Esse canal devia ter uns 100 mil inscritos, conteúdo muito bem explicado, professor com domínio total do assunto, explicando de forma muito coesa e didática, mais uma vez obrigado pelos vídeos professor!
Acredite meu amigo canais que divulgam conhecimento só visto na faculdade não tem muita visualização e sou um exemplo disso e esse canal tem muitos inscritos e foge do padrão e realmente pelas contribuições aqui postadas esse canal merecia realmente muito mais. Esse canal dá certo porque o professor tem a genuína paixão por divulgar o conhecimento por isso ele funciona muito bem.
Na pratica adotamos o capacitor uma classe de tensão acima que a tensão da rede. Pois os capacitores são muito sensíveis a sobretensão. Ressalto em razão disso, que o aumento da tensão nominal do capacitores, a potencia Q(kVAr) irá diminuir na razão da (Vrede/ Vcapacitor) ao quadrado. Com isto temos que usar capacitores de potência maior para compensar. Abraço. 9:46
Olá Investidor, grato pelo seu comentário. Agora me ajude, quais os termos você registrou que precisam ser mais técnicos? Estou sempre aberto a melhorias. Forte abraço!
Professor no minuto 2:53 você diz que quanto mais baixo o fator de potência maior tem que ser a bitola do cabo condutor. Porém repare nessa questão da prova de 2023 da Petrobras: 48 Apesar de produzir trabalho, a energia reativa requer condutores de seção maior nas instalações para a correta operação dos equipamentos elétricos. GABARITO: E
Essa alternativa está ERRADA pela frase "apesar de produzir trabalho". E a potência reativa NÃO PRODUZ TRABALHO. O restante da afirmativa (sobre a bitola dos cabos) está CORRETA. Abração ⚡
Olá Professor, primeiramente quero te agradecer por responder a minha pergunta e tão rapidamente,,,,,,muito obrigado.... Professor na prática, o motor absorve potência reativa indutiva da rede para gerar seu campo interno certo, se não houver o capacitor, essa potência reativa retorna ou seja fica circulando entre carga e fonte certo,,, O capacitor também é uma carga ou seja, um consumidor de energia reativa capacitiva, que se não houver um indutor no circuito, essa potência também retorna a fonte, ou seja, fica circulando entre capacitor e fonte certo. Ao colocar o capacitor, essa potência reativa indutiva não retorna mais para a fonte (rede) certo, ela fica circulando entre motor e capacitor Como o indutor e o capacitor tem o processo de carga e descarga e como ambos fazem isso em sentidos opostos, ou seja, momentos opostos da senóide, é certo afirmar que quando o motor esta se descarregando ou devolvebdo esse reativo, o capacitor está se carregando com esta potência e nisso ele usa essa potência reativa indutiva para se carregar, no momento do decaimento do semi ciclo da onda da fornte, o capacitor está com maior potencial do que a rede, neste momento ele o capacitor, passa a devolver ou fornecer potência reativa capacitiva a rede, neste momento o indutor ou motor está se carrevgando utilizando esta potência reativa que o capacitor devolveu para rede.... É assim q funciona Professor ? Ou não...? Por isso que um supri o outro...? Foi interessante o Sr. Dizer q o motor nao sabe q o capacitor esta ali e vice-versa... Pois me questionava como pode acontecer a correção sendo que a potência reativa indutiva é POSITIVA e a potência reativa capacitiva é NEGATIVA...cheguei até pensar, como os opostos se atraem, talvez seja por isso...kkk Com relação a esta parte final logo acima, TALVEZ, a correção se dá porque a potência é a multiplicação vetorial da tensão com a corrente E COMO O SISTEMA É ALTERNADO O Q LEVA A UMA SENÓIDE, HORA POSITIVA E HORA NECATIVA, ENTÃO PENSO O SEGUINTE: A POTÊNCIA REATIVA SEJA ELA INDUTIVA OU CAPACITIVA, SÃO ELÉTRONS CIRCULANDO NUMA SENÓIDE POSITIVA E NEGATIVA... SENDO ASSIM A POTÊNCIA REATIVA Q SAI DO CAPACITOR PELO SEMI CICLO NEGATIVO, EM SEGUIDA VAI A ZERO E PASSA PARA O SEMI CICLO POSITIVO, COMO ISSO TAMBÉM ACOMTECE NO INDUTOR, NA VERDADE SÃO POTÊNCIAS Q NÃO TEM "POLARIDADE" FIXA....O Q TORNA POSSÍVEL A CORREÇÃO... SE EU ESTIVEE ERRADO POR FAVOR ME CORRIJA ... ???
Meu amigo, isso dá um tratado científico 😃 Pois essa análise pode ser feita com base na absorção/fornecimento de reativo, na análise instantânea da forma de onda ou ainda na resposta natural/forçada do indutor e capacitor. Abração!
Professor há casos em que o F.P se torna precário so em algumas horas do dia. Nesse caso qual seria a solução mais barata para acionar o banco pra suprir só neste horário? Fica a sugestão de video pra essa situação. Abraços!
Olá Jameson, excelente pergunta, de fato o fator de potência pode variar em função da entrada e saída de máquinas/motores numa indústria, por exemplo. E isso pode acontecer ao longo do dia. Nesse caso, a solução mais barata é usar a correção individual para cada motor, pois na medida em que o motor é ligado, o FP já será corrigido, e quando ele desligar, o capacitor desliga junto. Outra solução envolve sistema de controle para corrigir o FP de toda a instalação, com capacitores conectados no barramento, que serão ligados/desligados de acordo com a medição do fator de potência do momento. É uma solução mais cara, porém mais flexível e atende a todos os circuitos da instalação. Abração!
Olá Luiz, na conta de energia elétrica residencial não há de fato a o registro do kVarh, pois não há exigência do controle do fator de potência. Nesse caso, você tem que usar um medidor de fator de potência, seria a forma mais fácil. Abração!
Sou leigo. Então podemos dizer que quanto maior o percentual do fator de potência, maior é a eficiência energética de um equipamento? E quanto menor o FP, menor é a eficiência energética do mesmo?
Sua ideia está correta, apenas não se chama eficiência energética (que está relacionada ao rendimento), mas é a eficiência no uso da potência aparente. Abração ⚡ Veja esse SHORT, vai clarear tudo 😄 ruclips.net/user/shorts-RpqFP42vOo?feature=share
Resumindo Professor: O reativo capacitivo, é coreente no sentido contrário se opondo a corrente original da rede, por isso o nome reativo. Como o indutor se opõe a passarem de corrente tanto pra se carregar como pra se descarregar criando também uma corrente oposta à originar da rede (q depois é usada pelo capacitor para gerar seu campo elétrico), o motor, usa a corrente oposta q o capacitor jogou na rede q é a potência reativa para produzir seu campo magnétivo não precisando mais das correntes opostas da rede q é o reativo para fazer este trabalho de geração de campo.
Olá Professor a tempo tento entender o fenômeno elétrico que faz com que o capacitor corrija o FP. Pois bem, o que de fato acontece entre o capacitor um motor por exemplo no momento em que ambos estão ligados em paralelo, que torna possível a correção...? O q acontece internamente no capacitor ? E o q acontence internamente no motor? Como isso se dá do ponto de vista das grandezas elétricas envolvidas...?
Olá Júnior, é bem simples, o motor absorve potência reativa para produzir campo magnético no enrolamento, enquanto um capacitor fornece potência reativa armazenada no campo elétrico. Dito isso, eles se complementam. Se um motor tem baixo fator de potência, a rede elétrica é quem será a responsável por suprir essa potência reativa indutiva, e pode haver multa pelo excesso. É nessa hora que o banco de capacitor em paralelo com o motor, reduz a potência reativa consumida da rede. Isso é a correção do fator de potência. Por exemplo: Um motor consome 10kVar de potência reativa indutiva. Se instalarmos um banco de capacitor de 4 kVar, o motor continuará consumindo 10 kVar, só que a rede elétrica fornecerá apenas 6 kVar, pois os 4 kVar serão supridos pelos capacitores. É só uma questão de alocação de potência reativa. Nem o motor sabe do capacitor, e nem o capacitor sabe do motor 😃 Abração!
Esse canal devia ter uns 100 mil inscritos, conteúdo muito bem explicado, professor com domínio total do assunto, explicando de forma muito coesa e didática, mais uma vez obrigado pelos vídeos professor!
Valeu Vitor, com a graça de Deus e muita humildade, chegaremos lá um dia 😃. Abração!
Acredite meu amigo canais que divulgam conhecimento só visto na faculdade não tem muita visualização e sou um exemplo disso e esse canal tem muitos inscritos e foge do padrão e realmente pelas contribuições aqui postadas esse canal merecia realmente muito mais. Esse canal dá certo porque o professor tem a genuína paixão por divulgar o conhecimento por isso ele funciona muito bem.
Sou formado e foi uma baita de uma revisão. Simples e objetiva. Top como sempre. Obrigado!
Valeu, Marcos. Aproveite o canal 👍
Muito obrigado! Entendi perfeitamente algo que eu considero complexo e voce explicou perfeitamente bem. 👏🏻👏🏻
Melhor vídeo que já assisti no RUclips.
Valeu Elton, fico feliz que você gostou. Abração!
Maestro da electrotécnica.
Que vídeo maravilhoso. Encontrei alguns bem confusos.
Deus te abençoe muito
Sou de itauba norte do Mato Grosso
Desejo aprender tudo sobre elétrica industrial comando e esse vídeo me ajudou muito
Parabéns pela aula.show👏👏👍
Cara que aula top demais show 👍👏👏
Seu canal é muito útil para mim
Valeu grande Thiago, esse é o propósito, ser útil. Fico feliz com isso. Forte abraço!
Tirou todas minhas dúvidas sobre FP.
Missão cumprida 👌
Simples, objetivo e didático... obrigado mestre
Valeu Henrico, forte abraço!
Obrigado pela explicação professor
Disponha! Abração ⚡
muito bom, parabéns!
Muito bom esse video.Obrigado!
Muito bom.
Excelente explicação
muito bom, bem explicado.
Valeu, Rodrigo. Abração ⚡
Excelente vídeo... parabéns
Valeu, Alex. Abração ⚡
Excelente
Obrigado 😃
Na pratica adotamos o capacitor uma classe de tensão acima que a tensão da rede. Pois os capacitores são muito sensíveis a sobretensão. Ressalto em razão disso, que o aumento da tensão nominal do capacitores, a potencia Q(kVAr) irá diminuir na razão da (Vrede/ Vcapacitor) ao quadrado. Com isto temos que usar capacitores de potência maior para compensar. Abraço. 9:46
EXCELENTE !
Valeu 👍
Ficou bom e seria mais legal se vc usar mais os termos técnicos dos livros.
Parabéns!
Olá Investidor, grato pelo seu comentário. Agora me ajude, quais os termos você registrou que precisam ser mais técnicos? Estou sempre aberto a melhorias. Forte abraço!
MUIIIIIIIIIITO SHOW !!
Fala sobre a proteção 50BF
Olá Robson, boa sugestão, a famosa proteção de falha de disjuntor. Forte abraço!
show
mas tem casos em que a correção se faz com seno x potência aparente, daí mantêm a potência aparentemente e aumenta a potência ativa.
Professor no minuto 2:53 você diz que quanto mais baixo o fator de potência maior tem que ser a bitola do cabo condutor. Porém repare nessa questão da prova de 2023 da Petrobras:
48 Apesar de produzir trabalho, a energia reativa requer
condutores de seção maior nas instalações para a correta
operação dos equipamentos elétricos.
GABARITO: E
Essa alternativa está ERRADA pela frase "apesar de produzir trabalho". E a potência reativa NÃO PRODUZ TRABALHO. O restante da afirmativa (sobre a bitola dos cabos) está CORRETA.
Abração ⚡
Qual a consequência do baixo fator de potência na tensão (Eleva ou Diminui ) qual a alteração na tensão
Olá Professor, primeiramente quero te agradecer por responder a minha pergunta e tão rapidamente,,,,,,muito obrigado....
Professor na prática, o motor absorve potência reativa indutiva da rede para gerar seu campo interno certo, se não houver o capacitor, essa potência reativa retorna ou seja fica circulando entre carga e fonte certo,,,
O capacitor também é uma carga ou seja, um consumidor de energia reativa capacitiva, que se não houver um indutor no circuito, essa potência também retorna a fonte, ou seja, fica circulando entre capacitor e fonte certo.
Ao colocar o capacitor, essa potência reativa indutiva não retorna mais para a fonte (rede) certo, ela fica circulando entre motor e capacitor
Como o indutor e o capacitor tem o processo de carga e descarga e como ambos fazem isso em sentidos opostos, ou seja, momentos opostos da senóide, é certo afirmar que quando o motor esta se descarregando ou devolvebdo esse reativo, o capacitor está se carregando com esta potência e nisso ele usa essa potência reativa indutiva para se carregar, no momento do decaimento do semi ciclo da onda da fornte, o capacitor está com maior potencial do que a rede, neste momento ele o capacitor, passa a devolver ou fornecer potência reativa capacitiva a rede, neste momento o indutor ou motor está se carrevgando utilizando esta potência reativa que o capacitor devolveu para rede....
É assim q funciona Professor ?
Ou não...?
Por isso que um supri o outro...?
Foi interessante o Sr. Dizer q o motor nao sabe q o capacitor esta ali e vice-versa...
Pois me questionava como pode acontecer a correção sendo que a potência reativa indutiva é POSITIVA e a potência reativa capacitiva é NEGATIVA...cheguei até pensar, como os opostos se atraem, talvez seja por isso...kkk
Com relação a esta parte final logo acima, TALVEZ, a correção se dá porque a potência é a multiplicação vetorial da tensão com a corrente E COMO O SISTEMA É ALTERNADO O Q LEVA A UMA SENÓIDE, HORA POSITIVA E HORA NECATIVA, ENTÃO PENSO O SEGUINTE:
A POTÊNCIA REATIVA SEJA ELA INDUTIVA OU CAPACITIVA, SÃO ELÉTRONS CIRCULANDO NUMA SENÓIDE POSITIVA E NEGATIVA...
SENDO ASSIM A POTÊNCIA REATIVA Q SAI DO CAPACITOR PELO SEMI CICLO NEGATIVO, EM SEGUIDA VAI A ZERO E PASSA PARA O SEMI CICLO POSITIVO, COMO ISSO TAMBÉM ACOMTECE NO INDUTOR, NA VERDADE SÃO POTÊNCIAS Q NÃO TEM "POLARIDADE" FIXA....O Q TORNA POSSÍVEL A CORREÇÃO...
SE EU ESTIVEE ERRADO POR FAVOR ME CORRIJA ...
???
Meu amigo, isso dá um tratado científico 😃 Pois essa análise pode ser feita com base na absorção/fornecimento de reativo, na análise instantânea da forma de onda ou ainda na resposta natural/forçada do indutor e capacitor. Abração!
Realmente dá mesmo...tentar entender conceitos de fenômenos de grandezas elétrica não é fácil...obrigado...abraço.
Professor há casos em que o F.P se torna precário so em algumas horas do dia. Nesse caso qual seria a solução mais barata para acionar o banco pra suprir só neste horário? Fica a sugestão de video pra essa situação. Abraços!
Olá Jameson, excelente pergunta, de fato o fator de potência pode variar em função da entrada e saída de máquinas/motores numa indústria, por exemplo. E isso pode acontecer ao longo do dia.
Nesse caso, a solução mais barata é usar a correção individual para cada motor, pois na medida em que o motor é ligado, o FP já será corrigido, e quando ele desligar, o capacitor desliga junto.
Outra solução envolve sistema de controle para corrigir o FP de toda a instalação, com capacitores conectados no barramento, que serão ligados/desligados de acordo com a medição do fator de potência do momento. É uma solução mais cara, porém mais flexível e atende a todos os circuitos da instalação.
Abração!
VOCÊ INSTALA UM PROGRAMADOR HORÁRIO NO COMANDO.
Olá Professor, muito bons seus vídeos. Pergunta? Como posso calcular o FP em uma residência? NA conta de energia tem kWh mas não tem KVArh.
Assisti novamente o vídeo e entendi minha própria pergunta
Olá Luiz, na conta de energia elétrica residencial não há de fato a o registro do kVarh, pois não há exigência do controle do fator de potência. Nesse caso, você tem que usar um medidor de fator de potência, seria a forma mais fácil. Abração!
Acontece comigo tb 👍
🏆
Valeu, Carlos 👍
Porque geradores trabalham com 0,8???
Alguém sabe qual capacitor usa ?
EXISTEM TABELAS NA INTERNET
Sou leigo. Então podemos dizer que quanto maior o percentual do fator de potência, maior é a eficiência energética de um equipamento? E quanto menor o FP, menor é a eficiência energética do mesmo?
Sua ideia está correta, apenas não se chama eficiência energética (que está relacionada ao rendimento), mas é a eficiência no uso da potência aparente. Abração ⚡
Veja esse SHORT, vai clarear tudo 😄
ruclips.net/user/shorts-RpqFP42vOo?feature=share
Resumindo Professor:
O reativo capacitivo, é coreente no sentido contrário se opondo a corrente original da rede, por isso o nome reativo.
Como o indutor se opõe a passarem de corrente tanto pra se carregar como pra se descarregar criando também uma corrente oposta à originar da rede (q depois é usada pelo capacitor para gerar seu campo elétrico), o motor, usa a corrente oposta q o capacitor jogou na rede q é a potência reativa para produzir seu campo magnétivo não precisando mais das correntes opostas da rede q é o reativo para fazer este trabalho de geração de campo.
Resumindo Júnior, tenho que parar e analisar essa ciência toda 😃
Kkk...Entendi...valeu mais uma vez...abraço...
Olá Professor a tempo tento entender o fenômeno elétrico que faz com que o capacitor corrija o FP.
Pois bem, o que de fato acontece entre o capacitor um motor por exemplo no momento em que ambos estão ligados em paralelo, que torna possível a correção...?
O q acontece internamente no capacitor ?
E o q acontence internamente no motor?
Como isso se dá do ponto de vista das grandezas elétricas envolvidas...?
Olá Júnior, é bem simples, o motor absorve potência reativa para produzir campo magnético no enrolamento, enquanto um capacitor fornece potência reativa armazenada no campo elétrico.
Dito isso, eles se complementam. Se um motor tem baixo fator de potência, a rede elétrica é quem será a responsável por suprir essa potência reativa indutiva, e pode haver multa pelo excesso.
É nessa hora que o banco de capacitor em paralelo com o motor, reduz a potência reativa consumida da rede. Isso é a correção do fator de potência.
Por exemplo:
Um motor consome 10kVar de potência reativa indutiva. Se instalarmos um banco de capacitor de 4 kVar, o motor continuará consumindo 10 kVar, só que a rede elétrica fornecerá apenas 6 kVar, pois os 4 kVar serão supridos pelos capacitores. É só uma questão de alocação de potência reativa. Nem o motor sabe do capacitor, e nem o capacitor sabe do motor 😃 Abração!
agora que ferrou, vou ter que fazer uma musiquinha com todos os ângulos 😂