🟠Apoie-nos: livepix.gg/autoracing 📺 Compre o F1TV PRO ou Access: bit.ly/3MVLJBH 🟣 Podcast com Julianne Cerasoli da BAND: ruclips.net/video/2VDRLF6NOsE/видео.html 🟡 Podcast com Sérgio Maurício da BAND: ruclips.net/video/KuooJLeANj0/видео.html
Bem triste por tudo o que aconteceu como senna em 94. Adauto, bem que vc poderia falar mais das temporadas do senna. Pra relembrar seus feitos históricos! Grande abraço!
O que é mais interessante que o Piquet deu uma entrevista logo após o acidente falando sobre o Rubinho e sobre o Senna , e essa tese do Adalto foi a msm q ele deu apenas vendo o acidente uma vez.
Grande Adauto, grande Bruno Aleixo e grande Fabio Campos: infelizmente 94 não me trás boas lembranças,eu estava assistindo a última corrida em que Senna morreu, exatamente no momento do acidente minha namorada falou minutos antes sobre o acidente do Rubinho e falou sem tirar nem por ,já pensou se o Senna morrer??,eu disse a ela pra nem por brincadeira pensar nisso, porém pra meu espanto o pior aconteceu pouco tempo depois,o acidente fatal e tenho isso vivo na memória até os dias de hoje 🤔
Eu tinha 12 anos e achei um absurdo o Michael Schumacher levar aquele campeonato, na hora da batida eu pensei, não tem como ele vai ser punido e o Hill leva kkk pura ingenuidade minha :(
É verdade mas todos já sabiam aquela altura (julho de 93) q o Senna correria no ano seguinte para a Williams, o contrato do Prost previa que ele poderia apenas “autorizar ou não” o companheiro de equipe de 93, Sir. Frank Williams jamais deixarão de contar com o piloto dos sonhos dele (já o havia tentado contratado em 3-4 oportunidades). A prova disso é que os “xiliques” do Senna em 92 não se repetiam em 93!
Há uma informação de que em testes depois da morte de Senna, a Williams identificou que o sidepods eram muito largos e Hill sofria muita turbulência nas retas. Corrigindo isso o FW16 melhorou bastante.
Ressalto que houve a elaboração de laudo de metalurgia da Universidade de Bologna que comprovou que havia fissuras que causaram a rotura total antes do acidente. Novamente. Gostei muito do podcast!!!
Parabéns para a equipe do autoracing pela matéria fantástica. Um espetáculo. Só uma ressalva, a soda na barra de direção de Senna poderia ter quebrado também por vibração, ou seja, gerado pelo quique e pelo atrito com o solo. Forte abraço para todos e sempre um prazer em acompanhar vocês.
Boa noite, mais uma vez com respeito, vivenciei fatos particulares e acompanhava a mídia e tem alguns recortes dos jornais e revistas... todos somos bativeis, vencer ou vencer transforma a mente humana... comba máximo respeito a todos...
Eu descordo dos comentarista do canal que em 1993 o Ayrton Senna estava na melhor fase da sua carreira. Para mim a melhor fase do Senna foi em 1990, e principalmente 1991 ano do tri-campeonato. Avalio a temporada de 1993 para Senna como momento que o Ayrton Senna estava se esforçando muito para não perde o segundo lugar do campeonato para o piloto alemão Schumacher, porque o carro da Mclaren Ford não era muito veloz para abrir uma considerável distância diante da Beneton de Michael Shumarcher. Mas a Ayrton Senna era mais talentoso e destemido terminou a temporada conquistando o segundo lugar no final da temporada.
É bom ouvir as histórias passadas da F1,porque vemos que mudam os personagens mas santa a F1 nunca foi. Lembro que depois da morte do Senna,não assisti mais nada dessa temporada,nem sabia como tinha terminado. Passei anos sem acompanhar.
Olá pessoa, boa noite. Estou assistindo pela tv mas vou comentar no celular. Já estou no min. 32 e, até aqui não concordei em muitos aspectos das análises. 1° a FIA obrigou as equipes a retirarem os equipamentos eletrônicos dos carros pois se não o fizessem sofreriam uma punição retroativa, pois havia um regulamento que dizia não ser permitido qualquer tipo de ajuda ou assistência ao piloto na condução do carro eletrônico ou que se ajustasse automaticamente, mas a FIA permitiu que isso corresse solto em 92/93 então quando o Senna assinou com a Williams eles pressionaram para 1994 o banimento dos dispositivos eletrônicos. Claro que as equipes foram contra mas então afia ameaçou dizendo que todas as equipes estariam desclassificadas dos campeonatos de 92/93 e o título seria dados as equipes que na época não tinham grana para instalarem esses equipamentos nos seus carros. Foi assim que foram convencidos.
Parabéns pelo Podcast! Apenas um detalhe. Os Réus não foram inocentados na Italia. Houve o reconhecimento da culpa pela ruptura da barra de direção, mas reconhecida a prescrição da pretensão punitiva dos Rèus.
Vocês só esqueceram de uma hipótese que quase ninguém comenta, que é a quebra da suspensão traseira, no jornal da globo do dia 4 de maio de 94, mostra uma imagem aumentada da parte traseira do carro segundos antes da batida, da pra ver nitidamente o carro piscando e indicando uma falha no carro, segundos depois rolam fagulhas e uma peça cai no meio do asfalto, daí o carro guina pra direita !!!
Apesar da possível causa ser o carro encostar no chão ter uma explicação boa, ainda acredito que ao acidente foi causado pela quebra na coluna de direção. Recomendo você assistir a um vídeo do canal otimiza, ele fala de maneira detalhada sobre isso.
Um grande erro nessa corrida foi não terem acionado a bandeira vermelha quando o Lami bateu no Letho, se tivessem parado a corrida todo mundo iria fazer a volta de aquecimento de novo e o carro do Senna não estaria tão baixo ao passar na Tamburello.
Tenho a imprensão que se a Fia não tivesse tirado todas as partes eletronicas como fez em 1994, tivesse tirado a suspensão ativa mais alguma outra coisa mas te deixado o restao para tirar aos poucos nos anos seguintes talvez o desfecho daquela temporada poderia ter sido diferente.
Depois eu tenho que procurar na net ou não sei se foi num livro sobre o Senna na Williams que eu li no qual a retirada dos componentes eletrônicos do carro visavam dar mais equilíbrio na F1 da época pois, tanto o Briatore quanto a FIA estavam com "medo" do Senna pegar um carro melhor que o FW15 e assim ganhar todas as 16 corridas (eram 16 na época) tirando assim parte do público e do espectador pois, ficaria sem graça o campeonato.
Eu nunca mais assisti uma corrida de F1 desde a morte do Senna, depois que ele se foi,a F1, perdeu a graça, não foi mais a mesma, tinha vinte anos quando ele fez a última corrida 🏎️ morava no interior do Amazonas, lembro que chorei muito
Se a Honda tivesse continuado na F1 em 1993 com esse carro e os componentes eletrônicos a bordo dele com certeza o Senna teria faturado o título. Pois o carro era ótimo em aerodinâmica e eletrônica, mas perdia em potência de motor para os Renault da Williams.
Infelizmente a politicagem da Fórmula 1 matou Ayrton Senna. A prova disso foi a forma como o regulamento de 94 foi elaborado nas coxas "multilando" os carros e aquela corrida de Imola que nunca deveria de acontecido com um asfalto cheio de remendos, um safety car inapropriado, um grave acidente com o Rubinho na Sexta e com o Rartzenberger no Sábado.
Sobre o acidente do Senna, discordo quando falam de quebra da "barra de direção", pois na verdade o que foi alterado e provavelmente quebrou (por causa do impacto da batida ou antes causando-a) foi a coluna de direção, que poderia ter ficado mais frágil após a referida alteração. E sobre a causa da morte, provavelmente a haste que perfurou seu capacete empurrando seu crânio para trás causando sérias lesões cerebrais após fratura na base do crânio.
As rodas não giraram nos dois segundos nque o carro foi recto... Ja todos sabes que a barra da roda foi a que impactou no capacete e isso empurrou a cabeça do Senna para atrás tão forte que isso fez quebrar a base craneal. Do brasileiro. E basicamente como receber uma batido de um martelo de ferro a 40km/h ness zona fa cabeça .
Senna recomeçou a fundo, pneus frios, carro baixo e pesado. Vi ao vivo com meus dezoito anos. O eixo dianteiro perde aderência e saltitante na pista segue direto ao muro. Há um excelente vídeo sobre o tema no canal Automobilismo Brasil.
Continuando, tive uma experiência jamais vivenciada Só Deus, minha familia, eu e alguns amigos na época desta corrida( previ os acontecimentos com Airton Senna, até o drsfecho final) podem duvidar, mas nao minto e nao gosto de mentiras... Continua...
Estava demorando e não tem como não zoar , é o famoso profeta do acontecido . Em vídeos sobre 1° de maio de 94 , em todos esses anos de RUclips já vi uns 150 comentários de gente dizendo q previram a morte do Ayrton , tem q entrar para o Guines Book .
Schumacher era um ET. Sena não tinha braço pra andar com Schumacher, durante as corridas. Era um piloto de pole; uma espécie de cavalo paraguaio, quando entrava numa disputa direto com Schumacher, seu Carrasco. No GP do Brasil 94, lá está Um dos porquês.
Suspensão ativa não era totalmente seguro, pois se falhasse, o piloto virava passageiro e aconteceram acidentes graves em 1993- Berger no Estoril e Zanardi em Spa. O próprio Senna bateu em Monte Carlo. Vale mencionar que o Senna fez lobby contra a eletrônica e acabou dando tiro no pé. Os carros não eram cadeiras elétricas. O acidente do Barrichelo e do Wendlinger aconteceram pq eles tentaram fazer a curva mais rápido que o normal e o Wendlinger freou tarde demaiss.
Até que enfim alguém sensato no meio de tanto comentário idiota no que se refere a morte do Ayrton. O próprio Piquet deu uma entrevista detonando a F1, que tava sem graça já, que o piloto só precisava virar volante e acelerar, porque até às reduzidas de marcha eram automáticas já. Os carros não ficaram mais perigosos, os pilotos é que sempre tentam extrair 101% do carro. Igual na morte Do Ayrton, a barra de direção do projeto original do carro foi alterada porque ele pediu, alegando que não dava pra dirigir com o volante naquela posição. Nem tudo tem que ter um porque, as coisas simplesmente acontecem, ainda mais num esporte onde se anda a mais de 300 e o mesmo é cercado por muros.
Se o Barrichello tivesse seguido o Piquet, provavelmente seria um campeão mundial... Realmente o que houve com Ayrton foi uma fatalidade,o Hill tinha pouca experiência em um F1, mesmo assim foi vice ... Imagina se o Senna não tivesse morrido?? Correndo atrás dos 20 pontos de desvantagem???
Da gosto de ver vs falarem quando não tem programa de vcs cara eu fico Doido quanta gente que não sabe nada e falam como sabem tudo desculpa o desabafo amo vcs abraço Fábio cadê vc
Corrida marcada por tragédia anunciada. ROLAN RATZEMBERGER(morte) Rubinho barrichello ( acidente) e o querido Senna( morte)... os novatos queriam mostrar serviço... fora a minha premonição ( posso provar)
Eu queria ver ou o Shumacher destroçando o Senna , ou o brasileiro superando o Shumacher no limite , mas queria ver esses 2 montros sagrados competindo até o fim . Isso todo mundo perdeu , seria insano .
Corrigindo o comentário de um dos srs., ABS e controle de tração não tem nada em comum, provavelmente na época do vídeo havia menos informação disponível. Hoje sabemos que ABS é um mecanismo no sistema de freio e Controle de Tração é um mecanismo que corta o motor para parar de derrapar, por isso que no controle de tração dá os pipocos no escapamento.
Continuando... Sobre Senna e Willians ( a saída de Mansell campeão para indy, ganhando do Emerson na estréia e sagrando_se campeão; isso abriu o espaço para Senna ( insatisfeito com a MacLaren em vencer ou vencer) dizia: " as Willians são de outro planeta e que correria de graça nela. Logo, estava um pouco atormentado em nao vencer e nao marcar nao marcar hum ponto com a William . Excelente piloto, mas , amava ser imbatível. Me perdoem , com muito respeito a sua memoria e seus familiares e amigos... A imprensa noticiou isto...
Senna fez de tudo pra ir para a Williams, primeiro para ter o melhor carro e segundo para impedir que a Renault forne cesse motores para a Benneton.Queria tudo pra ele.
Não houve um, vou repetir, um piloto que competisse vom com Schumacher que não levasse Nós. Gp do Brasil 94 ,Schumacher tinha 5( cinco) chances de ganhar a corrida; mostrou apenas duas: passou Sena nos Bokes porque treinou para isso; na volta que antecedeu à segunda troca, Sena fez 1. 021 ,100; Schumacher 1. 018, 900. Até uma criança sabe explicar por que Sena não tinha braço pra andar com Schumacher.
Uma pena mesmo. Senna estava no auge, em 1993 deu show mesmo sem contrato e só aparecendo nás vésperas, ou no dia, de treino e pegando o carro direto para pista. Em 1994 ele fez o inverso, ele se preparou ainda melhor fisicamente (dá até para perceber pelo físico que fez um trabalho específico de força) e foi testar com a Williams em todas as oportunidades, visitou a fábrica etc. No Brasil na primeira vez que treinou pra valer com o carro, com tudo novo para ele, já colocou 1.5s no Hill e deu uma volta na corrida. Em Ímola pôs 1.63s no Damon, voou na sexta-feira. Sendo que o Hill já conhecia e testava nesse motor, câmbio, chassi, e estava entrosado com toda estrutura da equipe desde final de 92. Uma perda enorme, no auge, e numa F1 que, com menos quebras, privilegiaria realmente os pilotos que fossem mais rápidos como o Ayrton e não os de rally de regularidade. Schumacher colheu essa época.
Concordo com tudo. Senna estava no auge. Brilhou em 1993 apesar do motor e das contrariedades do contrato (veja o GP de San Marino 93, onde chega em cima da hora e vai logo para o treino). Em 1994, naquele GP de San Marino e apesar do carro com tanque cheio, ainda fez na volta anterior uma das melhores voltas da prova. Basta ver a vantagem que estava a ganhar para os demais e a corda já estava a começar a esticar para o Schumacher.
@@paulomorais6319, você é IMBECIL ou CÍNICO ? Quando ele morreu, qual vantagem tinha para Schumacher, seu Carrasco? Respondo: nenhuma. Schumacher era um ET. Jonh Hogan, da Philips Mornny: "SENA nunca havia entrado um piloto como Schumacher". Schumacher era um ET. Para cada corrida, uma surpresa desagradável para Sena, naturalmente. AÍ onde Sena morreu, o plano de Schumacher( que nunca falhava) era pressionar Sena, para que ele rodasse, sob pressão; se ele não rodasse , que era quase impossível sob pressão, Schumacher-na hora da troca- daria duas, três voltas tiro de misericórdia ( com os pneus deteriorados, .com os pneus deteriorados), e voltaria à pista, para ganhar a corrida, com folga.
Discordo do trecho em que eles dizem que o Galvão Bueno falava sobre a volta de apresentação. Nas transmissões das corridas, Galvão sempre dizia "volta de apresentação e aquecimento de pneus". É só recorrer aos vídeos.
Pessoal, espero não estar incomodando... Lembro que a imprensa notícia a suas reclamações sobre os novatos(pilotos) e que ia partir pra competir. ( Acho que estavam muito afoitos e atrapalhavam)
2° a verdade sobre a quebra da coluna de direção se foi antes ou depois do impacto contra o muro ou se o carro estolou na curva, essas coisas, temos boas referências para acreditar que foi a quebra da coluna de direção pois como foi dito por vocês permaneceu um mistério por um ano em 95 o pai do Senna foi visitado por Frank Williams no prédio que o Ayrton construiu onde fica a McLaren de 90, e entre uma conversa e outra Frank disse a senhor Milton (que o altíssimo o tenha em um bom lugar) que o acidente tinha caído provocado por uma falha no carro. E isso está no livro do Ernesto Rodrigues. E a polícia estradalle da Bolonha apontou em suas análises que a causa do acidente foi causada pelo rompimento da coluna de direção e daí ficou a dúvida pois a equipe não negava que a mesma tinha se rompido mas alegou que aconteceu após o impacto contra o muro e não antes mas as análises de microscópio revelaram que ao longo do fim de semana de corrida a solda foi se desgastando por processo de torção lentamente e o felizmente se rompeu na Tamburello. Eu vejo vocês falando como se o rompimento da coluna de direção ficasse restrito aquela parte do circuito mas vocês estão se esquecendo que tem treinos quase a semana toda e especialmente de quita a sábado e não é o quanto você virá o volante que determina o esforço na direção e sim a velocidade do carro e a carga aerodinâmica aplicada sobre ele esse carro já pesava cerca de 700kg mas carga aero dinâmica tudo isso conta. Ainda tem as filmagens da câmera onbord que existem até o momento do impacto, isso foi dito pelo próprio Eclestone mas a FIA não divulga ficará grardada para sempre. Infelizmente chegou a hora do Ayrton partir nos que procuramos justificativas para tentar amenizar o sentimento de perda. Eu como fã do Ayrton Senna vivo até hoje com esse vazio especulando, imaginando como seria a carreira dele depois de imola acho que ele correria até o ano 2000. E teria muitos títulos poles vitórias e voltas mais rápidas.😊
O volante ficou nas mãos do Ayrton. Na câmera do cockpit pode-se confirmar no giro do volante, de jeito irregular, o que demostra que a coluna de direção quebrou antes do impacto
@@danny.senna26 um volante preso ao cubo, não tem movimento de cima para baixo. Nas fotos após acidente, você vê volante, o cubo e o resto da coluna de direção.
@@mauromartins2547 você deveria ver o vídeo do cockpit primeiro. Se você tem alguma noção de física comprenderá que a barra de direção quebrou antes do impacto, devido às vibrações provocadas pela instabilidade do carro mais o asfalto irregular. Pura lógica.
@@mauromartins2547 pd. Não é de acima para abaixo, é que o giro que faz é maior do que normalmente tinha que fazer, o volante gira 180° para a esquerda, cuando estaba girando apenas 40-45°. E o melhor, o volante gira á esquerda e as rodas fican sem direção. Há um vídeo em RUclips explicando o processo e compara com outro carro de corridas onde a barra de direção também quebra, o carro faz exatamente o mesmo. Um abraço
@@danny.senna26 desde 1994 que há essa especulação da barra. Desde 1994 que vi e li tudo sobre isso. Direção quebrada? Ok. E a.explicacao do volante mexer fora do ponto de referência? Barra não influencia em nada
Oi! Em algum canal algum pq afamilia de Senna nao Fizeram nada pra questionar o assidente?? Fiqueu sabem o segura para a familia dos corredores de (F1) é um seguro milionario.
Tudo isso são suposições que não pode ser provadas, a realidade ninguém saberá. Após imola, a direção da F1 fez de tudo para retirar Schumacher de ser campeão, mas o Shumi é osso duro de roer e muito resiliente e foi para o tudo ou nada, ao final à própria direção aceitou a situação para não ficar mais pior feio do que já estava
Nao pensei nos remendos da pista. Faz sentido. Se vc analisar Senna estava dando a vida para se manter na frente de Schumacher. O Carro de Schumacher era muito superior.
Pelo contrário, a Williams tinha motor melhor, além do talento excepcional do Piloto Ayrton Senna, as falhas aerodinâmicas que levaram a acontecer a fatalidade. Não fosse isso, em condições normais, o Senna fatalmente teria sido campeão naquele ano.
Lembrando que, na real, o campeão de 94 foi o Demo Hill! Mais, acabou ficando com o trapaceiro do Shumacher! Lembrando que, mesmo com a barra de direção amassada, dava pra o Demo Hill ter voltada pra pista, a barra de direção só tava um pouco amassada! Nesse caso, o Demo Hill voltava pra pista, só precisa de um 5 lugar pra ser campeão, pedia para o Mansel segurar os adversários, o Demo Hill reduzia um pouco a velocidade e ganharia de boa o campeonato de 94! Mais, o Demo Hill foi medroso, junto com a equipe, kagaram no pinico, entregando o campeonato de mão beijada para o trapaceiro do Shumacher •
Vc toparia da 46 voltas(salvo engano) e andar a 300 km/h num carro que vc sabe que está com parte da suspensão comprometida ou melhor que vc não sabe de fato quais são as consequências de voltar pra pista e o carro se desmanchar?
@@sandroracer2925 Na faltava esse tanto de voltas que vc citou, era bem menos! Mais, eu no lugar do Demo Hill, voltaria pra pista, a equipe pederia para o Mansel, pra reduzir a velocidade, para segurar os adversários! Com certeza, dava pra ter ganhado o campeonato! Mais foram medrosos, dando de mão beijada, o campeonato para o trapaceiro do Shumacher •
@@sandroracer2925 Realmente é bastante voltas! Vou da uma pesquisada, se realmente bate com a sua resposta! Mais, mesmo assim eu ariscaria, voltaria pra pista, a barra não tava quebrada, tava amassada! Com cautela, reduzinho a velocidade, com o apoio do Mansell, segurando os adversários, dava pra ter garantido o título! Mais, mesmo não voltando pra pista, o verdadeiro campeão foi Demo Hill •
@@antoniorochadossantosanton5412 concordo que o campeão "moral" foi o D. Hill mas a outra parte infelizmente não. Mas ainda bem que existem pessoas que pensam diferentes. Abraço
Vão me desculpar, mas sobre o q vcs comentaram sobre o acidente do Senna, vcs q se acham com tanta experiência, falaram muita besteira! Mas... É normal. O Senna passou uma volta antes, na 6a volta, com pneus menos aquecidos e não teve problemas além de bater no chão, logo o bater no chão contribuiu para ruptura da barra de direção e ele ir reto na 7a volta! 😉
Quem duvida da ética do chefe de equipe da benneton, lembremos que ele foi banido da F1 por falcatruas na equipe RENAULT.portanto, Schumacher JAMAIS poderia ter sido campeão em 94...No máximo, vice pois assim como aconteceu em 97( que ele jogou o carro em cima do villeneuve mas não teve êxito e foi vice), ele jogou o carro em cima do Hill em 94...Deveriam sim.ter apelado nos tribunais...pra completar: SE o Schumacher foi campeão em cima do HILL ( que comparado ao Senna não era ninguém como piloto) na última corrida, Senna sim, teria sido campeão em 94 pois era infinitamente mais piloto que o Hill
Não podemos esquecer que o Schumacher foi banido de participar duas corridas, por conta de uma desobediência. Então não dá pra afirmar que o Hill foi vice então o Senna seria campeão.....
Boa noite, permitem fazer uma colocação respeitosa? O que vocês disseram não procede. Um piloto que participou do julgamento o Alboreto disse no tribunal que um F1 com menos meia volta tem seus pneus aquecidos e voltam para o tamanho ideal. E o carro de segurança saiu da pista na quinta volta. Senna bateu na sétima volta. Se essa teoria de pneu baixo fosse verdade, Senna teria batido na sexta volta pois os pneus estaria mais frios e o carro mais pesado do que na sétima volta. Outra coisa que está errado. Nos anos 80 e 90 o F1 sempre batiam no chão com violência e saiam faíscas. E um F1 tem mais de uma tonelada só de downforce, logo não sai da pista por bater no remendo ou ondulação. A perícia foi conclusiva que foi mesmo a ruptura da coluna de direção a causa do acidente e a Willians foi condenada pela quebrada da coluna em 2007, na ação penal Patrick Head foi julgado culpado, porém o crime prescreveu.
Sobre a sua colocação de achar que remendos na pista ou ondulação causaram o acidente, vou postar uma parte da reportagem da revista Veja de 3 maio de 1995, que fez uma reportagem completa sobre o acidente com os peritos que investigaram: " O estado do asfalto na curva Tamburello, uma das hipóteses iniciais para explicar o acidente, foi descartado depois que técnicos da polícia rodoviária e da Universidade de Bolonha colocaram algumas máquinas na pista de Imola, que permaneceu interditada até outubro. Realizadas com aparelhos ingleses, medições no local apontaram que a pista oferecia excelente aderência e não apresentava ondulação. "As marcas de batidas no chão que encontramos naquele trecho da pista não eram fortes o suficiente para explicar nenhuma quebra mecânica", diz o professor Alberto Bucchi, chefe do Instituto de Infra-Estrutura Viária e Geotécnica da Universidade de Bolonha, responsável pelo exame da pista de Imola. As medições feitas no local comprovam também que não havia problema com os pneus. Eram visíveis as marcas de freada, que teriam sido impossíveis caso os pneus tivessem apresentado qualquer defeito anterior ao choque." o perito refuta toda essas coisas sem fundamento que você disse.
Outra parte da reportagem da Veja da em que peritos afirmam que a causa do acidente foi a ruptura da coluna de direção: " A comprovação da suspeita inicial foi feita por meio de exame da peça em um microscópio eletrônico - o Scanning Electronic Microscope, conhecido pela sigla Semi -, que mostrou sinais de "fadiga" no metal da haste da direção. Esse lado da investigação, a cargo de um ex-diretor de competição da Ferrari, Mauro Forghieri, e do presidente da Faculdade de Engenharia da Universidade de Bolonha, Enrico Lorenzini, avançou rapidamente. Menos de dois meses depois da morte, já havia testes de laboratório comprovando que a coluna de direção se quebrou antes da batida do carro contra o muro, e não depois. Os peritos, no entanto, aprofundaram a investigação, para provar que nenhuma outra causa poderia ter sido tão decisiva no acidente. Ou seja, dedicaram-se a eliminar hipóteses. As imagens de vídeo produzidas por câmaras dentro e fora do carro e os dados eletrônicos transmitidos de diversos sensores no carro para a equipe no boxe - a telemetria - provaram apenas que tudo funcionava quando a Williams se espatifou contra o muro. No caso, "tudo" significa as partes do carro monitoradas eletronicamente - rotação do motor, temperatura, pressão do óleo, consumo de gasolina, além de velocidade e comportamento da suspensão."
Imagina se o senna tivesse ido para williams em 93 ele iria ganhar todas as corridas de 93,hill não ganharia corrida nenhuma e nem o Schumacher em portugal porque o prost não deu 100 por cento nessa corrida.
E esse outro q está comentando se acha o "experiente" falar q ali não há força na barra é ser muito burro, vai me perdoar pois ali era um dos pontos da pista da maior força G exercida devido a velocidade! KKKKKK... Logo, por mais q se esterçasse pouco, a força sobre a coluna era absurda! 😉
Senna venceria com certeza em 94, o Hill é inferior ao barrichelo e ao Massa, o Nível de Senna não dava pra comparar com o de Hill, e outra, naquela situação da última corrida, se fosse o Senna, Schumi não ia ter coragem de meter o carro pra cima dele, porque é o que os covardes fazem, só leva uma com quem é fraco. Senna venceria em 94, 95, 96 e 97. E se aposentaria em 98 na Maclarem, com o oitavo título, a pedido de Hon Denis, naquela máquina prateada de 98.
Pra,mim Damon Hill era mais piloto que o Rubens Barrichello e que o Felipe massa tanto.que é campeão pela formula 1 coisa que o Barrichello não é e nem o.masaa o ayrton Senna não seria campeão em 94 não
Год назад+1
Rubinho disse que morreu por 6 minutos e nao 1 minuto.
Só pegou os motores Renault por que briatore fez uma jogada então a ligier estava em.decadência e o Flávio.briatore comprou a ligier e retirou o motores de lá e pois no lugar os motores mugen-honda que eram inferiores
Discordo da análise acerca do grid em 94. Senna era considerado o melhor disparado, fato! Mas quem era mais atento sabia do potencial de Schummi. Em 91 o alemão aposentou Piquet, superando Nelson na Benneton. Em 92 na sua primeira temporada regular ficou à frente de Senna na classificação. Em 94, com o carro mais equilibrado, caso não acontecesse o acidente de Ayrton teríamos uma temporada eletrizante. No final da carreira, Schummi provou ser do mesmo nível de Senna, mas pra mim e para os pilotos Ayrton ainda era o melhor!
Amigo ninguém aposentou o Nelson Piquet ele mesmo se aposentou ele disse que já não estava com.vontade de correr mais mais mesmo em 92 ele recebeu proposta de equipes que nao disputaria nada
Resumindo.o briatony foi banido da fórmula 1.sei não . agora ele pegou um sapato nos pés dele.o Filho de Nelson pique teve a coragem de denunciar ele .veio a tona ...
Realmente, o acidente do Senna foi muito estranho? A barra de direção quebrou mesmo? Ou o Senna errou? O Senna ficou 5 voltas atrás do setificar, de boa! Após a saída do setificar, o Senna deu uma volta completa, de boa, no começo da 7 volta, acabou batendo no muro da curva tamburello! Muito estranho?
Safety car, amigo. É muita falta de inteligência afirmar que foi erro do Senna. Ouça os outros pilotos, engenheiros e quem entende de carros. Até o Piquet descartou esta possibilidade.
Na verdade esse novo carro de Senna .a Williams mudaram o carro tão diferente com a MacLaren moto Honda turbo gente e nunca Senna se acidentou.derepente Senna vai pilotar um motor turbo da Williams gente . é como vós estão comentando o carro duro é um princípio da morte de Senna.e claro a Barra da direção foi fatalidade.olha ninguém nenhum motorista tem coragem de andar em veículo turbo as 300 km .por hora na pista ou em qualquer local.niguem no mundo.senna praticamente foi assassinado.gente ..
Vários fatores foi o causador da morte do ayrton parecia que queriam ver o ayrton morto fico pensando se não tivessem proibido a suspensão ativa pro ayrton ele seria o piloto com mais títulos e vitórias da f1 pra mim a fia matou o ayrton e o Schumacher foi um culpado tbm cara lixo não é atoa que ele anos depois chorou em lembrar do ayrton senna
Por essa pilantragem do Schumacher eu não consigo “perdoar” o que o Masi fez com o Hamilton… pra mim esse Schumacher é o cara mais sujo e desonesto na F1…
Eu estava aí; fui ver o Show de Schumacher; já sabia. Por quê? Assistam ao gp de Silverstone em 93- circuito onde Sena nunca devia ter corrido na Fórmula 1- que vocês vão entender!!!
Em 94 estes dois correram contra só no Brasil né. No 2° GP a McLaren tirou o Senna da corrida na primeira curva da primeira volta, então não teve disputa é no 3° GP aconteceu tudo com poucas voltas do início da corrida, então não dá pra dizer que o alemão "deitou o rolou".
@@sandroracer2925 no 2º gp, Schumi ultrapassou senna na largada de forma sensacional. No pacífico o alemão ia ganhar de todo jeito pois o circuito era travado e favorecia a Beneton. Já em San Marino, Schumacher tava na cola de Senna e ia ganhar de todo jeito mesmo pois a Beneton tinha as melhores estratégias.
@@walisson219 torcedor é foda. "Ia ganhar de todo jeito" ué mas não teve disputa, logo vc não pode afirmar nada. Massa "ia ganhar de todo jeito" o título de 2008, mas no meio do caminho tinha um pit stop cuja mangueira atrapalhou os planos do rapaz.
🟠Apoie-nos: livepix.gg/autoracing
📺 Compre o F1TV PRO ou Access: bit.ly/3MVLJBH
🟣 Podcast com Julianne Cerasoli da BAND: ruclips.net/video/2VDRLF6NOsE/видео.html
🟡 Podcast com Sérgio Maurício da BAND: ruclips.net/video/KuooJLeANj0/видео.html
Bem triste por tudo o que aconteceu como senna em 94. Adauto, bem que vc poderia falar mais das temporadas do senna. Pra relembrar seus feitos históricos! Grande abraço!
O que é mais interessante que o Piquet deu uma entrevista logo após o acidente falando sobre o Rubinho e sobre o Senna , e essa tese do Adalto foi a msm q ele deu apenas vendo o acidente uma vez.
Grande Adauto, grande Bruno Aleixo e grande Fabio Campos: infelizmente 94 não me trás boas lembranças,eu estava assistindo a última corrida em que Senna morreu, exatamente no momento do acidente minha namorada falou minutos antes sobre o acidente do Rubinho e falou sem tirar nem por ,já pensou se o Senna morrer??,eu disse a ela pra nem por brincadeira pensar nisso, porém pra meu espanto o pior aconteceu pouco tempo depois,o acidente fatal e tenho isso vivo na memória até os dias de hoje 🤔
Eu tinha 12 anos e achei um absurdo o Michael Schumacher levar aquele campeonato, na hora da batida eu pensei, não tem como ele vai ser punido e o Hill leva kkk pura ingenuidade minha :(
Eu tinha 14 anos
Esse foi o melhor vídeo que vi sobre a temporada 1994 até hoje... Parabéns
O regulamento de 94 foi anunciado em julho de 93 e Senna assinou com a Williams em setembro.
É verdade mas todos já sabiam aquela altura (julho de 93) q o Senna correria no ano seguinte para a Williams, o contrato do Prost previa que ele poderia apenas “autorizar ou não” o companheiro de equipe de 93, Sir. Frank Williams jamais deixarão de contar com o piloto dos sonhos dele (já o havia tentado contratado em 3-4 oportunidades).
A prova disso é que os “xiliques” do Senna em 92 não se repetiam em 93!
Há uma informação de que em testes depois da morte de Senna, a Williams identificou que o sidepods eram muito largos e Hill sofria muita turbulência nas retas. Corrigindo isso o FW16 melhorou bastante.
Ressalto que houve a elaboração de laudo de metalurgia da Universidade de Bologna que comprovou que havia fissuras que causaram a rotura total antes do acidente.
Novamente. Gostei muito do podcast!!!
Parabéns para a equipe do autoracing pela matéria fantástica. Um espetáculo.
Só uma ressalva, a soda na barra de direção de Senna poderia ter quebrado também por vibração, ou seja, gerado pelo quique e pelo atrito com o solo.
Forte abraço para todos e sempre um prazer em acompanhar vocês.
Boa noite, mais uma vez com respeito, vivenciei fatos particulares e acompanhava a mídia e tem alguns recortes dos jornais e revistas... todos somos bativeis, vencer ou vencer transforma a mente humana... comba máximo respeito a todos...
Eu descordo dos comentarista do canal que em 1993 o Ayrton Senna estava na melhor fase da sua carreira. Para mim a melhor fase do Senna foi em 1990, e principalmente 1991 ano do tri-campeonato. Avalio a temporada de 1993 para Senna como momento que o Ayrton Senna estava se esforçando muito para não perde o segundo lugar do campeonato para o piloto alemão Schumacher, porque o carro da Mclaren Ford não era muito veloz para abrir uma considerável distância diante da Beneton de Michael Shumarcher. Mas a Ayrton Senna era mais talentoso e destemido terminou a temporada conquistando o segundo lugar no final da temporada.
É bom ouvir as histórias passadas da F1,porque vemos que mudam os personagens mas santa a F1 nunca foi. Lembro que depois da morte do Senna,não assisti mais nada dessa temporada,nem sabia como tinha terminado. Passei anos sem acompanhar.
esse foi o primeiro podcast que eu ouvi
Olá pessoa, boa noite. Estou assistindo pela tv mas vou comentar no celular. Já estou no min. 32 e, até aqui não concordei em muitos aspectos das análises. 1° a FIA obrigou as equipes a retirarem os equipamentos eletrônicos dos carros pois se não o fizessem sofreriam uma punição retroativa, pois havia um regulamento que dizia não ser permitido qualquer tipo de ajuda ou assistência ao piloto na condução do carro eletrônico ou que se ajustasse automaticamente, mas a FIA permitiu que isso corresse solto em 92/93 então quando o Senna assinou com a Williams eles pressionaram para 1994 o banimento dos dispositivos eletrônicos. Claro que as equipes foram contra mas então afia ameaçou dizendo que todas as equipes estariam desclassificadas dos campeonatos de 92/93 e o título seria dados as equipes que na época não tinham grana para instalarem esses equipamentos nos seus carros. Foi assim que foram convencidos.
Podcast simplesmente fantástico.
SHOW SENNA VIVE❤🌷TODAY 2023!
22:52 é exatamente a minha opinião. Inclusive vi alguns vídeos sobre essa hipótese
Parabéns pelo Podcast! Apenas um detalhe. Os Réus não foram inocentados na Italia. Houve o reconhecimento da culpa pela ruptura da barra de direção, mas reconhecida a prescrição da pretensão punitiva dos Rèus.
Vocês só esqueceram de uma hipótese que quase ninguém comenta, que é a quebra da suspensão traseira, no jornal da globo do dia 4 de maio de 94, mostra uma imagem aumentada da parte traseira do carro segundos antes da batida, da pra ver nitidamente o carro piscando e indicando uma falha no carro, segundos depois rolam fagulhas e uma peça cai no meio do asfalto, daí o carro guina pra direita !!!
Apesar da possível causa ser o carro encostar no chão ter uma explicação boa, ainda acredito que ao acidente foi causado pela quebra na coluna de direção. Recomendo você assistir a um vídeo do canal otimiza, ele fala de maneira detalhada sobre isso.
Se garante de mais o pessoal aí dos comentários,os melhores que vi até hj, abraços !
Um grande erro nessa corrida foi não terem acionado a bandeira vermelha quando o Lami bateu no Letho, se tivessem parado a corrida todo mundo iria fazer a volta de aquecimento de novo e o carro do Senna não estaria tão baixo ao passar na Tamburello.
Excelente! Aula para quem sabe escutar e compreender! Abraços!!!
Tenho a imprensão que se a Fia não tivesse tirado todas as partes eletronicas como fez em 1994, tivesse tirado a suspensão ativa mais alguma outra coisa mas te deixado o restao para tirar aos poucos nos anos seguintes talvez o desfecho daquela temporada poderia ter sido diferente.
Correto seria estas mudancas ocorrerem em 1995, ou seja , np minimo 1 ano para preparacao das equipes.
Tem um video canal otimiza mostra tudo sobre esse acidente
A camera do bruno no começo tá top de linhaaaa
Depois eu tenho que procurar na net ou não sei se foi num livro sobre o Senna na Williams que eu li no qual a retirada dos componentes eletrônicos do carro visavam dar mais equilíbrio na F1 da época pois, tanto o Briatore quanto a FIA estavam com "medo" do Senna pegar um carro melhor que o FW15 e assim ganhar todas as 16 corridas (eram 16 na época) tirando assim parte do público e do espectador pois, ficaria sem graça o campeonato.
Senna Sempre😢
Eu nunca mais assisti uma corrida de F1 desde a morte do Senna, depois que ele se foi,a F1, perdeu a graça, não foi mais a mesma, tinha vinte anos quando ele fez a última corrida 🏎️ morava no interior do Amazonas, lembro que chorei muito
O carro do senna já tinha porpoising. O capacete dele não ficava quieto.
Boa noite confrades já estou com saudade
Se a Honda tivesse continuado na F1 em 1993 com esse carro e os componentes eletrônicos a bordo dele com certeza o Senna teria faturado o título. Pois o carro era ótimo em aerodinâmica e eletrônica, mas perdia em potência de motor para os Renault da Williams.
Infelizmente a politicagem da Fórmula 1 matou Ayrton Senna. A prova disso foi a forma como o regulamento de 94 foi elaborado nas coxas "multilando" os carros e aquela corrida de Imola que nunca deveria de acontecido com um asfalto cheio de remendos, um safety car inapropriado, um grave acidente com o Rubinho na Sexta e com o Rartzenberger no Sábado.
Sobre o acidente do Senna, discordo quando falam de quebra da "barra de direção", pois na verdade o que foi alterado e provavelmente quebrou (por causa do impacto da batida ou antes causando-a) foi a coluna de direção, que poderia ter ficado mais frágil após a referida alteração. E sobre a causa da morte, provavelmente a haste que perfurou seu capacete empurrando seu crânio para trás causando sérias lesões cerebrais após fratura na base do crânio.
As rodas não giraram nos dois segundos nque o carro foi recto... Ja todos sabes que a barra da roda foi a que impactou no capacete e isso empurrou a cabeça do Senna para atrás tão forte que isso fez quebrar a base craneal. Do brasileiro. E basicamente como receber uma batido de um martelo de ferro a 40km/h ness zona fa cabeça .
Sacanagem. Escutei esse podcast de janeiro de 2020 na academia já há alguns dias 😢
Neste vc vai poder acompanhar várias imagens de Senna e da temporada. Abs!!
"Pachecos MITÔMANOS", parem de falar MERDA! Na primeira corrida , SENA fez MERDA!!! Vocês são doentes! Procurem um psiquiatra, urgentemente!!!
Senna recomeçou a fundo, pneus frios, carro baixo e pesado. Vi ao vivo com meus dezoito anos. O eixo dianteiro perde aderência e saltitante na pista segue direto ao muro. Há um excelente vídeo sobre o tema no canal Automobilismo Brasil.
Triste que era para o senna ter ido para williams em 92.
Shumi + Briattore = Marcola + Beiramar
Continuando, tive uma experiência jamais vivenciada
Só Deus, minha familia, eu e alguns amigos na época desta corrida( previ os acontecimentos com Airton Senna, até o drsfecho final) podem duvidar, mas nao minto e nao gosto de mentiras... Continua...
Estava demorando e não tem como não zoar , é o famoso profeta do acontecido .
Em vídeos sobre 1° de maio de 94 , em todos esses anos de RUclips já vi uns 150 comentários de gente dizendo q previram a morte do Ayrton , tem q entrar para o Guines Book .
Schumacher era um ET. Sena não tinha braço pra andar com Schumacher, durante as corridas. Era um piloto de pole; uma espécie de cavalo paraguaio, quando entrava numa disputa direto com Schumacher, seu Carrasco. No GP do Brasil 94, lá está Um dos porquês.
@@roquesilva9638 Schumacher era o Dick Trapaceiro e o mundo inteiro sabe.
Não assistiu ao vídeo todo não?
Poxa somente 44 minutos assim tenho que concordar com o Fábio hem🤣🤣🤣🤣🤣
Suspensão ativa não era totalmente seguro, pois se falhasse, o piloto virava passageiro e aconteceram acidentes graves em 1993- Berger no Estoril e Zanardi em Spa. O próprio Senna bateu em Monte Carlo. Vale mencionar que o Senna fez lobby contra a eletrônica e acabou dando tiro no pé. Os carros não eram cadeiras elétricas. O acidente do Barrichelo e do Wendlinger aconteceram pq eles tentaram fazer a curva mais rápido que o normal e o Wendlinger freou tarde demaiss.
Até que enfim alguém sensato no meio de tanto comentário idiota no que se refere a morte do Ayrton. O próprio Piquet deu uma entrevista detonando a F1, que tava sem graça já, que o piloto só precisava virar volante e acelerar, porque até às reduzidas de marcha eram automáticas já. Os carros não ficaram mais perigosos, os pilotos é que sempre tentam extrair 101% do carro. Igual na morte Do Ayrton, a barra de direção do projeto original do carro foi alterada porque ele pediu, alegando que não dava pra dirigir com o volante naquela posição. Nem tudo tem que ter um porque, as coisas simplesmente acontecem, ainda mais num esporte onde se anda a mais de 300 e o mesmo é cercado por muros.
Mais se tivesse com a,suspensão ativa talvez tivesse evitado eses acidente o carro fw16 era desastroso isso foi comprovado com.a morte de uma pessoa
vídeo top de mais
Se o Barrichello tivesse seguido o Piquet, provavelmente seria um campeão mundial... Realmente o que houve com Ayrton foi uma fatalidade,o Hill tinha pouca experiência em um F1, mesmo assim foi vice ... Imagina se o Senna não tivesse morrido?? Correndo atrás dos 20 pontos de desvantagem???
Da gosto de ver vs falarem quando não tem programa de vcs cara eu fico Doido quanta gente que não sabe nada e falam como sabem tudo desculpa o desabafo amo vcs abraço Fábio cadê vc
25:03 ...Piquet comentou isso no mesmo dia.... há uma entrevista que ele está numa sala com uma TV
Corrida marcada por tragédia anunciada. ROLAN RATZEMBERGER(morte)
Rubinho barrichello ( acidente) e o querido Senna( morte)... os novatos queriam mostrar serviço... fora a minha premonição ( posso provar)
Eu queria ver ou o Shumacher destroçando o Senna , ou o brasileiro superando o Shumacher no limite , mas queria ver esses 2 montros sagrados competindo até o fim .
Isso todo mundo perdeu , seria insano .
Corrigindo o comentário de um dos srs., ABS e controle de tração não tem nada em comum, provavelmente na época do vídeo havia menos informação disponível.
Hoje sabemos que ABS é um mecanismo no sistema de freio e Controle de Tração é um mecanismo que corta o motor para parar de derrapar, por isso que no controle de tração dá os pipocos no escapamento.
Vim pra acompanhar os comentários raivosos falando que nem a benneton nem o Schumacher trapacearam
Continuando... Sobre Senna e Willians ( a saída de Mansell campeão para indy, ganhando do Emerson na estréia e sagrando_se campeão; isso abriu o espaço para Senna ( insatisfeito com a MacLaren em vencer ou vencer) dizia: " as Willians são de outro planeta e que correria de graça nela. Logo, estava um pouco atormentado em nao vencer e nao marcar nao marcar hum ponto com a William . Excelente piloto, mas , amava ser imbatível. Me perdoem , com muito respeito a sua memoria e seus familiares e amigos... A imprensa noticiou isto...
Senna fez de tudo pra ir para a Williams, primeiro para ter o melhor carro e segundo para impedir que a Renault forne cesse motores para a Benneton.Queria tudo pra ele.
Não houve um, vou repetir, um piloto que competisse vom com Schumacher que não levasse Nós. Gp do Brasil 94 ,Schumacher tinha 5( cinco) chances de ganhar a corrida; mostrou apenas duas: passou Sena nos Bokes porque treinou para isso; na volta que antecedeu à segunda troca, Sena fez 1. 021 ,100; Schumacher 1. 018, 900. Até uma criança sabe explicar por que Sena não tinha braço pra andar com Schumacher.
Acho que ele iria morrer só com o impacto. Independente da lança ter acertado a cabeça dele.
Uma pena mesmo. Senna estava no auge, em 1993 deu show mesmo sem contrato e só aparecendo nás vésperas, ou no dia, de treino e pegando o carro direto para pista. Em 1994 ele fez o inverso, ele se preparou ainda melhor fisicamente (dá até para perceber pelo físico que fez um trabalho específico de força) e foi testar com a Williams em todas as oportunidades, visitou a fábrica etc. No Brasil na primeira vez que treinou pra valer com o carro, com tudo novo para ele, já colocou 1.5s no Hill e deu uma volta na corrida. Em Ímola pôs 1.63s no Damon, voou na sexta-feira. Sendo que o Hill já conhecia e testava nesse motor, câmbio, chassi, e estava entrosado com toda estrutura da equipe desde final de 92. Uma perda enorme, no auge, e numa F1 que, com menos quebras, privilegiaria realmente os pilotos que fossem mais rápidos como o Ayrton e não os de rally de regularidade. Schumacher colheu essa época.
Concordo com tudo. Senna estava no auge. Brilhou em 1993 apesar do motor e das contrariedades do contrato (veja o GP de San Marino 93, onde chega em cima da hora e vai logo para o treino). Em 1994, naquele GP de San Marino e apesar do carro com tanque cheio, ainda fez na volta anterior uma das melhores voltas da prova. Basta ver a vantagem que estava a ganhar para os demais e a corda já estava a começar a esticar para o Schumacher.
@@paulomorais6319, você é IMBECIL ou CÍNICO ? Quando ele morreu, qual vantagem tinha para Schumacher, seu Carrasco? Respondo: nenhuma. Schumacher era um ET. Jonh Hogan, da Philips Mornny: "SENA nunca havia entrado um piloto como Schumacher". Schumacher era um ET. Para cada corrida, uma surpresa desagradável para Sena, naturalmente. AÍ onde Sena morreu, o plano de Schumacher( que nunca falhava) era pressionar Sena, para que ele rodasse, sob pressão; se ele não rodasse , que era quase impossível sob pressão, Schumacher-na hora da troca- daria duas, três voltas tiro de misericórdia ( com os pneus deteriorados, .com os pneus deteriorados), e voltaria à pista, para ganhar a corrida, com folga.
Estava decadente, e não percebeu. Só ganhou com carro bom...
@@adilsonzanette8937
E quem ganha campeonato com carro ruim?
@@marcosrobertoalvesfarias4590 Emerson, Prost, Jackie Stewart, Hunt
Discordo do trecho em que eles dizem que o Galvão Bueno falava sobre a volta de apresentação.
Nas transmissões das corridas, Galvão sempre dizia "volta de apresentação e aquecimento de pneus". É só recorrer aos vídeos.
Pessoal, espero não estar incomodando... Lembro que a imprensa notícia a suas reclamações sobre os novatos(pilotos) e que ia partir pra competir. ( Acho que estavam muito afoitos e atrapalhavam)
2° a verdade sobre a quebra da coluna de direção se foi antes ou depois do impacto contra o muro ou se o carro estolou na curva, essas coisas, temos boas referências para acreditar que foi a quebra da coluna de direção pois como foi dito por vocês permaneceu um mistério por um ano em 95 o pai do Senna foi visitado por Frank Williams no prédio que o Ayrton construiu onde fica a McLaren de 90, e entre uma conversa e outra Frank disse a senhor Milton (que o altíssimo o tenha em um bom lugar) que o acidente tinha caído provocado por uma falha no carro. E isso está no livro do Ernesto Rodrigues. E a polícia estradalle da Bolonha apontou em suas análises que a causa do acidente foi causada pelo rompimento da coluna de direção e daí ficou a dúvida pois a equipe não negava que a mesma tinha se rompido mas alegou que aconteceu após o impacto contra o muro e não antes mas as análises de microscópio revelaram que ao longo do fim de semana de corrida a solda foi se desgastando por processo de torção lentamente e o felizmente se rompeu na Tamburello. Eu vejo vocês falando como se o rompimento da coluna de direção ficasse restrito aquela parte do circuito mas vocês estão se esquecendo que tem treinos quase a semana toda e especialmente de quita a sábado e não é o quanto você virá o volante que determina o esforço na direção e sim a velocidade do carro e a carga aerodinâmica aplicada sobre ele esse carro já pesava cerca de 700kg mas carga aero dinâmica tudo isso conta. Ainda tem as filmagens da câmera onbord que existem até o momento do impacto, isso foi dito pelo próprio Eclestone mas a FIA não divulga ficará grardada para sempre. Infelizmente chegou a hora do Ayrton partir nos que procuramos justificativas para tentar amenizar o sentimento de perda. Eu como fã do Ayrton Senna vivo até hoje com esse vazio especulando, imaginando como seria a carreira dele depois de imola acho que ele correria até o ano 2000. E teria muitos títulos poles vitórias e voltas mais rápidas.😊
EM 1994 EU TINHA 6 E 8 MESES DE IDADE. NO CASO IRIA COMPLETAR 07 ANOS SÓ EM AGOSTO
Também acho que a barra de direção quebrou no impacto. Tanto é que o volante saiu com o próprio cubo
O volante ficou nas mãos do Ayrton. Na câmera do cockpit pode-se confirmar no giro do volante, de jeito irregular, o que demostra que a coluna de direção quebrou antes do impacto
@@danny.senna26 um volante preso ao cubo, não tem movimento de cima para baixo. Nas fotos após acidente, você vê volante, o cubo e o resto da coluna de direção.
@@mauromartins2547 você deveria ver o vídeo do cockpit primeiro. Se você tem alguma noção de física comprenderá que a barra de direção quebrou antes do impacto, devido às vibrações provocadas pela instabilidade do carro mais o asfalto irregular. Pura lógica.
@@mauromartins2547 pd. Não é de acima para abaixo, é que o giro que faz é maior do que normalmente tinha que fazer, o volante gira 180° para a esquerda, cuando estaba girando apenas 40-45°. E o melhor, o volante gira á esquerda e as rodas fican sem direção. Há um vídeo em RUclips explicando o processo e compara com outro carro de corridas onde a barra de direção também quebra, o carro faz exatamente o mesmo. Um abraço
@@danny.senna26 desde 1994 que há essa especulação da barra. Desde 1994 que vi e li tudo sobre isso. Direção quebrada? Ok. E a.explicacao do volante mexer fora do ponto de referência? Barra não influencia em nada
94 o Senna iria se recuperar no campeonato e seria tetra.
Oi! Em algum canal algum pq afamilia de Senna nao Fizeram nada pra questionar o assidente??
Fiqueu sabem o segura para a familia dos corredores de (F1) é um seguro milionario.
Tudo isso são suposições que não pode ser provadas, a realidade ninguém saberá. Após imola, a direção da F1 fez de tudo para retirar Schumacher de ser campeão, mas o Shumi é osso duro de roer e muito resiliente e foi para o tudo ou nada, ao final à própria direção aceitou a situação para não ficar mais pior feio do que já estava
Houve perda de ar nos pneus? Ficaram murchos?
Nao pensei nos remendos da pista. Faz sentido. Se vc analisar Senna estava dando a vida para se manter na frente de Schumacher. O Carro de Schumacher era muito superior.
Pelo contrário, a Williams tinha motor melhor, além do talento excepcional do Piloto Ayrton Senna, as falhas aerodinâmicas que levaram a acontecer a fatalidade.
Não fosse isso, em condições normais, o Senna fatalmente teria sido campeão naquele ano.
Boa noite, sou apenas um expectador e gosto muito de f1 , Indy e outras mais. Me perdoe , nao sei se colaboro, mas tenho um comentário...
39:08 Barrichello sempre foi Cagão.... seria Campeão fácil na Williams
Achei estranho motor ford v8 ganhar do motor renault v10.
Só ganhou por que a willians estava sem equipamentos eletrônicos e a benetton era mais carro.que a willians 94
Pista perigosa!! Nossa!!
Schumacher já havia terminado na frente do Senna em 92. O Senna era fora da caixa, mas Schumacher também era
O Schumacher era o Dick Trapaceiro, isso sim
Lembrando que, na real, o campeão de 94 foi o Demo Hill! Mais, acabou ficando com o trapaceiro do Shumacher!
Lembrando que, mesmo com a barra de direção amassada, dava pra o Demo Hill ter voltada pra pista, a barra de direção só tava um pouco amassada! Nesse caso, o Demo Hill voltava pra pista, só precisa de um 5 lugar pra ser campeão, pedia para o Mansel segurar os adversários, o Demo Hill reduzia um pouco a velocidade e ganharia de boa o campeonato de 94! Mais, o Demo Hill foi medroso, junto com a equipe, kagaram no pinico, entregando o campeonato de mão beijada para o trapaceiro do Shumacher •
Vc toparia da 46 voltas(salvo engano) e andar a 300 km/h num carro que vc sabe que está com parte da suspensão comprometida ou melhor que vc não sabe de fato quais são as consequências de voltar pra pista e o carro se desmanchar?
@@sandroracer2925 Na faltava esse tanto de voltas que vc citou, era bem menos! Mais, eu no lugar do Demo Hill, voltaria pra pista, a equipe pederia para o Mansel, pra reduzir a velocidade, para segurar os adversários! Com certeza, dava pra ter ganhado o campeonato! Mais foram medrosos, dando de mão beijada, o campeonato para o trapaceiro do Shumacher •
@@antoniorochadossantosanton5412 eram 81 voltas e a colisão ocorreu na volta 35.
@@sandroracer2925 Realmente é bastante voltas! Vou da uma pesquisada, se realmente bate com a sua resposta! Mais, mesmo assim eu ariscaria, voltaria pra pista, a barra não tava quebrada, tava amassada! Com cautela, reduzinho a velocidade, com o apoio do Mansell, segurando os adversários, dava pra ter garantido o título! Mais, mesmo não voltando pra pista, o verdadeiro campeão foi Demo Hill •
@@antoniorochadossantosanton5412 concordo que o campeão "moral" foi o D. Hill mas a outra parte infelizmente não. Mas ainda bem que existem pessoas que pensam diferentes. Abraço
Vão me desculpar, mas sobre o q vcs comentaram sobre o acidente do Senna, vcs q se acham com tanta experiência, falaram muita besteira! Mas... É normal.
O Senna passou uma volta antes, na 6a volta, com pneus menos aquecidos e não teve problemas além de bater no chão, logo o bater no chão contribuiu para ruptura da barra de direção e ele ir reto na 7a volta! 😉
Quem duvida da ética do chefe de equipe da benneton, lembremos que ele foi banido da F1 por falcatruas na equipe RENAULT.portanto, Schumacher JAMAIS poderia ter sido campeão em 94...No máximo, vice pois assim como aconteceu em 97( que ele jogou o carro em cima do villeneuve mas não teve êxito e foi vice), ele jogou o carro em cima do Hill em 94...Deveriam sim.ter apelado nos tribunais...pra completar: SE o Schumacher foi campeão em cima do HILL ( que comparado ao Senna não era ninguém como piloto) na última corrida, Senna sim, teria sido campeão em 94 pois era infinitamente mais piloto que o Hill
Não podemos esquecer que o Schumacher foi banido de participar duas corridas, por conta de uma desobediência. Então não dá pra afirmar que o Hill foi vice então o Senna seria campeão.....
4 acidentes nessa corrida com 2 mortes
A Williams NÃO inventou a suspensão ativa.
Boa noite, permitem fazer uma colocação respeitosa? O que vocês disseram não procede. Um piloto que participou do julgamento o Alboreto disse no tribunal que um F1 com menos meia volta tem seus pneus aquecidos e voltam para o tamanho ideal. E o carro de segurança saiu da pista na quinta volta. Senna bateu na sétima volta. Se essa teoria de pneu baixo fosse verdade, Senna teria batido na sexta volta pois os pneus estaria mais frios e o carro mais pesado do que na sétima volta. Outra coisa que está errado. Nos anos 80 e 90 o F1 sempre batiam no chão com violência e saiam faíscas. E um F1 tem mais de uma tonelada só de downforce, logo não sai da pista por bater no remendo ou ondulação. A perícia foi conclusiva que foi mesmo a ruptura da coluna de direção a causa do acidente e a Willians foi condenada pela quebrada da coluna em 2007, na ação penal Patrick Head foi julgado culpado, porém o crime prescreveu.
Sobre a sua colocação de achar que remendos na pista ou ondulação causaram o acidente, vou postar uma parte da reportagem da revista Veja de 3 maio de 1995, que fez uma reportagem completa sobre o acidente com os peritos que investigaram: " O estado do asfalto na curva Tamburello, uma das hipóteses iniciais para explicar o acidente, foi descartado depois que técnicos da polícia rodoviária e da Universidade de Bolonha colocaram algumas máquinas na pista de Imola, que permaneceu interditada até outubro. Realizadas com aparelhos ingleses, medições no local apontaram que a pista oferecia excelente aderência e não apresentava ondulação. "As marcas de batidas no chão que encontramos naquele trecho da pista não eram fortes o suficiente para explicar nenhuma quebra mecânica", diz o professor Alberto Bucchi, chefe do Instituto de Infra-Estrutura Viária e Geotécnica da Universidade de Bolonha, responsável pelo exame da pista de Imola. As medições feitas no local comprovam também que não havia problema com os pneus. Eram visíveis as marcas de freada, que teriam sido impossíveis caso os pneus tivessem apresentado qualquer defeito anterior ao choque." o perito refuta toda essas coisas sem fundamento que você disse.
Outra parte da reportagem da Veja da em que peritos afirmam que a causa do acidente foi a ruptura da coluna de direção: " A comprovação da suspeita inicial foi feita por meio de exame da peça em um microscópio eletrônico - o Scanning Electronic Microscope, conhecido pela sigla Semi -, que mostrou sinais de "fadiga" no metal da haste da direção. Esse lado da investigação, a cargo de um ex-diretor de competição da Ferrari, Mauro Forghieri, e do presidente da Faculdade de Engenharia da Universidade de Bolonha, Enrico Lorenzini, avançou rapidamente. Menos de dois meses depois da morte, já havia testes de laboratório comprovando que a coluna de direção se quebrou antes da batida do carro contra o muro, e não depois. Os peritos, no entanto, aprofundaram a investigação, para provar que nenhuma outra causa poderia ter sido tão decisiva no acidente. Ou seja, dedicaram-se a eliminar hipóteses. As imagens de vídeo produzidas por câmaras dentro e fora do carro e os dados eletrônicos transmitidos de diversos sensores no carro para a equipe no boxe - a telemetria - provaram apenas que tudo funcionava quando a Williams se espatifou contra o muro. No caso, "tudo" significa as partes do carro monitoradas eletronicamente - rotação do motor, temperatura, pressão do óleo, consumo de gasolina, além de velocidade e comportamento da suspensão."
ruclips.net/video/g-zpfIAX8tg/видео.html Se acha que um F1 bate com violência no chão e sai da pista, por que Mansell não sai da pista aqui e bateu?
👍👍👍👍
Não é barra. É coluna de direção
Imagina se o senna tivesse ido para williams em 93 ele iria ganhar todas as corridas de 93,hill não ganharia corrida nenhuma e nem o Schumacher em portugal porque o prost não deu 100 por cento nessa corrida.
E esse outro q está comentando se acha o "experiente" falar q ali não há força na barra é ser muito burro, vai me perdoar pois ali era um dos pontos da pista da maior força G exercida devido a velocidade! KKKKKK... Logo, por mais q se esterçasse pouco, a força sobre a coluna era absurda! 😉
Senna venceria com certeza em 94, o Hill é inferior ao barrichelo e ao Massa, o Nível de Senna não dava pra comparar com o de Hill, e outra, naquela situação da última corrida, se fosse o Senna, Schumi não ia ter coragem de meter o carro pra cima dele, porque é o que os covardes fazem, só leva uma com quem é fraco. Senna venceria em 94, 95, 96 e 97. E se aposentaria em 98 na Maclarem, com o oitavo título, a pedido de Hon Denis, naquela máquina prateada de 98.
Caramba!!!
Pra,mim Damon Hill era mais piloto que o Rubens Barrichello e que o Felipe massa tanto.que é campeão pela formula 1 coisa que o Barrichello não é e nem o.masaa o ayrton Senna não seria campeão em 94 não
Rubinho disse que morreu por 6 minutos e nao 1 minuto.
Morto consegue contar? Kkk
Sim vdd foram 6 minutos mesmo
tu é burro de nascença ou por maioria de votos? obvio que o medico explicou pra ele quando ele acordou né. tenha dó kkkkk@@sandroracer2925
No ano seguinte alemão mais renault benetton italia
Só pegou os motores Renault por que briatore fez uma jogada então a ligier estava em.decadência e o Flávio.briatore comprou a ligier e retirou o motores de lá e pois no lugar os motores mugen-honda que eram inferiores
Discordo da análise acerca do grid em 94. Senna era considerado o melhor disparado, fato! Mas quem era mais atento sabia do potencial de Schummi. Em 91 o alemão aposentou Piquet, superando Nelson na Benneton. Em 92 na sua primeira temporada regular ficou à frente de Senna na classificação. Em 94, com o carro mais equilibrado, caso não acontecesse o acidente de Ayrton teríamos uma temporada eletrizante. No final da carreira, Schummi provou ser do mesmo nível de Senna, mas pra mim e para os pilotos Ayrton ainda era o melhor!
Amigo ninguém aposentou o Nelson Piquet ele mesmo se aposentou ele disse que já não estava com.vontade de correr mais mais mesmo em 92 ele recebeu proposta de equipes que nao disputaria nada
Quer dizer que Schumacher aposentou Piquet... kkk está foi boa
NÃO SEI QUEM PAGA MAIS DE DOIDO AI SE É BRUNO OU ADAUTO.
Rubinho fez burrice não ter ido para williams em 94 viu.
Resumindo.o briatony foi banido da fórmula 1.sei não . agora ele pegou um sapato nos pés dele.o Filho de Nelson pique teve a coragem de denunciar ele .veio a tona ...
Realmente, o acidente do Senna foi muito estranho? A barra de direção quebrou mesmo? Ou o Senna errou?
O Senna ficou 5 voltas atrás do setificar, de boa! Após a saída do setificar, o Senna deu uma volta completa, de boa, no começo da 7 volta, acabou batendo no muro da curva tamburello! Muito estranho?
Safety car, amigo. É muita falta de inteligência afirmar que foi erro do Senna. Ouça os outros pilotos, engenheiros e quem entende de carros. Até o Piquet descartou esta possibilidade.
Não tinha nada na Beneton ... Tinha é braço do Shumacher .... Com seu estilo , se você me passar , conto prá mamãe , Senna encontrou o muro ...
Balestri renault tem culpa
Podcast cheio de "pachequismo" e chutes. Informações parciais.
Na verdade esse novo carro de Senna .a Williams mudaram o carro tão diferente com a MacLaren moto Honda turbo gente e nunca Senna se acidentou.derepente Senna vai pilotar um motor turbo da Williams gente . é como vós estão comentando o carro duro é um princípio da morte de Senna.e claro a Barra da direção foi fatalidade.olha ninguém nenhum motorista tem coragem de andar em veículo turbo as 300 km .por hora na pista ou em qualquer local.niguem no mundo.senna praticamente foi assassinado.gente ..
Vários fatores foi o causador da morte do ayrton parecia que queriam ver o ayrton morto fico pensando se não tivessem proibido a suspensão ativa pro ayrton ele seria o piloto com mais títulos e vitórias da f1 pra mim a fia matou o ayrton e o Schumacher foi um culpado tbm cara lixo não é atoa que ele anos depois chorou em lembrar do ayrton senna
Kid queixao ditador trapassa top alemão
Por essa pilantragem do Schumacher eu não consigo “perdoar” o que o Masi fez com o Hamilton… pra mim esse Schumacher é o cara mais sujo e desonesto na F1…
É que o Senna era 1 santo né...
Eu estava aí; fui ver o Show de Schumacher; já sabia. Por quê? Assistam ao gp de Silverstone em 93- circuito onde Sena nunca devia ter corrido na Fórmula 1- que vocês vão entender!!!
Schumacher deitou e rolou no Senna em 94.
Com o carro cheio de trapaças... grande merito.
@@jrocha6663 trapaças que nunca foram provadas. Aliás, o carro da Willians de 94 tinha direção assistida, um dispositivo eletrônico proibido.
Em 94 estes dois correram contra só no Brasil né. No 2° GP a McLaren tirou o Senna da corrida na primeira curva da primeira volta, então não teve disputa é no 3° GP aconteceu tudo com poucas voltas do início da corrida, então não dá pra dizer que o alemão "deitou o rolou".
@@sandroracer2925 no 2º gp, Schumi ultrapassou senna na largada de forma sensacional. No pacífico o alemão ia ganhar de todo jeito pois o circuito era travado e favorecia a Beneton. Já em San Marino, Schumacher tava na cola de Senna e ia ganhar de todo jeito mesmo pois a Beneton tinha as melhores estratégias.
@@walisson219 torcedor é foda. "Ia ganhar de todo jeito" ué mas não teve disputa, logo vc não pode afirmar nada. Massa "ia ganhar de todo jeito" o título de 2008, mas no meio do caminho tinha um pit stop cuja mangueira atrapalhou os planos do rapaz.
O melhor de tudo é o comentario das viuvas ,mimimi.
Melhor do que ser amante de 5a do Kid Vigarista.
O povo confunde coluna com barra de direção.
São coisas bem diferentes.
Pessoal do canal, o Galvão sempre dizia: volta de apresentação e aquecimento de pneus.
Sejamos justos. Façam a leitura correta.