@@pxr2486 a "comprovação científica" anda deixando os seres humanos emocionalmente de lado! Tantas psicoterapias, tantos medicamentos, tantos testes e medicação até pra quem ficou triste porque terminou o relacionamento (coisa NORMAL da vida) e, mesmo assim, com taaanta comprovação científica as pessoas estão, cada vez mais, cometendo suicídio! É incrível como a psicanálise vai no rumo contrário dessa psicologia ridícula de hj, e consegue, com muito louvor, resultados muito mais favoráveis do que a famosa "comprovação científica" 🤷🏻♀️
Fiz 30 anos semana passada e só recentemente tomei consciência de que tenho tendências narcisistas. Minha mãe não era valorizada por nenhum dos pais e cresceu com essa dor, qnd teve os filhos dela (3 meninos e 2 meninas) achou por bem fazer diferente dos pais e, com as melhores intenções do mundo, acabou exagerando um pouco., pelo menos comigo, o mais velho. Cresci em uma família mt humilde que, apesar de contar com um pai e uma mãe trabalhadores, sempre faltavam coisas básicas. Some isso ao fato de que a saúde pública era (e ainda é) uma vergonha, nunca tivemos acompanhamento psicológico. Sofri muito ao longo da vida e ainda sofro. Deixo meu recado pra vc, mamãe e papai, principalmente se seu filhinho ou filhinha vai ganhar um irmãozinho, façam um acompanhamento familiar psicológico. É importante que tanto o pai quanto a mãe e a criança façam tbm. Vai ser um divisor de águas, acredite. Eu ainda não tenho condições e ainda hj o estado falha comigo contudo consegui sozinho perceber o problema e tô indo atrás. Tô um pouco mais feliz e esperançoso com o futuro. Como dizem, o primeiro passo é reconhecer o problema, né? Fica com Deus, amigo(a). Vai ficar td bem! Em nome de Jesus.
O que o faz pensar que você é narcisista e porque sofre sendo assim? Não creio que narcisistas se reconheçam como tal. A pergunta é porque já me relacionei com um. Obrigada se me responder.
Eu pelo pouco que sei narcisista não se reconhece narcisista, mas se esse é seu caso te parabenizo por tomar atitude antes de destruir a vida dos outros. Narcisistas são pessoas que se acham tudo de melhor no mundo. E judiam muito dos demais. 😢
Pois eu sempre fui mais apegado ao meu pai. Sempre foi o mais afetivo e carinhoso com os filhos. Cada familia tem uma historia e nada pode ser generalizado. Quem diz que nao existe amor maior que o materno é pq nunca teve um pai como o meu❤
A função materna e função paterna não está ligado com o gênero do cuidador e sim a função especifica do cuidado e da imposição de limites, sendo possível a existência do complexo de édipo em casais do msm gênero por exemplo. Seu Pai pode ter exercido a função materna (de cuidado).
Parece que não assistiu o vídeo direito e já saiu escrevendo, não é sobre as pessoas que representam maternidade e paternidade, é sobre os elementos que trazem essa percepção
Muito legal!!! Como estudante de Filosofia e entusiasta da Psicanálise, conhecia bem a peça de Sófocles e, superficialmente, o complexo de Édipo. Sinto que atualmente o que menos se faz na orientação das crianças é estabelecer esse limite e apresentar as realidades de que o mundo não gira em torno de dela, assim como as frustrações são inerentes a vida (havendo a necessidade de saber lidar com elas numa relação saudável). Com isso, é visível a quantidade de adultos desrespeitosos, mal educados, nada empáticos e de ego inflado. Lamentável. Por isso, sempre que possível, parabenizo adultos responsáveis que orientam as crianças para a vida. Vídeo bastante explicativo e didático, gostei demais!!!
Por isso é tão importante entrar em análise, para se construir esse sujeito que vive insatisfeito, e muitos buscam a satisfação em comidas, drogas e por aí vai. A psicanálise é para todos mas nem todos são para Psicanálise.
Ótima vídeo Mas também não é só a figura do pai como o inimigo do infanto, isso varia, na menina ela se apaixona pelo pai e tem rivalidade com a mãe, com o menino é ao contrário, se apaixona pela mãe e vê o pai como o rival
Acabei de ver meu irmão no vídeo 😂 falando que a vida era melhor quando eu não existia, ou até que eu era adotada, que era para eu ir embora…. até hoje depois dos 30 ele faz isso, bem menos é claro, mas acho que se tornou uma figura insegura, ele estimula o ciúme nas namoradas o tempo inteiro, como isso o tornasse importante
Sou a última filha de nove irmãos maternos, tendo dois deles nascidos quando eu ainda nem era projeto de gente, o mais novo, também veio a óbito, quando eu ainda era bebê, sem noção de nada. Já me falaram que tenho complexo de Electra.. rsrs... Será?? Quem falou foi um amigo de trabalho há muitos anos. Seria bom conhecer a história do Complexo de Electra, ficarei aguardanso. Obrigada e parabéns por compartilhar seus conhecimentos. Boa tarde.
Eu assino a Casa do Saber e assisti a esse curso do Pedro de Santi. Um dos melhores na plataforma. Gostaria que a Casa tb fizesse o mesmo com Lacan, por exemplo como Lacan vê o Complexo de Edipo. E inacreditável que relativamente poucos assinem a Casa. Pra mim, tem a mesma importância da Netflix ou mais. Esse video aqui condensado a partir do curso tb ficou excelente. Moro fora do pais e me surpreendo sempre com o nivel do nosso ensino.Nos ultimos meses já fiz cerca de 33 cursos na casa do saber mas minha lista de proximos cursos nunca para de crescer.
O mais perturbador é que este complexo não termina nisto. Quando os filhos chegam na adolescência o complexo passa para os pais, os quais desenvolvem uma atração inconsciente pelo filho de sexo oposto. Razão pela qual o pai sente ciúmes da filha a ponto de não aceitar que ela namore, e a mãe do filho, a ponto de implicarem com as noras.
@@ingressonoliveira8627 O autor sou eu. Como dizia Shopenhauer: "Os eruditos são aqueles que leram nos livros, mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo, e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo". Não sei se alguém já tinha percebido isto antes. O livro são os inúmeros exemplos que estão ao dispor. No entanto, pode ser aquele tipo de realidade que é sórdida demais para ser admitida.
Acho que esse reflexão que você fez está muito próxima das investigações de Schopenhauer. Talvez algum outro pessimista alemão possa ter discutido sobre isso. Infelizmente os temas "sórdidos" (que revela a verdadeira face dos fenômenos ) sempre são deixados por debaixo do tapete.
@@ingressonoliveira8627 Verdade. Mas este pensamento não foi abordado por Shopenhauer. Até então nenhum filósofo se aprofundou em questões psicanalíticas, talvez com excessão de Sartre.
Não sei se para o caso dos pais ainda seria válido usar o mesmo nome, o complexo é sobre uma quebra de ruptura do modo do ver a mundo entre as infâncias e não apensas sobre atração. Porque esse fenômeno não se limita a atração mas de uma posse, visto que os pais não costumam se encontrar no cenário de exigir cuidado e terem suas necessidades de atenção e toque satisfeitos na época de infância e adolescência da criança. E essa não é única razão pelo qual o pai faz isso porque ainda ignoraria o contexto diferente de filha do sexo feminina e masculino com a liberdade própria, ignoraria também a mitificação da virgindade na mulher, e também o velho hábito de ver as filhas como uma posse que poderia ser negociado no com homens mais sucedidos. O humano quanto criança já não tem o modo de pensar embasada por uma tradição ou ideologias dominantes
Que aula extraordinária! Didática, artística, impecável!! Bravo!!! De fato o nosso ego/mente é totalmente insaciável, e nunca encontraremos a plenitude fora. É necessário a transcendência desse pensamento “eu”… o eu é o primeiro e inevitável limite que traçamos, e o último que abandonamos para o começo da compreensão da liberdade, Verdade, e como consequência a felicidade.
Nossa que vídeo top! Nova estudante de Psicanalise e um dos primeiros assuntos é o complexo de édipo, e seu conteúdo foi fantástico para eu compreender de fato seu real significado.
Eu era mais apegado a minha mãe, mas aos meus 12 anos eu comecei a ficar muito mais apegado ao meu pai pois eu passava muito mais tempo com ele do que com minha mãe. Quando meu pai faleceu eu voltei a ser mt mais próximo da minha mãe, obviamente. Mas nunca vi meu pai como uma “ameaça” a mim, e sempre o vi como exemplo (muito das vezes eu falava que não queria ser como ele, e as vezes falava que adorava o que ele fazia e falava). Sinceramente eu acho que esse complexo de Édipo e Electra é uma das maiores baboseiras que eu já vi na vida…
Nunca tive rivalidades com meu pai. Ele sempre foi uma referência de força física e de trabalho. Mas minha mãe sempre o apoiava psicologicamente. Minha mãe a força psicológica e meu pai a força física. Os dois foram primordiais para minha formação. Os dois eram superprotetores, mas nunca fui mimado. Se aprontasse, apanhava. A única vez que apaguei do meu pai, foram duas chicotadas de fio. Mas para isso, eu admito que eu aprontei muito. Depois disso, ele falava e eu obedecia. A atração que os homens têm pelos seios de uma mulher, será que tem a ver inconscientemente com o complexo de Édipo, ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?
@vitoriasandypires7603 Parece que tem homens que não ligam, mas eu me sinto muito atraído. Nas preliminares, para mim, eles merecem atenção especial. Pelo menos, todas as minhas namoradas gostavam de carinho nos seios. Mas pode ter mulheres que não gostem. O ser humano é muito complexo.
amei demais essa explicação sem falo, desejo pelo pai, pela mãe e tudo que o Freud diz de forma extremamente sexual mas que no fim das contas significa isso que foi dito no vídeo.
Muito bom o vídeo. O Complexo de Édipo se refere mais ao menino. Quanto à menina o conceito é Complexo de Electra. Seria legal ter um vídeo explicativo também sobre o Complexo de Electra.
Gente, que interessante! Nesse vídeo vi que meu comolexo de Édipo está a todo vapor ainda, pensa numa pessoa frustrada, principalmente em relação às relações interpessoais, uma necessidade de aceitação que só pela misericórdia! Como fazer para mudar isso?
@@ShirleyCorreia-g3s relações interpessoais, não seria o relacionamento com outras pessoas? Sobre necessidade de aceitação: quis dizer que sinto necessidade de ser aceita pelo outro, espero ter explicado, porém com o decorrer da análise percebi que essa necessidade tem diminuído
@@ednaferreira3519 Sei lá, por isso que te perguntei. Eu entendi que você tem vontade de ser aceita, mas não entendi bem como se dão esses contextos, feliz que você está obtendo melhora, eu espero conseguir também. O seu psicanalista fica anotando enquanto você fala? Calado, ou conversando bom você?
@@ShirleyCorreia-g3s sobre as relações interpessoais, um exemplo, é o que está acontecendo conosco: mesmo não nos conhecendo e através da escrita ,estamos nos relacionando ( interagindo), deu pra entender melhor? Qto a aceitação, isso se dá de várias formas, entre elas: dificuldade pra dizer não, pra discordar ( mesmo tendo minha própria opinião), tentar agradar as pessoas, não impor limites, etc .entendeu um pouco melhor? Sobre meu analista, durante as sessões ele não anota nada e de uns tempos para cá tem sido mais falante, isso várias de uma sessão pra outra, no início, ficava mais quieto, no máximo fazia perguntas.(Hj, continua fazendo).Acredito que deve ser devido o tempo de análise ( são quase 3 anos), e o ponto em que me encontro na análise. Vc faz análise?
Não é sobre o filho (independentemente do gênero) ter afeição apenas pela figura materna. Na verdade, esse conceito é quando a filha sente mais afeição pela figura paterna e compete com a sua mãe e quando o filho sente mais afeição pela figura materna e compete com o seu pai.
Além do mais o povo resume a um desejo como se fosse sexual do filho pela mãe. Contudo, não se resume a isso. Tem uma série de nuances que devem ser analisadas.
@@danielli7448 O complexo de Electra seria algo do Jung; Freud discorda. Para ele tem variações do complexdo de Édipo, como ele ser invertido, por exemplo. Tem casos, por exemplo, em que a menina pega como objeto de amor a mãe; o menino o pai. Assim por diante.
Conteúdo de grande relevância. O tipo de conteúdo que essa geração mimada e egocêntrica deveria consumir, ao invés da alienação do Tik Tok. Freud nunca errou. Todo indivíduo deveria ser exposto às realidades do mundo e da vida real desde cedo, para aprender a lidar com as frustrações do mundo.
O tik Tok é um app abrangente tbm temos psicanalistas, filósofos lá, o problema é que só focam nos conteúdos ruins do tik tok, mesma coisa aqui no youtube.
Tenho para mim que essa geração NÃO é a única mimada, as gerações mais velhas não conseguem parar de mostrar suas frustrações (invejas) das gerações mais jovens, é extremamente chato como as gerações que vieram antes da geração Z, se acham mais importantes ao ponto de criticar a criação de todo mundo, acho que no fundo todo mundo é egoísta, é natural, Freud estava sim certo, a maioria das nossas frustrações são pq o nosso nariz é nosso latifúndio.
@@NitzchedoConcordo com os 2, mas concordo mais com você. Tenho observado essa obsessão que as gerações têm de criticarem umas as outras e defenderem as suas.
Sinto que no meu caso foi o contrário, minha mãe sendo uma figura mais disciplinatória, enquanto o meu pai era mais acolhedor, acho que tem a ver um pouco com as nossas personalidades também, mas sempre me dei melhor com o meu pai e tive mais discussões com a minha mãe, principalmente na infância e pré-adolescência
Exatamente!!!! Não sobre o indivíduo pai do sexo masculino e o indivíduo mãe do feminino, é sobre papéis que os dois ocupam no desenvolvimento da criança, por exemplo se a sua mãe é uma figura que digamos ocupa o lugar de pai de acordo com freud então os papéis dos dois se invetem
Muito bom. Faltou dar crédito ao autor da explicação. Procurei e não achei. Mais importante do que a aula(falada) do professor que inspirou a animação. Sem desqualificá-lo. Também merece elogios. Porém com s desenho fica fácil de entender. No entanto, quem desenhou e narrou? Omitiram. Lamentável. Mas ainda há tempo de corrigir a falha. Obrigado, Abs
Complexo de Édipo significa a dificuldade do menino amadurecer , como na síndrome de Peter Pan. Na mulher ocorre o mesmo. Chama se" Complexo de Electra". Ou síndrome da Bela adormecida 😮
Não concordo na questão do professor ou chefe muitas vzs realmente levam para o pessoal ñ gostando do aluno ou funcionario e realmente cria um conflito.
Primeira vez que vi uma pessoa da área de psicanálise adimitindo que o nome do complexo foi mal dado. A peça trata da mudança do matriacardo para o patriarcado e também da Themis para Dike. É uma trilogogia e as pessoas comentam e citam apenas Édipo Rei, nao sei se por desconhecimento ou devido ao brilho da primeira peça da sequência temporal do enredo, mS seguem Antígona e Édipo em colono, que nem foram escritas nessa ordem.
Eu não sabia desse termo Complexo de Édipo... O fato da pessoa ter mais facilidade para falar com mulheres do que se relacionar com homens caberia nesse termo ou não necessariamente pois prevaleceria a história do indivíduo?
Ninguém está culpando ninguém! A pessoa só comentou como aconteceu pra ele, mas quem ataca mostra um preconceito recalcado, provavelmente uma curiosidade sobre homossexualidade não assumida
sempre gostei mais do meu pai quando era criança, mas quando eu cresci, percebi que só gostava dele pelo fato de ele ser um pai ausente devido ao trabalho, ai eu queria mais atenção. minha mãe também era mais violenta cmg e meus irmãos. com o tempo ele parou de me tratar com todo amor que me dava antes e ficou mais rígido e chato, sinto que isso seja porque eu cresci e tals, mas dai, quando eles se separaram e eu fui morar com meu pai, percebi que gostava mais da minha mãe msm, eu posso simplesmente passar o dia todo conversando com ela mas não suporto comer na mesma mesa que ele, e olha que eu daria minha vida por ele, é um bagulho chato e complexo, nem eu entendo.
@@celianiralves5761nossa eu também. Eu sempre carente do meu pai por ele ser trabalhar muito e ser muito ausente. E atualmente que meu pai é divorciado e moro com ele eu ainda sou carente dele. Sinto uma necessidade absurda de ter o amor dele o tempo todo.
Embora eu ache problemática a forma como Freud construiu sua teoria, o que ele realmente quis dizer com ela é brilhante. Mas... também não concordo que apenas se expor às frustrações nos ajude a lidar com elas. Eu tive muitas, e uma hora cansa. Você não vira estóico de tanto sofrer. Outra questão é na própria teoria. Compreendo que é tudo no nível do inconsciente, mas desejo pela figura materna e raiva da figura paterna é um pouco reducionista demais. O que eu vejo é que as duas figuras são fundamentais e não aceitam nenhum tipo de substituto. Acho que a teoria do apego faz muito mais sentido na minha cabeça. Antes que critiquem minha ignorância, sim, sou leiga no assunto. É só aminha pobre compreensão do que ele disse.
Assine a Casa do Saber+ veja cursos sobre Freud: casadosaber.info/Complexo_de_Edipo_
Assim que possível vou assinar.
Acho que esses conceitos e ensinamentos deveriam ser ensinados em todo o ensino básico e médio
Tem muito gênio nos comentários, refutando Freud e até falando mal dele, acho isso muito divertido. Parabéns pelo vídeo, sempre muito instrutivo.
Não é preciso refutar aquilo que não tem comprovação científica
@@pxr2486 ao menos não tem ninguém tentando enfiar essa ideia goela abaixo na sociedade inteira
@@pxr2486 a "comprovação científica" anda deixando os seres humanos emocionalmente de lado! Tantas psicoterapias, tantos medicamentos, tantos testes e medicação até pra quem ficou triste porque terminou o relacionamento (coisa NORMAL da vida) e, mesmo assim, com taaanta comprovação científica as pessoas estão, cada vez mais, cometendo suicídio!
É incrível como a psicanálise vai no rumo contrário dessa psicologia ridícula de hj, e consegue, com muito louvor, resultados muito mais favoráveis do que a famosa "comprovação científica" 🤷🏻♀️
@@pxr2486troca o disco furado papagaio
@@emanuelppolar Psicanalistas tentam desde 1900... Não?
Fiz 30 anos semana passada e só recentemente tomei consciência de que tenho tendências narcisistas. Minha mãe não era valorizada por nenhum dos pais e cresceu com essa dor, qnd teve os filhos dela (3 meninos e 2 meninas) achou por bem fazer diferente dos pais e, com as melhores intenções do mundo, acabou exagerando um pouco., pelo menos comigo, o mais velho. Cresci em uma família mt humilde que, apesar de contar com um pai e uma mãe trabalhadores, sempre faltavam coisas básicas. Some isso ao fato de que a saúde pública era (e ainda é) uma vergonha, nunca tivemos acompanhamento psicológico. Sofri muito ao longo da vida e ainda sofro.
Deixo meu recado pra vc, mamãe e papai, principalmente se seu filhinho ou filhinha vai ganhar um irmãozinho, façam um acompanhamento familiar psicológico. É importante que tanto o pai quanto a mãe e a criança façam tbm. Vai ser um divisor de águas, acredite.
Eu ainda não tenho condições e ainda hj o estado falha comigo contudo consegui sozinho perceber o problema e tô indo atrás. Tô um pouco mais feliz e esperançoso com o futuro. Como dizem, o primeiro passo é reconhecer o problema, né? Fica com Deus, amigo(a). Vai ficar td bem! Em nome de Jesus.
O que o faz pensar que você é narcisista e porque sofre sendo assim? Não creio que narcisistas se reconheçam como tal. A pergunta é porque já me relacionei com um. Obrigada se me responder.
Eu pelo pouco que sei narcisista não se reconhece narcisista, mas se esse é seu caso te parabenizo por tomar atitude antes de destruir a vida dos outros. Narcisistas são pessoas que se acham tudo de melhor no mundo. E judiam muito dos demais. 😢
Pois eu sempre fui mais apegado ao meu pai. Sempre foi o mais afetivo e carinhoso com os filhos. Cada familia tem uma historia e nada pode ser generalizado. Quem diz que nao existe amor maior que o materno é pq nunca teve um pai como o meu❤
Porque o seu pai exerceu com você o papel materno.
A função materna e função paterna não está ligado com o gênero do cuidador e sim a função especifica do cuidado e da imposição de limites, sendo possível a existência do complexo de édipo em casais do msm gênero por exemplo. Seu Pai pode ter exercido a função materna (de cuidado).
Parece que não assistiu o vídeo direito e já saiu escrevendo, não é sobre as pessoas que representam maternidade e paternidade, é sobre os elementos que trazem essa percepção
bicho vc não entendeu foi nada kkkk
ok , então me fale sobre sua mãe
Era bem mais apegado a minha mãe, ao menos na infância. Hoje tenho mais apego com meu pai.
Muito legal!!! Como estudante de Filosofia e entusiasta da Psicanálise, conhecia bem a peça de Sófocles e, superficialmente, o complexo de Édipo. Sinto que atualmente o que menos se faz na orientação das crianças é estabelecer esse limite e apresentar as realidades de que o mundo não gira em torno de dela, assim como as frustrações são inerentes a vida (havendo a necessidade de saber lidar com elas numa relação saudável). Com isso, é visível a quantidade de adultos desrespeitosos, mal educados, nada empáticos e de ego inflado. Lamentável. Por isso, sempre que possível, parabenizo adultos responsáveis que orientam as crianças para a vida. Vídeo bastante explicativo e didático, gostei demais!!!
Por isso é tão importante entrar em análise, para se construir esse sujeito que vive insatisfeito, e muitos buscam a satisfação em comidas, drogas e por aí vai. A psicanálise é para todos mas nem todos são para Psicanálise.
E resolve?
faz total sentido
Quanta clareza para nos explicar algo tão complexo!
Ótima vídeo
Mas também não é só a figura do pai como o inimigo do infanto, isso varia, na menina ela se apaixona pelo pai e tem rivalidade com a mãe, com o menino é ao contrário, se apaixona pela mãe e vê o pai como o rival
Acabei de ver meu irmão no vídeo 😂 falando que a vida era melhor quando eu não existia, ou até que eu era adotada, que era para eu ir embora…. até hoje depois dos 30 ele faz isso, bem menos é claro, mas acho que se tornou uma figura insegura, ele estimula o ciúme nas namoradas o tempo inteiro, como isso o tornasse importante
Depois toma um chifre e não sabe o porquê.😅
Sou a última filha de nove irmãos maternos, tendo dois deles nascidos quando eu ainda nem era projeto de gente, o mais novo, também veio a óbito, quando eu ainda era bebê, sem noção de nada. Já me falaram que tenho complexo de Electra.. rsrs... Será?? Quem falou foi um amigo de trabalho há muitos anos. Seria bom conhecer a história do Complexo de Electra, ficarei aguardanso. Obrigada e parabéns por compartilhar seus conhecimentos. Boa tarde.
Eu assino a Casa do Saber e assisti a esse curso do Pedro de Santi. Um dos melhores na plataforma. Gostaria que a Casa tb fizesse o mesmo com Lacan, por exemplo como Lacan vê o Complexo de Edipo. E inacreditável que relativamente poucos assinem a Casa. Pra mim, tem a mesma importância da Netflix ou mais. Esse video aqui condensado a partir do curso tb ficou excelente. Moro fora do pais e me surpreendo sempre com o nivel do nosso ensino.Nos ultimos meses já fiz cerca de 33 cursos na casa do saber mas minha lista de proximos cursos nunca para de crescer.
Parabéns pelo feedback
esse formato de vídeo seria ótimo nos cursos da plataforma ❤😊
Será? Pessoas querem tudo resumido e pronto é necessário pensar e fazer as reduções/ampliações...
falo da parte visual mesmo
@@tiagovargasdasilva1755Fica mais dinâmico e mais fácil de entender
O mais perturbador é que este complexo não termina nisto. Quando os filhos chegam na adolescência o complexo passa para os pais, os quais desenvolvem uma atração inconsciente pelo filho de sexo oposto. Razão pela qual o pai sente ciúmes da filha a ponto de não aceitar que ela namore, e a mãe do filho, a ponto de implicarem com as noras.
Interessante. Você tem referência de algum autor que aborda isso?
@@ingressonoliveira8627 O autor sou eu. Como dizia Shopenhauer: "Os eruditos são aqueles que leram nos livros, mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo, e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo". Não sei se alguém já tinha percebido isto antes. O livro são os inúmeros exemplos que estão ao dispor. No entanto, pode ser aquele tipo de realidade que é sórdida demais para ser admitida.
Acho que esse reflexão que você fez está muito próxima das investigações de Schopenhauer. Talvez algum outro pessimista alemão possa ter discutido sobre isso. Infelizmente os temas "sórdidos" (que revela a verdadeira face dos fenômenos ) sempre são deixados por debaixo do tapete.
@@ingressonoliveira8627 Verdade. Mas este pensamento não foi abordado por Shopenhauer.
Até então nenhum filósofo se aprofundou em questões psicanalíticas, talvez com excessão de Sartre.
Não sei se para o caso dos pais ainda seria válido usar o mesmo nome, o complexo é sobre uma quebra de ruptura do modo do ver a mundo entre as infâncias e não apensas sobre atração. Porque esse fenômeno não se limita a atração mas de uma posse, visto que os pais não costumam se encontrar no cenário de exigir cuidado e terem suas necessidades de atenção e toque satisfeitos na época de infância e adolescência da criança. E essa não é única razão pelo qual o pai faz isso porque ainda ignoraria o contexto diferente de filha do sexo feminina e masculino com a liberdade própria, ignoraria também a mitificação da virgindade na mulher, e também o velho hábito de ver as filhas como uma posse que poderia ser negociado no com homens mais sucedidos. O humano quanto criança já não tem o modo de pensar embasada por uma tradição ou ideologias dominantes
No livro "Jogo das personalidades", dr. Pedro Grisa analisa isso tudo sob novo enfoque. Revolucionário.
Vale a pena conhecer!
Que aula extraordinária! Didática, artística, impecável!! Bravo!!!
De fato o nosso ego/mente é totalmente insaciável, e nunca encontraremos a plenitude fora. É necessário a transcendência desse pensamento “eu”… o eu é o primeiro e inevitável limite que traçamos, e o último que abandonamos para o começo da compreensão da liberdade, Verdade, e como consequência a felicidade.
Nunca ouvi falar disso, primeira vez, gostei.
Amei vídeo 👏🏻 fácil e prático na didática.
Obrigado pelo o vídeo explicativo!
Explicação excelente ❤
Nossa que vídeo top! Nova estudante de Psicanalise e um dos primeiros assuntos é o complexo de édipo, e seu conteúdo foi fantástico para eu compreender de fato seu real significado.
Excelente vídeo e excelente canal!! Sou estudante de Psicologia e esse canal é um tesouro para mim...❤
O curso do professor Pedro de Santi na Casa do Saber é muito bacana, recomendo!
Freud explica... amo!❤ Excelente vídeo e excelente canal!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu era mais apegado a minha mãe, mas aos meus 12 anos eu comecei a ficar muito mais apegado ao meu pai pois eu passava muito mais tempo com ele do que com minha mãe. Quando meu pai faleceu eu voltei a ser mt mais próximo da minha mãe, obviamente. Mas nunca vi meu pai como uma “ameaça” a mim, e sempre o vi como exemplo (muito das vezes eu falava que não queria ser como ele, e as vezes falava que adorava o que ele fazia e falava).
Sinceramente eu acho que esse complexo de Édipo e Electra é uma das maiores baboseiras que eu já vi na vida…
Nunca tive rivalidades com meu pai. Ele sempre foi uma referência de força física e de trabalho. Mas minha mãe sempre o apoiava psicologicamente. Minha mãe a força psicológica e meu pai a força física. Os dois foram primordiais para minha formação. Os dois eram superprotetores, mas nunca fui mimado. Se aprontasse, apanhava.
A única vez que apaguei do meu pai, foram duas chicotadas de fio. Mas para isso, eu admito que eu aprontei muito. Depois disso, ele falava e eu obedecia.
A atração que os homens têm pelos seios de uma mulher, será que tem a ver inconscientemente com o complexo de Édipo, ou não tem nada a ver uma coisa com a outra?
Bem observado sobre os seios! Faz todo sentido.
@vitoriasandypires7603
Parece que tem homens que não ligam, mas eu me sinto muito atraído. Nas preliminares, para mim, eles merecem atenção especial.
Pelo menos, todas as minhas namoradas gostavam de carinho nos seios. Mas pode ter mulheres que não gostem. O ser humano é muito complexo.
J. D. Nasio, tem um livro ótimo sobre o complexo de Édipo e de Electra também.
Excelente vídeo!! Façam mais assim
Muito bom! obrigada por compartilhar esses ensinamentos!🤩
Muito bom !
Acabei de vir do Instagram depois de ver o POST de vcs a respeito
Maravilhosa explanação. Parabéns 🎈👏👏👏👏
Muito didático! Obrigada
Obrigado pelo conteúdo
amei demais essa explicação sem falo, desejo pelo pai, pela mãe e tudo que o Freud diz de forma extremamente sexual mas que no fim das contas significa isso que foi dito no vídeo.
Ou seja, vc encontrou uma forma de contrariar Freud sem dizer que Freud estava errado...
Explicação clara e maravilhosa.
Maravilhoso
Muito bom!!!
Muito bom. Acima da média
Esse canal há alguns anos despertou-me para a vida.
Gostei muito do formato. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada por compartilhar esse video!❤⚘
Super didático essa forma de explicar!!!
Muito bom o vídeo. O Complexo de Édipo se refere mais ao menino. Quanto à menina o conceito é Complexo de Electra. Seria legal ter um vídeo explicativo também sobre o Complexo de Electra.
De quem é essa teoria de complexo de Electra?
Parabéns, muito bom o conteúdo
excelente vídeo
Agora , entendi.Vou compartilhar!
Muito bom👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Entendi tudo agora
Que maravilha!
Gente, que interessante! Nesse vídeo vi que meu comolexo de Édipo está a todo vapor ainda, pensa numa pessoa frustrada, principalmente em relação às relações interpessoais, uma necessidade de aceitação que só pela misericórdia! Como fazer para mudar isso?
O que são relações interpessoais? E como é essa coisa de necessitar aceitava? De quem?
@@ShirleyCorreia-g3s relações interpessoais, não seria o relacionamento com outras pessoas? Sobre necessidade de aceitação: quis dizer que sinto necessidade de ser aceita pelo outro, espero ter explicado, porém com o decorrer da análise percebi que essa necessidade tem diminuído
@@ednaferreira3519 Sei lá, por isso que te perguntei.
Eu entendi que você tem vontade de ser aceita, mas não entendi bem como se dão esses contextos, feliz que você está obtendo melhora, eu espero conseguir também.
O seu psicanalista fica anotando enquanto você fala? Calado, ou conversando bom você?
@@ShirleyCorreia-g3s sobre as relações interpessoais, um exemplo, é o que está acontecendo conosco: mesmo não nos conhecendo e através da escrita ,estamos nos relacionando ( interagindo), deu pra entender melhor?
Qto a aceitação, isso se dá de várias formas, entre elas: dificuldade pra dizer não, pra discordar ( mesmo tendo minha própria opinião), tentar agradar as pessoas, não impor limites, etc .entendeu um pouco melhor?
Sobre meu analista, durante as sessões ele não anota nada e de uns tempos para cá tem sido mais falante, isso várias de uma sessão pra outra, no início, ficava mais quieto, no máximo fazia perguntas.(Hj, continua fazendo).Acredito que deve ser devido o tempo de análise ( são quase 3 anos), e o ponto em que me encontro na análise.
Vc faz análise?
Muito bom o vídeo ❤👍🏼
Não é sobre o filho (independentemente do gênero) ter afeição apenas pela figura materna. Na verdade, esse conceito é quando a filha sente mais afeição pela figura paterna e compete com a sua mãe e quando o filho sente mais afeição pela figura materna e compete com o seu pai.
Pois é. Eu li isso que você explicou num livro introdutório sobre Freud.
Além do mais o povo resume a um desejo como se fosse sexual do filho pela mãe. Contudo, não se resume a isso. Tem uma série de nuances que devem ser analisadas.
Esse conceito q vc diz da filha pelo pai, não seria o complexo de Electra??
@@danielli7448 O complexo de Electra seria algo do Jung; Freud discorda. Para ele tem variações do complexdo de Édipo, como ele ser invertido, por exemplo. Tem casos, por exemplo, em que a menina pega como objeto de amor a mãe; o menino o pai. Assim por diante.
@@matheusrevolte quando a menina gosta da mãe? Eu acredito que tive isso na infância pela minha mãe. E normal?
Conteúdo de grande relevância. O tipo de conteúdo que essa geração mimada e egocêntrica deveria consumir, ao invés da alienação do Tik Tok. Freud nunca errou. Todo indivíduo deveria ser exposto às realidades do mundo e da vida real desde cedo, para aprender a lidar com as frustrações do mundo.
O tik Tok é um app abrangente tbm temos psicanalistas, filósofos lá, o problema é que só focam nos conteúdos ruins do tik tok, mesma coisa aqui no youtube.
Tenho para mim que essa geração NÃO é a única mimada, as gerações mais velhas não conseguem parar de mostrar suas frustrações (invejas) das gerações mais jovens, é extremamente chato como as gerações que vieram antes da geração Z, se acham mais importantes ao ponto de criticar a criação de todo mundo, acho que no fundo todo mundo é egoísta, é natural, Freud estava sim certo, a maioria das nossas frustrações são pq o nosso nariz é nosso latifúndio.
@@NitzchedoConcordo com os 2, mas concordo mais com você. Tenho observado essa obsessão que as gerações têm de criticarem umas as outras e defenderem as suas.
Muito bom. 🙌🏿
Excelente vídeo
Eduque as crianças, para que os adultos não sejam punidos.
Incrível....
Muito obrigada ❤❤❤
Maravilhoso ❤❤❤❤
Sinto que no meu caso foi o contrário, minha mãe sendo uma figura mais disciplinatória, enquanto o meu pai era mais acolhedor, acho que tem a ver um pouco com as nossas personalidades também, mas sempre me dei melhor com o meu pai e tive mais discussões com a minha mãe, principalmente na infância e pré-adolescência
Ah eu também.
Sempre fui muito acolhida e muito próxima do meu pai. Acho que à partir dos meus 10 anos eu comecei a me apaixonar pelo meu pai.
Exatamente!!!! Não sobre o indivíduo pai do sexo masculino e o indivíduo mãe do feminino, é sobre papéis que os dois ocupam no desenvolvimento da criança, por exemplo se a sua mãe é uma figura que digamos ocupa o lugar de pai de acordo com freud então os papéis dos dois se invetem
Mas não seria isso o complexo de Édipo na mulher, se apega ao sexo oposto.
Depois de estudar esse tema comecei a ver o transtorno de TOD em crianças e adolescentes como complexo de Édipo, mais alguém viu isso?
Excelente!
Só entrei no vídeo pra saber da foto de apresentação. Que vestido de estampa bonito é esse dessa mulher? Vestido verde.
Onde encontro essa foto?
Obrigado
Video excelente!
parabéns pelo vídeo
Então é isso...
Valeu!!!
oxe.. que massa mano
Massa👏🏻👏🏻👏🏻👌
Que vídeo!
Como o tempo passou rápido hoje já não sou criança sou adulto..
Eu tenho 15, já já eu viro adulto 😢
Otimo
Por favor, faz maus videos teabslhando os conceitos de Deleuze e Guatarri, democratizem o saber❤❤
Muito bom.
Faltou dar crédito ao autor da explicação. Procurei e não achei.
Mais importante do que a aula(falada) do professor que inspirou a animação. Sem desqualificá-lo. Também merece elogios.
Porém com s desenho fica fácil de entender. No entanto, quem desenhou e narrou? Omitiram.
Lamentável. Mas ainda há tempo de corrigir a falha.
Obrigado,
Abs
No final do vídeo aparece
Eu so sei que nao sei como ajudar a salvar meu relacionamento , nao aguento mais essa prisão que meu namorado se meteu e que me afeta constantemente
Espero que tenha terminado 🙌🏻 liberte-se enquanto é tempo e indique um profissional para ele
@VanessaSantos-qv7tp sim terminamos a 4 meses pedi para ele se tratar não dava mais pra mim
Complexo de Édipo significa a dificuldade do menino amadurecer , como na síndrome de Peter Pan.
Na mulher ocorre o mesmo. Chama se" Complexo de Electra".
Ou síndrome da Bela adormecida 😮
Não concordo na questão do professor ou chefe muitas vzs realmente levam para o pessoal ñ gostando do aluno ou funcionario e realmente cria um conflito.
Oi😮
Primeira vez que vi uma pessoa da área de psicanálise adimitindo que o nome do complexo foi mal dado. A peça trata da mudança do matriacardo para o patriarcado e também da Themis para Dike. É uma trilogogia e as pessoas comentam e citam apenas Édipo Rei, nao sei se por desconhecimento ou devido ao brilho da primeira peça da sequência temporal do enredo, mS seguem Antígona e Édipo em colono, que nem foram escritas nessa ordem.
O complexo é um problema a ser resolvido ou é algo natural para qualquer ser humano?
Eu não sabia desse termo Complexo de Édipo... O fato da pessoa ter mais facilidade para falar com mulheres do que se relacionar com homens caberia nesse termo ou não necessariamente pois prevaleceria a história do indivíduo?
Muito boa pergunta
@@fabinhoux um tanto confusa mas que bom que alguém entendeu? 🙈
Acho que a história do indivíduo conta mais.
Top
20 anos: todo mundo me nota
40 anos: nao estou ai pra ngm
60 anos: realmente ngm liga pra mim
Atraçao na mae de amigos é legal
Tão legal ver os sujeitos tentando racionalizar nos comentários. 🤭
Tenho comolexo de Édipo e era extremamente apaixonado pelo meu pai ,e nao gostava da minha mae . E eu queria ele so pra mim , hoje em dia sou gay
"Eu não nasci gay, a culpa é do meu pai"
Exatamente assim
Ninguém está culpando ninguém! A pessoa só comentou como aconteceu pra ele, mas quem ataca mostra um preconceito recalcado, provavelmente uma curiosidade sobre homossexualidade não assumida
@@sahmpereira Kkkkkkkk eu tava zuando, relaxa. So comentei pq combinou com a letra da msc
@@scrxttnix_0777haha eu amo quando as pessoas não entendem e tentam dar lição de moral
sempre gostei mais do meu pai quando era criança, mas quando eu cresci, percebi que só gostava dele pelo fato de ele ser um pai ausente devido ao trabalho, ai eu queria mais atenção. minha mãe também era mais violenta cmg e meus irmãos. com o tempo ele parou de me tratar com todo amor que me dava antes e ficou mais rígido e chato, sinto que isso seja porque eu cresci e tals, mas dai, quando eles se separaram e eu fui morar com meu pai, percebi que gostava mais da minha mãe msm, eu posso simplesmente passar o dia todo conversando com ela mas não suporto comer na mesma mesa que ele, e olha que eu daria minha vida por ele, é um bagulho chato e complexo, nem eu entendo.
Eu te entendo
@@celianiralves5761nossa eu também. Eu sempre carente do meu pai por ele ser trabalhar muito e ser muito ausente. E atualmente que meu pai é divorciado e moro com ele eu ainda sou carente dele. Sinto uma necessidade absurda de ter o amor dele o tempo todo.
O que o Complexo de Édipo tem a ver com a "dependência Química."
Depende da imaginação do psicanalista...
Agonia ouvir alguém falando picicologia😂
😅😂
E como fala?
Freud era é doido kkkkk
Vim ca por meio da teoria do big bang
"é a mesma sensação" kkkkkkkk óbvio que não, uma te cuidou até infância a fase adulta, outra apenas se envolveu com vc por algum tempo.
❤
Eu…
Embora eu ache problemática a forma como Freud construiu sua teoria, o que ele realmente quis dizer com ela é brilhante. Mas... também não concordo que apenas se expor às frustrações nos ajude a lidar com elas. Eu tive muitas, e uma hora cansa. Você não vira estóico de tanto sofrer. Outra questão é na própria teoria. Compreendo que é tudo no nível do inconsciente, mas desejo pela figura materna e raiva da figura paterna é um pouco reducionista demais. O que eu vejo é que as duas figuras são fundamentais e não aceitam nenhum tipo de substituto. Acho que a teoria do apego faz muito mais sentido na minha cabeça. Antes que critiquem minha ignorância, sim, sou leiga no assunto. É só aminha pobre compreensão do que ele disse.
Porra Freud é foda
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤🤩
Errata: Aguardando.
*O que seria de Fraud sem a Mitologia Grega!?*