Recentemente tive uma dúvida nesse sentido é a enviei para vc. Eu não entendia como um eixo mesmo com o 4x4 desengatado apresentava desgastes em alguns componentes. E após teus esclarecimentos eu consegui entender o desgaste dos referidos componentes. Hoje, com esse vídeo, melhorou ainda mais o meu entendimento . Muito bom o vídeo.
Legal o video, porém importante falar sobre um conceito que foi esquecido no vídeo: Basicamente, esse sistema de flange foi desenvolvido com um único maior intuito: preservar a homocinetica de desgastes gerados pela vibração de todo o sistema. Pode parecer algo estranho, mas é o que realmente ocorre. Quando a homocinetica está parada e sofrendo vibrações, ocorre um desgaste muito mais acentuado do que se ela estivesse também em rotação. Este é o que se chama de "efeito giroscópio". Na minha tracker, eu não substituo o sistema original pelo sistema de roda livre.
Fala, fela! Você está extrapolando o conceito do efeito giroscópio (que se aplica a um eixo rígido) a todo o resto e todos os outros componentes do semi eixo, o que não se aplica. Quando conectado à roda, seja via flange ou via a própria roda livre, o semi-eixo e seus componentes sofrem vibrações e pancadas em todas as direções dos 360 graus que o conjunto roda/pneu gira. Lembre-se que o semi-eixo é formado de trizeta, um pedaço rígido no meio e a homocinética na ponta. Como as rodas dianteiras esterçam e além disso a suspensão se move para cima e para baixo, o conjunto inteiro sofre com o giro da direção e com as pancadas na suspensão. O conjunto sofre tanto, que a trizeta é projetada de uma forma que permita a ela se movimentar para dentro e para fora! Se você quer mesmo proteger seus semi-eixos dianteiros... instale uma roda livre ;o). Abraço!
Comprei uma Tracker em janeiro/2021 e esse foi o primeiro upgrade que eu fiz. Outra vantagem é a possibilidade de usar a tração reduzida em piso com muita aderência.
Eu venho a um bom tempo pensando em por ou não na minha Tracker! Não sou um jipeiro raíz de viver atolado na lama hehehehehe Mas eu curto uns passeios off-road com algumas aventuras médias heheheheh Mesmo assim dos três modelos 438, 538 e 738XP vou no último que é o mais robusto!!!!!
Grande trovão!! Como sempre ótimos vídeos. Agora além de sw4 na veia, peguei uma tracker e me deparo com esse belíssimo presente, seu vídeo. Abs de jorge caju, rj
Fala ai fela, beleza? 👍 Gostei do seu vídeo explicando como funciona a substituição da roda livre automática para a manual, mas sem querer tirar o seu mérito no assunto, nesse modelo/ano de Gran Vitara/Tracker (2º geração) na minha opinião, eu acho que não vale a pena somente a mudança de um pelo outro visando apenas a liberação dos semi-eixos dianteiros. Um dos principais motivos dessa modificação é devido aos problemas recorrentes que ocorrem tanto na bomba pneumática, quanto no atuador de acoplamento que fica dentro do diferencial dianteiro, que são as peças fundamentais para que o sistema de transferência de tração funcione corretamente. Então fela, além dessa substituição que você mostrou no vídeo, vale também realizar as outras, que incluem a eliminação da bomba e do atuador, que ai sim, você ficará com um sistema mais robusto e mais confiável ainda, inclusive pra quem gosta de fazer trilhas mais pesadas. Se você me permite fela, gostaria de deixar alguns links do canal do Daniel Simon, do canal Território Automotivo, onde ele explica com bastante detalhes esses procedimentos de funcionamento do sistema 4x4 dos Gran Vitara/Tracker e também das modificações que são realizadas conforme mencionei acima. Sistema de tração: Dicas sobre a Tracker - GM ruclips.net/video/lsPhYzT2184/видео.html Resolvendo o 4X4 - Tracker e Grand Vitara 2° geração ruclips.net/video/EnK7opccz_w/видео.html Video Complementar - Resolvendo o 4X4 - Tracker e Grand Vitara 2° geração ruclips.net/video/l0ZMZHFKDMY/видео.html Finalizando fela, gostaria de deixar os parabéns pelo seu canal Trovão - 4x4 e Natureza, pois conheci várias dicas através dele e acho que o contéudo é muito útil pela riqueza de detalhes que traz pra todos nós. E continue assim, trazendo mais informações diversificadas sobre esse maravilhoso mundo off-road. Grande Abraço.
Oi Luciano. Tudo o que você comentou é válido, mas não invalida a colocação só da Roda Livre, mesmo mantendo o sistema pneumático, já que o arrasto efetivamente diminui, melhora o consumo e reduz o desgaste. A instalação é simples e a intervenção drástica de desmontar o eixo todo, diferencial etc para a retirada do sistema pneumático pode ser deixada para quando - e se - ele apresentar defeito. Já em relação ao Daniel, conheço tudo do trabalho dele, mas obrigado por mencionar. O Daniel é meu amigo pessoal há muitos anos. Abraço.
Gostei bastante do vídeo, foi o primeiro que vi e com certeza vou assistir aos outros. Parabéns. A dúvida que eu tenho é a seguinte, posso instalar a roda livre e quando sair pra uma estrada de terra, aciona-la e deixando como se fosse o original? Assim se precisar do 4x4 eu só aciono a alavanca dentro do carro. Ou isso vai trazer algum prejuízo ao sistema? Obrigado.
Falaê ô fela. Não sei te dizer. Mas não me lembro de alguma vez ter visto uma Ranger desta com roda livre. Se ela for como as sw4 mais antigas, nem mesmo é possível colocar a roda livre, pois a ponta do semi eixo já encaixa suas estrias direto nas estrias da manga de eixo. Abraço!
Simplesmente sensacional, seu vídeo. Me ajudou muito, pois sou totalmente leigo no assunto. Você acha válido pensar em colocar RL no meu Jimny Sierra? Posso concluir que acaba o medo de usar reduzida em pisos de boa aderência, não é? Grande abraço!
Falaê ô fela. Eu não tenho certeza se o Sierra possui um munhão que comporte roda livre. Em caso positivo, recomendo sim. A roda livre é um equipamento fundamental nos 4x4. Abraço.
Oi Alex. Mas desgasta o sistema 100% do tempo . E se você for ler o manual de qualquer veiculo 4x4 - qualquer mesmo, lá está escrito que você deve ligar a tração 4x4 pelo menos 1 vez por mês para lubrificar o sistema - e isso é suficiente. Mas, quantas pessoas que você conhece, lê o manual ? ;o) Abraço.
oi Carlos. A qual roda livre automática você está se referindo? À que fica na ponta do eixo ou à que fica dentro do diferencial e que às vezes é chamada de roda livre e outras vezes chamada de ADD (automatic differential disconnect) ?
Trovão 4x4 , e posteriormente a instalação da roda livre como fica a parte pneumática da moto bomba q antes fazia esse trabalho? N tem q “desmontar” ou “desinstalar” nada? É só deixar como está?
Ola, estou a falar de Portugal. Tenho esse problema no meu Suzuki Grand Viatara do ano 2000 com motor Mazda a diesel. A luz da traçao acende quando ativada a traçao mas so acende a luz nao puxa com as rodas da frente estou penssando se nao sera o atuador. Se simplesmente mudar os cubos para roda libre todo o resto nao conta para nada? Ouvi falar tambem num diafragma que acho esta dentro do eixo que pode estar estragado sendo isso os cubos de roda libre automaticamente eliminao o tal diafrgma tambem? Na verdade nao sei absolutamente nada de mecanica disserao me que era problema eletrico ja tenho o jeep a uma semana no eletricista mas estou a ver que el sabe tanto como eu. Obrigada Carlos Afonso
Fala, fela. Ao ativar a tração, tem que acontecer 2 coisas: (1) um comando elétrico aciona um pequeno compressor de ar, que fica na frente do veículo. (2) a pressão que esse compressor cria, empurra um engate dentro do diferencial. este engate conecta os 2 lados do eixo dianteiro - conecta o semi-eixo esquerdo ao semi-eixo direito. Só depois disso é que a tração dianteira funciona. Uma alternativa muito usada aqui no Brasil é a instalação de rodas livres na ponta dos semi-eixos e a retirada do engate que fica dentro do diferencial, substituindo-o por uma bucha de nylon, que faz os 2 semi-eixos ficarem conectados o tempo todo. Com isso, podemos eliminar problemas elétricos de acionar o compressor e também problemas no compressor que não aciona o engate. boa sorte!
Olá @trovão tenho uma Tracker 2008 gosto de brincar em dunas e algumas delas muito ingrime. E esburacada fazendo com que o a roda perca aderência. Gostaria de saber com roda livre aumenta o desempenho ou não muda nada.
Fala, fela, não altera nada. Estando engatada no 4x4, a roda livre vai fazer o semi eixo funcionar como na configuração original de fábrica. Para melhorar, tente abaixar a pressão dos pneus, para quicar menos. Abraço.
Não é possível instalar uma RL na SW4 2001 porque as estrias do semi-eixo se encaixam diretamente no cubo de roda. Para instalar uma RL neste carro você tem 2 opções: ou importar o kit que vem com semi eixo novo e uma nova manga de eixo/cubo de roda, ou então fazer uma adaptação gigante instalando o munhão da Toyota Bandeirante - é um trabalhão.
Falaê ô fela. O bom é que aqui no Brasil a gente não precisa inventar nem procurar muito. A AVM, produzida aqui mesmo, é uma das melhores marcas de roda livre do mundo. E tem preço bem justo no mercado. Abraço!
Tenho uma tracker 2007 quero colocar roda livre . Quero saber se preciso mudar algo ou só sacar fora a flange e instalar a roda livre? Quantas estrias tem o eixo?
oi Gutierre. sim. Como a roda livre desconecta as rodas dianteiras dos semi-eixos, mesmo ligando a alavanca 4x4 dentro do carro as rodas continuarão desconectadas. Você tem que girar a alavanca das rodas livres para engatar tudo. Abraço
Fala féla, também tenho um Grand Vitara 2000, estou pensando em por RL, pois onde moro tem uma subida muito íngreme e pretendo usar carretinha, assim teria a possibilidade de usar a reduzida sem engatar o 4x4 e estourar o diferencial dianteiro nas curvas. Já ouvir falar que isso força muito o conjunto traseiro, pois toda força será direcionada para ele. Isso procede? Abç
Prof! Tenho uma tracker, meu diafragma da 4x4 tracker deu problema. Vale a pena colocar esse sistema manual no lugar de colocar outro diafragma, pq aqui em natal só tem diagrama usado de 2° mão.
Fala, fela. Para substituir o sistema a ar da tração do tracker para ficar totalmente manual, você tem que fazer 2 coisas: 1) colocar esta roda livre e 2) tem que abrir o diferencial dianteiro, retirar o sistema de diafragma e colocar uma luva que vai manter os 2 semi eixos permanentemente conectados. Boa sorte aí. Abraço
Trovão, gostei bastante do vídeo, assisti tbém o outro "Como funciona a roda livre", mas ainda continuo com uma dúvida, comprei há 2 meses minha Tracker (meu 1º 4x4) e não estou usando o 4x4 devido a problema na motobomba/bomba pneumática, o atuador do acoplamento está ok, posso instalar a roda livre livre para voltar o funcionamento do 4x4 ou será necessário o conserto da motobomba? Precisarei travar o diferencial? Não sei se estou confundindo cocô de grilo com crocodilo, obrigado se puder responder.
Essa bomba pneumática acabou se revelando um problema chato. Para resolver você tem 2 alternativas: (a) consertar a própria bomba, ou (b) elimina a bomba, instala a roda livre na ponta dos eixos, desmonta o diferencial e retira o acionamento pneumático, substituindo-o por uma bucha de nylon ou material equivalente. Tem vídeo no youtube que mostra como fazer. Abraço.
oi Felipe, como não tenho estrutura para atender, tenho procurado responder às questões dos amigos aqui na seção de comentários - sempre que tenho tempo...hehehe. Abraço.
fala, fela, beleza? Sim, como a roda livre elimina uma parte do arrasto mecânico do diferencial dianteiro e dos semi eixos, o carro tem que ficar "mais leve". No meu carro, eu notei uma melhora de 1Km/Lt a mais. Mas não pode esquecer de ligar as rodas livres de vez em quando, para lubrificar o eixo dianteiro. Abraço
Fala, fela. TER, não tem. Você pode continuar usando o motor elétrico que gera pressão para o acoplamento dentro do diferencial. Mas se você QUISER eliminar este sistema, você PODE retirar o sistema pneumático que tem dentro do diferencial e deixar um acoplamento permanente. Mas, não é que TENHA que fazer isso. Até PODE fazer, mas não é obrigatório. Abraço.
Olá !! Trovão ou algum amigo do canal saberia informar as especificações das mangueiras da "bomba" de acionamento do 4x4 da Tracker 2008 que fica atrás do parachoque? É que na minha está faltando a mais larga (respiro) e naquela que vai para o diferencial foi colocada uma mangueira transparente (de combustível).
Fala, fela, não sei te dizer. Sugiro você entrar no site da AVM e procurar o catálogo. Cada número é relacionado a um modelo, que serve para uma determinada quantidade de modelos de carros. Isso normalmente varia de acordo com o diâmetro dos semi-eixos e a quantidade de ranhuras (estrias). Abraço.
MISTER THUNDER, pelo que entendi desse vídeo, a roda livre irá liberar o sistema , e então a Tracker rodando 4x2 terá um menos consumo? E a alavanca de redução ficará sem função?
Falaê ô fela. A única coisa que a roda livre fará é desconectar a roda do semi-eixo. Sim, o consumo vai melhorar porque esta desconexão vai diminuir o arrasto mecânico (menos peças girando). Porém, todo o funcionamento restante (incluindo a alavanca de redução) não sofrerá nenhuma modificação. Aliás, uma coisa muito usada é, quando necessário subir um lugar muito íngreme ou puxar uma carretinha ou outro carro em piso duro, é ligar a reduzida SEM ligar a roda livre. Desta forma, você se beneficia da multipllicação de força da reduzida nas rodas traseiras, sem que as rodas dianteiras estejam tracionando. Abraço!
Evidente que o sistema de roda livre manual é bem confiável, mas o conceito de que o sistema de transmissão dianteiro rodando permanentemente tenha mais desgaste que ficando inerte, pois se fosse verdadeiro o sistema de tração traseira tracionando constantemente estaria dando manutenção sempre e sabemos que isto não acontece. Observem que os sistemas mais modernos como na Ranger, S10, Hilux entre outros não utilizam mais o sistema de roda livre manual. Nos velhos Jeeps Willys/Ford cj5, a manutenção no eixo dianteiro maior exatamente pela falte de uso, o sistema se desgasta mais parado por incrível que pareça parado do que em movimento. Vale lembrar que é muito importante em todos os sistemas que não sejam tração FULL, fazer uso regularmente para manter o sistema sempre operacional.
falaê ô fela. Só não se esqueça que o eixo dianteiro esterça e possui homocinéticas nas pontas, o que é complertamente diferente do eixo traseiro, onde tudo é fixo. Cada ver que as rodas esterçam, só pra começar, as planetárias ficam loucas dentro do diferencia, para compensar a diferença de giro entre as 2 rodas. Mas tem muitos outros esforços que não ocorrem no eixo traseiro. Já os sistemas modernos possuem um acoplamento/desacoplamento entre os semi eixos dianteiros. Realmente completamente diferente dos semi eixos dianteiros antigos e passam a maior parte do tempo desacoplados e sem fazer com que o diferencial dianteiros funcione como diferencial. Abraço!
Parabéns pelo vídeo! É um professor, excelente explanação.
Recentemente tive uma dúvida nesse sentido é a enviei para vc. Eu não entendia como um eixo mesmo com o 4x4 desengatado apresentava desgastes em alguns componentes. E após teus esclarecimentos eu consegui entender o desgaste dos referidos componentes. Hoje, com esse vídeo, melhorou ainda mais o meu entendimento . Muito bom o vídeo.
Qq
Excelente explicação
Legal o video, porém importante falar sobre um conceito que foi esquecido no vídeo:
Basicamente, esse sistema de flange foi desenvolvido com um único maior intuito: preservar a homocinetica de desgastes gerados pela vibração de todo o sistema.
Pode parecer algo estranho, mas é o que realmente ocorre.
Quando a homocinetica está parada e sofrendo vibrações, ocorre um desgaste muito mais acentuado do que se ela estivesse também em rotação.
Este é o que se chama de "efeito giroscópio".
Na minha tracker, eu não substituo o sistema original pelo sistema de roda livre.
Fala, fela! Você está extrapolando o conceito do efeito giroscópio (que se aplica a um eixo rígido) a todo o resto e todos os outros componentes do semi eixo, o que não se aplica. Quando conectado à roda, seja via flange ou via a própria roda livre, o semi-eixo e seus componentes sofrem vibrações e pancadas em todas as direções dos 360 graus que o conjunto roda/pneu gira. Lembre-se que o semi-eixo é formado de trizeta, um pedaço rígido no meio e a homocinética na ponta. Como as rodas dianteiras esterçam e além disso a suspensão se move para cima e para baixo, o conjunto inteiro sofre com o giro da direção e com as pancadas na suspensão. O conjunto sofre tanto, que a trizeta é projetada de uma forma que permita a ela se movimentar para dentro e para fora!
Se você quer mesmo proteger seus semi-eixos dianteiros... instale uma roda livre ;o). Abraço!
Cai aqui de passagem..... e gostei do canal e explicações..... mais um inscrito. Jonatas do rio de Janeiro.
fala, fela. Que bom que gostou. Abraço
! ! ! MAIS UMA EXCELENTE AULA ! ! !
! ! ! VALEU DEMAIS ! ! !
👍🏽👍🏽👍🏽🙏🏼
obrigado
Muito boa explicação!
Mais uma aula de 4X4, simples de instalar e bem funcional. Pra mim foi mais um aprendizado.
Top demais Trovão! Se desse pra Tr4 compraria uma roda livre amanhã !
oi Kilber, infelizmente no TR4 não dá. As estrias do semi eixo se encaixam firmemente nas estrias do cubo de roda. Abraço.
Comprei uma Tracker em janeiro/2021 e esse foi o primeiro upgrade que eu fiz. Outra vantagem é a possibilidade de usar a tração reduzida em piso com muita aderência.
Beleza! Agora é desfrutar de mais esta capacidade. Abraço!
não, somente em piso escorregadio.
Eu venho a um bom tempo pensando em por ou não na minha Tracker! Não sou um jipeiro raíz de viver atolado na lama hehehehehe
Mas eu curto uns passeios off-road com algumas aventuras médias heheheheh
Mesmo assim dos três modelos 438, 538 e 738XP vou no último que é o mais robusto!!!!!
Boa. Essa é uma duvida boa de ter....kkk. Abraço.
Dica top! E realmente muito simples.
Espero ter ajudado
Muito simples mesmo !!! Ótima dica e explicação perfeita.
Grande trovão!! Como sempre ótimos vídeos. Agora além de sw4 na veia, peguei uma tracker e me deparo com esse belíssimo presente, seu vídeo. Abs de jorge caju, rj
Valeu, fela! Abraço.
Intão no caso vai melhorar até o consumo,pq como vc mesmo disse agente anda pouco nos lugares ruins.
sim, mas a diferença não é muito grande. Abraço
um baita aula ! Parabénss
Valeu, fela, obrigado. Abraço
Parabéns pelo vídeo.
Fala ai fela, beleza? 👍 Gostei do seu vídeo explicando como funciona a substituição da roda livre automática para a manual, mas sem querer tirar o seu mérito no assunto, nesse modelo/ano de Gran Vitara/Tracker (2º geração) na minha opinião, eu acho que não vale a pena somente a mudança de um pelo outro visando apenas a liberação dos semi-eixos dianteiros. Um dos principais motivos dessa modificação é devido aos problemas recorrentes que ocorrem tanto na bomba pneumática, quanto no atuador de acoplamento que fica dentro do diferencial dianteiro, que são as peças fundamentais para que o sistema de transferência de tração funcione corretamente. Então fela, além dessa substituição que você mostrou no vídeo, vale também realizar as outras, que incluem a eliminação da bomba e do atuador, que ai sim, você ficará com um sistema mais robusto e mais confiável ainda, inclusive pra quem gosta de fazer trilhas mais pesadas.
Se você me permite fela, gostaria de deixar alguns links do canal do Daniel Simon, do canal Território Automotivo, onde ele explica com bastante detalhes esses procedimentos de funcionamento do sistema 4x4 dos Gran Vitara/Tracker e também das modificações que são realizadas conforme mencionei acima.
Sistema de tração: Dicas sobre a Tracker - GM
ruclips.net/video/lsPhYzT2184/видео.html
Resolvendo o 4X4 - Tracker e Grand Vitara 2° geração
ruclips.net/video/EnK7opccz_w/видео.html
Video Complementar - Resolvendo o 4X4 - Tracker e Grand Vitara 2° geração
ruclips.net/video/l0ZMZHFKDMY/видео.html
Finalizando fela, gostaria de deixar os parabéns pelo seu canal Trovão - 4x4 e Natureza, pois conheci várias dicas através dele e acho que o contéudo é muito útil pela riqueza de detalhes que traz pra todos nós. E continue assim, trazendo mais informações diversificadas sobre esse maravilhoso mundo off-road. Grande Abraço.
Oi Luciano. Tudo o que você comentou é válido, mas não invalida a colocação só da Roda Livre, mesmo mantendo o sistema pneumático, já que o arrasto efetivamente diminui, melhora o consumo e reduz o desgaste. A instalação é simples e a intervenção drástica de desmontar o eixo todo, diferencial etc para a retirada do sistema pneumático pode ser deixada para quando - e se - ele apresentar defeito. Já em relação ao Daniel, conheço tudo do trabalho dele, mas obrigado por mencionar. O Daniel é meu amigo pessoal há muitos anos. Abraço.
Showww , excelente vídeo.
Valeu 😀 Abraço
Boa noite, eu tenho Pajero sport 2003 4x4 eu posso colocar uma roda livre dessa?
A roda livre vai ajudar no bloqueio das rodas dianteira
Eu tenho um Lada Niva 90 .ele e assim tração integral. Só anda no 4x4 direto.
Trovão bom como sempre, roda livre manual econômia e confiabilidade antes de entrar na trilha
é só tramelar!
Gostei bastante do vídeo, foi o primeiro que vi e com certeza vou assistir aos outros. Parabéns.
A dúvida que eu tenho é a seguinte, posso instalar a roda livre e quando sair pra uma estrada de terra, aciona-la e deixando como se fosse o original? Assim se precisar do 4x4 eu só aciono a alavanca dentro do carro. Ou isso vai trazer algum prejuízo ao sistema? Obrigado.
Falaê ô fela. Teu raciocínio está perfeito. Pode fazer isso sim. É uma técnica largamente usada. Abraço
Top o vídeo.
Sabe me dizer se a Ranger 2011 tem a mesma simplicidade para instalação?
Falaê ô fela. Não sei te dizer. Mas não me lembro de alguma vez ter visto uma Ranger desta com roda livre. Se ela for como as sw4 mais antigas, nem mesmo é possível colocar a roda livre, pois a ponta do semi eixo já encaixa suas estrias direto nas estrias da manga de eixo. Abraço!
show 👏👏👏
Valeu!
Simplesmente sensacional, seu vídeo. Me ajudou muito, pois sou totalmente leigo no assunto. Você acha válido pensar em colocar RL no meu Jimny Sierra? Posso concluir que acaba o medo de usar reduzida em pisos de boa aderência, não é? Grande abraço!
Falaê ô fela. Eu não tenho certeza se o Sierra possui um munhão que comporte roda livre. Em caso positivo, recomendo sim. A roda livre é um equipamento fundamental nos 4x4. Abraço.
Boa noite jáum vídeo com um cara falando sobre a roda livre na tracker não é aconselhável porque ela girando mantém todo o sistema engraxado
Oi Alex. Mas desgasta o sistema 100% do tempo . E se você for ler o manual de qualquer veiculo 4x4 - qualquer mesmo, lá está escrito que você deve ligar a tração 4x4 pelo menos 1 vez por mês para lubrificar o sistema - e isso é suficiente. Mas, quantas pessoas que você conhece, lê o manual ? ;o) Abraço.
👏👏👏
Fala aí professor, roda livre automática dá um outro vídeo!
oi Carlos. A qual roda livre automática você está se referindo? À que fica na ponta do eixo ou à que fica dentro do diferencial e que às vezes é chamada de roda livre e outras vezes chamada de ADD (automatic differential disconnect) ?
Trovão 4x4 , e posteriormente a instalação da roda livre como fica a parte pneumática da moto bomba q antes fazia esse trabalho? N tem q “desmontar” ou “desinstalar” nada? É só deixar como está?
Falaê, ô fela. Nessa alteração que fiz, a bomba não muda em nada. Ela é que continua acoplando uma lado ao outro dentro do diferencial. Abraço.
Ola, estou a falar de Portugal. Tenho esse problema no meu Suzuki Grand Viatara do ano 2000 com motor Mazda a diesel. A luz da traçao acende quando ativada a traçao mas so acende a luz nao puxa com as rodas da frente estou penssando se nao sera o atuador. Se simplesmente mudar os cubos para roda libre todo o resto nao conta para nada? Ouvi falar tambem num diafragma que acho esta dentro do eixo que pode estar estragado sendo isso os cubos de roda libre automaticamente eliminao o tal diafrgma tambem? Na verdade nao sei absolutamente nada de mecanica disserao me que era problema eletrico ja tenho o jeep a uma semana no eletricista mas estou a ver que el sabe tanto como eu.
Obrigada
Carlos Afonso
Fala, fela. Ao ativar a tração, tem que acontecer 2 coisas: (1) um comando elétrico aciona um pequeno compressor de ar, que fica na frente do veículo. (2) a pressão que esse compressor cria, empurra um engate dentro do diferencial. este engate conecta os 2 lados do eixo dianteiro - conecta o semi-eixo esquerdo ao semi-eixo direito. Só depois disso é que a tração dianteira funciona. Uma alternativa muito usada aqui no Brasil é a instalação de rodas livres na ponta dos semi-eixos e a retirada do engate que fica dentro do diferencial, substituindo-o por uma bucha de nylon, que faz os 2 semi-eixos ficarem conectados o tempo todo. Com isso, podemos eliminar problemas elétricos de acionar o compressor e também problemas no compressor que não aciona o engate. boa sorte!
@@trovao4x4 Obrigada, agora ja entendo.
Olá @trovao tudo bem? Tem uma Tracker 2008 faço umas brincadeira em dunas. Tu acha que as RL melhora o desempenho em duna ou não?
Olá @trovão tenho uma Tracker 2008 gosto de brincar em dunas e algumas delas muito ingrime. E esburacada fazendo com que o a roda perca aderência. Gostaria de saber com roda livre aumenta o desempenho ou não muda nada.
Fala, fela, não altera nada. Estando engatada no 4x4, a roda livre vai fazer o semi eixo funcionar como na configuração original de fábrica. Para melhorar, tente abaixar a pressão dos pneus, para quicar menos. Abraço.
Gostei da ideia! Sugere para Sw4 2001 e qual a marca ?
Não é possível instalar uma RL na SW4 2001 porque as estrias do semi-eixo se encaixam diretamente no cubo de roda. Para instalar uma RL neste carro você tem 2 opções: ou importar o kit que vem com semi eixo novo e uma nova manga de eixo/cubo de roda, ou então fazer uma adaptação gigante instalando o munhão da Toyota Bandeirante - é um trabalhão.
Sem quere abusar, você poderia recomendar boas marcas de roda livre? Obrigado
Falaê ô fela. O bom é que aqui no Brasil a gente não precisa inventar nem procurar muito. A AVM, produzida aqui mesmo, é uma das melhores marcas de roda livre do mundo. E tem preço bem justo no mercado. Abraço!
Muito bom fela, mas eu estou velho e quero comodidade, descer do carro para ligar a roda livre ???? Nem pensar....que gaste o eixo....kkkkkkkkk
Kkkkkkk
Muito bom. No Grand Vitara 1998 a 2002 ocorre da mesma forma?
sim!
as buchas da bandeja, conseguiu adptar de algum carro?? att
Tenho uma tracker 2007 quero colocar roda livre .
Quero saber se preciso mudar algo ou só sacar fora a flange e instalar a roda livre?
Quantas estrias tem o eixo?
Falaê ô fela. é só fazer o que está no vídeo. é muito simples. Abraço
Não é necessário nenhuma modificação na parte elétrica? A luz do 4x4 não vai ficar piscando ?
oi Deyvson. Não é necessário não. É essa simplicidade mesmo. Abraço
Com o sistema de Roda Livre instalado,. É necessário mudar alguma coisa manualmente,tipo , tem que mexer nela , toda vez que for utilizar o 4x4 ?
oi Gutierre. sim. Como a roda livre desconecta as rodas dianteiras dos semi-eixos, mesmo ligando a alavanca 4x4 dentro do carro as rodas continuarão desconectadas. Você tem que girar a alavanca das rodas livres para engatar tudo. Abraço
Fala féla, também tenho um Grand Vitara 2000, estou pensando em por RL, pois onde moro tem uma subida muito íngreme e pretendo usar carretinha, assim teria a possibilidade de usar a reduzida sem engatar o 4x4 e estourar o diferencial dianteiro nas curvas. Já ouvir falar que isso força muito o conjunto traseiro, pois toda força será direcionada para ele. Isso procede? Abç
oi Marlon. Pode usar à vontade. Este é um recurso muito útil. O diferencial traseiro já trabalha mesmo sozinho 99% por cento da vida útil do carro.
@@trovao4x4 Blz então, abç.
Prof! Tenho uma tracker, meu diafragma da 4x4 tracker deu problema.
Vale a pena colocar esse sistema manual no lugar de colocar outro diafragma, pq aqui em natal só tem diagrama usado de 2° mão.
Fala, fela. Para substituir o sistema a ar da tração do tracker para ficar totalmente manual, você tem que fazer 2 coisas: 1) colocar esta roda livre e 2) tem que abrir o diferencial dianteiro, retirar o sistema de diafragma e colocar uma luva que vai manter os 2 semi eixos permanentemente conectados. Boa sorte aí. Abraço
Trovão, gostei bastante do vídeo, assisti tbém o outro "Como funciona a roda livre", mas ainda continuo com uma dúvida,
comprei há 2 meses minha Tracker (meu 1º 4x4) e não estou usando o 4x4 devido a problema na motobomba/bomba pneumática, o atuador do acoplamento está ok, posso instalar a roda livre livre para voltar o funcionamento do 4x4 ou será necessário o conserto da motobomba? Precisarei travar o diferencial? Não sei se estou confundindo cocô de grilo com crocodilo, obrigado se puder responder.
Essa bomba pneumática acabou se revelando um problema chato. Para resolver você tem 2 alternativas: (a) consertar a própria bomba, ou (b) elimina a bomba, instala a roda livre na ponta dos eixos, desmonta o diferencial e retira o acionamento pneumático, substituindo-o por uma bucha de nylon ou material equivalente. Tem vídeo no youtube que mostra como fazer. Abraço.
Excelente material! Trovão existe algum email pra contato contigo?
oi Felipe, como não tenho estrutura para atender, tenho procurado responder às questões dos amigos aqui na seção de comentários - sempre que tenho tempo...hehehe. Abraço.
Oi ele fica mais econômico no consumo alem dos desgastes das peças ?
fala, fela, beleza? Sim, como a roda livre elimina uma parte do arrasto mecânico do diferencial dianteiro e dos semi eixos, o carro tem que ficar "mais leve". No meu carro, eu notei uma melhora de 1Km/Lt a mais. Mas não pode esquecer de ligar as rodas livres de vez em quando, para lubrificar o eixo dianteiro. Abraço
Boa tarde trovão, a instalação no jimny é desse jeito tbm, ou precisa fazer algo mais?
Fala, fela. O sistema do Jimny é diferente, pios ele já tem um sistema de engate e desengate a vácuo. Abraço
Amigo e a questão da parte pneumática, meu mecânico disse q tem q blocar o diferencial, o q seria isso?
Fala, fela. TER, não tem. Você pode continuar usando o motor elétrico que gera pressão para o acoplamento dentro do diferencial. Mas se você QUISER eliminar este sistema, você PODE retirar o sistema pneumático que tem dentro do diferencial e deixar um acoplamento permanente. Mas, não é que TENHA que fazer isso. Até PODE fazer, mas não é obrigatório. Abraço.
Olá !! Trovão ou algum amigo do canal saberia informar as especificações das mangueiras da "bomba" de acionamento do 4x4 da Tracker 2008 que fica atrás do parachoque? É que na minha está faltando a mais larga (respiro) e naquela que vai para o diferencial foi colocada uma mangueira transparente (de combustível).
Falaê ô fela. Dê uma ligadinha para a Suzucar, em SP. É facil de eachar no google. E a peça é barata - eles normalmente têm lá. Boa sorte. Abraço
Bom dia
Qual a diferença dessa peça 438 pra 538?
Obrigado
Só mais uma dúvida, colocando a roda livre tem que fazer o travamento dos semi eixos ?
Fala, fela, não sei te dizer. Sugiro você entrar no site da AVM e procurar o catálogo. Cada número é relacionado a um modelo, que serve para uma determinada quantidade de modelos de carros. Isso normalmente varia de acordo com o diâmetro dos semi-eixos e a quantidade de ranhuras (estrias). Abraço.
É possível esse upgrade num Lada Niva que tem tração 4x4 integral?
oi Marcos, não estou seguro. Precisaria ver uma foto do munhão e do cubo de roda do Niva. Abraço
MISTER THUNDER, pelo que entendi desse vídeo, a roda livre irá liberar o sistema , e então a Tracker rodando 4x2 terá um menos consumo? E a alavanca de redução ficará sem função?
Falaê ô fela. A única coisa que a roda livre fará é desconectar a roda do semi-eixo. Sim, o consumo vai melhorar porque esta desconexão vai diminuir o arrasto mecânico (menos peças girando). Porém, todo o funcionamento restante (incluindo a alavanca de redução) não sofrerá nenhuma modificação. Aliás, uma coisa muito usada é, quando necessário subir um lugar muito íngreme ou puxar uma carretinha ou outro carro em piso duro, é ligar a reduzida SEM ligar a roda livre. Desta forma, você se beneficia da multipllicação de força da reduzida nas rodas traseiras, sem que as rodas dianteiras estejam tracionando. Abraço!
Será que dá pra fazer isso em Hilux também?
oi Guilherme. Se você está falando de Hilux pickup, tem que ver o ano dela. As mais antigas já vinham com roda livre de fábrica. Abraço
Esse upgrade diminui o consumo do veículo ?
Falaê, Moises. Teoricamente, sim. No meu carro, eu notei uma melhora pequena, de 0,5 km/Lt a mais. Abraço
Depois de passa raiva acabei colocando esse sistema na minha esportage tdi , nunca tive pobrema além que agora tenho certeza que sempre vai acoplar
oi Camila...kkk...é verdade. Parabéns pelo upgrade. Abraço.
Evidente que o sistema de roda livre manual é bem confiável, mas o conceito de que o sistema de transmissão dianteiro rodando permanentemente tenha mais desgaste que ficando inerte, pois se fosse verdadeiro o sistema de tração traseira tracionando constantemente estaria dando manutenção sempre e sabemos que isto não acontece. Observem que os sistemas mais modernos como na Ranger, S10, Hilux entre outros não utilizam mais o sistema de roda livre manual. Nos velhos Jeeps Willys/Ford cj5, a manutenção no eixo dianteiro maior exatamente pela falte de uso, o sistema se desgasta mais parado por incrível que pareça parado do que em movimento. Vale lembrar que é muito importante em todos os sistemas que não sejam tração FULL, fazer uso regularmente para manter o sistema sempre operacional.
falaê ô fela. Só não se esqueça que o eixo dianteiro esterça e possui homocinéticas nas pontas, o que é complertamente diferente do eixo traseiro, onde tudo é fixo. Cada ver que as rodas esterçam, só pra começar, as planetárias ficam loucas dentro do diferencia, para compensar a diferença de giro entre as 2 rodas. Mas tem muitos outros esforços que não ocorrem no eixo traseiro. Já os sistemas modernos possuem um acoplamento/desacoplamento entre os semi eixos dianteiros. Realmente completamente diferente dos semi eixos dianteiros antigos e passam a maior parte do tempo desacoplados e sem fazer com que o diferencial dianteiros funcione como diferencial. Abraço!
Excelente upgrade
Boa noite eu tenho uma trak roda livre
Maravilha