Tomara que o oscar passe a premiar mais atrizes/atores negros como protagonista e sem precisar que eles façam papel de escravo. Parabéns pelo vídeo, dale.
Sim. Basta as produtoras e as roteiristas criarem papéis que possam nós quais pessoas negras possam se enquadrar. Gente talentosa pra atuar, escrever e dirigir não falta... Waves taí pra provar isso. A partir daí é questão das premiações reconhecerem esses trabalhos.
O discurso mais lindo e significativo de toda a história do Oscar foi dela. Eu fico emocionada todo vez que ouço. Ela tinha total noção de que aquele oscar não era só dela. Era uma vitória de todos os negros. E a luta continua e jamais pode parar
HATTIE MCDANIEL TEVE UMA VIDA DIFÍCIL E MUITO TRISTE, MAS MESMO ASSIM PROVOU QUE ERA UMA GRANDE ATRIZ, ELA SEM DÚVIDAS CRAVOU O SEU NOME NA HISTÓRIA DO CINEMA, SERÁ LEMBRADA PARA TODO O SEMPRE.
Só tenho agradecer por esse trabalho. Já esperava a muito tempo por esse vídeo. Você saiu na frente. Não existe esse material no youtube. É muito rico em detalhes. So poderia ter a sua assinatura. Me emocionei no final vendo-a no discurso. Sem palavras.😢
Nesses tempos de discussões sobre o racismo na nossa sociedade, a história desse oscar é bem pertinente... a maneira como ela foi tratada na cerimônia, dá nojo, tudo bem q era a época forte da segregação racial, mas é bom olhar pro passado, pra não repetir esses erros no presente... se bem q com tudo o q a gente vê acontecendo atualmente, nem sei se mudou muita coisa.
Parabéns pela aula, excelente! Hattie merece urgentemente que sua vida seja levada ao cinema, ainda mais nesses tempos tão difíceis. Soube que sua estatueta do Oscar está sumida até hoje, é verdade? (Ela doara a uma universidade mas ninguém sabe o paradeiro). Dalenogare. o romance está sendo boicotado também nas livrarias? Mais uma vez, parabéns! _nota:_ Olivia de Havilland fará104 anos em 1 de julho!
Verdade, estou preparando um episódio especial sobre as estatuetas perdidas e vou comentar sobre esse caso também. Quanto ao romance, as vendas seguem.
Perfeito . Obg pela análise. Na minha humilde opinião não se pode barrar esse filme pelos motivos alegados. Tem que se analisar cada época e esse filme traz a tona muito do que a indústria era .
Puxa, essa cara pesquisa mesmo os assuntos tratados em seus vídeos sobre cinema! Análises embasadas e bem interessantes!! Ainda deixa as referências do material utilizado. Muito bom!!
Eu juro que não entendo o número de visualizações de seus vídeos. Esse é um dos canais mais inteligentes que já tive o prazer de conhecer e a maneira que você passa seu conhecimento sobre o tema é incrível! Grande abraço!
Oi, Dale. Ótimo vídeo, muito bom conhecer essa história. Penso que em vez de excluir produções do catálogo, eles deveriam aproveitar a circunstância para ampliar o debate. A história não deve ser apagada, mas estudada, analisada e usada como ponto de partida para novas perspectivas. Abraço.
Ótimo vídeo como sempre ! Dale as contextualizaçoes históricas que você faz nos vídeos enriquece MUITO , sem dúvida é seu diferencial , não me arrependo nem um pouco de ser inscrito nesse canal!
Excelente vídeo! Ver a sua análise como historiador e crítico é bem elucidativo e didático. Baixei seu texto e vou ler! Eu gosto muito do filme, minha mãe se estivesse viva teria a idade dele, ele foi lançado no ano em que ela nasceu, e ela contava de tê-lo visto no cinema quando jovenzinha, assisti inúmeras vezes com ela.
Gostei muito da divisão por partes do vídeo, excelente análise! Você pretende fazer crítica de Bonnie e Clayde? Assiti o filme ontem e adoraria ver uma análise sua!
assisti o filme hoje pelo HBO Max, gostei muito da sua avaliação. você trouxe o contexto da época, e as realidades que foram romantizadas, depois verei a live que não acompanhei no dia que teve. obrigado pelo video!
Muito interessante este vídeo, exatamente por seu caráter desmitificador... lembro que num documentário sobre o flme, o Gable aparece como o grande ofendido pelo modo como a Hattie foi tratada durante o tour promocional pelo sul, mas não diz uma palavra sobre os esforços do Selznick para que a Hattie fosse celeberada, e tampouco o piti da Olívia aparece no doc, apenas suas falas de felicidade por um momento histórico q ela foi incapaz de reconhecer à época... momento histórico, admiti-se, com suas contradições... nenhum livro, filme , música, peça, dança, o que for, merece o ostracismo por questões de ajuste ideológico, mas sempre o confronto honesto e direto com suas contradições, e isso só acontece com exposição e debate...
Fico com o estômago embrulhado ao saber que ela não pode nem ser enterrado no cemitério de Hollywood, olhando pro passado vejo que esse tipo de coisa seria inadmissível nos dias de hoje. Espero que um dia a academia volte a premiar atores negros por papéis fortes, e não por empregados ou escravos
Ótimo vídeo como smp. Uma sugestão para o futuro, na qual tenho muito interesse: o caso da Winslet em 2009. Ela recebeu dupla indicação em todas as premiações importantes, mas smp como coadjuvante em "O leitor" (exceção do BAFTA que permite duas indicações do mesmo ator em filmes diferentes na mesma categoria). E a campanha pra ela foi toda feita como support (o que definitivamente ela não é, na minha visão), mas o Oscar, que sempre acata as campanhas dos estúdios (Reese lead em "Walk the line"; Mara "Carol" e Vikander "The Dasish girl" supports - WTF!) fez diferente e a premiou como lead. Seria demonstração de amor? "Ela é tão boa e está há tantos anos na fila, não é atriz pra ganhar o primeiro como coadjuvante"? Fica a dica Dale, acho um caso curioso e interessante, não sei se vc tem informações sobre, que dê um vídeo da série "Histórias do Oscar". Forte abraço!
Dá para sentir no discurso curto e emocionado da Hattie a forte pressão que ela estava sofrendo com toda a situação : pressão da sociedade segregacional da época, pressão dos da comunidade negra para rejeitar o prêmio e do grande amor que ela tinha pela atuação e de ter sido reconhecida. Excelente vídeo.
O problema é que até então estava na plataforma sem nenhum critério e muita gt exalta a obra apenas por ela ser um clássico, como um lindo filme, sem que o senso crítico em relação ao momento histórico em questão fosse exercitado. Que agora essas análises sejam feitas.
@Guilherme A. Mas tente entender o lado da menina. E ela defendeu muito bem seu ponto de vista. E n acredito que seja negro hein Guilherme. Mas poderia ter um pouco mais de sensibilidade etnica.
Muito boa as informações vinda do seu canal.De um certo modo,sem a força do Selznick a história da Hattie teria outro desfecho.Quer dizer q qdo ela foi receber o prêmio ela já estava ciente q ela levaria o prêmio?E eu soube da indignação da Olívia por não ter ganho,tbem achei q a Havilland tbem era principal.Ate hj considero o discurso da Hattie o mais emocionante da história do Oscar.Acho q o que a Hattie passou por muitas humilhações p levar um Oscar,e que não aconteceu mais com outros atores.E importante ressaltar q apesar disso o cinema americano foi o pioneiro em dar oportunidades aos artistas negros; enquanto o cinema europeu pouco fez e faz.
Fiquei muito surpreso quando soube algum tempo atras foi logo esse filme em que a primeira pessoa de cor ganhou um Oscar na História e pensar que isso foi em 1940 imaginei a repercussão na época!
Meu deus, você é perfeito! Vídeo muito bom, trabalhando com uma excelente argumentação e fatos. Sendo um dos meus filmes favoritos desde a infância, sempre tentei assisti-lo ano a ano, pq ele realmente muda minha percepção dele toda vez que revejo, o tempo nos muda e a melhor forma de utilizar esse filme é discutindo ele, usando como material para livros, aulas, documentarios, filmes e por aí vai...é triste saber da dor que a Hattie e seus comtemporâneos devem ter sentido mas esconder o filme não fará a Warner se tornar uma super empresa aliada das causas de diversidade, ela só conseguirá isso ao ajudar a sociedade utilizando seu poder para pegar esse material (que continua sendo muuuito bom) e resignifica-lo.
Parabens pela página, excelente ! Faz uma análise de cada ano do Oscar de antigamente das categorias de atuações principais (atriz, ator, atriz coadjuvante e ator coadjuvante, diretor), quem deveria ser o vencedor ,quem deveria ter sido indicado, etc...
E o Vento Levou... é um retrato de uma época. O filme possui um contexto racista, mas seria difícil não sê-lo ao ter sua narrativa ambientada no Sul dos EUA durante a guerra de Secessão. Isso não significa que fizesse apologia ao racismo, creio que O Nascimento de Uma Nação, de D.W. Griffith, é bem mais complicado neste aspecto. E a produção ainda teve o mérito de render o primeiro oscar a uma atriz negra.
Concordo inteiramente. O personagem de Mammy não é passivo diante da mimada Scarlet. Pelo contrário, ela peita a patroa, discorda... Ela não representa simplesmente uma criada, como seria a ingênua Prissy. Não vejo problema nenhum com esse filme e com o contexto no qual ele se insere. Agora é muito fácil, hoje, 80 anos depois, a gente sair apontando o dedo e dizendo que é problemático. Vão pegar no pé de Green Book, que tem um white savior protagonista e ganhou o Oscar de melhor filme ano passado.
Então eu posso considerar “ E o vento levou” um blockbuster? Se sim, porque “Tubarão” é considerado o primeiro blockbuster da história? O que caracteriza um blockbuster, além da grande bilheteria?
Alguns autores até aplicam o termo blockbuster para E o vento Levou, mas quando se toma a ideia de um gênero de filmes voltados para uma mentalidade específica de distribuição, marketing e exibição, é justo notar que Tubarão foi responsável por mudar várias diretrizes do cinema e fundamental para a popularização do termo/ideia.
Muito feio todo preconceito que havia nos bastidores do jet set hollywoodiano. Um absurdo uma atriz dotada de um talento impar ter sua carreira tolhida por intolerancia.
Acho tão impactante a história da Sra McDaniel , mas vejo que depois de tantos anos pouco mudou em relação aos atores negros . Só uma atriz até hj ganhou o prêmio principal . Ainda não me conformo na vitória de Sandra Bullock sobre Gabourey Sidibe . E até a imprensa ainda tem que mudar , por exemplo ,aqui no Brasil vários sites tem anunciado o filme do Christopher Nolan como o 'novo filme de Robert Pattisson' , cara o protagonista do filme é John David Washington ... Pq não destacam o cara ? Parabéns pelo canal rapaz !
Mais um vídeo incrível Dale. Embora retrate um período sombrio e muito triste da história. Após a premiação a Hattie recebeu ofertas de papéis não estereotipados?
Assistir novamente depois de muitos anos, levei 3 dias , mesmo tempo de O irlandês pô kkkk, com Dublagem clássica da saudosa Herbert Richard e em alta definição.
Puxa, não sabia que a pré venda para cinema começou aqui e já tem tanto tempo, desconhecia a informação. Bem como que por causa do vazamento dos vencedores, que ali também começou as empresas guardarem o resultado. Foi uma cerimônia histórica. Mas é triste ver que infelizmente, a questão racial continua até os dias de hoje, e eu questiono aqueles que falam em evolução do ser humano através dos anos. Excelente vídeo, parabéns por tudo mesmo.
Vc poderia fazer uma crítica a os 10 melhores filmes da história do cinema como Cidadão Kane, O Poderoso Chefão,E o vento levou, A Lista de Schindler e etc.
Já imaginou se a moda pega e vamos aos poucos apagar a historia? e com isso, perdemos parâmetros para justamente contradizer certos "argumentos" que nos dias atuais q vem aparecendo (e com certeza no futuro). Com isso aquela máxima vai acabar se prevalecendo aonde se diz quê: "quando uma mentira é contada varias vezes, acaba se tornando uma verdade" !!!
Ainda sobre "E o Vento Levou", tem esse vídeo gringo que fala sobre todo o processo para a escolha da atriz para ser a Scarlett O'Hara: foi um processo longo e massivo pois era um papel que toda a atriz na América queria, das desconhecidas às grandes estrelas da época como Bette Davis ou Katherine Hepburn para no fim, a escolha recair sobre uma inglesa semi-desconhecida de seu nome Vivien Leigh que superou a maior fasquia de sempre e deu um dos maiores shows de sempre capturados em filme, com o respetivo Óscar. ruclips.net/video/MuP1T0m0OZ4/видео.html
Dale, ultimamente venho lendo algumas "críticas" no Letterboxd de uma galera que quer adentrar nesse ramo, ainda que como um hobby. No entanto, nesses textos, eu vejo muitas frases do tipo: "a fotografia é linda", "a direção é excelente", "a montagem é impecável"; mas sem nenhuma explicação de verdade que indique o porque da fotografia ser linda, ou a direção ser excelente, ou a montagem ser impecável. Enfim, gostaria de saber de você, como um profissional da área, se você já viu esse tipo de texto e, se sim, o quê acha deles; se isso pode prejudicar os verdadeiros críticos ou se não tem nenhum problema. Abraço!
É uma questão sensível. Acho que compartilhar textos é uma boa forma de entrada, trocando experiências e recebendo feedback construtivo também. Acredito que para deixar de ser apenas um hobby e se tornar algo mais sério, cabe à pessoa procurar leituras, cursos, etc.
@@dalenogarecriticas A questão que me incomoda (e olha que eu nem sou do ramo) é que, mesmo que seja em uma plataforma livre como o Letterboxd, algumas pessoas parecem querer escrever como crítico profissional, abordando os aspectos técnicos de um filme, mas com esses textos extremamente rasos. Lá no site, vi um cara com quase 20.000 filmes assistidos, mas que ainda escreve assim. Acho isso até um tanto triste, uma vez que me parece que essa pessoa, que tem uma grande bagagem de filmes, não consegue absorver a arte do cinema. Provavelmente estou sendo um tanto chato, mas não gosto quando vejo algo que parece banalizar uma profissão. Abraço, e obrigado pela atenção!
É um esteriótipo tão forte que, basicamente, se expandiu pra literatura e dramaturgia dos países com tradição escravocrata. Vc vera esse personagem em dezenas de novelas de época aqui no Brasil, em filmes, etc. Um bom exemplo é a Tia Anastácia, do Sítio do Pica-pau Amarelo.
A série de livros "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" começou a ser publicada no início da década de 1930, ou seja, antes do filme. Esse estereótipo já existia em países com histórico de escravidão. O próprio Monteiro Lobato era um admirador da causa dos Confederados, hoje há um grande debate sobre a utilização da Literatura Infanto-juvenil produzida por ele nas salas de aula.
@@dalenogarecriticas muito obrigado Mas acabei stalkeando achei seu Instagram e vi lá Já pesquisei outros artigos seus kkk Mas somente esse aqui tem haver com que estou falando Que é como as críticas sobre o filme deuses do Egito impactou Hollywood, sobre a representatividade negra no cinema e como o filme pantera negra faz essa representatividade Ae irei utilizar esse vídeo como uma historiografia do racismo no cinema Mas você é incrível mano
Como analisar como racista um filme que demonstra uma época? E é bastante óbvio que o parâmetro para eleger a McDaniel para o Oscar foi sua interpretação como a negra da casa grande, que outro paramento os brancos tinham ??? Grupos étnicos até hoje ficam restritos a esteriótipos imagine naquela época.
Se sua atuação reafirma um estereótipo, eu fico me perguntando como então uma personagem negra, não educada, em pleno período de escravidão no sul dos EUA deveria ser representada.
Na verdade o premio para papeis secundarios naquela epoca era uma placa. N se tratava de uma estatueta propriamente dita. Mas que claro nao desmereceu seu grande feito.
o que fizeram com essa atriz e algo vergonhoso e quando ela morreu não pode ter seu pedido de ser sepultada em Hollywood porque o cemitério não aceitava negros
Tomara que o oscar passe a premiar mais atrizes/atores negros como protagonista e sem precisar que eles façam papel de escravo. Parabéns pelo vídeo, dale.
Sim. Basta as produtoras e as roteiristas criarem papéis que possam nós quais pessoas negras possam se enquadrar. Gente talentosa pra atuar, escrever e dirigir não falta... Waves taí pra provar isso. A partir daí é questão das premiações reconhecerem esses trabalhos.
Tio phillllll
O discurso mais lindo e significativo de toda a história do Oscar foi dela. Eu fico emocionada todo vez que ouço. Ela tinha total noção de que aquele oscar não era só dela. Era uma vitória de todos os negros. E a luta continua e jamais pode parar
HATTIE MCDANIEL TEVE UMA VIDA DIFÍCIL E MUITO TRISTE, MAS MESMO ASSIM PROVOU QUE ERA UMA GRANDE ATRIZ, ELA SEM DÚVIDAS CRAVOU O SEU NOME NA HISTÓRIA DO CINEMA, SERÁ LEMBRADA PARA TODO O SEMPRE.
Só tenho agradecer por esse trabalho. Já esperava a muito tempo por esse vídeo. Você saiu na frente. Não existe esse material no youtube. É muito rico em detalhes. So poderia ter a sua assinatura. Me emocionei no final vendo-a no discurso. Sem palavras.😢
A frase mais famosa dela:
"Prefiro ganhar 700 dólares interpretando uma empregada do que ganhar 7 dólares sendo uma".
Lol. Esse comentário é alguma forma de tentar suavizar ou amenizar a situação?
Continua sendo horrível
Eu amo essa serie de historia do Oscar
HATTIE MCDANIEL, FOI UMA ATRIZ QUE MARCOU ÉPOCA NA HISTÓRIA DO CINEMA.
Nesses tempos de discussões sobre o racismo na nossa sociedade, a história desse oscar é bem pertinente... a maneira como ela foi tratada na cerimônia, dá nojo, tudo bem q era a época forte da segregação racial, mas é bom olhar pro passado, pra não repetir esses erros no presente... se bem q com tudo o q a gente vê acontecendo atualmente, nem sei se mudou muita coisa.
Adoro ela.
Algumas cenas dela no "E O Vento Levou" são icônicas e inesquecíveis.
Tenho quase toda a filmografia dela.
Amo. ❤
Parabéns pela aula, excelente! Hattie merece urgentemente que sua vida seja levada ao cinema, ainda mais nesses tempos tão difíceis. Soube que sua estatueta do Oscar está sumida até hoje, é verdade? (Ela doara a uma universidade mas ninguém sabe o paradeiro). Dalenogare. o romance está sendo boicotado também nas livrarias? Mais uma vez, parabéns! _nota:_ Olivia de Havilland fará104 anos em 1 de julho!
Verdade, estou preparando um episódio especial sobre as estatuetas perdidas e vou comentar sobre esse caso também. Quanto ao romance, as vendas seguem.
na expectativa, muito obrigado!
Perfeito . Obg pela análise. Na minha humilde opinião não se pode barrar esse filme pelos motivos alegados. Tem que se analisar cada época e esse filme traz a tona muito do que a indústria era .
Puxa, essa cara pesquisa mesmo os assuntos tratados em seus vídeos sobre cinema!
Análises embasadas e bem interessantes!!
Ainda deixa as referências do material utilizado.
Muito bom!!
Eu juro que não entendo o número de visualizações de seus vídeos. Esse é um dos canais mais inteligentes que já tive o prazer de conhecer e a maneira que você passa seu conhecimento sobre o tema é incrível! Grande abraço!
Orgulho de fazer parte do canal ele com 49, 5 mil inscritos.
Cara, seu canal é muito bom! Só vi algo com tanto cuidado aos detalhes assim no yt gringo. Muito bom esse (e os outros) vídeos!
Muito obrigado :)
Dale estamos chegando aos 50 mil, lembro q quando conheci seu trabalho eram 4 mil. Fico feliz por vc, sempre estou divulgando seu trabalho.
Muito obrigado :D
Esse filme é um dos meus clássicos favorito, já assistir tantas vezes que perdi as contas.
Vídeo não, aula!
Parabéns pelo trabalho Dale, e rumo aos 50k.
Realmente ela mereceu oscar , talvez o único que teve uma atitude legal com ela foi David O. Selznick.
Oi, Dale. Ótimo vídeo, muito bom conhecer essa história. Penso que em vez de excluir produções do catálogo, eles deveriam aproveitar a circunstância para ampliar o debate. A história não deve ser apagada, mas estudada, analisada e usada como ponto de partida para novas perspectivas. Abraço.
Eu acho irônico que um filme com abordagem considerado hoje em dia racista tenha sido o primeiro em que uma atriz negra tenha ganhado o Oscar!
Na época o livro e filme já eram considerados racistas.
Poisé, coitada da atriz
Eram os únicos papéis dados aos atores negros naquela época, isso quando os brancos não usavam o Blackface pra fazerem os papéis
Ótimo vídeo como sempre ! Dale as contextualizaçoes históricas que você faz nos vídeos enriquece MUITO , sem dúvida é seu diferencial , não me arrependo nem um pouco de ser inscrito nesse canal!
Excelente vídeo! Ver a sua análise como historiador e crítico é bem elucidativo e didático. Baixei seu texto e vou ler! Eu gosto muito do filme, minha mãe se estivesse viva teria a idade dele, ele foi lançado no ano em que ela nasceu, e ela contava de tê-lo visto no cinema quando jovenzinha, assisti inúmeras vezes com ela.
Muito obrigado :)
Gostei muito da divisão por partes do vídeo, excelente análise! Você pretende fazer crítica de Bonnie e Clayde? Assiti o filme ontem e adoraria ver uma análise sua!
assisti o filme hoje pelo HBO Max, gostei muito da sua avaliação. você trouxe o contexto da época, e as realidades que foram romantizadas, depois verei a live que não acompanhei no dia que teve. obrigado pelo video!
Muito interessante este vídeo, exatamente por seu caráter desmitificador... lembro que num documentário sobre o flme, o Gable aparece como o grande ofendido pelo modo como a Hattie foi tratada durante o tour promocional pelo sul, mas não diz uma palavra sobre os esforços do Selznick para que a Hattie fosse celeberada, e tampouco o piti da Olívia aparece no doc, apenas suas falas de felicidade por um momento histórico q ela foi incapaz de reconhecer à época... momento histórico, admiti-se, com suas contradições... nenhum livro, filme , música, peça, dança, o que for, merece o ostracismo por questões de ajuste ideológico, mas sempre o confronto honesto e direto com suas contradições, e isso só acontece com exposição e debate...
Você é um crítico muito bom.
Que história! Ainda bem que temos você para divulgar.
Fico com o estômago embrulhado ao saber que ela não pode nem ser enterrado no cemitério de Hollywood, olhando pro passado vejo que esse tipo de coisa seria inadmissível nos dias de hoje.
Espero que um dia a academia volte a premiar atores negros por papéis fortes, e não por empregados ou escravos
Ótimo vídeo como smp. Uma sugestão para o futuro, na qual tenho muito interesse: o caso da Winslet em 2009. Ela recebeu dupla indicação em todas as premiações importantes, mas smp como coadjuvante em "O leitor" (exceção do BAFTA que permite duas indicações do mesmo ator em filmes diferentes na mesma categoria). E a campanha pra ela foi toda feita como support (o que definitivamente ela não é, na minha visão), mas o Oscar, que sempre acata as campanhas dos estúdios (Reese lead em "Walk the line"; Mara "Carol" e Vikander "The Dasish girl" supports - WTF!) fez diferente e a premiou como lead. Seria demonstração de amor? "Ela é tão boa e está há tantos anos na fila, não é atriz pra ganhar o primeiro como coadjuvante"? Fica a dica Dale, acho um caso curioso e interessante, não sei se vc tem informações sobre, que dê um vídeo da série "Histórias do Oscar". Forte abraço!
Só eu que noto a semelhança do Dale com o Clint Eastwood do cartaz do filme na parede.
Dá para sentir no discurso curto e emocionado da Hattie a forte pressão que ela estava sofrendo com toda a situação : pressão da sociedade segregacional da época, pressão dos da comunidade negra para rejeitar o prêmio e do grande amor que ela tinha pela atuação e de ter sido reconhecida. Excelente vídeo.
Tirar o filme é medo da discussão que o filme trás , e a importância do cinema no assunto
O problema é que até então estava na plataforma sem nenhum critério e muita gt exalta a obra apenas por ela ser um clássico, como um lindo filme, sem que o senso crítico em relação ao momento histórico em questão fosse exercitado. Que agora essas análises sejam feitas.
@Guilherme A. Mas tente entender o lado da menina. E ela defendeu muito bem seu ponto de vista. E n acredito que seja negro hein Guilherme. Mas poderia ter um pouco mais de sensibilidade etnica.
Gostaria de saber como foi a repercussão do filme no norte dos EUA, porque no filme eles são apresentados com uma visão bastante negativa.
Bem lembrado.
Parabéns pelo vídeo e pela contextualização histórica.
Não entendo nada de cinema mas gosto muito de seus comentários parabéns pelo canal
Obrigado!
Daleno, grande vídeo! Você é espetacular!!!!
Gostei muito da sua eloquência sobre um dos meus filmes favoritos!!!Abraço
Mais um grande vídeo e mais uma grande história do Oscar. Cada vídeo é uma aula. Valeu!
Excelente! Obrigado pelo vídeo
Um dos grandes filmes da história do cinema, chamado de "O Filmes dos Filmes"
Muito boa as informações vinda do seu canal.De um certo modo,sem a força do Selznick a história da Hattie teria outro desfecho.Quer dizer q qdo ela foi receber o prêmio ela já estava ciente q ela levaria o prêmio?E eu soube da indignação da Olívia por não ter ganho,tbem achei q a Havilland tbem era principal.Ate hj considero o discurso da Hattie o mais emocionante da história do Oscar.Acho q o que a Hattie passou por muitas humilhações p levar um Oscar,e que não aconteceu mais com outros atores.E importante ressaltar q apesar disso o cinema americano foi o pioneiro em dar oportunidades aos artistas negros; enquanto o cinema europeu pouco fez e faz.
Fiquei muito surpreso quando soube algum tempo atras foi logo esse filme em que a primeira pessoa de cor ganhou um Oscar na História e pensar que isso foi em 1940 imaginei a repercussão na época!
Meu deus, você é perfeito! Vídeo muito bom, trabalhando com uma excelente argumentação e fatos. Sendo um dos meus filmes favoritos desde a infância, sempre tentei assisti-lo ano a ano, pq ele realmente muda minha percepção dele toda vez que revejo, o tempo nos muda e a melhor forma de utilizar esse filme é discutindo ele, usando como material para livros, aulas, documentarios, filmes e por aí vai...é triste saber da dor que a Hattie e seus comtemporâneos devem ter sentido mas esconder o filme não fará a Warner se tornar uma super empresa aliada das causas de diversidade, ela só conseguirá isso ao ajudar a sociedade utilizando seu poder para pegar esse material (que continua sendo muuuito bom) e resignifica-lo.
Muito obrigada por ter feito esses vídeo vai ajudar bastante no meu trabalho 😊
Adoro essa série! ❤️
A literatura assim como o cinema, são retratos de sua época
Parabéns pelo vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽
Parabens pela página, excelente ! Faz uma análise de cada ano do Oscar de antigamente das categorias de atuações principais (atriz, ator, atriz coadjuvante e ator coadjuvante, diretor), quem deveria ser o vencedor ,quem deveria ter sido indicado, etc...
Muito legal o novo video do canal. E um absurdo o que esta grande atriz teve que suportar na carreira. Pena que o premio nao lhe ajudou muito.
E o Vento Levou... é um retrato de uma época. O filme possui um contexto racista, mas seria difícil não sê-lo ao ter sua narrativa ambientada no Sul dos EUA durante a guerra de Secessão. Isso não significa que fizesse apologia ao racismo, creio que O Nascimento de Uma Nação, de D.W. Griffith, é bem mais complicado neste aspecto. E a produção ainda teve o mérito de render o primeiro oscar a uma atriz negra.
24 Frames por Segundo concordo
Concordo inteiramente. O personagem de Mammy não é passivo diante da mimada Scarlet. Pelo contrário, ela peita a patroa, discorda... Ela não representa simplesmente uma criada, como seria a ingênua Prissy. Não vejo problema nenhum com esse filme e com o contexto no qual ele se insere. Agora é muito fácil, hoje, 80 anos depois, a gente sair apontando o dedo e dizendo que é problemático. Vão pegar no pé de Green Book, que tem um white savior protagonista e ganhou o Oscar de melhor filme ano passado.
Uffa até q enfim o video de hj!!
Valeu, mais um vídeo muito legal! Espero para ver o vídeo sobre O Vento Levou...
Então eu posso considerar “ E o vento levou” um blockbuster? Se sim, porque “Tubarão” é considerado o primeiro blockbuster da história? O que caracteriza um blockbuster, além da grande bilheteria?
Alguns autores até aplicam o termo blockbuster para E o vento Levou, mas quando se toma a ideia de um gênero de filmes voltados para uma mentalidade específica de distribuição, marketing e exibição, é justo notar que Tubarão foi responsável por mudar várias diretrizes do cinema e fundamental para a popularização do termo/ideia.
Muito feio todo preconceito que havia nos bastidores do jet set hollywoodiano. Um absurdo uma atriz dotada de um talento impar ter sua carreira tolhida por intolerancia.
Sem dúvida o vídeo mais completo sobre a hattie mcdaniel no Oscar 👏👏
Acho tão impactante a história da Sra McDaniel , mas vejo que depois de tantos anos pouco mudou em relação aos atores negros . Só uma atriz até hj ganhou o prêmio principal . Ainda não me conformo na vitória de Sandra Bullock sobre Gabourey Sidibe . E até a imprensa ainda tem que mudar , por exemplo ,aqui no Brasil vários sites tem anunciado o filme do Christopher Nolan como o 'novo filme de Robert Pattisson' , cara o protagonista do filme é John David Washington ... Pq não destacam o cara ? Parabéns pelo canal rapaz !
muito bom. As verdadeiras histórias do oscar.
Muito boa análise!
Até hoje, quantos estrangeiros ganharam o Oscar por atuação nas quatro categorias (atores, atrizes, atores coadjuvantes e atrizes coadjuvantes)?
Caramba esses vídeos são muito interessantes !
Adorei o vídeo!
Mais um vídeo incrível Dale. Embora retrate um período sombrio e muito triste da história. Após a premiação a Hattie recebeu ofertas de papéis não estereotipados?
Assistir novamente depois de muitos anos, levei 3 dias , mesmo tempo de O irlandês pô kkkk, com Dublagem clássica da saudosa Herbert Richard e em alta definição.
Que triste todo esse preconceito contra a atriz. Aquela era uma época terrível, se bem q hj em dia o racismo segue firme😞.
Puxa, não sabia que a pré venda para cinema começou aqui e já tem tanto tempo, desconhecia a informação. Bem como que por causa do vazamento dos vencedores, que ali também começou as empresas guardarem o resultado. Foi uma cerimônia histórica. Mas é triste ver que infelizmente, a questão racial continua até os dias de hoje, e eu questiono aqueles que falam em evolução do ser humano através dos anos. Excelente vídeo, parabéns por tudo mesmo.
agr faz um vídeo sobre sidney poitier ganhado o Oscar, eu tenho uma ideia muito romantizada desse momento, queria saber se realmente foi assim.
Vc poderia fazer uma crítica a os 10 melhores filmes da história do cinema como Cidadão Kane, O Poderoso Chefão,E o vento levou, A Lista de Schindler e etc.
Já imaginou se a moda pega e vamos aos poucos apagar a historia? e com isso, perdemos parâmetros para justamente contradizer certos "argumentos" que nos dias atuais q vem aparecendo (e com certeza no futuro). Com isso aquela máxima vai acabar se prevalecendo aonde se diz quê: "quando uma mentira é contada varias vezes, acaba se tornando uma verdade" !!!
Poderia fazer um vídeo sobre OS NEGROS NO OSCAR?
Oscar merecido.
Ainda sobre "E o Vento Levou", tem esse vídeo gringo que fala sobre todo o processo para a escolha da atriz para ser a Scarlett O'Hara: foi um processo longo e massivo pois era um papel que toda a atriz na América queria, das desconhecidas às grandes estrelas da época como Bette Davis ou Katherine Hepburn para no fim, a escolha recair sobre uma inglesa semi-desconhecida de seu nome Vivien Leigh que superou a maior fasquia de sempre e deu um dos maiores shows de sempre capturados em filme, com o respetivo Óscar.
ruclips.net/video/MuP1T0m0OZ4/видео.html
Caramba!!! ♥️ ♥️ ♥️
Seu canal é cultura
Salve, Dale!
Gostaria muito de ver uma resenha sua sobre os grandes clássicos Rastros de ódio e Era uma vez no Oeste.
Sucesso, brother!
Dale, ultimamente venho lendo algumas "críticas" no Letterboxd de uma galera que quer adentrar nesse ramo, ainda que como um hobby. No entanto, nesses textos, eu vejo muitas frases do tipo: "a fotografia é linda", "a direção é excelente", "a montagem é impecável"; mas sem nenhuma explicação de verdade que indique o porque da fotografia ser linda, ou a direção ser excelente, ou a montagem ser impecável. Enfim, gostaria de saber de você, como um profissional da área, se você já viu esse tipo de texto e, se sim, o quê acha deles; se isso pode prejudicar os verdadeiros críticos ou se não tem nenhum problema.
Abraço!
É uma questão sensível. Acho que compartilhar textos é uma boa forma de entrada, trocando experiências e recebendo feedback construtivo também. Acredito que para deixar de ser apenas um hobby e se tornar algo mais sério, cabe à pessoa procurar leituras, cursos, etc.
@@dalenogarecriticas A questão que me incomoda (e olha que eu nem sou do ramo) é que, mesmo que seja em uma plataforma livre como o Letterboxd, algumas pessoas parecem querer escrever como crítico profissional, abordando os aspectos técnicos de um filme, mas com esses textos extremamente rasos.
Lá no site, vi um cara com quase 20.000 filmes assistidos, mas que ainda escreve assim. Acho isso até um tanto triste, uma vez que me parece que essa pessoa, que tem uma grande bagagem de filmes, não consegue absorver a arte do cinema.
Provavelmente estou sendo um tanto chato, mas não gosto quando vejo algo que parece banalizar uma profissão.
Abraço, e obrigado pela atenção!
É muito simples. O filme retrata costumes da época em que foi ambientado.
Parabéns por mais essa brilhante análise brother!
ótimo conte udo
É um esteriótipo tão forte que, basicamente, se expandiu pra literatura e dramaturgia dos países com tradição escravocrata.
Vc vera esse personagem em dezenas de novelas de época aqui no Brasil, em filmes, etc.
Um bom exemplo é a Tia Anastácia, do Sítio do Pica-pau Amarelo.
A série de livros "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" começou a ser publicada no início da década de 1930, ou seja, antes do filme. Esse estereótipo já existia em países com histórico de escravidão. O próprio Monteiro Lobato era um admirador da causa dos Confederados, hoje há um grande debate sobre a utilização da Literatura Infanto-juvenil produzida por ele nas salas de aula.
O David Selznick também fez questão de "amenizar" os aspectos mais racistas do livro ao excluir a KKK e o termo "nigger" na adaptação.
Oi
Tudo bem?
Quero usar seu vídeo no meu trabalho acadêmico
Mas tô querendo saber seu nome pra colocar no artigo
Waldemar Dalenogare Neto
@@dalenogarecriticas muito obrigado
Mas acabei stalkeando achei seu Instagram e vi lá
Já pesquisei outros artigos seus kkk
Mas somente esse aqui tem haver com que estou falando
Que é como as críticas sobre o filme deuses do Egito impactou Hollywood, sobre a representatividade negra no cinema e como o filme pantera negra faz essa representatividade
Ae irei utilizar esse vídeo como uma historiografia do racismo no cinema
Mas você é incrível mano
Os atores/atrizes do filme nem pra ficarem ao lado dela né???
Um dos melhores papel no filme : e o vento levou. Personagem de scarlat : mulher para mim, forte e desprezível
Como analisar como racista um filme que demonstra uma época? E é bastante óbvio que o parâmetro para eleger a McDaniel para o Oscar foi sua interpretação como a negra da casa grande, que outro paramento os brancos tinham ??? Grupos étnicos até hoje ficam restritos a esteriótipos imagine naquela época.
Se sua atuação reafirma um estereótipo, eu fico me perguntando como então uma personagem negra, não educada, em pleno período de escravidão no sul dos EUA deveria ser representada.
Não se faça de inocente, o estereótipo é o seguinte. Os personagens negros eram empregados ou escravos, entendeu?
Nesses dias, que discutimos racismo esse vídeo é muito importante.
Ou seja se por acaso algum produtor quiser refilmar o livro da Margaret Micthel como ficaria os personagens de escravos? quem os interpretaria ?
Não existe escravidão feliz! Esse é o ponto!
Na verdade o premio para papeis secundarios naquela epoca era uma placa. N se tratava de uma estatueta propriamente dita. Mas que claro nao desmereceu seu grande feito.
:)
o que fizeram com essa atriz e algo vergonhoso e quando ela morreu não pode ter seu pedido de ser sepultada em Hollywood porque o cemitério não aceitava negros