Silves, Algarve, Portugal 29 06 2014

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 сен 2024
  • A primitiva ocupação humana da colina de Silves remonta à pré-história. No primeiro milênio A.C.,navegadores Fenícios terão penetrado no rio Arade, navegável até fins da Idade Média. Posteriormente teve presença Romana, que aqui explorou uma jazida de cobre, conforme os testemunhos arqueológicos. Alguns autores pretendem que teriam sido estes os responsáveis por uma primeira fortificação, entre os séculos IV e V, também atribuída aos Visigodos que se lhes sucederam.
    A partir do século VIII, diante da Invasão muçulmana da Península Ibérica, os novos senhores desta região iniciaram a fortificação de Silves (então as-Shilb), como o confirmam as recentes escavações. Foi palco de inúmeras disputas entre príncipes muçulmanos vindo a ser conquistada pelo rei-poeta Al-Mu'tamid (1052), tornando-se sede de uma taifa.
    Acredita-se que data deste período a configuração genérica do perímetro muralhado, envolvendo uma área de cerca de doze hectares. A muralha ameada, rasgada por três portas, era reforçada por torres de planta quadrangular.
    A povoação encontra-se descrita na crônica de Xelbe, ao final do século XII, como um dinâmico centro urbano, comercial e cultural do mundo islâmico. Data do início do século XIII a reforma almóada das suas defesas, empreendida pelo último rei muçulmano, Ibn al-Mahfur, que lhe conferiu as linhas gerais que, com alterações, chegaram aos nossos dias.
    À época da Reconquista cristã da península Ibérica, o monarca português D. Sancho I (1185-1211) também foi atraído pela prosperidade deste enclave. No início do ano de 1189, com o auxílio de uma frota de cruzados Dinamarqueses e Frísios, conquistou preliminarmente o vizinho Castelo de Alvor. No Verão do mesmo ano, com um auxílio de uma nova frota de cruzados, agora de Ingleses e Alemães, intenta, a partir da segunda quinzena de Julho, a conquista de Silves, a quem impôs um duro sítio. Deste episódio, chegou até nós a narrativa de um de seus participantes, que descreve a violência do cerco, assim como o emprego de uma variedade de máquinas de guerra, tais como torres de madeira, catapultas e de um "ouriço" (esfera de madeira armada com pontas de ferro), que destruiram várias torres e troços da muralha, conduzindo à rendição da povoação a 2 de Setembro, violentamente saqueada na ocasião.
    A povoação e seu castelo mantiveram-se na posse de Portugal até à contra-ofensiva almoada que, sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, em 1191, culminou com a perda de todas as conquistas cristãs nos territórios ao sul do rio Tejo, à excepção da cidade de Évora.
    No ano de 1242, os cavaleiros da Ordem de Santiago, sob o comando de seu Mestre, D. Paio Peres Correia, intentou a reconquista de Silves que, entretanto, só retornou definitivamente às mãos de Portugal sob o reinado de D. Afonso III (1248-1279), em 1253, quando o seu bispado foi restaurado. O soberano concedeu à povoação o seu Foral (1266), quando terá também determinado a recuperação e reforço das suas defesas.
    Porteriormente, D. Fernando (1367-1383) e D. João I (1385-1433) promoveram reparos nessas defesas.
    O castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910.
    Actualmente, este castelo constitui um dos maiores e mais bem conservados monumentos do país.

Комментарии • 3

  • @davidcurry6444
    @davidcurry6444 9 лет назад +1

    Very Nice video

  • @joseassuncao5598
    @joseassuncao5598 9 лет назад +1

    SPLENDIDA VIDEO A CIDADE DE SILVES PORTUGAL ESPECTACULAR
    HISTORICA SILVES PORTUGAL
    BONITO PASSEIO TURISTICO , BONITA IMAGENS
    BONITA MUSICA

    •  9 лет назад

      Jose Assunção Obrigado.