Mais um vídeo sensacional, mestre Jamal!! Essa série tá foda demais e é um prazer enorme poder contribuir com ela de alguma forma, apresentando um lado mais focado no serviço. Grande abraço e keep rockin', my friend!! Saúde!! Grande abraço!!
estuve vieno algunos videos de ustedes y tienen una chopera electrica con la maca brahama, quisiera verla por dentro para poder copiarla. y si se puede cambiar el controlador para que llegue a -4°
Muito bom, fico pensando no sofrimento de alguns bares tirando a cerveja no fluxo super reduzido para não espumar. Vou salvar o link do vídeo e indicar sempre, para o bem da humanidade.
Uma dúvida e desculpa a ignorância... Se eu baixar a pressão de extração (supondo que a pressão no headspace estará maior), corro o risco de migrar líquido para o regulador ou cilindro?
Muito bom Jamal, o seu conteúdo esta cada dia melhor. Quanto ao mangueira eu uso a regra prática para Kegerator de 2m de mangueira de 3/16 funciona que eh uma maravilha.
Fernando Dotta conta mais sobre essa regra, por favor. Tenho um kegerator e depois de alguns dias engatado está espumando demais. Já diminuí a pressão, mas aí a cerveja fica descarbonatada, como foi dito aqui na série. E se aumento um pouco ela sai mais espuma e aumenta a velocidade.
Uma pergunta que pode ser besta, me.Corrija por favor se possível. Tenho um kegerator, carbonato uma ipa com 2kgf/cm2 a a 4 graus agitando o post mix. Pelo que fala no video estou erradopoos se quero 2 volumes de co2 nessa temperatura, deveria carbonatar com 0,7 - 0,8 kgf/cm2, certo? Sendo assim devou manter os 0,7 na.Pressão de trabalho do kegerator e compensar no tamanho da mangueira.Conforme fala correto?
Olá Jamal! Acompanho TODOS os seus videos, e antes de tudo... Parabéns pelo canal INCRÍVEL. É extremamente gratificante saber que um conterrâneo aqui do Paraná tem produzido conteúdo de tamanha relevância para os Cervejeiros caseiros de todo o país. Agora, vamos à treta pela qual recorro ao seu auxilio: Eu ganhei um post mix de 19l do meu sogro, estava encostado na garagem dele desde 1996, ele comprou num ferro velho e nunca usou na vida (ele nunca fez cerveja). Meu objetivo é "reformar" esse post mix substituindo os terminais velhos modelo pin lock para novos ball lock e também a tampa e etc. Porém, esse post mix não cabe de forma alguma na minha geladeira, e moro em um AP extremamente pequeno, então adquirir outra geladeira está fora de cogitação. Penso em transferir a cerveja já maturada para ele, realizar a carbonatação forçada e manter armazenado em temperatura ambiente mesmo, passando para Growlers e resfriando em pequenas levas, conforme eu for consumindo. É viavel fazer isso? Minha ideia inicial era usar uma pic nic com ball lock, mas já sei que vai espumar demais pra encher o growler. Então logo pensei em algo mais ou menos como uma "torneira de prova" daquelas em espiral,de fermentador mas dei uma pesquisada e não encontrei nada parecido. Existe algo que possa ser feito que NÃO seja usar uma chopeira com 20~30m de serpentina pra resolver isso? Desde já Muitíssimo obrigado.
Jamal, estou com um PM com 15 psi na geladeira. Comprei 5m de mangueira de silicone 3/16 (5mm diametro interno). A ce veja sai igual um foguete gerando muita espuma. Pelos calculos deveria ter quase zero de pressao na saida. Usando picnic ( a ideia é colocar uma americana sem regulador de fluxo por isso o teste com picnic. Ja tentei apertando pouco a picnic e ja tentei apertando tudo na picnic. Ajuda?
jamal, eu e meus amigos compramos recentemente o sistema para fazer carbonatação.... ainda não temos um freezer horizontal então nossos barris ficam em uma geladeira normal, sem full galge.... quando vamos envasar ou servir o chopp ela fica com muita espuma, qual seria a sua dia para nós que não conseguimos deixar a cerveja em temperatura baixa o suficiente para que o C0² seja facilmente encorporado no líquido... seria somente o aumento da mangueira extratora? tendo como base que deve uma altura de 1,5m de altura da choppeira para o barril? AJUDA por favor irmãozinho!!! valeu
Boa tarde! Estou fazendo um Kegerator e minha duvida é a seguinte, Não produzo cerveja artesanal, porem gostaria de ter a opção de chopp em minha casa, irei comprar o chopp em garrafa, onde é vendido próximo a minha casa, e passa-lo para o post mix, conectado ao kegerator. Devo fazer algum procedimento de carbonatação? Ou somente injeto pressão adequada no post mix para servir o chopp? Desde já agradeço!
Eu fiz uma geladeira cervejeira, aí o barril de 30 litros fica dentro da geladeira a -5°C, tava regulado o CO2 a 1,5kg, mas tava saindo muita espuma, consegue me ajuda?
Boa tarde. Estou com uma dúvida e preciso de ajuda. Assisti aos 3 videos dessa série. Tenho um keg carbonatando a zero grau com manômetro a 0.56; porém quando terminar, o consumiremos em local que não conseguirei acondicioná-lo resfriado, ficando.em temperatura ambiente (30 graus em RO). Utilizando aquele seu cálculo, teria que ter uns 10 a 12 metros de mangueira para conseguir o atrito e aliviar a pressão. A pergunta: consigo alguma forma de extrair a cerveja sem esse monte de mangueira e sem virar uma espumeira... apenas regulando a pressão no manômetro ?
Jamal, utilizando uma torneira do tipo italiana, que possui uma valvula para abrir ou fechar a passagem de chopp, facilitaria todo o processo deixando ela pouquíssimo aberto?
velho esses videos vieram na hora certa pra min , estou comprando os equipamentos para fazer uma bica de chopp na porta da geladeira , ja tenho os barris , a geladeira , torneira ...assim nao tenho que ficar engarrafando as levas e posso tomas a quantidade que desejar sem me preocupar em ter que abrir a garrafa e ter que beber tudo... vc teria alguma observaçao a fazer que possa ajudar ainda mais neste caso ? visto que a altura da torneira nao vai ser muito mais que 35 cm do nivel do barril!!!! devo fazer uma serpentina e deixar junto com o barril? parabens pelo canal !!
então, pelo que entendi, você precisa ter resistencia nas mangueiras maior que a pressão de extração, para freiar e diminuir a velocidade, correto? exemplo: barril temperatura ambiente ( vídeo: P = 2,4bar), então, o ideal para construir uma chopeira, sería "colocar" resistencias (mangueira) até que fiquem com uma perda de carga maior que 2,4?
Muito bem explicado, Jamal. Parabéns!!! Não sei se você concorda comigo, mas o pior é saber que mesmo sendo fácil o processo para controle da espuma, a pessoa ser servida de forma inadequada em bares que se dizem especializados em cervejas "on tap", com os caras servindo os mais diversos tipos de cerveja sempre do mesmo jeito. Para dar um exemplo, tem lugar quer serve Barley Wine com o mesmo colarinho de uma Weiss.
Boa tarde.... tô com um problema, meu cliente compro um geladeira cervejaria, coloquei 2 bicos . Fiz a furaçao atrás dela pra entrar de gás co2,a mangueira é de 3/8 , coloquei um Y para dividir para cada extratora. Fiz toda ligação, um barril fica em cima do outro .. Uma torneira sai perfeita a cerveja e a outra só espuma ... Tem alguma dica ... Já aumentei a mangueira que sai da extratora para a torneira para 3 metros e nada ... Agradeço desde já...
Caro amigo bom dia e obriga a contribuição... Gostaria mais especificamente de pedir ajuda em meu caso.. Tenho carro artesanal que fiz e caixa térmica com 50 metros serpentina 3.8 de alumínio, a meio metro abaixo fixa barril inox Onde estou extraindo schin para eventos festas etc.. o8 Seja barril quente... Torneira italiana... Mais um metro de manga atoxica. Cilindro xo2 com válvula pré regulada o que me deixa sem recursos .. Mas tá saindo muita espuma.... Muita... Na manga mesmo agente visualizar... Antes de entrar na serpentina... Branco... Consegue uma ajuda técnica? Chopeira a gelo.
Jamal tenho uma duvida, se eu fizer carbonatação forçada em uma cerveja que esta a 0 graus e depois de carbonatada eu envasa-la em uma garrafa com um sistema de contra pressão, pergunto, o que pode acontecer com a garrafa quando a cerveja chegar a temperatura ambiente, entre 25 - 30 graus?
Fernando Treis , uma pequena parte do CO2 solubilizado sairá da cerveja para o headspace até um novo equilíbrio de pressão (a depender da temperatura ambiente). Nada demais.
Primeiramente Parabéns pelos três videos! Minha dúvida: Tenho bar e mantenho os barril refrigerado em 4° dentro de um refrigerador, e tenho 2m de mangueira até a chopeira elétrica. Calculo, pelas minhas contas daria 0,1 da altura/ 0,40 Mangueira/ 0,6 serpentina. Resultando total de 1,1. O correto seria eu colocar cerca de 1,2 kg no cilindo do C02 para servir? Vejo também que fico com bolhas na linha da mangueira,e isso causa espuma e cuspida de chopp na hora de servir. Será que é por que a cerveja esquenta dentro da mangueira que estão em temperatura ambiente e está perdendo o C02, causando essas bolhas? Alguns chopps especiais, ficam 5,6 dias refrigerados conectados até acabarem, e sempre vejo que esses barris, tendem a carbonatar gerando bastante espuma, solução seria somente nitro? Ou é pressao Co2 alta? Mesmo o sistema estando estabilizado, ficando longos períodos sempre vou ter esse problema? Grato.
Olá Jamal, faz pouco tempo resolvi fazer cerveja e gosto muito do seu canal em especial por todo o cuidado com a teoria por trás de tudo. Gosto muito! Mas aí vai meu pedido de socorro: pela primeira vez Viz carbonatação forçada em um post-its de 10L de uma Witbier. Usei inicialmente 2,5Kg de pressão. Tenho o famoso kit pic-nic com mangueira de 1 metrô talvez. Na hora de servir abria a válvula de alívio para a pressão do barril cair até uns 0,5Kg. Cara, somente espuma! Já perdi meio barril tentando acertar, mas não consigo. Tem uma dica? Obrigado!
Jamal, me lembro de ter lido outro artigo (acho que no hbt us) onde recomendavam duas linhas (mangueiras) de diâmetros diferentes inseridas uma dentro da outra para aumentar o arrasto do líquido e consequentemente equilibrar a saída da cerveja evitando assim uma linha mto longa para compensar. Vc vê algum risco de descarbonatar a cerveja dessa maneira?
Fala, Jamal. Top demais a série de vídeos. No entanto fiquei na dúvida de qual seria o dimensionamento para tubos de silicone (engate rápido) 3/8''? Aproximando a perda de carga igual ao tubo de inox 3/8, a 2,5 V, 25º e chopeira com 20m de serpentina 3/8, teriamos 25m de tubo necessários para o equilibrio. Confere? Valeu..
Quase sempre estamos longe do equilíbrio, já que sempre trabalhamos com pressurizações a cima da atmosférica (com excessão do seu truque do kegerator a -4ºC). Quanto maior essa diferença de pressão, maior a formação de espuma, certo? Estava pensando aqui que a perda de carga da tubulação não apenas serve para diminuir a velocidade (e consequentemente a turbulência), impedindo que a força de pressão seja convertida em energia cinética. Mas essa perda de carga também impede uma transição brusca entre a Poperação para Patm. Assim, essa transição gradativa impede o espumamento excessivo. Concorda?
Escrevi sim, mas como não tinha visto o recurso editar eu apaguei. Só depois vi que tinha uma ferramenta melhor para o que eu queria. Gostei bastante do seu canal! Parabéns!
Cara, descobri ontem na reunião de organização do CCN de Niterói que você vem para o próximo encontro. Vamos bater um papo sobre esse e outros assuntos 🍻
Boa Jamal. Aqui fiquei com uma dúvida ai..... Onde vc arrumou essa tabela? De perca de carga por metro? A perca de carga do tubo de inox de 1/4, está correto? Abrigado ai pela ajuda.
Jamal, muito féra essa série de videos que você fez sobre extração. Aqui vai um pedido, tenta colocar na lista dos próximos vídeos como fazer a carbonatação natural que o pessoal de cervejaria utiliza. é possível fazer com postmix, tampando a saída de co2? Andei pesquisando, mas não encontrei muita informação. Abraços e parabéns pelo canal!
Tive uma experiencia ruim com chopp em uma confraternização, estava tudo ok. Chopp bom, gelado e espuma controlada conforme o gosta da pessoa, até a troca do barril que estava QUENTE. Fizemos de tudo, mas só saia espuma e por fim acabou a festa, foram copos e copos e mais copos de espuma e nada de alguém conseguir retirar um chopp como o anterior. Como resolver este problema? Assisti os 3 vídeos e não consegui identificar um exemplo que se encaixe em minha situação.
Paulo, consigo pensar em duas possibilidades: 1) os dois barris estavam com pressão de carbonatação diferentes E/OU 2) a temperatura dos barris era diferente. Com isso, o equilíbrio do primeiro barril não se repetiu no segundo, gerando a espuma.
Salve Jamal! Grande série de vídeos! Muito esclarecedores. Parabéns! Mas ainda tenho uma única dúvida. Minha ideia é usar uma chopeira a gelo com uma serpentina de vinte metros. Mas um dos lugares onde vou servir fica a uns 40 km da minha casa. Ou seja vou ter de usar o barril na temperatura ambiente. E aí vem a dúvida: Devo fazer a carbonatação em baixa temperatura mesmo assim? Neste caso, quando a temperatura no barril subir existe algum risco? Obrigado! E grande abraço!
Jamal, mas se eu deixar uma mangueira longa até a torneira, eu vou estar tendo perda de temperatura na cerveja que está na mangueira. imagina o quanto teria de cerveja em 3m de mangueira e quanto de temperatura ela perderia por estar 5min sem refrigeração. Acho que é viável em um Bar onde o fluxo de chopp não para nem por 1 minuto. Sistema caseira acho que não é uma boa. Já em um kegerator é só deixar a mangueira do lado de dentro.
e Ae Wagner, Então, teriam dois casos para analisar: 1 - O barrir na num kegerator ou na câmara fria, nesse caso, a mangueira fica dentro do kegeretor ou da câmara fria. 2 - O barril ta quente e vai ser ligado numa chopeira, nesse caso a cerveja vai refrigerar depois que passar pela mangueira, então não tem problema. Pode dar ruim caso você queria refrigerar e mandar isso para uma torneira longe já refrigerada, mas não tem muitos casos práticos assim Abraços!
E outra professor, já ouviu falar no número de Reynolds? Tendo uma velocidade como zero. Zera o Reynolds que zera a perda de carga. Essa matematica aí é de acogueiro.
Meu amigo, você enrolou muito mas não explicou direito. O que quero saber é o seguinte, para tirar um chopp sem muita espuma é melhor o chopp está frio ou na temperatura natural, a diferença de altura do barril para torneira deve ser maior ou menor, à pressão do cilindro quanto maior mais espuma ou menos espuma ? Isso que eu quero saber de forma simples e objetiva.
Vídeo SENSACIONAL! Parabéns pelo belíssimo trabalho.
PS.: Para os cervejeiros caseiros cheios de problema no serviço espumoso, go to 3:45
Sensacional o conhecimento Jamal! Pura mecânica do fluídos !! Para quem aprendeu com água todas essas contas fazer com cerveja fica uma delícia.
Mais um vídeo sensacional, mestre Jamal!! Essa série tá foda demais e é um prazer enorme poder contribuir com ela de alguma forma, apresentando um lado mais focado no serviço. Grande abraço e keep rockin', my friend!! Saúde!! Grande abraço!!
Um quarto vídeo da série poderia ser uma demonstração prática da extração, mostrando os problemas mais comuns e como resolver
Parabéns mais uma vez jamal! Explorou de forma didática e técnica o assunto. Agora vou ter meu kegarator ajustado
Muito bom vídeo, eu gostaria de saber sobre a mangueira trançada 3/8 quantos bar/m ??????
estuve vieno algunos videos de ustedes y tienen una chopera electrica con la maca brahama, quisiera verla por dentro para poder copiarla. y si se puede cambiar el controlador para que llegue a -4°
Parabéns Jamal pelo conteúdo
Sou novo no assunto, mas eu posso colocar cerveja pasteurizada dentro do barril e dps fazer a carbonatação?
Muito bom, fico pensando no sofrimento de alguns bares tirando a cerveja no fluxo super reduzido para não espumar. Vou salvar o link do vídeo e indicar sempre, para o bem da humanidade.
Uma dúvida e desculpa a ignorância... Se eu baixar a pressão de extração (supondo que a pressão no headspace estará maior), corro o risco de migrar líquido para o regulador ou cilindro?
Muito bom Jamal, o seu conteúdo esta cada dia melhor. Quanto ao mangueira eu uso a regra prática para Kegerator de 2m de mangueira de 3/16 funciona que eh uma maravilha.
Fernando Dotta excelente dica!
Fernando Dotta conta mais sobre essa regra, por favor. Tenho um kegerator e depois de alguns dias engatado está espumando demais. Já diminuí a pressão, mas aí a cerveja fica descarbonatada, como foi dito aqui na série. E se aumento um pouco ela sai mais espuma e aumenta a velocidade.
Esse vídeo salvou minha vida com minha câmara fria, valeu beer school
Uma pergunta que pode ser besta, me.Corrija por favor se possível. Tenho um kegerator, carbonato uma ipa com 2kgf/cm2 a a 4 graus agitando o post mix. Pelo que fala no video estou erradopoos se quero 2 volumes de co2 nessa temperatura, deveria carbonatar com 0,7 - 0,8 kgf/cm2, certo? Sendo assim devou manter os 0,7 na.Pressão de trabalho do kegerator e compensar no tamanho da mangueira.Conforme fala correto?
Olá Jamal!
Acompanho TODOS os seus videos, e antes de tudo... Parabéns pelo canal INCRÍVEL.
É extremamente gratificante saber que um conterrâneo aqui do Paraná tem produzido conteúdo de tamanha relevância para os Cervejeiros caseiros de todo o país.
Agora, vamos à treta pela qual recorro ao seu auxilio:
Eu ganhei um post mix de 19l do meu sogro, estava encostado na garagem dele desde 1996, ele comprou num ferro velho e nunca usou na vida (ele nunca fez cerveja).
Meu objetivo é "reformar" esse post mix substituindo os terminais velhos modelo pin lock para novos ball lock e também a tampa e etc.
Porém, esse post mix não cabe de forma alguma na minha geladeira, e moro em um AP extremamente pequeno, então adquirir outra geladeira está fora de cogitação.
Penso em transferir a cerveja já maturada para ele, realizar a carbonatação forçada e manter armazenado em temperatura ambiente mesmo, passando para Growlers e resfriando em pequenas levas, conforme eu for consumindo.
É viavel fazer isso?
Minha ideia inicial era usar uma pic nic com ball lock, mas já sei que vai espumar demais pra encher o growler. Então logo pensei em algo mais ou menos como uma "torneira de prova" daquelas em espiral,de fermentador mas dei uma pesquisada e não encontrei nada parecido.
Existe algo que possa ser feito que NÃO seja usar uma chopeira com 20~30m de serpentina pra resolver isso?
Desde já Muitíssimo obrigado.
Tem um vídeo de extração com gás mix Co2 e N2?
Jamal, estou com um PM com 15 psi na geladeira. Comprei 5m de mangueira de silicone 3/16 (5mm diametro interno). A ce veja sai igual um foguete gerando muita espuma. Pelos calculos deveria ter quase zero de pressao na saida. Usando picnic ( a ideia é colocar uma americana sem regulador de fluxo por isso o teste com picnic. Ja tentei apertando pouco a picnic e ja tentei apertando tudo na picnic. Ajuda?
Fala Jamal
Me tira uma dúvida
E se eu usar 15m de alumínio 1/4
Qual a perda de carga ?
jamal, eu e meus amigos compramos recentemente o sistema para fazer carbonatação.... ainda não temos um freezer horizontal então nossos barris ficam em uma geladeira normal, sem full galge.... quando vamos envasar ou servir o chopp ela fica com muita espuma, qual seria a sua dia para nós que não conseguimos deixar a cerveja em temperatura baixa o suficiente para que o C0² seja facilmente encorporado no líquido... seria somente o aumento da mangueira extratora? tendo como base que deve uma altura de 1,5m de altura da choppeira para o barril? AJUDA por favor irmãozinho!!!
valeu
Boa tarde! Estou fazendo um Kegerator e minha duvida é a seguinte, Não produzo cerveja artesanal, porem gostaria de ter a opção de chopp em minha casa, irei comprar o chopp em garrafa, onde é vendido próximo a minha casa, e passa-lo para o post mix, conectado ao kegerator. Devo fazer algum procedimento de carbonatação? Ou somente injeto pressão adequada no post mix para servir o chopp? Desde já agradeço!
Eu fiz uma geladeira cervejeira, aí o barril de 30 litros fica dentro da geladeira a -5°C, tava regulado o CO2 a 1,5kg, mas tava saindo muita espuma, consegue me ajuda?
Boa tarde. Estou com uma dúvida e preciso de ajuda. Assisti aos 3 videos dessa série. Tenho um keg carbonatando a zero grau com manômetro a 0.56; porém quando terminar, o consumiremos em local que não conseguirei acondicioná-lo resfriado, ficando.em temperatura ambiente (30 graus em RO). Utilizando aquele seu cálculo, teria que ter uns 10 a 12 metros de mangueira para conseguir o atrito e aliviar a pressão.
A pergunta: consigo alguma forma de extrair a cerveja sem esse monte de mangueira e sem virar uma espumeira... apenas regulando a pressão no manômetro ?
Jamal, utilizando uma torneira do tipo italiana, que possui uma valvula para abrir ou fechar a passagem de chopp, facilitaria todo o processo deixando ela pouquíssimo aberto?
Nos primeiros vídeos ele explica isso
hola, me podrias asesorar para hacer una chopera electrica? soy de argentina.
velho esses videos vieram na hora certa pra min , estou comprando os equipamentos para fazer uma bica de chopp na porta da geladeira , ja tenho os barris , a geladeira , torneira ...assim nao tenho que ficar engarrafando as levas e posso tomas a quantidade que desejar sem me preocupar em ter que abrir a garrafa e ter que beber tudo... vc teria alguma observaçao a fazer que possa ajudar ainda mais neste caso ? visto que a altura da torneira nao vai ser muito mais que 35 cm do nivel do barril!!!! devo fazer uma serpentina e deixar junto com o barril?
parabens pelo canal !!
então, pelo que entendi, você precisa ter resistencia nas mangueiras maior que a pressão de extração, para freiar e diminuir a velocidade, correto?
exemplo: barril temperatura ambiente ( vídeo: P = 2,4bar), então, o ideal para construir uma chopeira, sería "colocar" resistencias (mangueira) até que fiquem com uma perda de carga maior que 2,4?
Muito bem explicado, Jamal. Parabéns!!! Não sei se você concorda comigo, mas o pior é saber que mesmo sendo fácil o processo para controle da espuma, a pessoa ser servida de forma inadequada em bares que se dizem especializados em cervejas "on tap", com os caras servindo os mais diversos tipos de cerveja sempre do mesmo jeito. Para dar um exemplo, tem lugar quer serve Barley Wine com o mesmo colarinho de uma Weiss.
Ótimo vídeo! Tenho uma dúvida apenas.....
Você tem alguma idéia de como a Heineken resolve este problema no Barril de 5 litros dela?
Boa tarde.... tô com um problema,
meu cliente compro um geladeira cervejaria, coloquei 2 bicos .
Fiz a furaçao atrás dela pra entrar de gás co2,a mangueira é de 3/8 , coloquei um Y para dividir para cada extratora.
Fiz toda ligação, um barril fica em cima do outro ..
Uma torneira sai perfeita a cerveja e a outra só espuma ... Tem alguma dica ...
Já aumentei a mangueira que sai da extratora para a torneira para 3 metros e nada ...
Agradeço desde já...
Bom dia Jamal, poderia exemplicar essa dica pra quem usa pick Nick... Como colocaria esse tubo fino enrolado para servir?
Vlww
Me ajudou demais esse vídeo, show de bola
Caro amigo bom dia e obriga a contribuição...
Gostaria mais especificamente de pedir ajuda em meu caso..
Tenho carro artesanal que fiz e caixa térmica com 50 metros serpentina 3.8 de alumínio, a meio metro abaixo fixa barril inox Onde estou extraindo schin para eventos festas etc.. o8 Seja barril quente...
Torneira italiana...
Mais um metro de manga atoxica.
Cilindro xo2 com válvula pré regulada o que me deixa sem recursos
..
Mas tá saindo muita espuma....
Muita... Na manga mesmo agente visualizar... Antes de entrar na serpentina... Branco...
Consegue uma ajuda técnica?
Chopeira a gelo.
Obrigado pelo comentário Jamal! Ta me ajudando muito!
Posso utilizar mangueiras de silicone atóxico pra servir a cerveja?
Jamal tenho uma duvida, se eu fizer carbonatação forçada em uma cerveja que esta a 0 graus e depois de carbonatada eu envasa-la em uma garrafa com um sistema de contra pressão, pergunto, o que pode acontecer com a garrafa quando a cerveja chegar a temperatura ambiente, entre 25 - 30 graus?
Fernando Treis , uma pequena parte do CO2 solubilizado sairá da cerveja para o headspace até um novo equilíbrio de pressão (a depender da temperatura ambiente). Nada demais.
Primeiramente Parabéns pelos três videos!
Minha dúvida: Tenho bar e mantenho os barril refrigerado em 4° dentro de um refrigerador, e tenho 2m de mangueira até a chopeira elétrica.
Calculo, pelas minhas contas daria 0,1 da altura/ 0,40 Mangueira/ 0,6 serpentina. Resultando total de 1,1.
O correto seria eu colocar cerca de 1,2 kg no cilindo do C02 para servir?
Vejo também que fico com bolhas na linha da mangueira,e isso causa espuma e cuspida de chopp na hora de servir. Será que é por que a cerveja esquenta dentro da mangueira que estão em temperatura ambiente e está perdendo o C02, causando essas bolhas?
Alguns chopps especiais, ficam 5,6 dias refrigerados conectados até acabarem, e sempre vejo que esses barris, tendem a carbonatar gerando bastante espuma, solução seria somente nitro? Ou é pressao Co2 alta? Mesmo o sistema estando estabilizado, ficando longos períodos sempre vou ter esse problema?
Grato.
Olá Jamal, faz pouco tempo resolvi fazer cerveja e gosto muito do seu canal em especial por todo o cuidado com a teoria por trás de tudo. Gosto muito! Mas aí vai meu pedido de socorro: pela primeira vez Viz carbonatação forçada em um post-its de 10L de uma Witbier. Usei inicialmente 2,5Kg de pressão. Tenho o famoso kit pic-nic com mangueira de 1 metrô talvez. Na hora de servir abria a válvula de alívio para a pressão do barril cair até uns 0,5Kg. Cara, somente espuma! Já perdi meio barril tentando acertar, mas não consigo. Tem uma dica? Obrigado!
Jamal, me lembro de ter lido outro artigo (acho que no hbt us) onde recomendavam duas linhas (mangueiras) de diâmetros diferentes inseridas uma dentro da outra para aumentar o arrasto do líquido e consequentemente equilibrar a saída da cerveja evitando assim uma linha mto longa para compensar. Vc vê algum risco de descarbonatar a cerveja dessa maneira?
Fala, Jamal. Top demais a série de vídeos. No entanto fiquei na dúvida de qual seria o dimensionamento para tubos de silicone (engate rápido) 3/8''? Aproximando a perda de carga igual ao tubo de inox 3/8, a 2,5 V, 25º e chopeira com 20m de serpentina 3/8, teriamos 25m de tubo necessários para o equilibrio. Confere? Valeu..
A mangueira da minha choperia está saindo bolha é só sai espuma
Muito bom, Jamal. Mas dá umas dicas de enchimento de garrafas por contrapressão, aproveitando o mote!
Sabia que as aulas de mecânica dos fluidos serviriam pra alguma coisa! :x
Quase sempre estamos longe do equilíbrio, já que sempre trabalhamos com pressurizações a cima da atmosférica (com excessão do seu truque do kegerator a -4ºC). Quanto maior essa diferença de pressão, maior a formação de espuma, certo?
Estava pensando aqui que a perda de carga da tubulação não apenas serve para diminuir a velocidade (e consequentemente a turbulência), impedindo que a força de pressão seja convertida em energia cinética. Mas essa perda de carga também impede uma transição brusca entre a Poperação para Patm. Assim, essa transição gradativa impede o espumamento excessivo. Concorda?
Concordo com tudo! Vc tinha mandado mais duas mensagens, mas não estou achando elas aqui, vc deletou elas?
Valeu Thiago!
Escrevi sim, mas como não tinha visto o recurso editar eu apaguei. Só depois vi que tinha uma ferramenta melhor para o que eu queria. Gostei bastante do seu canal! Parabéns!
Cara, descobri ontem na reunião de organização do CCN de Niterói que você vem para o próximo encontro. Vamos bater um papo sobre esse e outros assuntos 🍻
Boa Jamal. Aqui fiquei com uma dúvida ai..... Onde vc arrumou essa tabela? De perca de carga por metro? A perca de carga do tubo de inox de 1/4, está correto? Abrigado ai pela ajuda.
Blog do beersmith
Sensacional!!! Muito bom!!!
Jamal, muito féra essa série de videos que você fez sobre extração. Aqui vai um pedido, tenta colocar na lista dos próximos vídeos como fazer a carbonatação natural que o pessoal de cervejaria utiliza. é possível fazer com postmix, tampando a saída de co2? Andei pesquisando, mas não encontrei muita informação. Abraços e parabéns pelo canal!
Tive uma experiencia ruim com chopp em uma confraternização, estava tudo ok. Chopp bom, gelado e espuma controlada conforme o gosta da pessoa, até a troca do barril que estava QUENTE. Fizemos de tudo, mas só saia espuma e por fim acabou a festa, foram copos e copos e mais copos de espuma e nada de alguém conseguir retirar um chopp como o anterior. Como resolver este problema? Assisti os 3 vídeos e não consegui identificar um exemplo que se encaixe em minha situação.
Paulo, consigo pensar em duas possibilidades: 1) os dois barris estavam com pressão de carbonatação diferentes E/OU 2) a temperatura dos barris era diferente. Com isso, o equilíbrio do primeiro barril não se repetiu no segundo, gerando a espuma.
Show de bola. Agora sei como não espumar na pic nic.
Aí Jamal, essa semana no BeerSmith Home Brewing News o assunto é o tópico da sua postagem. Acho que estão te copiando.
Salve Jamal! Grande série de vídeos! Muito esclarecedores. Parabéns! Mas ainda tenho uma única dúvida. Minha ideia é usar uma chopeira a gelo com uma serpentina de vinte metros. Mas um dos lugares onde vou servir fica a uns 40 km da minha casa. Ou seja vou ter de usar o barril na temperatura ambiente. E aí vem a dúvida: Devo fazer a carbonatação em baixa temperatura mesmo assim? Neste caso, quando a temperatura no barril subir existe algum risco? Obrigado! E grande abraço!
Que sensacional! Parabéns mesmo!!!
Jamal,
Faz um vídeo com receita de chopp de vinho.
Vlw
Jamal, mas se eu deixar uma mangueira longa até a torneira, eu vou estar tendo perda de temperatura na cerveja que está na mangueira. imagina o quanto teria de cerveja em 3m de mangueira e quanto de temperatura ela perderia por estar 5min sem refrigeração. Acho que é viável em um Bar onde o fluxo de chopp não para nem por 1 minuto. Sistema caseira acho que não é uma boa. Já em um kegerator é só deixar a mangueira do lado de dentro.
e Ae Wagner,
Então, teriam dois casos para analisar: 1 - O barrir na num kegerator ou na câmara fria, nesse caso, a mangueira fica dentro do kegeretor ou da câmara fria. 2 - O barril ta quente e vai ser ligado numa chopeira, nesse caso a cerveja vai refrigerar depois que passar pela mangueira, então não tem problema.
Pode dar ruim caso você queria refrigerar e mandar isso para uma torneira longe já refrigerada, mas não tem muitos casos práticos assim
Abraços!
Pqp verdade. Falei besteira kkkk. Não sei onde eu tava com a cabeça. Acho que pensei na picnic tap. Viajei.
Ficou muito bom!
vlw, irmao vc é demais parabéns!!
Eu vi o vidio sem audio e nao vi nada.
Mano...pra q as formulas? So qria saber como tirar a espuma
quando serve com muita espuma eu chamo de cerveja raivosa...
E outra professor, já ouviu falar no número de Reynolds? Tendo uma velocidade como zero. Zera o Reynolds que zera
a perda de carga.
Essa matematica aí é de acogueiro.
Ps = 0,85 - 0,15 = 0,6 Bar ........só eu que vi isso!!!!!!!! aos 5:02
Sssssacional!!!
Meu amigo, você enrolou muito mas não explicou direito. O que quero saber é o seguinte, para tirar um chopp sem muita espuma é melhor o chopp está frio ou na temperatura natural, a diferença de altura do barril para torneira deve ser maior ou menor, à pressão do cilindro quanto maior mais espuma ou menos espuma ? Isso que eu quero saber de forma simples e objetiva.
Tá tudo muito bem explicado, só prestar atenção nos vídeos!
Ei Beer School,
Parabéns pelo Vídeo!!
Aguardamos sua visita e inscrição para podermos trocar informações
[]´s
Opa, muito bom !
P*** que pariu que é isso bicho eu não sou matemático não quero só tirar minha cerveja do barril...
0,85-0,15=0,6? Não seria 0,7? Haha
hahahahah,
Deu ruim minha conta de cabeça kkk
por isso tem que se ater o roteiro
,85 da quase 9kgf/cm². Sai fora loco.
Chopp sem espuma 3 igual carne vegana.
Vc fala muito tem que mostrar na prática