You inspired me everyday when i watch your videos, at the point that next year im starting a Bachelor of Enviromental Science that i want to focus on Syntropic Agronomy to bring back the forest in Australia. Thank you and thank you 1000 times for sharing your passion !
Princípio básico da coexistência pacífica... Viver e deixar viver! Excelente método de manutenção de áreas virgens e recuperação de áreas degradadas. Necessário se faz aplicar e divulgar essa ideia! Parabéns pelo brilhantismo da aula e muito obrigado pela generosidade em compartilhar! Abraços Fraternos!
Estão de parabens pelo conteúdo a muito tempo buscava aprender mais sobre a agricultura sintrópica agora encontrei este conteudo que nos apresenta de maneira pedagogica este tesouro, muito grato pela dedicação de vocês. Que Deus vos abençoe!
Muito legal né. O trabalho de vcs em campo por si já fala. A qualidade das mídias que estão disponibilizando então. Desejo saúde, vida, pra todos vcs. Parabéns.
Eu admiro muito esse trabalho de agricultura sintropica deveria ser encimado nas faculdades estão todos de parabéns. Porém eu quero dizer graças a Deus que tivemos homens desbravadores das florestas e desvastaram grandes áreas pois se não fosse assim a fome no mundo seria muito pior
se fôssemos realmente produzir apenas alimento para saciar a fome dos humanos, a área desmatada poderia ser muito menor, e se soubéssemos fazer uma agricultura em harmonia com a natureza, essa agricultura teria um efeito fertilizador sobre a natureza intocada.
Bela apresentação, muito grato pela partilha! Poderiam por gentileza, informar onde conseguiram esses relatórios do ICMbio sobre as queimadas? É aterrador, queria ter acesso para partilhar com mais pessoas.
Bravo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼✅ As vezes me sinto no filme matrix… fico em dúvida se tomei a pílula azul ou a vermelha… ou se fiquei sem tomar nenhuma das duas 😅 Porque é tão difícil dar os passos iniciais pra mudar algo tão óbvio? A humanidade dos últimos 100 anos está conseguindo algo impensável anteriormente, que é conduzir a humanidade para uma breve destruição. Essa “proeza” não foi sequer imaginada desde a existência do planeta terra
Pe. Júlio Menville já tratou desse problema em Concepção Católica da Economia: o problema da economia erroneamente determinando os demais atos humanos, na verdade, ele vai mais longe e demonstra que não é bem a economia, mas pior: as finanças. Daí o padre propor a produção da terra orientada primariamente para fim doméstico, só depois mercantil, deixando para o fim da hierarquia de valores as razões financeiras. Hoje, essa escala de valor está invertida.
Estou estudando essas aulas e outras da agenda Gosth pra fazer no meu pequeno quintal. Gostaria de saber se a serragem fina pode ser usado como materia orgânica de cobertura das filas?
Olá amigos. Tenho assistido várias vezes o material. Agradeço muito pela iniciativa. Apenas uma pergunta: onde encontro mais sobre o material citado pelo Fernando (Anastácia Coporova)? Não sei se estou escrevendo errado mas não encontrei para estudo.
vamos lançar uma campanha de doaçoes para colocar legendas em espanhol e ingles . Legendas realizadas por excelentes profissionais. Fique tranquilo vamos conseguir. Em breve.
Só acho que a gente não precisa mexer nas áreas preservadas, até porque o brasil já tem bastante áreas, mais mal usadas, aproveitando essas áreas para transformar em mais florestas. Mas ótimo vídeo. Parabéns
Oi Christian, seria bom voce participar do CEPEAS BIOMAS. Vamos lançar o segundo curso on line em fevereiro, fique atento ao nosso site. dura 1 ano com uma reunião semanal nos primeiros 6 meses.
oi Tiago, existe uma grande diferença, As pessoas que cuidam das áreas protegidas não causam incendios nessas areas, os incendios vem de fora da reserva, sempre.
Aula maravilhosa. Só vi um erro grave. Quando vc mostra as áreas que queimam e contrasta com as áreas preservadas que não são incendiadas, vc mostra claramente o Parque do Xingu. E diz que "tirou o ser humano e não queima". Opa. Ali é uma Terra Indígena, tem gente sim. Só que é índio. Por favor, corrija isso. Temos muito o que aprender com eles. A ensinar também, mas muito a aprender. Fora isso, parabéns.
Oi Sergio, o erro foi incluir terras indigenas juntamente com unidades de conservação, porque a minha fala diz que não tem seres humanos, mas não consigo mudar isso agora porque estamos com um orçamento super restrito, vou corrigir isso em um próximo episódio, Grato por sua lembrança.
Bom dia, mas no início era isto que precisa ser feito, pois não havia técnica e tínhamos de construir casa, galpão, etc. Antes de criticar os antigos devemos entender o tempo deles. E fácil criticar hoje, mas foram eles que enfrentaram as adversidades da época, doenças, trabalho manual e pesado e nos trouxeram aqui hoje. A língua é o chicote do corpo.
Caro Adilson, os antigos, bem antigos mesmo viviam em harmonia com a natureza, essa harmonia se perdeu qdo o dogma da posse se estabeleceu, então sabíamos viver em harmonia com a natureza, mas ele se perdeu qdo nossa cultura mudou. Uma leitura que recomendo é Amar e brincar, fundamentos esquecidos do humano, do Prof Humberto Maturana, essa escolha foi de certa forma consciente e não que esses humanos do passado estavam sofrendo como coitadinhos, e que a destruição seria a única forma viável de viver decentemente, foi uma escolha equivocada que fizeram e deu no que deu.
@@cepeas2219 apesar de defendermos a mesma coisa, temos diferenças no enxergar da vida, vejo as pessoas criticando os outros sem ter vívido aquela realidade, é contra isto que falo. Sou agricultor, contador formado faculdade, 57 anos, meus pais deixaram a roça devida a falta de recursos da época. Eu aprendo muito com vcs, mas sua filosofia e ideologia não me mostram como pagar as contas deste mundo real e não o ideal, não sei sua fonte de renda, do que vive. Eu sou agricultor e piscicultor e não está fácil pagar as contas. Gosto do modo como lidam com a natureza, vou aplicar muitos dos seus conceitos, mas hoje a visão tem de ser dupla, respeito a natureza e recursos financeiros para a sobrevivência.
Quando se fala economia, temos de compreender que é a lógica econômica do capitalismo, onde tudo pode em favor do lucro de poucos, inclusive a destruição completa do planeta. Só vai haver salvação da terra trocando a lógica econômica. Trabalho incrível do CEPEAS, infelizmente uma minoria, um trabalho de formiguinha, dentro de um país que o lobby do capitalismo elege uma bancada ruralista enorme que legisla em seu favor, promovendo leis e mais leis que facilitam a destruição para o lucro da burguesia rural brasileira, os mesmo desde o Brasil colônia.
Prezado Carlos, isso é a coleta de dados de 10 anos e cada região queima na época seca da sua região, e também a mesma área pode não queimar todo ano. Aqui no cerrado por exemplo, a mesma área queima ano sim ano não, ou a cada 3 ou 4 anos, dificilmente fica 5 anos sem queimar e na maioria das vezes a causa é antrópica. São mais de 12 satélites que monitoram focos de calor. Infelizmente é verdade !
Deveriamos ter esses assuntos como temas semanais nas escolas: Ecoalfabetizacao. Parabéns.
Bem pensado.
Os professores estão ocupados formando o exercito de militantes.
You inspired me everyday when i watch your videos, at the point that next year im starting a Bachelor of Enviromental Science that i want to focus on Syntropic Agronomy to bring back the forest in Australia. Thank you and thank you 1000 times for sharing your passion !
Isso tem que ser introduzido nas escolas imediatamente!
Princípio básico da coexistência pacífica... Viver e deixar viver! Excelente método de manutenção de áreas virgens e recuperação de áreas degradadas. Necessário se faz aplicar e divulgar essa ideia! Parabéns pelo brilhantismo da aula e muito obrigado pela generosidade em compartilhar! Abraços Fraternos!
Melhor Canal do Brasil Sobre SAF.
Grandes ensinamentos da agrofloresta, Gratidão
Tenho interesse em saber mais sobre a agricultura sintropica. João Pessoa-PB, nordeste do Brasil.
Grandiosos ensinamentos!! Muito obrigado por compartilhar algo tão precioso!!!
Fantástico ouvir um pouco da história do Ernst!
Por favot contem mais! rsrsrs
Estão de parabens pelo conteúdo a muito tempo buscava aprender mais sobre a agricultura sintrópica agora encontrei este conteudo que nos apresenta de maneira pedagogica este tesouro, muito grato pela dedicação de vocês. Que Deus vos abençoe!
Gratidão a Fernando e toda Equipe por produzir um Maravilhoso conteúdo. Vamos Agroflorestar!!!
Viciado no seu conteúdo.
Isso é um utopia, chegar a esse ponto, professor , mas a sua aula já é um bom começo.
Fantástico. Linda aula com mensagens fundamentais. Parabéns!
ô, Felipe, tua dissertação também é excelente. Muito obrigado,
Muito legal né. O trabalho de vcs em campo por si já fala. A qualidade das mídias que estão disponibilizando então. Desejo saúde, vida, pra todos vcs. Parabéns.
Este canal é muito bom mesmo. DEUS abençoe que ele cresça muito e alcance muitos agricultores.
Incrível! Não vejo a hora de assistir o próximo!
Parabéns Professor, força nessa caminhada, pq mais do que nunca o mundo precisa de agrofloresta
NOSSA EU ADORO AS SUAS AULAS . OBRIGADA.
Muito bom 👍excelente aula!!
Muito bom!! Gratidão por passar o conhecimento!!! ❣️🙏🏽
Lindo trabalho!!! Lembrando que no Xingu e em outras TI's tem gente!!! Aprender com essas gentes que trabalham arduamente pra adiar o fim do mundo!
Genial! Muito bem sintetizado, bora levar isso pra fora da bolha!
parabéns pela didática simples e rica.
Ajuda a divulgar 🙏
Vc é muito sábio parabéns.
Excelente! Muito obrigado!
maravilhoso, professor
Agradeço a aula.
A disposição e generosidade de compartilhar seu conhecimento.
Show !!!
Amei lindo vídeo
Meus parabéns ótima iniciativa
Eu admiro muito esse trabalho de agricultura sintropica deveria ser encimado nas faculdades estão todos de parabéns.
Porém eu quero dizer graças a Deus que tivemos homens desbravadores das florestas e desvastaram grandes áreas pois se não fosse assim a fome no mundo seria muito pior
Afinal não comemos árvores 🌲
se fôssemos realmente produzir apenas alimento para saciar a fome dos humanos, a área desmatada poderia ser muito menor, e se soubéssemos fazer uma agricultura em harmonia com a natureza, essa agricultura teria um efeito fertilizador sobre a natureza intocada.
Simplemente genial!!!!
Excelente!
Bela apresentação, muito grato pela partilha! Poderiam por gentileza, informar onde conseguiram esses relatórios do ICMbio sobre as queimadas? É aterrador, queria ter acesso para partilhar com mais pessoas.
Fantástico, magnífico! Espero e desejo que muitos sejam capazes de absorver.
Muito obrigada!
Muito obrigado
muito obrigado !
Estou assistindo os episódios e está sendo uma aula já lee muita coisa só que ouvir e observar é outra coisa d aqui tem conteúdos q nunca vi
Bravo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼✅
As vezes me sinto no filme matrix… fico em dúvida se tomei a pílula azul ou a vermelha… ou se fiquei sem tomar nenhuma das duas 😅
Porque é tão difícil dar os passos iniciais pra mudar algo tão óbvio?
A humanidade dos últimos 100 anos está conseguindo algo impensável anteriormente, que é conduzir a humanidade para uma breve destruição. Essa “proeza” não foi sequer imaginada desde a existência do planeta terra
Fernando, me indique o livro de Ernst onde tem o croqui de implantação de uma agrofloresta
Aguardando ansioso o próximo episódio!
Maravilha, Fernando! Parabéns e obrigado!
👏👏👏
Muy buenooo! muchas gracias!! Cuál era el nombre de la estudiadora, Anastasia karpovosa?
SENSACIONAL, muito obrigado por essa aula. Gratidão.
alegria esse conhecimento compartilhado, grato
Pe. Júlio Menville já tratou desse problema em Concepção Católica da Economia: o problema da economia erroneamente determinando os demais atos humanos, na verdade, ele vai mais longe e demonstra que não é bem a economia, mas pior: as finanças. Daí o padre propor a produção da terra orientada primariamente para fim doméstico, só depois mercantil, deixando para o fim da hierarquia de valores as razões financeiras. Hoje, essa escala de valor está invertida.
Obrigado pelo seu trabalho prof!
Muito bom mesmo. Obrigado.
Perfejto.
Exelente, parabéns que Deus abençoe voceis todos e ilumine pra nos ensinar esse saber pra nos salvar. ⚘
Melhor vídeo que assisti sobre o tema. Obrigado!!
🙏🏼
Estou estudando sobre a agrofloresta.Querendo iniciar nesse sistema. Muitos bom.
Estou muito feliz por encontrar esse canal rstou aprendendo muito. obrigado!
LIDO
Estou encantada! Quero colaborar, mas não sei como. Não tenho terra, moro numa cidade... vou continuar aprendendo por aqui, obrigada.
Parabéns. Todos ganham com estas aulas preciosas
💚
Isso 💕🥀♥️🌹
gratidão de Colatina (ES) ~.~
👍👍
Maravilha, obrigado pela exposição.
Maravilha de história..
Obrigada pela aula 🙏🏾 estou aprendendo do Caribe
Do Caribe??
Nossa!!
muitos explicativo e simples ao mesmo tempo. obrigado
Belíssimo trabalho e técnica!..
Estou estudando essas aulas e outras da agenda Gosth pra fazer no meu pequeno quintal. Gostaria de saber se a serragem fina pode ser usado como materia orgânica de cobertura das filas?
Mais uma vez, muito obrigado.
Amei... Quero transformar a minha área
Olá amigos. Tenho assistido várias vezes o material. Agradeço muito pela iniciativa. Apenas uma pergunta: onde encontro mais sobre o material citado pelo Fernando (Anastácia Coporova)? Não sei se estou escrevendo errado mas não encontrei para estudo.
Muito bom. Bem explicado
Quero implantar essa forma de agricultura em minha propriedade e busco ajuda.
Parabéns pelo excelente conteúdo!
Obrigado!
Ótima aula! Muito esclarecedor.
Alguém me ajuda, a linha baixa então seria do extrato superior, certo ? Ficaria no sul, com menos sol ?
Muito bom! Excelente conteúdo. Parabéns pela serie de videos!
Fantastico todos tus videos aun que no todo lo entiendo serial lo maximo si pudieras usar caption en español.
vamos lançar uma campanha de doaçoes para colocar legendas em espanhol e ingles . Legendas realizadas por excelentes profissionais. Fique tranquilo vamos conseguir. Em breve.
😮
Onde está o Sr. Ernst Gotsch?
Só acho que a gente não precisa mexer nas áreas preservadas, até porque o brasil já tem bastante áreas, mais mal usadas, aproveitando essas áreas para transformar em mais florestas.
Mas ótimo vídeo. Parabéns
sim. nao precisamos mexer com as unidades de conservaçao. Temos milhares de hectares de terras degradadas em areas privadas.
ficou claro agr
up
Boa noite, vocês tem algum grupo de whatsapp aonde se discute esse tema?
em breve vamos lancar um curso on line. assim poderemos acompanhar cada participante mais de perto.
Voce viajaria pra uma consulta?
Oi Christian, seria bom voce participar do CEPEAS BIOMAS. Vamos lançar o segundo curso on line em fevereiro, fique atento ao nosso site. dura 1 ano com uma reunião semanal nos primeiros 6 meses.
@@josefernandorebello8696 obrigado, fico atento
Queima na reserva também, e olha que vi ai no vídeo, e não foi pouco!!!
oi Tiago, existe uma grande diferença, As pessoas que cuidam das áreas protegidas não causam incendios nessas areas, os incendios vem de fora da reserva, sempre.
👏👏👏👏👏🤝🤝🤝
Atrevo-me a dizer que se todo o solo do planeta Terra fosse coberto por florestas, os oceanos seriam de água doce...
😀😀😀.
Aula maravilhosa. Só vi um erro grave. Quando vc mostra as áreas que queimam e contrasta com as áreas preservadas que não são incendiadas, vc mostra claramente o Parque do Xingu. E diz que "tirou o ser humano e não queima". Opa. Ali é uma Terra Indígena, tem gente sim. Só que é índio. Por favor, corrija isso. Temos muito o que aprender com eles. A ensinar também, mas muito a aprender. Fora isso, parabéns.
Oi Sergio, o erro foi incluir terras indigenas juntamente com unidades de conservação, porque a minha fala diz que não tem seres humanos, mas não consigo mudar isso agora porque estamos com um orçamento super restrito, vou corrigir isso em um próximo episódio, Grato por sua lembrança.
Bom dia, mas no início era isto que precisa ser feito, pois não havia técnica e tínhamos de construir casa, galpão, etc.
Antes de criticar os antigos devemos entender o tempo deles. E fácil criticar hoje, mas foram eles que enfrentaram as adversidades da época, doenças, trabalho manual e pesado e nos trouxeram aqui hoje. A língua é o chicote do corpo.
Caro Adilson, os antigos, bem antigos mesmo viviam em harmonia com a natureza, essa harmonia se perdeu qdo o dogma da posse se estabeleceu, então sabíamos viver em harmonia com a natureza, mas ele se perdeu qdo nossa cultura mudou. Uma leitura que recomendo é Amar e brincar, fundamentos esquecidos do humano, do Prof Humberto Maturana, essa escolha foi de certa forma consciente e não que esses humanos do passado estavam sofrendo como coitadinhos, e que a destruição seria a única forma viável de viver decentemente, foi uma escolha equivocada que fizeram e deu no que deu.
@@cepeas2219 apesar de defendermos a mesma coisa, temos diferenças no enxergar da vida, vejo as pessoas criticando os outros sem ter vívido aquela realidade, é contra isto que falo. Sou agricultor, contador formado faculdade, 57 anos, meus pais deixaram a roça devida a falta de recursos da época. Eu aprendo muito com vcs, mas sua filosofia e ideologia não me mostram como pagar as contas deste mundo real e não o ideal, não sei sua fonte de renda, do que vive. Eu sou agricultor e piscicultor e não está fácil pagar as contas. Gosto do modo como lidam com a natureza, vou aplicar muitos dos seus conceitos, mas hoje a visão tem de ser dupla, respeito a natureza e recursos financeiros para a sobrevivência.
Quando se fala economia, temos de compreender que é a lógica econômica do capitalismo, onde tudo pode em favor do lucro de poucos, inclusive a destruição completa do planeta. Só vai haver salvação da terra trocando a lógica econômica.
Trabalho incrível do CEPEAS, infelizmente uma minoria, um trabalho de formiguinha, dentro de um país que o lobby do capitalismo elege uma bancada ruralista enorme que legisla em seu favor, promovendo leis e mais leis que facilitam a destruição para o lucro da burguesia rural brasileira, os mesmo desde o Brasil colônia.
Vou dá o divórcio,vivo brigando com a mulher tacando fogo 🔥
Lamentável o estrago do uso da terra sem entendimento.
asd
Se esse gráfico do instituto Chico Mendes tá realmente correto isso significa que o Brasil todo tá pegando fogo o ano todo. Isso é uma grande mentira.
Prezado Carlos, isso é a coleta de dados de 10 anos e cada região queima na época seca da sua região, e também a mesma área pode não queimar todo ano. Aqui no cerrado por exemplo, a mesma área queima ano sim ano não, ou a cada 3 ou 4 anos, dificilmente fica 5 anos sem queimar e na maioria das vezes a causa é antrópica. São mais de 12 satélites que monitoram focos de calor. Infelizmente é verdade !
up