Compre meu livro "Missioni", em pré-venda na versão Kindle, com 20% de desconto: a.co/d/3MzgtAD A matéria: g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/11/07/alunas-de-colegio-particular-do-recife-denunciam-divulgacao-de-nudes-falsos-criados-com-inteligencia-artificial-policia-investiga.ghtml Ao fundo, Beatles. Porque tem "When I saw her standing there". Que fala de um jovem babando por uma menina de 16 anos.
Aqui em BELO HORIZONTE aconteceu a mesma coisa no COLEGIO SANTO AGOSTINHO --> g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2023/11/08/policia-civil-identifica-adolescente-suspeito-de-postar-pornografia-infantil-em-rede-social.ghtml
Já vi uma charge que os personagens diziam "você tem medo do avanço da inteligência artificial?" e o outro respondeu "Não, eu me preocupo mais com o retrocesso da inteligência natural"
Infelizmente acho que não. Gostaria MUITO de estar errado, mas acho que a maioria prefere se agarrar à sensação vazia de ter razão, custe o que custar.
Estou finalizando meu mestrado em ciência da computação (não na área de IA mas vi muito esse assunto na universidade) Já existe discussão a respeito da regulamentação da IA na união europeia, procure por 'The EU Artificial Intelligence Act', a discussão começou em 2018 e em 2021 foi feita a primeira proposta de regulamentação. De forma muito resumida, a proposta é que a IA siga um conjunto de regras/leis, por exemplo, 'não deve interferir na política de um país'. Outra coisa que já está em vigor na união europeia é o GDPR, e uma das coisas que o GDPR exige é você deve explicar a sua tecnologia: de onde vem os dados, como os dados são manipulados, onde são armazenados e por quanto tempo, como funciona o algoritmo, quais são a métricas estatísticas utilizadas, e por aí vai, e tais explicações devem ser aplicadas também a IA.
Como tudo na vida, concordo que as coisas precisam de certas regras. A questão é que segundo alguns especialistas na área, os governos não estão preparados para fazer essas regras funcionar na prática. Não vai demorar muito, todos vão conseguir tem uma IA no celular ou no computador e como controlar isso?
@@renatoscutubeDa mesma forma que a China, por exemplo, controla todas as redes sociais que não são chinesas. Não digo com isso que devemos seguir o "modelo chinês", mas apenas que é possível fazer quando se quer realmente.
Parece que estaremos eternamente enxugando gelo no que se refere às questões éticas envolvidas no uso indiscriminado de ferramentas de IA - para cada "solução" mil novos problemas!
Maurício, tô torcendo pros bolsominios fazerem um levante de cancelamento do teu livro. Já pensou no efeito rebote que daria?! Teu livro iria pro top 10 dos mais vendidos em uma semana!! 😂😂😂😂😂😂
Fala MR! Desculpe repetir o comentário e insistir no tema, mas no outro vídeo cheguei atrasado e não sei se teve visibilidade. Eu já garanti o livro pra Kindle, mas como tenho baixa visão, adoraria uma versão audiobook (poderia ser narrada por você inclusive), agora que temos a audible aqui. Com a evolução da minha deficiência, tenho cada vez mais recorrido ao formato para continuar a paixão pela leitura. No começo tinha preconceito com audiolivro mas hoje acho um formato que até agrega algo a mais à experiência se o narrador for bom. Você com tua experiência nas charges acho que daria um excelente narrador! Pense com carinho na possibilidade!
O que vejo que essa questão de IA foi feito na pura corrida empresarial e não pensaram nas consequências que ia ter ( ou ignoraram mesmo sabendo). Hoje dia caminhamos para um horizonte perigoso e que pode ainda piorar
Tudo que fosse produzido deveria ter a assinatura digital do seu produtor verificada a registrada por toda plataforma de divulgação. Assim acabaria o anonimato de quem produziu. E sim, as plataformas deveriam gerar essas assinaturas de forma a sempre ter a origem de todo material que elas divulgam.
não acho que a humanidade regrediu, ela sempre foi isso aí, só que antes nós achávamos que éramos melhores, e a internet escancarou a verdade. quanto à regulação da internet, é óbvio. toda atividade social tem regulação. pra abrir uma empresa tem regulação, pra dirigir um carro tem regulação, pra entrar numa faculdade e se formar tem regulação... por que só a internet seria desregulada? não faz sentido.
Houve regressão devido ao fato de tudo ter virado entretenimento. Segundo Eugenio Bucci, o universo da política foi dominado pela linguagem do entretenimento. Hoje, a polarização se faz de ânimos conflagrados, não mais de opiniões divergentes. Por isto o fundamentalismo e linchamento virtual correm soltos. Bucci afirma que a comunicação segue o alfabeto visual estabelecido pela indústria do entretenimento, não apela mais à razão e sim à emoção. Ou seja, a propaganda assimila as narrativas baseadas no modelo "bonzinhos contra malvados" pois este é o jeito de encontrar eco nas mentes e nos corações das pessoas. As técnicas industriais de entretenimento estão destruindo o instituto da razão. Basta ver as mensagens nos grupos de WhatsApp: os abaixo-assinados sentimentais, as figurinhas animadas que defendem uma tese em um único segundo, as subcelebridades desocupadas pontificando sobre assuntos complexos de forma leviana. Com isto, o conceito de República se desfaz na poeira do tempo.
É complicado… muito complicado… Já vivíamos uma crise de confiabilidade (pensar que ninguém é o que parece), mas agora temos ferramentas para “provar” o que quer que desejemos que o outro “seja”.
M.R, meu brother, ainda estou muito impactado com o SHOW do Roger Waters, aqui em BH, ontem à noite. Estou aguardando ansioso a versão em papel do seu livro. Já é sucesso ! Abraço a todos. 😊
Olá Maurício, já comprei o livro e estou aguardando ansiosamente o dia 23 para a liberação doa arquivo. No mais obrigada pelas suas análises, a sua visão sempre contribui para o melhor entendimento dos assuntos que vc aborda. Grande abraço!!
Maurício, uma das vítimas é minha "sobrinha" (filha da minha prima, mas que meus pais criaram), minha prima-irmã e meu cunhado sempre foram muito preocupados com redes sociais e mesmo assim aconteceu. Infelizmente o debate vai ser sobre tecnologia, o que nao e caso, é sobre caráter, um dos meninos falou, no auge dos seus 14 anos, "não vai acontecer nada, sou rico".
Tem alguns meses, ocorreu na Espanha, em uma cidade pequena. Acho que foi dos primeiros. Amigo, levo tempo dizendo, de igual forma que pedimos carteira de motorista para dirigir e maioria de idade, para que exista a presunção de racionalidade de conduta e idade legal para responder pelos atos, deveríamos exigir o mesmo para um telefone e o uso da Internet. Celular somente aos 16 anos. Depois de haver desenvolvido o senso crítico e o discernimento entre certo e errado, ser capaz de ler mais que 4 minutos, e escutar. Somente depois de desenvolver uma rede física social, e assim continuar suas relações reais no mundo virtual, sem esquecer que ali estão pessoas, vidas, que sentem dor, alegria, amor, raiva, medo, em fim.
Eu sou a favor de uma regulação da internet que ponha um fim ao anonimato para que tenhamos uma internet mais civilizada (eu fiz em poucos minutos esse perfil secundário onde eu não uso meu nome e foto, mas as autoridades deveriam sempre ter acesso à minha identidade). A regulação da internet não deve porém ferir os canais de notícias independentes, que escancaram fatos que a grande mídia patrocinada jamais vai falar.
Bem verdade. Entretanto, naquela época só víamos nua numa revista uma pessoa que havia concordado em posar para as fotos. O risco agora é um desafeto qualquer pegar uma foto e montar do jeito que quiser. E, para complicar, até que se prove que “focinho de porco não é tomada”, a reputação, o emprego, a vida pessoal e familiar vão pro saco!!! Este é o risco.
❤ o progresso e avanço tecnológico infelizmente está muito à frente para a inteligência humana.....os jovens.....crianças....adolescentes....adultos tem ótimos conteúdos se for usado com sabedoria através desses meios....mas uma boa parte do povo usa pra sacanear....pra vingar....pra mentir....tem que haver urgente uma lei ou algo parecido pra barrar certas coisas....senão vai acabar desenfreadamente cada vez mais sendo usado pro mal.....parabéns pelo canal...🎉🎉sempre abordando temas e fatos importantes ❤
Lógico. Estão todos dentro de casa, ninguém socializa na rua... então criamos um mundo paralelo onde a Valverde se torna minha ficante do jeito que alguém quiser. Estamos criando um universo de zumbis.
O pior de tudo isto é que os que disponibilizam as ferramentas sem nenhum critério se safam de tudo, escrevem nas regras que a responsabilidade pelo uso é só e tão somente de quem as usa ... Isto é como por um doce em uma vitrine sem vidros, na altura da criança, virar as costas e dizer pra criança não mexer. Quem vai pra cadeia ? As crianças ?
A coisa e muito séria e infelizmente tem a piorar.... Eu sou a favor da Regularização do uso da internet. Não pode ser terra sem lei ...e de práticas de crimes e de mentiras.... Deus me livre....
Uma coisa q a polarização deixa explícita e a hipocrisia. O pessoal se revolta por um assunto, mas passa pano pra outro. Vai ter um monte de gente passando pano pra essa "deep" da Isis Valverde,
Grande MR… Vejo nessa perversidade uma chance de ouro para se criar uma jurisprudência séria. Esses garotos PRECISAM ser punidos severamente. Isso é inadmissível, e olhe que não tenho filhas. E que essa punição exemplar se espraie por toda a internet! Liberdade de expressão é o #%🍆&@. Abração!!!
Eu sei q vc tem resistência aos vídeos curtos e com razão, mas esse é o tipo de assunto q vc deveria abrir exceção e gravar. Essas questões precisam atingir as pessoas de forma mais objetiva e direta. Vc faz isso muito bem. Adoraria ver um tiktok seu muito sério sobre este assunto viralizar. 😊
O problema é a estreita linha que separa a regulação das redes com a neutralidade da mesma. Já existem tantas formas de se controlar o acesso a rede, e gratuitas, como o Google Family Link, que aplica uma série de controles bem eficientes nos dispositivos móveis dados aos nossos filhos... mas pouca gente sabe como usar ou tirar proveito e isso acaba escalando para respingar, de forma muito negativa, em todos. Quem vai dizer o que é certo ou errado dentro do campo da neutralidade da rede? O estado?! Pense 2x...
Pô, Maurício, até tava pensando em comprar seu livro, mas depois de saber que vc usou IA e deixou de prestigiar o trabalho de um designer gráfico me sinto na obrigação de não prestigiar seu trabalho tbm! Na próxima faça um orçamento, garanto que o precinho é camarada! 😉 Mas sigo acompanhando por aqui sem bad feelings!😂
É foda. A única coisa "positiva" que consigo ver se nada for feito para controlar, é quer se um nudes for vazado, o efeito será mínimo ou nulo, já que um nudes não será mais algo tão "raro" e importante como é hoje.
Eu tive um relacionamento abusivo que acabou em 2008, muito antes de toda popularidade das redes sociais e mais recentement IA. O sujeito (ex) ameaçou fazer montagens minhas com meu rosto com corpo de mulheres nuas e espalhar na internet para acabar comigo quando consegui escapar da situação/relacionamento. Hoje em dia eu não tenho mais nada de redes sociais e ninguém acha meu rosto na internet, a não ser por essa foto do perfil do youtube de baixa qualidade. Quando eu vi IA surgindo eu fiz questão de eliminar todo rastro de foto minha na internet, até perfil do linkedin. Eu percebi imediatamente onde isso ia acabar. Recentemente amigas minhas tiveram fotos roubadas e alteradas pra colocar em perfis falsos de relacionamento. Deletem as fotos dos seus filhos e de sua família da internet. Mantenham em HDs, imprimam e colem no álbum (como os maias e astecas faziam antigamente). Só vai piorar.
Boa tarde, concordo que qualquer pessoa que decida postar ou comentar nas redes, deva ter rosto nome e dados conhecidos. E se tal pessoa lhe faltar com o merecido respeito, possa ser encontrada, e ter sua orelhinha puxada. Muito feio pessoas com foto e nome de gatinhos, falando M. por ai. Abraço.
Sempre tive o cuidado de postar fotos de minhas duas filhas e até de parentes mais próximos. Também evito postar minha rotina já pensando nesse perigo da exposição exacerbada nas redes sociais.
Quando eu falei que o que o Bruno Sartori fazia com videozinhos engraçados zoando o Bolsonaro, era propagar uma nova tecnologia que poderia vir a ser em um futuro próximo, um grande problema, eu fui o vilão. Agora tá aí a prova. Tem que ser muito responsável quando se tem um certo poder/conhecimento em mãos. E ele não foi. Meu ego grita que é bom estar certo e que o tempo é um grande juiz.
Mas ele não criou aquela tecnologia e nunca propagou nada anonimamente, regular a Internet é exatamente isso, é poder usar a tecnologia e termos conhecimento de quem produziu tal conteúdo.
Tocou no ponto exato, na minha opinião. Precisa identificar o criador da imagem, gravar os dados do criador da imagem no momento em que enviar pela primeira vez
Mais ameaça ainda é a impunidade que irá recair sobre esses "adolescentes" Aqui o riquinho do colégio tradicional do Leblon mandou logo a real: sou branco e rico por isso não vai acontecer nada comigo.
Em minha opinião ainda nem chegamos ao fundo do poço, e apesar dos teus alertas sensatos, creio que só quando a desgraça for muito relevante é que as pessoas vão se tocar. Perceba que estamos a beira do abismo de várias maneiras, e muitos de nós corre voluntariamente para cair no precipício. #LeiaPedroFeroz
Sou desenvolvedor de sistemas há muitos anos. Vejo como sendo muito simples que quando algo é postado pela primeira vez em uma determinada rede, essa rede registre quem criou o POST, e claro, deveria ter o CPF ou seu equivalente registrado nessa conta. Isso permitiria rapidamente punir quem divulgou, que é de verdade onde se causa o prejuízo.
Maurício Muito boa tua abordagem sobre esse assunto extremamente importante porque o que aconteceu foi muito grave. Fugindo do assunto... Fiquei curioso pra ouvir o disco que sua banda lançou nos anos 80 (ou seria 90). Já está disponível aqui no RUclips ou streamings em geral ou somente em vinil mesmo? E você segue tocando por aí? A banda tem planos de lançar outro disco e sair em turnê? Abração meu querido!!!
O problema que eu vejo é que o meio jurídico não acompanha a evolução da tecnologia na velocidade que precisa. E um dos grandes motivos nem é o meio jurídico, e sim o legislativo, que não é capaz de criar as leis necessárias por se tratarem de pessoas fracas que não tem o conhecimento mínimo de tecnologia para propor leis adequadas aos novos tempos. Bots e perfis anônimos são aberrações que nenhuma rede social deveria permitir, e TODAS permitem. Quem vai peitar estas empresas? Deixo a pergunta no ar.
Desde que a internet surgiu que se fala em regulação. A internet era apenas uma evolução dos BBS na época, apenas texto e poucas imagens. Imaginava um futuro de amplo conhecimento compartilhado e universalizado. Quão inocente eu era. Ao invés de universalizar conhecimento, a internet deu luz e voz à inúmeras teorias da conspiração, que antes ficavam restritas aos malucos solitários que nelas acreditavam. O mundo conseguiu ficar ainda pior depois do advento das redes sociais. Hoje eu vejo que urge uma regulamentação pesada, com penas severas para quem cometa crimes digitais. É preciso responsabilizar e punir quem cria e divulga deep fakes, propaga mentiras que prejudicam a população (como os anti-vacinas) e os valentões de teclado (cyberbullying). Isso tem que ser feito para ontem.
Compre meu livro "Missioni", em pré-venda na versão Kindle, com 20% de desconto: a.co/d/3MzgtAD
A matéria: g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/11/07/alunas-de-colegio-particular-do-recife-denunciam-divulgacao-de-nudes-falsos-criados-com-inteligencia-artificial-policia-investiga.ghtml
Ao fundo, Beatles. Porque tem "When I saw her standing there". Que fala de um jovem babando por uma menina de 16 anos.
Aqui em BELO HORIZONTE aconteceu a mesma coisa no COLEGIO SANTO AGOSTINHO --> g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2023/11/08/policia-civil-identifica-adolescente-suspeito-de-postar-pornografia-infantil-em-rede-social.ghtml
Comprado MR!
Na verdade "She was Just 17", mas eu só tô sendo chato rs
Um abraço
Consegui comprar daqui de Portugal! 😅 Ansioso pra ler
Já vi uma charge que os personagens diziam "você tem medo do avanço da inteligência artificial?" e o outro respondeu "Não, eu me preocupo mais com o retrocesso da inteligência natural"
Já eu me preocupo com os dois! 😅😮😢😢
Essa foi no ponto, Mau. "Temos que regularizar para proteger nossas crianças”. Mas será que todos irão se comprometer?
Infelizmente acho que não. Gostaria MUITO de estar errado, mas acho que a maioria prefere se agarrar à sensação vazia de ter razão, custe o que custar.
Estou finalizando meu mestrado em ciência da computação (não na área de IA mas vi muito esse assunto na universidade)
Já existe discussão a respeito da regulamentação da IA na união europeia, procure por 'The EU Artificial Intelligence Act', a discussão começou em 2018 e em 2021 foi feita a primeira proposta de regulamentação.
De forma muito resumida, a proposta é que a IA siga um conjunto de regras/leis, por exemplo, 'não deve interferir na política de um país'.
Outra coisa que já está em vigor na união europeia é o GDPR, e uma das coisas que o GDPR exige é você deve explicar a sua tecnologia: de onde vem os dados, como os dados são manipulados, onde são armazenados e por quanto tempo, como funciona o algoritmo, quais são a métricas estatísticas utilizadas, e por aí vai, e tais explicações devem ser aplicadas também a IA.
Como tudo na vida, concordo que as coisas precisam de certas regras. A questão é que segundo alguns especialistas na área, os governos não estão preparados para fazer essas regras funcionar na prática. Não vai demorar muito, todos vão conseguir tem uma IA no celular ou no computador e como controlar isso?
@@renatoscutubeDa mesma forma que a China, por exemplo, controla todas as redes sociais que não são chinesas. Não digo com isso que devemos seguir o "modelo chinês", mas apenas que é possível fazer quando se quer realmente.
Parece que estaremos eternamente enxugando gelo no que se refere às questões éticas envolvidas no uso indiscriminado de ferramentas de IA - para cada "solução" mil novos problemas!
Não é AI a questão. É mais simples do que isso. É Ética, e precisa ser ensinada nas escolas com máxima urgência, e cobrada de todas as corporações.
Com o Deepfake chegamos na era que a frase "Só acredito, vendo" já não vale mais nada tbm...
Bom dia Maurício! Isso mesmo é um perigo às mídias para pessoas sem noção e malvadas...
Maurício, tô torcendo pros bolsominios fazerem um levante de cancelamento do teu livro. Já pensou no efeito rebote que daria?! Teu livro iria pro top 10 dos mais vendidos em uma semana!! 😂😂😂😂😂😂
Se fizerem vai ser como sempre fazem. Boicotam algo que nem consumiam, kkkk (bolsonarista não lê nada, só fakenews do zap)
O sociedade está indo ladeira abaixo. é preocupante
Pois é. E os ditos patriotas e bolsonaristas contra a regulamentação das redes. O patriotismo é mesmo o ultimo refúgio dos canalhas.
Fala MR! Desculpe repetir o comentário e insistir no tema, mas no outro vídeo cheguei atrasado e não sei se teve visibilidade. Eu já garanti o livro pra Kindle, mas como tenho baixa visão, adoraria uma versão audiobook (poderia ser narrada por você inclusive), agora que temos a audible aqui. Com a evolução da minha deficiência, tenho cada vez mais recorrido ao formato para continuar a paixão pela leitura. No começo tinha preconceito com audiolivro mas hoje acho um formato que até agrega algo a mais à experiência se o narrador for bom. Você com tua experiência nas charges acho que daria um excelente narrador! Pense com carinho na possibilidade!
Novos tempos , novas leis.
Como podemos legislar em um congresso dividido e extremista!!!!!????
Quase impossível.
Meu Eterno presidente Bolsonaro e o Congresso Nacional Conservador junto com o Senado igualmente Conservador barrará tudo o que vêm dos esquerdoentes😊
Triste ver o homem regredindo...tô cansada de lutar , as pessoas do mal ,do ódio,estão com o poder nas mãos😢😢😢😢
Está na Hora de "ressuscitar" os Contratualistas e renovar o "Contrato Social", e restabelecer a Dignidade Humana.
Quero voltar aos anos 80 onde não tinha essa bosta toda.
Preocupante. Vc falou tudo... estamos regredindo. Parabéns pelo trabalho e obrigada pelo seu trabalho.
O que vejo que essa questão de IA foi feito na pura corrida empresarial e não pensaram nas consequências que ia ter ( ou ignoraram mesmo sabendo). Hoje dia caminhamos para um horizonte perigoso e que pode ainda piorar
Os pai tão nem aí com os filhos, o importante é ficar na internet e não dar trabalho p eles.😢😢😢
Tudo que fosse produzido deveria ter a assinatura digital do seu produtor verificada a registrada por toda plataforma de divulgação. Assim acabaria o anonimato de quem produziu. E sim, as plataformas deveriam gerar essas assinaturas de forma a sempre ter a origem de todo material que elas divulgam.
Sou saudosista, estou esperando a versão em papel, palpável, telas não é o meu forte. 😂😂😂
Papel não desliga. 🤣
Eu tbm
Eu tb. Tatear, folhear, sentir o cheiro de livro novo é terapêutico.
não acho que a humanidade regrediu, ela sempre foi isso aí, só que antes nós achávamos que éramos melhores, e a internet escancarou a verdade. quanto à regulação da internet, é óbvio. toda atividade social tem regulação. pra abrir uma empresa tem regulação, pra dirigir um carro tem regulação, pra entrar numa faculdade e se formar tem regulação... por que só a internet seria desregulada? não faz sentido.
Houve regressão devido ao fato de tudo ter virado entretenimento. Segundo Eugenio Bucci, o universo da política foi dominado pela linguagem do entretenimento. Hoje, a polarização se faz de ânimos conflagrados, não mais de opiniões divergentes. Por isto o fundamentalismo e linchamento virtual correm soltos.
Bucci afirma que a comunicação segue o alfabeto visual estabelecido pela indústria do entretenimento, não apela mais à razão e sim à emoção. Ou seja, a propaganda assimila as narrativas baseadas no modelo "bonzinhos contra malvados" pois este é o jeito de encontrar eco nas mentes e nos corações das pessoas.
As técnicas industriais de entretenimento estão destruindo o instituto da razão. Basta ver as mensagens nos grupos de WhatsApp: os abaixo-assinados sentimentais, as figurinhas animadas que defendem uma tese em um único segundo, as subcelebridades desocupadas pontificando sobre assuntos complexos de forma leviana. Com isto, o conceito de República se desfaz na poeira do tempo.
Bom dia!
Muito obrigada por mais um vídeo, principalmente com esse tema: jamais deixe de dar esses alertas, MR!
Saúde, paz e 🖖
@ Fala M R " A mecanização do Homem " foi o tema da minha redação pro vestibular da UFU há 38 anos! Super atual!
É complicado… muito complicado… Já vivíamos uma crise de confiabilidade (pensar que ninguém é o que parece), mas agora temos ferramentas para “provar” o que quer que desejemos que o outro “seja”.
M.R, meu brother, ainda estou muito impactado com o SHOW do Roger Waters, aqui em BH, ontem à noite. Estou aguardando ansioso a versão em papel do seu livro. Já é sucesso !
Abraço a todos. 😊
Verdade.
Para uma solução , mil problemas .
Muito obrigado pelo seu canal, pela sua presença humana.
Olá Maurício, já comprei o livro e estou aguardando ansiosamente o dia 23 para a liberação doa arquivo. No mais obrigada pelas suas análises, a sua visão sempre contribui para o melhor entendimento dos assuntos que vc aborda. Grande abraço!!
Maurício, uma das vítimas é minha "sobrinha" (filha da minha prima, mas que meus pais criaram), minha prima-irmã e meu cunhado sempre foram muito preocupados com redes sociais e mesmo assim aconteceu. Infelizmente o debate vai ser sobre tecnologia, o que nao e caso, é sobre caráter, um dos meninos falou, no auge dos seus 14 anos, "não vai acontecer nada, sou rico".
O que eu mais gosto é da concisão. Vc sempre vai direto ao ponto!
Tem alguns meses, ocorreu na Espanha, em uma cidade pequena. Acho que foi dos primeiros. Amigo, levo tempo dizendo, de igual forma que pedimos carteira de motorista para dirigir e maioria de idade, para que exista a presunção de racionalidade de conduta e idade legal para responder pelos atos, deveríamos exigir o mesmo para um telefone e o uso da Internet. Celular somente aos 16 anos. Depois de haver desenvolvido o senso crítico e o discernimento entre certo e errado, ser capaz de ler mais que 4 minutos, e escutar. Somente depois de desenvolver uma rede física social, e assim continuar suas relações reais no mundo virtual, sem esquecer que ali estão pessoas, vidas, que sentem dor, alegria, amor, raiva, medo, em fim.
RUclips notificou certo!
É muito TRISTE, onde a sociedade mergulhou nessa redes sociais. SÓ tem um ponto positivo, é que descobre o PODRE QUE AS PESSOAS CARREGAM DENTRO DE SI.
Eu sou a favor de uma regulação da internet que ponha um fim ao anonimato para que tenhamos uma internet mais civilizada (eu fiz em poucos minutos esse perfil secundário onde eu não uso meu nome e foto, mas as autoridades deveriam sempre ter acesso à minha identidade). A regulação da internet não deve porém ferir os canais de notícias independentes, que escancaram fatos que a grande mídia patrocinada jamais vai falar.
Meu muito obrigado, M. Ricardo❤
Bom dia, Maurício. Informações e análises excelentes.
Muito pertinente!
Por isso não tenho redes sociais. O que ocorre na minha vida não interessa a ninguém e nem me interessa a vida alheia de ninguém.
Na minha infância era revista Mad e Playboy. E isso não moldou minha personalidade.
Bem verdade. Entretanto, naquela época só víamos nua numa revista uma pessoa que havia concordado em posar para as fotos.
O risco agora é um desafeto qualquer pegar uma foto e montar do jeito que quiser. E, para complicar, até que se prove que “focinho de porco não é tomada”, a reputação, o emprego, a vida pessoal e familiar vão pro saco!!!
Este é o risco.
❤ o progresso e avanço tecnológico infelizmente está muito à frente para a inteligência humana.....os jovens.....crianças....adolescentes....adultos tem ótimos conteúdos se for usado com sabedoria através desses meios....mas uma boa parte do povo usa pra sacanear....pra vingar....pra mentir....tem que haver urgente uma lei ou algo parecido pra barrar certas coisas....senão vai acabar desenfreadamente cada vez mais sendo usado pro mal.....parabéns pelo canal...🎉🎉sempre abordando temas e fatos importantes ❤
Obrigado, Maurício..!
Lógico. Estão todos dentro de casa, ninguém socializa na rua... então criamos um mundo paralelo onde a Valverde se torna minha ficante do jeito que alguém quiser.
Estamos criando um universo de zumbis.
O pior de tudo isto é que os que disponibilizam as ferramentas sem nenhum critério se safam de tudo, escrevem nas regras que a responsabilidade pelo uso é só e tão somente de quem as usa ... Isto é como por um doce em uma vitrine sem vidros, na altura da criança, virar as costas e dizer pra criança não mexer. Quem vai pra cadeia ? As crianças ?
Na minha opinião, nós entramos em um caminho sem volta. E vai piorar em uma velocidade cada vez mais acelerada. 😢
A coisa e muito séria e infelizmente tem a piorar....
Eu sou a favor da Regularização do uso da internet.
Não pode ser terra sem lei ...e de práticas de crimes e de mentiras....
Deus me livre....
Uma coisa q a polarização deixa explícita e a hipocrisia. O pessoal se revolta por um assunto, mas passa pano pra outro. Vai ter um monte de gente passando pano pra essa "deep" da Isis Valverde,
🚀🚀🚀 Maurício, tua luta é nobre!! Regulem a internet e lute pela democracia!!
Grande MR…
Vejo nessa perversidade uma chance de ouro para se criar uma jurisprudência séria. Esses garotos PRECISAM ser punidos severamente. Isso é inadmissível, e olhe que não tenho filhas.
E que essa punição exemplar se espraie por toda a internet! Liberdade de expressão é o #%🍆&@.
Abração!!!
Que absurdo !!!
Adolescentes fazendo adolescência 🙄.
Discordo. Isso não é atitude "adolescente". É atitude criminosa.
Eu sei q vc tem resistência aos vídeos curtos e com razão, mas esse é o tipo de assunto q vc deveria abrir exceção e gravar. Essas questões precisam atingir as pessoas de forma mais objetiva e direta. Vc faz isso muito bem. Adoraria ver um tiktok seu muito sério sobre este assunto viralizar. 😊
otima abordagem , deveria passar em rede nacional , ponderado e valorizando a importância do assunto
Manhã linda no cerrado mineiro pra vc @ Fala M R
Eu só recebo no fim do mês. Mas acho que vou esperar pela versão impressa. Poder ter esse livro guardado vai ser muito bom! Parabéns pelo trabalho M.R
Maurição malandramente dando um jeito de realizar o sonho de postar uma foto ao ladinho da Taylor sem despertar o ciúme da patroa.
Só não concordei com uma frase: você está vendo um homem idoso. Você está muito jovem ainda
O problema é a estreita linha que separa a regulação das redes com a neutralidade da mesma. Já existem tantas formas de se controlar o acesso a rede, e gratuitas, como o Google Family Link, que aplica uma série de controles bem eficientes nos dispositivos móveis dados aos nossos filhos... mas pouca gente sabe como usar ou tirar proveito e isso acaba escalando para respingar, de forma muito negativa, em todos. Quem vai dizer o que é certo ou errado dentro do campo da neutralidade da rede? O estado?! Pense 2x...
Pô, Maurício, até tava pensando em comprar seu livro, mas depois de saber que vc usou IA e deixou de prestigiar o trabalho de um designer gráfico me sinto na obrigação de não prestigiar seu trabalho tbm! Na próxima faça um orçamento, garanto que o precinho é camarada! 😉 Mas sigo acompanhando por aqui sem bad feelings!😂
Caro Mauricio, ja disse antes, esperarei o livro fisico e por favor pensa como enviar para Espanha e outros paises.
Parabéns Maurício sempre objetivo e justo. Perfeito!!
PS: NÃO QUE INTERESSE A ALGUÉM, MAS, TÔ CASANDO HOJE COM MINHA PRETITA!!!!!
É foda. A única coisa "positiva" que consigo ver se nada for feito para controlar, é quer se um nudes for vazado, o efeito será mínimo ou nulo, já que um nudes não será mais algo tão "raro" e importante como é hoje.
Eu tive um relacionamento abusivo que acabou em 2008, muito antes de toda popularidade das redes sociais e mais recentement IA. O sujeito (ex) ameaçou fazer montagens minhas com meu rosto com corpo de mulheres nuas e espalhar na internet para acabar comigo quando consegui escapar da situação/relacionamento. Hoje em dia eu não tenho mais nada de redes sociais e ninguém acha meu rosto na internet, a não ser por essa foto do perfil do youtube de baixa qualidade. Quando eu vi IA surgindo eu fiz questão de eliminar todo rastro de foto minha na internet, até perfil do linkedin. Eu percebi imediatamente onde isso ia acabar. Recentemente amigas minhas tiveram fotos roubadas e alteradas pra colocar em perfis falsos de relacionamento. Deletem as fotos dos seus filhos e de sua família da internet. Mantenham em HDs, imprimam e colem no álbum (como os maias e astecas faziam antigamente). Só vai piorar.
Prossiga, Maurício.
A cada dia sua tristeza! Mas continuamos lutando!
Saúde e paz sempre!
Boa tarde, concordo que qualquer pessoa que decida postar ou comentar nas redes, deva ter rosto nome e dados conhecidos. E se tal pessoa lhe faltar com o merecido respeito, possa ser encontrada, e ter sua orelhinha puxada. Muito feio pessoas com foto e nome de gatinhos, falando M. por ai. Abraço.
Sempre tive o cuidado de postar fotos de minhas duas filhas e até de parentes mais próximos. Também evito postar minha rotina já pensando nesse perigo da exposição exacerbada nas redes sociais.
Muito boa esta! ❤
Vou comprar o livro físico logo que for desponivel
Tem que regular e.
Quando eu falei que o que o Bruno Sartori fazia com videozinhos engraçados zoando o Bolsonaro, era propagar uma nova tecnologia que poderia vir a ser em um futuro próximo, um grande problema, eu fui o vilão. Agora tá aí a prova.
Tem que ser muito responsável quando se tem um certo poder/conhecimento em mãos. E ele não foi.
Meu ego grita que é bom estar certo e que o tempo é um grande juiz.
Mas ele não criou aquela tecnologia e nunca propagou nada anonimamente, regular a Internet é exatamente isso, é poder usar a tecnologia e termos conhecimento de quem produziu tal conteúdo.
Aterrador!
Tem que regular urgente sim!
Deus nos livre e guarde!!! 🙏🏼🙌🏼
Tocou no ponto exato, na minha opinião. Precisa identificar o criador da imagem, gravar os dados do criador da imagem no momento em que enviar pela primeira vez
👏
Fala MR vc é o cara, a internet é a droga que entrou em nossas casas e nem percebemos, e por incrível que pareça, as coisas tendem a piorar,
É tão fácil, é só tirar da tomada.
Bem, no caso do stable diffusion, as imagens são encontrareis, todos que são gerados tem uma marca d'água especifica
Mais ameaça ainda é a impunidade que irá recair sobre esses "adolescentes" Aqui o riquinho do colégio tradicional do Leblon mandou logo a real: sou branco e rico por isso não vai acontecer nada comigo.
Em minha opinião ainda nem chegamos ao fundo do poço, e apesar dos teus alertas sensatos, creio que só quando a desgraça for muito relevante é que as pessoas vão se tocar. Perceba que estamos a beira do abismo de várias maneiras, e muitos de nós corre voluntariamente para cair no precipício. #LeiaPedroFeroz
Fato MR!
Esperando pelo livro fisico...
Será que milhares de deepfakes com políticos poderiam chamar a atenção deles pra a importância do tema? 🤔
A legislação não acompanha os avanços tecnológicos. E com esses políticos de visão limitada e individualistas isso não vai mudar.
Sou desenvolvedor de sistemas há muitos anos. Vejo como sendo muito simples que quando algo é postado pela primeira vez em uma determinada rede, essa rede registre quem criou o POST, e claro, deveria ter o CPF ou seu equivalente registrado nessa conta. Isso permitiria rapidamente punir quem divulgou, que é de verdade onde se causa o prejuízo.
Maurício
Muito boa tua abordagem sobre esse assunto extremamente importante porque o que aconteceu foi muito grave.
Fugindo do assunto... Fiquei curioso pra ouvir o disco que sua banda lançou nos anos 80 (ou seria 90). Já está disponível aqui no RUclips ou streamings em geral ou somente em vinil mesmo? E você segue tocando por aí? A banda tem planos de lançar outro disco e sair em turnê?
Abração meu querido!!!
"A humanidade está regredindo." Assino embaixo!
Excelente análise parabéns gratidão
IA tem potencial enorme de trazer de trazer vantagens mas também riscos enormes. Precisa regular urgente!
e outra, o quão difícil é colocar uma ferramneta dentro do app para deter a geração de imagem pornográfica? eu acho que é falta de vontade mesmo
O problema que eu vejo é que o meio jurídico não acompanha a evolução da tecnologia na velocidade que precisa. E um dos grandes motivos nem é o meio jurídico, e sim o legislativo, que não é capaz de criar as leis necessárias por se tratarem de pessoas fracas que não tem o conhecimento mínimo de tecnologia para propor leis adequadas aos novos tempos. Bots e perfis anônimos são aberrações que nenhuma rede social deveria permitir, e TODAS permitem. Quem vai peitar estas empresas? Deixo a pergunta no ar.
Sempre foi possível fazer isso desde o Photoshop, mas parece que a Ética está indo embora
Tenho até medo de pensar o que será as eleições de 2026.
O que me deixou ainda mais preocupado com essa noticia é o fato de que um site com IA agora ta aumentando o banco de dados dele com fotos de criancas
DE Porangatu em Goiás BOM diana paz
Perfeito MR, por essa e por outras condições de crimes virtuais, sou a favor sim da regulamentação da internet.
num curto prazo, penso que usar menos as redes sociais é a nossa única chance
E digo mais MR, ñ há nenhuma.perspectiva de melhores notícias, como aqui já disseram, " É daí prá pior !"
Desde que a internet surgiu que se fala em regulação. A internet era apenas uma evolução dos BBS na época, apenas texto e poucas imagens. Imaginava um futuro de amplo conhecimento compartilhado e universalizado. Quão inocente eu era. Ao invés de universalizar conhecimento, a internet deu luz e voz à inúmeras teorias da conspiração, que antes ficavam restritas aos malucos solitários que nelas acreditavam. O mundo conseguiu ficar ainda pior depois do advento das redes sociais.
Hoje eu vejo que urge uma regulamentação pesada, com penas severas para quem cometa crimes digitais. É preciso responsabilizar e punir quem cria e divulga deep fakes, propaga mentiras que prejudicam a população (como os anti-vacinas) e os valentões de teclado (cyberbullying). Isso tem que ser feito para ontem.