Meu saudoso Pai Plantou há 40 anos atrás 2 mil mudas entre Jacarandá, Mogno, Jatobá, Cedro, braúna e Cabiúna, ele deixou bem claro, ele estava fazendo isso não era pra ser cortado e comercializado prematuramente como estão fazendo, ele dizia que estava fazendo para os netos e visnetos dele ter uma fonte econômica depois de 60 anos.
@@derson86 Parabéns!!! Aqui no Oeste de MG, nos anos 50 e 60 não deixaram nem um pé de Jacarandá, cedro, Caviúna, Angelim, Braúna, Ypês amarelos e muitas outras madeira de grande valores, acabaram com tudo, foi pensando assim que meu saudoso Pai viu a necessidade de fazer o reflorestamento, isso foi muito bom, a vizinhança hoje pegam sementes das nossa Árvores e estão fazendo a mesma coisa.
@@vidasedesilusoes2025 Que legal, são pessoas iguais seu pai que faz um mundo diferente, com pequenas ações, pensando nas futuras gerações e um planeta melhor, mesmo que não ô veja. Sou de Rondônia e na reserva legal da nossa propriedade que é e grande existe as arvores nativas e algumas que nem oito pessoas consegue abraçar mas mesmo assim aonde tem espaço eu estou plantando mais e mais árvores, para mim é muito satisfatório.
Tenho 2ha plantados desde o ano passado. Previsão de corte com 16 anos, custo dos 2ha foi de 28.000 (14.000/ha), pois plantei tudo sozinho no espaçamento 3x2m... Pra quem quer e precisa, pode plantar mandioca, quiabo, café, tomate, vagem, ou seja, um MONTE de coisas nas entrelinhas que vão dar lucratividade de tempo curto enquanto o mogno cresce. Plantação toda em morro, manual pois não dá pra mecanizar, somente no corte e na colheita das sementes a partir dos 10 anos, que vai dar outra fonte de renda.
Fala pra um cara com 70 anos, aposentado se ele não quer 1.5 milhão na conta, pra dinheiro não existe idade, se não for pra você, deixe o legado para seus filhos, é um conforto pra eles.
Eu lendo os comentários e pensando: ainda bem que existem poucas pessoas visionárias aqui no Brasil, assim sobra mais compradores de mogno para quem quer realmente investir e ganhar dinheiro😊
Mas me fale quem são os compradores???? Vc conhece algum? O que vejo é vendedores de mudas e cursos ganhando dinheiro agora me mostra uma exportação. ja vi gnt com 10 alqueires de Mogno com 20 anos e não tem pra quem vender
@@fernandodeoliveira1829 Isso hoje, pensa daqui a 15-20 anos com o aumento dessas plantações. Vai ficar com um monte de madeira barata e um lucro bem inferior.
A vantagem é que é possível continuar usando a área normalmente para criara gado assim que as árvores ficam mais altas que as vacas alcançam, o sombreamento mantém o solo humido por mais tempo aproveitando melhor a água da chuva e mantendo o capim verde por mais tempo
Mas o espaço físico não estaria tomado pelas árvores? Ou existe possibilidade de gado sendo criado junto (ou, próximo) das árvores, sem problema algum!? Pergunta sincera de quem realmente não conhece do assunto.... Sempre amei a natureza e principalmente animais, florestas e árvores, acho bonitas, intrigantes, uma força e beleza absurda da natureza, mas nunca o pensei de forma econômica. Pela questão do longo tempo de retorno financeiro, realmente é pesado pois são em média duas décadas, sendo que normalmente vigemos 3 décadas de vida; então é literalmente 1/3 (um terço) de sua vida pra ter algum lucro. Mas talvez pra quem tenha condições; pode ser que vale a pena pois o retorno também é um valor muito bom.
Excelente vídeo!! Para quem é proprietário de uma grande área rural "ociosa", fazer uma parceria através de um contrato de superfície (ratificado por uma escritura pública) com um especialista em plantação de Mogno Africano, seria uma excelente alternativa para ambos ganharem um bom dinheiro. Seria para ambas as partes, muito mais vantajoso do que a compra ou Arrendamento de uma área. O Arrendamento é um tanto complicado nesse longo período (18 anos), e para o executor da plantação (superficiário), não vai precisar comprar uma área. Sem falar que o Arrendamento Rural é extremamente desgastante.
@@avaadore1004 Se a faculdade e univer. são um lixo hoje, imagina daqui a 18 anos. Pague cursos técnicos a eles, e se quiser mesmo título, superior sou mais com4rá-l0.
@@GusRJ70 Então quando o senhor precisar de um médico ou dentista chame um técnico. E o assunto aqui é madeira, não essas suas ideologias anti universidade
@@avaadore1004 Chamarei um sim. Fique de fora totalmente do mundo e verá o que acontecerá. Falou em médico?, pois bem, a medicina irá [mais rapidamente] para o lixo, pois irão inaugurar faculdades igual a franquia de fast food.
Eu tenho 73 anos e estou querendo começar a plantar mogno africano agora como barreiras de vento para plantações de mangueiras e laranjeiras e aproveitar a sombra para plantar algumas linhas de café... no espaçamento 3x2 para depois do 1º desbaste ficar 4x3. VALA A PENA???
É tempo demais! Eu tinha um pé de maracujá doce que só fazia dar folha e correr cerca afora dei um jeito rapidin nele. Não me vejo com toda essa paciência não! Admiro por demais quem tem. Tudo de bom pra ti.
@@Naturando1968 Com 3 anos dava tempo de ter frutificado, penso que era pela inexistência de mangangava, não me lembro de ver esse inseto por aqui. Fique com Deus!
Eu tenho um pé de limão com 5 anos não produzia nada, todos queriam corta lo, até mesmo os pedreiros na reforma dizia, vou passar o facão e eu não deixei, mandei requadrar em volta e deixa lo em paz, aguando e adubando, faz 3 anos que ele produz o ano todo e super carregado, faço poda anualmente da ponteira e galhos que descem ao chão e aqueles que atrapalham a fotossíntese, faço a cura da poda com agua e canela para não dar fungos e passo calda bordalesa no inverno, paciência e persistência hj colho os frutos, sem contar a conexão.
Depois que colhe o mogno, fica os troncos lá pra tirar depois? Pq aí tem o custo de transformar essa terra produtível novamente, nesse caso esses 1,5mi/ha é bruto ou já pagando esses custos?
Se realmente esse lucro fosse certo, o Brasil se tornaria uma grande floresta de mogno, aí o preço ia despencar ladeira abaixo, como acontece com todas as atividades que apresentam grandes lucros.
Tanta coisa no Brasil tem lucro certo para quem sabe fazer mas são poucos interessados, e o baixo interesse por ser de longo prazo que vai garantir o lucro dos poucos que investem na area
É vdd. Que nem o eucalipto que hoje em dia não dá tanto dinheiro, pois muita gente já tem muitas plantações. Porém, o mogno demora mais tempo pra dar lucro, é menos difundido no Brasil em comparação com o eucalipto e é de madeira nobre. Ou seja, nem todo mundo planta, pois vai demorar muito; alguns não têm muito conhecimento sobre; e por enquanto não têm muitas plantações. Então, se for plantar, é melhor começar agora.
Até o final do ano invisto em mogno africano. Vou comprar para meus filhos. Uma com 37 anos, outra com 31 e um com 22. Dá para garantir um pé de meia. 🤑
minha duvida é se agora que muita gente vem plentando e o corte é de longo prazo... se la na frente, daqui 20 anos com muita oferta, se o preço vai manter oq esta hoje.
Oque eu mais acho estranho, é que quando pergunto nas marcenarias que trabalham com madeira de qualidade, falam que mogno africano é igual político honesto, falam que existe, mais ninguém nunca viu rs. Acho estranho isso, como que aqui internamente essa madeira nao é comercializada em nada. Não sou entendedor, mas falando com pessoas com muitos anos no ramo de marcenaria, décadas, nunca nem tiveram contato com uma tábua desta árvore. Mas vou continuar pesquisando. Obrigado.
Porq o mogno africano e vendido para a Europa,asía, america. No Brasil nao fica nada ja que e uma madeira extremadamente cara para o consumo brasileiro.
Cultura recente. 2008 pra cá, portanto ainda não tem oferta, este é o motivo. Eu plantei em 2013. Está indo bem, 2500 árvores de mogno africano senegalense
Meu amigo Mogno Brasileiro há mais de 20 anos está proibida a venda, o mogno africano que aqui foi plantado ainda tem pouquíssimo em época de corte, então natural que não encontre em marcenaria.Isso deve mudar nos próximos 10 anos, pode acreditar.
18% ao ano? fiz os calculos, custo inicial de 47 mil, após 20 anos, 1.500.000,00, dá 150% ao ano...não entendi..18%? é melhor investir em ações então....
🇧🇷 negócio ruim ganhar 6 mil por hectare .melhor plantar mandioca ou coisas de ciclo curto .🇧🇷depois no mercado brasileiro e difícil de vender por causa do valor do m3 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Vc está falando que por fim o mogno dá 6 mil por mês né? É uma quantia boa, visto que você não tem que trabalhar todo dia. De fato tem que ter algum manejo mensal ou bimestral, mas um hectare nem é tá difícil de você mesmo cuidar. Talvez o mais desafiador seria o tempo, mas a paciência já vai da pessoa.
Não sejamos bestas. Ja se perguntaram pq nunca ninguem faz vídeo mostrando os reais compradores?? Uma carga embarcabdo em porto? Tudo mentira. É pra vender mudas para trouxas e cursos.
Meu saudoso Pai Plantou há 40 anos atrás 2 mil mudas entre Jacarandá, Mogno, Jatobá, Cedro, braúna e Cabiúna, ele deixou bem claro, ele estava fazendo isso não era pra ser cortado e comercializado prematuramente como estão fazendo, ele dizia que estava fazendo para os netos e visnetos dele ter uma fonte econômica depois de 60 anos.
Olá, estou fazendo a mesma coisa em minha propriedade, não pensando em venda, mas pelo simples fato de estar fazendo uma boa ação para a natureza.
@@derson86 Parabéns!!! Aqui no Oeste de MG, nos anos 50 e 60 não deixaram nem um pé de Jacarandá, cedro, Caviúna, Angelim, Braúna, Ypês amarelos e muitas outras madeira de grande valores, acabaram com tudo, foi pensando assim que meu saudoso Pai viu a necessidade de fazer o reflorestamento, isso foi muito bom, a vizinhança hoje pegam sementes das nossa Árvores e estão fazendo a mesma coisa.
@@vidasedesilusoes2025 Que legal, são pessoas iguais seu pai que faz um mundo diferente, com pequenas ações, pensando nas futuras gerações e um planeta melhor, mesmo que não ô veja. Sou de Rondônia e na reserva legal da nossa propriedade que é e grande existe as arvores nativas e algumas que nem oito pessoas consegue abraçar mas mesmo assim aonde tem espaço eu estou plantando mais e mais árvores, para mim é muito satisfatório.
Meu pai plantou uma bananeira, mas n deu banana. Fim kkk
@@Diego-nh3el e o kiko?
Tenho 2ha plantados desde o ano passado. Previsão de corte com 16 anos, custo dos 2ha foi de 28.000 (14.000/ha), pois plantei tudo sozinho no espaçamento 3x2m... Pra quem quer e precisa, pode plantar mandioca, quiabo, café, tomate, vagem, ou seja, um MONTE de coisas nas entrelinhas que vão dar lucratividade de tempo curto enquanto o mogno cresce. Plantação toda em morro, manual pois não dá pra mecanizar, somente no corte e na colheita das sementes a partir dos 10 anos, que vai dar outra fonte de renda.
Que maravilha Evaldo... Deve está linda sua plantação! Que Deus abençoe e prospere! Parabéns.
Olá amigo,trabalho com engenharia florestal,acredito que se vc adubar e cuidar de sua planta talvez dê sementes até antes,entre 6 a 9 anos .
@@arthuremanuel2420 é o que eu espero, estou fazendo 3x ao ano por enquanto. Agora que aumentou a chuva por aqui estão reagindo muito bem.
Onde você comprou as terras por esse valor de HC?
ola amigo Ewaldo, poderia me passar algum contato seu para trocarmos algumas informações?
Fala pra um cara com 70 anos, aposentado se ele não quer 1.5 milhão na conta, pra dinheiro não existe idade, se não for pra você, deixe o legado para seus filhos, é um conforto pra eles.
Eu lendo os comentários e pensando: ainda bem que existem poucas pessoas visionárias aqui no Brasil, assim sobra mais compradores de mogno para quem quer realmente investir e ganhar dinheiro😊
Isso aí, Andreia!
Exatamente
Mas me fale quem são os compradores???? Vc conhece algum? O que vejo é vendedores de mudas e cursos ganhando dinheiro agora me mostra uma exportação. ja vi gnt com 10 alqueires de Mogno com 20 anos e não tem pra quem vender
@@fernandodeoliveira1829 Isso hoje, pensa daqui a 15-20 anos com o aumento dessas plantações. Vai ficar com um monte de madeira barata e um lucro bem inferior.
@@fernandodeoliveira1829 internet serve para isso, internet conecta o mundo
A vantagem é que é possível continuar usando a área normalmente para criara gado assim que as árvores ficam mais altas que as vacas alcançam, o sombreamento mantém o solo humido por mais tempo aproveitando melhor a água da chuva e mantendo o capim verde por mais tempo
Maravilha...
Esse é visionário
Mas o espaço físico não estaria tomado pelas árvores?
Ou existe possibilidade de gado sendo criado junto (ou, próximo) das árvores, sem problema algum!?
Pergunta sincera de quem realmente não conhece do assunto....
Sempre amei a natureza e principalmente animais, florestas e árvores, acho bonitas, intrigantes, uma força e beleza absurda da natureza, mas nunca o pensei de forma econômica.
Pela questão do longo tempo de retorno financeiro, realmente é pesado pois são em média duas décadas, sendo que normalmente vigemos 3 décadas de vida; então é literalmente 1/3 (um terço) de sua vida pra ter algum lucro.
Mas talvez pra quem tenha condições; pode ser que vale a pena pois o retorno também é um valor muito bom.
Que maravilha de conteúdo meu amigo..amei ❤❤❤
Obrigado pela sua companhia, Dom Alcides, bom restante de domingo!
Excelente vídeo!!
Para quem é proprietário de uma grande área rural "ociosa", fazer uma parceria através de um contrato de superfície (ratificado por uma escritura pública) com um especialista em plantação de Mogno Africano, seria uma excelente alternativa para ambos ganharem um bom dinheiro.
Seria para ambas as partes, muito mais vantajoso do que a compra ou Arrendamento de uma área.
O Arrendamento é um tanto complicado nesse longo período (18 anos), e para o executor da plantação (superficiário), não vai precisar comprar uma área.
Sem falar que o Arrendamento Rural é extremamente desgastante.
Obrigado pelo seu comentário, Gouveia! Muito esclarecedor.
Excelente!
Com certeza vale o esforço
Também penso assim Edilaine!
Caso formigas cortem o topo da muda, o broto guia principal, tenho que substituir a muda ou os brotos secundários laterais viram árvore boa tbm?
Só enxergo mais mercado no Eucalipto que no mogno, mais vale diversifica.
Até porque o Eucalipto é usado para tudo.
Tem que plantar ainda jovem, ter $, e ter outras atividades para viver durante os 18 anos...
Sim Terezinha, é uma aposentadoria! Kkkk
Ou para os seus filhos pagarem a faculdade
@@avaadore1004 Se a faculdade e univer. são um lixo hoje, imagina daqui a 18 anos. Pague cursos técnicos a eles, e se quiser mesmo título, superior sou mais com4rá-l0.
@@GusRJ70 Então quando o senhor precisar de um médico ou dentista chame um técnico. E o assunto aqui é madeira, não essas suas ideologias anti universidade
@@avaadore1004 Chamarei um sim. Fique de fora totalmente do mundo e verá o que acontecerá. Falou em médico?, pois bem, a medicina irá [mais rapidamente] para o lixo, pois irão inaugurar faculdades igual a franquia de fast food.
Planto mogno manualmente sem fins lucrativo mais espero plantar pelo menos 200 mudas por ano
Vai conseguir!
Excelente vídeo
👍
Eu tenho 73 anos e estou querendo começar a plantar mogno africano agora como barreiras de vento para plantações de mangueiras e laranjeiras e aproveitar a sombra para plantar algumas linhas de café... no espaçamento 3x2 para depois do 1º desbaste ficar 4x3. VALA A PENA???
se for so para quebrar o vento seria melhor o eucalipto pq cresce mais rapido
Pra deixar para as próximas gerações vale sim.
É tempo demais! Eu tinha um pé de maracujá doce que só fazia dar folha e correr cerca afora dei um jeito rapidin nele. Não me vejo com toda essa paciência não! Admiro por demais quem tem. Tudo de bom pra ti.
Kkkk eita Telma... Precisa ter mais paciência, porque não adubou o pé de maracujá? Logo, logo ele iria dar frutos! Obrigado pela sua companhia!
@@Naturando1968 Com 3 anos
dava tempo de ter frutificado, penso que era pela inexistência de mangangava, não me lembro de ver esse inseto por aqui. Fique com Deus!
Eu tenho um pé de limão com 5 anos não produzia nada, todos queriam corta lo, até mesmo os pedreiros na reforma dizia, vou passar o facão e eu não deixei, mandei requadrar em volta e deixa lo em paz, aguando e adubando, faz 3 anos que ele produz o ano todo e super carregado, faço poda anualmente da ponteira e galhos que descem ao chão e aqueles que atrapalham a fotossíntese, faço a cura da poda com agua e canela para não dar fungos e passo calda bordalesa no inverno, paciência e persistência hj colho os frutos, sem contar a conexão.
@@telmabismaradaruz1026olá Telma você tem que plantar 2 pés pra haver a polinização
Acho que vc gosta mesmo é de mandioca.....
Vale a pena, e melhor do que paga o inss.
Kkkk valeu Sérgio!
Tenho uma área de 50 hectares plantada na época de colheita mais não estou conseguindo um comprado você pode indicar um
Marcelo anuncia na MF rural, pessoal do agro! Pode ser que te ajude a vender! Ok? Sucesso pra você!
Me parece um ótimo investimento pra quem não depende disso pra viver, melhor q pagar previdência
👍👍
@@Naturando1968 Quem fala inglês consegue bons compradores estrangeiros? Vc conhece casos assim bem sucedidos?
Depois que colhe o mogno, fica os troncos lá pra tirar depois? Pq aí tem o custo de transformar essa terra produtível novamente, nesse caso esses 1,5mi/ha é bruto ou já pagando esses custos?
é o lucro descontando gastos para implantação. pra reutilizar a terra não gastaria mais de 20mil creio eu, isso vai muito depender do manejo adotado.
Um top 5 presente que pode ser dado a um filho (a) ao nascer... 1hectare de mogno.
Muito bom, Rogério! Uma poupança viva!
Se realmente esse lucro fosse certo, o Brasil se tornaria uma grande floresta de mogno, aí o preço ia despencar ladeira abaixo, como acontece com todas as atividades que apresentam grandes lucros.
Tanta coisa no Brasil tem lucro certo para quem sabe fazer mas são poucos interessados, e o baixo interesse por ser de longo prazo que vai garantir o lucro dos poucos que investem na area
É vdd. Que nem o eucalipto que hoje em dia não dá tanto dinheiro, pois muita gente já tem muitas plantações.
Porém, o mogno demora mais tempo pra dar lucro, é menos difundido no Brasil em comparação com o eucalipto e é de madeira nobre. Ou seja, nem todo mundo planta, pois vai demorar muito; alguns não têm muito conhecimento sobre; e por enquanto não têm muitas plantações.
Então, se for plantar, é melhor começar agora.
Austrália é o maior país com plantação Brasil em segundo, meu Pai tem 200 pés plantados
Até o final do ano invisto em mogno africano. Vou comprar para meus filhos. Uma com 37 anos, outra com 31 e um com 22. Dá para garantir um pé de meia. 🤑
Maravilha!
Pode ser plantada em qualquer região do Brasil?
Pode sim, Alessandro, menos em regiões muito seca, como a caatinga!
minha duvida é se agora que muita gente vem plentando e o corte é de longo prazo... se la na frente, daqui 20 anos com muita oferta, se o preço vai manter oq esta hoje.
É a vida do produtor, Everton, lança a semente e confia na colheita ( O futuro)
Seu dinheiro está mais seguro ali do que em moeda corrente com risco de hiper inflação.
Você que deseja investir em mogno africano venha pra Tomé Açu Pará. Bora plantar mogno.
É isso aí, João Carlos!
Depois de cortado, ele brota ou precisa plantar mudas novamente?
Precisa replantar!
A partir de quantos hequitares é lucrativo?
Geralmente, quem sao os compradores da madeira ?
SE TODOS PLANTAREM . É DEFICIL GANHAR DINHEIRO..👍👍👍👍🙏
Tem muito mercado, Antônio!
Ainda bem que cada um se interessa por uma atividade 😊
O mercado é enorme e tende a crescer .
ninguém fala que vai plantar pras futuras gerações
Sim. A maioria só pensa no hoje, o agora! Infelizmente.
Esse “lucro” de 1,5mi é já pagando as despesas?
Sim
👍👍👍
Plantei tem 18 anos ninguém compra depois
o que aconteceu
Sério, amigo?! É complicada a venda?
Demora muito pra ter retorno
Valeu José Luiz 👍
Oque eu mais acho estranho, é que quando pergunto nas marcenarias que trabalham com madeira de qualidade, falam que mogno africano é igual político honesto, falam que existe, mais ninguém nunca viu rs. Acho estranho isso, como que aqui internamente essa madeira nao é comercializada em nada. Não sou entendedor, mas falando com pessoas com muitos anos no ramo de marcenaria, décadas, nunca nem tiveram contato com uma tábua desta árvore. Mas vou continuar pesquisando. Obrigado.
Porq o mogno africano e vendido para a Europa,asía, america. No Brasil nao fica nada ja que e uma madeira extremadamente cara para o consumo brasileiro.
A mayoría das plantaciones estao recen empezando a cortar..
Cultura recente. 2008 pra cá, portanto ainda não tem oferta, este é o motivo. Eu plantei em 2013. Está indo bem, 2500 árvores de mogno africano senegalense
Talvez não veem pq demora demais pra produzir né
Meu amigo Mogno Brasileiro há mais de 20 anos está proibida a venda, o mogno africano que aqui foi plantado ainda tem pouquíssimo em época de corte, então natural que não encontre em marcenaria.Isso deve mudar nos próximos 10 anos, pode acreditar.
18% ao ano? fiz os calculos, custo inicial de 47 mil, após 20 anos, 1.500.000,00, dá 150% ao ano...não entendi..18%? é melhor investir em ações então....
Pro pequeno produtor não vale a pena
Talvez...
Porque você acha que não vale a pena?
🇧🇷 negócio ruim ganhar 6 mil por hectare .melhor plantar mandioca ou coisas de ciclo curto .🇧🇷depois no mercado brasileiro e difícil de vender por causa do valor do m3 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Valeu Antônio! Obrigado pelo seu comentário!
Vc está falando que por fim o mogno dá 6 mil por mês né?
É uma quantia boa, visto que você não tem que trabalhar todo dia. De fato tem que ter algum manejo mensal ou bimestral, mas um hectare nem é tá difícil de você mesmo cuidar. Talvez o mais desafiador seria o tempo, mas a paciência já vai da pessoa.
26 26
traduzindo, o cara morre e não colhe o Mogno Africano! 😂😅😂😅😂😅
Renan, fica para os netos!
Isso é muito mentira
Á 30 anos atrás á mesma empresa plantou o Kiri
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Não sejamos bestas. Ja se perguntaram pq nunca ninguem faz vídeo mostrando os reais compradores?? Uma carga embarcabdo em porto? Tudo mentira. É pra vender mudas para trouxas e cursos.
Mundo 🌎vei sem porteira 🌎87uuyu
Jyhuu
Volta os vídeos antigos, eu não quero ver vc falando não
Vacilao e só deixar de ser escrito ou deixe mudo o aparelho !👍
O que você tem contra a minha voz? Esses são vídeos informativos.