Fui proprietário de uma videolocadora de 1998 a 2015 e foi com muita tristeza que fui obrigado a encerrar as atividades... Este vídeo me trouxe ótimas lembranças das minhas fases de consumidor a empreendedor! Parabéns pelo excelente trabalho!
Numa noite de sexta-feira no ano de 1996, eu procurava um filme empolgante na locadora perto de casa. Eram tantas opções que eu estava indeciso. O dono da locadora apareceu na minha frente, colocou o estojo do filme "Um Sonho de Liberdade" na minha mão e disse: "Se não gostar, não precisa pagar pela locação." Que filme espetacular! Na segunda-feira devolvi o filme, paguei pela locação e agradeci o dono pela excelente dica. A troca de informações entre proprietários, clientes e funcionários era algo realmente muito especial.
O barato de se alugar um filme nas locadoras, não era só pelo filme em si, mas era por toda a história que isso envolvia, desde ter a expectativa do filme chegar, a sua ida até à locadora, torcer para ter alguma cópia disponível, voltar para casa, e juntar toda a família para assistir junto. Era uma experiência única e incrível, que somente quem viveu vai entender.
Que saudade dos anos 90, era sempre uma festa quando meu pai chegava com sacolas de VHS alugados pra assistir em casa, chega da vontade de chorar de tanta saudade dos anos 90 :(
Cara, saiu uma lagriminha aqui. Alugar filme não era só o nosso evento favorito. Era um momento de família e amigos. A gente juntava as moedinhas e alugava os filmes do final de semana. A gente comia pão com manteiga, mas se divertia gastando quase nada. Hoje em dia tem que ir no cinema, pagar 100 reais e ficar tirando foto pra postar em rede social. A modernidade é boa, mas as pessoas não estão vivendo mais.
Eu lembro de ir com meus primos alugar, a gente ficava discutindo qual filme íamos pegar, no final pegavamos uns 3 e disputavamos pra ver quem tinha escolhido o melhor kkk
O problema em sí não é nem a modernidade, é mesmo o status social, inevitavelmente e sempre foi assim, só que as redes sociais potencializarão esse fator social, das pessoas quererem se mostrar ou mostrar que pode mais que o outro, antigamente isso também acontecia, mas, somente a turminha lá do bairro ficava vendo ou familiar muito próximo, com a democratização da informação e facilitação de acesso a informações que a internet juntamente com as redes sociais trouxeram, hj ficou muito fácil parecer ser pra milhões de pessoas.
Esse video me trouxe tantas lembranças da minha infancia, vc não tem noção... Quando era garoto, as sextas-feiras meu pai ia de moto até a escola me buscar, sempre íamos a uma churrascaria almoçar e depois direto pra locadora... Eu adorava, alugava diversos filmes e quando ganhei um videogame, alugava alguns jogos também, era simplesmente mágico.. Muito obrigado Renato, havia tempos que não recordava dessa boas memórias..
Que ser humano fantástico é o Gilberto, da locadora Charada. Vou fazer questão de visitá-lo assim que for possível! Vida longa à quem trabalha por amor!
Era uma sensação incrível ver um filme tão desejado disponível na estante! Eu sempre alugava um filme na sexta-feira, já que o prazo de devolução era até segunda-feira. A única parte chata era que, quando era VHS, você tinha que rebobinar o filme, haha! E com os DVDs, às vezes os discos estavam arranhados. Mas a expectativa de assistir ao filme fazia tudo valer a pena!
Trabalhei em.locadora em 1990, e ainda fui clinte.locadora ( já dvd) em 2008 numa cidade pequena em Alagoas. Nessa o dono separava os filmes policiais e de suspense que eu gosto. A curadoria e o contato humano sempre vão fazer falta.
Meu pai teve banca de revista por 10 anos, passei da infancia para a adolescencia nela. Seria muito legal um vídeo desse sobre banca de jornais e revistas Renato.
Meu pai também. Na Vila Mariana. Foram mais de dez anos, mas li tudo que podia de revistas e jornais. A melhor época da minha vida, embora trabalhasse (com ele) e estudasse, o que era puxado, mas como disse o rapaz do vídeo, sonhei com isso ainda, anos depois. Meu pai foi quem nos encaminhou discretamente a sermos cinéfilos, ele tinha um álbum com astros e estrelas de Hollywood. Meu irmão mais velho chegou e ter uns 5 mil filmes, eu devo ter em torno disso também. Minhas duas irmãs e o caçula adoram o assunto, mas não são de colecionar. Meu tio avô foi uma forte influência também, e influenciamos um primo nosso, que mudou o gosto de automobilismo para cinema. Eu mesmo cheguei a frequentar a 2001 da Paulista e fiz o curso de roteirista da cineasta Suzana Amaral (A Hora da Estrela), e fui cliente da Vídeo Connection do Copan, até me mudar pro interior. A Fnac também fez parte desse tempo prazeroso. 😎👍
Uma coisa que se perdeu com o fim das locadoras foi a socialização. Sempre tinha alguém que te via lendo a sinopse do filme e falava "esse é bom viu" ou "achei ruim esse" e daí começava uma conversava sobre filmes, dicas, troca de informações....
Fora q sempre tinham as locadoras de bairros. Aí vc sempre encontrava pessoas conhecidas e papeava sobre a vida. Ultimamente as pessoas estão mais fechadas . Esse meme q teve da menina questionando o Show da Xuxa mostra como as crianças eram mais desenvoltas na dicção, fala, linha de raciocínio. Hj em dia elas sabem muito sobre tecnologia , aparelhos e etc.... Mas no quesito sociabilização são péssimas . Adolescentes idem tbm. Atualmente só se comunicam com celulares.
Só agora, depois de secar minhas lágrimas de alegria e de saudade, é que eu consegui escrever esse comentário. PARABÉNS pelo lindo vídeo. Tenho 48 anos e sempre fui cliente assíduo de locadoras tanto de filmes quanto de vídeo game. Que saudade. Obrigado por me fazer lembrar.
Eu dificilmente (quase nunca mesmo) comento em vídeos, mas meu irmão, ta de parabéns!!!!!! Me senti leve assistindo esse vídeo, parabéns mesmo!!! Pessoas de bem, me senti amigo deles!!!!! Sucesso.
2 месяца назад+8
Haaaaaaa... Que delicia de vídeo, pena que ele acaba, ate me emocionei assistindo. O que me conforta é saber que eu tenho a minha minha Mini-Locadora em casa, com todos os meu acervos de CDs, DVDs, Blu-Rays, VHSs, dos meus filmes, series e musicas prediletas. SOU UMA COLECIONADORA NATA, E COM MUITO ORGULHO. :)
Quem tiver equipamento e puder alugar: aproveite pelos EXTRAS! Os diretores e as produtoras capricharam DEMAIS nos extras, que a gente não encontra no streaming. Comentários dos diretores, mini histórias baseadas na principal, experimentalismos , etc
Eu amava, toda sexta minha mãe me levava para alugar, nunca tivemos muito dinheiro, então ela preferia alugar na sexta para só devolver na segunda e o final de semana era só filmes!!!
Deveria explanar o pix da loja charada, que nostalgia me veio agora eu nasci em 90, me lembro que meu pai alugava vhs, eu cheguei a alugar vhs e principalmente dvd, alugava fitas de SNES, para jogar no fim de semana, que nostalgia, acho que quem nao pode comparecer pessoalmente na loja, ajudar a manter esse sonho que traz lembranças boas.
Bom demais ir nas locadoras, só quem viveu sabe. Eu ia em varias aqui na cidade, VHS e DVD. Até um amigo aqui do bairro tinha uma locadora e eu passava horas lá conversando, indicando filmes pro pessoal, etc. Bons tempos foi, q agora fica guardado na memória.
Cara, que surpresa o seu vídeo! Eu cliquei por acaso e ganhei o dia. Meus jogos são todos em mídia física. Passei a colecionar vinyl da trilhas sonoras dos jogos que eu mais gosto. Sempre que baixo um livro da internet procuro comprar a sua versão física. Hoje eu tenho coleções daquilo que eu mais gosto de fazer, como jogar, ouvir música e estudar. Toda vez que eu pego na mão algum item da minha coleção, me remete a um momento da vida que me fez feliz de alguma forma. Só quem tem carinho por essas coisas sabe o sentimento bom que isso nos traz. Eu vivi essa época boa e por esse motivo, a nostalgia vai continuar vivendo dentro de mim. Mais uma vez, parabéns pelo vídeo!
Os donos das locadoras são verdadeiros heróis, imagina um filme que você que muito assistir mas não tem em plataforma nenhuma, e aí "BAM" cê acha ele perfeito
Adorei esse documentário!! EMOCIONANTE!!! Tá muito bem feito!!! Nostalgia! Saudades que tenho dos anos 80 e 90 passando o tempo na locadora, lembro que as x eu ficava na locadora das 10h até as 19h curtindo com os amigos, nos fliperamas dá Cromo Vídeo Games em Santos! Tenho a filmagem que meu pai fez do meu nascimento com super 8, 1980, conseguimos passar para dvd na época! Época boa!
@@coisasbyninaacredito que seja muito pela experiência social que era. Não era um emprego chato ou estressante. Você trabalhava com algo que gostava (filmes) e ainda conversava e dava dicas para os clientes. Criava laços com aquelas mesmas pessoas que toda sexta tavam lá pra alugar. 😂❤
Raramente eu comento em vídeos, mas esse merece. Tenho 39 anos, a primeira é que VHS não tem seleção de áudio, ou a fita é dublada ou é legenda. Quando eu era criança torcia pra chegar na locadora e ter o filme que eu queria dublado, era muito triste ter que alugar o legendado, só fui gostar de filmes legendados na adolescência. E outra coisa é que no ponto de ônibus que eu ia é voltava da escola tinha uma locadora na frente, eu ficava só esperando eles trocarem os pôsteres da vitrine pra ir correndo pedir pro atendente os que foram retirados, que eles jogavam fora. Cheguei a fechar todas as paredes do meu quarto com esses pôsteres, que nostalgia, que coisa boa!
Sou de Fortaleza-CE. E quero expressar aqui meus sinceros parabéns por este webdoc SENSACIONAL. Há 23 anos eu cheguei a possuir 2 Videolocadoras e quando a maior do mundo a BLOCKBUSTER começou a fechar suas filiais pelo motivo do VOD (vídeo on demand) e da PIRATARIA DVD, eu resolvi fechar minhas unidades da Filho's DVD VHS. Continue fazendo webdocs, você está no caminho certo.
Cheguei a ser sócio da Blockbuster com entrega em casa. Muita saudade desse tempo. Atualmente digitalizo fitas de vídeo aqui em Joinville e alguns clientes ainda me trazem também fitas de filmes raros pra digitalizar.
Trabalhei na Blockbuster da Avenida República do Líbano, entre 2000/2001, e foi sensacional! O documentário CineMagia: a história das videolocadoras de São Paulo, mencionado no vídeo, é obrigatório para quem gosta desse tema.
Minha família viveu de locadora, por 23 anos, cara, me deu saudade, que estou até com os olhos marejados, como gostava da minha locadora, as famílias se reuniam para pegar filmes, e hoje até isso acabou, com a chamada praticidade, o mundo hoje tá chato.
@@floreceremCristo tinha os queriam ficar com nós filmes, já deu até polícia. No geral eram entregues, mas sempre tem espetos. O nome das locadoras em W Régis vídeo.
Renato! Que vídeo maravilhoso que você fez! É digno de documentário! Parabéns a você e a Bárbara pelo tema! Assistindo e emocionado pelo tema saudosista!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Que prazer ver esse cidadão da Charada dando o seu depoimento, todos estamos em busca da felicidade, mas poucos estão dispostos a pagar o preço, parece q ele resolveu pagar.
Nossa! Que matéria sensacional! Aluguei muitos filmes em locadoras, eu ia direto! Tenho uma linda coleção de dvds, meus filhos de 13 e 10 anos assistem sempre. Na minha cidade, Formosa - Goiás até pouco ainda tinha locadoras. O meu filho de 13 e a minha filhinha hoje com 10 anos, foram comigo à locadora. Vou comprar um novo aparelho de dvd antes que o meu estrague.
Moro em Caxias do Sul (RS). A duas quadras da minha casa ainda há uma locadora ativa, e isso me deixa muito feliz. Ainda frequento o local. VIVA A MÍDIA FÍSICA! VIVA O VHS! VIVA O DVD! VIVA O BLU-RAY! Mídia física é vida!!!
Que bacana! Tenho 23 anos e coleciono DVD e Blu-ray. É um hobbie bem bacana. Quando eu era bem menino, lá para 2004, 2005, eu era viciado no homem-aranha. Toda vez que eu ia à locadora, eu pegava o primeiro ou o segundo filme. Não tenho DVD ou Blu-ray dele, mas comprarei em breve.
O unico negocio da vida que o dono conversava com vc por horas nao era so vender ou alugar, sincero se fosse bom ou ruim te dizia, te dava dicas porque antes ele assistia pra dar o feedback. Cara que saudade
Fala, Renato! Caco de Paula, 42 anos, Navegantes, Santa Catarina. Cara, trabalhei com vídeos locadoras durante minha adolescência e juventude. Confesso que me emocionei com o conteúdo do vídeo e com o respeito e a quantidade que você dedicou nessa produção. Às vezes, minha esposa até fica brava, porque eu fico te xingando quando você da umas bolas fora, mas, de um tempo pra cá, o conteúdo dos roteiros tem ficado bem mais acurados. Tenho que te parabenizar, principalmente, pelos conteúdos aos quais eu domino (sobretudo História) no qual seus vídeos tem sido cada vez melhores. Fica meu abraço e meus parabéns!
Embora eu tenha trabalhado em locadoras em Joinville, foi uma grata surpresa, quando, minha esposa e eu descobrimos que aqui em Navegantes ainda existe uma vídeo locadora. Quando formos lá eu bato fotos e mando para você!
Parabens ao Canal Nerd Show pelo documentario e as entrevistas meu nome é Fabricio minha esposa chama-se Edneia e eu temos uma Video Locadora ( Video Ação Locadora ) aqui em São José dos Campos - SP ha 19 anos que no proximo ano completamos 20 anos se Deus permitir , nosso maior desafio como mencionado na entrevista é a atualização de Filmes , ja temos tres (03 ) video entrevista no youtube , este universo é o que eu gosto ... Assim como na video Charada diversificamos com o tempo para se adequar e sobreviver , pois espalhar a cultura é sempre bom ...
As locadoras, cerca de vinte locadoras, quando foram fechadas não tinham para onde ir... dai, vieram para a minha casa. Tadinhas, chegaram aqui chorando, sem ter o que fazer e encontraram um lar definitivo aqui.
Eu ainda tenho o cartão fidelidade da Locadora guardado. Faltava só 2 pra poder pegar 2 lançamentos grátis😢😂. Lembro de ir pra jogar, comprar filme e jogo, imprimir trabalho e MSN.
Que incrível poder reviver isso! Minha mãe, recém separada, trabalhando muito para sustentar 2 crianças então nosso tempo de qualidade juntas era mínimo e sempre, mesmo contando as moedinhas, ela nos levava a uma locadora próximo a nossa casa e podíamos escolher o filme que queríamos. Tenho essa memória com muito carinho, sempre conto para os amigos e fiquei até emocionada de reviver isso através do seu vídeo! Obrigada Renato
Cinema! Boas lembranças! Meu pai foi proprietário de 2 cinemas no interior. Ele trabalhava de segunda a sábado de manhã na empresa que ele tinha. Sábado e domingo a tarde ele voluntariava nos times de futebol da região como dirigente esportivo e sábados e domingo à noite ele tocava os cinemas. A gente entrava na Kombi e rodava o interior catarinense no final de semana! Muito boas lembranças pq isso tudo a gente participava em família. Quando meu pai faleceu em 99 eu tinha estado presente no pouco tempo que vivi com ele.❤❤❤ boas memórias! Valeu Renato!❤
Pô Renato me emocionei, eu sou da geração 2000 não peguei muito esta epoca, tenho 21 anos, mas ainda assim, eu comprei algumas midias fisicas dos filmes e as series que eu gosto, comecei a gostar de filme no ensino médio , não gosto de ir muito ao cinema ver pq conta da minha sensibilidade auditiva, acho que tenho misofonia aí mistura com ansiedade , gosto muito de ver seus documentarios de coisas assim são muito boas
A praticidade do streaming pode ser a bola da vez, mas jamais irá proporcionar a emoção que foi ir na locadora com suspense de encontrar ou não o filme desejado, lembro que na época tinha uma Lei que os lançamentos teriam que passar 1º nos cinemas pra depois serem comercializados nas locadoras, os cinemas estavam tendo prejuízo com as locadoras, ali já era o sinal que a coisa ia evoluir, e quando a gente ia na locadora e fazíamos aquela pergunta clássica: Tal filme já chegou? já devolveram? Rambo 2 já chegou? Tal era a procura que os locatários acharam uma solução com os filmes "alternativos" pelo tempo que levava em sair de cartaz dos cinemas, é um tempo que me traz uma nostalgia gratificante, a lembrança de ir de busão em busca de filmes na locadora com meus irmãos e primos não tem preço.
Sinto muita falta das locadoras. Foi bastante nostálgico o vídeo, lembrar de como era a sensação de estar lá, as indicações de filmes, o desespero quando tinha que devolver o VHS e ainda não tinha rebobinado. Saudades.
Cara, você foi certeiro! Esqueceu de dizer que o dvd não precisava rebobinar, o martírio dos VHSs, além da possibilidade de idiomas ou legendas, e nitidez. Mas adoro vhs também. Cheguei a ver 18 filmes num único final de semana prolongado, quando alugava. Mas gosto de ver mais espaçados, retenho mais memória deles. Parabéns, Renato, pela excelente reportagem.
Que amor em forma de vídeo, me emocionei de verdade!! Fui muito feliz na era da locadora , meu filme de coração, é o Jardim secreto, nunca me esqueci dele, também tem Rei Leão, 101 Dálmatas e De volta pro futuro ❤❤ , que nostalgia boa ❤❤
Nossa primeira tv colorida chegou em casa em 1992. E foi um evento. Um tempo depois veio o video VHS. Alugar filmes era função do meu pai, na sexta-feira. Não me lembro qual foi meu primeiro filme que vi no cinema na adolescência, mas o primeiro da locadora na infância foi " WILLOW NA TERRA DA MÁGIA" com Val Kilmer, que hoje esta no streaming da Disney. Saudades das tardes de sábado que era uma regra pra mim e meus irmãos assistir um filme. Saudades PAI, gratidão por ter feito parte de toda uma vida. 📽️🎬🎞️📼📺❤
Tinha uma locadora na minha cidade que ainda sobrevivia a era dos streamings, mas a gota d'água foi a pandemia. O dono não conseguiu tocar o negócio pra frente, não conseguia mais pagar o aluguel do local e teve que fechar a loja. Como último esforço para ganhar dinheiro com os DVDs ele começou a vender os filmes que ele alugava, eu até comprei alguns pra minha coleção, mas depois disso nunca mais ouvi falar dele. Espero que o cara esteja bem, ele era gente fina.
Lindo vídeo até me emocionei com o comentário do dono no final do vídeo. Isso é o "amor raiz" pelo hobby, realmente não tem dinheiro que pague esse sentimento. Parabéns pelo vídeo e edição, coisa de profissional mesmo.
Que documentário nota 1000!! me fez viajar no tempo e lembrar que tinha que rebobinar as fitas depôs de assistir pra não pegar uma multa ao entregar na locadora kkkkkk obrigado por essa viagem no tempo❤
Esse documentário foi bem importante pra mim, pois bateu aquela nostalgia de uma época tão boa pra mim, minha família, e pra tantas outras pessoas. Lembro de toda sexta-feira no final da tarde ir na locadora, tinha filme que eu nem sabia o nome, mas só de descrever o trailer que passou na televisão, o caixa já sabia e me ajudava a localizá-lo. E eu assisti durante a infância e adolescência tantos, mas tantos filmes raros de países como Finlândia, Noruega, Suécia, que não tem em nenhum streaming famoso hoje em dia.
Assim como o ir ao cinema o ritual de ir alugar tbm marca a experiência, o filme fica com a gente, ele se torna mais memorável. Com streaming são tantos canais, são tantas opções, o só sentar no sofá e dar play torna a coisa mais banal e o celular atrapalha bastante tbm. Não tem peso, formato, cheiro, contato... É fácil desapegar do que nos chega tão fácil então tenho um apreço muito especial pela mídia física e a relação interpessoal insubstituível das locadoras.
Vc falando que no streaming não tem peso, não tem cheiro,contato...Vc acredita que lendo isso eu lembrei imediatamente do barulho da embalagem do DVD quando a gente abria pra pegar o DVD?kkkk
@@erikasilva6602 Nunca foi, mas eu vi ela pegando o controle e voltando as cenas do filme em velocidade alta. "O que tá fazendo, Amanda? Tô rebobinando."
Videozão desse em pleno domingo deu um quentinho no coração, fui uma criança noventista que assistia em VHS, lembro bem da emoção de ir numa locadora com a minha avó na sexta feira pra entregar na segunda, era uma sensação tão boa! Fico mais feliz em saber que ainda existem ❤
Renato olha.. parabéns pro esse pelo trabalho, que serviu para enaltecer aquela nossa época de ir as locadoras, pegar aquelas promoções de alugar 4 e pegar mais 1 de graça kkk. Foram bons tempos, com certeza todos da época se sentiram representados no seu documentário. Sucesso sempre meu amigo!!! continuee
Caramba Renato, que conteúdo fantástico, parabéns pela iniciativa. Tenho 32 anos e tive o prazer de desfrutar desse sentimento maravilhoso que era frequentar assiduamente as locadoras... na sexta-feira então?! era ainda melhor! Tenho tantas memórias afetivas dessa época, mesmo sendo criança. Este ano, e hoje, com uma filha de 11 meses, decidi resgatar esse sentimento e comecei a colecionar filmes em DVD... todos aqueles que por algum motivo marcaram a minha infância/adolescência... foi uma forma de "guardar" e eternizar bons momentos que fizeram parte da minha história, pra logo mais compartilha-los com a minha filha e pra que ela possa também ter ótimas lembranças. A locadoras deveriam ser eternas!
Que vídeo maravilhoso e que viagem no tempo cheio de boas memórias, lembranças e momentos inesqueciveis. Tenho 40 anos e frequentei videolocadoras nas décadas de 80 e 90 e quase sempre tava junto com a minha mãe que me passou esse bom costume de gostar de filmes.
Não sou dessa época de VHS. Cresci na época do DVD. Meus Tio que tinha um vídeo cassete e mostrou como era as locadoras. Ele tinha algumas fitas, mas para quem cresceu com a imagem de um DVD era muito estranho a imagem e som. Esse videos da época dos anos 80 e 90 são fascinantes para mim. Sucesso, brother.
Acho que entrar em uma locadora hoje em dia, deve ser a mesma sensação de entrar em uma sebo de livros. Aquela sensação de escolher quais filmes assistir, era maravilhoso! Sensação única! Parabéns pelo vídeo! 👏🏼👏🏼👏🏼
Eu não sei nem o que dizer desse documentário. Eu tenho ótimas lembranças em locadora com meu pai, quando eu era pequena. Além do assunto, ter mexido comigo, me deu uma saudade do Nerd Doc.
@@claudemirvieira8620 não mano kkk é pq e guardo como relíquia Pensa .. daqui uns dias ninguem vai ter visto , eu vivi isso E quero que meu filho veja , como eu via meus filmes kkkkkk
Muito bom esse documentário, Renato. Bateu até uma tristeza ver o rumo que as locadoras estão tomando. Sou de 91, passei a minha infância e adolescência indo alugar filmes em VHS, DVD's e fitas de Super Nintendo na locadora aos finais de semana.
O canal está de parabéns porque vídeos como esse nos faz relembrar um tempo em que éramos mais felizes. Os streamings facilitam a vida mas a magia de ir a locadora é alguma coisa indescritível
Fui proprietário de uma videolocadora de 1998 a 2015 e foi com muita tristeza que fui obrigado a encerrar as atividades... Este vídeo me trouxe ótimas lembranças das minhas fases de consumidor a empreendedor! Parabéns pelo excelente trabalho!
Até 2015. Guerreiro hein.
aqui ele venderam todos os filmes antes de fechar
@@BrunoFnm1 Sim! Foram 17 anos de batalha e resistência... Fui o último a fechar as portas.😥
Meu vô
Qual ano bombou mais?
Numa noite de sexta-feira no ano de 1996, eu procurava um filme empolgante na locadora perto de casa. Eram tantas opções que eu estava indeciso. O dono da locadora apareceu na minha frente, colocou o estojo do filme "Um Sonho de Liberdade" na minha mão e disse: "Se não gostar, não precisa pagar pela locação." Que filme espetacular! Na segunda-feira devolvi o filme, paguei pela locação e agradeci o dono pela excelente dica. A troca de informações entre proprietários, clientes e funcionários era algo realmente muito especial.
O barato de se alugar um filme nas locadoras, não era só pelo filme em si, mas era por toda a história que isso envolvia, desde ter a expectativa do filme chegar, a sua ida até à locadora, torcer para ter alguma cópia disponível, voltar para casa, e juntar toda a família para assistir junto.
Era uma experiência única e incrível, que somente quem viveu vai entender.
Disse tudo parabéns
Caramba mano😢😭♥️
Que saudade dos anos 90, era sempre uma festa quando meu pai chegava com sacolas de VHS alugados pra assistir em casa, chega da vontade de chorar de tanta saudade dos anos 90 :(
Caiu um cisco aqui no meu olho. Tive locadora de 1991 a 2008. Foi a melhor época da minha vida. Parabéns pelo conteúdo maravilhoso.
legal
muito obrigado mano. melhor epoca
compra um colírio ^^ eu me emocionei. não foi cisco.
A fala do cara do Charada é incrível, você ver nele alguém que de fato ama aquilo que faz.
Obrigado!
Que dinheiro pô.... Nesta parte eu Chore 😢i... Sério Q documentário! Meu Deus do Céu! Emocionante...
Cara, saiu uma lagriminha aqui. Alugar filme não era só o nosso evento favorito. Era um momento de família e amigos. A gente juntava as moedinhas e alugava os filmes do final de semana. A gente comia pão com manteiga, mas se divertia gastando quase nada. Hoje em dia tem que ir no cinema, pagar 100 reais e ficar tirando foto pra postar em rede social. A modernidade é boa, mas as pessoas não estão vivendo mais.
Eu lembro de ir com meus primos alugar, a gente ficava discutindo qual filme íamos pegar, no final pegavamos uns 3 e disputavamos pra ver quem tinha escolhido o melhor kkk
O problema em sí não é nem a modernidade, é mesmo o status social, inevitavelmente e sempre foi assim, só que as redes sociais potencializarão esse fator social, das pessoas quererem se mostrar ou mostrar que pode mais que o outro, antigamente isso também acontecia, mas, somente a turminha lá do bairro ficava vendo ou familiar muito próximo, com a democratização da informação e facilitação de acesso a informações que a internet juntamente com as redes sociais trouxeram, hj ficou muito fácil parecer ser pra milhões de pessoas.
e quando tinha fila de espera, por causa de filme de sucessoi?
@@cris0910able Na minha cidade a maior fila foi do VHS duplo Titanic! 😄
esse vídeo ficou parecendo matéria do fantástico quando a globo era boa tipo uns 20 anos atrás, parabéns hehe.
Esse video me trouxe tantas lembranças da minha infancia, vc não tem noção...
Quando era garoto, as sextas-feiras meu pai ia de moto até a escola me buscar, sempre íamos a uma churrascaria almoçar e depois direto pra locadora... Eu adorava, alugava diversos filmes e quando ganhei um videogame, alugava alguns jogos também, era simplesmente mágico..
Muito obrigado Renato, havia tempos que não recordava dessa boas memórias..
Eu fui atendente de vídeo locadora em 1993-1994.
Eu era a pessoa mais poderosa do bairro!
😂sabia do segredo dos cidadãos ilustres. Quem alugava e quem estava na lista de espera. Essa lista vip ainda existe, assim só pra saber 😂😂
@@Nany3271 Tenho todas as fichas. O cadastro manual e a lista de pendências. Além, é claro, das multas por entregarem o filme sem rebobinar!
@@MaluPariz.Acredito q tinha pessoas que tinha mais de uma locadora
@@claudemirvieira8620 A locadora que eu trabalhava era popular. Eu tinha clientes que vinham de outros bairros. Era uma muvuca! Eu adorava!
Que ser humano fantástico é o Gilberto, da locadora Charada. Vou fazer questão de visitá-lo assim que for possível! Vida longa à quem trabalha por amor!
Claramente é um comunista.
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924 aaaa vai pra porra, tudo tem q por politica no meio, alienado demente.
Era uma sensação incrível ver um filme tão desejado disponível na estante! Eu sempre alugava um filme na sexta-feira, já que o prazo de devolução era até segunda-feira. A única parte chata era que, quando era VHS, você tinha que rebobinar o filme, haha! E com os DVDs, às vezes os discos estavam arranhados. Mas a expectativa de assistir ao filme fazia tudo valer a pena!
Trabalhei em.locadora em 1990, e ainda fui clinte.locadora ( já dvd) em 2008 numa cidade pequena em Alagoas. Nessa o dono separava os filmes policiais e de suspense que eu gosto. A curadoria e o contato humano sempre vão fazer falta.
legal
Meu pai teve banca de revista por 10 anos, passei da infancia para a adolescencia nela. Seria muito legal um vídeo desse sobre banca de jornais e revistas Renato.
Meu pai também. Na Vila Mariana. Foram mais de dez anos, mas li tudo que podia de revistas e jornais. A melhor época da minha vida, embora trabalhasse (com ele) e estudasse, o que era puxado, mas como disse o rapaz do vídeo, sonhei com isso ainda, anos depois. Meu pai foi quem nos encaminhou discretamente a sermos cinéfilos, ele tinha um álbum com astros e estrelas de Hollywood. Meu irmão mais velho chegou e ter uns 5 mil filmes, eu devo ter em torno disso também. Minhas duas irmãs e o caçula adoram o assunto, mas não são de colecionar. Meu tio avô foi uma forte influência também, e influenciamos um primo nosso, que mudou o gosto de automobilismo para cinema.
Eu mesmo cheguei a frequentar a 2001 da Paulista e fiz o curso de roteirista da cineasta Suzana Amaral (A Hora da Estrela), e fui cliente da Vídeo Connection do Copan, até me mudar pro interior. A Fnac também fez parte desse tempo prazeroso. 😎👍
Concordo!
saudades das bancas mano.
Sim cara, as revistas de jogos de PS2 e HQ'S que eu comprava 🥺, saudades demais dessa época
Meus dois lugares favoritos nos anos 90, locadora e banca de revista!!!!
Uma coisa que se perdeu com o fim das locadoras foi a socialização. Sempre tinha alguém que te via lendo a sinopse do filme e falava "esse é bom viu" ou "achei ruim esse" e daí começava uma conversava sobre filmes, dicas, troca de informações....
Fora q sempre tinham as locadoras de bairros. Aí vc sempre encontrava pessoas conhecidas e papeava sobre a vida. Ultimamente as pessoas estão mais fechadas .
Esse meme q teve da menina questionando o Show da Xuxa mostra como as crianças eram mais desenvoltas na dicção, fala, linha de raciocínio. Hj em dia elas sabem muito sobre tecnologia , aparelhos e etc.... Mas no quesito sociabilização são péssimas . Adolescentes idem tbm. Atualmente só se comunicam com celulares.
Só agora, depois de secar minhas lágrimas de alegria e de saudade, é que eu consegui escrever esse comentário. PARABÉNS pelo lindo vídeo. Tenho 48 anos e sempre fui cliente assíduo de locadoras tanto de filmes quanto de vídeo game. Que saudade. Obrigado por me fazer lembrar.
Eu dificilmente (quase nunca mesmo) comento em vídeos, mas meu irmão, ta de parabéns!!!!!! Me senti leve assistindo esse vídeo, parabéns mesmo!!! Pessoas de bem, me senti amigo deles!!!!! Sucesso.
Haaaaaaa... Que delicia de vídeo, pena que ele acaba, ate me emocionei assistindo. O que me conforta é saber que eu tenho a minha minha Mini-Locadora em casa, com todos os meu acervos de CDs, DVDs, Blu-Rays, VHSs, dos meus filmes, series e musicas prediletas. SOU UMA COLECIONADORA NATA, E COM MUITO ORGULHO. :)
Quem tiver equipamento e puder alugar: aproveite pelos EXTRAS! Os diretores e as produtoras capricharam DEMAIS nos extras, que a gente não encontra no streaming. Comentários dos diretores, mini histórias baseadas na principal, experimentalismos , etc
Lembrou bem demais!!!!!!!!!
Eu amava, toda sexta minha mãe me levava para alugar, nunca tivemos muito dinheiro, então ela preferia alugar na sexta para só devolver na segunda e o final de semana era só filmes!!!
Sou um Colecionador de filmes em Dvd ,por isso a Nostalgia está em minha casa me Sinto como estivesse Numa Locadora!
Com certeza o Dono da Charada é um cara especial. Valoriza muito quem trabalha por amor.
Gostei bem mais do outro. Esse discurso dele é típico de comunistas. Na hora que comecasse com ele, eu cairia fora da locadora.
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924Ah cala sua boca, seu idiota util
Deveria explanar o pix da loja charada, que nostalgia me veio agora eu nasci em 90, me lembro que meu pai alugava vhs, eu cheguei a alugar vhs e principalmente dvd, alugava fitas de SNES, para jogar no fim de semana, que nostalgia, acho que quem nao pode comparecer pessoalmente na loja, ajudar a manter esse sonho que traz lembranças boas.
Também apoio o Pix da Charada, quem puder vai ajudando, é nítido que o dono mantem aquilo por puro amor!
@@gilpetruche quem sabe um dia, quando eu ir a São Paulo, levarei meu filho, obrigado por manter esse lugar que só traz sentimentos bons.
caramba, morei 2 anos em SP justamente na pandemia. Se soubesse dessa locadora, iria toda semana com certeza!!
CADÊ O PIX RENATO!!!!!
Apoiado
Bom demais ir nas locadoras, só quem viveu sabe.
Eu ia em varias aqui na cidade, VHS e DVD.
Até um amigo aqui do bairro tinha uma locadora e eu passava horas lá conversando, indicando filmes pro pessoal, etc. Bons tempos foi, q agora fica guardado na memória.
Cara, que surpresa o seu vídeo! Eu cliquei por acaso e ganhei o dia. Meus jogos são todos em mídia física. Passei a colecionar vinyl da trilhas sonoras dos jogos que eu mais gosto. Sempre que baixo um livro da internet procuro comprar a sua versão física. Hoje eu tenho coleções daquilo que eu mais gosto de fazer, como jogar, ouvir música e estudar. Toda vez que eu pego na mão algum item da minha coleção, me remete a um momento da vida que me fez feliz de alguma forma. Só quem tem carinho por essas coisas sabe o sentimento bom que isso nos traz. Eu vivi essa época boa e por esse motivo, a nostalgia vai continuar vivendo dentro de mim. Mais uma vez, parabéns pelo vídeo!
Os donos das locadoras são verdadeiros heróis, imagina um filme que você que muito assistir mas não tem em plataforma nenhuma, e aí "BAM" cê acha ele perfeito
Adorei esse documentário!! EMOCIONANTE!!! Tá muito bem feito!!! Nostalgia!
Saudades que tenho dos anos 80 e 90 passando o tempo na locadora, lembro que as x eu ficava na locadora das 10h até as 19h curtindo com os amigos, nos fliperamas dá Cromo Vídeo Games em Santos!
Tenho a filmagem que meu pai fez do meu nascimento com super 8, 1980, conseguimos passar para dvd na época!
Época boa!
Amo pessoas apaixonadas pelo que fazem. Esse seu Gilberto é um querido (e está mais do que eternizado agora). Quero um abraço deleee! 🥰 28:15
Tenho o prazer de dizer que trabalhei 5 anos na maior vídeo locadora de Campinas SP. Foi a melhor época da minha vida. De 2005 a 2010 saudades 🥹📼🎬
pq todos falam isso "melhor epoca da minha vida" que nem o rapaz do video?
Era MegaMil e 100% Video, algo assim né? Esqueci o nome
@@coisasbyninaacredito que seja muito pela experiência social que era. Não era um emprego chato ou estressante. Você trabalhava com algo que gostava (filmes) e ainda conversava e dava dicas para os clientes. Criava laços com aquelas mesmas pessoas que toda sexta tavam lá pra alugar. 😂❤
Raramente eu comento em vídeos, mas esse merece. Tenho 39 anos, a primeira é que VHS não tem seleção de áudio, ou a fita é dublada ou é legenda. Quando eu era criança torcia pra chegar na locadora e ter o filme que eu queria dublado, era muito triste ter que alugar o legendado, só fui gostar de filmes legendados na adolescência. E outra coisa é que no ponto de ônibus que eu ia é voltava da escola tinha uma locadora na frente, eu ficava só esperando eles trocarem os pôsteres da vitrine pra ir correndo pedir pro atendente os que foram retirados, que eles jogavam fora. Cheguei a fechar todas as paredes do meu quarto com esses pôsteres, que nostalgia, que coisa boa!
Dentre os incontáveis vídeos que já assisti do nerd show, esse foi o que mais gostei. Muito nostálgico e emocionante. Parabéns.
Sou de Fortaleza-CE. E quero expressar aqui meus sinceros parabéns por este webdoc SENSACIONAL. Há 23 anos eu cheguei a possuir 2 Videolocadoras e quando a maior do mundo a BLOCKBUSTER começou a fechar suas filiais pelo motivo do VOD (vídeo on demand) e da PIRATARIA DVD, eu resolvi fechar minhas unidades da Filho's DVD VHS. Continue fazendo webdocs, você está no caminho certo.
Minha família tinha uma locadora que teve que fechar em 2007 por causa da pirataria… infelizmente. Nostalgia pura!
Cheguei a ser sócio da Blockbuster com entrega em casa. Muita saudade desse tempo.
Atualmente digitalizo fitas de vídeo aqui em Joinville e alguns clientes ainda me trazem também fitas de filmes raros pra digitalizar.
Eu amava alugar filme, eu e minhas amigas, alugavamos 3 filmes cada e assistíamos o FDS td ❤
Trabalhei na Blockbuster da Avenida República do Líbano, entre 2000/2001, e foi sensacional!
O documentário CineMagia: a história das videolocadoras de São Paulo, mencionado no vídeo, é obrigatório para quem gosta desse tema.
Minha família viveu de locadora, por 23 anos, cara, me deu saudade, que estou até com os olhos marejados, como gostava da minha locadora, as famílias se reuniam para pegar filmes, e hoje até isso acabou, com a chamada praticidade, o mundo hoje tá chato.
Wesley o povo devolvia direitinho os filmes? ou tinha aquelas que queriam dá ganho?
@@floreceremCristo tinha os queriam ficar com nós filmes, já deu até polícia. No geral eram entregues, mas sempre tem espetos. O nome das locadoras em W Régis vídeo.
mano, que vídeo lindo! O proprietário da Locadora Charada entedeu o sentido da vida.
Vc. Entendeu. Isso eh amor.
Renato! Que vídeo maravilhoso que você fez! É digno de documentário! Parabéns a você e a Bárbara pelo tema! Assistindo e emocionado pelo tema saudosista!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Que nostalgia nossaaa😢🇵🇹
Que prazer ver esse cidadão da Charada dando o seu depoimento, todos estamos em busca da felicidade, mas poucos estão dispostos a pagar o preço, parece q ele resolveu pagar.
Sentimento MÁXIMO pelo carinho. Obrigado
Que baita Documentário nível Netflix!
Parabéns!
Nossa! Que matéria sensacional! Aluguei muitos filmes em locadoras, eu ia direto! Tenho uma linda coleção de dvds, meus filhos de 13 e 10 anos assistem sempre. Na minha cidade, Formosa - Goiás até pouco ainda tinha locadoras. O meu filho de 13 e a minha filhinha hoje com 10 anos, foram comigo à locadora. Vou comprar um novo aparelho de dvd antes que o meu estrague.
Moro em Caxias do Sul (RS). A duas quadras da minha casa ainda há uma locadora ativa, e isso me deixa muito feliz. Ainda frequento o local. VIVA A MÍDIA FÍSICA! VIVA O VHS! VIVA O DVD! VIVA O BLU-RAY! Mídia física é vida!!!
Que bacana! Tenho 23 anos e coleciono DVD e Blu-ray. É um hobbie bem bacana. Quando eu era bem menino, lá para 2004, 2005, eu era viciado no homem-aranha. Toda vez que eu ia à locadora, eu pegava o primeiro ou o segundo filme. Não tenho DVD ou Blu-ray dele, mas comprarei em breve.
Época de nostalgia , só quem viveu essa época de locadora sabe
O unico negocio da vida que o dono conversava com vc por horas nao era so vender ou alugar, sincero se fosse bom ou ruim te dizia, te dava dicas porque antes ele assistia pra dar o feedback. Cara que saudade
Amigo , vc. Foi no alvo , na mosca. Abraços
Fala, Renato!
Caco de Paula, 42 anos, Navegantes, Santa Catarina.
Cara, trabalhei com vídeos locadoras durante minha adolescência e juventude. Confesso que me emocionei com o conteúdo do vídeo e com o respeito e a quantidade que você dedicou nessa produção.
Às vezes, minha esposa até fica brava, porque eu fico te xingando quando você da umas bolas fora, mas, de um tempo pra cá, o conteúdo dos roteiros tem ficado bem mais acurados. Tenho que te parabenizar, principalmente, pelos conteúdos aos quais eu domino (sobretudo História) no qual seus vídeos tem sido cada vez melhores.
Fica meu abraço e meus parabéns!
Embora eu tenha trabalhado em locadoras em Joinville, foi uma grata surpresa, quando, minha esposa e eu descobrimos que aqui em Navegantes ainda existe uma vídeo locadora.
Quando formos lá eu bato fotos e mando para você!
Tenho um amigo que ainda tem uma aqui em MG, eu sinceramente não sei como ele consegue mantê-la, mas tá lá... é o ganha pão dele.
Acaba virando um negócio de nicho. Cidades menores também costumam ter locadoras.
Parabens ao Canal Nerd Show pelo documentario e as entrevistas meu nome é Fabricio minha esposa chama-se Edneia e eu temos uma Video Locadora ( Video Ação Locadora ) aqui em São José dos Campos - SP ha 19 anos que no proximo ano completamos 20 anos se Deus permitir , nosso maior desafio como mencionado na entrevista é a atualização de Filmes , ja temos tres (03 ) video entrevista no youtube , este universo é o que eu gosto ... Assim como na video Charada diversificamos com o tempo para se adequar e sobreviver , pois espalhar a cultura é sempre bom ...
As locadoras nos encinaram muitas coisas: paciência, o mundo não gira em torno de você, você tem que esperar o próximo, responsabilidade etc etc etc
verdade, as crianças e jovens que viveram nessa época aprenderam essa lição, era a mesma coisa com as bibliotecas
Meus Deus, como os donos das locadoras são simpáticos! Se eu morasse aí eu iria só pra conhecê-los
Obrigado.
Quando em SP. Apareça
Graças a Deus minha coleção de dvds, Blurays e cds está aqui comigo, e todo mês chega mais!
As locadoras, cerca de vinte locadoras, quando foram fechadas não tinham para onde ir... dai, vieram para a minha casa. Tadinhas, chegaram aqui chorando, sem ter o que fazer e encontraram um lar definitivo aqui.
Eu ainda tenho o cartão fidelidade da Locadora guardado. Faltava só 2 pra poder pegar 2 lançamentos grátis😢😂. Lembro de ir pra jogar, comprar filme e jogo, imprimir trabalho e MSN.
pena não ter conseguido
Esse vídeo é praticamente um documentário. É nítida a emoção das pessoas que tem, ou frequentam as locadoras. Parabéns, a equipe do Nerd Show
RENATINHO E BARBARELANDO ❤❤❤❤❤❤. SÓ VOCÊS PARA FAZER ESTE RESGATE NOSTÁLGICO DE NOSSA ADOLESCÊNCIA 😂😂😂😂😂😂😂. ABRAÇOS. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.
Que incrível poder reviver isso! Minha mãe, recém separada, trabalhando muito para sustentar 2 crianças então nosso tempo de qualidade juntas era mínimo e sempre, mesmo contando as moedinhas, ela nos levava a uma locadora próximo a nossa casa e podíamos escolher o filme que queríamos. Tenho essa memória com muito carinho, sempre conto para os amigos e fiquei até emocionada de reviver isso através do seu vídeo! Obrigada Renato
Nostaliga boa e melancólica! Tenho 25 anos e agradeço o privilégio de ter conseguido apreciar isso. Experiência única. Saudades 😢💛
Cinema! Boas lembranças! Meu pai foi proprietário de 2 cinemas no interior. Ele trabalhava de segunda a sábado de manhã na empresa que ele tinha. Sábado e domingo a tarde ele voluntariava nos times de futebol da região como dirigente esportivo e sábados e domingo à noite ele tocava os cinemas. A gente entrava na Kombi e rodava o interior catarinense no final de semana! Muito boas lembranças pq isso tudo a gente participava em família. Quando meu pai faleceu em 99 eu tinha estado presente no pouco tempo que vivi com ele.❤❤❤ boas memórias! Valeu Renato!❤
Pô Renato me emocionei, eu sou da geração 2000 não peguei muito esta epoca, tenho 21 anos, mas ainda assim, eu comprei algumas midias fisicas dos filmes e as series que eu gosto, comecei a gostar de filme no ensino médio , não gosto de ir muito ao cinema ver pq conta da minha sensibilidade auditiva, acho que tenho misofonia aí mistura com ansiedade , gosto muito de ver seus documentarios de coisas assim são muito boas
Usar protetor auricular não ajuda?
Inclusive tem aqueles moldados, feitos sob medida.
Fiz um destes em SP, na Prolab.
A praticidade do streaming pode ser a bola da vez, mas jamais irá proporcionar a emoção que foi ir na locadora com suspense de encontrar ou não o filme desejado, lembro que na época tinha uma Lei que os lançamentos teriam que passar 1º nos cinemas pra depois serem comercializados nas locadoras, os cinemas estavam tendo prejuízo com as locadoras, ali já era o sinal que a coisa ia evoluir, e quando a gente ia na locadora e fazíamos aquela pergunta clássica: Tal filme já chegou? já devolveram? Rambo 2 já chegou? Tal era a procura que os locatários acharam uma solução com os filmes "alternativos" pelo tempo que levava em sair de cartaz dos cinemas, é um tempo que me traz uma nostalgia gratificante, a lembrança de ir de busão em busca de filmes na locadora com meus irmãos e primos não tem preço.
Acho a época de alugar filmes Vhs nos anos 90 melhor que os streaming de hj, deve ser por causa das produções de Antigamente serem melhores
Impressionante como esse canal consegue me levar de volta a infância!
Sinto muita falta das locadoras. Foi bastante nostálgico o vídeo, lembrar de como era a sensação de estar lá, as indicações de filmes, o desespero quando tinha que devolver o VHS e ainda não tinha rebobinado. Saudades.
O desespero quando tá atrasada a devolução faz dias...
hehehe q bom q acabou! hehehe
Cara, você foi certeiro! Esqueceu de dizer que o dvd não precisava rebobinar, o martírio dos VHSs, além da possibilidade de idiomas ou legendas, e nitidez. Mas adoro vhs também. Cheguei a ver 18 filmes num único final de semana prolongado, quando alugava.
Mas gosto de ver mais espaçados, retenho mais memória deles. Parabéns, Renato, pela excelente reportagem.
Que amor em forma de vídeo, me emocionei de verdade!! Fui muito feliz na era da locadora , meu filme de coração, é o Jardim secreto, nunca me esqueci dele, também tem Rei Leão, 101 Dálmatas e De volta pro futuro ❤❤ , que nostalgia boa ❤❤
Nossa primeira tv colorida chegou em casa em 1992. E foi um evento. Um tempo depois veio o video VHS. Alugar filmes era função do meu pai, na sexta-feira. Não me lembro qual foi meu primeiro filme que vi no cinema na adolescência, mas o primeiro da locadora na infância foi " WILLOW NA TERRA DA MÁGIA" com Val Kilmer, que hoje esta no streaming da Disney. Saudades das tardes de sábado que era uma regra pra mim e meus irmãos assistir um filme. Saudades PAI, gratidão por ter feito parte de toda uma vida. 📽️🎬🎞️📼📺❤
Olá crianças pãozin de queijo.
Meu Deus. Que saudade desse tempo!. Eu entrava na locadora só pra olhar. 🤭❣️
Amei saber que ainda existem locadoras. Será que só em SP tem locadora ainda?
Tinha uma locadora na minha cidade que ainda sobrevivia a era dos streamings, mas a gota d'água foi a pandemia. O dono não conseguiu tocar o negócio pra frente, não conseguia mais pagar o aluguel do local e teve que fechar a loja. Como último esforço para ganhar dinheiro com os DVDs ele começou a vender os filmes que ele alugava, eu até comprei alguns pra minha coleção, mas depois disso nunca mais ouvi falar dele. Espero que o cara esteja bem, ele era gente fina.
acabou com vários negocios
Porém, a maioria dos filmes não estão disponíveis nas plataformas.
Lindo vídeo até me emocionei com o comentário do dono no final do vídeo. Isso é o "amor raiz" pelo hobby, realmente não tem dinheiro que pague esse sentimento. Parabéns pelo vídeo e edição, coisa de profissional mesmo.
QUE TOP RENATO!!!
Tenho uma de game, desde 1996, mas quase zero de movimento, o que ainda me salva é que faço impressões de trabalhos, documentos ...
😀😃😄😁😆😅🤣😂🙂🙃😉😊😇🥰
Que documentário nota 1000!! me fez viajar no tempo e lembrar que tinha que rebobinar as fitas depôs de assistir pra não pegar uma multa ao entregar na locadora kkkkkk obrigado por essa viagem no tempo❤
Esse documentário foi bem importante pra mim, pois bateu aquela nostalgia de uma época tão boa pra mim, minha família, e pra tantas outras pessoas. Lembro de toda sexta-feira no final da tarde ir na locadora, tinha filme que eu nem sabia o nome, mas só de descrever o trailer que passou na televisão, o caixa já sabia e me ajudava a localizá-lo. E eu assisti durante a infância e adolescência tantos, mas tantos filmes raros de países como Finlândia, Noruega, Suécia, que não tem em nenhum streaming famoso hoje em dia.
Esse foi dispensado o melhor vídeo do canal, e esse final... Uff... Emocionante...
Assim como o ir ao cinema o ritual de ir alugar tbm marca a experiência, o filme fica com a gente, ele se torna mais memorável. Com streaming são tantos canais, são tantas opções, o só sentar no sofá e dar play torna a coisa mais banal e o celular atrapalha bastante tbm. Não tem peso, formato, cheiro, contato... É fácil desapegar do que nos chega tão fácil então tenho um apreço muito especial pela mídia física e a relação interpessoal insubstituível das locadoras.
Vc falando que no streaming não tem peso, não tem cheiro,contato...Vc acredita que lendo isso eu lembrei imediatamente do barulho da embalagem do DVD quando a gente abria pra pegar o DVD?kkkk
@@erikasilva6602 Bem a isso que me refiro. Na VHS vc ainda tinha que rebobinar. No começo do DVD uma sobrinha minha "rebobinou" um DVD.
Ficou tão automático que nem dá tanta alegria igual comprar um CD ou alugar etc...
@@EltonCanuto Mas como assim rebobinou um DVD?Isso era possível?kkk
@@erikasilva6602 Nunca foi, mas eu vi ela pegando o controle e voltando as cenas do filme em velocidade alta. "O que tá fazendo, Amanda? Tô rebobinando."
Me emocionei pra caramba com esse vídeo. E o mais bonito, é vê pessoas como esse dono de locadora, que faz por amor e pela história. ❤❤❤
CHOREI NESSE FINAL
Há pessoas que se recusam a morrer em nome dos bons tempos, heróis da resistência, fenomenais.
Emocionante o final do vídeo! A paixão do ainda dono de uma locadora! Que se cumpra a vontade e a emoção dele! Viva a Cultura 👏👏👏
Ei aproveitava feliz quando a locadora fechava para comprar os DVDs e nunca me liguei que a minha alegria era a tristeza de outra pessoa.
@@AcusticoImaginar Pois é!... É complicado...😑
Que documentário maravilhoso! Quem viveu essa época mágica, certamente se emocionou 😢❤
Videozão desse em pleno domingo deu um quentinho no coração, fui uma criança noventista que assistia em VHS, lembro bem da emoção de ir numa locadora com a minha avó na sexta feira pra entregar na segunda, era uma sensação tão boa! Fico mais feliz em saber que ainda existem ❤
Obrigado!
Renato olha.. parabéns pro esse pelo trabalho, que serviu para enaltecer aquela nossa época de ir as locadoras, pegar aquelas promoções de alugar 4 e pegar mais 1 de graça kkk. Foram bons tempos, com certeza todos da época se sentiram representados no seu documentário. Sucesso sempre meu amigo!!! continuee
Que pessoa nota 1000 o dono da locadora Charada ... o amor que ele tem pelo que faz é um exemplo
Obrigado , verdade
Eu trabalhei em uma locadora, que tempo bom. O melhor é que vc começa a conhecer os clientes, e indicar os filmes. Eu amo cinema neh!!
Caramba Renato, que conteúdo fantástico, parabéns pela iniciativa.
Tenho 32 anos e tive o prazer de desfrutar desse sentimento maravilhoso que era frequentar assiduamente as locadoras... na sexta-feira então?! era ainda melhor! Tenho tantas memórias afetivas dessa época, mesmo sendo criança. Este ano, e hoje, com uma filha de 11 meses, decidi resgatar esse sentimento e comecei a colecionar filmes em DVD... todos aqueles que por algum motivo marcaram a minha infância/adolescência... foi uma forma de "guardar" e eternizar bons momentos que fizeram parte da minha história, pra logo mais compartilha-los com a minha filha e pra que ela possa também ter ótimas lembranças. A locadoras deveriam ser eternas!
Assisti com meus filhos.. que viagem no tempo, que saudade maravilhosa
Que vídeo maravilhoso e que viagem no tempo cheio de boas memórias, lembranças e momentos inesqueciveis. Tenho 40 anos e frequentei videolocadoras nas décadas de 80 e 90 e quase sempre tava junto com a minha mãe que me passou esse bom costume de gostar de filmes.
Que documentário maravilhoso, obrigado por trazer essa lembrança tão boa de volta.
Aaah as locadoras era um sagrado !!!
Lá tinha de tudo... Ficava horas escolhendo qual dvd de cdz ou Naruto levar ooooh tempo bom viu 😊
Não sou dessa época de VHS. Cresci na época do DVD. Meus Tio que tinha um vídeo cassete e mostrou como era as locadoras. Ele tinha algumas fitas, mas para quem cresceu com a imagem de um DVD era muito estranho a imagem e som. Esse videos da época dos anos 80 e 90 são fascinantes para mim.
Sucesso, brother.
Acho que entrar em uma locadora hoje em dia, deve ser a mesma sensação de entrar em uma sebo de livros. Aquela sensação de escolher quais filmes assistir, era maravilhoso! Sensação única!
Parabéns pelo vídeo! 👏🏼👏🏼👏🏼
Quantas lembranças boas nas locadoras! Ia com meus familiares, pegar alguns filmes pra ver no fim de semana! Tempo bom
Eu não sei nem o que dizer desse documentário. Eu tenho ótimas lembranças em locadora com meu pai, quando eu era pequena. Além do assunto, ter mexido comigo, me deu uma saudade do Nerd Doc.
Cara a nostalgia é tanta , que eu comprei algumas relíquias em VHS
REI LEÃO , CINDERELA, BRANCA DE NEVE E ALGUNS OUTROS
Eu tenho a pequena sereia e o 101 dálmatas
Q isso cara a coisa já evoluiu rs
@@aishacampbellsloan5337 eu gosto de olhar e mostrar pro meu filho neném
@@claudemirvieira8620 não mano kkk é pq e guardo como relíquia
Pensa .. daqui uns dias ninguem vai ter visto , eu vivi isso
E quero que meu filho veja , como eu via meus filmes kkkkkk
@@barbeirocurioso1331 eu guardava tv os filmes que eu gravava da tv,mais as fitas mofaram rs
Nostalgia pura! Era a diversão da família às sextas-feiras ♥️
Produção top demais 👏🏻👏🏻
Muito bom esse documentário, Renato. Bateu até uma tristeza ver o rumo que as locadoras estão tomando. Sou de 91, passei a minha infância e adolescência indo alugar filmes em VHS, DVD's e fitas de Super Nintendo na locadora aos finais de semana.
O canal está de parabéns porque vídeos como esse nos faz relembrar um tempo em que éramos mais felizes. Os streamings facilitam a vida mas a magia de ir a locadora é alguma coisa indescritível
Parabéns pelo documentário, bateu um saudosismo aqui...😢