Você já tinha reparado no número dos produtos de plástico? 👀 💬Discuta esse vídeo no nosso servidor gratuito no Discord: bit.ly/olacienciadiscord ⭐Torne-se membro e acesse os chats exclusivos: ruclips.net/user/olacienciabrjoin REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Preocupações gerais em relação ao BPA: www.niehs.nih.gov/health/topics/agents/sya-bpa/index.cfm / ift.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1541-4337.12388 Dados da meia vida do BPA em ratos e humanos: efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.2903/j.efsa.2008.759#:~:text=Thus%20it%20undergoes%20enterohepatic%20recirculation,between%2020%20and%2080%20h. Relatório da OMS sobre BPA: apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44624/97892141564274_eng.pdf?sequence=1 Avaliação do FDA sobre o BPA: www.fda.gov/food/food-additives-petitions/bisphenol-bpa-use-food-contact-application // wayback.archive-it.org/7993/20180126150108/www.fda.gov/ohrms/dockets/ac/08/briefing/2008-0038b1_01_02_FDA%20BPA%20Draft%20Assessment.pdf Anvisa sobre o BPA: www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/alimentos/bisfenol-a Níveis de BPA na população (Estados Unidos): pubs.acs.org/doi/10.1021/acsomega.8b00824 Atualização sobre os efeitos do BPA na saúde e crítica às agências regulatórias: academic.oup.com/endo/article/162/3/bqaa171/5910267 Material da Endocrine Society sobre efeitos na saúde dos disruptores endócrinos presentes no plástico (incluindo BPA): www.endocrine.org/-/media/endocrine/files/topics/edc_guide_2020_v1_6bhqen.pdf Meta-análise sobre nascimentos prematuros e BPA: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0147651321005121 Meta-análise sobre obesidade e BPA: journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1559325820916949 Discussão da relação entre BPA e câncer: www.spandidos-publications.com/10.3892/ol.2020.12145/# BPA e gordura corporal: www.mdpi.com/1660-4601/16/14/2521 Análise química de alguns plásticos comercializados (incluindo livre de BPA): ehp.niehs.nih.gov/doi/10.1289/ehp.1003220 Código de identificação dos plásticos: www.state.nj.us/humanservices/opmrdd/health/bpa.html Ftalatos: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8157593/ Avaliação entre associação do estireno e câncer: publications.iarc.fr/582 Ftalatos, estireno, microplásticos: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304389421010384 Preocupações em relação aos plásticos “BPA-free”: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6387873/ / nutritionfacts.org/video/are-the-bpa-free-alternatives-safe/ 💰APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com Contratos e Parcerias: olacienciacontato@gmail.com Responsável Comercial: Guilherme Ximenes
Eu tenho a prova em mim mesmo que a radiação do microondas é sim ofensiva. A primeira vez que isso apareceu na minha casa, eu tinha 27 anos. Comecei a colocar a comida no prato e aquecer nele. Resultado? Comecei a ter prisão de ventre. A última vez que eu lembrava ter tido isso, tinha uns 5 anos. Anos depois, eu pensei, "Deve ter sido coincidência, vou dar outra chance". Não tive prisão de ventre, mas o mau funcionamento do meu intestino era muito perceptível. Ainda que o funcionamento do organismo de outras pessoas seja diferente e não sintam nada, as células estão sendo afetadas silenciosamente. Comida de microondas é comida preparada em Chernobyl.
@@ek-vg2dd Amigo, eu tenho formação na área de eletrônica. O que vc está falando é bobagem. O Olá Ciência também tem vídeos sobre microondas, além de outros canais científicos.
Aqui em casa já anunciei a todos. Não colocar plástico como recipientes para esquentar comida em micro-ondas, e também não utilizar como recipiente na geladeira, isso mesmo NA GELADEIRA. Ele não falou, mas resfriamento ou congelamento tbm libera BPA. Aprendi isso na aula de endocrinologia na faculdade
Ótima essa informação sobre o bpa + congelamento, eu não sabia... Tenho vários potes plásticos guardando porções de comida na geladeira 😱e quase tão comum quanto respirar é ver dicas de congelamento usando recipientes/sacos plásticos
Fiz ciências biológicas a 15 anos atrás e um professor doutor bioquímica dizia da liberação de dioxinas, especialmente em garrafinha de água no congelador, nunca mais esqueci da informação e sempre repasso as pessoas
Me perdoe amigo mas a maioria das embalagens plásticas que vc tem em casa são feitas de PP Polopropileno, que não possui bisfenol em sua composição e são um material altamente testado e seguro por órgãos como FDA e Anvisa a muitos e muitos anos, como todo Potes de sorvetes fabricados desde que se fabrica sorvetes, aliás é quase impossível vc entrar em uma sala para uma cirurgia e ali não ter quase que 60% dos materiais em plásticos para salvar a sua vida, se informe melhor e não acredite em todas vídeos que só buscam likes eviews
Dicas: prefira recipientes de vidro transparente (alguns vidros coloridos podem levar outras substâncias alem de SiO2) para os alimentos que vão para o micro-ondas (nunca coloque metal como aço e alumínio no micro-ondas devido ao risco de incêndio), evite colocar líquidos quentes que serão ingeridos em contato com plástico (beber café em copo descartável ou embalagem plástica para pegar sopa), possivelmente embalagens de isopor em contato com alimento quente também libere alguns compostos prejudiciais, evitar deixar embalagens plásticas no carro no sol.
Ia comentar sobre, mas seu comentário é perfeito e aborda parte do que iria dizer. Só tenho algo a acrescentar, alumínio não interage muito bem com a exposição à ácidos de forma prolongada, portanto não é tudo que podemos armazenar no alumínio.
Kkkk é muita paranoia. Não adianta gnt, viver não é saudável, a gnt tá sempre morrendo aos poucos. Precisamos sim tentar ter uma alimentação saudável mas sabendo que o 100% é impossível.
Acho imprudente consumir sem observar essas dicas,mas comprando a vasilha adequada,e tomando o cuidado ao higienizar ,tudo tem um senão, o aluminio agora foi trocado pelo inox,os refrigerantes viajam no sol a pino e depois é consumido,as vasilhas de vidro pesam a geladeira e aumentam o consumo de energia,tudo tem que ter um equilibrio o ideal está longe de existir, a vida moderna exige pratucidade,até os restaurantes congelam em plásticos fica difícil monitorar.
Incrível a diversidade dos perigos ocultos nos objetos cotidianos. Por isso, precisamos de mais divulgação científica e órgãos de fiscalização rigorosos. Ótimo e importante vídeo.
Infelizmente a grande mídia é financiada pela propaganda de produtos e muitos deles usam embalagens de plástico , então esquece a TV aberta e meios de comunicação semelhantes / comprometidos com a indústria !!!
Trabalhei numa indústria que fazia plástico e sei bem a química que entra. Uso recipiente de vidro e de louça por segurança. O plástico mesmo em temperatura ambiente libera um pouco. Uma água guardada numa garrafa de plástico é bem diferente da de uma de vidro.
@@ruyborborema5254 obrigado por responder, sim alguns tipos de borrachas e alguns tipos de Plásticos são usados para fins que não são alimentícios por isso não precisam ser atoxicos ok abs
@@TalkPlast, eu não fui o químico da fábrica mas como técnico de automação eu tinha que estar interado do processo para fazer as intervenções necessárias. O plástico era o ABS e a borracha nitrilica sendo que, a borracha para chiclete não entrava a acrilonitrila só butadieno e estireno.
Sei que é difícil substituir todos os produtos plásticos e os perigos de algumas substâncias são incertos, o importante é fazermos o que está no nosso alcance. Se não podemos fazer tudo, pensar em fazer tudo que a gente pode. Há alguns anos, eu não me preocupava com plástico pelo fato de estar em todos os lugares, então usava de tudo já que não ia conseguir parar com todos. Hoje, dentro do possível, faço trocas por outros materiais. Espero que alternativas ao plástico estejam cada vez mais presentes, porque infelizmente somos muito dependentes desse material e só nos damos conta quando pensamos em substitui-lo.
@@Lilian19951 senti isso quando troquei (a garrafinha eu optei por uma de aço, mas também gostei). O único problema é que sou desastrada e derrubo as coisas fácil, agora a próxima mudança de hábitos é eu aprender a ser uma pessoa coordenada rs
Difícil? Antigamente, era tudo mantido em vidro. Portanto, só comprar vasilhas de vidro. Plástico só é necessário para transporte (marmita), por exemplo.
@@jackelinenascimento1588 eu me referi a substituir tudo que há plástico em nosso cotidiano, porque atualmente ele está inserido nos contextos mais diversos, seja como parte da composição ou como a totalidade do produto. Saquinhos de lixo, canetas, certos aparelhos ortodônticos etc. Não quis dizer que qualquer mudança é difícil, e mesmo que fosse assim, a mudança é necessária. Quis pontuar a dimensão que o plástico tomou.
Provavelmente sim. Existe caixa d'água em aço inox, mas são bem caras. E de qualquer forma, a água vai passar por uma tubulação plástica depois, não tem como ficar completamente isento desse contato.
Com BPA ou sem é plástico do mesmo jeito. É um xenoestrogenio. Essas substâncias são tão sérias que elas estavam mudando o sexo de animais aquáticos - machos se tornaram fêmeas. Tem no RUclips esse documentário
No microondas eu esquento a comida direto no prato,q aki em casa os pratos sao de vidro,ou ceramica Mas para fazer a carne na airfrayer,eu uso aqueles tapetinhos de cilicone de alta temperatura,q ajuda na hora da limpeza depois Sera q esses tapetinhos tbm poder ser toxicos?
Assisti um documentário da BBC que informa que foram feitos estudos de longa data e concomitantemente foram analisados os índices de infertilidade, câncer, defeitos da genitália, entre outros, e os resultados indicaram que o aumento de todos esses problemas coincide com data do início do grande consumo de alimentos embalados em plástico ou os enlatados. O documentário se mostrou bastante interessante e sobretudo as informações faziam sentido.
Minha marmita é de vidro. Mas, ficou uma dúvida em outro canal que também divulga conteúdo científico o indicado foi utilizar embalagens com o símbolo 5 para armazenar alimentos devendo se possível descartar as outrasembalagens, inclusive recomendaou não reutilizar as embalagensde refrigerante. É o que eu tenho feito. No micro-ondas uso vidro, mas na geladeira embalagens plástico com o símbolo 5.
Agora fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação aqueles garrafões de água mineral facilmente vendidos em mercearias e nos carros dos vendedores de gás! Ele ficam exposto ao sol o tempo todo 🤔🤔
Parabéns pelo trabalho. Faça um vídeo sobre os perigos do amianto. Essa temática precisa está em palta para alertar a população. Muita gente se expõe ao amianto sem mesmo saber dos riscos como trabalhadores que reforma tetos antigos de telhas de amianto sem nenhuma protecção. Já vi telhas de amianto serem quebradas aos montes enquanto a poeira dela cobriam o ambiente e sendo inaladas pelas pessoas próximas a obra.
Os seus vídeos são super necessários. Mas, fiquei com uma dúvida. Eu já sabia que não posso usar qualquer plástico no aquecimento, e também sabia sobre o número na embalagem e a diferença do plastico deles. Porém, vc disse que não é bom esquentar o plástico número 5, mas geralmente ele é o utilizado em vasilhas de microondas, confirmei isso em uma busca na internet. E também, os plásticos (geralmente de número 5 - proliproplileno) tem um símbolo dizendo que ele pode ir no microondas etiquetado como "Seguro para microondas". Minha dúvida é: É seguro ou não?
Olá Ubiratan, a última referência do comentário fixado é um estudo que mostrou várias substâncias liberadas justamente em produtos que se dizem seguros para ir ao microondas, incluindo o polipropileno, número 5. Sempre que tiver dúvidas sobre a veracidade das informações, procure nas referências do vídeo no comentário fixado. Diferente do que o Rogério falou, nossa equipe checa fontes e não está aqui pra ganhar likes, mas sim a sua confiança… e ela é conquistada através de pesquisa seria
@@olaciencia agradeço a atenção e a devoluta. E confio nas informações fornecidas pelo canal, vejo o empenho de toda a equipe para sempre nos trazer informações verídicas e com o aval da comunidade científica. Parabéns e continuem com esse sucesso.
No microondas pode esquentar sem a tampa? Porque mesmo nas vasilhas de vidro elas são de plástico e aquela furadinha própria para microondas é de plástico também.
Muito legal o conteúdo, mas cuidado com algumas imprecisões. Como você disse, o grande problema dos plásticos não são os plásticos propriamente em si, mas sim as outras substâncias que estão presentes neles pra mudarem certas propriedades ou características. O BPA que é o exemplo utilizado no vídeo, na verdade é o monômero utilizado para produção de policarbonato, mas como nem todas as moléculas de BPA se convertem em polímero, algumas continuam lá e podem sofrer difusão e acabar deixando o material polimérico. E a temperatura ajuda sim o processo de difusão como falado. Contudo, o maior perigo do BPA estavam nos bicos das mamadeiras, que eram feitas de policarbonato, mas elas já foram proibidas aqui no Brasil. Além disso, todas as substâncias são regulamentadas pela anvisa em uma concentração máxima que podem estar em um produto para que seja seguro o contato com os alimentos, o que nos pode deixar mais calmo. Por último, o número 7 na reciclagem não significa que ele contém BPA, mas sim uma possibilidade, já que o policarbonato não está listado entre os outros 6 números. (Mas o 7 engloba outros materiais que podem não conter o BPA) Mas mesmo assim, a dica de evitar aquecer alimentos em recipientes de plástico é valiosa.
Excelente conteúdo e importantíssimo para acabar com as teimosias dos desavisados. Adoro esse canal! Valeu demais Lucas e toda equipe do Olá Ciências! Lucas, você assistiu a algum jogo de tenis do Austrália Open 2023?
Vdd.dificil de matar mesmo. Quase morri. Todo antibiotico q ia tomar, me fazia mal, mas ñ a ela, ñ podia tomar. Toda comida que comia, era como veneno....e pasmem....a unica coisa que conseguia comer, era miojo. Até hj, ñ sei pq, se miojo ñ nutre nada....um dia, milagrosamente, voltei a comer de tudo. No meu caso, foi milagre.
Antes usávamos esses de plástico que encontra em lojas de vasilhas e etc. Quebrava muito rápido e sempre ficava com um cheiro ruim e ligeiramente engordurado mesmo lavando bem.
Pergunta: Costumo usar plástico apenas para guardar alimento na geladeira, refrigerados ou congelados. Faz mal guardar alimento na geladeira em recipiente de plástico?
O plástico costuma apresentar uma characterística específica quando çhega a seu ponto de ruptura. Q é, o çheiro de suor, acompanhado de descamação. Mas, como vasilias plásticas para alimentos, ggeralmente tem outra composição molecular para tal fim, costuma não apresentar estes sintomas, e, ainda assim, pode estar liberando tal toxicidade. Por isso o vidro é sempre o mais adequado para tudo na ggeladeira. Pois sua composição atômica é nêutra e não altera nem o sabor dos alimentos.
Eu amei o vídeo! Informações super legais! Eu aboli o microondas há alguns anos, substitui todos os recipientes de comida quente (inclusive da lancheira das crianças) por aço inox. Comida quente só no recipiente de vidro. Preciso aquecer algo vai na panela mesmo. 😂😂😂
mas o 5 é que se fala que é um dos mais seguros... e pelas pesquisas que já fiz alumínio, cerâmica, inox... liberam alguma substância, até o vidro, que libera sílica, mas é o que faz menos mal, fui enganada?
Escutei falar que a liberação do BPA se dá por conta da alteração brusca de temperaturas, tanto no aquecimento quanto no congelamento é verdade? 🤔 nesse caso os saquinhos de plástico para congelamento e formas de gelo também seriam prejudiciais?
Sim, mas é bem leve. E com aquecimento traz mais BPD do que congelamento (freezer), choque térmico tbm é pior. EU posso estar enganado... só vendo Lucrécio pra saber
Acho que o problema é no aquecer o plástico. Se tiver frio ou temperatura normal não libera o BPA. Então só ter cuidado com isso e usar o plástico pensando na temperatura dele.
Por isso mesmo eu sempre evito comer as vasilhas de plásticos, agora só como mesmo é só a comida, dependendo da vasilha, ou eu lavo, ou eu jogo no lixo Também recomendo, não comam vasilhas, podem ser prejudicião a saúde
Você já tinha reparado no número dos produtos de plástico? 👀
💬Discuta esse vídeo no nosso servidor gratuito no Discord: bit.ly/olacienciadiscord
⭐Torne-se membro e acesse os chats exclusivos: ruclips.net/user/olacienciabrjoin
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Preocupações gerais em relação ao BPA: www.niehs.nih.gov/health/topics/agents/sya-bpa/index.cfm /
ift.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1541-4337.12388
Dados da meia vida do BPA em ratos e humanos: efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.2903/j.efsa.2008.759#:~:text=Thus%20it%20undergoes%20enterohepatic%20recirculation,between%2020%20and%2080%20h.
Relatório da OMS sobre BPA: apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44624/97892141564274_eng.pdf?sequence=1
Avaliação do FDA sobre o BPA: www.fda.gov/food/food-additives-petitions/bisphenol-bpa-use-food-contact-application // wayback.archive-it.org/7993/20180126150108/www.fda.gov/ohrms/dockets/ac/08/briefing/2008-0038b1_01_02_FDA%20BPA%20Draft%20Assessment.pdf
Anvisa sobre o BPA: www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/alimentos/bisfenol-a
Níveis de BPA na população (Estados Unidos): pubs.acs.org/doi/10.1021/acsomega.8b00824
Atualização sobre os efeitos do BPA na saúde e crítica às agências regulatórias: academic.oup.com/endo/article/162/3/bqaa171/5910267
Material da Endocrine Society sobre efeitos na saúde dos disruptores endócrinos presentes no plástico (incluindo BPA): www.endocrine.org/-/media/endocrine/files/topics/edc_guide_2020_v1_6bhqen.pdf
Meta-análise sobre nascimentos prematuros e BPA: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0147651321005121
Meta-análise sobre obesidade e BPA: journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1559325820916949
Discussão da relação entre BPA e câncer: www.spandidos-publications.com/10.3892/ol.2020.12145/#
BPA e gordura corporal: www.mdpi.com/1660-4601/16/14/2521
Análise química de alguns plásticos comercializados (incluindo livre de BPA): ehp.niehs.nih.gov/doi/10.1289/ehp.1003220
Código de identificação dos plásticos: www.state.nj.us/humanservices/opmrdd/health/bpa.html
Ftalatos: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8157593/
Avaliação entre associação do estireno e câncer: publications.iarc.fr/582
Ftalatos, estireno, microplásticos: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304389421010384
Preocupações em relação aos plásticos “BPA-free”: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6387873/ /
nutritionfacts.org/video/are-the-bpa-free-alternatives-safe/
💰APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com
Contratos e Parcerias: olacienciacontato@gmail.com
Responsável Comercial: Guilherme Ximenes
cade o video recomendado no final do video???
vc esqueceu de adicionar ele
Ď3
Vidro é melhor.
Aluminio tb faz mal.
Eu tenho a prova em mim mesmo que a radiação do microondas é sim ofensiva. A primeira vez que isso apareceu na minha casa, eu tinha 27 anos. Comecei a colocar a comida no prato e aquecer nele. Resultado? Comecei a ter prisão de ventre. A última vez que eu lembrava ter tido isso, tinha uns 5 anos. Anos depois, eu pensei, "Deve ter sido coincidência, vou dar outra chance". Não tive prisão de ventre, mas o mau funcionamento do meu intestino era muito perceptível. Ainda que o funcionamento do organismo de outras pessoas seja diferente e não sintam nada, as células estão sendo afetadas silenciosamente. Comida de microondas é comida preparada em Chernobyl.
@@ek-vg2dd Amigo, eu tenho formação na área de eletrônica. O que vc está falando é bobagem. O Olá Ciência também tem vídeos sobre microondas, além de outros canais científicos.
Aqui em casa já anunciei a todos. Não colocar plástico como recipientes para esquentar comida em micro-ondas, e também não utilizar como recipiente na geladeira, isso mesmo NA GELADEIRA. Ele não falou, mas resfriamento ou congelamento tbm libera BPA. Aprendi isso na aula de endocrinologia na faculdade
eu fico pensando.. o pessoal do fisiculturista vive fazendo isso com as marmitas kkkkk doideira
Ótima essa informação sobre o bpa + congelamento, eu não sabia... Tenho vários potes plásticos guardando porções de comida na geladeira 😱e quase tão comum quanto respirar é ver dicas de congelamento usando recipientes/sacos plásticos
@@andrelast2928 a gente só tenta reduzir da maneira que puder né
Fiz ciências biológicas a 15 anos atrás e um professor doutor bioquímica dizia da liberação de dioxinas, especialmente em garrafinha de água no congelador, nunca mais esqueci da informação e sempre repasso as pessoas
Me perdoe amigo mas a maioria das embalagens plásticas que vc tem em casa são feitas de PP Polopropileno, que não possui bisfenol em sua composição e são um material altamente testado e seguro por órgãos como FDA e Anvisa a muitos e muitos anos, como todo Potes de sorvetes fabricados desde que se fabrica sorvetes, aliás é quase impossível vc entrar em uma sala para uma cirurgia e ali não ter quase que 60% dos materiais em plásticos para salvar a sua vida, se informe melhor e não acredite em todas vídeos que só buscam likes eviews
Coitado do Lucrécio kkk, já sofreu tanto e ainda continua vivo, espero que Lucrécio viva uma longa vida com saúde e informação
Dicas: prefira recipientes de vidro transparente (alguns vidros coloridos podem levar outras substâncias alem de SiO2) para os alimentos que vão para o micro-ondas (nunca coloque metal como aço e alumínio no micro-ondas devido ao risco de incêndio), evite colocar líquidos quentes que serão ingeridos em contato com plástico (beber café em copo descartável ou embalagem plástica para pegar sopa), possivelmente embalagens de isopor em contato com alimento quente também libere alguns compostos prejudiciais, evitar deixar embalagens plásticas no carro no sol.
Ia comentar sobre, mas seu comentário é perfeito e aborda parte do que iria dizer.
Só tenho algo a acrescentar, alumínio não interage muito bem com a exposição à ácidos de forma prolongada, portanto não é tudo que podemos armazenar no alumínio.
Nossa....vdd.
E pensar que tem gente que toma café o dia inteiro nestes copinhos plasticos em? 🤦♀️🤦♀️🤦♀️🤦♀️
Show 👏🏿
Kkkk é muita paranoia. Não adianta gnt, viver não é saudável, a gnt tá sempre morrendo aos poucos. Precisamos sim tentar ter uma alimentação saudável mas sabendo que o 100% é impossível.
faz um vídeo sobre o Teflon!! tem muita coisa bizarra na história dele!
Opaa, tb quero ver
Boa!!
Alumínio tbm
Pois é, alumínio também!
ASSISTAM: "O PREÇO DA VERDADE" (2019) Baseado em fatos reais sobre a indústria do teflon Americana.
Esse foi praticamente meu tema do tcc. Sou formada em Polímeros pela Fatec. Obrigada pela representatividade ❤️
é aquela Tupperware que pode ir no microondas causa muita coisa?
Com ou sem BPA?
Ela ñ responde!
Acho imprudente consumir sem observar essas dicas,mas comprando a vasilha adequada,e tomando o cuidado ao higienizar ,tudo tem um senão, o aluminio agora foi trocado pelo inox,os refrigerantes viajam no sol a pino e depois é consumido,as vasilhas de vidro pesam a geladeira e aumentam o consumo de energia,tudo tem que ter um equilibrio o ideal está longe de existir, a vida moderna exige pratucidade,até os restaurantes congelam em plásticos fica difícil monitorar.
Incrível a diversidade dos perigos ocultos nos objetos cotidianos. Por isso, precisamos de mais divulgação científica e órgãos de fiscalização rigorosos. Ótimo e importante vídeo.
Científica kkkk meu Deus quanta desinformação
Tenho substituído os meus plásticos por vidro... começou com cisma minha... to vendo que tem fundamento...kkkk
Já esquentei comida com vasilha de plástico mas atualmente coloco a comida direto no prato de louça ou vidro. Obrigada pelo vídeo!
É o certo. Assim usamos a vasilha so pra transportar o alimento
Eu nem sabia que podia colocar plástico em microondas, nunca coloquei plástico em microondas.
O terror das grandes marcas kkkk esse vídeo deveria passar em rede nacional em horário nobre na Globo.
Infelizmente a grande mídia é financiada pela propaganda de produtos e muitos deles usam embalagens de plástico , então esquece a TV aberta e meios de comunicação semelhantes / comprometidos com a indústria !!!
Trabalhei numa indústria que fazia plástico e sei bem a química que entra. Uso recipiente de vidro e de louça por segurança. O plástico mesmo em temperatura ambiente libera um pouco. Uma água guardada numa garrafa de plástico é bem diferente da de uma de vidro.
Amigo que indústria vc trabalhou ? Para dizer uma afirmação desta, se informe melhor pf
@@TalkPlast indústria petroquímica. Lá fazia borracha para chiclete .
@@ruyborborema5254 obrigado por responder, sim alguns tipos de borrachas e alguns tipos de Plásticos são usados para fins que não são alimentícios por isso não precisam ser atoxicos ok abs
@@TalkPlast, eu não fui o químico da fábrica mas como técnico de automação eu tinha que estar interado do processo para fazer as intervenções necessárias. O plástico era o ABS e a borracha nitrilica sendo que, a borracha para chiclete não entrava a acrilonitrila só butadieno e estireno.
Sei que é difícil substituir todos os produtos plásticos e os perigos de algumas substâncias são incertos, o importante é fazermos o que está no nosso alcance. Se não podemos fazer tudo, pensar em fazer tudo que a gente pode. Há alguns anos, eu não me preocupava com plástico pelo fato de estar em todos os lugares, então usava de tudo já que não ia conseguir parar com todos. Hoje, dentro do possível, faço trocas por outros materiais. Espero que alternativas ao plástico estejam cada vez mais presentes, porque infelizmente somos muito dependentes desse material e só nos damos conta quando pensamos em substitui-lo.
Substitui minhas marmitas por vasilha de vidro e comprei garrafinha de água de vidro, achei bem mais higiênico e não fica com cheiro igual o plástico
@@Lilian19951 senti isso quando troquei (a garrafinha eu optei por uma de aço, mas também gostei). O único problema é que sou desastrada e derrubo as coisas fácil, agora a próxima mudança de hábitos é eu aprender a ser uma pessoa coordenada rs
@Jugg.É o mesmo nome de usuário do RUclips
Difícil? Antigamente, era tudo mantido em vidro. Portanto, só comprar vasilhas de vidro.
Plástico só é necessário para transporte (marmita), por exemplo.
@@jackelinenascimento1588 eu me referi a substituir tudo que há plástico em nosso cotidiano, porque atualmente ele está inserido nos contextos mais diversos, seja como parte da composição ou como a totalidade do produto. Saquinhos de lixo, canetas, certos aparelhos ortodônticos etc. Não quis dizer que qualquer mudança é difícil, e mesmo que fosse assim, a mudança é necessária. Quis pontuar a dimensão que o plástico tomou.
E EM RELAÇÃO ÁS CAIXAS D'ÁGUA QUE SÃO FEITAS DE PLÁSTICO E FICAM EXPOSTAS AO SOL, TEM ALGUM PROBLEMA EM CONSUMIR ESSA ÁGUA?
Com certeza, nem falo isso pelo plástico e sim pelas sujeiras.
Tem nada, faz um bem pra saúde
Provavelmente sim. Existe caixa d'água em aço inox, mas são bem caras. E de qualquer forma, a água vai passar por uma tubulação plástica depois, não tem como ficar completamente isento desse contato.
E a água que vem da rua? Será que dá pra consumir sem se preocupar?
@@indiobrasileirodamacedonia2617 quanto lodo por dentro dos canos a anos embaixo da terra kkkkkkk,o cara vem falar de plástiquinho
Na dúvida melhor NÃO aquecer nada em vasilha de plástico,no microondas.
Mais um conteúdo Top irmão, desejo a todos que estejam lendo, um ótimo dia !!
Cá em casa, eu já estava a substituir os recipientes de plástico pelos de vidro... agora, vou fazer isso mais rapido.
E as vasilhas que são livres de BPA ❓
Comprei uma vasilha que vinha essa informação ... Isso é confiável ❗
Com BPA ou sem é plástico do mesmo jeito. É um xenoestrogenio. Essas substâncias são tão sérias que elas estavam mudando o sexo de animais aquáticos - machos se tornaram fêmeas. Tem no RUclips esse documentário
Adoro esse canal! Acompanhado todos os vídeos. Ah! Sugestão: fala do vidro borossilicato! Valeu! ♥
No microondas eu esquento a comida direto no prato,q aki em casa os pratos sao de vidro,ou ceramica
Mas para fazer a carne na airfrayer,eu uso aqueles tapetinhos de cilicone de alta temperatura,q ajuda na hora da limpeza depois
Sera q esses tapetinhos tbm poder ser toxicos?
Já bebi água que estava 12 hora dentro de uma garrafa plástica e notei que o gosto estava diferente. Imagino que seja substância do plástico.
Assisti um documentário da BBC que informa que foram feitos estudos de longa data e concomitantemente foram analisados os índices de infertilidade, câncer, defeitos da genitália, entre outros, e os resultados indicaram que o aumento de todos esses problemas coincide com data do início do grande consumo de alimentos embalados em plástico ou os enlatados. O documentário se mostrou bastante interessante e sobretudo as informações faziam sentido.
Pode nos enviar o link?
@@maristelagomes Oi!, Claro que sim... ruclips.net/video/AWSzXvQrbGc/видео.html&si=EnSIkaIECMiOmarE
Tu falou marmitex de alumínio. Gostaria de um vídeo falando das vasilhas de alumínio, ouvi dizer que pode causar alzeimer
Obrigado
Alumínio também é nocivo , o vidro é melhor pra saúde, para quem tem firmeza nas mãos.
Por favor nos oriente sobre congelar alimentos em vasilhas de plástico
Obrigada um abraço 👏👏👏
Não tem problema armazenar ou congelar alimentos em vasilhas plásticas, desde que estejam completamente frias antes de serem transferidas para elas.
Aqui em casa, congelo alimento nas vasilhas de vidro.
@@jackelinenascimento1588 mas nao trinca?
Eu levo marmita de plástico, mais esquento no prato de vidro, abraços bom final de semana para todos nós.
Pode comer usando utensílios de plástico.
Seja feliz!
Eita!! Acho que vou fazer a mesma coisa que a Jacinta.
Teu canal é sensacional cara. Tornou-se essencial.
Oi, falando em plástico, você viu a descoberta de rochas plasticas na Ilha da Trindade?
Obrigada pela matéria.
Gostaria de ver, além análises, pesquisas sobre isso, o BPA.
Vou mostrar para a minha mãe, ela guarda pote de margarina e qualquer coisa que seja de plástico e detalhe, esquenta coisas no micro-ondas!
Nunca esquento nada em plástico, mas uso potinhos de plástico " 5" pra guardar comida na geladeira kk n sabia que polipropileno fazia mal tbm
👀👀👀
Tenho sempre receio de aquecer plástico.. vamos ver o que esse vídeo me diz
Muitos indicam o silicone para substituir o plástico, queria saber se é seguro mesmo.
Minha marmita é de vidro. Mas, ficou uma dúvida em outro canal que também divulga conteúdo científico o indicado foi utilizar embalagens com o símbolo 5 para armazenar alimentos devendo se possível descartar as outrasembalagens, inclusive recomendaou não reutilizar as embalagensde refrigerante. É o que eu tenho feito. No micro-ondas uso vidro, mas na geladeira embalagens plástico com o símbolo 5.
Por esses motivos que uso vasilhas de vidro, se já não bastasse passar raiva de lavar plástico.. kkkkk E garrafas de água uso as de inox.
As vasilhas de vidro são mais caras mas são muito melhores, eu estou substituindo as minhas todas por essas de vidro.
Odeio plastico cara, tudo que é de plastico eu evito
ESSE CANAL DEVIA FAZER PARTE DA UTILIDADE PÚBLICA
Alumínio?! Mas o alumínio também não tem seus perigos?
😳Gostaria de ver um vídeo sobre isso.
Obrigada pelo excelente trabalho, acompanho sempre!!
Ja tem video falando sobre ,fa uma pesquisada sobre o aluminio
@@-exxcel7002 muito obrigada! Achei, vou assistir!
Agora fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação aqueles garrafões de água mineral facilmente vendidos em mercearias e nos carros dos vendedores de gás! Ele ficam exposto ao sol o tempo todo 🤔🤔
Entao....nada bom 🤷🏿♀️
Verdade
E o EPS? Compro muitas marmitas que vêm embaladas com o número 6, mas que são EPS. E após um pouco de pesquisa descobri que o EPS é atóxico.
Esse canal é fantastico. Os vídeos são muito bem feitos e as mensagens passadas de maneira claríssima!
Ainda bem né kkk imagina ele ser médico e não ter dicção para falar com clareza.
Professor, e guardar comida no frigorífico em caixa plástica também é perigoso? Obrigado um abraço desde Portugal 🇵🇹
Já faz algum tempo troquei as marmitas de plástico por vidro mas é difícil ficar longe do plástico
Fala sobre os perigos do contraste gadolinio em ressonância, do armazenamento deles no corpo
Tbm gostaria se saber.
Parabéns pelo trabalho. Faça um vídeo sobre os perigos do amianto. Essa temática precisa está em palta para alertar a população. Muita gente se expõe ao amianto sem mesmo saber dos riscos como trabalhadores que reforma tetos antigos de telhas de amianto sem nenhuma protecção. Já vi telhas de amianto serem quebradas aos montes enquanto a poeira dela cobriam o ambiente e sendo inaladas pelas pessoas próximas a obra.
Os seus vídeos são super necessários. Mas, fiquei com uma dúvida. Eu já sabia que não posso usar qualquer plástico no aquecimento, e também sabia sobre o número na embalagem e a diferença do plastico deles. Porém, vc disse que não é bom esquentar o plástico número 5, mas geralmente ele é o utilizado em vasilhas de microondas, confirmei isso em uma busca na internet. E também, os plásticos (geralmente de número 5 - proliproplileno) tem um símbolo dizendo que ele pode ir no microondas etiquetado como "Seguro para microondas". Minha dúvida é: É seguro ou não?
esses youtubrs estão tão afoitos em fazer conteudo para terem monetização que não se importam em passar coisas verídicas
Olá Ubiratan, a última referência do comentário fixado é um estudo que mostrou várias substâncias liberadas justamente em produtos que se dizem seguros para ir ao microondas, incluindo o polipropileno, número 5. Sempre que tiver dúvidas sobre a veracidade das informações, procure nas referências do vídeo no comentário fixado.
Diferente do que o Rogério falou, nossa equipe checa fontes e não está aqui pra ganhar likes, mas sim a sua confiança… e ela é conquistada através de pesquisa seria
@@olaciencia agradeço a atenção e a devoluta. E confio nas informações fornecidas pelo canal, vejo o empenho de toda a equipe para sempre nos trazer informações verídicas e com o aval da comunidade científica. Parabéns e continuem com esse sucesso.
@@rogeriobichiarov8697 se vê que você não segue o canal
Melhor fazer o possível para ficar longe, reduzindo e evitando o uso. Riscos desconhecidos.
mas a marmita de alumínio não solta substancias nocivas quando aquecida também?
Parabéns pelo vídeo, sempre alertamos alunos sobre isto!!!
No microondas pode esquentar sem a tampa? Porque mesmo nas vasilhas de vidro elas são de plástico e aquela furadinha própria para microondas é de plástico também.
Ótimo conteúdo, dá gosto de assistir e se informar cada vez mais.
Marmitex de alumínio? Não solta resíduo tb!?
Muito legal o conteúdo, mas cuidado com algumas imprecisões.
Como você disse, o grande problema dos plásticos não são os plásticos propriamente em si, mas sim as outras substâncias que estão presentes neles pra mudarem certas propriedades ou características.
O BPA que é o exemplo utilizado no vídeo, na verdade é o monômero utilizado para produção de policarbonato, mas como nem todas as moléculas de BPA se convertem em polímero, algumas continuam lá e podem sofrer difusão e acabar deixando o material polimérico. E a temperatura ajuda sim o processo de difusão como falado.
Contudo, o maior perigo do BPA estavam nos bicos das mamadeiras, que eram feitas de policarbonato, mas elas já foram proibidas aqui no Brasil.
Além disso, todas as substâncias são regulamentadas pela anvisa em uma concentração máxima que podem estar em um produto para que seja seguro o contato com os alimentos, o que nos pode deixar mais calmo.
Por último, o número 7 na reciclagem não significa que ele contém BPA, mas sim uma possibilidade, já que o policarbonato não está listado entre os outros 6 números. (Mas o 7 engloba outros materiais que podem não conter o BPA)
Mas mesmo assim, a dica de evitar aquecer alimentos em recipientes de plástico é valiosa.
Excelente conteúdo e importantíssimo para acabar com as teimosias dos desavisados. Adoro esse canal! Valeu demais Lucas e toda equipe do Olá Ciências!
Lucas, você assistiu a algum jogo de tenis do Austrália Open 2023?
Aqueles cronômetro de cada assunto na lateral esquerda da tela ficou animal hein
Nossa, eu jurava que os potes herméticos não havia problema em esquentar.
Já usei muito, agora só de vidro!
Pq usa animais para teste?😔
Fala sobre a H pylori, a bactéria comum mais difícil de matar
Vdd.dificil de matar mesmo. Quase morri. Todo antibiotico q ia tomar, me fazia mal, mas ñ a ela, ñ podia tomar. Toda comida que comia, era como veneno....e pasmem....a unica coisa que conseguia comer, era miojo. Até hj, ñ sei pq, se miojo ñ nutre nada....um dia, milagrosamente, voltei a comer de tudo. No meu caso, foi milagre.
@@maristelagomes conseguiu matar a bactéria?
UP, já fiz tratamento várias vezes... Sempre volta ou nunca elimina por completo
Antes usávamos esses de plástico que encontra em lojas de vasilhas e etc. Quebrava muito rápido e sempre ficava com um cheiro ruim e ligeiramente engordurado mesmo lavando bem.
Top, sempre videos explicativos, merece todo apoio possível!
Lucas, boa noite. Faz um vídeo sobre alimentos fraudados (diluídos, trocados por outro mais barato, etc)
Video muito útil já vou começar a trocar as vasilhas daqui de casa
Dro. obrigada por esclarecer esse conteúdo. 👏🏻
Obrigado Lucas. Seu trabalho é fantástico 👏👏👏👏👏💐💐💐💐
Sim,muita verdade. Bem perigoso. Boa pesquisa
Pergunta: Costumo usar plástico apenas para guardar alimento na geladeira, refrigerados ou congelados. Faz mal guardar alimento na geladeira em recipiente de plástico?
Não sei ao certo responder sua pergunta mas uma coisa é fato, uso de pote de vidro é sempre a melhor opção.
O plástico costuma apresentar uma characterística específica quando çhega a seu ponto de ruptura. Q é, o çheiro de suor, acompanhado de descamação. Mas, como vasilias plásticas para alimentos, ggeralmente tem outra composição molecular para tal fim, costuma não apresentar estes sintomas, e, ainda assim, pode estar liberando tal toxicidade.
Por isso o vidro é sempre o mais adequado para tudo na ggeladeira. Pois sua composição atômica é nêutra e não altera nem o sabor dos alimentos.
Gostei. Mas e o isopor? Sempre pensei sobre.. Será que corremos algum risco?
Obrigada pelo esclarecimento!!!!!
Grande abrAÇO. Viva o vidro 🖒te vejo no próximo vídeo jovem cientista 🤗😙
Eu amei o vídeo! Informações super legais!
Eu aboli o microondas há alguns anos, substitui todos os recipientes de comida quente (inclusive da lancheira das crianças) por aço inox. Comida quente só no recipiente de vidro. Preciso aquecer algo vai na panela mesmo. 😂😂😂
mas o 5 é que se fala que é um dos mais seguros... e pelas pesquisas que já fiz alumínio, cerâmica, inox... liberam alguma substância, até o vidro, que libera sílica, mas é o que faz menos mal, fui enganada?
Guardo no plástico e esquento no vidro.
Te pergunto e os copos descartáveis que bebemos o café e um chocolate quente o quanto ingerimos?😬
Escutei falar que a liberação do BPA se dá por conta da alteração brusca de temperaturas, tanto no aquecimento quanto no congelamento é verdade? 🤔 nesse caso os saquinhos de plástico para congelamento e formas de gelo também seriam prejudiciais?
Sim, mas é bem leve. E com aquecimento traz mais BPD do que congelamento (freezer), choque térmico tbm é pior. EU posso estar enganado... só vendo Lucrécio pra saber
E quando pedimos marmita no restaurante e vem naquela de isopor? Faz mal tbm?
Alumínio também num é bom não!
Eu compro água em galão de plástico o problema é que ela vem nos caminhões expostas ao sol
Cozinhar em panela com teflon, antiaderente, faz mal para a saúde? Qual a melhor, inox, alumínio, cerâmica, ou outro tipo?
E se eu usar o plástico só pra guardar os alimentos na geladeira, faz mal pra saúde?
Acho que o problema é no aquecer o plástico. Se tiver frio ou temperatura normal não libera o BPA. Então só ter cuidado com isso e usar o plástico pensando na temperatura dele.
Nao colocar nada quente demais,no plastico.deixs amornar.
Mas alumínio também não faz mal? O ideal mesmo é vidro.
Um mês atrás troquei a vasilha de plástico para um de vidro 👍
Conteudo excelente!!!
E as de silicone??? Tenho aquele pote vermelho de silicone para fazer pipoca, ele tb libera substâncias tóxicas?
então, aquele cafezinho maroto no copo descartável tbm pode liberar BPA ?
Adoro potinho de plástico para Almoçar e Jantar :3 ❤
awwn 😊
Mas o alumínio da marmita ou panelas é menos prejudicial que as substâncias liberadas pelos plásticos?
E a água mineral que é vendida em garrafas plásticas que ficam armazenadas por meses?Essas garrafas são confiáveis?
Isso serve para qnd o alimento é conglado nos recipientes de plástico?
já tinha visto esses números e nunca iria saber o que era
Tomo chá e café no copo de plástico tem perigo ?
Alguém pode me explicar se de guardar na geladeira também contamina? Esquento no prato de vidro mas guardo no plástico
E as garrafas de plástico? se depois dela passar por calor, eu posso lavar e tá tudo certo?
Obrigado Daniel Molo
Dúvida: o isopor, tipo dos marmitex, sofre o mesmo efeito do plástico comum ao ser esquentando? Com comida, por exemplo.
Por isso mesmo eu sempre evito comer as vasilhas de plásticos, agora só como mesmo é só a comida, dependendo da vasilha, ou eu lavo, ou eu jogo no lixo
Também recomendo, não comam vasilhas, podem ser prejudicião a saúde
Congelar em vasilha de plástico possui o mesmo efeito?
Alguém sabe me dizer que o plástico em baixas temperaturas (congelador) tem o mesmo efeito de liberação, ou se é prejudicial?????????
Usar chaleira elétrica de plástico tem problema?
Isso inclui aqueles de marmita que podem ser postos em micro-ondas?
E aquele potes de comida e marmita de isopor entregues pelos apps de comida ? Não soltam nada?