exemplo :já ouvi dizer que os árabes com aqueles idiomas super complicados deles, parecem brigar quando estão conversando 🤔😉, mas na verdade é a maneira como eles se expressam mesmo, pra mim, tanto faz cumprimentar ou não é a mesma coisa e não faz nenhuma diferença. 🙌
Nao sei o seu nome , mas vc é linda e queria expressar minha admiração pelo seu """PORTUGUES"" MUITO BOM quase sem sotaque. Se eu não soubesse, eu pensaria se tratar de duas brasileiras conversando
É o costume deles, não tem como um país enorme ser todos mau educados, entendem, fora que é perigoso conversar com estranhos kkk
Claro que não! Acabei de voltar da Russia e todos, digo todos mesmo, desde o oficial da imigração ate a moça do cafezinho da lojinha foram extremamente simpaticos e educados.
Eu senti sim muita curiosidade e felicidade em saber de onde eu era e imediatamente o sorriso vinha quando dizia que eu sou brasileira. Deixo meu obrigada por ter me sentido tao acolhida e com aquela sensação gostosa de ter sido bem vinda 😀
Bem vindo na Russia Brasileiro é, a questão é Russo é calado, mal fala nao puxa assunto, seu comentario tem nada haver com o conteudo do video! ate a propria Russa admitiu no video!
Mas nesses contextos vc tinha motivos para falar. Vc chegou em alguém aleatório na rua e puxou conversa?
Talvez porque você é branca, tem cabelo liso, traços finos e "aparenta" ser europeia.
Então generalizar toda a realidade desprezando o fato de que o outro é mais ou menos diferente e justamente por ser mais diferente, terá experiências diferentes, deve ser difícil pra você.
Mais didática impossível. Você foi no cerne da questão. Concordo totalmente. Os russos não são mal-educados.
Convenhamos, tem pessoa que se aproxima da gente e começa um falatório. Não sou obrigada a dar atenção a ela. Nunca a vi e provavelmente nunca a verei. Isso não quer dizer sou mal-educado.
Nossa! Parece que vc estava falando de Curitiba nos anos 80. Até hj ainda acabo agindo às vezes assim. Parabéns pela apresentação. É bom saber que os curitibanos dos anos 70 e 80 são normais em algum lugar no mundo. Rsrs
Hahahahaha
Eu adoro conhecer os russos porque me sinto uma pessoa normal...
Será que a influência eslava em Curitiba pode explicar isso?
Moro em Ctba e estive na Rússia por 40 dias, pode parecer pouco tempo, mas às diferenças são perceptíveis e nem de perto parece Curitiba dos anos 80 e 90, claro, existe alguns resquícios culturais distantes (por causa dos descendentes de poloneses e ucranianos), mas os "polacos" do Paraná, criaram uma cultura própria e que hj está bem abrasileirado! O Curitibano, embora mais introvertido e fechado, é e sempre foi muito educado, inclusive para os padrões brasileiros, e em se tratando de Rússia, é algo bem diferente, só um convívio na prática para perceber essa diferença, mas mesmo assim, a Rússia é um país que vale a pena conhecer!
Mudaram? Até hoje ouço relatos.
Acredito que o humor de certos países tem muito haver com o clima. Pois a falta do sol atinge diretamente o humor. Já vi vários vídeos, principalmente dos europeus, isso é comum. Aí quando vêm ao Brasil tudo muda.
Eu sou da Rússia e não diria que o nosso jeito tenha muito a ver com o clima, mas sim com a cultura. Às vezes podemos parecer um bocado 'grosseiros' aos estrangeiros mas é só que nós preferimos dizer as coisas como são, diretamente. Essa é uma das grandes virtudes do nosso povo: somos honestos.
@@finalmenteliza07 Tenho percebido que russos são pragmáticos. Penso que isso é ótimo em várias situações. 🙂 Não vejo relação entre grosseria e honestidade. É perfeitamente possível ser honesto, sem necessariamente ser grosseiro.
"a ver"
Engraçado que a Itália é o Brasil da Europa, né? A personalidade deles e até a cultura são bem parecidas com a do Brasil, creio que países que são da língua latina tem um calor mais que os outros, quando digo calor seria mais em razão de ser calorosos.
tive a oportunidade de "conviver" ( por poucos dias) com um cidadão russo , e o que notei é que são muito focado em que estão fazendo, não são muito de "jogar " conversa fora, não tem "mais ou menos" É ou NÃO É , não considero isso com educação e sim é o modo dele de se relacionar
No Brasil é considerado educado ser agradável. A pessoa pragmática, que só pensa no próprio interesse, não é bem vista no Brasil. A pessoa precisa pelo menos fingir que se importa com os outros, tentar ser agradável .
@@eddiesantos4978 Verdade. Não é bem visto.
Eu sou brasileiro, moro no Rio, estudei Russo no Instituto Cultural Brasil-URSS ( ICBRASUS )durante 4 anos consecutivos....Falo um pouco de russo, no momento estou fazendo uma revisão em suas aulas....Mas, certa vez conheci uma russa no Facebook e depois de me apresentar, conversar com ela bastante tempo, perguntei a ela se era casada....kkkkk...ela me deu um fora incrível, sentiu-se ofendida....kkkkk sumiu.....Пока!! Пока !!!!
E eu que conversando com um russo, perguntei o que ele fazia(profissionalmente), ele mudou o assunto da conversa, mas senti que ele ficou ofendido.😕
Quando estudei em Portugal, dividi o quarto com uma russa. Achei meio tímida, mas acho que era por causa do idioma, porque ela não falava português.
Adorei a sua parte em que você falou sobre a recepção de sua mãe com as turistas francesas!!! Adoro cada vez mais a Rússia !!!!
Eu sou um Brasileiro de alma filandesa, amo o silêncio e a distância das pessoas.
Pois é. Prefiro ficar comigo mesmo também, detesto multidão. 🤣🤣🤣🤣
Também
Me descreveu, ñ e atoa que tenho fascinio pela cultura nordica.
Enta vc tem sorte de estar aqui, porque lá só teria mais do Mesmo, e não o o contraste quando enjoa-se..
Rogo por mais seres assim
Muito bom!! A professora Lisa consegue explicar de maneira simples qualquer assunto, não importa a complexidade.
Inscrito no canal,te acho exatamente linda educada e me passa a impressão de uma pessoa generosa.quanto ao tema existe pessoas boas e ruins em todos os países. boa sorte e até mais!!
Apenas culturas diferentes. Preencher o silêncio, essa foi ótima.
Viajei muitas vezes a trabalho pelo Brasil, algumas até mais de 50 horas; Alguns não queriam nem papo respeito, mas conversando com passageiros nos assentos de trás, do outro lado do corredor ou lá na frente ou lá atrás; algumas vezes até quase como uma relação "quase que íntima", desembarcando um simples até logo( não existia celular ainda ) e na primeira vez tinha uns 12 ou 14 anos.
Com apenas três anos, no saqguão do aeroporto meu filho arrastou umas 10 crianças ( começou 3) para brincar e não sei como mas timídos ou aqueles que ficavam em seu canto o(a) arrastava para brincar, alegrando essa criança. Pais dessas crianças brincaram comigo se não queria da-los, confessando que nunca viram brincar com tanta espontaneidade seus filhos, respondi que era natureza dele e sua irmã 4 anos m ais nova não era diferente.
Normalmente até primeira geração de estrangeiros( filhos) são mais frios ou grosseiros, eu passei a ser mais liberal viajando a trabalho. Tive convivência com árabes, israeelenses, orientais africanos, alemães italianos, argentinos, chilenos, bolivianos, portugueses e de todas as regiões do país; ser humano é tudo igual, eu aprendi a respeitar mais as culturas.
Muito obrigado pelos vídeos , aprendo muitos com seus vídeos pois eu moro na Rússia sou brasileiros e tive todos essas experiências que pro brasileiro não é legal mas aprendo a entender e sempre respeitar o jeito da cultura russa que aliás gosto muito por isso moro aqui e aprendo russo e tenho muitos amigos russos e eles realmente são bem parecidos com brasileiros depois que você conhece eles 🙇🏾♂️😁
Até hoje eu achava que era introvertido, mas parece que sou russo mesmo. 🤣
Tenho quase certeza que esta moça é a irmã gêmea da Barbara do "TE ATUALIZEI" que foram separadas no nascimento.
Muito parecidas
Nossa! Não vejo nenhum traço parecido sequer! 😳 A Lisa é linda. Nem se compara.
Muito complicado generalizar o comportamento de uma nação, ainda mais em um país gigantesco como o Brasil. Sou brasileira, mas não tenho muita facilidade em fazer amizades, e demoro muito pra convidar alguém pra minha casa. Só quem eu gosto e confio muito. Prezo sempre pela cordialidade, com todos, mas não acho educado me abrir tão facilmente, e nem me sinto confortável quando fazem isso comigo. E não acho que esse esteriótipo de "povo educado" atenda o padrão vendido como certo por aqui. Muito educado pra mim, é respeitar fila, horário, hierarquia, idade, honrar a palavra, e zelar por compromisso, e muitas dessas coisas, são piadas, e o desrespeito, atribuído ao pavoroso "jeitinho brasileiro"...
Uma das coisas que me impressionam nos russos é que, falam muito bem o português, melhor sotaque não há.
Elisa parabéns pela sua inteligência obrigado por falar português imagino não foi fácil aprender. O nosso pais precisa muito de você o que importa é o próximo e isso você faz muito bem. Percebi que você é muito atenciosa , carinhosa, com sua mãe isso enche o coração de de amor pelo próximo.
Parabéns aos dois!...
Gente, é preciso aprender a se portar diante do outro principalmente se estiver na casa dele, da mesma maneira que os estrangeiros se adaptam quando vão ao Brasil. Prestar atenção nessas características de comportamento e compreender, sem julgamentos. Russos são diretos e formais, isso causa estranheza em nós e pode soar rude, mas não é por mal ou por serem mal educados. Nós não somos bisbilhoteiros de vida alheia. Apenas gostamos de interagir informalmente com outras pessoas. Como ficou bem claro no vídeo: nem bons, nem maus. Simplesmente somos russos e brasileiros. Só pra não deixar dúvidas: *AMO* o povo russo, tá?! 💓💕💓💕💓
Perfeita! Onde eu assino?
Estou muito impressionado com a qualidade de seu português. Você deve ser uma excelente professora de idiomas. Também muito carismática e bonita. Estou adorando seus vídeos.
Excelente apresentação. Parabéns!!!!!!!!!
Agora você me deixou preocupado... Porque eu estou escrevendo pro governo da Rússia e ia usar só o Google Tradutor... Mas você falou que dependendo da situação, as formas de tratamento erradas podem ser consideradas rudes... Não sei o que fazer agora... Não tenho dinheiro para tradução profissional... Deixei o like e já sou inscrito!
Estive em Moscow e adorei o povo. Todos foram gentis e educados
"É que Narciso acha feio tudo o que não é espelho".
🎶 _"Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto, chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto..."_ (Hoje ele completou 80 anos 😍)
Adorei aprender mais um pouco sobre seus costumes. 💕
Vídeo importante e necessário. Parabéns pela escolha do tema, Lisa. 👏🏼👏🏼 Quanto mais conhecemos, melhor compreendemos e mais repeitamos as diferenças (riquezas) culturais. Tive uma experiência em casa de anfitriã russa e foi exatamente igual *13:11* Fiquei uns dois dias sem comer depois. Cheia! 😄 E foram extremamente atenciosos e simpáticos e sim, fui apresentada por amigo em comum.
*_Obs.:_* Uma sutileza do idioma:
_Como VAI?_ é exatamente o "Kak dela"
_Como ESTÁ (se sentindo)?_ o verbo está oculto, subentendido. Essa pergunta é profunda. ✌🏼
Achei a atitude da sua mãe muito fofa! 😍
Boa noite Elisa!
Adorei o vídeo, realmente essas diferenças de comportamentos de países diferentes as vezes nos chocam muito e se eu fosse na Rússia ia dar muita bola fora, obrigado pelas dicas!
Eu gosto muito da cultura russa da história da revolução do proletariado de 1917 as danças folclóricas e também das músicas Pop e Rock.
Sou muito fã da cantora ЮТА ou Yuta.
OBS: Obrigado Rússia por ter nos livrados do fascismo e do nazismo na segunda guerra mundial, sem vocês hoje o planeta terra seria um inferno, impossível de viver aqui!!!!
Um forte abraço!
Espero não ter dado nenhuma bola fora 👍😂😂😂😂😂
Ô, Lisa, parabéns, pois o "SQENR" acrescenta conteúdos preciosos à minha alma octogenária; ademais, respeitosamente, me pareces uma pessoa bonita (e fisicamente bela). Permite-me, porém, conceder espaço à seguinte percepção: no desempenho/comportamento social dos russos podem ocorrer também reflexos subjacentes, gerados no inconsciente coletivo, decorrentes da atmosfera incentivada nos anos soviéticos, de valorização estatal da delação por parte de filhos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho etc; assim, talvez seja essa a gênese inconsciente do distanciamento interpessoal que com o tempo foi amornado mediante o culto às etiquetas não, digamos, "invasivas", gerando essas bolhas de pretenso conforto, que podem passar às pessoas de temperamento mais leve a exoeriência de amargar um certo exercício gratuito de antipatia por parte de terceiros ou mesmo o desconforto da retração ante expressões dinâmicas e/ou posturais não receptivas. Desta forma, se eventualmente as relações sociais no âmbito do povo comum da Rússia se adocicarem um pouco mais, ensejando a expansão das "conversas de pentear" (estas que os zoólogos definiram como típicas da ordem _primatae_ , na qual os humanos se inserem juntamente com bonobos, chimpanzés, orangotangos e gorilas)... Lisa, que Deus te abençoe, bem como aqueles que amas.🇧🇷Eduardo
Roxo, Brasília, DF
FALE SOBRE OS HOMENS RUSSOS! RELACIONAMENTOS, BELEZA ETC.
Parabéns pelo video. Isso demonstra seu interesse em explicar corretamente a nós brasileiros as nuances da cultura russa.
👍🏼👍🏼👍🏼
Essa sua iniciativa muito boa, porque esclarece a forma das pessoas agirem, se você de fora acha estranha essa conduta não sabe que as pessoas são diferentes, vai ter que conviver com isso, a outra opção é não ir lá.
Excelente aula, Professora! O conhecimentos dos usos e costumes de outras nações é fundamental e evita problemas desnecessários. Acabei me lembrando com isso, de uma situação ocorrida em um voo para Los Angeles. Tinha um japonês sentado do meu lado durante 17 horas. Ele e eu sem conversarmos por um minuto se quer. Quando faltava uma hora para o avião aterrizar, ele puxou conversa comigo. Disse-me, que eu tinha sorte por saltar em Los Angeles e que ele ainda teria mais 12 horas de voo até Tóquio. E eu lhe respondi que estava indo para Vancouver e que faria um "Slow Transfer", ou seja, "chá de aeroporto".
Só conheci um russo na vida faz uns trinta anos , um senhor de idade que anunciou uma filmadora no jornal e ele foi muito gente boa e casado com uma brasileira aqui de Porto Alegre , ele serviu um chá e achou meu pai parecido com o primo dele .
Olá professora, gosto muito do seu canal, gostaria de saber se você pode me indicar outros canais legais de conteúdo Russo mas na língua portuguesa como é aqui no seu canal?
Dependendo do assunto se uma pessoa desconhecida vier falar comigo eu acho ela bem inconveniente,eu uma vez estava no terminal de ônibus e tinha uma senhora na minha frente na fila e ela virou do nada falando da motorista mulher no ônibus e aquele papo todo de SJW,o ônibus era a cada 1h ela não parava de falar e eu de saco cheio só queria ficar olhando pro nada e esperar o ônibus kkkk
Saí da fila e peguei um pra outro terminal,se a pessoa quer alguma informação eu falo numa boa e assim acaba saindo mais assunto diferente,mas aí chega falando um negócio chato que eu não to nem aí e a pessoa não para de falar
Voce tem que dançar conforme a música. Vivo now USA a anos e a única maneira de se enturmar é agindo como Americano. O mesmo vale para a Graciosíssima Елизавета. Cпасибо.
Amei conhecer um pouco melhor sobre a perspectiva de uma russa, pois 90% da minhas experiências não foram boas rs
eu gosto de meus amigos russos. eles foram reservados e sérios, qd nos conhecemos; mas,hj, a gnt se dá super bem.
Conheço gente que se sentiu extremamente bem vindo e bem tratado na Rússia. Mas se sentiu extremamente mal tratado em países da Europa.
Eliza; -Professora, lingüista, poliglota Ê......Miss Sibéria...!! rsrsrsrsrs (com alma brasileira, claro !)
Excelente vídeo, Elisa! Muito bom aprender com você, eu nunca conheci um russo na minha vida, mas se um dia conhecer vou tomar o cuidado de não ser tão pra frente! kkk
Só conheço 6 russas e todas aqui do youtube, todas já foram modificadas pela cultura brasileira então não sei como é uma original kkkk
Ou seja, é como lidar com um urso desconhecido? Ganhou meu like!
Na minha opinião esse comportamento mais fechado em relação a pessoas não conhecidas não é algo exclusivo dos Russos. Acontece em graus variados em países da Europa.
Penso que essa diferença cultural fica mais destacada quando a comparação é feita com povos da América Latina em geral. Talvez o povo brasileiro seja só o que mais se destaca em comportamento oposto.
Muito bom o conteúdo sobre o idioma e cultura Russa em seu canal.👍
Penso em estudar em seu curso futuramente, mas antes tenho atender a algumas outras prioridades.
Grato pelo conteúdo, paka-paka!👋
Lecionei Português para estrangeiros; trabalhei em multinacionais; já viajei muito. Aprendi a conhecer usos e costumes de outras culturas.
Mesmo dentro do Brasil, existem hábitos um pouco diferentes de um estado para o outro.
Em 1975, primeira vez que estive na Europa, achei os franceses muito grosseiros. Nenhum professor de Francês havia dito que é muito importante falar “-Bonjour”, antes de iniciar contato com qualquer pessoa. Aprendi isto, e outras vezes que fui a França, foi tudo bem😉
Quanto à respeitar horários, sou como os russos, os suíços…
Estou aprendendo muito com seus vídeos.❤
Lisa, tudo certo!
Admiro MUITO você.
Grande abraço.
Viver em outro país e entender que não existe certo ou errado… O que existe e modo de pensar ❤
Há pessoas e pessoas!
Temos que aprender a respeitar as culturas e jeito de ser de cada povo. Minhas experiências com o povo russo têm sido altamente positivas. Aquele instante inicial da abordagem pode definir muita coisa. Gostei muito do vídeo. 💙
Os sertanejos brasileiros Tb enchem a mesa de comida quando recebem visita, e empurram a comida na visita. Se não comer bastante, é desfeita😂😂😂
Encontrei uma Russa em BH e sem delongas, em inglês, direcionei-lhe a palavra, ela me olhou, e conversou normalmente comigo, achei-a muito simpática, porém notei o que você disse, ela não havia me notado naquele espaço, pois estava ocupada realizando uma tarefa.
kkkkkk, fora a gente tenta se adaptar
@@SonheiQueEstavaNaRussia 😂😂
É que aqui no Brasil as pessoas são mais soltas.
Quando fui à Europa, estranhei muito o jeitão europeu. Mas é o jeito deles.
no Brasil as pessoas são mal educadas,entronas,"espaçosas"...
Em Brasília é a mesma coisa.
Aqui no brasil e cultura de mascate nao conhece nas ta sorrindo.para negociar . pak.pak.
Eu fiquei contente que te encontrei de novo!
Eu acho que deve cansar o jeito brasileiro de dizer "não"... A gente não diz não, a gente dá voltas...
Valeu, professora Lisa! Muito bom aprender pra não cometer gafe.
Tudo bem no Brasil não significa que a pessoa quer saber sobre a outra.Se a pessoa quiser saber como a outra está ela pode perguntar: Como você está se sentindo?
Isso.
Exato. 🙂
Pôxa, tô lascado! 🙁 Eu converso sorrindo.
Sorrir é tão bom, mas concordo, sorriso sem motivo aparente pode passar ideia de Imbecilidade. Muito bom conhecer as suas impressões.
Pura subjetividade. O que funciona num lugar, não funciona no outro. Legal saber.👍🏼
Um dos melhores vídeos! 💕 Mãe maravilhosaaaaa!!!
Minhas experiências com os russos ou melhor, com as russas:
Lisa, Valéria, Dasha, Olga...mulheres maravilhosas que eu, como brasileiro, tenho orgulho de elas viverem no Brasil e nos passarem muitos ensinamentos.
Muito sucesso a essas moças já cheias de conhecimentos.
Falar com desconhecidos não é falsidade, da mesma maneira que não querer falar não é grosseria. Temos que respeitar. Gostei do vídeo e das impressões suas a respeito.
Concordo!😊
800... Eita like redondo!
Estive na Rússia por quase 40 dias fazendo a transiberiana, percebi além desse choque cultural (Brasil vs Rússia), existe lá tb, diferenças regionais. Por exemplo: As pessoas em Moscou aparentemente são mais frias estilo Europa, já na Sibéria, normalmente o estrangeiro não passará desapercebido e existe muita gente hospitaleira. Passei 5 dias em Novosibirsk, percebi a curiosidade dos locais, mas em contrapartida tive TB, na mesma cidade, péssimas experiências com pessoas histéricas (como uma atendente da empresa aérea S7 que ao me atender gritava e sapateava feito lunática) e os golpes de taxistas inescrupulosos. Se for para Novosibirsk se prepare psicologicamente, ao contrário de outros locais como Irkutsk onde tenho boas recordações.
Olá, Fabiano. Que pena que teve essa experiência. Como eu morei em Novosibirsk e hospedei muitos viajantes como você, já ouvi experiências opostas, mas eu entendo que pode dar azar assim. Quanto aos taxistas (de rua digo, sem ser do app), até os russos têm medo deles.
@@SonheiQueEstavaNaRussiaDesculpa não elogiar seu trabalho logo de princípio e enaltecer a sua polidez e simpatia! Mas voltando ao assunto, foi apenas uma evidência anedótica de minha parte, onde me pareceu que as pessoas em Novosibirsk tinham uma flutuação muito grande no estado de humor, TB pudera, era mês de Janeiro e estava fazendo -30°C, ( e não posso generalizar é claro)! Tvz um ponto extremamente negativo foi eu não falar nada em Russo! Mas mesmo assim, pretendo voltar em breve, dessa vez com mais conhecimento das diferenças culturais e comportamentais!
Minha querida como não sorrir pra você linda, charmosa, apaixonanteee haaaaa
Já deixei o like 😎🎥💯👍
821... Eta like não muito redondo. 😄
Curti demais esse conteúdo, viu?
Lisa! Você acabou de resolver um problema comportamental que carrego por toda a minha vida, descobri: sou russo de comportamento (ou já fui em encarnações anteriores e o comportamento persiste); tudo o que você relatou sobre a forma de interagir dos russos, inclusive suas motivações, fazem parte do meu modo de pensar (respeitar o espaço alheio, porém com cortesia, não começar diálogos desnecessários, não encarar as pessoas desconhecidas, etc.). Finalmente, começo a perceber que o fato de não me render ao comportamento da maioria não representa um desajuste interno meu de personalidade, mas, apenas uma incompatibilidade cultural. Valeu, adorei o tema tratado no vídeo. 😁😁🤗
😄👍🏼 Não se sinta desajustado!
Sou exatamente o oposto, gosto de uma boa prosa, porém há que ter o bom senso de saber quando, com quem e o quê conversar.
Ótimo vídeo Lisa. Temos que entender que trata-se apenas de diferenças culturais. E está tudo bem. Grande abraço.
Olá! Moro no RS numa região de descendentes alemães e te digo, os germânicos brasileiros não são muito diferentes não. Antigamente era bem assim hoje em dia eles já estão mais abertos. Normalmente são mais fechados ,mas depois de ti conhecer são os melhores amigos. Entendo a cultura russa pois aqui também tem isso.
Excelente esse vídeo!
Um abraço Delson de Belo Horizonte MG.
Mas aqui no Brasil, não importa se conhece ou não, posso bater um papo com alguém da academia ou o pipoqueiro da praça da esquina, não tem a menor importância e tudo flui muito bem.
Diz,a Valéria que estamos todos no catar junto com ela,ela já encontrou um Sheik ou um camelo 🐫 sei ,lá.
As vezes um simples sorriso poderá mudar o dia da uma pessoa.
Eu gosto muito do povo russo. Apesar de conhece-los muito pouco.
Vivendo e aprendendo. É preciso compreender e respeitar as diferenças.
810... Eta like redondo. 👍🏼
Vídeo muito, mas muuuuuito bom! Não sei se você tem ideia da importância dele. É. 💙
Esta gentileza "automática" dos brasileiros é meio irritante. Estive uma vez na UdRSS e, agora, também na Rússia atual, e sempre foi ótimo!
URSS??? Quantos anos você tem???
Salve professora Lisa.
Até queijo havia no cardápio que a sua mãe preparou para os franceses, eu queria ser um deles!😁😋 É bom ouvir as suas explicações sobre o modo de agir dos russos em relação à formalidades, mas o que sei, é que cada cultura age de uma forma, um exemplo :já ouvi dizer que os árabes com aqueles idiomas super complicados deles, parecem brigar quando estão conversando 🤔😉, mas na verdade é a maneira como eles se expressam mesmo, pra mim, tanto faz cumprimentar ou não é a mesma coisa e não faz nenhuma diferença. 🙌
Oi gosto muito dos seus vídeos,, um beijo
Modestamente tentarei colaborar com o assunto tratado em uma palavra para esse povo maravilhoso e aguerrido; PRAGMÁTICOS!
Valeu, Lisa!
Ja conheci alguns russos e todos foram super educados, serios e respeitosos!
que fofa a sua mãe recebendo as francesas amo o idioma russo meu sonho visitar esse país quando a política estiver um pouco melhor
E as francesas acostumadas à comer CARAMUJO morreram de vergonha ! kkkkk
como assim?
E ainda não mencionou beijos sociais 😂😂😂
Que última frase é essa do vídeo moça ? ☺🤔
Tá Liza, entender entende-se , mas como resolver em caso de urgência, tem frase fácil como em francês?
Exelentes informações!! tagarela, rsrsr
Maravilhoso! Gratidão!
Nao sei o seu nome , mas vc é linda e queria expressar minha admiração pelo seu """PORTUGUES"" MUITO BOM quase sem sotaque. Se eu não soubesse, eu pensaria se tratar de duas brasileiras conversando
Obrigada!
Eu gosto da cultura russa eu gostaria de conhecer a Rússia algum dia
Que vídeo 🔝 Lisa da Sibéria! 💙🙂👍🏼
Não posso por valeu porque um hacker entrou no meu Gpay... A sorte é que eu tinha tirado os cartões de crédito... 😒
Lisa você é muito gentil