@@marildojunior6916 E eu vendo o Fausto construir um 63 pes pensando, ou esse cara é milionario e finge bem ou ele tem algum segredo para manter isso com pouca grana.
"Se você não muda a opinião depois de um estudo sério, então não sei porque faz o estudo." O canal mais sensato do RUclips! Obrigado pelo conteúdo de qualidade sempre!
Muito bacana esse vídeo. O Hans, tendo tido 3 barcos de cada classe, tem uma experiência bem interessante. Eu servi numa Fragata da Marinha e antes dela no Navio Faroleiro Graça Aranha, que tem estabilidade 0 no mar, tem fundo chato... eu adorava pegar mar picado, tempestade mesmo. Precisavam de alguém para substituir o timoneiro mareado, era comigo mesmo... e eu dormia bem ouvindo as ondas quebrando no casco... teoricamente eu escolheria o monocasco, mas meu sonho (não tenho grana nem pra pagar meu enterro) seria um catamaran mesmo, justamente por parecer mais uma "casa flutuante" e não uma "adaptação" como o monocasco. Para longas jornadas, essa tranquilidade extra ajudaria muito mesmo, além de poder levar família e amigos com mais espaço para tudo... Seawind, Bali, St. Francis, Balance, Gunboat, Catana, Dazcat, são todos sonhos de consumo... na área dos monocascos o Amel 60 é o bicho. Já que eu não tenho onde cair morto, sonho alto mesmo... me processem! KKKKK
"Quem acampa e gosta, faz todo sentido gostar de velejar". Essa frase é muito real. Sempre fui o cara da cachoeira, mato e motociclismo. Mas esse ano comecei a receber convites pra fazer um Pós Doc fora, e estou cogitando ir bra Berkeley, comprar um barco e morar na marina. Atavés dessa ideia que conheci seu canal, e cada dia em que estudo sobre, mais convencido de que será um novo estilo de vida muito gratificante.
"Eu tento ser feliz sempre... com o que eu tenho.!!! Sábias palavras... A felicidade que está no futuro nunca chega e a que ficou no passado jamais retornará, então sejamos felizes hoje e muito mais felizes amanhã...sempre!! Obrigado pelas palavras e ensinamentos!!
Adriano, “meu rei”! Lindo episódio! Parabéns a você, parabéns a Maurício e Carmen. Parabéns à Aline, que, provavelmente, estava por perto. E ao Hans pelos esclarecimentos. Este episódio descortinou possibilidades não imaginadas.🧐 P.S.: o ‘meu rei’ é um chiste, porque sou baiano!
Joguei dupla de volei de areia com o Mauricio, no IATE Clube de Brasilia, na decada de 80, quando ambos moravamos na capital federal. O cara jogava muito, alem de ser um negao muito gente fina. Eu? era so um pereba... Foi legal ver ele velejando por ai. Grande abraco, Dudu
Amo esse canal ,sou nativo do saco do mamagua,e costumo dizer que sou um sonhador e amante do mar ,com 10 anos comecei a pescar artesanslmente e com 16 estava na pesca industrial em mar aberto ,pescando nas costas do Rio de Janeiro,santos,Paranaguá ,laguna,Imbituba,arroio do sal ,tramandai .E como a pesca ficou fraco estudei e me formei um capitão hoje aos 35 anos trabalho num iate 64pes com o objetivo de ter o meu veleiro.estou juntando dinheiro pra um atol 23 pra começar . E amo esse mundo da vela .
Comecei a velejar ao 10 anos, em 1978, quando meu pai recebeu um Hobby 3.9 como pagamento de uma divida. Depois migrei pro windsurf, cheguei a trabalhar na Fast Yachts, mas durante a faculdade me afastei da vela e agora fazem décadas que praticamente não velejo. Descobri o #Sal meio sem querer durante a quarentena e confesso que você esta começando a me puxar de volta pro mundo maravilhoso da vela. E o melhor, a minha mulher que sempre teve pavor de veleiros, já esta começando achar que velejar poder algo legal... Obrigado.
Sensacional, grande abraço Adriano e ao grande Maurício que foi meu vizinho de cais em angra ,eu tenho o livro, comidinhas a bordo. A respeito dos barcos gosto muito do catamarã .👏👏👏🙏
O Hans foi o cara certo para falar de Catamarãs. Conheci o Hans e a Karina há muito tempo, participamos juntos de uma Refeno em um Catamarã e eles estavam vendendo o monocasco para comprar seu primeiro Catamarã. Essa família linda respira vela é uma inspiração para todos. Sobre o que é melhor, só me responda uma pergunta, vc conhece alguém que mudou para Catamarã e voltou para monocasco? Também gosto de monocasco, mas para viver a bordo não teria dúvidas.
Bom dia á todos! Sensacional Adriano. Esse episódio me satisfez enormemente. Tenho comparado e estudado esses tipos de cascos e já tinha me inclinado para o catamarã, em especial ao Praia 30, devido principalmente aos mares aqui do Nordeste. Fiquei muito feliz com o conteúdo de hoje. Bons depoimentos, que somam positivamente na escolha. Seus dados referentes aos custos nos mostrou e desmistificou um pouco esse quesito. O Maurício tá de parabéns pelo papo descontraído e camarada, bom baiano arretado, espero um dia conhecê-lo por estes mares de meu Deus. Parabéns pela excelente abordagem Adriano, o que importa são as velas e o velejo prazeroso, não importa se Mono ou Multi, velejar é um sonho e um estilo de vida que bem poucos têm a oportunidade de ter. Grande abraço fraterno e bons ventos sempre.
Gosto muito das suas matérias, esta foi fantastica, 02 velejadores equilibrados no que disseram, por ter tido os dois barcos, o importante é o que o irmão disse não espere o amanhã. para VELEJAR, é um comparativo feito no meio motociclistico moto e triciclo com tocadas diferentes mais o vento no rosto, velejar é pura emoção, não sou velejador mais sou apaixonado pelas velas.
como sempre impecável, e linda matéria, todos entenderam o que vale realmente é ter uma vela.... depois com experiência vc vai fazendo as escolhas certas, isso é viver, isso é ser feliz, parabens pelas palavras e bela colocação das informações..... ótimo canal e me conquistou pela qualidade do trabalho, mas ainda por que vc vive o que fala e acredita, para mim isso fala tudo e mostra o quanto vc é um dos poucos que entendeu a vida.... mais uma vez parabens pela bela, matéria e todas as outras que vi...
Adriano , encontrei seu canal por acaso , há poucos dias. E me tornei um fã . E tem dia que fico horas assistindo . Hoje eu moro distante do mar . Apesar de ter nascido e crescido numa cidade marítima , nunca velejei , pois na região que nasci não tinha tradição de barco a vela . Só motorizado . E assistindo seus vídeos me acendeu uma vontade enorme de um dia velejar. Pois o modo como vc faz e edita os vídeos , me passa uma tranquilidade que não sei explicar . Que seus sonhos e projetos se realizem . E que vc e sua Aline sejam felizes e continuem nos brindando com as histórias , belezas e maravilhas do nosso litoral . Forte abraço de um novo seguidor do #sal!!!
Cara!!!!Que prazer ver um vídeo com o Maurício e a Carmen!!! Os vi 2 vzs na vida graças a minha ex-namorada Almut... Casal super simpático e o Capitão Maurício é uma das pessoas mais gentis que conheci ,disposto 100% do tempo a ajudar nos perrengues e te ensinar algo...E sabe muuuuito de mar!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏 Muito feliz em ve-los no canal !!!
Adriano, te agradeço por ter feito este canal. Cada vídeo que vejo sinto que minha vida e a vela... sempre gostei já velejei em muitos bacos pequenos na adolescência. Na década de 80 faltou pouco para participar da rega Rio Beunos Aires... infelizmente me afastei da vela...mas cada dia penso mais em voltar. Cara forte abraço
E Adriano, concordo com seu entrevistado; são duas pegadas diferentes, não acho um melhor do que o outro. Depende de onde e como voce vai velejar, se vai morar ou não nele, onde vai poitar, com a família ou sozinho etc, etc, etc. Nunca velejei multicasco, então estou escutando e aprendendo, más acho os dois muito legais.
Grande Maurício... Sou de Natal mas em 2005 fui morar em Brasilia, lá me iniciei no mundo da vela. Nem sabia velejar e comprei meu primeiro barco, um Cruise 18'. O Mauricio foi o skiper levando o barco do clube Cota Mil para o Clube Naval no Lago Paranoá, uma milha de distância e uma aventura pra um iniciante... kkkk.
Sábias palavras, muito bom esse debate; acredito que todos tem vantagens e desvantagens. " o barco ideal é o que vc pode ter", essas palavras me acolheram muito, pois neste domingo coloquei na água um catboat projeto próprio. São só 13 pés, mas ver ele na água foi muito gratificante. Por enquanto é ele que posso ter e manter. Grande abraço capitães e comandantes...
Assistindo esse vídeo me peguei pensando que vocês não falam só de vela, falam de vida, falam das riquezas da nossa espécie... mais um ótimo vídeo!!! Parabéns!!!
Adriano, parabéns mais uma vez pelo canal. Minha novela domingueira! Eu tive oportunidades maravilhosas de ir a Fernando de Noronha num monocasco Brasilia 32 e depois num catamarã BV 30. Viagens sensacionais!! E totalmente diferentes!! Não tenho veleiro (e com essa pandemia a coisa ficou ainda mais difícil), mas se pudesse eu optaria pelo catamarã por causa do estilo da velejada. Mai confortável, sem dúvida. Mas não deixaria de ter o monocasco, caso a grana só permitisse isso. O importante é ter vela. Para os que têm dúvidas, um conselho: vá experimentar antes de comprar ! Tão fácil hoje em dia! Tantos charters no Brasil todo !
Adriano, assistindo o #116 somente agora (não sei pq razão ficou pra trás)... Mas acho que a melhor comparação sobre tamanho não seria o comparativo em "pés" mas sim em "m2" interno de uso e que realmente faz a diferença... Fantástico episódio!!! Maurício realmente é inspirador Abraço
Acho o monocasco mais seguro em mar grosso. Só acho, nem afirmo, porque nunca tive multicasco. Mas já aconteceu de trimarã entrar pela baia de Guanabara com o mastro para baixo. Pandiani bolou um sistema de alavanca com bolsa d'agua, caso seu catamarã virasse.
Parabéns! Você provou minha teoria com a sua pesquisa. Manter um catamarã, por espaço quadrado é mais barato do que manter um monocasco. No quesito aquisição, o catamarã novo não custa tão mais caro. No mercado de usados a diferença de preço é maior por falta de oferta. Abraços
Nossa, fantástico! É a mesma discussão: trailer x motor home, barraca de teto x barraca de chão. Não existe melhor ou pior e sim aquele que você mais se identificará, todos são excelentes equipamentos! Bons Ventos!
Pode parecer estranho, eu vivo em Belo Horizonte e, num condomínio aqui perto, numa cidade chamada Nova Lima há um senhor que, se não me falha a memória é alemão que constrói barcos. Talvez até o conheçam. Parabéns pelo canal e pelos excelentes vídeos. As entrevistas e os vídeos são muito interessantes e inteligentes, de muito bom gosto eu diria e isto me agrada bastante mesmo não tendo qualquer conexão com o mar. De qualquer forma vou tentar me organizar para um dia fazer um charter, acho que é assim que se escreve. Muito grato pelo seu trabalho.
Adriano, esse bom papo e experiência com o Mauricio prova que não existe Monocasco X multicasco e sim Monocasco + multicasco como o Mauricio disse é a comunidade do mar.
Boa tarde, Adriano. Independente de preferir "Fla" ou "Flu" no mundo da vela, esse vídeo, mais do que esclarecedor, foi inspirador!!! Mesmo diante de sua nítida preferência por um, sua imparcialidade, humildade e respeito pelas opiniões alheias é de se elogiar e para se contagiar a fazer parte desta grande família que trocou a terra firme pelo mar. Quanto a simpatia e experiência de vida do Seu Maurício, sem comentários. Como estou, ainda, naquela fase de flerte com a vela, me abstenho de comentar se eu estou mais pra Fla ou Flu. Estou chegando agora no canal e tenho certeza que aqui vou encontrar mais informações e mais inspiração. Forte abraço!
Isso ai é uma discussão infinita kkkkkkk Cada um tem suas preferências, eu vejo que as vantagens do catamarâ superam com folgas as desvantagens. No Brasil principalmente, o maior problema é o preço, pois eles são muito mais caros que os monoscacos (considerando barcos similares, obviamente), no exterior tb tem essa diferença mas parece não ser tanta que nem aqui.
sugestão !! preencher entre uma escoa e outra com espuma espansiva e revestir com formica branca ! não sei se ficaria muito custoso, maa ficaria bonito e simples por dentro.
Fernando , é impressionante o teu dom de cativar. Um abraço , e tudo de bom prá tí e prá Aline! Acho que no caso de VOCÊS , que trabalham muito no barco , editando videos ,etc ... e moram no barco, um catamarã merece a chance de tê-los a bordo.
Fala Adriano e Aline, nessa quarentena descobri o #sal e isso vem aos poucos mudando minha vida, já tive algumas experiências com o mar primeiro com algumas pequenas lanchas que meu pai tinha na minha infância e depois com um pequeno marreco 16 pés. Mas foi com meus 20 e poucos anos que me apaixonei de verdade, quando meu pai teve um atoll 23 no qual pernoitei algumas noites. Com a correria do dia a dia e a venda do atoll deixei isso de lado, mas ver o #SAL acendeu de novo aquela chama e mais do que isso me fez ver que não precisava esperar para isso acontecer. Então estou negociando um Pomar 5.5 de 18 pés caidinho meio abandonado, para reformar e fazer algumas melhorias podendo assim voltar a essa vida no mar, espero encontrar vocês por ai algum dia para agradecer pessoalmente. Adriano, uma sugestão é que você recomende alguns canais no seu canal do youtube pois nem o Nomade_Ali da Aline esta la. bons ventos!!!!
Eu sou um amante dos veleiros, seja monocasco ou muiti. Quando eu era adolescente tinha um pequeno catamarã que está no meu facebook, mas já velejei em muitos e a paixão pela vela é o mais importante. Obrigado Aline, Adriano, Balanço e #SAL por fazer que meu domingo seja uma espécie de voltar no tempo! Quem sabe um dia possa eu voltar, nem que seja alugando uma cama num veleiro e pagando com serviço...
Bom dia....os domingos ficam melhores com os episódios do #Sal, já faz parte esperar e lembrar " hoje tem episódio novo"… Mas quem não tem veleiro ( ainda) como eu, imagino que os dois tipos de barcos tem a sua essência e sua particularidade, os dois são especiais. E acredito que seja um "pulo" normal um dia, querer ter um catamarã. O mais importante é estar "BEM" no mar, e cada um pode ter o barco que pode ter, sem estresse... Bom domingo Adriano e Aline...
Botou uma pulga gigante atrás da minha orelha! Kkkkkk pena que sejam tão restritas às opções de multicascos acessíveis no Brasil! Parabéns pelo episódio!
Pessoalmente gosto muito de multicascos, adoro trimarans e cats e estou a procura de um para comprar. Mas vlw o vídeo até para tirar mais algumas dúvidas sobre este assunto sempre tão polemico.
Adriano gostei muito da matéria .bom para o homem que vive no mar o tempo é muito importante seja ele bom o ruim e dentro desta convivência com os amigos do mar é importante a opinião de cada um .e a experiência de quem vive dentro de um bom tempo ou um mal tempo no mar sobre tudo o mar é lindo parabéns novamente e o #sal já faz parte do meu dia dia gosto muito de suas matérias e da forma simples que vc busca viver o dia a dia .valeu bons ventos Jader
tchê, alem de ser 100% influenciador teus vídeos, ainda são uma aula de navegação, sucesso pra vcs e bons ventos. Show, muito obrigado pelo conteúdo de excelente qualidade. Sucesso pra ti e pra tua esposa e bons ventos.
Nunca havia pensado em morar em um barco, mas estou em Paraty há 9 anos e isso passou a fazer muiiito sentido. Seus vídeos tem me ajudado muito para entender, desmistificar, e principalmente me preparar. Obrigada, muito obrigada
Muito boa as entrevistas, tenho 67 anos, já velejei muito, agora só com os amigos, participei de regatas de mono e multi (hc 14 e 16) e realmente os multi cansam menos. É para quem tem um catamarã grande, tenha um Hc 14, é um ótimo treino
Muito bom o episódio de hoje! A reflexão ao final sobre a felicidade e as tensões da busca por algo melhor foi excelente! Devemos curtir muito o que temos no dia de hoje, sem deixar de sonhar e construir um amanhã melhor!
Importante vídeo. A questão que se impõe agora é: quanto será que a "bate vento" (de são luís ma) vai pedir? Mas a conclusão do vídeo é excelente, porque eu também percebo que há um barco que está vindo, do mesmo modo que estou sondando essa vida de velejar.
Otimo vídeo como sempre, valeu Adriano e muito obrigado a esse casal alto astral, que a alegria e a receptividade do povo baiano se faça presente nas velejadas de vcs.
Pô Adriano que episodio bacana cara! No surf de alma, aquele raiz que pratico a mais de trinta anos, seguimos os ensinamentos do mestre Gerry Lopez. Que quando perguntado sobre qual a melhor prancha para determinado mar diz: _"A melhor prancha é a que mais te diverte!". Pelo visto isto vale para quem veleja também. :)
Talvez precise considerar outros parâmetros neste estudo. Por exemplo. Um monocasco de 16 pés tem gente morando, como no seu estudo anterior, um catamara de 16 pés se não for pra dormir sob as estrelas, não conheço. Catamarãs menores irão ter um motor, mas a partir de determinado tamanho são dois. Acho que se mostrar os dados individualizados pra catamarãs deve haver uma mudança de tendência a partir de determinado tamanho.
Muito legal esse episódio... Aliás todos são esplêndidos, não só pelo conteúdo mas pela sinceridade. E quanto a sua nota no final... Eu também concordo contigo Adriano. Obrigado mais uma vez e como de praxe, bons ventos !
Parabéns, excelente trabalho. Pra quem é um sonhador como eu, a única conclusão é que o importante é sentir a brisa no rosto, quem sabe ainda possa ter essa sensação. Valeu muito 👏👏👏👏
Muito obrigado por vc fazer desse gosto maravilhoso por velejar e principalmente fazer disso seu modo de viver a vida na navegação. Vc faz isso de modo desejável apesar das possíveis situações de desconforto que existe em toda provável locomoção. Que DEUS PAI continue te abençoando e te conserve esse cara fantástico que me parece ser. Fique em paz e feliz. 😁😁
Acho que uma forma mais justa de compara tamanho mono casco ao multi casco seria fazendo uma conta por metro quadrado útil ou área do convés, mas como nunca vi esta informação divulgada, talvez o caminho seja, achar algum denominador que leve em conta comprimento e boca. (catamarã tem boca ou largura? rsrs)
"O importante é ter vela" a frase do ano!!! Parabéns!
Captado também,achei a dica genial vou guardar para min
O barco "ideal" é aquele que vc tem agora e que consegue manter e utilizar!
Bem assim
Verdade a manutenção é muito alto ,as vezes vc pode compra um trinta pes ,mais será que consegue dar manutenção num trinta pés .
Perfeito!
E eu querendo um barco de pesca chequei aqui?!.Top demais .
@@marildojunior6916 E eu vendo o Fausto construir um 63 pes pensando, ou esse cara é milionario e finge bem ou ele tem algum segredo para manter isso com pouca grana.
"Se você não muda a opinião depois de um estudo sério, então não sei porque faz o estudo." O canal mais sensato do RUclips! Obrigado pelo conteúdo de qualidade sempre!
Muito bacana esse vídeo. O Hans, tendo tido 3 barcos de cada classe, tem uma experiência bem interessante. Eu servi numa Fragata da Marinha e antes dela no Navio Faroleiro Graça Aranha, que tem estabilidade 0 no mar, tem fundo chato... eu adorava pegar mar picado, tempestade mesmo. Precisavam de alguém para substituir o timoneiro mareado, era comigo mesmo... e eu dormia bem ouvindo as ondas quebrando no casco... teoricamente eu escolheria o monocasco, mas meu sonho (não tenho grana nem pra pagar meu enterro) seria um catamaran mesmo, justamente por parecer mais uma "casa flutuante" e não uma "adaptação" como o monocasco. Para longas jornadas, essa tranquilidade extra ajudaria muito mesmo, além de poder levar família e amigos com mais espaço para tudo... Seawind, Bali, St. Francis, Balance, Gunboat, Catana, Dazcat, são todos sonhos de consumo... na área dos monocascos o Amel 60 é o bicho. Já que eu não tenho onde cair morto, sonho alto mesmo... me processem! KKKKK
Este canal faz a gente sonhar e respirar ao mesmo tempo. Obrigado #sal pelo trabalho e dedicação.
😍
"Quem acampa e gosta, faz todo sentido gostar de velejar". Essa frase é muito real. Sempre fui o cara da cachoeira, mato e motociclismo. Mas esse ano comecei a receber convites pra fazer um Pós Doc fora, e estou cogitando ir bra Berkeley, comprar um barco e morar na marina. Atavés dessa ideia que conheci seu canal, e cada dia em que estudo sobre, mais convencido de que será um novo estilo de vida muito gratificante.
Muita "da hora" este vídeo. Tô até com vontade de velejar 😉 mas acho melhor aprender a nadar primeiro 🤣🤣🤣🤣
Fico inebriado com essa sua capacidade aglutinadora. O #SAL é o produto de uma soma constante. Sempre positivamente correto.
"Eu tento ser feliz sempre... com o que eu tenho.!!! Sábias palavras... A felicidade que está no futuro nunca chega e a que ficou no passado jamais retornará, então sejamos felizes hoje e muito mais felizes amanhã...sempre!! Obrigado pelas palavras e ensinamentos!!
Adriano, “meu rei”! Lindo episódio!
Parabéns a você, parabéns a Maurício e Carmen. Parabéns à Aline, que, provavelmente, estava por perto. E ao Hans pelos esclarecimentos.
Este episódio descortinou possibilidades não imaginadas.🧐
P.S.: o ‘meu rei’ é um chiste, porque sou baiano!
Joguei dupla de volei de areia com o Mauricio, no IATE Clube de Brasilia, na decada de 80, quando ambos moravamos na capital federal. O cara jogava muito, alem de ser um negao muito gente fina. Eu? era so um pereba... Foi legal ver ele velejando por ai.
Grande abraco,
Dudu
Amo esse canal ,sou nativo do saco do mamagua,e costumo dizer que sou um sonhador e amante do mar ,com 10 anos comecei a pescar artesanslmente e com 16 estava na pesca industrial em mar aberto ,pescando nas costas do Rio de Janeiro,santos,Paranaguá ,laguna,Imbituba,arroio do sal ,tramandai .E como a pesca ficou fraco estudei e me formei um capitão hoje aos 35 anos trabalho num iate 64pes com o objetivo de ter o meu veleiro.estou juntando dinheiro pra um atol 23 pra começar . E amo esse mundo da vela .
Comecei a velejar ao 10 anos, em 1978, quando meu pai recebeu um Hobby 3.9 como pagamento de uma divida. Depois migrei pro windsurf, cheguei a trabalhar na Fast Yachts, mas durante a faculdade me afastei da vela e agora fazem décadas que praticamente não velejo. Descobri o #Sal meio sem querer durante a quarentena e confesso que você esta começando a me puxar de volta pro mundo maravilhoso da vela. E o melhor, a minha mulher que sempre teve pavor de veleiros, já esta começando achar que velejar poder algo legal... Obrigado.
Parabens pelo lindo video. nos ultimos meses, do nada me apaixonei pela vida no mar. Um sonho distante, mas ver videos já me alimenta. muito bom.
Delícia de entrevista, eu e esposa já estamos querendo arrumar as coisas. Parabéns e Deus abençoe a todos.
Muito bom pra entender melhor todo esse mundo da vela. Parabéns Adriano!!!
Sensacional, grande abraço Adriano e ao grande Maurício que foi meu vizinho de cais em angra ,eu tenho o livro, comidinhas a bordo. A respeito dos barcos gosto muito do catamarã .👏👏👏🙏
O Hans foi o cara certo para falar de Catamarãs. Conheci o Hans e a Karina há muito tempo, participamos juntos de uma Refeno em um Catamarã e eles estavam vendendo o monocasco para comprar seu primeiro Catamarã. Essa família linda respira vela é uma inspiração para todos. Sobre o que é melhor, só me responda uma pergunta, vc conhece alguém que mudou para Catamarã e voltou para monocasco? Também gosto de monocasco, mas para viver a bordo não teria dúvidas.
Bom dia á todos! Sensacional Adriano. Esse episódio me satisfez enormemente. Tenho comparado e estudado esses tipos de cascos e já tinha me inclinado para o catamarã, em especial ao Praia 30, devido principalmente aos mares aqui do Nordeste. Fiquei muito feliz com o conteúdo de hoje. Bons depoimentos, que somam positivamente na escolha. Seus dados referentes aos custos nos mostrou e desmistificou um pouco esse quesito. O Maurício tá de parabéns pelo papo descontraído e camarada, bom baiano arretado, espero um dia conhecê-lo por estes mares de meu Deus. Parabéns pela excelente abordagem Adriano, o que importa são as velas e o velejo prazeroso, não importa se Mono ou Multi, velejar é um sonho e um estilo de vida que bem poucos têm a oportunidade de ter. Grande abraço fraterno e bons ventos sempre.
Que legal Ricardo!!! O Maurício é demais!
Gosto muito das suas matérias, esta foi fantastica, 02 velejadores equilibrados no que disseram, por ter tido os dois barcos, o importante é o que o irmão disse não espere o amanhã. para VELEJAR, é um comparativo feito no meio motociclistico moto e triciclo com tocadas diferentes mais o vento no rosto, velejar é pura emoção, não sou velejador mais sou apaixonado pelas velas.
como sempre impecável, e linda matéria, todos entenderam o que vale realmente é ter uma vela.... depois com experiência vc vai fazendo as escolhas certas, isso é viver, isso é ser feliz, parabens pelas palavras e bela colocação das informações..... ótimo canal e me conquistou pela qualidade do trabalho, mas ainda por que vc vive o que fala e acredita, para mim isso fala tudo e mostra o quanto vc é um dos poucos que entendeu a vida.... mais uma vez parabens pela bela, matéria e todas as outras que vi...
Adriano , encontrei seu canal por acaso , há poucos dias. E me tornei um fã . E tem dia que fico horas assistindo . Hoje eu moro distante do mar . Apesar de ter nascido e crescido numa cidade marítima , nunca velejei , pois na região que nasci não tinha tradição de barco a vela . Só motorizado .
E assistindo seus vídeos me acendeu uma vontade enorme de um dia velejar.
Pois o modo como vc faz e edita os vídeos , me passa uma tranquilidade que não sei explicar .
Que seus sonhos e projetos se realizem . E que vc e sua Aline sejam felizes e continuem nos brindando com as histórias , belezas e maravilhas do nosso litoral .
Forte abraço de um novo seguidor do #sal!!!
Cara!!!!Que prazer ver um vídeo com o Maurício e a Carmen!!!
Os vi 2 vzs na vida graças a minha ex-namorada Almut...
Casal super simpático e o Capitão Maurício é uma das pessoas mais gentis que conheci ,disposto 100% do tempo a ajudar nos perrengues e te ensinar algo...E sabe muuuuito de mar!!!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito feliz em ve-los no canal !!!
Adriano, te agradeço por ter feito este canal. Cada vídeo que vejo sinto que minha vida e a vela... sempre gostei já velejei em muitos bacos pequenos na adolescência. Na década de 80 faltou pouco para participar da rega Rio Beunos Aires... infelizmente me afastei da vela...mas cada dia penso mais em voltar. Cara forte abraço
E Adriano, concordo com seu entrevistado; são duas pegadas diferentes, não acho um melhor do que o outro. Depende de onde e como voce vai velejar, se vai morar ou não nele, onde vai poitar, com a família ou sozinho etc, etc, etc. Nunca velejei multicasco, então estou escutando e aprendendo, más acho os dois muito legais.
Grande Maurício... Sou de Natal mas em 2005 fui morar em Brasilia, lá me iniciei no mundo da vela. Nem sabia velejar e comprei meu primeiro barco, um Cruise 18'. O Mauricio foi o skiper levando o barco do clube Cota Mil para o Clube Naval no Lago Paranoá, uma milha de distância e uma aventura pra um iniciante... kkkk.
Sábias palavras, muito bom esse debate; acredito que todos tem vantagens e desvantagens. " o barco ideal é o que vc pode ter", essas palavras me acolheram muito, pois neste domingo coloquei na água um catboat projeto próprio. São só 13 pés, mas ver ele na água foi muito gratificante. Por enquanto é ele que posso ter e manter. Grande abraço capitães e comandantes...
Bom dia ! Esse canal e o máximo adoro todo o conteúdo de vcs . Eu amo os catamarã 🥰
Olá Sirlei!!! Então vai gostar deste vídeo 😀
Assistindo esse vídeo me peguei pensando que vocês não falam só de vela, falam de vida, falam das riquezas da nossa espécie... mais um ótimo vídeo!!! Parabéns!!!
Adriano, parabéns mais uma vez pelo canal. Minha novela domingueira! Eu tive oportunidades maravilhosas de ir a Fernando de Noronha num monocasco Brasilia 32 e depois num catamarã BV 30. Viagens sensacionais!! E totalmente diferentes!! Não tenho veleiro (e com essa pandemia a coisa ficou ainda mais difícil), mas se pudesse eu optaria pelo catamarã por causa do estilo da velejada. Mai confortável, sem dúvida. Mas não deixaria de ter o monocasco, caso a grana só permitisse isso. O importante é ter vela. Para os que têm dúvidas, um conselho: vá experimentar antes de comprar ! Tão fácil hoje em dia! Tantos charters no Brasil todo !
Adriano, assistindo o #116 somente agora (não sei pq razão ficou pra trás)... Mas acho que a melhor comparação sobre tamanho não seria o comparativo em "pés" mas sim em "m2" interno de uso e que realmente faz a diferença...
Fantástico episódio!!!
Maurício realmente é inspirador
Abraço
Acho o monocasco mais seguro em mar grosso. Só acho, nem afirmo, porque nunca tive multicasco. Mas já aconteceu de trimarã entrar pela baia de Guanabara com o mastro para baixo. Pandiani bolou um sistema de alavanca com bolsa d'agua, caso seu catamarã virasse.
O canal está cada vez mais aperfeiçoando a qualidade e precisão de suas informações, estão de parabéns pelo trabalho!
Obrigado João!
Parabéns! Você provou minha teoria com a sua pesquisa. Manter um catamarã, por espaço quadrado é mais barato do que manter um monocasco. No quesito aquisição, o catamarã novo não custa tão mais caro. No mercado de usados a diferença de preço é maior por falta de oferta.
Abraços
A sua elegância e da Aline são inspiradoras, tomara que um dia eu chegue nesse nível de respeito pela ideia dos outros, é de fato admirável.
Nossa, fantástico! É a mesma discussão: trailer x motor home, barraca de teto x barraca de chão. Não existe melhor ou pior e sim aquele que você mais se identificará, todos são excelentes equipamentos! Bons Ventos!
Que bom ver aqui meu amigo velejador Maurício Rosa, ícone da nossa vela de cruzeiro.
Pode parecer estranho, eu vivo em Belo Horizonte e, num condomínio aqui perto, numa cidade chamada Nova Lima há um senhor que, se não me falha a memória é alemão que constrói barcos. Talvez até o conheçam. Parabéns pelo canal e pelos excelentes vídeos. As entrevistas e os vídeos são muito interessantes e inteligentes, de muito bom gosto eu diria e isto me agrada bastante mesmo não tendo qualquer conexão com o mar. De qualquer forma vou tentar me organizar para um dia fazer um charter, acho que é assim que se escreve. Muito grato pelo seu trabalho.
Like antes de assistir, pq confio no conteúdo do #Sal. Surpreendendo sempre!
Os comentários e reflexões finais de Adriano são a cereja do bolo, parabéns!!!!!!! desde Madrid , Nestor
Adriano, esse bom papo e experiência com o Mauricio prova que não existe Monocasco X multicasco e sim Monocasco + multicasco como o Mauricio disse é a comunidade do mar.
EU TENTO SER FELIZ COM O QUE EU TENHO. FRASE PERFEITA DE UM SEGUIDOR DE SOCRATES. PERFEITO. PARABENS DE NOVO.👍
Muito bom saber que estamos no caminho certo ,o melhor barco é aquele que temos e conseguimos usar! Obrigado Adriano por nos incentivar !
A propósito muito gente boa o casal, o senhor mesmo é de uma simpatia! (digo isso pq ele foi o que mais falou rsrs)
Boa tarde, Adriano. Independente de preferir "Fla" ou "Flu" no mundo da vela, esse vídeo, mais do que esclarecedor, foi inspirador!!! Mesmo diante de sua nítida preferência por um, sua imparcialidade, humildade e respeito pelas opiniões alheias é de se elogiar e para se contagiar a fazer parte desta grande família que trocou a terra firme pelo mar. Quanto a simpatia e experiência de vida do Seu Maurício, sem comentários. Como estou, ainda, naquela fase de flerte com a vela, me abstenho de comentar se eu estou mais pra Fla ou Flu. Estou chegando agora no canal e tenho certeza que aqui vou encontrar mais informações e mais inspiração. Forte abraço!
Isso ai é uma discussão infinita kkkkkkk Cada um tem suas preferências, eu vejo que as vantagens do catamarâ superam com folgas as desvantagens. No Brasil principalmente, o maior problema é o preço, pois eles são muito mais caros que os monoscacos (considerando barcos similares, obviamente), no exterior tb tem essa diferença mas parece não ser tanta que nem aqui.
Direto de Goiânia....Bom domingo à todos...e curtindo o Grande Adriano com sua belas informações e palavras de reflexão....Ass. ReyFaGuLo...
sugestão !! preencher entre uma escoa e outra com espuma espansiva e revestir com formica branca ! não sei se ficaria muito custoso, maa ficaria bonito e simples por dentro.
Fernando , é impressionante o teu dom de cativar. Um abraço , e tudo de bom prá tí e prá Aline!
Acho que no caso de VOCÊS , que trabalham muito no barco , editando videos ,etc ... e moram no barco, um catamarã merece a chance de tê-los a bordo.
Fala Adriano e Aline, nessa quarentena descobri o #sal e isso vem aos poucos mudando minha vida, já tive algumas experiências com o mar primeiro com algumas pequenas lanchas que meu pai tinha na minha infância e depois com um pequeno marreco 16 pés. Mas foi com meus 20 e poucos anos que me apaixonei de verdade, quando meu pai teve um atoll 23 no qual pernoitei algumas noites. Com a correria do dia a dia e a venda do atoll deixei isso de lado, mas ver o #SAL acendeu de novo aquela chama e mais do que isso me fez ver que não precisava esperar para isso acontecer. Então estou negociando um Pomar 5.5 de 18 pés caidinho meio abandonado, para reformar e fazer algumas melhorias podendo assim voltar a essa vida no mar, espero encontrar vocês por ai algum dia para agradecer pessoalmente.
Adriano, uma sugestão é que você recomende alguns canais no seu canal do youtube pois nem o Nomade_Ali da Aline esta la.
bons ventos!!!!
Demais cara!!!! Isso aí! Boa, vou colocar 😀
Eu sou um amante dos veleiros, seja monocasco ou muiti. Quando eu era adolescente tinha um pequeno catamarã que está no meu facebook, mas já velejei em muitos e a paixão pela vela é o mais importante. Obrigado Aline, Adriano, Balanço e #SAL por fazer que meu domingo seja uma espécie de voltar no tempo! Quem sabe um dia possa eu voltar, nem que seja alugando uma cama num veleiro e pagando com serviço...
Tem que voltar a velejar!!! 😀
@@hashtagsal preciso fazer os cursos daqui do Brasil antes
Bom dia....os domingos ficam melhores com os episódios do #Sal, já faz parte esperar e lembrar " hoje tem episódio novo"…
Mas quem não tem veleiro ( ainda) como eu, imagino que os dois tipos de barcos tem a sua essência e sua particularidade, os dois são especiais. E acredito que seja um "pulo" normal um dia, querer ter um catamarã. O mais importante é estar "BEM" no mar, e cada um pode ter o barco que pode ter, sem estresse...
Bom domingo Adriano e Aline...
"O importante é ser feliz com o que se tem".
Botou uma pulga gigante atrás da minha orelha! Kkkkkk pena que sejam tão restritas às opções de multicascos acessíveis no Brasil! Parabéns pelo episódio!
Gostei da forma que foi conduzida o episodio.
Sem radicalismo e intolerancia com as diferencas.parabens
Pessoalmente gosto muito de multicascos, adoro trimarans e cats e estou a procura de um para comprar. Mas vlw o vídeo até para tirar mais algumas dúvidas sobre este assunto sempre tão polemico.
Obrigado Invanildo! Esta polemica é engraçada kkk, mas o importante é velejar!
Bom dia!!! Bons ventos!!! Agora domingo valendo!!!🙌
uhuuu!
Bom dia. Mais um excelente vídeo e seu conteúdo. Tenho certeza de quem tinha dúvidas da escolha já não tem mais. Felicidades para vocês.
Adriano gostei muito da matéria .bom para o homem que vive no mar o tempo é muito importante seja ele bom o ruim e dentro desta convivência com os amigos do mar é importante a opinião de cada um .e a experiência de quem vive dentro de um bom tempo ou um mal tempo no mar sobre tudo o mar é lindo parabéns novamente e o #sal já faz parte do meu dia dia gosto muito de suas matérias e da forma simples que vc busca viver o dia a dia .valeu bons ventos Jader
tchê, alem de ser 100% influenciador teus vídeos, ainda são uma aula de navegação, sucesso pra vcs e bons ventos. Show, muito obrigado pelo conteúdo de excelente qualidade. Sucesso pra ti e pra tua esposa e bons ventos.
Nunca tive a oportunidade de navegar em um veleiro, mas achei incrível o seu vídeo👍🏻
Nunca havia pensado em morar em um barco, mas estou em Paraty há 9 anos e isso passou a fazer muiiito sentido. Seus vídeos tem me ajudado muito para entender, desmistificar, e principalmente me preparar. Obrigada, muito obrigada
Boa noite parabens muito bonito
Eh muito deficio se navegar
Merci pour ces superbes reportages. Bon vent.
Muito boa as entrevistas, tenho 67 anos, já velejei muito, agora só com os amigos, participei de regatas de mono e multi (hc 14 e 16) e realmente os multi cansam menos. É para quem tem um catamarã grande, tenha um Hc 14, é um ótimo treino
Show o tempo não espera, faça já. ✌
O tempo não espera! Não tem jeito! Saudações Adriano
Muito bom o episódio de hoje! A reflexão ao final sobre a felicidade e as tensões da busca por algo melhor foi excelente! Devemos curtir muito o que temos no dia de hoje, sem deixar de sonhar e construir um amanhã melhor!
Amigo. Faz um vídeo de cursos de arrais no RJ e os preços tbm é outro vídeo sobre os piers da região Costa verde❤
Excelente vídeo!!!!! Gostaria da sugestão dos mais experientes..... Por onde começar, quais cursos fazer etc....
Importante vídeo. A questão que se impõe agora é: quanto será que a "bate vento" (de são luís ma) vai pedir? Mas a conclusão do vídeo é excelente, porque eu também percebo que há um barco que está vindo, do mesmo modo que estou sondando essa vida de velejar.
Otimo vídeo como sempre, valeu Adriano e muito obrigado a esse casal alto astral, que a alegria e a receptividade do povo baiano se faça presente nas velejadas de vcs.
Adriano, Adriano, você sempre trazendo assuntos e informações pertinentes. Abraços pra vocês dois .
Obrigado Oswaldo!!!
Bom domingo PESSOAL!!!
Nosso #sal chegou!!!
Bom domingo!!!!
A Multimar, estaleiro de multicascos, não ficava no Paraná e sim em Santa Catarina, mais precisamente em Joinvile.
El mejor de tus videos ! Muy bien !!!
Episódio Fantástico!! Parabéns ao vizinho do AIC Maurício!! A dúvida do estilo sempre existirá, mas a certeza de velejar é soberana!!
que reportagem maravilhosa...logo logo terei minha vela, vocês são ótimos como seres humanos, muito obrigado !
Pô Adriano que episodio bacana cara! No surf de alma, aquele raiz que pratico a mais de trinta anos, seguimos os ensinamentos do mestre Gerry Lopez. Que quando perguntado sobre qual a melhor prancha para determinado mar diz: _"A melhor prancha é a que mais te diverte!". Pelo visto isto vale para quem veleja também. :)
Obrigado por fazerem o que fazem !
#gratidao
Obrigado a você por estar aqui sempre conosco 😀
Que produção e edição sensacional do canal!!! Tudo é muito bom...música, imagem, áudio, tudo.....SENSACIONAL!!! @#sal ainda vou ter meu catamarã!!!!
Talvez precise considerar outros parâmetros neste estudo. Por exemplo. Um monocasco de 16 pés tem gente morando, como no seu estudo anterior, um catamara de 16 pés se não for pra dormir sob as estrelas, não conheço. Catamarãs menores irão ter um motor, mas a partir de determinado tamanho são dois. Acho que se mostrar os dados individualizados pra catamarãs deve haver uma mudança de tendência a partir de determinado tamanho.
Muito legal esta pesquisa que estás fazendo
Muito legal esse episódio... Aliás todos são esplêndidos, não só pelo conteúdo mas pela sinceridade. E quanto a sua nota no final... Eu também concordo contigo Adriano. Obrigado mais uma vez e como de praxe, bons ventos !
Começo esse ano e gostaria de viajar a vontade! Boston.
Show,ainda num futuro bem próximo vou morar num barco!
Parabéns, excelente trabalho. Pra quem é um sonhador como eu, a única conclusão é que o importante é sentir a brisa no rosto, quem sabe ainda possa ter essa sensação.
Valeu muito 👏👏👏👏
Adoramos o episódio!! Vamos ter aí algumas conversões para o catamarã 😂👏👏👏👏 faltou mostrar a festa que dá pra fazer no nosso varandao catricat 😝
Que vídeo incrível, obrigado por este presente!!! ⛵
33:37 E o futuro é um catamarã que tô ligado.
Wow , la paz que transmites es impresionante. Saludos desde rosario Argentina
Muito obrigado por vc fazer desse gosto maravilhoso por velejar e principalmente fazer disso seu modo de viver a vida na navegação. Vc faz isso de modo desejável apesar das possíveis situações de desconforto que existe em toda provável locomoção. Que DEUS PAI continue te abençoando e te conserve esse cara fantástico que me parece ser. Fique em paz e feliz. 😁😁
"eu tento ser feliz sempre com o que eu tenho"- que lição. Obrigado pelo seu trabalho e dividir sua vida conosco
A Paz e tranquilidade que o Adriano passa no discurso dele é fenomenal !
Sensacional!! Super obrigado 🙏🏻
Acho que uma forma mais justa de compara tamanho mono casco ao multi casco seria fazendo uma conta por metro quadrado útil ou área do convés, mas como nunca vi esta informação divulgada, talvez o caminho seja, achar algum denominador que leve em conta comprimento e boca. (catamarã tem boca ou largura? rsrs)
Mais um muito legal. Obrigado.
Loco de Bueno, só pra variar..⛵⛵⛵👏🏻👏🏻👏🏻
Seja multi ou seja mono, o importante é estar velejando! Ganhando experiência e sabedoria em meio aos elementos ⛵️
Parabéns.
TODOS os seus vídeos e os flor de sal também são muito, mais muito bons mesmo.