Obrigado por tudo, Akira Toriyama!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 янв 2025

Комментарии • 69

  • @celsoluisdornellascel5313
    @celsoluisdornellascel5313 10 месяцев назад +4

    Pois é, Matheus, sempre triste os momentos de passagem, não?!
    Como disse a Rita Lee ao compor uma canção ante a morte iminente da mãe, “são Coisas da Vida, que a gente se olha e não sabe se vai ou se fica”.
    “Dragon Ball” não tinha essa importância toda na minha pré-adolescência, mas eu gostava bastante e, claro, “brincar de Goku” era inevitável.
    Hoje, lendo o mangá pela Coleção Definitiva da Panini, também enxergo todas as camadas que você citou, os subtextos que vão muito além do aspecto pueril e inocente do típico universo infantil.
    A sua emoção no vídeo foi tão tocante quanto a do Drago (Bruno Zago): impossível não se emocionar junto.
    Que o Toriyama siga impactando outras dimensões com sua arte tão poderosa e singular.
    Ah: a “vibe” do canal é sempre apaixonante e essa “peita” do PLACEBO só revela mais um desdobramento de seu repertório cultural guiado pelo bom gosto.
    Fui agraciado pela sorte do acaso ao encontrar o Brian Molko no metrô de Londres. Fiquei “speechless” no primeiro momento e tudo que consegui dizer foi: “Are you Brian Molko?”.
    São as travas que nos tomam ao encontrarmos artistas que admiramos. Mas rapidamente a conversa fluiu por vários minutos que guardo como tesouro na Coleção de Emoções.

  • @calvodebotas
    @calvodebotas 10 месяцев назад +3

    "Ele foi pro Céu, mas não tem esfera do dragão pra trazer ele de volta" 💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔💔

  • @AcrianaGrande
    @AcrianaGrande 10 месяцев назад +14

    Ainda tô em choque. Toriyama fez parte da minha infância. Dragon Ball foi meu primeiro contato com anime, antes mesmo de eu saber o que era anime, pra mim era só um desenho que eu amava assistir.
    Lendas nunca morrem e Toriyama será eterno através de suas obras. 🩶

  • @algumjp
    @algumjp 10 месяцев назад +12

    Essa perda foi algo q me deixou bem triste, Akira fez parte de toda minha infância e adolescência, quem nunca saiu da escola correndo pra assistir Dragon Ball na TV Globinho ? 😢

  • @Bachini
    @Bachini 10 месяцев назад +4

    Me emocionei com você se emocionando. Dragon Ball tem uma influência tão grande na minha criação que as vezes eu só percebo depois de um tempo algumas referências que fiz à obra de Akira Toriyama nos meus livros. Quem é da minha geração (36) começou a ver o Gokuzinho sábado de manhã no SBT e acompanhou todas as fases da vida desse personagem tão único, até se despedir dele na Globo. Apesar de ser uma grande referência ao Superman, Goku acabou sendo muito mais do que ele. Com sua personalidade tão distinta, Kakaroto virou, de forma orgânica, o símbolo que sempre tentaram impor no Homem de Aço, mas que muitas vezes soou forçado e brega. Um salvador de coração puro, cuja maior característica sempre foi o perdão até aos seus maiores inimigos. Extrapolando os ensinamentos deixados pelo próprio Messias ao abraçar ninguém menos que Satan e trazê-lo para dentro de sua família.
    "Nós nos divertimos muito na companhia de Goku. Goku era muito burrinho, mas muito alegre... e muito carinhoso. Todos adoravam esse jeito de ser de Goku. E, assim, a história de Dragon Ball chega ao fim."
    Nosso alegre coração palpitou pelo universo de esperança que Akira Toriyama nos trouxe.
    Goku morreu por nós tantas vezes porque Akira viveu conosco, pelo menos, uma.

  • @raphaelcarbinatto
    @raphaelcarbinatto 10 месяцев назад +3

    Pô, Matheus. Fiquei emocionado com seu relato.
    Vi a notícia logo antes de ir deitar e isso abalou um pouco meu sono. Nunca fui tão fascinado por Dragon Ball quanto meus contemporâneos, mas a figura do Toriyama sempre foi vista com muito carinho por mim justamente pelos motivos que você levantou: ele efetivamente moldou a minha infância e adolescência. Cresci assistindo DB, DBZ e GT, cresci cantando as aberturas na escola, cresci jogando jogos da franquia (e outros que tinham a mão do artista, como Dragon Quest e Chrono Trigger)... É o tipo de personalidade que transcende gostar ou não, é praticamente uma representação da nossa época, da nossa geração. Paradoxicalmente, como você mesmo disse, é assim sendo algo atemporal, que pode ser apreciado em desconexo de seu lançamento, justamente por conta da qualidade tão gigante. O impacto que esse homem deixou na terra, seja direta ou indiretamente (afinal, ele influenciou muitos artistas importantes como Eiichiro Oda) irá perdurar por muito tempo.
    É melancólico pensar que estou na idade em que irei cada vez mais ver meus ídolos de infância partindo. É a vida, infelizmente.

  • @ThyagoMoura00
    @ThyagoMoura00 10 месяцев назад +1

    ele nao tinha noção que la de longe conseguiu influenciar tanto uma criança brasileira, fez parte da formação do meu caráter. que descanse em paz, o nome nao será esquecido

  • @nathanael2345
    @nathanael2345 10 месяцев назад +2

    Não só foi o desenho que mais me apaixonou na infância, como o que me ensinou a brincar, todos os bonequinhos que eu tinha eu brincava como se fosse parte como se fosse Dragon Ball. Aprendi a desenhar tentando copiar os personagens de Dragon Ball. Tenho incontáveis memórias da infância que de alguma forma envolviam esse desenho.
    E o Toriyama ainda esteve na criação do jogo de RPG favorito da história que é Chrono Trigger.
    Uma perda enorme 😢

  • @erickjosedossantos9347
    @erickjosedossantos9347 10 месяцев назад +2

    Mais um gênio que se foi 😢
    R.I.P. 🙏

  • @LimbergerRafael
    @LimbergerRafael 9 месяцев назад +1

    Eu cresci vendo anime na tv manchete antes mesmo de saber que eles vinham de mangás, e Akira Toritama teve um papel fundamental de me fazer amizades que tem mais de 20 anos de história aí, algumas pessoas nem estão mais em minha vida e me marcam demais quando falo sobre DB, uma delas é meu pai que sempre dizia saber que eram 3 da tarde porque eu aumentava o som da tv por causa da abertura kkkkkk. Toriyama deixa um legado imenso que influenciou diversas coisas que consumimos até hoje. Muito sensível teu vídeo, mochilinha, obrigado por compartilhar. Por aqui, eu voltei até a assistir o Dragon Ball clássico e é de uma pureza o início que dá gosto de ver!

  • @paulovictoravilablog
    @paulovictoravilablog 10 месяцев назад +2

    Porra, Matheus! Me emocionei junto. Dragon Ball é o desenho na minha vida. Seu texto e vídeo sintetizam tudo o que eu sinto. Akira Toriyama, assim como Chespirito, foram os dois homens que marcaram minha infância. Estou profundamente triste.

  • @pedrosid182
    @pedrosid182 10 месяцев назад +1

    Dragon Ball é a obra mais importante da minha vida, e nos mangás. Toriyama um gênio como nunca mais terá igual, que abriu as portas pra tantas outras obras incriveis, com ensinamentos que mudaram e mudam vidas até hoje. A sensação de ter perdido um ente querido e próximo que ta na minha vida desde criança, é como se o Goku tivesse partido.

  • @andrevrodrigues
    @andrevrodrigues 10 месяцев назад +1

    Estava madrugando por aqui quando li a notícia da morte do Akira Toriyama. Que porrada imensa. É como perder alguém muito próximo, mas exatamente porque ele sempre esteve perto. Dentro das nossas vidas. Além de Dragon Ball e Dr. Slump, a arte dele presente em jogos - como Chrono Trigger e a franquia Dragon Quest - está nos tesouros mais profundos da minha memória afetiva. Obrigado pelo vídeo, Matheus. Você colocou pra fora com muita emoção o que eu tenho digerido ao longo das últimas horas. E sigamos apreciando a obra do mestre.

  • @Lostkidzmedia
    @Lostkidzmedia 10 месяцев назад +1

    Não fui o cara que acompanhou com sagacidade tudo de Dragon Ball, mas hoje parei pra pensar sobre e veio inúmeras memórias incríveis relacionadas a isso, desde ouvir meus vizinhos mais velhos na época debatendo na rua sobre o próximo ep da saga do Cell, ou quando ja uns anos mais velho eu me reunir com amigos na casa de alguém pra ver um dos filmes do Broly, só lembrança gostosa e cheia de carinho, Toriyama foi muito foda ❤

  • @NandaMineirissima
    @NandaMineirissima 10 месяцев назад +8

    Eu tive o privilégio de crescer nos anos 90 e viver a febre Dragon Ball. Só fiquei tão triste assim com a morte de um artista quando o Roberto Bolanos morreu.
    Descanse em paz, Mestre.

  • @Gabriel_Kyosuke
    @Gabriel_Kyosuke 10 месяцев назад +1

    Disse tudo Matheus !!! ta muito legal ver as homenagens ao Akira dos canais que acompanho,todo mundo foi marcado por ele de diversas formas e jeitos e as obras dele vão ser eternas !!!.
    Ele lá de cima olhando os fãs que amam sua obra e sua pessoa e nós aqui em baixo eternizando sua obra e o ser humano que ele foi em vida pra todo sempre !!!
    Descanse em paz !! lendas não morrem elas apenas ecoam por toda a eternidade !!

  • @LUCAS-ARTHAS
    @LUCAS-ARTHAS 10 месяцев назад +1

    Muito do que a gente tem na indústria hoje foi graças a vc que inspirou muita gente sua memória ficará imortalizada com sua criação pela eternidade, só temos a agradecer por tudo muito obrigado AKIRA TORIYAMA o pai do battle shounen, Descanse em paz.

  • @Andre1Almeida
    @Andre1Almeida 10 месяцев назад +2

    Matheus.... Eu comecei a assistir Dragon Ball ali no fim dos anos 90. Lembro com muita saudade de 1998 de assistir no vídeo cassete da casa dos meus tios evangélicos a luta do Gogeta no inferno, enquanto meus tios estavam fora. Eles chegaram em casa e eu morrendo de vergonha. No começo da minha vida profissional, aos 19 anos, no ano 2000, eu não conseguiria continuar assistindo. Comecei a trabalhar numa fábrica em Manaus. Mas eu e meu irmão mais novo já desenhávamos com base nos mangas do Dragonball e dos quadrinhos da famigerada Saga do Clone, do Homem Aranha. Até hoje tenho esses rascunhos na minha agenda de 1999. Como em 2000 eu não tinha mais como assistir, e não existia nem sombra do que é a internet de hoje, eu combinei com meu irmão dele gravar o episódio todos os dias. Isso aconteceu até 2002. Em 2007, tive a alegria de ir ao Japão e tenho até hoje um boneco de pelúcia do Goku criança.
    Hoje, Akira Toriyama morreu na mesma idade que meu pai tem (meu pai tem 68 anos e é radical bolsonarista - não fala mais comigo), e meu irmão mora muito longe de mim. E estou desempregado, tomando essa notícia, e a notícia que eu tava concorrendo a um emprego, onde não fui aprovado.
    Tá sendo um dia muito difícil.

  • @MichaelDalia
    @MichaelDalia 10 месяцев назад +1

    Caramba Matheus, estava assistindo o Top da Semana com o Ciro e ví essa Thumb relacionada, nunca imaginei que seria você falando. Estou muito triste com a morte do Akira Toriyama, Dragon Ball, Chrono Trigger marcaram minha vida. Me identifiquei muito com suas palavras, acabo de completar 36 anos, tenho todos os mangas da Conrad que comprei na época.

  • @bruzity402
    @bruzity402 10 месяцев назад +1

    Ainda estou impactada. Dragon Ball Z é um dos meus animes favoritos até hoje. Primeiro tive que lidar com a morte de Kentaro Miura (criador do Berserk) agora com Toriyama com uma morte quase parecida. Que Deus proteja Kurumada (Saint Seiya) agora, pois ele é o único que sobrou de autores dos meus mangás/animes favoritos. 😢

  • @thiagoferreiradasilvathiag2972
    @thiagoferreiradasilvathiag2972 10 месяцев назад +1

    Até agora não estou acreditando que o akira morreu eu cresci assistindo essa obra de arte quando criança no sbt,band e globo só de ver as aberturas e o encerramento até hj me lembra minha infância eu tinha até cadernos e álbum de figurinhas dos personagens e um anime que mais me marcou e mais hj o akira deve estar conversando com stan lee da marvel,outros desenhistas de anime e os irmaos barbera descanse em paz akira

  • @garlosgameplays
    @garlosgameplays 10 месяцев назад +5

    O vídeo pode ter sido no freestyle, mas com certeza teve muito coração. Toriyama viverá para sempre.

  • @rafaeldamasceno4520
    @rafaeldamasceno4520 10 месяцев назад +1

    Eu era muito encantado por DBZ e até DBGT aos 10 / 11 anos. Nessa época eu juntava as figurinhas de DB que vinham num chiclete. Depois DB foi responsável pra eu entrar de vez no mundo dos gibis e a quadrinização do Toriyama me fascina até hoje. Lembrei uma vez que eu tava desenhando na rua e eu tava com minha pasta de desenhos que tinha um Gokuzinho colado e um vizinho disse que SEMPRE TEM QUE TER UM GOKU

  • @JoaogccBR
    @JoaogccBR 10 месяцев назад +1

    O maior de todos, chorei muito hoje. O cara que criou a obra que mais toca o meu coração, pra sempre!

  • @meisilva6237
    @meisilva6237 10 месяцев назад +1

    😭😭😭😭😭😭😭🥺😭😭😭
    Gente tô triste! Vá em paz!!!☁️☁️☁️☁️🐉🐉🐉🐉🐉🐉

  • @tiagofelipe09
    @tiagofelipe09 10 месяцев назад +1

    Matheus eu tô triste! E infelizmente desta vez é de verdade e sem ironia.
    Você conseguiu resumir bem o que todos nós que crescemos assistindo Dragon Ball estamos sentindo. E mais ainda sobre a genialidade do Akira Toriyama. Há 23 anos atrás comecei uma coleção de mangas do Dragon Ball que nunca completei. Talvez tenha chegado a hora de voltar e finalizar a coleção.

  • @lucasrfreitas25
    @lucasrfreitas25 10 месяцев назад +1

    Dragon Ball foi a animação que mais me conectou com os personagens quando era criança, mexia comigo de várias formas. Eu também conheci o Dbzinho no sbt de depois a fase Z na cartoon e Band. A morte do Akira Toriyama mexeu comigo como não esperava. Ele sempre estará presente

  • @mikaelhenrique2035
    @mikaelhenrique2035 10 месяцев назад +1

    Tenho 21 anos, dragon ball tá na minha vida desde sempre, comecei a desenhar por conta do anime, conheci as outras obras do Toriyama, minha admiração e carinho por ele cresceu mais ainda, mas recentemente joguei Chrono Trigger, tbm fiquei encantado, um homem genial e talentoso, mas acima de tudo alguém bondoso e inspirador

  • @ApenasGabrielD
    @ApenasGabrielD 10 месяцев назад +1

    Foi uma morte que me pegou muito profundamente também. Eu colecionei dragon ball na época que saiu pela Conrad e anos depois reli as versões da Panini, provavelmente foi um dos mangas que mais vezes eu li na vida. Eu também acho que foi o primeiro autor que me fez entender o conceito de autor, quando vi dragon Quest ou Chrono Trigger e entendi que era o mesmo desenhista que fazia e comecei a pesquisar sobre as pessoas que faziam as coisas que eu gostava. Enfim, uma perda muito triste.

  • @luukaspbm
    @luukaspbm 10 месяцев назад +1

    Incrível a diferença de cultura. 7 dias depois da morte de um dos maiores nomes da história recente do Japão ninguém tinha vazado nada. Se fosse no ocidente seria um velório aberto ao público com toda comoção possível

  • @riziasilva233
    @riziasilva233 10 месяцев назад +2

    Todo/a nerd que se preze em algum momento curtiu Dragon Ball. A noticia do falecimento dele me trouxe boas lembranças de assistir na Tv Globinho antes de ir pra escola. Uma perda e tanto 💔

  • @isura_eru
    @isura_eru 10 месяцев назад +1

    A obra do Toriyama foi um marco na minha vida. Foi o único artista que eu quis saber tudo e procurei ler cada pagina do que ele lançava. Hoje trabalho com ilustração e quadrinhos por causa dele.

  • @Fabianorocknwood
    @Fabianorocknwood 10 месяцев назад +1

    Matheus, ao contrário de vc a única coleção que tenho de quadrinhos é a de Dragon ball, que divido a tutela com meu irmão. Fui completamente maluco pela obra, fiz até aula de mangá no fim da infância por cauda dele. Lembro que ganhei de natal o livro de "Mangaka: lições de Akira toriyama" da Conrad, que infelizmente não tenho mais.
    Compartilho demais da sua emoção, foi muito marcante!
    Um abraço

  • @pauloemi
    @pauloemi 10 месяцев назад +1

    As obras do Akira me marcou demais, realmente hj tá complicado. O esquisito é que nesse início de ano até deu uma sdd de revisitar o maravilhoso jogo Chrono Trigger que ele fez parte da produção. Agora ele está em paz.

  • @intothevo1d
    @intothevo1d 10 месяцев назад +1

    Muito doido perder o Toriyama né e assim refletir sobre a influência dele. Acho que é unânime que todo mundo rabiscou um Goku ou Vegeta algum dia na vida quando moleque, aprender a desenhar imitando o estilo dele é bem marcante pra mim. E uma memória especial minha da infância era que a escola pública da minha rua tinha vários volumes de Dr. Slump, lembro de passar uns sábados da Escola da Família lendo tudo aquilo, já sabendo que era do mesmo autor de Dragon Ball. Parte do meu senso de humor tenho certeza que veio de ler Dr. Slump ali nos fins de semana.

  • @guilk88
    @guilk88 10 месяцев назад +1

    Eu me lembro como se fosse ontem quando assisti dragon ball clássico pela primeira vez no sábado animado no sbt em 96. Aquela abertura até hj me emociona... já em 99/00 acompanhei a fase z pelo cartoon, band e na globo. Aquilo foi uma fenômeno q eu só tinha visto antes com calaveiros do zodíaco. Depois vi o GT, com a música de abertura mais bonita na minha opinião... Obrigado por tudo, sensei toriyama

  • @gllipe9973
    @gllipe9973 10 месяцев назад +1

    passou bem o sentimento Matheus. qualquer pessoa de qualquer idade viva nesse mundo já ouviu falar pelo menos uma vez de DragonBall. eterno!

  • @edutottenham
    @edutottenham 10 месяцев назад +1

    Eu estava com choro preso desde ler a notícia ontem, consegui colocar pra fora assistindo esse video. Lindo demais ver todo o mundo conectado pelo legado do Toriyama.

  • @estousemnadaprafazer
    @estousemnadaprafazer 10 месяцев назад +1

    Emocionada demais aqui! Ele mudou nossas vidas...

  • @JoaogccBR
    @JoaogccBR 10 месяцев назад +1

    Mateus, recomendo muito que você compre a coleção completa, é perfeita, a obra definitiva da minha vida.

  • @anderson.ribeiro
    @anderson.ribeiro 10 месяцев назад +1

    O mundo foi muito mais feliz e fascinante por conta desse gênio, eterno!

  • @tarciliotimoteo185
    @tarciliotimoteo185 10 месяцев назад +1

    Parabéns pelo vídeo, me emocionei e chorei aqui. Akira Toriyama é eterno!

  • @Andrevenancion
    @Andrevenancion 10 месяцев назад +1

    Muito triste. É como um amigo que se vai, e essa obra esteve comigo nos momentos mais felizes da minha vida.

  • @thiagoferreiradasilvathiag2972
    @thiagoferreiradasilvathiag2972 10 месяцев назад +1

    O New York times colocou um editorial fantástico sobre o akira toriyama Matheus laneri isso mostra que até o akira atravessou fronteiras principalmente nos Estados unidos onde predomina a Disney e Warner

  • @contessottor
    @contessottor 10 месяцев назад +1

    todas minhas relações de amizade na infância/pré-adolescência tinham algo em comum: gostar de dragon ball. e até hoje dragon ball ainda é assunto em algumas rodas de conversa. foi muito especial crescer assistindo a obra do akira.

  • @lucasoliv.goncalves
    @lucasoliv.goncalves 10 месяцев назад +1

    Mano, eu senti muito essa perda do Toriyama. Pareceu que eu perdi algum parente meu. Eu passei a noite toda praticamente em claro e chorei.
    A notícia surgiu logo num momento no qual eu estava revisitando o DBZ, através do DB Kai, enquanto simultaneamente assisto a um dos arcos do Super.

  • @gabrielborba1546
    @gabrielborba1546 10 месяцев назад +1

    Mesmo não tendo acompanhado Dragon Ball por gosto pessoal, é inegável a influência e o impacto que ele teve para otakus e a indústria de mangás/animes. O mais confortante desta triste notícia é a solidariedade genuína de "rivais" que o homenagearam e comentaram sobre sua pessoa e prestígio dentro da cena. Suas obras são atemporais até hoje e serão lidas e vistas no futuro. Rest in peace mestre Toriyama!

  • @juneira_
    @juneira_ 10 месяцев назад +1

    Também me emocionei quando acordei e me deram essa noticia. Ano passado finalmente joguei o Chrono Trigger. Que obra linda!

  • @joseronaldojunior7987
    @joseronaldojunior7987 10 месяцев назад +1

    Em 2005 tive meu primeiro contato com Dragon Ball, a Globo exibiu a saga Boo e eu tinha 4 anos quando assisti. Achava fascinante, cada transformação Super Saiyajin me deixava maluco. Desse momento para frente apareceu o GT, Dragon Ball clássico, filmes do Z, diversos jogos, Super, brinquedos e até os brindes no pacote de Cheetos. Em qualquer momento da minha vida, Dragon Ball sempre esteve, seja aos 4 anos ou aos 22.
    Não existe cultura de anime e mangá no mundo sem Dragon Ball, a obra que furou a bolha. Um planeta inteiro que conseguiu ver Dragon Ball, entender seu universo e a cultura japonesa em outra perspectiva. Toriyama É gigante.

  • @ocanaldoSartre
    @ocanaldoSartre 10 месяцев назад +2

    Foi uma fase muito gostosa da minha infância acordar cedo no domingo pra assistir Fly e Dragon Ball no SBT aos domingos, em uma época que a gente nem conhecia o termo anime e mas eu não gostava do formato repetitivo de "avançar pelas 12 casas" que a maioria dos animes que passavam no Brasil tinham. Óbvio que 12 casas era só no CDZ, mas a maioria tinha alguma espécie de torneio ou travessia onde as sagas se baseavam em derrotar uma série de inimigos do menos ao mais forte, e isso dava pouca variação de personagens, de cenários e de enredos. Dragon Ball já tinha essa pegada de filmes de aventura, tipo Uma História Sem Fim e ainda com humor, sem aquela cerimônia toda de deuses e cavaleiros.
    A saga Z perde isso depois de um tempo e, com isso, Dragon Ball me perdeu também. Anos depois tive acesso ao mangá da saga clássica e além de me deparar com um QUADRINHO foda, lindo, bem desenhado, com uso de diagramação e o escambau (muito diferentemente dos mangás "de lutinha" mais populares no Brasil) reencontrei as aventuras que eu amava.

  • @evandromarenda6047
    @evandromarenda6047 10 месяцев назад +1

    Que vídeo bonito Matheus ❤

  • @Saulotinca
    @Saulotinca 10 месяцев назад +1

    Bonito vídeo, Matheus! Dragon Ball é realmente um marco muito grande para uma geração de pessoas. Toda a lembrança de animes, de desenho de Aventura, de Shonen de luta. Tudo se associa a Dragon ball
    Dragon Ball é um universo incrível, Goku é um Super personagem inesquecível.

  • @Centralismoetop
    @Centralismoetop 10 месяцев назад +1

    Me emocionei ❤

  • @guilhermedalecio2176
    @guilhermedalecio2176 10 месяцев назад +2

    Impossível relembrar a obra do Akira e não relacionar com vários momentos que marcaram as nossas vidas. Não só pela nostalgia, mas por todas as mensagens que a obra dele deixou. Lembro de assistir Dragon Ball nos fins de tarde com meu primo, meu irmão, as vezes com amigos que iam para minha casa para assistirmos um episódio. Mas também lembro que cresci aprendendo com DBZ que eu teria que me esforçar ao máximo para conquistar meus objetivos e que encontrar apoio nas amizades e na família era muito importante. A partida dele emociona porque ele faz parte das nossas vidas, ontem, hoje e sempre.

  •  10 месяцев назад +1

    Nos idos de 1997~1998, aos 11~12 anos, ia com um grande amigo meu pro bairro da Liberdade em São Paulo e entrava nas lojas dos fundos das galerias que ainda hoje existem por lá na busca de fitas VHS de episódios de Dragon Ball Z gravados da TV japonesa que ainda não tinham sido exibidos no Brasil. Sem necessidade alguma dizer, mas os episódios tinham o áudio original em japonês e nenhuma legenda e eu, que não sou descendente de japonês e tampouco sabia/sei o idioma, mesmo sem entender uma porra do que se falava, me deliciava em ver e rever, por exemplo, a transformação do Goku SSJ 3 antes de todo mundo que eu conhecia. Toriyama teve esse papel pra nossa geração e não só ensinou boa parte de nós a admirar animes e mangas, como nos fez pessoas mais sensíveis. Sem dúvidas, um grande cara!
    Parabéns pelo vídeo!
    Matheus, eu tó triste :(

  • @gustavoganzer6737
    @gustavoganzer6737 10 месяцев назад +1

    Eu não tive muitos momentos de pai e filho com o meu pai, mas alguns deles foi a gente vendo Dragon Ball no Band Kids

  • @wesleycamilovargas5392
    @wesleycamilovargas5392 10 месяцев назад +1

    Obrigado por tudo, mestre toriyama

  • @doisdeabril83
    @doisdeabril83 10 месяцев назад +1

    Vídeo emocionante! 😢

  • @thgtblom
    @thgtblom 10 месяцев назад +1

    Estou triste, Matheus

  • @juniorcarvalho7087
    @juniorcarvalho7087 10 месяцев назад +1

    🖤😢😔

  • @Galicjr2
    @Galicjr2 10 месяцев назад +1

    O cara criou Goku, um dos maiores ícones pop dos séculos XX e XXI. Apenas isso!!

  • @brunoprataart
    @brunoprataart 10 месяцев назад +1

    Nem chorei tá!? 😭😭😭😭

  • @analuisa5608
    @analuisa5608 10 месяцев назад +1

    Eu assisti muito o desenho original.

  • @joanasuffiatti
    @joanasuffiatti 10 месяцев назад +1

    Belíssimo vídeo

  • @guilherme_moro
    @guilherme_moro 10 месяцев назад +2

    Matheus eu tô triste

  • @gabrielferreiradepaula9034
    @gabrielferreiradepaula9034 10 месяцев назад +1

    Infelizmente
    Meu autor favorito se foi
    Bem no ano de comemoração de 40 anos de dragon Ball

  • @yurigoncalves9861
    @yurigoncalves9861 10 месяцев назад +1

    Comprou onde essa camista?