Qual é a diferença entre Engenharia de Sistemas e Engenharia de Software?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 окт 2024

Комментарии • 32

  • @LLSFRA1977
    @LLSFRA1977 Месяц назад +1

    👍muito Bom.

  • @diomararaujo3303
    @diomararaujo3303 Месяц назад +1

    Uma duvida que e eu tenho e se da para trabalhar na área de eletrônicos e de telecomunicações e e empresas de produção de eletrônicos?

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  Месяц назад

      Boa pergunta, Diomar!
      Sim, engenharia de sistemas é um curso generalista. A especialidade da atuação depende do interesse de cada aluno.
      Atuar na área de eletrônicos e telecomunicações é possível sim como engenheiro de sistemas.

  • @victorpereira2365
    @victorpereira2365 2 месяца назад +2

    Existe Engenharia de sistemas de computação? Tem relação com Engenharia de Sistemas? Ou é somente Engenharia da Computação?

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  2 месяца назад +1

      Olá Victor!!
      Obrigado pela pergunta.
      Nunca vi o curso Engenharia de Sistemas de Computação. Só Engenharia de Computação mesmo.

    • @victorpereira2365
      @victorpereira2365 2 месяца назад

      @@quadrumanos Eu vi em um site chamando de "Engenharia de Sistemas DE Computação". Fiquei em dúvida se ele não queria se referir à Engenharia de Sistemas. Por acaso verifiquei que a UFRJ e a UERJ chamam por um nome parecido. "Engenharia de Sistemas E Computação". Será que tem alguma atualização nessa área? 🤔🤔🤔

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  2 месяца назад +1

      Certo, Victor!
      Verifiquei a grade do curso Engenharia de Sistemas e Computação da UFRJ. Pelas disciplinas ofertadas o curso tem relação direta com Engenharia de Computação mesmo. Forte foco na parte de algoritmos e conhecimentos de hardware.
      O curso de engenharia de sistemas difere desse contexto. Temos matérias de algoritmo e hardware, porém em quantidade muito menor.

    • @victorpereira2365
      @victorpereira2365 2 месяца назад +1

      @@quadrumanos E no site do quadro de Engenharia da marinha do Brasil? Parece que eles colocaram como se Engenharia de Sistemas de computação fosse outra Graduação. Porque no site do quadro complementar da Armada aparece engenharia da computação propriamente dita ...... 🤔

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  Месяц назад +2

      Legal Victor!
      Vi o quadro da marinha, realmente na marinha a Engenharia de Sistemas de Computação tem relação direta com engenharia de sistemas. Inclusive, no INCOSE Brasil (Conselho Internacional de Engenharia de Sistemas - Capítulo Brasil) tem engenheiros da marinha que atuam diretamente com engenharia de sistemas.
      Trabalho/trabalhei com dois deles no INCOSE.
      Então essa área de engenharia dentro da marinha tem sim relação direta com engenharia de sistemas.

  • @ateteu_
    @ateteu_ Год назад +2

    lançou o vídeo bem a tempo da reopção aqui na ufmg, valeu! Estava pensando se mudo pra engenharia de sistemas, mas estou meio na dúvida ainda.
    Na verdade, tinha interesse de mudar pra CC, mas não abriu vagas nessa reopção... assim, você acha que engenheiros de sistemas podem atuar numa boa em áreas de computação? mais voltado pra softwares mesmo e pensando também no lado de o quão seria aceito esse profissional em vagas mais da área de computação

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  Год назад

      Olá Mateus!!
      Sim, acredito que engenheiros de sistemas podem sim atuar tranquilamente na área de computação. Inclusive é o que a maioria dos estudantes de engenharia fazem no momento. Mas saiba que dentro do curso você vai se deparar com outras oportunidades também, diferente da Ciência da Computação por exemplo, que foca mais no software.

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  Год назад

      Me coloco a disposição para tirar mais dúvidas que tiver, vi que me chamou no Instagram. 😉

  • @diomararaujo3303
    @diomararaujo3303 Месяц назад

    Engenharia e uma engenharia que se aplica a tudo ela não está ligado a nada nem presa a uma coisa mas a tudo

  • @kennerjosedesouza1799
    @kennerjosedesouza1799 Год назад +2

    Oi Gabriel boa noite =) Já fez algumas perguntas pra te a um tempinho atrás e queria tentar entra em contato com o senhor novamente. Por acreditar que não irei conseguir passar este ano no curso de enghe. de sistema e também seria um terror pra mim passar na facul por não ser tão organizado e ainda péssimo em exatas acabei do nada sendo guiado a buscar formas de me ingressar em uma universidade e por isso acabei gostando muito das engeh. de controle e automação, de computação, aeronáutica, de sistema e física. Tanto que ano que vem vou prestar na unesp em engenharia aeronáutica e outros vestibulares como da UERJ e da UFU. Então queria saber sua opinião se acha mais válido focar em engenharia de sistema ou explorar outras oportunidades como engenharia de controle e automação que é quase mesma coisa que de sistema. Mas já gostaria de agradecer pela disposição e por trazer tantas informações interessantes.
    Obs= não te chamei no isnta pq aquele aplicativo estava só me fazendo procrastinar então desinstalei antes de pensar em entrar em contato com vc ksskkssk. Bom sucesso e futuro veterano =)

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  Год назад +1

      Olá Kenner!! Muito obrigado pela pergunta.
      Acho que é muito válido sim buscar outras oportunidades dentro da engenharia e áreas afins.
      Na minha visão e com minha experiência dentro da universidade, acredito que quando uma pessoa inicia a graduação ela se depara com diversas oportunidades ao longo da trajetória. Portanto, mesmo fazendo engenharia de controle e automação por exemplo, não impede de você seguir a área de engenharia de controle e automação aplicada a sistemas aeronáuticos, ou qualquer outra especialização…
      O que eu quero dizer é que as áreas muitas vezes estão bem interligadas e as escolhas que você fizer durante a graduação vão te mostrar isso.
      E essa interligação, no final das contas, é o que chamamos de engenharia de sistemas.
      A engenharia de sistemas como curso só tem na UFMG e na UNIMONTES atualmente. Mas na prática, independente do curso, você pode atuar (e bem provável que vai atuar) com sistemas que carregam um certo nível de complexidade.
      Então, você explorando outras engenharias não impede de estudar engenharia de sistemas.
      Acho válido sim explorar outras áreas!m e estou aqui para ajudar no que precisar! 😉
      Sobre o Instagram, entendo perfeitamente, sem problemas 😌

    • @kennerjosedesouza1799
      @kennerjosedesouza1799 Год назад

      ​@@quadrumanosvlww Gabriel pela informação, pois foi bem esclarecedora acho que vou atirar para todos e no que conseguir passar vou entrar ksksksksks

  • @joaotofoli9347
    @joaotofoli9347 Год назад +1

    Olá, posso atuar como engenheiro de software, tendo formado em engenharia de sistemas?

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  Год назад +2

      Olá João!!
      Pode sim, é uma opção muito adotada pelos estudantes do nosso curso inclusive. Lembrando que dentro da engenharia de sistemas você pode pegar matérias mais específicas da engenharia de software ou ciência da computação, por exemplo, e se formar como engenheiro de sistemas voltado para projetos em software.

  • @matheusdias2150
    @matheusdias2150 Год назад +1

    Oi, posso trabalhar com projeto elétrico formado em engenharia de sistemas?

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  Год назад +1

      Olá!! Pode sim, existe até uma área específica dentro da engenharia de sistemas relacionado a “engenharia da energia” e “fontes renováveis”. Áreas que você pode se especializar como engenheiro ou engenheira de sistemas.

    • @arthurryan3646
      @arthurryan3646 Год назад +1

      Pelo que eu estou vendo do curso acho que a pergunta é qual área NÃO dá pra atuar kkkkkkk o curso é muito polivalente

  • @lipogamer8224
    @lipogamer8224 11 месяцев назад

    vídeo muito bem explicado! me tire uma dúvida, eu faço um curso técnico em eletrônica e, estava querendo engenharia de sistemas, mas vi que na grade há muitas matérias que já vi, como sistema digitais, circuitos elétricos... nesse caso, vc me recomenda fazer engenharia de software?

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  11 месяцев назад

      Olá! Obrigado pelo feedback!
      Como você já fez curso técnico de eletrônica, de fato muitas matérias você irá ver novamente considerando a grade de engenharia de sistemas e de outras engenharias também.
      No caso da engenharia de software você não verá a parte de eletrônica, talvez algo mais simples apenas.
      E respondendo sua pergunta, acredito que depende de como quer atuar no mercado futuramente. Caso tenha muito interesse pela parte de computação engenharia de software pode ser a melhor escolha. Agora caso tenha interesses divididos entre eletrônica, elétrica, computação, gestão de projetos e outras partes da engenharia, acredito que engenharia de sistemas seja uma opção melhor.
      E depende também das universidades que você tem pretensão de estudar, dependendo da grade do curso é possível ter margem para pegar matérias optativas (chamamos assim aqui na UFMG) para complementar sua formação, ou seja, você pode fazer engenharia de sistemas e pegar matérias optativas em computação e software por exemplo.

  • @ConradoMedeiros
    @ConradoMedeiros 2 месяца назад

    Fala Gabriel blz, minha dúvida seria mais voltada para uma vontade egoísta minha de aprender sobre robótica, mecânica e aeroespacial, já trabalho na área de computação a 5 anos e não tenho interesse de estudar para complementar minha carreira e sim simplesmente em busca de mais conhecimento dentro de áreas que tenho interesse
    Vi que temos optativas dentro das áreas que citei, mas queria saber o quanto consigo me aprofundar nessas áreas sem necessariamente fazer uma graduação de cada.
    Tem alguma experiência ou conhece alguém que consegue me elucidar nessas minhas dúvidas?

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  2 месяца назад

      Olá! Obrigado pela pergunta.
      Sobre a sua dúvida, pelo que entendi você quer aprender essas áreas sem entrar em um curso de graduação, certo?

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  2 месяца назад

      Pergunto isso porque de fato, fazer uma graduação de cada área realmente é uma possibilidade mais difícil.
      Você cursando engenharia de sistemas, é possível aprender sobre as 3 áreas que mencionou (aeroespacial, robótica e mecânica). Porém, junto com essas áreas você também terá que fazer as disciplinas obrigatórias da engenharia de sistemas.
      Portanto, diria que 30% do curso pode ser relacionado diretamente as áreas que você tem interesse em aprender.

    • @ConradoMedeiros
      @ConradoMedeiros 2 месяца назад +1

      Muito obrigado amigo pela resposta respondendo vc@@quadrumanos não me importo de me graduar em engenharia de sistemas, até por que ela tem relação com a área que trabalho, desenvolvimento de sistemas, mas para mim o que mais importa seria ter acesso tbm a mais informação sobre os outros cursos que citei.
      De quão será aprofundado os outros cursos, chegou a fazer alguma dessa matérias optativas? Queria entender isso tbm se não for pedir muito é claro

    • @quadrumanos
      @quadrumanos  Месяц назад

      Certo! Claro, respondo sim. Perdão pela demora, inclusive.
      Sobre as optativas: especificamente das áreas que você tem interesse fiz uma disciplina chamada “Introdução a engenharia aeroespacial”, é uma disciplina que você vai aprender o funcionamento básico dos satélites e aviões, tanto na parte de sistemas quanto na parte física e matemática.
      Outra disciplina optativa na área aeroespacial que é “Manutenção de aeronaves”. Não fiz essa disciplina, mas sei que ela é uma disciplina muito específica de conhecimentos aeroespaciais.
      Na área de robótica e mecânica a disposição das disciplinas é parecida, com algumas de conhecimentos gerais e outras específicas.
      A escolha das disciplinas optativas vai definir se você terá um conhecimento mais técnico e profundo ou conhecimentos gerais.
      Eu, por exemplo, escolhi minhas optativas relacionadas diretamente as matérias empreendedorismo, uma área que eu tenho interesse. Fiz 3 disciplinas, uma mais prática sobre aplicação de metodologias de gestão e organização, outra sobre experiência de outros empreendedores e outra sobre criação de startup. Só para você ter uma ideia, outras matérias que tem relação com empreendedorismo são: economia para engenharia e administração teórica, entre outras.
      Se você quiser saber mais detalhes das disciplinas optativas de engenharia de sistemas e até mesmo comparar com as disciplinas dos outros cursos (mecânica, aeroespacial…) vai no site da UFMG em cursos de graduação, clica em cada curso e vai no final, lá tem as optativas de cada curso. E boa parte daquelas disciplinas são ofertadas aqui na UFMG. Clicando em cada disciplina você consegue informações dos conhecimentos adquiridos em cada uma delas e ver se é mais técnica ou genérica.
      De qualquer forma estou aqui para qualquer esclarecimento! 😉