Bom dia. Ates de mais nada parabéns pelos vídeos. Por que diz que não podemos fazer superaquecimento em aparelhos domésticos? Tenho um inverter de 9000 Btus como R410a e fiz a carga baseado no superquecimento com delta de temperatura de 5 kelvins ou 5 Celsius (dá na mesma). Se puder me explicar fico super grato pois não tenho a balança....
Fala Ricardo. Primeiramente agradeço pela mensagem, vamos lá. Para qualquer equipamento o ideal e recomendado pelo fabricante é carga de fluido refrigerante utilizando balança, mas equipamentos que que podemos aumentar o comprimento da tubulação ( no caso do ar condicionado) dá certo se fizer através do valor de superaquecimento informado pelo fabricante. A balança é utilizado em sistemas tipo plug-in, onde não é recomendado a instalação remota!!!!! Então para sistemas tipo split dá super certo fazer pelo superaquecimento sim!!! Quando me refiro a domésticos, eu trato de freezer, geladeiras frigobar e até balcões frigoríficos.
Nesse caso a carga é por superaquecimento, considerando as variáveis que vc mesmo apresentou. A carga com balança é válida para equipamentos monoblocos ou plug play. Agradeço pela sua mensagem ...
Ótima explicação! Até pq equipamentos antigos, tipo balcão frigorífico de inox onde tem aquele módulo condensadora e compressor Embraco, onde tem vários gases. Não se encontra etiqueta de quantidade de gás nem muito menos pressão de trabalho. Meus parabéns vc é 10!
A pressão está em 100 psi e, pelo manômetro, a temperatura de evaporação vale zero graus Celsius, deixei a temperatura na sucção 5 graus Celsius... tá errado isso? Obrigado
Está aceitável. O superaquecimento em ar condicionado varia entre 5k e 7k. No manual do seu equipamento deve ter o valor estabelecido pelo fabricante,. Mas com o que você colocou é correr para o abraço!!!! Deve estar gelando muito!!!!
Parabens pela explicação, pedi pra colocar gás no meu carro 307 e o rapaz da assistência colocou por pressão e ai meu carro tá louco. Quando ele colocou tava na temperatura de 25 gráus e funcionou perfeito, mas agora esquentou e estamos numa temperatura de 37 graus e quando ligo o ar até a ventuinha que deveria funcionar no primeiro estágio liga o segundo e o compressor chega a desarmar, lembrando que meu compressor é com válvula torre. Bou tirar um pouco de gás e ve se volta ao normal. Gostei muito do vídeo, acredito que vai resolver meu problema.
A primeira providência teria que ser ELIMINADO O VAZAMENTO DO FLUIDO REFRIGERANTE "gás" depois no manual do veículo tem a quantidade de gramas da carga.
Que bela explicação, parabéns pelo canal. parâmetros, equipamentos e o principal que é o ensinamento teórico. É uma pena não vermos profissionais com essas informações para nos prestar serviços de qualidade, na real, muitos nem usam manifold, é realmente lamentável.
é uma pena Alex, mas é real sim, muitas pessoas estão migrando para nossa área, mas sem nenhum preparo, aí o que você vê é exatamente o seu relato. Por isso estamos aqui, sempre pra orientar. Te desejo Sucesso!!!
Muito bom, o experimento mostra que não da pra confiar medindo por pressão pois a temperatura pode alterar a pressão e te dar uma informação errada de quantidade menor ou maior do fluindo dentro do cilindro .
Professor Anderson para faser carga de refrigerante em geladeira precisa usar manifud? Se eu fazer a carga por balanca e o manifud mostrar que a pressão está indo para baixo de zero pode deixar ou acrecento mais refrigerante essa pergunta é para o sistema sem umidade
Se vc fizer a carga com balança de acordo com o especificado pelo fabricante, o manifod será para acompanhar o funcionamento mesmo. tanto R600a quanto R134a podem trabalhar com pressão abaixo de zero. isso é normal
De que tipo de compressor você esta falando? Alguns compressores permitem mais de um tipo de fluido, mas no seu caso tem um detalhe. O fluido R22 usa óleo alquil benzeno e o fluido R134 usa óleo poliolester.
Fala aí professor, tudo certo? Moro em uma cidade pequena onde quem faz manutenção e instalação não tem muito conhecimento e só faz recarga e instalação com o medidor de pressão. Tem alguma forma de saber se tem gás demais? Fizeram já 2 reposições de gás, a última agora parece ter estabilizado o gás, mas o ar condicionado vive dando umas "fraquejadas", o ventilador da máquina de dentro quase para as vezes, e nunca mais gelou como antes gelava.
Tudo bem Vitor. Vamos lá. Para saber se o equipamento está com bom desempenho a diferença de temperatura entre a entrada de ar e a saída de ar Deve estar entre 8°c à 14°c. Geralmente essa diferença fica na casa dos 10°c. Isso você mede com termômetro. Agora os outros testes são mais complexos e necessita de conhecimento técnico e teórico para ser feito. Por isso que tem que ser feito por um bom profissional. Essa semana farei uma aulade como calcular o rendimento do ar condicionado. Inscreva-se no canal. Assim você será notificado.
Amigo, como colocar essa válvula na lata, é só apertar e depois girar até travar a válvula na lata, depois disso é só engatar a mangueira com o manifold e girar a parte de cima da válvula que já libera o fluído refrigerante?
Doutor Anderson, muito bom!!! Parabéns!!! Mas deixa eu te perguntar? Na falta de recursos em uma situação emergencial se eu listar alguns parâmetros de referência como a corrente de trabalho, sub resfriamento e superaquecimento + o delta T de ar de insuflamento eu teria um pouco mais de segurança em uma ação de reposição ou complemento de carga de fluído refrigerante? Lógico sabendo que há equipamentos específicos que uma grama a mais ou a menos faz mudar todo o comportamento de um equipamento. E se não tiver recursos vai dar problema.
Se fizer a carga pelo SUPERAQUECIMENTO indicado pelo fabricante. E efetuar o delta T no evaporador e no condensador e estiver satisfatório, vc terá um serviço de qualidade.. ruclips.net/user/HVACJGMANUTEN%C3%87%C3%83O
Split abaixo de 36k as linhas externas são linhas de baixa pressão. E na parte interna vc não tem válvulas para efetuar a leitura da pressão de alta. Por isso o pessoal não efetua o teste de SUBRESFRIAMENTO, somente o de Superaquecimento. Mais de 36K para cima vc pode sim efetuar ambos os testes.
@@hvacjgrefrigeração repetindo.... O que ele disse no vídeo, foi que na linha residencial não tem como analizar o super ou sub! Ele estava se referindo a refrigeração e não a climatização! O exemplo que ele deu foi para geladeiras e não ar condicionado!
Então quer dizer que se cravar na balança a quantidade correta q tá na etiqueta após o vácuo ta certo? indiferente da pressão que ficar no manifolder.. tanto positivo com negativo?
Olá amigo preciso de sua ajuda, tenho um Agile que pede 400 gms de fluido refrigerante no sistema só que quando a temperatura externa está por volta de 30° a 35° o compressor ronca e no scanner a pressão está 350 psi Já passou por 4 profissionais e cá um fala coisa diferente, já foi trocado condensador, válvula torre e nada de melhora. Não seria o caso de colocar menos fluido refrigerante?
se a etiqueta está 400g essa é a quantidade original. o problema é que muitos profissionais colocam a quantidade por pressão e não usa a balança. o compressor também tem que ser analisado. mas se a pressão chega nesse valor, deve estar bom. leve num serviço técnico autorizado. pode ser que ajudem
To com uma geladeira da bosh aqui que não tem nada escrito na especificação como descubro a carga que vai a geladeira é r600a não to conseguindo acertar por pressão
Lucas você pode pesquisar por um modelo de mesma litragem da concorrência. Geralmente a variação não passa de 5 gramas. Em refrigeradores a carga de R600 fica em torno de 60 a 80 gramas. Obrigatoriamente você deve utilizar uma balança de precisão. Na pressão não dá certo mesmo !!!
Novamente reforço, pede pra fazer o teste de vazamento com nitrogênio. Se colocar o "gás " por pressão você corre o risco de colocar uma quantidade menor do que a ideal. É igual a combustível. pouco combustível, pouco km rodado. Pouco fluido, gela pouco também
Eu tenho o Gás R22 e eu já coloquei a válvula e eu tenho uma mangueira amarela, como faço pra fazer só o Gás sair sem o Fluido ??? Qual dos lados da mangueira eu coloco na lata, igual a no vídeo ou o contrário ?? Obg, ótimo vídeo 🤙🤙
Victor indico você solicitar ajuda de um profissional para você acompanhar in loco. Pois parece que é facil mas você pode se queimar, ou ter algum tipo de acidente. Zelando pela sua integridade e por sua pergunta. Nesse momento te oriento a não fazer sozinho, sem ajuda de um bom profissional.
Adir. Essa informação só mesmo o fabricante do equipamento pode dizer. O que posso ajudar é que em climatização automotiva a temperatura de evaporação varia entre 5°c e 15°c. Mas na quantidade não tenho essa informação
Sim ótimo vídeo mas só lembrando que existe uma tolerância pra mais ou pra menos quando coloca o gás no sistema então eu acho que por pressão também pode se chegar bem próximo da quantidade correta inserida no sistema com a balança
A tolerância existe sim nas etiquetas dos refrigeradores pq a carga Correta é por balança. Em refrigeradores não colocar carga por balança é errado. Se fosse correto já sairia assim de fábrica. O certo é o certo. O pessoal chora demais por uma balança de R$35,00
Teoria x Dia a dia na rua... O tecnico vai a casa de um cliente que tem uma geladeira antiga que que trabalhava com r12 . Compressor trocado ...nesse caso a etiqueta que mostra a quantidade em gramas do r 12 já não serve para o r 134a. Qual a sua sujestão ??
Se o profissional conhece a diferença entre os fluidos refrigerantes, a carga vai ser considerada pela diferença da densidade na mesma condição de pressão e temperatura. É bem simples fazer isso. Até porque a mesma pressão não corresponde a mesma quantidade para fluidos diferentes. Outra mais simples ainda, é fazer a carga por similaridade de volume interno do refrigerador em questão. Essa então é bico!!!!
Só devemos nos atentar que equipamento domestico muitos ja sofrerao alteraçao e as vezes nem mais etiqueta de informaçao tem mais muita das vezes ja sofreu corte na tubulaçao alterando sua quantidade de fluido o qual seria se o equipamento fosse original de fabrica
Ótima observação João. Uma dica valiosa que ajuda é pegar as informações do equipamento concorrente e fazer similar. Se o volume interno for próximo, o resultado é praticamente o mesmo!!!!
ótimo vídeo.. em um aparelho com r410a com temperatura externa de uns 45 graus no condensador poderia estar aquecendo e desarmando o compressor por alta pressão na linha de líquido?
Oi Carlinhos, me desculpe pela demora na resposta. 45°c no condensador é a entrada de ar ou a saída de ar do ventilador? Se for na entrada de ar no condensador está muito alta, pois a maioria dos equipamentos são feitos para trabalharem com temperaturas externas entre 38°c e 42°c, ou seja, nessas condições a máquina vai desarmar com certeza. Faça o superaquecimento que ele irá te mostrar o que você pode fazer. Já se a temperatura de 45°c é na saída do ar do condensador, aí esse valor está dentro dos parâmetros recomendado pelo fabricante. Nesse caso o desarme não é passivo da pressão, você deve ver outros parâmetros como corrente nominal, tensão de trabalho, rendimento da máquina. Uma dica importante é sempre ler o manual, pois esse defeito consta em todos os manuais de instalação.Espero ter lhe ajudado. Um abraço
Wallace eu particularmente já utilizei um similar ao tapa fugas e deu certo!!! depende muito do tamanho do micro vazamento. Mas alguns fabricantes reprovam
Show de aula, mas fiquei na dúvida, existe pra esse caso alguma tabela ou material que dê pra fazer o ajuste da carga de gás baseado a temperatura ambiente/pressão de alta?
Alisson ótima pergunta. Se você souber a Pressão de condensação você pode tentar fazer o acerto pela temperatura externa. No entanto como a externa varia muito durante o dia. O mais indicado é por balança ou superaquecimento. Pois a carga sempre visa o melhor desempenho do evaporador. pesquise por valores de Delta T do condensador que vai te ajudar muito.
Sebastião, nenhum compressor vem marcado a quantidade de fluido refrigerante. Essa informação é do produto (freezer, balcão, refrigerador). Caso não tenha etiqueta, entre em contato com o fabricante. No último caso siga as orientações práticas informada na aula!!
Excelente aula, bem técnica. Mas e se o equipamento não tiver mais a ficha técnica? E o fabricante não fornece os dados do refrigerador? Quais os parâmetros poderíamos seguir para tentar fazer a recarga por pressão?
Eu não ensino fazer por pressão em refrigeradores porque esse procedimento é errado !!!!!! mesmo que tenham diversos vídeos ensinando, lembre-se eu zelo pela qualidade das nossas atividades. Mas no seu caso Lecio a experiência ajuda e fácil. Imagine vc ter uma Brastemp com X litros... vc não tem nenhuma informação, ok. Procure por refrigeradores similares na mesma capacidade que a quantidade de fluido varia geralmente uns 10 gramas.. considerando que o compressor também é similar. Aí é carga com balança!! Desta forma vc mantém a técnica e ganha experiência
Uma pergunta, quando se trata de fluido refrigerante r134A a pressão de trabalho épositiva certo! E quando colaca a quantidade que o fabricante orienta na etiqueta e a pressão de trabalho fica em vácuo o equipamento vai ter o rendimento necessário é certo esse fluido trabalhar em pressão negativa?
Renato, O R134a pode trabalhar com pressões positivas e negativas. O que determina essas pressões são as temperaturas de evaporação. o rendimento do equipamento está voltado diretamente pela quantidade de fluido refrigerante. Se você conhece essa fórmula Q = m.c.(deltaT) o resultado dará em kcal ou kw. Isso porque a entalpia no evaporador (chamado delta h) depende da quantidade de fluido. Além disso existem normas nacionais e internacionais que todos os fabricantes devem seguir para determinar a capacidade frigorífica de seus equipamentos. o "Vácuo" na pressão lida em seu manômetro pode sim dar o rendimento nominal do equipamento, desde que a quantidade do fluido refrigerante esteja correta !!!!
Tenho vários módulos focado em elétrica, comandos e automação que podem te ajudar. Clique no link abaixo e conheça os módulos disponíveis. space.hotmart.com/intactreinamentos
muitas vezes precisamos fazer uma substituição de compressores em geladeiras; o do r600 pelo 134a. nesse caso qual a melhor forma de por o fluido? podemos estra moniotrando pela temperatura de evaporação? ficariamos sujeitos ao erro tbm?
O que dá pra fazer e minimizar o erro é você utilizar uma carga de fluido refrigerante R134a similar a algum modelo que tenha a mesma Volume "litros" do refrigerador que vc tem. Assim além de ter uma carga em gramas no sistema, você consegue trabalhar com pressões similares às reais do original !!!
@@mauriciolisboa6997 entendo, não estou falando em regra. Estou falando em situações que não há outra solução. Na prática, sempre devemos respeitar o projeto, mais em campo, sempre lidamos com situações em que temos que adotar algo, muitas vezes de forma momentânea, outas vezes de forma efetiva! São excessões da regra. Mais concordo quanto respeitar o projeto!
Em caso que não esteja completo a carga de refrigerante a pressão de Alta sobe com compressor em funcionamento? Isso msm com o sistema todo limpo. msm com a ventoina ligada?
Ediane, não é apenas a limpeza ou vazão do ventilador que influencia no aumento da pressão de alta. As vezes deixar de purgar a mangueira de serviços, faz com que os gases não condensáveis aumentem essa pressão!!
Ola professor , to começando na area e descobri seu canal a pouco tempo, e desde entao n parei mais de assitr aprendo muito com suas aulas. Qual modelo desse manifold ? Gostei ele é bem legivel .
Agradeço por sua msg Silvio. Esse manifold é um "genérico". Você encontra em qualquer loja de Refrigeração. Aproveite a oportunidade e faça o curso de refrigeração para iniciantes. Clique agora no link e aproveite o desconto. hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/refrigeracao-e-ar-condicionado-para-iniciantes/L78471527J
A quantidade de gramas à serem colocada depende do comprimento do tubo e do aparelho de ar condicionado certo?essa especificação vem no manual do aparelho informando a quantidade de gramas a serem inserida por metro adicional e o gás a ser empregado?
Na postagem sobre este vídeo no Facebook diz que ou fazer por balança ou pelo superaquecimento, tirando a diferença da temperatura referente a pressão com a temperatura da válvula de retornoo
Felipe... isso é quando você não tem a opção da balança. Se tiver a informação do valor do superaquecimento, você consegue fazer também. Ou melhor se conseguir fazer os 2.
Boa tarde, eu assisti a entrevista sobre o compressor um2 clp r600a, agora eu gostaria de saber a diferença do compressor Embraco EM2U clp e EM2U hlp pois os valores help r$380.00 É clp r$550.00, porque isso?
Muito obrigado Wu. Mais uma vez você me prestigiando. Agora me tira uma dúvida, você é Chinês, Japonês ou Koreano???? Como é que pronuncia seu nome rapaz kkkk um abraço!!!
consegui entender o que o sr quiz passar, mais esse tipo de balança não da muito certo pois as mangueiras não dá precisão quando tem que mecher eu sei por que também trabalhava assim, o certo seria pesar só a garrafa com a válvula antes e depois descontar a proporção.
Anderson, temos 2 situações aí. Ou a etiqueta pode estar com a informação errada, ou sua balança deve estar descalibrada. Aí pra ter certeza é entrando em contato com o fabricante do refrigerador ou calibrando sua balança. Sem uma dessas informações precisas, não consigo te dar certeza de qual a ação tomar!!!! Outra coisa, a bateria da balança com baixa carga também apresenta variações na hora de carregar o sistema.
Mas eu não coloco desse jeito eu coloco pela pressão de trabalho colocar por peso a pressão mudar também eu acho que com o freezer funcionando a pressão seria mais correto
Essas e outras orientações em minhas aulas são baseadas em boas práticas e conforme orientações da etiqueta e manual do fabricante. Qualquer prática fora desses contextos são consideradas erradas. Se fosse correto fazer pela pressão porque o fabricante não faz?!
Alguém 24/3/2022 Eu já coloquei duas vezes gás por pressão e não está gelando de novo na época ele falou que o vazamento era a tampa mudou agira denovo será que por ser por pressão não colocou pouco e agora não tem mais gás por isso não gela e possível ? Não e possível toda hora vazamento visto que ele põe por pressão alguém me responde por favor urgente! Gol G5
Rosana. É obrigatório fazer o teste de vazamento com nitrogênio no sistema de climatização do seu carro. Se a oficina que você levou não pressurizou o sistema, pode ser sim vazamento. E toma cuidado pois muitos apenas completa o "gás" sabendo que você retornará com o mesmo problema. Então sem esse teste não me atrevo a dizer qual pode ser o problema. Oriento você procurar outro profissional. Obrigatoriamente deve ser testado o vazamento antes de colocar gás refrigerante
Mas esta garrafa não deveria trabalhar com a válvula para baixo? A menos que ela tenha tubo pescador, ela nessa posição, sai todo o gás propelente e o fluido refrigerante (R-134a) irá permanecer dentro da garrafa. A válvula só deve ser aberto com a garrafa de cabeça para baixo, salvo se a mesma tenha tubo pescador, o que não creio a mesma ter.
Flavio agradeço pela sua mensagem. A pressão no interior do cilindro é a mesma em todos os pontos (prinípio de pascal) em função da velocidade cinética das moléculas e por estar em repouso. Quando vc fala de gás propelente deve estar confundindo com os blends. No caso do R134a é um fluido puro em 100%, portanto não há mistura, por isso não se aplica o seu ponto de vista. Se fosse uma mistura poderíamos até fazer outra análise. Mas aqui se trata de fluido puro e em estado de repouso.
Se o o me veículo tiver sido trocado o condensador , e porventura esse condensador possuir as paredes internas me menores ou mais finas, tecnicamente o a carga do fluído não será igual ao original. A balança precisa dos manômetros, mas os manômetros não precisam da balança.
Não entendi nada do que você tentou falar... E sua afirmação também está errônea. Baseado em qual conceito técnico você afirma a relação a espessura do tubo de cobre com a carga de fluido refrigerante?? Em qual fabricante você trabalhou ou em qual livro você viu essa aplicação?? Se o fabricante indica a quantidade de fluido na sua etiqueta, não tem porquê questionar.
@@INTACTREINAMENTOS então você pode afirmar que todos os condensadores, por exemplo , possuem as mesmas medidas internas ? Todas as marcas fazem condensadores com as mesmas medidas internas? Então tu afirma que se colocar uma peça com dimensões diferentes da original você continua colocando pela etiqueta original sem saber se o dimensionamento contínua sendo o mesmo que saiu de fabrica?
@@MCosta-lw2kc considere a resposta anterior. O vídeo e as respostas estão muito claras pra quem tem o mínimo de conhecimento. Não queira debater o que você acha certo. Quando houver dúvidas, faça como meus alunos, procure pelo fabricante. Dou por encerrado esse assunto por aqui
A carga por massa é uma uma carga de linha de montagem e assistência técnica! Ela falha em regiões muito quentes ou muito frias, e é afetada pelo local de local de instalação! É muito útil quando o técnico não sabe quase nada!
A carga por massa falha? Por massa? Acredito que queria dizer a carga por pressão né. Porque por massa cientificamente, matemática e termofluidomecanica falando , carga por massa é mais do que comprovado que é o correto. E pra isso só precisa de uma balança que custa R$30,00.
@@INTACTREINAMENTOS não foi isso que eu falei! Uma questão de português, não de física! A carga original na fábrica, na bancada do projeto, é sempre por pressão, aí, depois que está tudo equalizado e eles chegam ao valor ideal, então recolhem o gás e pesam, estabelecendo a massa, que tem peso! Entenda: a pressão precedeu a massa no projeto, porque é impossível prever 100% em cálculos teóricos o arrasto interno da tubulação! Além disso, devido ao delta do local, e o senhor sabe muito bem disso, dependendo da região do país, a otimização de fábrica é maior ou menor, sendo que, por pressão, você otimiza para o local de uso final! Entre uma região fria e outra quente, uma variação pequena na quantidade de gás seria desejável! A mesma coisa é quando a condensadora fica longe da evaporadora e tem que adicionar mais gás!
Uma geladeira idêntica, vendida para o Brasil tem uma etiqueta com uma quantidade de gramas, a mesma geladeira exportada para o Canadá tem outra carga de gás em gramas porque lá é mais frio! A condensadora fica no frio! Fui claro?
Belezaamigo, mas vc esquece que na maioria dos casos de carga de gás temos que repor gás que vazou, por tanto balança só é útil quando fazemos uma carga do zero.
Vini vini... Você esquece que o ideal e sempre recomendado é recolher usar a balança e colocar só a quantidade que falta. O problema é ter profissionais que tenham recolhedora, saibamos utilizar e façam disso um hábito. Então a balança é sempre útil.
Boa noite. Mas se vc faz um retrofit qual é a melhor maneira de se fazer uma recarga? Pois só se faz com a balança se o Equipamento estiver original correto? Fora isso não se consegue utilizar a balança correto? Ou consegue?
Isso não significa que fazem 5 anos que você faz certo. Por causa de uma balança de R$20,00 Você acha que isso não é preciso. O cero é o certo, mesmo que você continue fazer errado!!
Como sempre aulas que agregam muito conhecimento técnico. Não perco uma aula.
Mais uma vez é uma satisfação ter sua audiência. Sucesso pra você
Bom dia. Ates de mais nada parabéns pelos vídeos. Por que diz que não podemos fazer superaquecimento em aparelhos domésticos? Tenho um inverter de 9000 Btus como R410a e fiz a carga baseado no superquecimento com delta de temperatura de 5 kelvins ou 5 Celsius (dá na mesma). Se puder me explicar fico super grato pois não tenho a balança....
Fala Ricardo. Primeiramente agradeço pela mensagem, vamos lá.
Para qualquer equipamento o ideal e recomendado pelo fabricante é carga de fluido refrigerante utilizando balança, mas equipamentos que que podemos aumentar o comprimento da tubulação ( no caso do ar condicionado) dá certo se fizer através do valor de superaquecimento informado pelo fabricante.
A balança é utilizado em sistemas tipo plug-in, onde não é recomendado a instalação remota!!!!!
Então para sistemas tipo split dá super certo fazer pelo superaquecimento sim!!! Quando me refiro a domésticos, eu trato de freezer, geladeiras frigobar e até balcões frigoríficos.
@@INTACTREINAMENTOSmuito obrigado pela resposta =). Forte abraço =)
Eu trabalho com câmara fria, e faço carga por pressão, por que na maioria dos casos a linha até o condensador e longa.
Nesse caso a carga é por superaquecimento, considerando as variáveis que vc mesmo apresentou. A carga com balança é válida para equipamentos monoblocos ou plug play.
Agradeço pela sua mensagem ...
Ótima explicação! Até pq equipamentos antigos, tipo balcão frigorífico de inox onde tem aquele módulo condensadora e compressor Embraco, onde tem vários gases. Não se encontra etiqueta de quantidade de gás nem muito menos pressão de trabalho. Meus parabéns vc é 10!
Agradeço pela sua mensagem Leandra. Peço que compartilhe esse vídeo em suas redes sociais
A pressão está em 100 psi e, pelo manômetro, a temperatura de evaporação vale zero graus Celsius, deixei a temperatura na sucção 5 graus Celsius... tá errado isso? Obrigado
Está aceitável. O superaquecimento em ar condicionado varia entre 5k e 7k. No manual do seu equipamento deve ter o valor estabelecido pelo fabricante,. Mas com o que você colocou é correr para o abraço!!!! Deve estar gelando muito!!!!
@@INTACTREINAMENTOSmuito obrigado pela resposta rápida =)
Otima explicação, obrigado pela aula.
Eu que agradeço. Compartilhe
Parabens pela explicação, pedi pra colocar gás no meu carro 307 e o rapaz da assistência colocou por pressão e ai meu carro tá louco.
Quando ele colocou tava na temperatura de 25 gráus e funcionou perfeito, mas agora esquentou e estamos numa temperatura de 37 graus e quando ligo o ar até a ventuinha que deveria funcionar no primeiro estágio liga o segundo e o compressor chega a desarmar, lembrando que meu compressor é com válvula torre.
Bou tirar um pouco de gás e ve se volta ao normal.
Gostei muito do vídeo, acredito que vai resolver meu problema.
A primeira providência teria que ser ELIMINADO O VAZAMENTO DO FLUIDO REFRIGERANTE "gás" depois no manual do veículo tem a quantidade de gramas da carga.
Que bela explicação, parabéns pelo canal.
parâmetros, equipamentos e o principal que é o ensinamento teórico.
É uma pena não vermos profissionais com essas informações para nos prestar serviços de qualidade, na real, muitos nem usam manifold, é realmente lamentável.
é uma pena Alex, mas é real sim, muitas pessoas estão migrando para nossa área, mas sem nenhum preparo, aí o que você vê é exatamente o seu relato.
Por isso estamos aqui, sempre pra orientar.
Te desejo Sucesso!!!
Meus Parabéns , prof Anderson voce é uma bençaõ para mim, Sucesso.
Muito obrigado 🙌
Ótima explicação. Informação top
Obrigado 👍
Amigo qual a marca do manifoldi você está usando obrigado bons vídeos Deus abençoe?
É o manifold da vulcan !!!. obrigado pela msg
Muito obrigado
Muito bom, o experimento mostra que não da pra confiar medindo por pressão pois a temperatura pode alterar a pressão e te dar uma informação errada de quantidade menor ou maior do fluindo dentro do cilindro .
Exatamente Samuel !!!
Professor Anderson para faser carga de refrigerante em geladeira precisa usar manifud? Se eu fazer a carga por balanca e o manifud mostrar que a pressão está indo para baixo de zero pode deixar ou acrecento mais refrigerante essa pergunta é para o sistema sem umidade
Se vc fizer a carga com balança de acordo com o especificado pelo fabricante, o manifod será para acompanhar o funcionamento mesmo. tanto R600a quanto R134a podem trabalhar com pressão abaixo de zero. isso é normal
Boa tarde
Quando se mistura o gás do ar condicionado tem como limpar e colocar o certo.
Sem danificar máquina
Obrigado aguardo um retorno
nesse caso você tem que retirar o fluido que está no sistema, limpar a tubulação internamente e dar uma nova carga com o fluido correto
Boa explicação parabéns
Obrigado pelo elogio
Muito bom, esse vídeo.
obrigado
Olá gostaria de saber se posso usar fluido r22 no compressor r134a ou visse e versa parabéns pelo canal
De que tipo de compressor você esta falando? Alguns compressores permitem mais de um tipo de fluido, mas no seu caso tem um detalhe. O fluido R22 usa óleo alquil benzeno e o fluido R134 usa óleo poliolester.
O ideal é manter sempre o original. Salvo compressores que já nascerem para aplicações com blends!!!!
Boa noite tudo bem vc ainda esta dando aula em itaquaquecetuba Itaquaquecetuba
Estou apenas com curso online pela Hotmart
Valeu colega
Obrigado Daniel
Muito obrigado pela dica parabéns
Eu que agradeço pela sua atenção ... compartilhe
Fala aí professor, tudo certo?
Moro em uma cidade pequena onde quem faz manutenção e instalação não tem muito conhecimento e só faz recarga e instalação com o medidor de pressão.
Tem alguma forma de saber se tem gás demais? Fizeram já 2 reposições de gás, a última agora parece ter estabilizado o gás, mas o ar condicionado vive dando umas "fraquejadas", o ventilador da máquina de dentro quase para as vezes, e nunca mais gelou como antes gelava.
Tudo bem Vitor. Vamos lá.
Para saber se o equipamento está com bom desempenho a diferença de temperatura entre a entrada de ar e a saída de ar Deve estar entre 8°c à 14°c. Geralmente essa diferença fica na casa dos 10°c. Isso você mede com termômetro. Agora os outros testes são mais complexos e necessita de conhecimento técnico e teórico para ser feito. Por isso que tem que ser feito por um bom profissional. Essa semana farei uma aulade como calcular o rendimento do ar condicionado. Inscreva-se no canal. Assim você será notificado.
Amigo, como colocar essa válvula na lata, é só apertar e depois girar até travar a válvula na lata, depois disso é só engatar a mangueira com o manifold e girar a parte de cima da válvula que já libera o fluído refrigerante?
Exatamente isso Edson. Essa é a sequência
Muito obrigado pela atenção, sucesso pra você 🙏 🙏
Doutor Anderson, muito bom!!! Parabéns!!! Mas deixa eu te perguntar? Na falta de recursos em uma situação emergencial se eu listar alguns parâmetros de referência como a corrente de trabalho, sub resfriamento e superaquecimento + o delta T de ar de insuflamento eu teria um pouco mais de segurança em uma ação de reposição ou complemento de carga de fluído refrigerante?
Lógico sabendo que há equipamentos específicos que uma grama a mais ou a menos faz mudar todo o comportamento de um equipamento. E se não tiver recursos vai dar problema.
Se fizer a carga pelo SUPERAQUECIMENTO indicado pelo fabricante.
E efetuar o delta T no evaporador e no condensador e estiver satisfatório, vc terá um serviço de qualidade..
ruclips.net/user/HVACJGMANUTEN%C3%87%C3%83O
@@hvacjgrefrigeração mais pelo o que ele disse... na refri, residencial nao temos o vaor de superaquecimento!
Split abaixo de 36k as linhas externas são linhas de baixa pressão.
E na parte interna vc não tem válvulas para efetuar a leitura da pressão de alta.
Por isso o pessoal não efetua o teste de SUBRESFRIAMENTO, somente o de Superaquecimento.
Mais de 36K para cima vc pode sim efetuar ambos os testes.
@@hvacjgrefrigeração repetindo.... O que ele disse no vídeo, foi que na linha residencial não tem como analizar o super ou sub! Ele estava se referindo a refrigeração e não a climatização! O exemplo que ele deu foi para geladeiras e não ar condicionado!
@@hvacjgrefrigeração agradeço pela informação! Vc trabalha com refrigeração tbm ou apenas ar condicionado?
Então quer dizer que se cravar na balança a quantidade correta q tá na etiqueta após o vácuo ta certo? indiferente da pressão que ficar no manifolder.. tanto positivo com negativo?
É exatamente isso que faz o fabricante e é exatamente isso que um bom profissional faz. Simples e direto!
Olá amigo preciso de sua ajuda, tenho um Agile que pede 400 gms de fluido refrigerante no sistema só que quando a temperatura externa está por volta de 30° a 35° o compressor ronca e no scanner a pressão está 350 psi Já passou por 4 profissionais e cá um fala coisa diferente, já foi trocado condensador, válvula torre e nada de melhora. Não seria o caso de colocar menos fluido refrigerante?
se a etiqueta está 400g essa é a quantidade original. o problema é que muitos profissionais colocam a quantidade por pressão e não usa a balança. o compressor também tem que ser analisado. mas se a pressão chega nesse valor, deve estar bom. leve num serviço técnico autorizado. pode ser que ajudem
Boa noite amigo, muito boa sua explicação e exemplo. Eu tenho uma dúvida, quanto pesa essa garrafa no total com os 750g de gás ?
@Bruno Leite varia esse peso mas no geral fica entre 950g a 980g
Muito inportante
Importantíssimo Raimundo e perigoso até !!
Por onde entra o gás na válvula de Alta pressão ou baixa pressão
Me nego à te responder, você pode se machucar.. Para sua segurança. Chame um profissional com experiência..
É a mesma lógica para ar-condicionado automotivo?
exatamente
To com uma geladeira da bosh aqui que não tem nada escrito na especificação como descubro a carga que vai a geladeira é r600a não to conseguindo acertar por pressão
Lucas você pode pesquisar por um modelo de mesma litragem da concorrência. Geralmente a variação não passa de 5 gramas. Em refrigeradores a carga de R600 fica em torno de 60 a 80 gramas. Obrigatoriamente você deve utilizar uma balança de precisão. Na pressão não dá certo mesmo !!!
Muito bom bem explicado foi ótimo a aula
Muito obrigado Jhony... se puder compartilhe em suas redes sociais !!
Preciso saber se for por pressão qual o problema pode durar pouco pois meu não está gelando denovo eu n uso quase.
Novamente reforço, pede pra fazer o teste de vazamento com nitrogênio. Se colocar o "gás " por pressão você corre o risco de colocar uma quantidade menor do que a ideal. É igual a combustível. pouco combustível, pouco km rodado. Pouco fluido, gela pouco também
Eu tenho o Gás R22 e eu já coloquei a válvula e eu tenho uma mangueira amarela, como faço pra fazer só o Gás sair sem o Fluido ??? Qual dos lados da mangueira eu coloco na lata, igual a no vídeo ou o contrário ?? Obg, ótimo vídeo 🤙🤙
Victor indico você solicitar ajuda de um profissional para você acompanhar in loco. Pois parece que é facil mas você pode se queimar, ou ter algum tipo de acidente. Zelando pela sua integridade e por sua pergunta. Nesse momento te oriento a não fazer sozinho, sem ajuda de um bom profissional.
Bom dia ..podia me tirar uma dúvida , no ar-condicionado de uma colheitadeira , quanto colocar de gás? Dês de ja ,obrigado.
Adir. Essa informação só mesmo o fabricante do equipamento pode dizer. O que posso ajudar é que em climatização automotiva a temperatura de evaporação varia entre 5°c e 15°c. Mas na quantidade não tenho essa informação
@@INTACTREINAMENTOS Obrigado pela resposta.
@@adirscharnoveber4508 Disponha !!! estou a disposição !!!!
Sim ótimo vídeo mas só lembrando que existe uma tolerância pra mais ou pra menos quando coloca o gás no sistema então eu acho que por pressão também pode se chegar bem próximo da quantidade correta inserida no sistema com a balança
A tolerância existe sim nas etiquetas dos refrigeradores pq a carga Correta é por balança. Em refrigeradores não colocar carga por balança é errado. Se fosse correto já sairia assim de fábrica. O certo é o certo. O pessoal chora demais por uma balança de R$35,00
@@INTACTREINAMENTOS rapaz não sabia que uma balança era tão barato
@@INTACTREINAMENTOS vc tem o link onde eu compro essa balança
Teoria x Dia a dia na rua...
O tecnico vai a casa de um cliente que tem uma geladeira antiga que que trabalhava com r12 . Compressor trocado ...nesse caso a etiqueta que mostra a quantidade em gramas do r 12 já não serve para o r 134a.
Qual a sua sujestão ??
Se o profissional conhece a diferença entre os fluidos refrigerantes, a carga vai ser considerada pela diferença da densidade na mesma condição de pressão e temperatura. É bem simples fazer isso. Até porque a mesma pressão não corresponde a mesma quantidade para fluidos diferentes. Outra mais simples ainda, é fazer a carga por similaridade de volume interno do refrigerador em questão. Essa então é bico!!!!
Só devemos nos atentar que equipamento domestico muitos ja sofrerao alteraçao e as vezes nem mais etiqueta de informaçao tem mais muita das vezes ja sofreu corte na tubulaçao alterando sua quantidade de fluido o qual seria se o equipamento fosse original de fabrica
Ótima observação João. Uma dica valiosa que ajuda é pegar as informações do equipamento concorrente e fazer similar. Se o volume interno for próximo, o resultado é praticamente o mesmo!!!!
ótimo vídeo.. em um aparelho com r410a com temperatura externa de uns 45 graus no condensador poderia estar aquecendo e desarmando o compressor por alta pressão na linha de líquido?
Oi Carlinhos, me desculpe pela demora na resposta. 45°c no condensador é a entrada de ar ou a saída de ar do ventilador?
Se for na entrada de ar no condensador está muito alta, pois a maioria dos equipamentos são feitos para trabalharem com temperaturas externas entre 38°c e 42°c, ou seja, nessas condições a máquina vai desarmar com certeza. Faça o superaquecimento que ele irá te mostrar o que você pode fazer.
Já se a temperatura de 45°c é na saída do ar do condensador, aí esse valor está dentro dos parâmetros recomendado pelo fabricante. Nesse caso o desarme não é passivo da pressão, você deve ver outros parâmetros como corrente nominal, tensão de trabalho, rendimento da máquina.
Uma dica importante é sempre ler o manual, pois esse defeito consta em todos os manuais de instalação.Espero ter lhe ajudado.
Um abraço
Tendo vazamento primeiro tem que sanar ele, se for micro vazamento o tapa fugas resolve ??
Wallace eu particularmente já utilizei um similar ao tapa
fugas e deu certo!!! depende muito do tamanho do micro vazamento. Mas alguns fabricantes reprovam
😊 top a aula 👏👏
Obrigado 😃
Bom dia, e quando eu preciso apenas completar para que chega na pressão de trabalho, aguardo resposta, grato.
O processo é o mesmo Paulo. Segue a referência da evaporação e o Delta T de acordo com o equipamento ou aplicação!!!
Show de aula, mas fiquei na dúvida, existe pra esse caso alguma tabela ou material que dê pra fazer o ajuste da carga de gás baseado a temperatura ambiente/pressão de alta?
Alisson ótima pergunta. Se você souber a Pressão de condensação você pode tentar fazer o acerto pela temperatura externa. No entanto como a externa varia muito durante o dia. O mais indicado é por balança ou superaquecimento. Pois a carga sempre visa o melhor desempenho do evaporador. pesquise por valores de Delta T do condensador que vai te ajudar muito.
@@INTACTREINAMENTOS obrigado, vou procurar sim
O gás 134 posso colocar de pé na balança ?
Pode sim. Ele não é um Blend. Então pode colocar
Uma pergunta, o motor da Embraco. de 1/4 não vem as gramas que tem que colocar no motor quantas gramas seria no certo...
Sebastião, nenhum compressor vem marcado a quantidade de fluido refrigerante. Essa informação é do produto (freezer, balcão, refrigerador). Caso não tenha etiqueta, entre em contato com o fabricante. No último caso siga as orientações práticas informada na aula!!
Excelente aula, bem técnica.
Mas e se o equipamento não tiver mais a ficha técnica? E o fabricante não fornece os dados do refrigerador? Quais os parâmetros poderíamos seguir para tentar fazer a recarga por pressão?
Eu não ensino fazer por pressão em refrigeradores porque esse procedimento é errado !!!!!! mesmo que tenham diversos vídeos ensinando, lembre-se eu zelo pela qualidade das nossas atividades. Mas no seu caso Lecio a experiência ajuda e fácil. Imagine vc ter uma Brastemp com X litros... vc não tem nenhuma informação, ok. Procure por refrigeradores similares na mesma capacidade que a quantidade de fluido varia geralmente uns 10 gramas.. considerando que o compressor também é similar. Aí é carga com balança!! Desta forma vc mantém a técnica e ganha experiência
@@INTACTREINAMENTOS
Que dica fantástica!
Vou anotar aqui agora.
Professor vc é dez.....
Uma pergunta, quando se trata de fluido refrigerante r134A a pressão de trabalho épositiva certo!
E quando colaca a quantidade que o fabricante orienta na etiqueta e a pressão de trabalho fica em vácuo o equipamento vai ter o rendimento necessário é certo esse fluido trabalhar em pressão negativa?
Renato, O R134a pode trabalhar com pressões positivas e negativas. O que determina essas pressões são as temperaturas de evaporação. o rendimento do equipamento está voltado diretamente pela quantidade de fluido refrigerante. Se você conhece essa fórmula Q = m.c.(deltaT) o resultado dará em kcal ou kw. Isso porque a entalpia no evaporador (chamado delta h) depende da quantidade de fluido. Além disso existem normas nacionais e internacionais que todos os fabricantes devem seguir para determinar a capacidade frigorífica de seus equipamentos. o "Vácuo" na pressão lida em seu manômetro pode sim dar o rendimento nominal do equipamento, desde que a quantidade do fluido refrigerante esteja correta !!!!
Tô iniciando, mas quero fazer o certo
Tenho vários módulos focado em elétrica, comandos e automação que podem te ajudar.
Clique no link abaixo e conheça os módulos disponíveis.
space.hotmart.com/intactreinamentos
muitas vezes precisamos fazer uma substituição de compressores em geladeiras; o do r600 pelo 134a. nesse caso qual a melhor forma de por o fluido? podemos estra moniotrando pela temperatura de evaporação? ficariamos sujeitos ao erro tbm?
O que dá pra fazer e minimizar o erro é você utilizar uma carga de fluido refrigerante R134a similar a algum modelo que tenha a mesma Volume "litros" do refrigerador que vc tem. Assim além de ter uma carga em gramas no sistema, você consegue trabalhar com pressões similares às reais do original !!!
O projeto do R600a é bem diferente do 134a, o principal é o capilar🙃🙄🤔👍👍✌
@@mauriciolisboa6997 não entendi
@@andrelimadasilvasilva5709 Não devemos alterar o projeto da fábrica! Se foi desenvolvido com R600a, não pode trocar para R134a.👍✌
@@mauriciolisboa6997 entendo, não estou falando em regra. Estou falando em situações que não há outra solução. Na prática, sempre devemos respeitar o projeto, mais em campo, sempre lidamos com situações em que temos que adotar algo, muitas vezes de forma momentânea, outas vezes de forma efetiva! São excessões da regra. Mais concordo quanto respeitar o projeto!
Em caso que não esteja completo a carga de refrigerante a pressão de Alta sobe com compressor em funcionamento? Isso msm com o sistema todo limpo. msm com a ventoina ligada?
Ediane, não é apenas a limpeza ou vazão do ventilador que influencia no aumento da pressão de alta. As vezes deixar de purgar a mangueira de serviços, faz com que os gases não condensáveis aumentem essa pressão!!
E só ter uma tabela de temperatura e pressão ideal pra determinada carga de gás e temperatura ambiente
Cuidado.... não é tão simples assim não. Para quem não sabe, oriento fazer conforme ensino nessa aula.
Ola professor , to começando na area e descobri seu canal a pouco tempo, e desde entao n parei mais de assitr aprendo muito com suas aulas. Qual modelo desse manifold ? Gostei ele é bem legivel .
Agradeço por sua msg Silvio. Esse manifold é um "genérico". Você encontra em qualquer loja de Refrigeração. Aproveite a oportunidade e faça o curso de refrigeração para iniciantes. Clique agora no link e aproveite o desconto. hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/refrigeracao-e-ar-condicionado-para-iniciantes/L78471527J
A quantidade de gramas à serem colocada depende do comprimento do tubo e do aparelho de ar condicionado certo?essa especificação vem no manual do aparelho informando a quantidade de gramas a serem inserida por metro adicional e o gás a ser empregado?
Correto
Na postagem sobre este vídeo no Facebook diz que ou fazer por balança ou pelo superaquecimento, tirando a diferença da temperatura referente a pressão com a temperatura da válvula de retornoo
Felipe... isso é quando você não tem a opção da balança. Se tiver a informação do valor do superaquecimento, você consegue fazer também. Ou melhor se conseguir fazer os 2.
Boa tarde, eu assisti a entrevista sobre o compressor um2 clp r600a, agora eu gostaria de saber a diferença do compressor Embraco EM2U clp e EM2U hlp pois os valores help r$380.00 É clp r$550.00, porque isso?
Que experimento bacana, muito prático e real. Parabéns professor.
Muito obrigado Wu. Mais uma vez você me prestigiando. Agora me tira uma dúvida, você é Chinês, Japonês ou Koreano????
Como é que pronuncia seu nome rapaz kkkk
um abraço!!!
top, certissimo, esse é o cara
Valeu professor tô sempre ligado nos vídeos
Agradeço Lucenildo. Teremos mais conteúdos em breve!!!
consegui entender o que o sr quiz passar, mais esse tipo de balança não da muito certo pois as mangueiras não dá precisão quando tem que mecher eu sei por que também trabalhava assim, o certo seria pesar só a garrafa com a válvula antes e depois descontar a proporção.
Eu trabalho com essa balança e nunca tive problemas.
parabéns pelo trabalho meu amigo, uma aula bastante esclarecedora a respeito deste assunto
Muito obrigado Vinícius.. peço que compartilhe em suas redes Sociais
Tenho uma df80 coloco por balança 120g como a etiqueta. E não dá certo não desliga no máximo tenho que pôr 170g porque sera
Anderson, temos 2 situações aí. Ou a etiqueta pode estar com a informação errada, ou sua balança deve estar descalibrada. Aí pra ter certeza é entrando em contato com o fabricante do refrigerador ou calibrando sua balança. Sem uma dessas informações precisas, não consigo te dar certeza de qual a ação tomar!!!! Outra coisa, a bateria da balança com baixa carga também apresenta variações na hora de carregar o sistema.
Essa garrafa aí de 1kg de R22 e R410 está quanto no seu Estado?
Eita felipe.... faz tempo que tenho viukkk se não me engano aqui em sp custa em torno de R$ 38,00 acredito
Mas eu não coloco desse jeito eu coloco pela pressão de trabalho colocar por peso a pressão mudar também eu acho que com o freezer funcionando a pressão seria mais correto
Essas e outras orientações em minhas aulas são baseadas em boas práticas e conforme orientações da etiqueta e manual do fabricante. Qualquer prática fora desses contextos são consideradas erradas. Se fosse correto fazer pela pressão porque o fabricante não faz?!
Obg professor parabéns aprendi muito com vc Deus abençoe
Abençoe a todos nós. Te desejo muito Sucesso
Show!! excelente!!
Valeu Vitalino.... A gente vai melhorando com o tempo !!!!
Fala Anderson
Fala Joaquim
Alguém 24/3/2022
Eu já coloquei duas vezes gás por pressão e não está gelando de novo na época ele falou que o vazamento era a tampa mudou agira denovo será que por ser por pressão não colocou pouco e agora não tem mais gás por isso não gela e possível ? Não e possível toda hora vazamento visto que ele põe por pressão alguém me responde por favor urgente! Gol G5
Rosana. É obrigatório fazer o teste de vazamento com nitrogênio no sistema de climatização do seu carro. Se a oficina que você levou não pressurizou o sistema, pode ser sim vazamento. E toma cuidado pois muitos apenas completa o "gás" sabendo que você retornará com o mesmo problema. Então sem esse teste não me atrevo a dizer qual pode ser o problema. Oriento você procurar outro profissional. Obrigatoriamente deve ser testado o vazamento antes de colocar gás refrigerante
Boa prof 👏
Olha quem aparece por aqui??? E aí Rany. como estão as coisas??? na correria de sempre??? Um abraço
massa
Valeu Delima. Se inscreva e compartilhe
Mas esta garrafa não deveria trabalhar com a válvula para baixo? A menos que ela tenha tubo pescador, ela nessa posição, sai todo o gás propelente e o fluido refrigerante (R-134a) irá permanecer dentro da garrafa. A válvula só deve ser aberto com a garrafa de cabeça para baixo, salvo se a mesma tenha tubo pescador, o que não creio a mesma ter.
Flavio agradeço pela sua mensagem. A pressão no interior do cilindro é a mesma em todos os pontos (prinípio de pascal) em função da velocidade cinética das moléculas e por estar em repouso. Quando vc fala de gás propelente deve estar confundindo com os blends. No caso do R134a é um fluido puro em 100%, portanto não há mistura, por isso não se aplica o seu ponto de vista. Se fosse uma mistura poderíamos até fazer outra análise. Mas aqui se trata de fluido puro e em estado de repouso.
Se o o me veículo tiver sido trocado o condensador , e porventura esse condensador possuir as paredes internas me menores ou mais finas, tecnicamente o a carga do fluído não será igual ao original.
A balança precisa dos manômetros, mas os manômetros não precisam da balança.
Não entendi nada do que você tentou falar... E sua afirmação também está errônea. Baseado em qual conceito técnico você afirma a relação a espessura do tubo de cobre com a carga de fluido refrigerante?? Em qual fabricante você trabalhou ou em qual livro você viu essa aplicação?? Se o fabricante indica a quantidade de fluido na sua etiqueta, não tem porquê questionar.
@@INTACTREINAMENTOS então você pode afirmar que todos os condensadores, por exemplo , possuem as mesmas medidas internas ?
Todas as marcas fazem condensadores com as mesmas medidas internas?
Então tu afirma que se colocar uma peça com dimensões diferentes da original você continua colocando pela etiqueta original sem saber se o dimensionamento contínua sendo o mesmo que saiu de fabrica?
@@MCosta-lw2kc considere a resposta anterior. O vídeo e as respostas estão muito claras pra quem tem o mínimo de conhecimento. Não queira debater o que você acha certo. Quando houver dúvidas, faça como meus alunos, procure pelo fabricante. Dou por encerrado esse assunto por aqui
A carga por massa é uma uma carga de linha de montagem e assistência técnica! Ela falha em regiões muito quentes ou muito frias, e é afetada pelo local de local de instalação! É muito útil quando o técnico não sabe quase nada!
A carga por massa falha? Por massa? Acredito que queria dizer a carga por pressão né. Porque por massa cientificamente, matemática e termofluidomecanica falando , carga por massa é mais do que comprovado que é o correto. E pra isso só precisa de uma balança que custa R$30,00.
@@INTACTREINAMENTOS e qdo no equipamento não não etiqueta, sobre a quantidade (kg) de fundo refrigerante?!
@@INTACTREINAMENTOS não foi isso que eu falei! Uma questão de português, não de física! A carga original na fábrica, na bancada do projeto, é sempre por pressão, aí, depois que está tudo equalizado e eles chegam ao valor ideal, então recolhem o gás e pesam, estabelecendo a massa, que tem peso! Entenda: a pressão precedeu a massa no projeto, porque é impossível prever 100% em cálculos teóricos o arrasto interno da tubulação! Além disso, devido ao delta do local, e o senhor sabe muito bem disso, dependendo da região do país, a otimização de fábrica é maior ou menor, sendo que, por pressão, você otimiza para o local de uso final! Entre uma região fria e outra quente, uma variação pequena na quantidade de gás seria desejável! A mesma coisa é quando a condensadora fica longe da evaporadora e tem que adicionar mais gás!
Uma geladeira idêntica, vendida para o Brasil tem uma etiqueta com uma quantidade de gramas, a mesma geladeira exportada para o Canadá tem outra carga de gás em gramas porque lá é mais frio! A condensadora fica no frio! Fui claro?
Bom diaaaaa 🌅🌞🏖️🌻🌻🌻👻👻👻
Valeu Renildo
E verdade gastei
Agradeço muito
Otimo
Belezaamigo, mas vc esquece que na maioria dos casos de carga de gás temos que repor gás que vazou, por tanto balança só é útil quando fazemos uma carga do zero.
Vini vini... Você esquece que o ideal e sempre recomendado é recolher usar a balança e colocar só a quantidade que falta. O problema é ter profissionais que tenham recolhedora, saibamos utilizar e façam disso um hábito. Então a balança é sempre útil.
Boa noite. Mas se vc faz um retrofit qual é a melhor maneira de se fazer uma recarga? Pois só se faz com a balança se o Equipamento estiver original correto? Fora isso não se consegue utilizar a balança correto? Ou consegue?
Trabalhei 5 anos com isso, e as cargas sempre foram feitas por pressão...kkkkkkkkkkkkkkk
Isso não significa que fazem 5 anos que você faz certo. Por causa de uma balança de R$20,00 Você acha que isso não é preciso. O cero é o certo, mesmo que você continue fazer errado!!
Errado ou não minha máquina tá funcionando a 3 anos e meio com carga por pressão sem nenhum problema. Até hoje a máquina roda liso.