Como ajudar na seletividade e restrição alimentar de seu filho

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • Como ajudar na seletividade e restrição alimentar de seu filho. Dicas para os pais de manejos, recursos e atividades para favorecer a ampliação do repertório alimentar do seu filho - com Dinara Souza - Clínica MakingSense de Terapia Ocupacional

Комментарии • 111

  • @DeTudoumpoucoGraziii
    @DeTudoumpoucoGraziii 3 года назад +3

    Melhor vídeo que assisti sobre o tema,amei...meu filho tem 3 anos,o problema dele é que ele come demais um alimento e quer toda hora e não para de comer aí passando uns dias enjoa e faz a mesma coisa com outro e assim vamos tentando voltar ao alimento que ele enjoou!

  • @andresaamartins6067
    @andresaamartins6067 3 года назад +4

    Todos os vídeos que procuro fala sugestivamente sobre autismo. Meu filho começou a seletividade depois que teve uma infecção intestinal, em seguida teve covid. Isso foi em julho do ano passado, desde lá ele vem selecionando e restou farofa, batata assada ou frita e carnes. Mas frutas ele não deixou de comer, come quase todo tipo de frita, bolos, pães e biscoitos tbem come. Minha angústia é a refeição salgada.

    • @lennybezerra6469
      @lennybezerra6469 2 года назад

      Olá Andresa, como esta o seu filho hoje após 1 ano:? vc disse tudo nesse texto só vejo video tratando a restrição alimentar para as crianças com autismo.

  • @julianaborgesdarocha8481
    @julianaborgesdarocha8481 2 года назад +2

    Maravilhosa, amei as dicas!!!

  • @arletehillesheim6494
    @arletehillesheim6494 2 года назад +1

    Amei

  • @lilianeborges76
    @lilianeborges76 5 лет назад +2

    quero mais dicas

  • @paulagilsilva7010
    @paulagilsilva7010 7 лет назад +3

    Adorei o vídeo e pra mim é muito difícil saber como lidar com meu filho de três anos que é muito seletivo. Eu como mãe me preocupo demais em fazer meu filho comer então sei que faço muitas coisas erradas mas tudo pra vê lo comer. Atualmente ele almoça e janta todo dia a mesma coisa sopa de ervilha com cenoura arroz frango e batata palha sempre assim todo dia a mesma coisa.
    Eu acabo desistindo de oferecer outras coisas como arroz e feijão ou macarronada por ele sempre recusar então vivo nesse sufoco com ele. A hora da refeição eh sempre angustiante pra mim é percebo que ele não tem prazer nenhum em comer estamos iniciando agora terapias com psicóloga, fono e to e tenho fé em Deus que vamos melhorar e muito esse quadro.
    Obrigada pelo vídeo

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  7 лет назад

      Paula Gil . Agora com o tratamento com esses profissionais certamente melhorará. Tenha fe. Grande abraço

  • @alicelins4880
    @alicelins4880 2 года назад

    Amei as dicas . Conteúdo maravilhoso …Quero mais

  • @autismodiarioazul9102
    @autismodiarioazul9102 6 лет назад +1

    Isso funciona mesmo ,claro tem dia q ñ come tudo q está no prato ,Mas come sempre ,aqui e na de besteira antes do almoço ,E sempre a mesa graças a Deus tem melhorado a seletividade e conto história da comida ñ cobro muito pois é um processo de paciência,mas ele é um tratorzinho p comer kkk

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад

      Autismo,Fé e superação Autismo,Fé e superação . Tratorzinho foi ótimo.....kkkk
      Vamos que Vamos, um dia por vez.

  • @vanessaleodoro2672
    @vanessaleodoro2672 6 лет назад +2

    Amei o vídeo ❤ Veio exatamente na hora que eu mais estou precisando. Meu filho tem 3 anos e 8 meses tem síndrome de down e agora descobrimos mais o autismo. Ele não fala e só come comida com consistência pastosa, ele não mastiga só engole a comida 😐 e na maioria das vezes que oferecemos algo diferente ele joga da boca e faz ânsia.
    Não pega nada na mão e leva a boca tipo bolacha, fruta, pirulito e por aí vai, ele nem se quer pega da mão da gente quando oferecido. Isso é angustiante 😐

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад

      vanessa, procure a ajuda de um profissional de terapia ocupacional em Integração Sensorial, você verá como as coisas melhoram mais rápido. Abraços e boa sorte ai...

  • @marceloguimaraes1021
    @marceloguimaraes1021 6 лет назад +8

    Parabéns pelo vídeo, adorei o conteúdo. Meu filho de 4 anos, acompanhado por TO, Fono, Psicopedagoga, Mediadora, Nutricionista, Equoterapia, natação, ou seja, tudo o possível. Sou um pai super presente, acompanho e coordeno todas as terapias, 40 horas por semana. Uma coisa que não entendo, já ouvi muito falar de problemas de texturas, cheiros, etc, tudo o que você citou. Me justificam isso tipo, o arroz é duro, o purê é mole, etc, etc. Mas se oferecemos a ele um biscoito duro, sem problemas. Um bolo "molhado", desce rindo, um biscoito farinhento, delícia. A impressão é que não é seletividade, incomodo para colocar na boca e sim "falta de vergonha" rs. Ele tem um radar que, para besteira, nem olha, cheira, vê textura, coloca logo para dentro. O que acha, seria um problema de integração sensorial ou apenas de estímulo, de ter "vontade" de experimentar, de comer. Um exemplo, purê de batata com inhame, nem olha. Fiz um brownie que é basicamente o purê adicionando cacau em pó, desceu lindo, lambendo os dedos rs. Refir o purê colocando no forno, para textura ficar igual ao brownie (mas sem o cacau) e ... adivinha .... Obrigado e parabéns novamente.

    • @nonsense1764
      @nonsense1764 6 лет назад +2

      Marcelo Guimaraes Creio que a questão não seja só a Textura como algo isolado, mas o Cheiro e Sabor e na minha rasa compreensão entendo que é algo involuntário. Quando eu era criança eu recusava toda comida, comia basicamente Pão, Leite com Café e besteiras (mas isso não tinha com tanta frequência, pois não tínhamos condições), havia um ou outro alimento além destes que também gostava como Couve, Queijo, Frango a passarinho (alguns que lembro). Se não tivesse pão e só comida normal eu ficava sem comer, ou minha mãe no desespero "empurrava com água" (eu não gostava de praticamente nada que é comida salgada, nesse caso, nem besteiras, se quer conseguia saber o sabor das coisas). Tomei Biotônico e tudo que ensinavam para ter apetite para as outras coisas. Eu demorei muito para aprender a comer direito e "carreguei uma cruz" com isso porque me sentia mal, culpada por não comer, me sentia uma pessoa ruim porque com tanta criança passando fome eu tinha nojo de tudo mas simplesmente não conseguia mudar. Por mais que eu quisesse comer eu tinha ânsia para toda colherada e tudo me parecia ruim. Todo dia, e em especial na casa dos outros, quando chegava perto do horário de comer eu já começava a me sentir mal, como se ficasse febril, ansiosa, pelo simples fato de estar chegando o horário do almoço/janta e saber que eu teria que comer e ouvir as pessoas me forçando a isso. Eu rezava muito para conseguir ser diferente. Isso só terminou quando eu cheguei na adolescência e me forcei a ter que comer na casa de amigos para não passar vergonha. No começo eu colocava no prato e engolia cada colherada sem mastigar, depois passei a mastigar um pouco e colocar farofa/farinha em tudo para mudar o sabor, com o tempo e repetidas tentativas eu comecei a gostar do sabor e da consistência da maioria das coisas. Hoje, eu como de tudo praticamente, com muito gosto! Mas o caminho que percorri para chegar a esse ponto foi um tanto doloroso e talvez tivesse sido diferente se visto e compreendido com outros olhos.

    • @patrickaraujo7360
      @patrickaraujo7360 5 лет назад

      @@nonsense1764 muito bom ter lido sua experiência.

    • @carlabarb6825
      @carlabarb6825 4 года назад

      Igualzinho aqui em casa.

  • @antunes281
    @antunes281 6 лет назад +1

    Muito bom esse video.Tive a indicação da Terapeuta que acompanha meu filho ele tem seletividade alimentar. o que me chama atenção é que ele só come com banana amassada junto ou seja eu misturo tudo feijão,arroz, verdura e carne e dou pra ele.Só que ele não gosta de mastigar se tiver pedaço ou uma comida mais dura ele não gosta e rejeita.Fora almoço e janta ele só come bolacha e iogurte.tenho problemas na escola pois ele não aceita alimentos de ninguém só come em comigo mesmo que tenha a banana.

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад

      Marie Antunes . Ele deve confiar muito em você, para preferir comer apenas com você.
      Interessante você começar as refeições próximas a ele e ir saindo aos pouquinhos, deixando-o na companhia de outras pessoas.
      Quanto a banana. Não há problema algum. Deixa ele colocar banana em Tudo, gradativamente você deve diminuir o tamanho da banana e ir retirando-a do prato dele lentamente.
      Boa sorte

    • @antunes281
      @antunes281 6 лет назад

      MakingSense Clínica de Integração Sensorial obrigada pela ajuda, com certeza vai me ajudar.

  • @enzojone7949
    @enzojone7949 4 года назад +1

    Parabens vc me ajudou bastante

  • @certamenteeducacao2824
    @certamenteeducacao2824 6 лет назад +2

    Você é maravilhosa! Parabéns!!

  • @rosarianiero3935
    @rosarianiero3935 6 лет назад +2

    Melhor vídeo que assisti sobre seletividade alimentar. O meu filho só quer comer farofinha!

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад +2

      Rosaria Niero . Tenta acrescentar alguma comida na farofa. Pouquíssima comida e mais farofa. Vai aumentando muito devagar a quantidade de comida. Bom trabalho. Qualquer coisa estamos a disposição. MakingSenseassessoria@gmail.com

    • @nonsense1764
      @nonsense1764 6 лет назад +1

      MakingSense Clínica de Integração Sensorial Hoje, já adulta percebo como era simples evitar tudo o que passei, os julgamentos e a culpa que carreguei na infância por não comer. Aprendi, mas sozinha e depois de grande, não por descaso da minha família, mas por falta de informação mesmo. Graças a Deus hoje há onde os pais se apoiarem para buscar informações.

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад +2

      Non Sense . Eu tb vivi muitas dificuldades alimentares quando criança, hoje em dia isso me ajuda muito com meus pequenos, mas antigamente tudo se resumia em "crianças frescas para comer ".
      Ainda bem que as coisas evoluíram e podemos contar com profissionais altamente capacitados para ajudar esses pequenos.

    • @meireps1563
      @meireps1563 3 года назад

      eu descobri uma maneira q a minha filha está comendo bem agr... Ela não queria comer arroz com feijão.. aí agr eu faço omelete e coloco uma concha pequena de feijão amassado na peneira , tem q ser só o grão sem o caldo.. se não fica muito mole... As vezes eu faço assim só com a clara do ovo tbm .. mais tem fazer na manteiga pra fica mais gostoso... Agr ela come q omelete e nem percebe q tem feijão rsrsr e depois eu faço arroz branco com um pouquinho de cenoura quando não tem cenoura faço só arroz branco msm... Aí ela come.. depois ofereço uns pedacinhos de carne ela tá comendo agr... Mais ela gosta bem passadinho, e abobrinha frita.. ... Tenta fazer assim as vezes eles comem tbm.. Eu dou o ovo com feijão primeiro depois arroz feito na Hr q é mais gostoso depois ofereço outra coisa.. não precisa fazer toda HR o ovo do mesmo jeito pra eles n enjoa.. da pra fazer a omelete normal e por o feijão, da pra fazer só com a clara, e da pra fazer normal sem feijão de vez em quando pra n da enjoa ... E dando assim uma vez por dia já é bom pra eles daí não ficam sem consumir o feijão q a maioria não gosta. E o feijão não precisa dar todo dia No almoço e na janta.. da pra intercalar tbm ... Ou se eles aceitar da nas duas refeições msm.. uma concha pequena por dia pras crianças já é suficiente e não sobremesa ao invés de dar doce oferecer alguma fruta docinha .. espero ter ajudado. Pra mim foi mto bom 👍 mais cada criança tem seu jeitinho né.. Deus abençoe seus anjinhos 🙏

  • @mariahelenadeoliveirahelen5885
    @mariahelenadeoliveirahelen5885 6 лет назад +1

    Muito rico esse vídeo, adorei super proveitoso .meu filho tem 5 anos e há 3 anos parou de fazer as principais refeições e não aceita quase nada .

  • @tintyribeiro9021
    @tintyribeiro9021 7 лет назад +1

    Obrigada. Suas dicas me ajudaram muito a entender melhor o que está acontecendo com o meu caçula de dois anos.

  • @arletehillesheim6494
    @arletehillesheim6494 2 года назад

    Ameiiii

  • @gildapereira4773
    @gildapereira4773 5 лет назад +1

    oi Dinara, sorte minha te encontrar rs...qdo vc fala do espelho, seria trabalhar com ele no momento da refeição? explica mais, por favor???
    Gostaria tb da abordagem sobre transtorno sensorial auditivo...minha filha bate com tudo e bate forte ...parece buscar o som...só mesmo tempo você com as mais nos ouvidos...Desde já agradeço muitíssimo por tanta riqueza de suas informações. ..

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  5 лет назад

      Oi. As vezes ajuda colocar o espelho na frente da criança nos momentos da refeição, principalmente para as crianças com dificuldade em planejar os movimentos da boca e língua.
      Sobre a questão auditiva. Vc ja investigou a audição dela?
      Acho que vale a pena conversar melhor com uma fonoaudióloga.
      Abraços

  • @cristianeamaral4402
    @cristianeamaral4402 4 года назад +5

    Conteúdo maravilhosooo. Minha filha de 3 anos e meio está neste quadro desde 8 meses, mas só há alguns meses desconfiei da seletividade alimentar. Inclusive estou cursando nutrição. Gostaria de saber como posso agendar um tratamento para ela com vc? Parabéns pela segurança, qualidade e objetividade!

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  4 года назад

      Oi @Cristiane Amaral! Muito obrigada por suas palavras, mensagem e contato. Para saber mais sobre nossos serviços, envie um e-mail para makingsenseassessoria@gmail.com. Nós retornamos para você esclarecendo sua dúvidas!

    • @lennybezerra6469
      @lennybezerra6469 2 года назад

      Olá Cris, como esta a sua filha hoje? melhorou a alimentação?

  • @heloopalasio
    @heloopalasio 4 года назад +1

    Maravilha, amei!! Obrigada!

  • @nonsense1764
    @nonsense1764 6 лет назад

    Marcelo Guimaraes Creio que a questão não seja só a Textura como algo isolado, mas o Cheiro e Sabor e na minha rasa compreensão entendo que é algo involuntário. Quando eu era criança eu recusava toda comida, comia basicamente Pão, Leite com Café e besteiras (mas isso não tinha com tanta frequência, pois não tínhamos condições), havia um ou outro alimento além destes que também gostava como Couve, Queijo, Frango a passarinho (alguns que lembro). Se não tivesse pão e só comida normal eu ficava sem comer, ou minha mãe no desespero "empurrava com água" (eu não gostava de praticamente nada que é comida salgada, nesse caso, nem besteiras, se quer conseguia saber o sabor das coisas). Tomei Biotônico e tudo que ensinavam para ter apetite para as outras coisas. Eu demorei muito para aprender a comer direito e "carreguei uma cruz" com isso porque me sentia mal, culpada por não comer, me sentia uma pessoa ruim porque com tanta criança passando fome eu tinha nojo de tudo mas simplesmente não conseguia mudar. Por mais que eu quisesse comer eu tinha ânsia para toda colherada e tudo me parecia ruim. Todo dia, e em especial na casa dos outros, quando chegava perto do horário de comer eu já começava a me sentir mal, como se ficasse febril, ansiosa, pelo simples fato de estar chegando o horário do almoço/janta e saber que eu teria que comer e ouvir as pessoas me forçando a isso. Eu rezava muito para conseguir ser diferente. Isso só terminou quando eu cheguei na adolescência e me forcei a ter que comer na casa de amigos para não passar vergonha. No começo eu colocava no prato e engolia cada colherada sem mastigar, depois passei a mastigar um pouco e colocar farofa/farinha em tudo para mudar o sabor, com o tempo e repetidas tentativas eu comecei a gostar do sabor e da consistência da maioria das coisas. Hoje, eu como de tudo praticamente, com muito gosto! Mas o caminho que percorri para chegar a esse ponto foi um tanto doloroso e talvez tivesse sido diferente se visto e compreendido com outros olhos.

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад

      Non Sense . Com certeza. Sinto muito por sua experiência dolorosa na infância com alimentos. Ainda bem que hoje temos mais conhecimento e profissionais altamente qualificados para ajudar crianças e pessoas como você.
      Abraços

  • @marciasilva0306
    @marciasilva0306 Год назад

    Como saber se meu filho tem autismo?
    Ele tem seletividade alimentar severa,come poucos alimentos e isso desde que começamos introduzir os alimentos,nunca aceitou comer arroz,feijão,frutas, verduras,carnes..
    São poucas coisas que ele come,ele tem sensibilidade com cheiros,e sons muito alto..E muito impaciente,fica nervoso por pouca coisa..
    Ele e muito inteligente,começou andar muito cedo,com 10 meses,e fala muito bem tbm..Parece q ele tem bloqueio com certos alimentos,as vezes só de ver a gente comendo ele faz ânsia de vômito..

  • @Mayana626
    @Mayana626 7 лет назад +2

    Obgda pelas dicas! Anotei todas! Esse é o maior problema q nós enfrentamos. Minha filha só está comendo pão e laranja!! Isso mesmo 2 tipos de alimentos estamos desesperados!!

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  7 лет назад +1

      Cynthia ALMEIDA DE SOUZA . Ela precisa de ajuda profissional. Procure um terapeuta ocupacional que trabalhe com integração sensorial urgentemente. Abraços

  • @tathynasser
    @tathynasser 5 лет назад +3

    Minha filha parou de comer com 1 ano e 9 meses. Hoje com 3 anos e 10 meses só toma mamadeira e bolacha de maizena. Foi diagnosticada com autismo leve. Acorda e dorme com fome, já tentamos absolutamente tudo. Mesmo com a TO e a Fono, não estamos tendo sucesso. Está com anemia severa, estamos fazendo tratamento com a Hematologista. Me ajudem por favor 😔

    • @jacianerioss
      @jacianerioss 5 лет назад

      Meu Deus! que agonia

    • @thaisalcantara7788
      @thaisalcantara7788 5 лет назад

      Minha foto é igual a sua só Deus p dar forças porque t muito angustiada

    • @thaisalcantara7788
      @thaisalcantara7788 5 лет назад

      Sua filha já come?

    • @annyluaragao778
      @annyluaragao778 5 лет назад

      A criança que tem seletividade com comida, é preciso insistir MUITAS vezes com o mesmo alimento até ela começar a ACEITAR. Veja as comidas que ela "rejeita menos" e insista mais, e depois agregue outras comidas que têm texturas parecidas e insista tbm. A criança com seletividade geralmente só aceita uma comida depois da 15, 20 ou mais vezes, insistindo.

    • @thaisalcantara7788
      @thaisalcantara7788 5 лет назад

      @@annyluaragao778 eu insisto já fiz várias tentativas coisas diferentes só Deus viu já ando angustiada triste

  • @alineamorim1123
    @alineamorim1123 Год назад

    Minha filha é autista,só se alimenta com leite na mamadeira,ela comia de tudo e parou de comer com 2 anos de idade, e agora ela tem 4 aninhos.

  • @patriciaoliveira2000
    @patriciaoliveira2000 3 года назад +2

    Meu filho só come arroz

  • @Dani-ho7my
    @Dani-ho7my 2 года назад

    Vc e de SP como que fas uma consulta com vc

  • @meireps1563
    @meireps1563 3 года назад

    eu descobri uma maneira q a minha filha está comendo bem agr... Ela não queria comer arroz com feijão.. aí agr eu faço omelete e coloco uma concha pequena de feijão amassado na peneira , tem q ser só o grão sem o caldo.. se não fica muito mole... As vezes eu faço assim só com a clara do ovo tbm .. mais tem fazer na manteiga pra fica mais gostoso... Agr ela come q omelete e nem percebe q tem feijão rsrsr e depois eu faço arroz branco com um pouquinho de cenoura quando não tem cenoura faço só arroz branco msm... Aí ela come.. depois ofereço uns pedacinhos de carne ela tá comendo agr... Mais ela gosta bem passadinho, e abobrinha frita.. ... Tenta fazer assim as vezes eles comem tbm.. Eu dou o ovo com feijão primeiro depois arroz feito na Hr q é mais gostoso depois ofereço outra coisa.. não precisa fazer toda HR o ovo do mesmo jeito pra eles n enjoa.. da pra fazer a omelete normal e por o feijão, da pra fazer só com a clara, e da pra fazer normal sem feijão de vez em quando pra n enjoar ... E dando assim uma vez por dia já é bom pra eles, daí não ficam sem consumir o feijão q a maioria não gosta. E o feijão não precisa dar todo dia No almoço e na janta.. da pra intercalar tbm ... Ou se eles aceitar, da nas duas refeições msm.. uma concha pequena por dia pras crianças já é suficiente e na sobremesa ou lanchinho da tarde ao invés de dar doce oferecer alguma fruta docinha .. espero ter ajudado. Pra mim foi mto bom 👍 mais cada criança tem seu jeitinho né.. Deus abençoe seus anjinhos 🙏

  • @raimundoalvespereirapereir4396
    @raimundoalvespereirapereir4396 4 года назад +1

    boa tarde , mim chamo Raimundo,sou pai de uma criança com autismo que se chama Vinicius acabou de completar 4 anos e nao come nada solido tudo que ele come e batido no liquidificador se dermos frutas cortadas ou qualquer outro alimento sem ser batido ele vomita como a Senhora poderia nos ajudar?

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  4 года назад

      Olá Raimundo Alves pereira Pereira! Antes de qualquer orientação, sugerimos que seu filho seja submetido a um processo de avaliação com uma equipe multifuncional com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e nutricionista para entendermos a principal dificuldade dele. Sendo assim, conseguimos identificar se o "problema" é de base sensorial, se tem algum componente motor envolvido, etc. Sugerimos então que entre em contato com a equipe de seu filho e solicite uma avaliação mais completa. Para nós que não avaliamos o caso, é difícil orientar algo mais específico. Nossos vídeos são de dicas gerais e, em muitos casos, de crianças que já são acompanhadas por uma equipe multifuncional. O que podemos afirmar é que seu filho precisa de um tratamento especializado desenvolvido por uma equipe. Obrigado e boa sorte!

  • @Bea89326
    @Bea89326 4 года назад +1

    Tenho um filho autista de 3 anos, ele até 1 ano e 9 meses só aceitava batido, um belo dia tentei dar sólido e foi sucesso até maio desse ano. Voltou a n querer nda. Os únicos que ele aceita sem pressão é batata frita ou pastel que ele come muito esporadicamente. Eu já não sei mais o que fazer, se deixar fica dia todo sem comer, no desespero eu acabo forçando ou fazendo moeda de troca. Ex: uma garfada da comida por um batatinha. Eu não sei mais o que fazer

    • @Dani-ho7my
      @Dani-ho7my 2 года назад

      Vejo que Ele tem preferência por alimentos amarelos como o meu

  • @eduardolira626
    @eduardolira626 5 лет назад +2

    Bom dia doutora, no site da teraplay não tem

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  5 лет назад

      Ola.
      Me escreva no email que te passo o contato de outros lugares que possa ter. Dinaramakingsense@gmail.com

  • @loggames8960
    @loggames8960 3 года назад +1

    Meu filho não mastiga o arroz,ele engole.. agora não tá querendo mais comer nem o arroz ,,,,

  • @dantekj2015
    @dantekj2015 6 лет назад

    Meu neto tem 3 anos e uns dias. Antes ele comia o que eu colocava no prato mas a partir do início do ano ele começou a frequentar a escola. Antes ele ficava 3 dias da semana aqui e 3 dias na casa da outra vó. Agora ele só almoça na casa da vó. Acontece que "eu acho" que ele come mal ou come todos os dias a mesma coisa. Ele vem aqui depois da escola a tarde e não quer jantar porque chega com fome e quer comer banana ou maçã e bolo (nada de comida).
    Ele fala muito pouco e não chega a formar frases como deveria para idade. Estamos há um ano tentando fazer os exames mas está muito difícil concluir até chegar a um diagnóstico. O Pediatra falava que até 4 anos era normal não falar mas chegou um ponto que pedimos pra ele encaminhar para um otorrino. Este pediu exame de audiometria. Teve que marcar 2x porque ele não deixava fazer o exame. Fomos em outro otorrino. Este pediu de novo a audiometria. Conseguiu fazer (mais ou menos). Ele pediu o bera. Está sendo uma dificuldade fazer esse exame pois ele não deixa então tivemos que começar esse processo todo de novo até pedir o bera com sedação. Acontece que não encontramos o lugar pra fazer com sedação. Conclusão: se passaram mais de 12 meses e não conseguimos sair do lugar. Minha filha trabalha muito e não pode faltar pois é pedagoga na Prefeitura. O pai é devagar demais. Eu é que estou aflita com isso. Vc poderia me dar uma luz? Obrigada!

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад

      Agende urgentemente uma consulta com um neuropediatra.
      Fale dos sinais de atraso na linguagem, comunicação e seletividade alimentar.
      Vc pode passar no pediatra da UBS e pedir esse encaminhamento para o neuropediatra do SUS. Fique no pé para agendarem rápido.
      Procure uma fonoaudióloga, não é comum uma crianca não se comunicar ou falar até os 3 anos, ele esta atrasado na linguagem e precisa de acompanhamento o qt antes.
      Se essa crianca so pode contar com vc, então vc mesma terá que correr atrás.
      Se tiver $ para pagar, procure um neuropediatra e posteriormente um fonoaudiólogo.
      Espero ter ajudado.

  • @jessicakekinha6725
    @jessicakekinha6725 3 года назад

    Dinara boa noite poderia me dar uma dica por favor meu filho só come miojo bolacha redonda de coco , biscoito povilho , salgadinho , danone morango pequenininho, e líquido só a mamadeira leite ninho nao toma sucos nem água como faço pra entroduzir água ja tentei na mamadeira em copos ele nao aceita e ele tem problemas sensorial e intestino mega ressecado só faz coco com ajuda de supositório líquido

  • @ericafelixsantos3139
    @ericafelixsantos3139 4 года назад +1

    Qual o site para comprar o massageador?

    • @luciamariaandrade956
      @luciamariaandrade956 4 года назад

      Amiga eu entrei no site ,porem não encontrei esse massageador, O site é www.teraplay.com.br/

  • @Chimichangaboat
    @Chimichangaboat 4 года назад

    Boa tarde Dinara! Obrigado por mais este vídeo... Estamos aprendendo... iremos agendar uma avaliação, para passar nosso filho, Miguel, de 2 aninhos... Muito obrigado! Conseguimos o contato de sua Clínica, em Moema, correto?
    Grato.
    Daniel

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  4 года назад

      Boa tarde Daniel Marmora. Isso mesmo. Nosso consultório está localizado em Moema. Qualquer duvida, visite nosso site: www.makingsenseassessoria.com.br. Obrigada por seu contato!

  • @elisamariacavalcantijordao4883
    @elisamariacavalcantijordao4883 2 года назад

    A seletividade alimentar em nao autistas também se aborda do modo como vc está explicando?

  • @josefasoares1902
    @josefasoares1902 3 года назад

    boa noite meu neto vai fazer tres anos amanha mas so toma leite bolacha maria danone

    • @josefasoares1902
      @josefasoares1902 3 года назад

      gostaria me ajudasse

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  3 года назад

      @@josefasoares1902, pode ser que seu neto tenha seletividade alimentar, como pode assistir em nosso vídeo. Sugiro a família buscar um profissional especializado para realizar uma avaliação na região onde moram. Desta forma, o tratamento poderá ser mais assertivo e rápido. Inscreva-se em nosso canal para acompanhar novas dicas sobre seletividade alimentar e outros assuntos que possivelmente podem auxiliá-la neste desafio! Boa sorte e um abraço!

  • @fernandaryl3496
    @fernandaryl3496 4 года назад +2

    Acabei de ver seu vídeo junto de um Terapeuta Ocupacional, e não concordo com a sua abordagem, não vi explicação sobre IS e sim sobre o manejo alimentar na área fonoaudiológica. Estimulação intra oral, texturas e posicionamento dos OFA's, são área de atuação da Fonoaudiologia. Você sabe quais músculos estão sendo trabalhados e como essa criança precisa ser estimulada? Aconselho rever alguns conceitos, acredito que podemos contribuir muito para ambas as áreas, porém, cada um exercendo a sua função. Caso queira, estou à sua disposição para conversarmos e discutirmos sobre.

    • @dinarasouza6146
      @dinarasouza6146 4 года назад +3

      Olá Fernanda. Publiquei um vídeo esta semana explicando justamente qual o papel da T.O, Fono, da Nutri e demais integrantes da equipe que trabalha especificamente com seletividade alimentar. Inclusive neste último vídeo pontuo com enfase a importância da fonoaudiologia neste aspecto da estimulação da região oral. Você esta coberta de razão, intra e extra oral é papel da fono aqui no Brasil. No vídeo que publiquei esclareço o por que tenho estes conhecimentos específicos oromotores, mas além dessa minha experiência de aprendizado com grandes fonos parceiras tb tenho experiência de atuação nos EUA com IS e lá a T.O é habilitada para trabalhar com questões orais. Enfim, meu objetivo sempre foi tentar ajudar as famílias que não tem acesso a tratamentos ou profissionais, mas sempre tento deixar claro aos que me procuram para que busquem uma avaliação multidisciplinar. Estou totalmente a disposição para futuras parceiras, acredito que a seletividade merece uma atuação multidisciplinar....e Como citei no meu último vídeo, o profissional "carro chefe" da seletividade alimentar é o fonoaudiologo.

    • @jirlanelaninha5980
      @jirlanelaninha5980 2 года назад

      @@dinarasouza6146 Oi gostaria de vê o seu vídeo como faço?

  • @mariajannetegomes5797
    @mariajannetegomes5797 3 года назад

    Meu filho tem 13 anos,ele só come carnes fritas quase queimada com farofa,ele tem nojo dos outros alimentos,ele se recusa a experimentar outros alimentos,ele não consegue,e ele sofre por isso,o que posso fazer pra ajudá-lo?
    Ele tem esse transtorno??

  • @novelluz9547
    @novelluz9547 3 года назад

    E a seletividade na escola? Meu filho tem 3 anos e esse é o primeiro ano na escolinha e não aceita nem água durante o período que está lá . Como trabalhar essa questão fora de casa? Em outros ambientes?

  • @fernandoalexandre542
    @fernandoalexandre542 5 лет назад +1

    No local de refeição da criança tem que estar apenas quem estiver alimentando a criança ? ( Local reservado na creche )

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  5 лет назад +1

      Nem sempre. Depende da linha de trabalho do profissional que esta cuidando da criança. Indico que este profissional que cuida da parye da seletividade alimentar faça uma visita ate a creche/escola e analise o ambiente e momento da refeição.

    • @fernandoalexandre542
      @fernandoalexandre542 4 года назад

      @@makingsenseterapiaocupacio5014 eu fiz a pergunta porque na creche onde trabalho tem uma criança autista que fica com uma atendente de creche, observei quanto é difícil para a atendente fazer com que ele se alimente. Em busca de informações, resolvi pesquisar sobre autismo e conheci seu canal...

    • @fernandoalexandre542
      @fernandoalexandre542 4 года назад

      @@makingsenseterapiaocupacio5014 eu fiz a pergunta porque na creche onde trabalho tem uma criança autista que fica com uma atendente de creche, observei quanto é difícil para a atendente fazer com que ele se alimente. Em busca de informações, resolvi pesquisar sobre autismo e conheci seu canal...

  • @mayaraholanda1715
    @mayaraholanda1715 6 лет назад +1

    Minha filha tem 10 anos e não quer comer ñ come nenhuma fruta ou verduras tem horas que fico doidinha qual profissional procurar

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад +1

      Mayara Holanda . Um fonoaudiólogo especialista em motricidade oral, terapeuta ocupacionAl especializado em Integracao sensorial e nutricionista especializado em seletividade alimentar. Essa é a equipe básica para esses casos. Mais para frente entra o psicólogo...

  • @patriciaoliveira2000
    @patriciaoliveira2000 3 года назад +1

    Meu filho de 3 anos só come arroz e não come carne e feijão

  • @jaquelinecosta9026
    @jaquelinecosta9026 5 лет назад

    Meu filho tem 3 anos é super seletivo. Só come mingau de uma marca, suco só de caixinha de determinada marca, sabor goiaba, bolachas e biscoitos todos e balas e chocolate barra. Já deixei com fome, já dei estimulante do apetite e nada. Não tenho condições de ter acompanhamento profissional.
    Me ajude, não sei mais o que fazer.

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  5 лет назад

      Ola. Você deve tentar um acompanhamento pelo SUS. Tente uma consulta na UBS mais próxima da sua residência com algum pediatra e solicite um encaminhamento para fonoaudiólogo. Agende uma avaliação o mais rápido possível. Acredito que do jeito que seu filho esta necessite de acompanhamenro profissional, apenas dicas e orientacoes não serão suficientes. Boa sorte ....

  • @katerineoliveira5954
    @katerineoliveira5954 3 года назад

    Minha filha não tá comendo nada tô desesperada

  • @PriscilaSilva-jp9dk
    @PriscilaSilva-jp9dk Год назад

    Meu filho só mama e agora tem 3 anos me ajuda

  • @nilmaramartins8472
    @nilmaramartins8472 6 лет назад

    Sou terapeuta ocupacional, tenho um paciente que só aceita alimentos pastosos. Ele tem 5 anos de idade. Poderia me orientar!?!?

  • @alegilmour85
    @alegilmour85 6 лет назад

    O que eu posso fazer pra uma
    Criança que so come batata frita? Percebe claramente a diferença entre uma
    Mandioca frita... batata doce etc ... estou desesperada

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад

      Ale Gilmour . Pode começar variando o tipo de batata que vc frita. Frite em panela que não vai óleo e modifique muito lentamente, associando pequenos pedacinhos de outro alimentos junto com a batata.
      Faça os combinados.....
      E experimentar e poder cuspir.
      Boa sorte

  • @antunes281
    @antunes281 6 лет назад

    Gostaria de saber como fazer para ele ter confiança em comer com outras pessoas e em outros lugares. tenho muita dificuldade quando saio de casa até ele pegar confiança mesmo comigo, achei que com o tempo iria melhorar mais já está com 4 anos.

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад

      Marie Antunes . Olá.
      Calma, ele vai pegar confiança. Comece na escola, ele comendo com apenas mais uma criança e vá aumentando lentamente e gradativamente. Boa sorte....

  • @JorgeSilva-pp1vu
    @JorgeSilva-pp1vu 6 лет назад

    minha filha tem 3 anos nao come nada so nescal pao as vezes mas ela sempre foi dificil de comer qual profissional procuro pra me ajuda

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад

      Jorge Silva . Fonoaudiólogo especialista em seletividade alimentar e terapeuta ocupacional especialista em Integração Sensorial.

  • @gideonebraga8611
    @gideonebraga8611 6 лет назад

    Meu filho tem 7 anos e é altamente restritivo, só come mingal , Danone e suco

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад +2

      Gideone Braga . Acho que você precisa levar seu filho urgentemente á uma avaliação de processamento sensorial ( com terapeuta ocupacional) E com fonoaudiologa especialista em seletividade alimentar.

  • @gildapereira4773
    @gildapereira4773 5 лет назад

    ops...eu quis dizer q ao mesmo tempo q bate em tudo...ela vive tapando os ouvidos...

  • @fabiullacalazans3485
    @fabiullacalazans3485 6 лет назад

    Meu Deus oq se parece com pois é a única coisa que meu filho come
    E já tem quase dois anos e nunca aceitou comida ... preciso de ajudaaaaa

    • @makingsenseterapiaocupacio5014
      @makingsenseterapiaocupacio5014  6 лет назад

      Fabiulla Calazans . Entra em contato conosco e agenda uma avaliação. Vamos ver oque podemos fazer para ajudá-los .
      MakingSenseassessoria@gmail.com

  • @danielagomes6714
    @danielagomes6714 3 года назад

    Meu filho tem cinco anos , quando era novinho comia de tudo frutas ,legumes , carnes , até um tem atrás comia arroz com salsicha , ou arroz com batata frita hoje nem isso ele quer só quer comer biscoito e yakut ,não sei oq fazer sem contar q ele tem características de autismo , já não sei oq fazer mais preciso de ajuda