Mauricio de Nassau era príncipe ou conde?
HTML-код
- Опубликовано: 7 ноя 2024
- Neste vídeo, abordamos uma das particularidades importantes da biografia do governante do chamado "Brasil Holandês", Mauricio de Nassau (1604-1679).
Trata-se da condição sociogenealógica e jurídico-dinástica do príncipe germânico que atuou como governador, almirante e capitão-general dos "domínios a conquistar" da Companhia das Índias Ocidentais.
Edição do vídeo: Kauê Martins.
Referências sumárias
CABRAL DE MELLO, Evaldo. Nassau. Col. Perfis Brasileiros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BARLAEUS, Casparus [Kaspar van Baerle neerl.; Gaspar Barleu port.]. O Brasil Holandês sob o Conde João Mauricio de Nassau. Tradução e notas de Claudio Brandão. Brasília: Senado Federal, 2009. [Publicação original: Res Brasiliae Imperante Illustrissimo Comite I. Mavritio Nassoviae etc. Comite. Amsterdã: Typ. Hisqve, 1647.]
Muitos pernambucanos tinham Maurício de Nassau como Principe, outros como Conde. Antes de tudo, ele é nobre e culto. E foi esta sua essência que encantou e desenvolveu o nosso Pernambuco Holandês e a sua Mauriceia/Maurícia Stadt, Recife!
"Nobre" em sentido lato, sim. Tecnicamente falando, ele pertencia à realeza, conforme o vídeo explica.
Obrigado por facilitar a vida de nós, leigos da área, que as vezes mantemos dúvidas pela falta de tempo e oportunidade de consultarmos material de qualidade.
Professor, obrigada pela aula, sensacional
Parabéns Bruno pela explicação. O vídeo foi muito esclarecedor.
Achei! Obrigado, Bruno!
Ótimo vídeo Bruno.
Se você for esperar um livro sobre a princesa Isabel pela Lilian ”é melhor esperar sentado". kkkk
Abraços e sucesso.
Bruno, como se escreve a "teknia" pois eu procurei no dicionário e não encontro nem como "tequinia", "techinia", "tecnia" ou "tekinia" enfim como é a grafia correta?
@@fabioantoniofernandes2674 Atecnia.
@@historiadobrasilcomovcnuncaviu Oi Bruno.
Espero que esteja melhor do COVID.
Muito obrigado, não conhecia a palavra, sempre que me deparava com está situação eu falava "é um errinho, falar isso pois não....".
Abraços e continue com o sucesso do canal, você merece.
@@fabioantoniofernandes2674 Vamos retomar o agendamento da nossa!
Professor posso explicar se o rei da Alemanha o Adolfo de Nassau da idade média tem algo haver com ele algum parentesco
Opa. Desculpa. Não tinha visto. Sim. Descendente direto do Adolph/Adolphus, que não chegou a ser coroado imperador (SIRG), mas foi "Rex Romanorum".
@@historiadobrasilcomovcnuncaviu tem uma opera chama aldolphus escrita por Ernest marschner
Sim no séc xix
Professor, você não acha que também fantasiam demais a estada dos holandeses em Pernambuco, quando eles causaram muitas mortes de católicos por aqui?
Sim. (risos)
Na verdade o que se dá é que Pernambuco é um "país", o que possibilita narrativas muito particulares da história própria, fazendo com que os personagens sejam vistos pernambucanamente. Mas o príncipe foi, de qualquer maneira, um governante regular aos interesses que representava e para as elites locais. Mas claro que seus colonos batavos huguenotes não eram tão civilizados como ele...
@@historiadobrasilcomovcnuncaviu na Capela Dourada dos Franciscanos, na Rua Dom Pedro II, no centro do Recife, nas paredes da Igreja existem desenhos da ocupação deles e como mataram padres/ seminaristas empalados, degolados e a tiros. Os fiéis passaram a meter facas nos rostos que representavam o invasor e hoje tem buracos na madeira no lugar dos rostos.
@@betobarretorep Aberrante.
era conde. primo do outro Mauricio que da nome ao pais que os brasileiros Chamam de ilhas Mauricio