Desde pequeno, meu sonho sempre for estudar medicina, mas como sabemos, não é nem um pouco fácil conseguir uma vaga na federal de medicina... Após 3 anos tentando a aprovação e me frustrando, decidi começar a faculdade de Design de Interiores ano passado, de maneira bem aleatória mesmo. Decidi porque eram 2 anos só e já me daria um diploma de nível superior e uma remuneração mais alta do que um salário mínimo. Dá o plano era me formar e juntar dinheiro pra financiar uma faculdade particular de medicina. Só que como nem tudo na vida acontece como queremos, acabei percebendo que desde pequeno eu sempre tive um lado meio "arquiteto". Eu gostava de programas de reforma e construção na tv, sempre adorei itens de papelaria, adorava jogar The Sims (mas só a parte de decorar a casa kkk), minha família sempre me perguntava sobre decoração, porque diziam que eu tinha "bom gosto" e eu sempre decorava a casa pro natal (me ajudavam, mas a decisão final sobre a decoração era sempre minha). Então, no primeiro período da faculdade de interiores, consegui um estágio em um escritório de arquitetura e lá, quando vivenciei a profissão de perto (e vivencio até hoje), acabei adorando a profissão de designer e arquiteto. Resultado, me formo em design no final do ano agora, mas vou começar a faculdade de arquitetura mês que vem já kkkk
@@HenriqueSilva-ut5vp comecei como Desenhista Copista numa Construtora há 30 anos. Fui sendo promovido a Desenhista, Desenhista Projetista, Projetista até me tornar o Supervisor do Departamento de Projetos noutra empresa. Trabalhei como Técnico em Edificações para Escritórios de Arquitetura, auxiliando em projetos de interiores residenciais e leiaute para lojas em projetos comerciais. Desenhávamos expositores, móveis planejados, foi muito legal.
@@robsonmartin9830 Voltando aqui pra comentar. Me formo em design de interiores agora em dezembro. Comecei a faculdade de arquitetura e aproveitei algumas matérias de interiores. Atualmente estou cursando algumas matérias no 2° período e algumas no 3° período. Estou muito satisfeito com a escolha do curso, apesar das noites em claro que já precisei passar para entregar trabalhos kkkkk
Eu como apaixonado pela profissão, sinto infelizmente de não ter conseguido entrar na faculdade à época, mas os caminhos de DEUS para a minha vida me levaram a estar neste mundo com as automações e eficiência energética. Obrigado por este conteúdo esclarecedor e enriquecedor.
@marilenepereirapereira641 , entrei com 39 e tenho duas amigas: uma com 49 e outra com 54. É desafiador, porque é um curso bem intensivo, mas se você conseguir se dedicar bastante, dá certo. Compensar, sempre compensa, porque, como ele disse, é uma área muito ampla. Estamos no 3o período agora... Quero ver como vai ser quando eu precisar fazer estágio, aos 40... Ainda estou vivenciando esta nova aventura 😂.
Não sou Arquiteta. porém fiz Cursos de Decoração de Interiores. Um decorador de Interior jamais se intitula Arquiteto. Deixamos para os Arquitetos os contextos diversos. A parceria dos Arquitetos com várias áreas de ENGENHARIA depende muito da área. O Arquiteto não calcula a estrutura de prédios e etc. Na realidade todos os contextos na Arquitetura alguns somente ficam para os Engenheiros Civis, Calculistas, Engenharia de Estradas e outras atribuições. Parabéns aos bons Arquitetos. Queremos as cidades lindas e maravilhosas. Moro em Belém e lado Urbanístico da Cidade é tristeza em alta escala, e o gestor da Prefeitura é Arquiteto..........
Concordo, realmente nossas cidades precisam urgentemente de especialistas em cada área e maior engajamento da população na solução dos problemas. Grato por seu comentário!
Como funciona a pós em arquitetura? O estudo é aprofundado ou aprende mais o básico de arquitetura? Qual é o nome e quanto tempo dura? Pergunto porque vou iniciar o segundo semestre de arquitetura ainda e já me indicaram fazer engenharia e pós em arquitetura, mas não encontrei muita informação sobre por aí. Se puder responder vai me ajudar demais
Fiz curso de Artes Plasticas, já pintei muito e hojeb continuo. A economia mudou. Fiz curso com um dos Melhores Pintores o grande Professor BIRA infelimente nos deixou, e outros grandes Artistas.
Ola, me chamo davi sou autista, eu gosto muito desenhar e queria muito ser tatuador por que ainda não tinha me indentificado em uma faculdsde especifica para mim. Conheci em uma faculdade EAD muito boa arquitetura e urbanismo e me impressionei com os projetos arquitetonicos como desenhos com pontos de fugas e projetos de plantações de solo. Eu estou no primeiro semetre conheci muito sobre normas, leis do CAU/BR que a prefeitura exige de você para projetar dentro das leis e muita teorias de grandes arquitetos que revoluciou o mundo e o Brasil. Eu gosto muito de desenhar em folhas grandes projetos arquitetônicos com lapis pois sinto que ajuda a criatividade até por que os Redering dos projetos ajuda a iniciar antes se voce projetar para o cliente as formas de como ele quer, uma das coisas interessantes foi de voce dizer que se deve umas a psicólogja, porque voce precisa conhecer a vida dessa pessoas habitos, familia, religião, personalidades,vida profissional para que tenha uma noção do que ele necessita em sua casa e aproveitar o maximo possivel dos espaços arquitetônicos..
Olá Davi, fiquei muito feliz ao ler seu comentário! Primeiro, por cursar Arquitetura e Urbanismo onde está descobrindo as teorias e as práticas profissionais. Segundo, porque disse ter TEA enquanto tenho deficiência visual e tantas outras pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência. O mais legal é que através dos nossos projetos podemos criar espaços seguros para pessoas com deficiências, melhorando a qualidade ambiental e o bem estar. Espero que meus vídeos possam ajudá-lo, sucesso na vida acadêmica e profissional.
Sou microbiologista, graduação em biomedicina, tenho 50 anos. Tenho carreira de 30 anos, não ganho 7 mil por hora rsrsrsrs mas depende do projeto tiro uns caraminguás 😅 Desejo fazer arquitetura pois na minha época de pobreza extrema era muito elitizada não haviam faculdades noturnas e tinha prova de aptidão. Hoje posso fazer, mas sinto que a coisa do desenhar ficou fora da moda. Ouço a garotada falar que é tudo nos programas. Pois bem, amo a arquitetura pois vejo a carreira como a arte que se traduz em saúde e bem estar. Minha priminha fez Belas Artes, gostou mas foi um ralo rs. Pretendo fazer Mackenzie por ser perto de onde vivo. Mas fico tímido em encarar uma turma de garotos novinhos. Só entro em salas para dar palestras e cursos na minha área, penso que valerá a pena passar pelos bules 🫖 😅😅😅😅 na minha época nem existia esse termo. Vou, ao menos, tentar. Tenho um ateliê em casa, pinto, desenho, faço esculturaras e invento formas de organizar. Amo a arte da arquitetura ❤
Olá! Eu de 39 e uma amiga de 50 começamos o curso agora, no 2o semestre de 2023 (nos conhecemos lá na faculdade mesmo). A tecnologia talvez seja a parte mais desafiadora, porém, nossos coleguinhas mais novos têm nos ajudado muito🥰. Vale a pena investir em um sonho. Eu mesma esperei 14 anos para tomar coragem em retomar (havia começado 14 anos atrás e não consegui finalizar). Chegou o tempo, hora certa... Deus preparou tudo e não me arrependo. Também amo artes e sou "tradicional", como diz meu professor rs. Tenho boas expectativas com o curso, vamos ver. Boa sorte pra você!
Bom dia Robson, Parabens pelo video, é isso ai meu amigo, em primeiro lugar é gostar do que faz, minha filha Gabriella estuda o primeiro ano na Etec, ela escolheu o curso de designer de interiores.
Eu tenho 18 anos e pretendo fazer a faculdade dessa profissão, acho muito incrível o trabalho de um arquiteto e o tanto de áreas que pode atuar. Agradeço muito pelo seu vídeo me ajudou demaiss!! É bom pesquisar sobre a profissão e tirar dúvidas. 😊
Olá Eli, grato por sua mensagem. Fico feliz porque meus vídeos tem lhe ajudado. Em 2024 farei Lives com profissionais que atuam no exterior, vídeos de cases em projetos e obras que atuei é muito mais sobre as disciplinas no curso. Sucesso na sua vida acadêmica e profissional.
Sou muito tímida, e acho que não me sairia bem na profissão, mais eu amo arquitetura, tenho medo de fazer o curso e não conseguir atuar e jogar dinheiro fora
Olá Karen, grato por seu comentário. Tenho deficiência na visão por isso era muito tímido na infância, mas sonhava ser Arquiteto. Tenho alunas e alunos com a mesma dificuldade, mas os encorajo a desenvolverem técnicas para vencer a timidez a fim de que possam apresentar seus trabalhos ao longo dos 5 anos de curso. O resultado é que eles se formam, seguem suas carreiras e eu me tornei professor (alguém que se escondia numa sala de aula de vergonha na infância). Vença seus medos, você consegue! Conte com meu apoio.
Leia livros sobre o assunto, fele com arquitetos, fale com pessoas que estão cursando. Troque os seus ambientes.. E trabalhe pra acabar com a timidez. Atrapalha em TUDO.. E muito importante, faço amigos mais inteligentes do que você 🫵... Você só crescerá como pessoa..
Eu queria uma dica de emprego, tenho 15 anos e nn sei o q eu quero ser ainda, eu gosto de arquitetura, inclusive sou muito bom desenhando, ou seja posso usar para fazer projeto, se tiver alguma dica aí de um emprego q dê um bom dinheiro relacionado a está área eu agradeço
@@mateuzxt obrigado pelo comentário. A dica que lhe dou cursar Técnico em Edificações no Ensino Médio, porque lhe ajudará a conhecer a área, abrirá oportunidades de emprego e facilitará sua escolha entre Arquitetura ou Engenharia. Foi o que aconteceu comigo.
Cogitei fazer Arq no IFSP de Caraguá agora no SISU 2024, sou de T.I, minha esposa é Designer de Int, talvez se der certo de nos mudarmos eu faça para trabalharmos juntos de projetarmos belos lares!
Sou de São José dos Campos , aonde você me recomendaria fazer uma faculdade de arquitetura? Estava vendo para fazer on-line , porém não recomendam estou pesquisando 😊
Olá, estou no Litoral Norte e estudei uma disciplina do mestrado na UNESP/CEMADEN em SJC. Recomendo que faça o curso presencial se for possível. Tem a UNIP em SJC ou o Módulo em Caraguatatuba, por exemplo. Porque 40% das disciplinas serão na modalidade EaD, portanto irá 3 dias por semana para a faculdade e estas horas com os Docentes são de suma importância. Sucesso na vida, espero que meus vídeo lhe ajudem na jornada.
Estou cursando o primeiro semestre de análise de sistemas e já sou formado em marketing digital, mas comecei a me apaixonar pela arquitetura. Será que vale a pena mudar de curso ?
Olá, grato pelo comentário. ADS e A&U são duas áreas promissoras, embora na minha opinião ADS tem mais mercado de trabalho inclusive internacional (porque vejo amigos bem sucedidos). No entanto, acredito que toda pessoa deve fazer o que ama e ganhar $$$ com isso, legalmente. Leciono para estudantes no curso de A&U que são formados em outros cursos, talvez seja o seu caso no futuro. Se forme em ADS, tenha sua profissão e faça A&U, desse modo terá sua renda e fará algo que gosta também. Espero ter ajudado, abraço.
robson me tira uma duvida, onde eu moro nao tem arquitetura, só tem arquitetura e urbanismo EAD e pelo que eu vi a CAU nao aceita ne, dai tipo, eu sou modelador 3D e tipo, me indicaram o curso de tecnico em edificações para que eu possa pegar um pouco da área melhor do que se fosse o arquitetura Ead. o que voce me diz a respeito? me da ma luz pfv
Cara, vou tentar te ajudar um pouco até o Robson responder. Vou dar a minha opinião. Realmente está acontecendo uma briga ente o MEC e o CAU a respeito das faculdades EaD de arquitetura nos últimos anos. Porque o MEC autoriza o curso e o reconhece, mas o CAU não. Existem casos de alunos formados no EaD que conseguiram o registro após processarem o CAU na Justiça. Só que, até onde eu vi, o registro dessas pessoas vieram com uma observação na carteirinha "Registro concedido perante decisão judicial". Talvez isso gere um pouco de preconceito em quem for contratar esses profissionais. Também têm casos de estudantes que tiveram o registro negado pelo CAU e pela Justiça após processo. Então é algo bem incerto ainda se você vá conseguir o registros após os 5 anos de faculdade. Agora o que eu acho: o curso técnico em edificações pode ser interessante pra você conhecer a área sim e ter facilidade na faculdade de arquitetura quando conseguir ingressar nela. Mas se você tiver interesse, existe a faculdade de Design de Interiores em EaD. O designer de interiores faz quase que a mesma coisa que o arquiteto na parte de interiores. A diferença é que o designer não pode propor e realizar intervenções estruturais. Essa questão é somente autorizada a arquitetos e engenheiros civis. Então no projeto que tiver que fazer algo estrutural, como abrir uma porta, janelam subir uma parede, vai precisar de um desses dois para emitirem a ART ou RRT. Mas como designer, você vai aprender sobre paisagismo, automação residencial, conforto térmico e acústico, ergonomia, luminotécnica, historia da arte, desenho técnico, projeto arquitetônico, AutoCAD e SketchUp, desenho de móveis planejados e coisas assim. Posteriormente a sua graduação, você pode entrar em uma faculdade de arquitetura e convalidar essas matérias, isso é, você não vai precisar estudar elas de novo, deixando o tempo para se formar em arquitetura menor. Ah, e o designer de interiores pode se registrar no CREA apos a formação em EaD. O CREA autoriza, reconhece e assegura o direito de registro deles. E é o CREA que fiscaliza a profissão de Designer de Interiores. Outra alternativa também é que você faça o curso EaD de arquitetura e, antes de se formar, transfira o curso para uma faculdade presencial reconhecida pelo MEC. Geralmente as faculdades pedem que voce não esteja no primeiro período e nem nos dois últimos, então você pode pedir transferência entre o 2º período até o 8º período. E essa transferência pode ser tanto da EaD particular pra uma presencial particular, quando da EaD particular pra presencial Pública. Eu mesmo consegui transferir de Design de Interiores EaD pra uma faculdade de Arquitetura na Universidade Estadual do meu Estado. Por fim, resumindo, você pode fazer o de edificações e depois tentar arquitetura, pode fazer design e depois arquitetura, pode transferir da EaD pra presencial próximo ao final do curso ou fazer EaD e tentar o registro na Justiça. Se decidir ir a Justiça, recomendo que pesquise muito bem a faculdade EaD. Veja se ela realmente é reconhecida e autorizada pelo MEC (Tem diferença entre essas duas coisa), veja se a grade dela é o que o CAU/BR pede e se existem históricos de ex alunos formados que conseguiram o registro depois de se formarem. Espero ter te ajudado e desejo boa sorte, não desista do seu sonho!!!
Olá Rafael, me formei Técnico em Edificações numa Escola Pública, com 18 anos de idade ingressei numa Construtora e isso fez muita diferença na minha carreira. Ingressei em A&U com 25 anos de idade, mas tinha uma profissão que me ajudou a manter a família e os custos do curso. EAD poderá ser a Pós Graduação, MBA, ou treinamentos específicos. Busque fazer A&U presencial na hora certa, sem atropelos ou ansiedade! Espero ajudar com meus vídeos e cases. Sucesso na vida!
vou fazer isso msm mestre, vou fazer primeiro tec em edficações igual o sr e depois eu vou fazer A&U, o problema é que eu ja to com 30 anos kkkkk@@robsonmartin9830
Olá Sofia, grato pelo comentário. Publicarei um vídeo com 5 dicas para seu sucesso profissional porque os apliquei em minha carreira e deram resultados. Um conselho é aprender a lidar com o medo, eu tenho "medo de altura" e há 30 anos era recém formado Técnico em Edificações e na entrevista de emprego numa construtora japonesa a última pergunta foi "Você tem medo de altura?" Eu precisava daquele emprego com carteira assinada (CLT), mas não poderia mentir! Minha resposta foi "Eu subo em lugares altos com muita cautela!" Fui contratado. Nunca perdi o medo de altura, por isso trabalho com prudência. Hoje, sou empreendedor e enfrento o medo da recessão, da crise, da inflação, etc. trabalhando todos os dias para captar clientes que contratam meu serviço porque confiam nos resultados que ofereço. SUBA EM LUGARES ALTOS COM PRUDÊNCIA! Sucesso na sua carreira, conte comigo!
Jamais! leciono para jovens e pessoas mais vividas, inclusive avós e avôs! Linda profissão que permite o trabalho até os 99 anos como o saudoso Niemayer. Sucesso na vida e carreira, conte com meu apoio.
Bruna, para profissionais prestadores de serviços, como arquitetos, advogados, contadores, psicólogos, terapeutas diversos etc. a idade madura é associada à experiência e maturidade profissional. O próprio curso de graduação (qualquer graduação) é bem mais interessante quando feito após certa soma de experiências. Me formei em arquitetura com 34 anos - tenho 52 e 18 de experiência profissional. Tenho também uma colega que se formou em arquitetura com 55 anos, porque queria continuar trabalhando após a aposentadoria (aposentou-se há cerca de 10 anos) e que hoje simplesmente não consegue atender a todos os pedidos de trabalho que recebe. Portanto, não perca mais tempo com dúvida a esse respeito. Comece o quanto antes se é isso o que você quer. Abraço!
estou muito em dúvida se eu curso arquitetura em Portugal ou no Brasil, ainda mais porque não sei como é a validação de diploma português aqui no Brasil. o que você acha?
Olá Julia, grato por seu comentário. Acredito que se cursar A&U em Portugal seguirá sua carreira na Europa. Digo isso porque minha ex-aluna fez intercâmbio em Portugal enquanto cursava aqui no Brasil e hoje atua em Portugal! Em fevereiro publicarei um vídeo do bate-papo com ela, acredito que irá lhe ajudar bastante.
@@thearistocrat333 obrigado seu comentário. Arquitetos e Urbanistas podem trabalhar na área acadêmica, eu sou Docente numa Instituição de Ensino Superior com registro CLT há mais de 10 anos por exemplo. Podem trabalhar como funcionário público concursado em Prefeituras, autarquias Estaduais ou Federais. Podem trabalhar em Construtoras ou Incorporadoras tanto na área de projeto como nos canteiros de obras. Existem ainda oportunidades de trabalho em empresas de paisagismo, desenvolvimento urbano, ou de produtos e materiais, etc.
Professor, gostei muito do vídeo, mas preciso fazer uma questionamento o que você acha sobra a questão dos cursos de arquitetura EAD e semi EAD??obriagada desde já
Olá, grato por seu comentário. Leciono disciplinas em ambos os cursos (presencial e semi-presencial). Acredito que o presencial proporciona mais horas de experiências com os Docentes que o semi-presencial, mas estudantes desperdiçam o tempo em Sala de Aula navegando pela internet ou batendo papo, entende? Acredito no uso dos recursos digitais na educação e na vida profissional, mas é preciso ter disciplina e foco.
Obrigado pelo comentário. Sou Docente há mais de 10 anos, posso afirmar que se houver empenho e disciplina você consegue porque é um curso onde as avaliações são trabalhos feitos em sala e extraclasse. Você consegue! Desejo sucesso na sua vida.
No curso de Arquitetura e Urbanismo usamos softwares como CAD e Revit, por exemplo. Eles necessitam de memória e capacidade de processamento, sugiro que converse profissional que lhe indicará a melhor opção conforme seus recursos. Grato pelo comentário.
Olá, grato pelo comentário. A formação profissional lhe capacitará exercer diferentes competências no segmento de Planejamento Urbano. Desejo sucesso na sua vida.
Olá, obrigado pelo comentário. Esse valor se refere ao piso salarial, havendo os descontos legais como no caso dos demais trabalhadores (INSS, FGTS, etc.). No caso de profissionais autônomos, meu caso por exemplo o cálculo dos honorários é de acordo com a especificidade de cada trabalho, mas sendo computado as despesas, taxas e impostos municipais e federais.
Podemos atuar na gestão pública ou como consultores elaborando Plano Diretor, desenvolvimento de Pesquisas e Projetos Urbanos a fim de que as cidades possam ter políticas públicas que promovam o desenvolvimento humano, social e ambiental. Elaborar projetos de loteamento de condomínios residenciais, industriais ou outra tipologia. Está são algumas das atribuições na área de Urbanismo. Grato pelo comentário.
Como sou autista eu acredito que nao iria para o Urbanismo, e sim aplicar estratégias e criatividades em um projeto cívil. Projetos complexos com conforto e um design diferente fora do normal e bonito
Olá Davi, como disse no outro comentário, nossos projetos arquitetônicos ou urbanos belos, eficientes e que possam melhorar a qualidade ambiental e a vida das pessoas através da inclusão social e da acessibilidade, por exemplo. Muito obrigado por seu comentário.
Oi Robson, parabéns pelo seu canal. Estou pesquisando e só tô achando coisa ruim, principalmente dos jovens e cursos que estou vendo formar robôs. Sou formada há 16 anos e estou com grande dificuldade de lidar com a “nova era”. Onde o pensamento criativo e de organizador de espaço (o objeto construtivo não estão sendo valorizados). Vai uma sugestão: pq vc não grava um vídeo para os POTENCIAIS CLIENTES, explicando o que o arquiteto é apto a fazer (tipo esse, mas resumido) e todas as vantagens que ELE E GERAÇÕES vão usufruir com nosso trabalho, que é pra construir (estou vendo o polo do bom arquiteto não ter clientes e de alguns poucos de classe favorável fazerem desenhos caros e bonitos e que na hora de construir não dá, os famosos arquitetos de software apenas). Será q consegui me fazer entender? Esse vídeo, muitos arquitetos iam compartilhar e ainda enviar aos clientes. Parabéns pelo seu trabalho ❤
Olá, muito obrigado por seu comentário e pela dica, irei fazer o vídeo com tema sugerido. Busco informar as pessoas sobre os benefícios da nossa profissão. Muito obrigado!
Resumindo, o mercado da construção civíl relacionado a quem planeja e projeta está muito saturado! Engenheiros vendendo péssimos projetos de arquitetura a preço de banana para ganhar com RT, e arquitetos cobrindo orçamentos de outros arquitetos para sobreviver! A triste realidade da nossa profissão é que o custo é muito alto com um computador de alto desempenho, softwares com licenças carissimas, CNJP e por ai vai...E segundo essa lei, pura balela! Arquitetos recém formados estão ganhando uma média de 2 mil reais para trabalhar 8h por dia, em grandes escritórios e grandes construtoras!
Obrigado pelo comentário. O vídeo trata das atribuições porque não é só PROJETO. Vejo recém formados com Obras, reformas, construções, Laudos Técnicos, Perícia e outros trabalhos. No Brasil os ALTOS IMPOSTOS E TAXAS prejudicam profissionais liberais, mas é preciso ser EMPREENDEDOR. Vejo ex-estudantes trabalhando e progredindo.
A atividade fim do arquiteto, o serviço que ele presta (ou deveria prestar) não é o projeto, como ele tende a pensar. É o próprio ambiente edificado. O profissional que compreende isso e busca orientar sua prática nesse sentido encontra outra perspectiva no mercado. Há arquitetos demais para fazer projetos. Mas muito poucos para gestão de obras, fiscalização de contratos de obras etc. São áreas com demandas e que ofertam boa remuneração.
A única parte do vídeo quê não condiz com a realidade é a questão salarial. Arquitetos no Brasil só ganham bem quando nascem em família influente e possuem certo engajamento social. O salário que o CAU estabelece não é respeitado nem pelas prefeituras. Arquiteto CLT? Nunca nem vi. A maioria é PJ e com salários muito abaixo da média. Arquiteto no Brasil tem que empreender, então antes de tudo, você precisa entender se o perfil de empreendedor se encaixa ao seu perfil.
Olá, obrigado por seu comentário. Respeito sua opinião embora discorde dela porque estudei em escola pública (creche até o curso técnico), família humilde como outros colegas profissionais que conheço. Concordo que a questão salarial no Brasil é um desafio, mas há oportunidades de negócios tanto aqui como no exterior. Abraço.
Desde pequeno, meu sonho sempre for estudar medicina, mas como sabemos, não é nem um pouco fácil conseguir uma vaga na federal de medicina... Após 3 anos tentando a aprovação e me frustrando, decidi começar a faculdade de Design de Interiores ano passado, de maneira bem aleatória mesmo. Decidi porque eram 2 anos só e já me daria um diploma de nível superior e uma remuneração mais alta do que um salário mínimo. Dá o plano era me formar e juntar dinheiro pra financiar uma faculdade particular de medicina. Só que como nem tudo na vida acontece como queremos, acabei percebendo que desde pequeno eu sempre tive um lado meio "arquiteto". Eu gostava de programas de reforma e construção na tv, sempre adorei itens de papelaria, adorava jogar The Sims (mas só a parte de decorar a casa kkk), minha família sempre me perguntava sobre decoração, porque diziam que eu tinha "bom gosto" e eu sempre decorava a casa pro natal (me ajudavam, mas a decisão final sobre a decoração era sempre minha). Então, no primeiro período da faculdade de interiores, consegui um estágio em um escritório de arquitetura e lá, quando vivenciei a profissão de perto (e vivencio até hoje), acabei adorando a profissão de designer e arquiteto. Resultado, me formo em design no final do ano agora, mas vou começar a faculdade de arquitetura mês que vem já kkkk
Uau, parabéns Assis! Desejo sucesso na sua vida acadêmica e profissional, espero ajudar com mus vídeos e cases.
Já conseguiu emprego como designer interiores
@@HenriqueSilva-ut5vp comecei como Desenhista Copista numa Construtora há 30 anos. Fui sendo promovido a Desenhista, Desenhista Projetista, Projetista até me tornar o Supervisor do Departamento de Projetos noutra empresa. Trabalhei como Técnico em Edificações para Escritórios de Arquitetura, auxiliando em projetos de interiores residenciais e leiaute para lojas em projetos comerciais. Desenhávamos expositores, móveis planejados, foi muito legal.
Medicina é 10 mil por mês na minha cidade
@@robsonmartin9830 Voltando aqui pra comentar. Me formo em design de interiores agora em dezembro. Comecei a faculdade de arquitetura e aproveitei algumas matérias de interiores. Atualmente estou cursando algumas matérias no 2° período e algumas no 3° período. Estou muito satisfeito com a escolha do curso, apesar das noites em claro que já precisei passar para entregar trabalhos kkkkk
Eu como apaixonado pela profissão, sinto infelizmente de não ter conseguido entrar na faculdade à época, mas os caminhos de DEUS para a minha vida me levaram a estar neste mundo com as automações e eficiência energética. Obrigado por este conteúdo esclarecedor e enriquecedor.
Sucesso! Tem serviço pra todos nós! Rsrsrs
Professor boa noite eu tenho 49 anos gosto da área de arquitetura gostaria de entrar p curso pela minha idade será q vale a pena
@marilenepereirapereira641 , entrei com 39 e tenho duas amigas: uma com 49 e outra com 54. É desafiador, porque é um curso bem intensivo, mas se você conseguir se dedicar bastante, dá certo. Compensar, sempre compensa, porque, como ele disse, é uma área muito ampla. Estamos no 3o período agora... Quero ver como vai ser quando eu precisar fazer estágio, aos 40... Ainda estou vivenciando esta nova aventura 😂.
Não sou Arquiteta. porém fiz Cursos de Decoração de Interiores. Um decorador de Interior jamais se intitula Arquiteto. Deixamos para os Arquitetos os contextos diversos. A parceria dos Arquitetos com várias áreas de ENGENHARIA depende muito da área. O Arquiteto não calcula a estrutura de prédios e etc. Na realidade todos os contextos na Arquitetura alguns somente ficam para os Engenheiros Civis, Calculistas, Engenharia de Estradas e outras atribuições. Parabéns aos bons Arquitetos. Queremos as cidades lindas e maravilhosas.
Moro em Belém e lado Urbanístico da Cidade é tristeza em alta escala, e o gestor da Prefeitura é Arquiteto..........
Concordo, realmente nossas cidades precisam urgentemente de especialistas em cada área e maior engajamento da população na solução dos problemas. Grato por seu comentário!
Meu Sonho desde infância é projetar uma cidade e sua arquitetura, nunca desisti disso
Me formei em engenharia civil e estou fazendo pós em arquitetura
Parabéns! Nossa profissão torna sonhos em realidade, sucesso na vida.
@@robsonmartin9830 Muito obrigada!
Como funciona a pós em arquitetura? O estudo é aprofundado ou aprende mais o básico de arquitetura? Qual é o nome e quanto tempo dura?
Pergunto porque vou iniciar o segundo semestre de arquitetura ainda e já me indicaram fazer engenharia e pós em arquitetura, mas não encontrei muita informação sobre por aí. Se puder responder vai me ajudar demais
@@carolinefernandes7418 Estudo é aprofundado. Dura 3 anos onde eu faço
Fiz curso de Artes Plasticas, já pintei muito e hojeb continuo. A economia mudou. Fiz curso com um dos Melhores Pintores o grande Professor BIRA infelimente nos deixou, e outros grandes Artistas.
Parabéns, grato pelo comentário. A arte faz bem pra alma e nosso bem estar.
Que maravilha, este mestre tem conteúdo! Saudade das aulas na faculdade! Repertório e funcionalidade!
Parabéns querido!
Obrigado pelo elogio! Sucesso para você
Ola, me chamo davi sou autista, eu gosto muito desenhar e queria muito ser tatuador por que ainda não tinha me indentificado em uma faculdsde especifica para mim. Conheci em uma faculdade EAD muito boa arquitetura e urbanismo e me impressionei com os projetos arquitetonicos como desenhos com pontos de fugas e projetos de plantações de solo. Eu estou no primeiro semetre conheci muito sobre normas, leis do CAU/BR que a prefeitura exige de você para projetar dentro das leis e muita teorias de grandes arquitetos que revoluciou o mundo e o Brasil. Eu gosto muito de desenhar em folhas grandes projetos arquitetônicos com lapis pois sinto que ajuda a criatividade até por que os Redering dos projetos ajuda a iniciar antes se voce projetar para o cliente as formas de como ele quer, uma das coisas interessantes foi de voce dizer que se deve umas a psicólogja, porque voce precisa conhecer a vida dessa pessoas habitos, familia, religião, personalidades,vida profissional para que tenha uma noção do que ele necessita em sua casa e aproveitar o maximo possivel dos espaços arquitetônicos..
Olá Davi, fiquei muito feliz ao ler seu comentário! Primeiro, por cursar Arquitetura e Urbanismo onde está descobrindo as teorias e as práticas profissionais. Segundo, porque disse ter TEA enquanto tenho deficiência visual e tantas outras pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência. O mais legal é que através dos nossos projetos podemos criar espaços seguros para pessoas com deficiências, melhorando a qualidade ambiental e o bem estar. Espero que meus vídeos possam ajudá-lo, sucesso na vida acadêmica e profissional.
Sou microbiologista, graduação em biomedicina, tenho 50 anos. Tenho carreira de 30 anos, não ganho 7 mil por hora rsrsrsrs mas depende do projeto tiro uns caraminguás 😅
Desejo fazer arquitetura pois na minha época de pobreza extrema era muito elitizada não haviam faculdades noturnas e tinha prova de aptidão. Hoje posso fazer, mas sinto que a coisa do desenhar ficou fora da moda. Ouço a garotada falar que é tudo nos programas. Pois bem, amo a arquitetura pois vejo a carreira como a arte que se traduz em saúde e bem estar. Minha priminha fez Belas Artes, gostou mas foi um ralo rs. Pretendo fazer Mackenzie por ser perto de onde vivo. Mas fico tímido em encarar uma turma de garotos novinhos. Só entro em salas para dar palestras e cursos na minha área, penso que valerá a pena passar pelos bules 🫖 😅😅😅😅 na minha época nem existia esse termo. Vou, ao menos, tentar. Tenho um ateliê em casa, pinto, desenho, faço esculturaras e invento formas de organizar. Amo a arte da arquitetura ❤
7 Mil/h? kkkkkk! Só advogado no Brasil! (Meus amigos Advogado vão pirar lendo isso). Grato pelo comentário, sucesso na vida.
Advocacia é melhor remunerada que arquitetura ou engenharia civil na sua opinião ? @@robsonmartin9830
Olá! Eu de 39 e uma amiga de 50 começamos o curso agora, no 2o semestre de 2023 (nos conhecemos lá na faculdade mesmo).
A tecnologia talvez seja a parte mais desafiadora, porém, nossos coleguinhas mais novos têm nos ajudado muito🥰. Vale a pena investir em um sonho. Eu mesma esperei 14 anos para tomar coragem em retomar (havia começado 14 anos atrás e não consegui finalizar). Chegou o tempo, hora certa... Deus preparou tudo e não me arrependo. Também amo artes e sou "tradicional", como diz meu professor rs. Tenho boas expectativas com o curso, vamos ver. Boa sorte pra você!
Adorei o vídeo, muito explicativo e didático. Tirou todas minhas dúvidas e ainda complementou informações
Grato pelo comentário, espero contribuir com seu crescimento. Sucesso na vida.
Bom dia Robson,
Parabens pelo video, é isso ai meu amigo, em primeiro lugar é gostar do que faz, minha filha Gabriella estuda o primeiro ano na Etec, ela escolheu o curso de designer de interiores.
Que legal! Sucesso para vocês
Nossa esse video foi uma luz
Obrigado pelo comentário, espero que meus vídeos contribuam com o seu desenvolvimento profissional e torço por seu sucesso na vida.
Eu tenho 18 anos e pretendo fazer a faculdade dessa profissão, acho muito incrível o trabalho de um arquiteto e o tanto de áreas que pode atuar. Agradeço muito pelo seu vídeo me ajudou demaiss!! É bom pesquisar sobre a profissão e tirar dúvidas. 😊
Olá Eli, grato por sua mensagem. Fico feliz porque meus vídeos tem lhe ajudado. Em 2024 farei Lives com profissionais que atuam no exterior, vídeos de cases em projetos e obras que atuei é muito mais sobre as disciplinas no curso. Sucesso na sua vida acadêmica e profissional.
adorei o video!
Obrigado pelo comentário, espero que meus vídeos lhe ajudem a ter sucesso nesse ramo.
Melhor video
Obrigado pelo comentário, sucesso na vida!
sou tecnica em edificações e agora faço arquitetura e urbanismo. sou sua aluna
Olá Vera, espero poder contribuir com seu crescimento acadêmico e profissional. Sucesso na vida.
Boa tarde. eu amoooo arquitetura e urbanismo
Olá Vera, somos apaixonados por Arquitetura e Urbanismo! Bem vinda ao canal.
tiozinho god, merece o mundo
Obrigado Benjamin pelo comentário, sucesso para você.
Muito obrigada por esse vídeo, de verdade! Estou no Ensino Médio e ainda com muitas dúvidas sobre esse curso. Obrigada pelas informações!
Que legal, ter lhe ajudado. Obrigado pelo comentário e espero que tenha se inscrito no canal porque postarei mais coisas sobre o curso e a profissão.
Sou muito tímida, e acho que não me sairia bem na profissão, mais eu amo arquitetura, tenho medo de fazer o curso e não conseguir atuar e jogar dinheiro fora
Olá Karen, grato por seu comentário. Tenho deficiência na visão por isso era muito tímido na infância, mas sonhava ser Arquiteto. Tenho alunas e alunos com a mesma dificuldade, mas os encorajo a desenvolverem técnicas para vencer a timidez a fim de que possam apresentar seus trabalhos ao longo dos 5 anos de curso. O resultado é que eles se formam, seguem suas carreiras e eu me tornei professor (alguém que se escondia numa sala de aula de vergonha na infância). Vença seus medos, você consegue! Conte com meu apoio.
Leia livros sobre o assunto, fele com arquitetos, fale com pessoas que estão cursando. Troque os seus ambientes.. E trabalhe pra acabar com a timidez. Atrapalha em TUDO.. E muito importante, faço amigos mais inteligentes do que você 🫵... Você só crescerá como pessoa..
Espero ter ajudado
Vídeo completo com conteúdo de qualidade ❤
Gratidão pelo comentário.
obrigada por esse vídeo!! conheci o seu canal hoje e já me inscrevi ☺
Olá Manuella, espero ajudá-la de alguma forma. Obrigado pelo comentário.
Eu queria uma dica de emprego, tenho 15 anos e nn sei o q eu quero ser ainda, eu gosto de arquitetura, inclusive sou muito bom desenhando, ou seja posso usar para fazer projeto, se tiver alguma dica aí de um emprego q dê um bom dinheiro relacionado a está área eu agradeço
@@mateuzxt obrigado pelo comentário. A dica que lhe dou cursar Técnico em Edificações no Ensino Médio, porque lhe ajudará a conhecer a área, abrirá oportunidades de emprego e facilitará sua escolha entre Arquitetura ou Engenharia. Foi o que aconteceu comigo.
Cogitei fazer Arq no IFSP de Caraguá agora no SISU 2024, sou de T.I, minha esposa é Designer de Int, talvez se der certo de nos mudarmos eu faça para trabalharmos juntos de projetarmos belos lares!
Que leal @chvc! Desejo sucesso na sua vida acadêmica e profissional, espero ajudar com meus vídeos e cases.
Acho que vou fazer arquitetura, hein!
Vou vai amar!!!
Valeu professor.
Eu que agradeço, abraço.
Quero muito faser arquitetura ❤
Vou postar algumas dicas para quem deseja cursar ou está cursando A&U, desejo sucesso na vida. Gratidão pelo comentário!
Sou de São José dos Campos , aonde você me recomendaria fazer uma faculdade de arquitetura? Estava vendo para fazer on-line , porém não recomendam estou pesquisando 😊
Olá, estou no Litoral Norte e estudei uma disciplina do mestrado na UNESP/CEMADEN em SJC. Recomendo que faça o curso presencial se for possível. Tem a UNIP em SJC ou o Módulo em Caraguatatuba, por exemplo. Porque 40% das disciplinas serão na modalidade EaD, portanto irá 3 dias por semana para a faculdade e estas horas com os Docentes são de suma importância. Sucesso na vida, espero que meus vídeo lhe ajudem na jornada.
Estou cursando o primeiro semestre de análise de sistemas e já sou formado em marketing digital, mas comecei a me apaixonar pela arquitetura. Será que vale a pena mudar de curso ?
Olá, grato pelo comentário. ADS e A&U são duas áreas promissoras, embora na minha opinião ADS tem mais mercado de trabalho inclusive internacional (porque vejo amigos bem sucedidos). No entanto, acredito que toda pessoa deve fazer o que ama e ganhar $$$ com isso, legalmente. Leciono para estudantes no curso de A&U que são formados em outros cursos, talvez seja o seu caso no futuro.
Se forme em ADS, tenha sua profissão e faça A&U, desse modo terá sua renda e fará algo que gosta também. Espero ter ajudado, abraço.
robson me tira uma duvida, onde eu moro nao tem arquitetura, só tem arquitetura e urbanismo EAD e pelo que eu vi a CAU nao aceita ne, dai tipo, eu sou modelador 3D e tipo, me indicaram o curso de tecnico em edificações para que eu possa pegar um pouco da área melhor do que se fosse o arquitetura Ead. o que voce me diz a respeito? me da ma luz pfv
Cara, vou tentar te ajudar um pouco até o Robson responder. Vou dar a minha opinião. Realmente está acontecendo uma briga ente o MEC e o CAU a respeito das faculdades EaD de arquitetura nos últimos anos. Porque o MEC autoriza o curso e o reconhece, mas o CAU não. Existem casos de alunos formados no EaD que conseguiram o registro após processarem o CAU na Justiça. Só que, até onde eu vi, o registro dessas pessoas vieram com uma observação na carteirinha "Registro concedido perante decisão judicial". Talvez isso gere um pouco de preconceito em quem for contratar esses profissionais. Também têm casos de estudantes que tiveram o registro negado pelo CAU e pela Justiça após processo. Então é algo bem incerto ainda se você vá conseguir o registros após os 5 anos de faculdade.
Agora o que eu acho: o curso técnico em edificações pode ser interessante pra você conhecer a área sim e ter facilidade na faculdade de arquitetura quando conseguir ingressar nela. Mas se você tiver interesse, existe a faculdade de Design de Interiores em EaD. O designer de interiores faz quase que a mesma coisa que o arquiteto na parte de interiores. A diferença é que o designer não pode propor e realizar intervenções estruturais. Essa questão é somente autorizada a arquitetos e engenheiros civis. Então no projeto que tiver que fazer algo estrutural, como abrir uma porta, janelam subir uma parede, vai precisar de um desses dois para emitirem a ART ou RRT. Mas como designer, você vai aprender sobre paisagismo, automação residencial, conforto térmico e acústico, ergonomia, luminotécnica, historia da arte, desenho técnico, projeto arquitetônico, AutoCAD e SketchUp, desenho de móveis planejados e coisas assim. Posteriormente a sua graduação, você pode entrar em uma faculdade de arquitetura e convalidar essas matérias, isso é, você não vai precisar estudar elas de novo, deixando o tempo para se formar em arquitetura menor. Ah, e o designer de interiores pode se registrar no CREA apos a formação em EaD. O CREA autoriza, reconhece e assegura o direito de registro deles. E é o CREA que fiscaliza a profissão de Designer de Interiores.
Outra alternativa também é que você faça o curso EaD de arquitetura e, antes de se formar, transfira o curso para uma faculdade presencial reconhecida pelo MEC. Geralmente as faculdades pedem que voce não esteja no primeiro período e nem nos dois últimos, então você pode pedir transferência entre o 2º período até o 8º período. E essa transferência pode ser tanto da EaD particular pra uma presencial particular, quando da EaD particular pra presencial Pública. Eu mesmo consegui transferir de Design de Interiores EaD pra uma faculdade de Arquitetura na Universidade Estadual do meu Estado.
Por fim, resumindo, você pode fazer o de edificações e depois tentar arquitetura, pode fazer design e depois arquitetura, pode transferir da EaD pra presencial próximo ao final do curso ou fazer EaD e tentar o registro na Justiça. Se decidir ir a Justiça, recomendo que pesquise muito bem a faculdade EaD. Veja se ela realmente é reconhecida e autorizada pelo MEC (Tem diferença entre essas duas coisa), veja se a grade dela é o que o CAU/BR pede e se existem históricos de ex alunos formados que conseguiram o registro depois de se formarem.
Espero ter te ajudado e desejo boa sorte, não desista do seu sonho!!!
Olá Rafael, me formei Técnico em Edificações numa Escola Pública, com 18 anos de idade ingressei numa Construtora e isso fez muita diferença na minha carreira. Ingressei em A&U com 25 anos de idade, mas tinha uma profissão que me ajudou a manter a família e os custos do curso. EAD poderá ser a Pós Graduação, MBA, ou treinamentos específicos. Busque fazer A&U presencial na hora certa, sem atropelos ou ansiedade! Espero ajudar com meus vídeos e cases. Sucesso na vida!
vou fazer isso msm mestre, vou fazer primeiro tec em edficações igual o sr e depois eu vou fazer A&U, o problema é que eu ja to com 30 anos kkkkk@@robsonmartin9830
Estou com medo de entrar e não conseguir achar emprego, tenho visto tantas pessoas falando que é terrível o mercado, poderia me ajudar
Olá Sofia, grato pelo comentário. Publicarei um vídeo com 5 dicas para seu sucesso profissional porque os apliquei em minha carreira e deram resultados. Um conselho é aprender a lidar com o medo, eu tenho "medo de altura" e há 30 anos era recém formado Técnico em Edificações e na entrevista de emprego numa construtora japonesa a última pergunta foi "Você tem medo de altura?" Eu precisava daquele emprego com carteira assinada (CLT), mas não poderia mentir! Minha resposta foi "Eu subo em lugares altos com muita cautela!" Fui contratado. Nunca perdi o medo de altura, por isso trabalho com prudência. Hoje, sou empreendedor e enfrento o medo da recessão, da crise, da inflação, etc. trabalhando todos os dias para captar clientes que contratam meu serviço porque confiam nos resultados que ofereço. SUBA EM LUGARES ALTOS COM PRUDÊNCIA! Sucesso na sua carreira, conte comigo!
1000 views 🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Obrigado
Bom dia Robson, hoje estou com 35 anos, vc acha q estou com uma idade muito avançada? Ou há tempo?
Jamais! leciono para jovens e pessoas mais vividas, inclusive avós e avôs! Linda profissão que permite o trabalho até os 99 anos como o saudoso Niemayer. Sucesso na vida e carreira, conte com meu apoio.
Bruna, para profissionais prestadores de serviços, como arquitetos, advogados, contadores, psicólogos, terapeutas diversos etc. a idade madura é associada à experiência e maturidade profissional. O próprio curso de graduação (qualquer graduação) é bem mais interessante quando feito após certa soma de experiências. Me formei em arquitetura com 34 anos - tenho 52 e 18 de experiência profissional. Tenho também uma colega que se formou em arquitetura com 55 anos, porque queria continuar trabalhando após a aposentadoria (aposentou-se há cerca de 10 anos) e que hoje simplesmente não consegue atender a todos os pedidos de trabalho que recebe. Portanto, não perca mais tempo com dúvida a esse respeito. Comece o quanto antes se é isso o que você quer. Abraço!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Muito bom.
Gratidão!
Oi bom dia tudo bem sempre queria saber uquir arquiteto fais
Olá, descobriu um pouco do que profissionais da Arquitetura e Urbanismo no vídeo. Grato pelo comentário.
estou muito em dúvida se eu curso arquitetura em Portugal ou no Brasil, ainda mais porque não sei como é a validação de diploma português aqui no Brasil. o que você acha?
Olá Julia, grato por seu comentário. Acredito que se cursar A&U em Portugal seguirá sua carreira na Europa. Digo isso porque minha ex-aluna fez intercâmbio em Portugal enquanto cursava aqui no Brasil e hoje atua em Portugal! Em fevereiro publicarei um vídeo do bate-papo com ela, acredito que irá lhe ajudar bastante.
Uma pergunta onde eu posso trabalhar sem ser autonomo??
@@thearistocrat333 obrigado seu comentário. Arquitetos e Urbanistas podem trabalhar na área acadêmica, eu sou Docente numa Instituição de Ensino Superior com registro CLT há mais de 10 anos por exemplo.
Podem trabalhar como funcionário público concursado em Prefeituras, autarquias Estaduais ou Federais.
Podem trabalhar em Construtoras ou Incorporadoras tanto na área de projeto como nos canteiros de obras.
Existem ainda oportunidades de trabalho em empresas de paisagismo, desenvolvimento urbano, ou de produtos e materiais, etc.
🙏🙏🙏🙏🙏
Grato pelo comentário
Professor, gostei muito do vídeo, mas preciso fazer uma questionamento o que você acha sobra a questão dos cursos de arquitetura EAD e semi EAD??obriagada desde já
Olá, grato por seu comentário. Leciono disciplinas em ambos os cursos (presencial e semi-presencial). Acredito que o presencial proporciona mais horas de experiências com os Docentes que o semi-presencial, mas estudantes desperdiçam o tempo em Sala de Aula navegando pela internet ou batendo papo, entende?
Acredito no uso dos recursos digitais na educação e na vida profissional, mas é preciso ter disciplina e foco.
Será q é muito difícil conseguir passar na faculdade de arquitetura??
Obrigado pelo comentário. Sou Docente há mais de 10 anos, posso afirmar que se houver empenho e disciplina você consegue porque é um curso onde as avaliações são trabalhos feitos em sala e extraclasse. Você consegue! Desejo sucesso na sua vida.
fazer as duas ao mesmo tempo? só quem tiver pai pra bancar...
Obrigado pelo comentário. Concordo, tem que ser "patrocinado" por alguém para cursar as 2 ao mesmo tempo! Sucesso na vida, abraço.
@@robsonmartin9830 abraço amigo, sucesso pra ti também
Estou começando agora teria alguma opção de notebook que seja com preço mas em conta e de pra finalizar a faculdade?
No curso de Arquitetura e Urbanismo usamos softwares como CAD e Revit, por exemplo. Eles necessitam de memória e capacidade de processamento, sugiro que converse profissional que lhe indicará a melhor opção conforme seus recursos. Grato pelo comentário.
Meu interesse é muito mais restrito a Urbanismo do que Arquitetura, mesmo assim vale a pena fazer o curso?
Olá, grato pelo comentário. A formação profissional lhe capacitará exercer diferentes competências no segmento de Planejamento Urbano. Desejo sucesso na sua vida.
Destes 7000, contando com despesas, quanto ficaria para mim?
Olá, obrigado pelo comentário. Esse valor se refere ao piso salarial, havendo os descontos legais como no caso dos demais trabalhadores (INSS, FGTS, etc.).
No caso de profissionais autônomos, meu caso por exemplo o cálculo dos honorários é de acordo com a especificidade de cada trabalho, mas sendo computado as despesas, taxas e impostos municipais e federais.
Um salário mínimo sem carteira assinada, essa é a realidade do mercado.
@@frankwillams6529 grato pelo comentário
O que faz na pratica um arquitecto urbano
Podemos atuar na gestão pública ou como consultores elaborando Plano Diretor, desenvolvimento de Pesquisas e Projetos Urbanos a fim de que as cidades possam ter políticas públicas que promovam o desenvolvimento humano, social e ambiental.
Elaborar projetos de loteamento de condomínios residenciais, industriais ou outra tipologia.
Está são algumas das atribuições na área de Urbanismo. Grato pelo comentário.
Como sou autista eu acredito que nao iria para o Urbanismo, e sim aplicar estratégias e criatividades em um projeto cívil. Projetos complexos com conforto e um design diferente fora do normal e bonito
Olá Davi, como disse no outro comentário, nossos projetos arquitetônicos ou urbanos belos, eficientes e que possam melhorar a qualidade ambiental e a vida das pessoas através da inclusão social e da acessibilidade, por exemplo. Muito obrigado por seu comentário.
Oi Robson, parabéns pelo seu canal. Estou pesquisando e só tô achando coisa ruim, principalmente dos jovens e cursos que estou vendo formar robôs. Sou formada há 16 anos e estou com grande dificuldade de lidar com a “nova era”. Onde o pensamento criativo e de organizador de espaço (o objeto construtivo não estão sendo valorizados).
Vai uma sugestão: pq vc não grava um vídeo para os POTENCIAIS CLIENTES, explicando o que o arquiteto é apto a fazer (tipo esse, mas resumido) e todas as vantagens que ELE E GERAÇÕES vão usufruir com nosso trabalho, que é pra construir (estou vendo o polo do bom arquiteto não ter clientes e de alguns poucos de classe favorável fazerem desenhos caros e bonitos e que na hora de construir não dá, os famosos arquitetos de software apenas). Será q consegui me fazer entender? Esse vídeo, muitos arquitetos iam compartilhar e ainda enviar aos clientes.
Parabéns pelo seu trabalho ❤
Olá, muito obrigado por seu comentário e pela dica, irei fazer o vídeo com tema sugerido. Busco informar as pessoas sobre os benefícios da nossa profissão. Muito obrigado!
Resumindo, o mercado da construção civíl relacionado a quem planeja e projeta está muito saturado! Engenheiros vendendo péssimos projetos de arquitetura a preço de banana para ganhar com RT, e arquitetos cobrindo orçamentos de outros arquitetos para sobreviver! A triste realidade da nossa profissão é que o custo é muito alto com um computador de alto desempenho, softwares com licenças carissimas, CNJP e por ai vai...E segundo essa lei, pura balela! Arquitetos recém formados estão ganhando uma média de 2 mil reais para trabalhar 8h por dia, em grandes escritórios e grandes construtoras!
Obrigado pelo comentário. O vídeo trata das atribuições porque não é só PROJETO. Vejo recém formados com Obras, reformas, construções, Laudos Técnicos, Perícia e outros trabalhos. No Brasil os ALTOS IMPOSTOS E TAXAS prejudicam profissionais liberais, mas é preciso ser EMPREENDEDOR. Vejo ex-estudantes trabalhando e progredindo.
A atividade fim do arquiteto, o serviço que ele presta (ou deveria prestar) não é o projeto, como ele tende a pensar. É o próprio ambiente edificado. O profissional que compreende isso e busca orientar sua prática nesse sentido encontra outra perspectiva no mercado. Há arquitetos demais para fazer projetos. Mas muito poucos para gestão de obras, fiscalização de contratos de obras etc. São áreas com demandas e que ofertam boa remuneração.
@@edmarferreirajunior724muito obrigado pelo comentário. Concordo, existem áreas de atuação profissional carentes da nossa atuação.
obrigado pelo comentário, sucesso na sua vida.
A tabela de honorários do Cau não reflete a realidade de ganho da maior parte dos profissionais formados. Não se enganem.
Obrigado pelo comentário, sucesso na vida!
A única parte do vídeo quê não condiz com a realidade é a questão salarial. Arquitetos no Brasil só ganham bem quando nascem em família influente e possuem certo engajamento social. O salário que o CAU estabelece não é respeitado nem pelas prefeituras. Arquiteto CLT? Nunca nem vi. A maioria é PJ e com salários muito abaixo da média. Arquiteto no Brasil tem que empreender, então antes de tudo, você precisa entender se o perfil de empreendedor se encaixa ao seu perfil.
Olá, obrigado por seu comentário. Respeito sua opinião embora discorde dela porque estudei em escola pública (creche até o curso técnico), família humilde como outros colegas profissionais que conheço. Concordo que a questão salarial no Brasil é um desafio, mas há oportunidades de negócios tanto aqui como no exterior. Abraço.