Fui demitido de uma empresa multinacional essa semana por ser negro! Acredito que fui vítima desse racismo estrutural, Meu superior direto fazia questão de me inferiorizar e me tratava de forma diferente em relação ao restante da minha equipe!
@@thiagoaraujo4318 eu fazia parte de uma equipe formada por 6 pares e 1 gestor... Desses 6 só eu e outro colega era negro, desde que o atual gestor assumiu a equipe ele passou a se reportar a mim de forma ríspida, não me tratava da mesma forma que a meus colegas e durante as reuniões minhas opiniões eram minimizadas. Eu ficava me perguntando o que eu estava fazendo de errado, e não achava um motivo relevante. Semana passada ele me convidou para uma reunião e me informou do desligamento, segundo ele o motivo era minha performance, entretanto meu resultado não era o pior, na verdade no início do ano foram definidas 6 metas... Eu alcancei 5. Enfim, bola pra frente
@@emersonpereira0713 Obrigado pela resposta! Você foi vítima mesmo desse racismo institucional, não tinha motivos para ele ter te demitido. Espero que você consiga um novo trabalho.
Uma dúvida... O termo "racismo" não é somente para pessoas negras e sim para todas as raças, pois o significado de racismo é preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente. Então se alguém me chinga por ser "branco" ou me chinga pela minha religião que no caso entra a palavra etnia também é racista certo? Aguardo resposta. Obs: Quem tiver alguma opinião contra ou a favor a minha peço que se quiser podemos debater e colocarmos nossas opiniões.
Não cara, o termo "racismo" foi criado há muito tempo e não houve mudança no nome. E não, branco, negro, pardo(...) não são raças, existe só uma raça humana, o homem.
@@nataliadossantos203 Sim concordo que não devemos ser divididos por raça nem nada,pois somos todos seres humanos, porém científicamente cada um de nós tem uma raça predominante.
Como dito no vídeo, não existe o "Racismo reverso", que seria o racismo aos brancos. Para que isso acontecesse, teríamos que voltar lá atrás, na época da escravidão e ter ocorrido o contrário, onde os submissos seriam os brancos e não os negros. Isso pode ser provado pela estrutura cultural e social, pois desde lá até hoje sofremos esse tipo de preconceito. Algo implantado na sociedade, um tipo de "costume", antigo, de sempre, entende?
Estou muito feliz por esse vídeo. Falo muito desse conteúdo, mas sofro mais uma fato revoltante que é a discriminação social dr comportamento, as pessoas dizem que estou de Mimimi. Na minha Igreja " Sara Nossa Terra Interlagos" participei de uma aula de lá, e existia um comentário sobre o assunto, e estava aberto para opiniões. Todos falaram o que achavam, e eu sitei sobre o Racismo estrutural e falei sobre a questão do Racismo que é ensinado na Mídias, e eu tenho grande conhecimento nisso pois sou Publicitário e estudei Marketing por muito tempo e ja trabalhei como monitor de recreação ( então falava tranquilo e com propriedade ). Quando falei da Questão o professor disse que eu estava agindo com mimimi e que eu precisava evoluir minha mente, porque se nao eu não iria crescer. Na hora fiquei muito desconfortável, nervoso e revoltado pq ele esta no ensino de algo e estava comentendo aquela besteira evidentemente. Só nao chorei pq eu precisei permanecer firme para continuar minha opinião depois q ele deixasse de falar. Mas fico pensando nisso o tempo todo, pois terei que continuar com o curso, pq preciso, porém não poderei por algum motivo dar opiniões do tipo. Mas em breve talvez eu vou ter que processar a igreja ou falar com o Professor, pois é muito difícil lidar com isso. E eu passo muito por isso.
Que aula maravilhosa!!! Me ajudou mais em fixar o pensamento que tinha sobre esse assunto. Este vídeo um alto número de visualizações, pois, ficou muito bom, de verdade!!!
@@nathan-m4531 é uma alienação nesse vídeo que só restou eu ser irônico. Sou negro com orgulho e só vejo mimi quando o tema é racismo. Só vejo como diria os Racionais MC's, Negro limitado
O Paulinho da viola disse. "Preconceito existe das mais variadas formas, cabe a cada um conter o preconceito dentro de si". Eu dez anos,?, antes disse o mesmo... não lembro onde tirei... careca, velho, gordo, fraco, feio... mas o maior preconceito é contra o pobre... mais de 70% de TODOS NÓS. Nós estamos realmente, importando costumes, perdendo os nossos costumes desenvolvidos há décadas... penso: será o AI 5 de um futuro tenebroso aos intelectuais nacionalistas. Quem sempre perde são estes. As sociedades pararam de escravizar os brancos, mas não os de outra "raça"... O homem e o Homem não tem RAÇA (RAÇA entende) tem é inteligência, quem tem raça são os animais. O HOMEM É UM SER RACIONAL no corpo de um animal. Não lembro onde tirei. Se a TV der chance a diversidade (sem lembrar do preconceito) aos poucos o preconceito social de cor será, melhor, educado... quanto aos outros preconceitos: ninguém pode limpar a cara com o outro (não de brincadeira mas) querendo colocar o outro abaixo, se o outro reclama devemos reconhecer o nosso erro. O meu tome JEITO no BRASIL todos são misturados e quase todos são pobres. No dia da Independência e da República eu penso: por que não se comemorou...? No dia do consciência Negra de 2020 se comentou e se comemorou o dia todo. O QUE PRETENDEM sobre todos nós brasileiros.
Eu tenho uma pergunta,e se uma pessoa de qualquer raça for preconceituoso com uma pessoa branca,asiática e etc por conta da sua etnia qual é o nome disso.
Muito bom . Mas acho que o racismo existe mais nas classes dominantes , até porque elas são mais ligadas a tradições familiares e etc . Já nas classes baixas a miscigenação é algo muito real , dessa forma fica difícil dizer que um branco que tem certo posto é privilegiado . Eu sou um exemplo disso , a família do meu pai é toda africana , no entanto eu sou branco por causa da minha mãe , e assim eu não tenho nenhum tipo de direito , mesmo tendo meus ancestrais negros . Logo , é difícil de olhar para uma pessoa branca e dizer que ela é sempre opressora e avantajada , para isso teríamos que descobrir a sua árvore geneologica inteira , algo que é impossível . Por fim , o racismo existe , tem que ser combatido , no entanto de forma certa , não criando falsas noções ou ódio contra os brancos , até porque nem todos eles são tão brancos assim .
não se trata de uma situacão individual, tudo bem você não ser racista etc; mas se trata de um racismo histórico, estrtutural, em que pessoas brancas criaram um poder acima de negros, inferiorizando-os e criando esteriótipos, discriminacões, uma escravidão negra. Logo, os resultados de tudo isso se propagam ao longo do tempo e se mostram até os dias atuais. É algo ligado na base social e econômica de um país e não de uma situacão de alguém específico.
@@jeferson34600 não existe pois pessoas brancas nunca foram oprimidas de estudarem e de todos os direitos básicos de um cidadão ao longo do século. Cota é reparacão mínima do resultado da escravidão e do racismo no Brasil. Porém, hoje não são apenas pessoas pretas que possuem dificuldade social, mas brancos pobres também. Mas isso não significa que a opressão que uma pessoas branca sofre é igual ao do negro.
@@edsonjader2812 porém , a minha análise foi sobre a ação do indivíduo através de um ponto de vista indutivo , que é um método científico e mais correto de analisar , pois parte do singular para o plural . É legal dizer que a sociedade é racista , porém o termo sociedade é abstrato , o que existe são os indivíduos . Logo , temos que analisar cada indivíduo de forma isolada , por isso acredito que é quase impossível dizer que todos os indivíduos " X " são racistas . E pelo que eu saiba ninguém tem o poder de onisciência . Enfim , racismo existe , temos pessoas que são racistas , tem o racismo camuflado , o racismo velado , porém , muitos racistas se escondem atrás de discursos bonitos contra o próprio racismo , pra você ver como isso é complexo e difícil de lidar . Eu mesmo já vivi muitas experiências assim no cotidiano .
Eu sou negro e não concordo... Pois em relação a abordagem policial.. realmente na minha comunidade os bandidos e traficantes são negros igual a mim..os policiais sabendo disso fazem a abordagem automaticamente no maior grupo que é negro... Em relação poucos negros nos cargos institucionais... normalmente os negros igual a mim são pessoas pobre.. são poucos os negros que realmente faz a diferença pelo mérito.. então pela maioria ser pessoas brancas a probabilidade é ter em maior número em cargos de prestígio... Agora racismo existe sim... mas eu como pobre e negro nunca sofri dessa forma que ele fala.. Depende de mim de acordo com os desafios me dedicar para ser melhor naquilo que faço...
Fico sempre com dúvidas: existem negros, brancos, amarelos , vermelhos , asiáticos, etc, diversas raças, assim como o reino animal, os seres humanos procuram por semelhantes, não é regra geral assim com na natureza também não. Então a falta de afinidade, a dificuldade de aceitar a raça diferente, penso que não pode ser considerado racismo no sentido pejorativo da palavra, asiáticos procuram por seus semelhantes, vermelhos também, e assim por diante. Quando falamos em negros, penso ser uma escolha biológica, e não somente cultural. Estou aberto ao debate, se forem alto nível, obrigado pela atenção
Infelizmente na região que moro é obrigatório as fotos e já foi falado em alguns lugares que por estar em contato com o público é essencial um padrão aceitável 😳 .. é cada uma que a gente vê e escuta
EU PENSO QUE AO INVES DO SER HUMANO ESQUENTAR A CABEÇA COM RACISMO DEVERIA BUSCAR ESTUDAR E. TER. CONHECIMENTO DEIXAR O ODIO E AS DIFERENÇAS DE LADO, BUSCAR CRESCE E SER ALGUEM NA VIDA E MOSTRAR QUE ERES CAPAZ . O SER HUMANO SI PREOCUPA DEMAIS COM ESSES DETALHES E ESQUEÇA DE BUSCAR SER ALGUEM MELHOR NA VIDA DEVEM9S MOSTRAR PARA NOS MESMO QUE SOMOS CAPAZES DE ESTUDAR E CHEGAR NO TOPO E. PASSAR EM QUALQUER VESTIBULAR
Existe Racismo claro sou negra descedente de Español. Trabalhei no Brasil. Em muitos cargos de alto nivel fui Secretaria . Durantes 6. Anos. Na IDC. INTERNACIONAL TRABALHAVA PARA 2 AMERICANOS NO ENTANTO NAO POSSO FALAR QUE SOFRIR DESCRIMINAÇÃO. NUNCA ESTUDEI NA UNIVERCIDADE EM MOGI DAS CRUZES E NUNCA SOFRI RACISMO .EU PENSO QUE NOSSA RAÇA O QUE DEVEMOS FAZER É SEMPRE PROCURAR ESTUDAR E TER CONHECIMENTO E NUNCA DEIXAR DE BUSCAR CONHECIMENTO SO ASSIM SEREM9S RECONHECIDO NA SOCIEDADE
Professor, essa explicação da raça com bases na ciência, é a partir da visão eurocêntrica. Que coloca a raça branca equivocadamente e propositalmente como superior. É o que aprendemos na escola de forma errônea. Porém a teoria sobre raças é muito mais complexo e epistemologicamente diverge dessa teoria de "raça humana"que serve para manipular as ideias sobre o conceito de raça. Indico que leia : raça,racismo e etnia de Kabengele Munanga. O estudo sobre raças é amplo e complexo temos que analisar as perspectivas das visões centrada nesse conceito.
Gostaria de saber já que alguns brancos se acham superiores,se eles vivem 80 anos a mais que um negro,se eles são imunis ao câncer ou qualquer outra doença,se eles tiverem em um carro e bater de frente em uma carreta,eles vão viver e se curar em segundo,um branco ter algum órgão interno diferente,cor do sangue diferente.tem?qual dessas coisas o branco tem que o faz superior?e incrível como tem criaturas nojentas como essas aí,e fazer oque no mundo tem de tudo,vc negro ou qualquer outra pessoa que sofre,N preconceitos,não abaixe a cabeça pra nenhum desses mal amados aí,racistas no fundo são pessoas que tem uma vida tão desgraça,e procura algo externo para querer soltar seu ódio que tem contra si mesmo.
No final chegamos a conclusão de que o vídeo não é sobre "racismo" mas, sobre relações de poder. No entanto, fica a pergunta: por que ao longo de mais de 30 anos não se resolveram essas questões? Se a população "negra" teve a oportunidade de governar esse país.
Não é possível que esse assunto, no jeito que foi abordado, está na grade do MEC. O prof se baseia completamente na tese do Silvio Almeida sobre racismo estrutural, que tem é apenas uma teoria que é muito controvérsia e já foi bem refutada na academia.
Isso acontece muito na seleção de emprego, A não tinha o perfil, pedem foto, já pediram várias vezes fotos de sites de empregos, todos fazem isso, A ela não é elegante, não tem uma boa postura etc.por isso nunca sou chamada.porque sou mulata preconceito estrutural.
Minha professora de artes um dia contou que estava indo para o Outback com os amigos, e na fila de espera pra uma mesa as pessoas de dentro ficavam olhando pra ela e ela não quis ficar lá. Mas se eu fosse ela eu iria entrar de qualquer jeito, como se dissesse da seguinte forma "eu também posso estar aqui'.
Sim existe todo tipo de racimos sim, um bom exemplo, foram os Egípcio que fizeram os hebreus, alguma vila pequenas na Europa e partes do oriente médio.
@@indiamotta349 errado, os negros compõe apenas 7.6 do país segundo pesquisas de 2010 do IBGE tem uma pesquisa que diz que os negros compõe 52% da população, essa pesquisa foi tendênciosa, eles pegaram os negros e os pardos e juntaram com apenas uma raça, nessa nova pesquisa de 2010 eles dizem que 43.42% da população é parda, 7.6% é negra e 47.51 é branca, agora soma os 7.6% + 43.42% e vai ver que o resultado é 52% ou quase, comprovado que essa pesquisa foi tendênciosa.
Muito pertinente e didática sua aula, abordando um tema que infelizmente, ainda se faz presente na sociedade brasileira. Acredito que uma sociedade justa e coerente é aquela que trata todos de modo igual, sem discriminação, considerando o caráter de seu povo.
não prejudicou só pretos, prejudicou indígenas, amarelos, ciganos, judeus, mestiços, etc., justamente pela diferença de tons de pele, de fenótipos; sendo um termo usado só para diferenciar certas populações, sendo aí que surgiu o q chamamos de racismo, um preconceito baseado na "raça" da pessoa.
130 pessoas deram deslikes para este video e deixaram de evoluir e crescer como ser humano....informação é tudo...obrigada pelo vídeo.
Não é questão de evolução! Dar Deslike é apenas uma questão de opinião! !
@@elainecristinamarques9393 pois é minha opinião, então vc deve respeitar se pensa diferente.
@@andrealima7789 ela respeitou, da mesma forma que voce deve respeitar a dela não que concorda com vc e nem com o video :)
@@elainecristinamarques9393 definitivamente não amg ,o desfile significa que ou tu é racista ou só reprodutor do racismo
@@thaynaraemanuelle3949 Ou às vezes achou que faltou alguma coisa no vídeo, alguma informação sei lá🤷🤷🤷 Existem pessoas que são técnicas demais
Fui demitido de uma empresa multinacional essa semana por ser negro! Acredito que fui vítima desse racismo estrutural, Meu superior direto fazia questão de me inferiorizar e me tratava de forma diferente em relação ao restante da minha equipe!
Pode me contar sua experiência aqui? Gostaria de saber mais. Não quero ser invasivo..
@@thiagoaraujo4318 eu fazia parte de uma equipe formada por 6 pares e 1 gestor... Desses 6 só eu e outro colega era negro, desde que o atual gestor assumiu a equipe ele passou a se reportar a mim de forma ríspida, não me tratava da mesma forma que a meus colegas e durante as reuniões minhas opiniões eram minimizadas. Eu ficava me perguntando o que eu estava fazendo de errado, e não achava um motivo relevante. Semana passada ele me convidou para uma reunião e me informou do desligamento, segundo ele o motivo era minha performance, entretanto meu resultado não era o pior, na verdade no início do ano foram definidas 6 metas... Eu alcancei 5. Enfim, bola pra frente
@@emersonpereira0713 Obrigado pela resposta! Você foi vítima mesmo desse racismo institucional, não tinha motivos para ele ter te demitido.
Espero que você consiga um novo trabalho.
Racismo institucionalizado!
@Emerson Pereira, você denunciou a empresa?
Amei sua aula e gostaria muito que você trouxesse uma assunto em especial, Monteiro Lobato , sobre seu Racismo .
Eu gostei muito dessa aula eu já tou no primeiro ano do ensino médio e ta me ajudando muito DEUS TE ABENÇOE A TODOS VOCES HOJE É SEMPRE
😁❤️
Excelente aula, estou estudando esse tema e no seu vídeo aprendi bastante, obrigada!
Excelente! Muito proveitosa a aula! Obrigado.
Este professor é o melhor!
Uma dúvida... O termo "racismo" não é somente para pessoas negras e sim para todas as raças, pois o significado de racismo é preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente.
Então se alguém me chinga por ser "branco" ou me chinga pela minha religião que no caso entra a palavra etnia também é racista certo? Aguardo resposta.
Obs: Quem tiver alguma opinião contra ou a favor a minha peço que se quiser podemos debater e colocarmos nossas opiniões.
Não cara, o termo "racismo" foi criado há muito tempo e não houve mudança no nome. E não, branco, negro, pardo(...) não são raças, existe só uma raça humana, o homem.
@@nataliadossantos203 Sim concordo que não devemos ser divididos por raça nem nada,pois somos todos seres humanos, porém científicamente cada um de nós tem uma raça predominante.
Como dito no vídeo, não existe o "Racismo reverso", que seria o racismo aos brancos. Para que isso acontecesse, teríamos que voltar lá atrás, na época da escravidão e ter ocorrido o contrário, onde os submissos seriam os brancos e não os negros. Isso pode ser provado pela estrutura cultural e social, pois desde lá até hoje sofremos esse tipo de preconceito. Algo implantado na sociedade, um tipo de "costume", antigo, de sempre, entende?
Acha mesmo que Branco sofre racismo?
Só porque a palavra abrange todos não significa que aconteça com todos.
Nossa! Perfeito. Excelente aula... ótimas reflexões.
Essa aula me ajudou muito para fazer minha prova🤝
Estou muito feliz por esse vídeo. Falo muito desse conteúdo, mas sofro mais uma fato revoltante que é a discriminação social dr comportamento, as pessoas dizem que estou de Mimimi. Na minha Igreja " Sara Nossa Terra Interlagos" participei de uma aula de lá, e existia um comentário sobre o assunto, e estava aberto para opiniões. Todos falaram o que achavam, e eu sitei sobre o Racismo estrutural e falei sobre a questão do Racismo que é ensinado na Mídias, e eu tenho grande conhecimento nisso pois sou Publicitário e estudei Marketing por muito tempo e ja trabalhei como monitor de recreação ( então falava tranquilo e com propriedade ). Quando falei da Questão o professor disse que eu estava agindo com mimimi e que eu precisava evoluir minha mente, porque se nao eu não iria crescer. Na hora fiquei muito desconfortável, nervoso e revoltado pq ele esta no ensino de algo e estava comentendo aquela besteira evidentemente. Só nao chorei pq eu precisei permanecer firme para continuar minha opinião depois q ele deixasse de falar. Mas fico pensando nisso o tempo todo, pois terei que continuar com o curso, pq preciso, porém não poderei por algum motivo dar opiniões do tipo. Mas em breve talvez eu vou ter que processar a igreja ou falar com o Professor, pois é muito difícil lidar com isso. E eu passo muito por isso.
Nossa, meu Deus...
Mds q aula, ele deu um tapa na cara da sociedade, arrasou professor
Ótimo aula ❤️🙏
Parabéns pela realidade e clareza.
Que aula maravilhosa!!! Me ajudou mais em fixar o pensamento que tinha sobre esse assunto. Este vídeo um alto número de visualizações, pois, ficou muito bom, de verdade!!!
E João verdade,mais o Brasil precisa melhorar muito ainda. Amigo.😁😘
Excelente exposição e problematização, professor!
Parabéns você fez uma excelente aula sobre esse assunto.👏👏👏
Adorei a aula, lacrou bem parabéns
Kkkkkkkk "Lacrou"
@@nathan-m4531 é uma alienação nesse vídeo que só restou eu ser irônico. Sou negro com orgulho e só vejo mimi quando o tema é racismo. Só vejo como diria os Racionais MC's, Negro limitado
@@barryallen4162e militância reclamar do preconceito que sofre?
Faz um vídeo sobre o racismo no Brasil e estatísticas do racismo no Brasil. Gostaria de saber sobre.
Gracias, esse vídeo me ajudou muito👍🏻
Aula muito boa. Obrigada! Não sabia o conceito de estereótipo e nem de racismo institucional e estrutural. Gratidão!
Amei essa aula, parabens 👏👏👏👏👏👏
O Paulinho da viola disse. "Preconceito existe das mais variadas formas, cabe a cada um conter o preconceito dentro de si". Eu dez anos,?, antes disse o mesmo... não lembro onde tirei... careca, velho, gordo, fraco, feio... mas o maior preconceito é contra o pobre... mais de 70% de TODOS NÓS. Nós estamos realmente, importando costumes, perdendo os nossos costumes desenvolvidos há décadas... penso: será o AI 5 de um futuro tenebroso aos intelectuais nacionalistas. Quem sempre perde são estes. As sociedades pararam de escravizar os brancos, mas não os de outra "raça"... O homem e o Homem não tem RAÇA (RAÇA entende) tem é inteligência, quem tem raça são os animais. O HOMEM É UM SER RACIONAL no corpo de um animal. Não lembro onde tirei. Se a TV der chance a diversidade (sem lembrar do preconceito) aos poucos o preconceito social de cor será, melhor, educado... quanto aos outros preconceitos: ninguém pode limpar a cara com o outro (não de brincadeira mas) querendo colocar o outro abaixo, se o outro reclama devemos reconhecer o nosso erro. O meu tome JEITO no BRASIL todos são misturados e quase todos são pobres. No dia da Independência e da República eu penso: por que não se comemorou...? No dia do consciência Negra de 2020 se comentou e se comemorou o dia todo. O QUE PRETENDEM sobre todos nós brasileiros.
Sensacional. Altamente agregador!!!!!
ótima aula, professor!!!!!
Eu tenho uma pergunta,e se uma pessoa de qualquer raça for preconceituoso com uma pessoa branca,asiática e etc por conta da sua etnia qual é o nome disso.
racismo!
boa pergunta!
Vlw
Vi uma galera falando que isso n existe
Então ele odeia humanos kk
Muito bom . Mas acho que o racismo existe mais nas classes dominantes , até porque elas são mais ligadas a tradições familiares e etc . Já nas classes baixas a miscigenação é algo muito real , dessa forma fica difícil dizer que um branco que tem certo posto é privilegiado . Eu sou um exemplo disso , a família do meu pai é toda africana , no entanto eu sou branco por causa da minha mãe , e assim eu não tenho nenhum tipo de direito , mesmo tendo meus ancestrais negros . Logo , é difícil de olhar para uma pessoa branca e dizer que ela é sempre opressora e avantajada , para isso teríamos que descobrir a sua árvore geneologica inteira , algo que é impossível .
Por fim , o racismo existe , tem que ser combatido , no entanto de forma certa , não criando falsas noções ou ódio contra os brancos , até porque nem todos eles são tão brancos assim .
Sabias palavras.
Sou branco pobre, moro em favela.
Não existe cota pra branco favelados nas universidades e concurso.
não se trata de uma situacão individual, tudo bem você não ser racista etc; mas se trata de um racismo histórico, estrtutural, em que pessoas brancas criaram um poder acima de negros, inferiorizando-os e criando esteriótipos, discriminacões, uma escravidão negra. Logo, os resultados de tudo isso se propagam ao longo do tempo e se mostram até os dias atuais. É algo ligado na base social e econômica de um país e não de uma situacão de alguém específico.
@@jeferson34600 não existe pois pessoas brancas nunca foram oprimidas de estudarem e de todos os direitos básicos de um cidadão ao longo do século. Cota é reparacão mínima do resultado da escravidão e do racismo no Brasil. Porém, hoje não são apenas pessoas pretas que possuem dificuldade social, mas brancos pobres também. Mas isso não significa que a opressão que uma pessoas branca sofre é igual ao do negro.
@@edsonjader2812 porém , a minha análise foi sobre a ação do indivíduo através de um ponto de vista indutivo , que é um método científico e mais correto de analisar , pois parte do singular para o plural .
É legal dizer que a sociedade é racista , porém o termo sociedade é abstrato , o que existe são os indivíduos . Logo , temos que analisar cada indivíduo de forma isolada , por isso acredito que é quase impossível dizer que todos os indivíduos " X " são racistas . E pelo que eu saiba ninguém tem o poder de onisciência .
Enfim , racismo existe , temos pessoas que são racistas , tem o racismo camuflado , o racismo velado , porém , muitos racistas se escondem atrás de discursos bonitos contra o próprio racismo , pra você ver como isso é complexo e difícil de lidar . Eu mesmo já vivi muitas experiências assim no cotidiano .
@@edsonjader2812 se fomos pensar assim, tem que ter cota para os italianos judeus.
Parabéns pela explicação muito boa 👏👏👏
Bem esclarecido. Obrigada!!
Muito bom seu conteúdo 👏
Muito obrigado professor!!!
Eu sou negro e não concordo...
Pois em relação a abordagem policial.. realmente na minha comunidade os bandidos e traficantes são negros igual a mim..os policiais sabendo disso fazem a abordagem automaticamente no maior grupo que é negro...
Em relação poucos negros nos cargos institucionais... normalmente os negros igual a mim são pessoas pobre.. são poucos os negros que realmente faz a diferença pelo mérito.. então pela maioria ser pessoas brancas a probabilidade é ter em maior número em cargos de prestígio...
Agora racismo existe sim... mas eu como pobre e negro nunca sofri dessa forma que ele fala..
Depende de mim de acordo com os desafios me dedicar para ser melhor naquilo que faço...
👏🏽👏🏽parabéns e obrigada
Excelente vídeo.
MDS mano! Muito boa a tua aula cara! Da vontade de aplaudir com os pés. Muito bom mesmo! Vai me ajudar bastante para o meu trabalho sobre o racismo.
Uma aula fantástica!
Muito bom vídeo!
Excelente aula professor.
Ótima aula
que aula maravilhosa!!!
Parabéns!Muito esclarecedor. Gosto de vídeo com explanação clara e sem viagens filosóficas..
Esa aula me ajudou no deve de casa
Gostaria muito republicar essa aula para poder divulgar um tema muitíssimo importante.. mas não consigo . Posso fazê-lo?
Muito boa explicação professor, parabéns!👍👏👏👏
Se gostei? Sem palavras.
Parabéns 👏👏👏👏👏
Importante explanação!
Muito bom!
LEGAL A AULA
Muito bom
na obra de Montesquieu "do espirito das leis" diz que: " o maior preconceito é aquele que temos com nós mesmos".
Super fantástico amigo RS
Fico sempre com dúvidas: existem negros, brancos, amarelos , vermelhos , asiáticos, etc, diversas raças, assim como o reino animal, os seres humanos procuram por semelhantes, não é regra geral assim com na natureza também não. Então a falta de afinidade, a dificuldade de aceitar a raça diferente, penso que não pode ser considerado racismo no sentido pejorativo da palavra, asiáticos procuram por seus semelhantes, vermelhos também, e assim por diante. Quando falamos em negros, penso ser uma escolha biológica, e não somente cultural. Estou aberto ao debate, se forem alto nível, obrigado pela atenção
Show. Muito boa aula.
Ótima explicação
Mt bom...🐳❄🐳😎💞
Infelizmente na região que moro é obrigatório as fotos e já foi falado em alguns lugares que por estar em contato com o público é essencial um padrão aceitável 😳 .. é cada uma que a gente vê e escuta
No Brasil não há racismo estrutural, há racismo circunstancial, conjuntural.
Professor Paulo Cruz explica muito bem isso aqui no RUclips! Recomendo
sensacional!!!!!
Obrigada
Tô aqui por causa da aula online
Kkkk tbm
*Kkkk eu tbm*
Um aulão desse ♥️
TOPPP
eu gostaria de saber as consequência dos racismo
PROFESSOR VC TEM ALGUM LIVRO DE AUTORIA SUA?
nossa na época de escola eu nem tinha professor de Sociologia queria!!!!
Eu gostaria de saber um fato marcante que ocorreu aqui no Brasil de segregação racial ??
No canal Multidimensionando, um estudo fundamentado sobre o racismo nas Obras Básicas do Espiritismo.
Fala sobre só a lei do racismo
Obrigado
EU PENSO QUE AO INVES DO SER HUMANO ESQUENTAR A CABEÇA COM RACISMO DEVERIA BUSCAR ESTUDAR E. TER. CONHECIMENTO DEIXAR O ODIO E AS DIFERENÇAS DE LADO, BUSCAR CRESCE E SER ALGUEM NA VIDA E MOSTRAR QUE ERES CAPAZ . O SER HUMANO SI PREOCUPA DEMAIS COM ESSES DETALHES E ESQUEÇA DE BUSCAR SER ALGUEM MELHOR NA VIDA DEVEM9S MOSTRAR PARA NOS MESMO QUE SOMOS CAPAZES DE ESTUDAR E CHEGAR NO TOPO E. PASSAR EM QUALQUER VESTIBULAR
Boa noite marcelo
Muito bom, bem explicadinho.
Parabéns pela aula professor!!!
Existe Racismo claro sou negra descedente de Español. Trabalhei no Brasil. Em muitos cargos de alto nivel fui Secretaria . Durantes 6. Anos. Na IDC. INTERNACIONAL TRABALHAVA PARA 2 AMERICANOS NO ENTANTO NAO POSSO FALAR QUE SOFRIR DESCRIMINAÇÃO. NUNCA ESTUDEI NA UNIVERCIDADE EM MOGI DAS CRUZES E NUNCA SOFRI RACISMO .EU PENSO QUE NOSSA RAÇA O QUE DEVEMOS FAZER É SEMPRE PROCURAR ESTUDAR E TER CONHECIMENTO E NUNCA DEIXAR DE BUSCAR CONHECIMENTO SO ASSIM SEREM9S RECONHECIDO NA SOCIEDADE
Professor, essa explicação da raça com bases na ciência, é a partir da visão eurocêntrica. Que coloca a raça branca equivocadamente e propositalmente como superior. É o que aprendemos na escola de forma errônea. Porém a teoria sobre raças é muito mais complexo e epistemologicamente diverge dessa teoria de "raça humana"que serve para manipular as ideias sobre o conceito de raça. Indico que leia : raça,racismo e etnia de Kabengele Munanga. O estudo sobre raças é amplo e complexo temos que analisar as perspectivas das visões centrada nesse conceito.
Uau que explicao maravilhosa parabéns deu um show nessa aula 👏👏👏👏
Bela aula professor.
Gostaria de saber já que alguns brancos se acham superiores,se eles vivem 80 anos a mais que um negro,se eles são imunis ao câncer ou qualquer outra doença,se eles tiverem em um carro e bater de frente em uma carreta,eles vão viver e se curar em segundo,um branco ter algum órgão interno diferente,cor do sangue diferente.tem?qual dessas coisas o branco tem que o faz superior?e incrível como tem criaturas nojentas como essas aí,e fazer oque no mundo tem de tudo,vc negro ou qualquer outra pessoa que sofre,N preconceitos,não abaixe a cabeça pra nenhum desses mal amados aí,racistas no fundo são pessoas que tem uma vida tão desgraça,e procura algo externo para querer soltar seu ódio que tem contra si mesmo.
Parabéns por ser uma pessoa do bem!!!
é que falta o cérebro...
Somos da raça ariana, vcs não
Amei ❤
No final chegamos a conclusão de que o vídeo não é sobre "racismo" mas, sobre relações de poder. No entanto, fica a pergunta: por que ao longo de mais de 30 anos não se resolveram essas questões? Se a população "negra" teve a oportunidade de governar esse país.
Muito bom, sem lacração
Excelente aula!!
Não é possível que esse assunto, no jeito que foi abordado, está na grade do MEC. O prof se baseia completamente na tese do Silvio Almeida sobre racismo estrutural, que tem é apenas uma teoria que é muito controvérsia e já foi bem refutada na academia.
Isso acontece muito na seleção de emprego, A não tinha o perfil, pedem foto, já pediram várias vezes fotos de sites de empregos, todos fazem isso, A ela não é elegante, não tem uma boa postura etc.por isso nunca sou chamada.porque sou mulata preconceito estrutural.
Minha professora de artes um dia contou que estava indo para o Outback com os amigos, e na fila de espera pra uma mesa as pessoas de dentro ficavam olhando pra ela e ela não quis ficar lá. Mas se eu fosse ela eu iria entrar de qualquer jeito, como se dissesse da seguinte forma "eu também posso estar aqui'.
6:55 Apartheid sul-africano.
vc poderia me explicar,pq os números em percentuais apresentados no texto respectivamente 11% e 77% referem-se a quais
situações?
Sim existe todo tipo de racimos sim, um bom exemplo, foram os Egípcio que fizeram os hebreus, alguma vila pequenas na Europa e partes do oriente médio.
Excelente video
Tem que lembrar também que Presidente dos EUAS era negro ! Ministro do STF Joaquim Barbosa é negro também! O negro pode chegar onde ele quiser!
Kkk citou dois exemplos sendo que somos 52% da população do país
O típico homem branco que usa exemplos da exceção pra justificar que o racismo não existe
Sim mas, conte quantos presidentes e ministros brancos existiram e compare com a quantidade de negros que já ocuparam o mesmo cargo.
@@indiamotta349 errado, os negros compõe apenas 7.6 do país segundo pesquisas de 2010 do IBGE
tem uma pesquisa que diz que os negros compõe 52% da população, essa pesquisa foi tendênciosa, eles pegaram os negros e os pardos e juntaram com apenas uma raça, nessa nova pesquisa de 2010 eles dizem que 43.42% da população é parda, 7.6% é negra e 47.51 é branca, agora soma os 7.6% + 43.42% e vai ver que o resultado é 52% ou quase, comprovado que essa pesquisa foi tendênciosa.
Parabéns professor explica muito bem
Bom dia
Muito interessante
Deixei de "evoluir" e "crescer".
E.isso.😮
Muito bom.
Gente você sabe o que é assim mesmo
Muito pertinente e didática sua aula, abordando um tema que infelizmente, ainda se faz presente na sociedade brasileira. Acredito que uma sociedade justa e coerente é aquela que trata todos de modo igual, sem discriminação, considerando o caráter de seu povo.
como o termo “raça” prejudicou socialmente os negros, no passado?
não prejudicou só pretos, prejudicou indígenas, amarelos, ciganos, judeus, mestiços, etc., justamente pela diferença de tons de pele, de fenótipos; sendo um termo usado só para diferenciar certas populações, sendo aí que surgiu o q chamamos de racismo, um preconceito baseado na "raça" da pessoa.