Tem os livros do Block "defendendo o indefensavel", só recomendo cuidado lendo o block pq ele tem um foco muito forte dentro da economia e ignora certos aspectos eticos...
@@Fhoer olha,eu ainda não tive tempo de pegar nada sobre o que o Walter Block escreveu, mas tá na minha lista, me parece ter bastante coisa pra explorar nessa área, com certeza vou estar pesquisando em breve, quem sabe até escrevo alguma coisa.😉
Imagine o cenário: Imagine que você trabalha numa loja de computadores, e chega um computador para fazer recuperação e backup, é assinado um termo de confidencialidade e privacidade. Você é técnico, e durante a reparação você sem intenção explícita, abre um dos vídeos pra backup e nele você encontra imagens de pedofilia sendo praticadas pelo dono da máquina entregue para recuperação e backup. Denunciar quebrando a acordo de confidencialidade, tal vez perdendo a credibilidade dos clientes futuros? Ou omitir-se, sendo consciente do crime e quem sabe acobertando algo pior?
Esse é parecido com o problema do bebê sozinho trancado num carro num dia muito quente. Uma pessoa que veja essa situação pode quebrar o vidro para libertar a criança. Isso não exime a pessoa de restituir a propriedade danificada (o vidro do carro) ao estado mais próximo do seu estado antes do dano. No caso que você descreveu, eu, sendo o técnico, denunciaria quebrando o acordo de confidencialidade. Na prática, sabendo que isso pode ocorrer, colocaria no contrato essa situação (encontrar conteúdo moralmente reprovável) como causa para a quebra do mesmo.
Cara, isso é a vida de todo advogado criminal. A confidencialidade fala mais alto, porque sem ela o advogado dá adeus à sua fonte de renda. Utilitarismo impera. O resultado é mais importante que os meios.
Fhoer, faz um vídeo sobre ameaça. Outro dia vi um tabacudo no facebook falando q numa sociedade libertária, não usar máscara (durante uma pandemia) seria considerado anti-ético
Teve o Hide no YT que quase fundamentou isso. Um video desses tem que fazer varios outros pq tem muito detalhe pra ser expresso como a eminencia e o risco eminente.
Uma coisa que não entendo da propriedade intelectual é que a pessoa gasta o tempo dela para oferecer um produto como um cd... O cd em si pode ser replicado e tal segue a lógica, mas e o tempo da pessoa ? O tempo pelo menos pra mim é um dos maiores bens, se não o maior, do indivíduo. Alguém refuta ?
Se o conteúdo do CD for algo valioso a pessoa pode criar um sigilo para que apenas pessoas de sua confiança tenham acesso e não possam replicá-lo, o CD pode inclusive se valorizar.
Se eu criar um software e colocar na licença que a pessoa pode usar livremente mas se usar para algo comercial e ganhar dinheiro, terá que me dar 5%. Fere a ética caso eu fosse atrás das pessoas que usaram para algo comercial para me dar esses 5% e mais uma restituição por não ter declarado?
Se estiver na licença sim, como um contrato, mas se a pessoa copiar seu software linha por linha e não tiver um contrato com você não se pode cobrar nada.
é que eu tava discutindo com meus colegas de trabalho (empresa de software). A microsoft basicamente pode fazer auditoria na minha empresa e ver se estamos usando algo pirata. O problema é que eu acho impossível descobrir quem usou o software para algo comercial ou não a não ser que ela possa dar essa auditoria (que me parece uma invasão de propriedade) e dar uma investigada. Numa sociedade libertária então não existiria esse tipo de contrato, uma vez que a cópia não seria crime
Futuramente, eu to querendo testar umas questões praticas pra ter mais insights, até agora ta indo tudo de boa, mas tenho que ver sobre questões institucionais que eu quero ter mais clareza até para conseguir explicar bem. Saber é uma coisa, organizar o pensamento pra explicar é outra...
Mentiras são anti éticas apenas sob contrato, se eu lhe vendo uma casa e não conto sobre os problemas é anti ético, agora sair na rua dizendo mentiras não é crime.
Fhoer, o que acontece no exemplo: Uma mulher envia um nude pra um cara e ele divulga esse nude na internet sem o consentimento dela. Como que criminaliza isso eticamente? Não dá e ela precisa simplesmente arcar com a consequência que assumiu ao enviar a foto?
Eu suponho que fosse algo paralelo a uma violação de contrato, se a mulher colocou como condições que aqueles nudes não poderiam ser divulgados, divulgá-los configuraria uma violação de acordo. Posso estar errado, mas essa é a minha visão.
@@edu_hunk5199 Não faz sentido porque contrato é só referente a propriedade. Como propriedade intelectual não existe não dá pra argumentar que a mulher pode colocar regras em uma foto.
@@LuizGuilherme-zt3kd O problema é que dá pra complicar mais a situação. Ex: Um cara tira uma foto de uma mulher sem roupa sem o consentimento dela e divulga na internet. Como criminaliza isso? A mulher não tem direito de propriedade sobre a câmera do homem e nem sobre a foto tirada.
Fhoer, seria interessante um vídeo sobre o Catolicismo e o libertarianismo, o dono do canal Lobo Conservador parece que deixou de ser Ancap pois "sua religião não permite" (eu não vi direito o que ele disse)
Eu vejo que o catolicimo é incompativel com o anarcocapitalismo (de utilitarianismo ao libertarianismo) O Kogos mesmo já defendeu imposto, instancia juridica final da igreja e que tudo é propriedade de deus e que tu pode agredir aos outros pelo "bem maior". Os viewers dele parece ignorarem essas incoerencias, agora tão surpresos que ele ta mamando o bolsonaro. Se tu quer CRISTIANISMO e ancapismo tem que acompanhar o Professor Xavier (Canal Teodidatas e canal direito sem juridiques) Recomendo o canal mesmo eu sendo um agnostico, acho muito proveitoso o que ele tem a dizer e a forma que ele lida com o cristianismo é tambem muito agradavel
Fhoer, em que momento uma pessoa passa a ser autônoma a ponto de poder consentir em uma relação sexual? Existe algum evento objetivo, onde a criança se torna realmente responsável? Poderia me dizer oq achas?
Não vejo que tenha uma resposta aplicada de forma coletiva pq todo o individuo é diferente. mesmo que tu coloque uma faixa etária (21 anos, por exemplo) é capaz que tenha gente que precise de mais tempo ou tem gente que precise de menos tempo, teriam que ser caracteristicas objetivas e uma avaliação de caso... A forma que o estado "resolve" ao meu ver é tapar o sol com peneira pq nem todos em o mesmo desenvolvimento. Isso é uma conversa que precisa de muito cuidado.
@@reductionadabsurdum8312 estive pensando nisso enquanto estava vendo o vídeo. O fato de não haver uma lei pré estabelecida pode acabar resultando em muitos problemas
Em relação a Injúria, imputar um crime objetivamente a outros, seja com deep fake, ou afins, seria considerado uma violação de propriedade dado as externalidades desse problema?
Ele poderia surgir de duas formas, eficiência superior a concorrência, se tornando uma empresa rica e com poder para impor um Estado, ou uma máfia que vai ganhando poder aos poucos, o segundo caso é quase impossível ao observar a eficiência policial em uma livre concorrência, o primeiro caso é parecido com o que acontece hoje, Microsoft, Apple, Google e Amazon são empresas gigantes por causa de suas eficiências, elas têm muito poder e podem implantar Estados, porém isso não vale a pena, correto? Um Estado seria boicotado e haveria diversas guerras cíveis dentro do território, a empresa ganharia muito mais lucros se fortalecendo pela eficiência e marca, e seria um ambiente mais estável e menos arriscado, logo impor um Estado seria burrice, e o mercado recompensa pessoas empreendedoras, boas no ramo dos negócios, o dono da empresa iria tomar decisões para crescer sua empresa e ter mais capital, mas caso ele implante esse Estado, ele corre um grande perigo, concorrência, ele teria que acabar com, a segurança, a educação e a justiça, então seria um árduo trabalho para doutrinar a população, e mesmo assim perderia sua eficiência, deixando de ser atrativo ao mercado, além de anti ético, até sua provável falência, seja por guerras ou falta de comércio.
Depois daquela treta com o xbox mil grau eu vi uma porrada de maluco falando "liberdade de expressão é uma coisa, piada racista é outra." E eu tipo: ???????????
Não é atoa que temos estado, os malucos tão a solta fazendo a sociedade virar um hospicio. é essa histeria coletiva que tras a tolerancia com o estado.
@@Fhoer veja os vídeos do cortes do flow com aqueles advogado... As pessoas não conseguem deixar de pensar na caixinha jurispositivista. Faculdade de direito serve para formar zumbi defensor de estado hoje em dia, pelo menos na maioria das vezes
Livro do kinsella tb. O fundamento é que tu não conseguiria negar os termos do contrato, então é passivel de ser cobrado. digitalcommons.lmu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2028&context=llr
você poderia falar sobre espionagem industrial, não existe propriedade intelectual, então se alguém rouba um projeto e o torna publico, todos que tiverem acesso ao projeto podem reproduzir aquilo? visto que os terceiros não obtiveram a informação ilegalmente
Eu consegui convencer minha mulher da loucura de patentear idéias, remédios, etc. O difícil mesmo é falar de produção artística, porque na cabeça dela sempre copiar significa causar dano ao artista. Eu mesmo não sei muito bem o que é certo e errado. Tipo, se eu produzir um curso em vídeo, e alguém piratear, ele estaria violando o contrato comigo, né? E se um terceiro conseguir esse material. Ele nunca assinou tal contrato e está espalhando o meu conteúdo. O primeiro pirata responderia por esses danos?
Recomendo a leitura do livro que deixei na descrição. Quanto a direitos contratuais de reprodução e imagem há o argumento que os termos de adesão feito por grandes empresas não tem validade pelo seu conluio ao evitar que concorrentes (com alternativas) surjam.
Eu não acho que incitação ao crime seja anti-etico, se eu mando alguem cometer um crime, quem tem que ser punido é a pessoa que cometeu o crime, mas o ato de falar não viola propriedade e nem se quer é uma ameaça
@@Fhoer 2° desculpe estar fazendo muita perguntas para você nesse vídeo kkkk Mas vi uma discussão sua com o kogos sobre a punição para tentativa de assassinato... Qual você acha que deveria ser a pena?
@@Fhoer Se vc dar uma ordem sob ameaça de violência, sim é um crime, pelo motivo de coagir outra pessoa a fazer tal coisa, caso contrário essa "ordem" pode ser encarado como uma sujestão ou algo do tipo
tudo que é antiético é passível de pena, tu só consegue fazer um excludente de punibilidade com uma justificativa via estoppel, mostrando que a punição sobre aquilo não tem fundamento. Exemplo: Salvar o suicida agredindo-o e ele te cobrar dinheiro por ter salvo (antietico, mas ele te cobrar manifesta uma preferencia em favor do que tu fez)
é que no video parece-me que apenas a incitação ao crime já é anti-etico, sem ter algo no concreto. dai lembrei da menina que foi presa nos EUA por incentivar o namorado a se suicidar. na tua opinião, é possível punir ela trazendo essa componente concreta dela ter participado? lembrando que ela falou com ele por telefone.
Acho dificil provar e isolar a tentativa da pessoa buscar se sentir assim para obter compensação. Se pode ser fundamentado com nexo causal de uma fala pra outra tu poderia cobrar algo em cima, mas é bem complicado fundamentar algo assim pela irreprodutibilidade do suposto fato gerador. Acho que sobre traumas bem registrados é possivel analisar, mas isso teria que ter alguns exemplos pra melhor elucidar. Nesse caso a fala talvez poderia criar uma externalidade, da mesma forma que gritar no ouvido de alguem causa danos a audição, só que danos ai são mais simples de quantificar...
@@Fhoer fhoer, a dúvida é meio besta; Se eu der um tiro com uma arma (ou até mesmo escutar música muito alto dentro da minha casa) eu supostamente estaria danificando a audição de alguém. Como resolver? Eu sou um tiro no cara que tentou me matar mas acabei "danificando/machucando" a audição daqueles que estavam em volta... Ele poderiam me processar?
@@jonhjohn9529 Se você é o proprietário mais antigo da região e costuma ouvir música alta não é passível de restituição, já que as pessoas que foram morar a sua volta sabiam de seu costume e não poderiam reclamar sabendo que concordaram em viver ali com aquelas condições de sua propriedade.
Porque toda ação que tem um resultado tem algum peso ético. Você não pode disparar um tiro em alguém e dizer que não violou propriedade culpando o projétil.
faz um vídeo sobre oque é moral e oque é ética, é fácil confundir os dois, acredito que 60% das pessoas acham que é a mesma coisa, de modo que é bem fácil não entender oque esta sendo dito, você falar A e as pessoas entenderem B
sobre essa de invasão do pc eu nao entendi muito bem, o invasor nao tem contrato nenhum com a pessoa dona do pc, consegue derrubar os codigos , senhas ou criptografias que deixam os arquivos escassos entao acho que nao vai estar cometendo nenhum crime, nao sei se nao to pensando direito
@@e.r.m7362 O acesso aos arquivos não é justificado, pela violação do hardware é possivel criminalizar os hackers pela exposição dos arquivos devido a externalidade causada da ação. Eles não tem como justificar terem acessado aquela informação a principio. Mesmo que eles não vazem nada, hackear alguem sem permissão é antietico.
Licenciamento é possivel, ou criar contratos de franquias pra utilizar de marca, iconografia e como produzir. O ponto é: Tu não tem como impor sem ter contrato previo.
"video super curto"? para mim super curto é 3 minutos, conteudo simples e direto, "sem bom dia, meu nome é tal tal, hj minha cabrita morre" etc.., 9 min é um video normal
Fhoer nao sei se vc viu um video de uma empregada que caiu do 7 andar(algo assim) e a patroa filmou e não ajudou. Nesse caso é antiético? A empregada estava na janela limpando e escorregou e ficou pendurada pedindo ajuda e a patroa filmou ate ela cair. No caso a patroa não foi responsável pela empregada escorregar
Acabei de ver o video, obrigado, estragou a noite... Tem um argumento a ser feito que pode ser considerado: Levantar uma pessoa não é fácil, ela poderia cair junto se tentasse em favor (pq vi que foi condenada por omissão de socorro) Mas isso é uma questão tecnica, pois mostra que não havia como prestar socorro... Não haveria meios pra ter feito qualquer coisa, mas se é de responsabilidade do contratante a segurança ai é por negligencia. A questão é complicada e a unica coisa que eu tenho pra analisar é o vídeo e não o resto...
6:58 Na ética libertária, incitar violência (incitação ao crime) seria anti-ético? À primeira vista me parece que não, pois palavras não causam dano a propriedade alheia. A pessoas poderiam boicotar quem exorta outros a causar dado a propriedade alheia ou a cometer uma fraude.
Oi Fhoer poderia me esclarecer uma duvida? assim sabemos que a Ética se aplica a seres capazes de utilizar razão, certo? então os animais ficariam de fora, mas assim como é possível provar que animais não usam razão?
O caso do Xbox mil grau é bem simples: liberdade de expressão. Foi babaca? Foi! Quer boicotar? Blz, só não venha dizer que ele cometeu crime por falar algo. O caso do PC eu simplesmente não sei te dizer na visão libertária
O caso do PC eu ainda to analisando o que aconteceu. Eu quero estabelecer antes as questões criminais gerais pra falar do caso, vi que tem um monte de liberotário acusando qualquer um que tem uma visão mais séria de p3d0filo ou simpatizante de p3d0filo.
Opa, Fhoer, tudo bem!? Poderia me esclarecer sobre a questão da defesa de terceiros? A dúvida está se é ético presenciar a violação de propriedade de outrem e não agir de maneira a cessá-la, se possível - em caso de impossibilidade, gostaria também de saber se deve ser feito algo. Se tiver algum artigo, vídeo ou até mesmo indicação literária seria de grande ajuda. Abraço!
Tu pode utilizar o estoppel pra um excludente de punibilidade da tua parte, tem certos casos que tu agride e tu pode fazer o mesmo pra passar a pena para quem te forçou a agredir. Um exemplo: Eu invado um patio pra salvar um senhor tendo um ataque cardiaco. Eu cometi uma agressão ao invadir, mas se ele tentar me punir por ter salvo ele ele cai em contradição pq ele estaria manifestando preferencia em morrer, ai não tem o porque ele ganhar nada (tirando danos não relacionados à salva-lo).
E a suposição de que você está fazendo uma ação que não seja anti-ética mas que esteja ligada quase diretamente a uma ação anti-ética? Por exemplo, você falar que agredir minorias é uma coisa saudável. Sei lá, na frente de milhões de pessoas, convocar uma revolta. Você não tá diretamente agredindo alguém, mas você está fazendo algo que você sabe que vai agredir alguém. Só a pessoa que agrediu deve ser punida ou quem incentivou elas a agredir também? Isso conta como um contrato implícito? Se sim, e se a pessoa não necessariamente falar para um público e só falar opiniões muito racistas que em sempre vão se ligar a uma ação anti-ética? Dá pra medir isso objetivamente? Se você se aprofundar no raciocínio de que racismo é bom sempre vai cair em "Então, temos que eliminar as outras raças, já que são ruins"
Só te seu se apropriou, uma companhia aerea pode ter certas restrições caso gere externalidades, mas não seria a tua propriedade pois tu não se apropriou disso.
E no caso de uma terceira pessoa possuir uma informação que foi fruto de uma violação de propriedade, como no caso de um fotógrafo que invade a casa de um famoso pra tirar uma foto, eu ter essa foto é justificável?
Se um paparazzi conseguiu uma imagem de forma ilegal. Eu que não tenha nada com isso consegui essa foto e divulguei. Eu também posso ser punido ou só o paparazzi que tirou a foto original?
Depende do contrato de uso do app e a forma que conseguiu as imagens, se a pessoa simplesmente te enviou a nude e é permitido pela empresa não é anti ético você compartilhar, agora se você invadir algum servidor ou invadir o celular da pessoa e compartilhar as fotos é anti ético, não pelo fato de ter as informações e sim pelo meio que conseguiu elas.
E quanto a conteúdos de pedofilia? Pessoas com pornografia infantil, compartilhando-a. Seja os casos d obtida com alguém q recebeu d um amigo pervertido, ou de alguém q gravou, forçando a criança, e compartilhou ????
No proprio video já tem a resposta nesse. Eu separei os videos pra não ter que lidar com argumento emocional e pessoas me acusando de qualquer merda por serem abostadas. isso já prepara pro pessoal entender onde ta o problema desse crime, ai eu posso lidar com a questão moral melhor Ai o video depois desse vai ser falar sobre estruturas morais e o que eu vejo que tem que ser cuidado...
Se não existe propriedade intelectual, então um site não é propridade? Eu posso dizer o que deve ou não ser colocado em um site? Por que seria antiético colocar algo que não é propriedade nele? Você acabou de dizer que seria antiético se acontecesse violação de propriedade privada. O software que está sendo invadido para roubo de informação é propriedade privada?
O software não, mas o hardware é sim propriedade, você pode ser dono do seu site, mas não de seu formato ou ideia, eu posso ter um site exatamente igual ao seu. Seu site pode haver coisas anti éticas, tipo contratar assassinos.
@@nasfoda_gamerbrbigproducti5375 então vc tá me falando que o software não é propriedade? Logo, posso hackear sem nenhum problema? Posso invadir o software do seu computador? Ninguém disse nada sobre hardware, posso muito bem invadir um software sem encostar um dedo no hardware. Também não estava falando da ideia de um site, vc distorceu. Estava falando do site em si.
@@fmathias_4530 não respondeu minhas perguntas e falou besteira. Um site não é escasso, não existe um limite para a multiplicação de qualquer coisa virtual. Esse é um dos princípios básicos da ciência da computação. É possível copiar e multiplicar um site infinitas vezes.
@@gustavocavalcante8433 se vc hacker um site/sotfware, vc estará invadindo uma propriedade privada (onde os arquivos do site estão armazenados, como um HD, por exemplo). n tem como vc hackear um software sem ele está conectado à rede. mas vc pode criar um outro site ou software idêntico ao de outra pessoa, isso não seria anti-etico.
Fhoer, eu sugiro que tu defina oq é propriedade intelectual antes de apresentar teus argumentos no vídeo contra a existência dela. Uma definição bem rápida no início do vídeo já seria suficiente pra deixar o vídeo bem mais esclarecedor. Edit: Ou pelo menos oq seria ela na concepção de quem acredita que ela existe.
@@Fhoer Acredito que parte do teu público não é libertário e não conhece as definições libertárias, além disso tbm tem as pessoas novas no teu canal. Mas digo isso só como uma sugestão msm pra enriquecer teu conteúdo ainda mais. O meu ponto é que a definição de propriedade na tua visão libertária é diferente da definição que se tem em outras visões, aí quando tu vai atacar algo como propriedade intelectual, parece que tu tá batendo num espantalho criado por ti, visto que tu não define propriedade intelectual e nem propriedade. Pra se chegar numa síntese no teu vídeo é preciso tu mostre uma tese e venha com a antítese, se não existe essa dialética, não tem como se chagar a nenhuma síntese no teu vídeo, ou seja, não tás refutando nada com ele e nem chegando a conclusão nenhuma. Como o propósito do teu vídeo ao meu ver é refutar a ideia de propriedade intelectual, se tu não chegar a nenhuma síntese a respeito do teu propósito no final do vídeo, todo o vídeo se torna uma perda de tempo.
uma invasão hacker em um celular é anti-etico??? me parece estranho Vc esta usando um meio não escasso pra acessar um local não escasso. Não existe propriedade de um "territorio" digital
Todo software é uma alteração do estado do hardware. Por isso não há problema você fazer ctrl C + ctrl V quando o hardware cujo estado está sendo alterado ê seu.
Como consigo acessar a faternidade hoppeana no discord? Não consegui achar algum link q funciona nos vídeos antigos. O discord está fechado ou aconteceu alguma coisa?
Ficaram dando raid e eu fechei o server por não ter tempo de administrar, eu to conversando com uma galera pra ver se tercerizo a gestão, mas nada ainda fundamentado...
Eu indo jogar meu gamezin
Fhoer postou video
Eu: difícil decisão
why not both?
@@Fhoer eu fiz os dois mesmo kk
@@Fhoer fique farmando enquanto via teu vídeo
Eu acho que o enquadramento do Fhoer é proposital. Compara a foto de perfil do canal, e a aura da lâmpada na cabeça dele no vídeo...
Coincidência????
Santo Fhoer
é que o unico lugar pra apoiar a camera é contra o monitor, antigamente usava a webcam da alquaeda, hoje uso a camera do celular
@@Fhoer Entendi haha.
Obrigado pelo video!
de nada
Produz um vídeo falando sobre o problema da equidade, não vi um vídeo em todo o RUclips tocando nesse assunto, iria ser muito interessante.😉
Tem os livros do Block "defendendo o indefensavel", só recomendo cuidado lendo o block pq ele tem um foco muito forte dentro da economia e ignora certos aspectos eticos...
@@Fhoer valeu pela dica.👍
@@djlibertario7081 se tu gostar tem 3 volumes q o block fez, teve coisa que ele pisou na bola, como sempre, analise com base na etica e no estoppel
@@Fhoer olha,eu ainda não tive tempo de pegar nada sobre o que o Walter Block escreveu, mas tá na minha lista, me parece ter bastante coisa pra explorar nessa área, com certeza vou estar pesquisando em breve, quem sabe até escrevo alguma coisa.😉
Imagine o cenário:
Imagine que você trabalha numa loja de computadores, e chega um computador para fazer recuperação e backup, é assinado um termo de confidencialidade e privacidade. Você é técnico, e durante a reparação você sem intenção explícita, abre um dos vídeos pra backup e nele você encontra imagens de pedofilia sendo praticadas pelo dono da máquina entregue para recuperação e backup.
Denunciar quebrando a acordo de confidencialidade, tal vez perdendo a credibilidade dos clientes futuros?
Ou omitir-se, sendo consciente do crime e quem sabe acobertando algo pior?
Esse é parecido com o problema do bebê sozinho trancado num carro num dia muito quente. Uma pessoa que veja essa situação pode quebrar o vidro para libertar a criança. Isso não exime a pessoa de restituir a propriedade danificada (o vidro do carro) ao estado mais próximo do seu estado antes do dano.
No caso que você descreveu, eu, sendo o técnico, denunciaria quebrando o acordo de confidencialidade. Na prática, sabendo que isso pode ocorrer, colocaria no contrato essa situação (encontrar conteúdo moralmente reprovável) como causa para a quebra do mesmo.
Cara, isso é a vida de todo advogado criminal. A confidencialidade fala mais alto, porque sem ela o advogado dá adeus à sua fonte de renda.
Utilitarismo impera. O resultado é mais importante que os meios.
Fhoer, faz um vídeo sobre ameaça. Outro dia vi um tabacudo no facebook falando q numa sociedade libertária, não usar máscara (durante uma pandemia) seria considerado anti-ético
Teve o Hide no YT que quase fundamentou isso.
Um video desses tem que fazer varios outros pq tem muito detalhe pra ser expresso como a eminencia e o risco eminente.
@@Fhoer Ta explicado da onde esse cara tirou esse argumento
Simplesmente isso não é anti ético, infectar alguém intencionalmente pode ser anti ético, mas não sair sem máscara na rua.
Fala sobre o video do castanhari sobre facismo
Meh, se eu ao menos ganhasse 1 centavo pra cada besteira que um normie fala eu já seria mais rico que o fraga...
@@Fhoer kkkk, o ideias fecais gostou do video
Uma coisa que não entendo da propriedade intelectual é que a pessoa gasta o tempo dela para oferecer um produto como um cd... O cd em si pode ser replicado e tal segue a lógica, mas e o tempo da pessoa ? O tempo pelo menos pra mim é um dos maiores bens, se não o maior, do indivíduo. Alguém refuta ?
O CD em si é escasso, as informações contidas nele podem ser copiadas.
Não há nenhum dano causado ao criador do conteúdo.
Se o conteúdo do CD for algo valioso a pessoa pode criar um sigilo para que apenas pessoas de sua confiança tenham acesso e não possam replicá-lo, o CD pode inclusive se valorizar.
Fala da cidade privada do Akon em senegal.
Sou meio cético pra toda iniciativa que lide com cidades privadas.
Se eu criar um software e colocar na licença que a pessoa pode usar livremente mas se usar para algo comercial e ganhar dinheiro, terá que me dar 5%. Fere a ética caso eu fosse atrás das pessoas que usaram para algo comercial para me dar esses 5% e mais uma restituição por não ter declarado?
Se estiver na licença sim, como um contrato, mas se a pessoa copiar seu software linha por linha e não tiver um contrato com você não se pode cobrar nada.
é que eu tava discutindo com meus colegas de trabalho (empresa de software).
A microsoft basicamente pode fazer auditoria na minha empresa e ver se estamos usando algo pirata.
O problema é que eu acho impossível descobrir quem usou o software para algo comercial ou não a não ser que ela possa dar essa auditoria (que me parece uma invasão de propriedade) e dar uma investigada.
Numa sociedade libertária então não existiria esse tipo de contrato, uma vez que a cópia não seria crime
Olha o homi ai!
fhoer, faz um video sobre localismo
Futuramente, eu to querendo testar umas questões praticas pra ter mais insights, até agora ta indo tudo de boa, mas tenho que ver sobre questões institucionais que eu quero ter mais clareza até para conseguir explicar bem.
Saber é uma coisa, organizar o pensamento pra explicar é outra...
@@Fhoer consegue me explicar aqui nos comentarios entao? Fala so o basicao, nem precisa entrar em detalhes
tem um artigo do Botti que da uma explanada por cima.
Blz. Ja achei aqui.
No seu ponto de vista fake news seria crime?
Mentiras são anti éticas apenas sob contrato, se eu lhe vendo uma casa e não conto sobre os problemas é anti ético, agora sair na rua dizendo mentiras não é crime.
Fhoer, o que acontece no exemplo: Uma mulher envia um nude pra um cara e ele divulga esse nude na internet sem o consentimento dela. Como que criminaliza isso eticamente? Não dá e ela precisa simplesmente arcar com a consequência que assumiu ao enviar a foto?
Eu suponho que fosse algo paralelo a uma violação de contrato, se a mulher colocou como condições que aqueles nudes não poderiam ser divulgados, divulgá-los configuraria uma violação de acordo. Posso estar errado, mas essa é a minha visão.
Nao eh crime dentro da etica pq n existe direito de imagem, as mina vao ter q eh se cuidar e n manda nude pra qualquer um
Depende do contrato firmado. Se ela disse pra ele não mandar pra ninguém e ele aceitou a condição e depois quebrou o contrato, deve ressarcimento.
@@edu_hunk5199 Não faz sentido porque contrato é só referente a propriedade. Como propriedade intelectual não existe não dá pra argumentar que a mulher pode colocar regras em uma foto.
@@LuizGuilherme-zt3kd O problema é que dá pra complicar mais a situação. Ex: Um cara tira uma foto de uma mulher sem roupa sem o consentimento dela e divulga na internet. Como criminaliza isso? A mulher não tem direito de propriedade sobre a câmera do homem e nem sobre a foto tirada.
Fhoer, seria interessante um vídeo sobre o Catolicismo e o libertarianismo, o dono do canal Lobo Conservador parece que deixou de ser Ancap pois "sua religião não permite" (eu não vi direito o que ele disse)
Eu vejo que o catolicimo é incompativel com o anarcocapitalismo (de utilitarianismo ao libertarianismo)
O Kogos mesmo já defendeu imposto, instancia juridica final da igreja e que tudo é propriedade de deus e que tu pode agredir aos outros pelo "bem maior".
Os viewers dele parece ignorarem essas incoerencias, agora tão surpresos que ele ta mamando o bolsonaro.
Se tu quer CRISTIANISMO e ancapismo tem que acompanhar o Professor Xavier (Canal Teodidatas e canal direito sem juridiques)
Recomendo o canal mesmo eu sendo um agnostico, acho muito proveitoso o que ele tem a dizer e a forma que ele lida com o cristianismo é tambem muito agradavel
Eu virei ancap depois que me tornei ateu. Foi mais fácil o processo.
Fhoer, em que momento uma pessoa passa a ser autônoma a ponto de poder consentir em uma relação sexual? Existe algum evento objetivo, onde a criança se torna realmente responsável? Poderia me dizer oq achas?
Boa pergunta
Não vejo que tenha uma resposta aplicada de forma coletiva pq todo o individuo é diferente.
mesmo que tu coloque uma faixa etária (21 anos, por exemplo) é capaz que tenha gente que precise de mais tempo ou tem gente que precise de menos tempo, teriam que ser caracteristicas objetivas e uma avaliação de caso...
A forma que o estado "resolve" ao meu ver é tapar o sol com peneira pq nem todos em o mesmo desenvolvimento.
Isso é uma conversa que precisa de muito cuidado.
@@Fhoer É, eu acho que é caso a caso.
@@reductionadabsurdum8312 estive pensando nisso enquanto estava vendo o vídeo.
O fato de não haver uma lei pré estabelecida pode acabar resultando em muitos problemas
acho que 18 anos ta de boa, apesar de que eu com 18 era muuuiiiito imaturo kkkk
Em relação a Injúria, imputar um crime objetivamente a outros, seja com deep fake, ou afins, seria considerado uma violação de propriedade dado as externalidades desse problema?
fhoer, e se a gnt estivesse no ancapistão e surgisse um novo estado? existem algumas chances de acontecer... e o q fazer pra tentar previnir isso?
Ele poderia surgir de duas formas, eficiência superior a concorrência, se tornando uma empresa rica e com poder para impor um Estado, ou uma máfia que vai ganhando poder aos poucos, o segundo caso é quase impossível ao observar a eficiência policial em uma livre concorrência, o primeiro caso é parecido com o que acontece hoje, Microsoft, Apple, Google e Amazon são empresas gigantes por causa de suas eficiências, elas têm muito poder e podem implantar Estados, porém isso não vale a pena, correto? Um Estado seria boicotado e haveria diversas guerras cíveis dentro do território, a empresa ganharia muito mais lucros se fortalecendo pela eficiência e marca, e seria um ambiente mais estável e menos arriscado, logo impor um Estado seria burrice, e o mercado recompensa pessoas empreendedoras, boas no ramo dos negócios, o dono da empresa iria tomar decisões para crescer sua empresa e ter mais capital, mas caso ele implante esse Estado, ele corre um grande perigo, concorrência, ele teria que acabar com, a segurança, a educação e a justiça, então seria um árduo trabalho para doutrinar a população, e mesmo assim perderia sua eficiência, deixando de ser atrativo ao mercado, além de anti ético, até sua provável falência, seja por guerras ou falta de comércio.
Depois daquela treta com o xbox mil grau eu vi uma porrada de maluco falando "liberdade de expressão é uma coisa, piada racista é outra."
E eu tipo: ???????????
Não é atoa que temos estado, os malucos tão a solta fazendo a sociedade virar um hospicio.
é essa histeria coletiva que tras a tolerancia com o estado.
@@Fhoer veja os vídeos do cortes do flow com aqueles advogado... As pessoas não conseguem deixar de pensar na caixinha jurispositivista.
Faculdade de direito serve para formar zumbi defensor de estado hoje em dia, pelo menos na maioria das vezes
@@jonhjohn9529 No Flow Podcast daquele advogado eu vi um monte de gente criticando ele, ainda bem que não é todo mundo que é tapado da cabeça.
Foher, poderia me indicar um video/livro/artigo sobre pq quebra de contrato eh antietico? (Fazer um video sobre seria legal)
Livro do kinsella tb.
O fundamento é que tu não conseguiria negar os termos do contrato, então é passivel de ser cobrado.
digitalcommons.lmu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2028&context=llr
você poderia falar sobre espionagem industrial, não existe propriedade intelectual, então se alguém rouba um projeto e o torna publico, todos que tiverem acesso ao projeto podem reproduzir aquilo? visto que os terceiros não obtiveram a informação ilegalmente
Fhoer esse vídeo ficou muito foda! Parabéns pelo trabalho, sou te fã dms, queria ter tanto conhecimento quanto você hauahauahauhauaha
Incitação ao crime é crime pra você?
Só pra quem pode
kaiser na mão!
legal
Eu consegui convencer minha mulher da loucura de patentear idéias, remédios, etc. O difícil mesmo é falar de produção artística, porque na cabeça dela sempre copiar significa causar dano ao artista. Eu mesmo não sei muito bem o que é certo e errado. Tipo, se eu produzir um curso em vídeo, e alguém piratear, ele estaria violando o contrato comigo, né? E se um terceiro conseguir esse material. Ele nunca assinou tal contrato e está espalhando o meu conteúdo. O primeiro pirata responderia por esses danos?
Recomendo a leitura do livro que deixei na descrição.
Quanto a direitos contratuais de reprodução e imagem há o argumento que os termos de adesão feito por grandes empresas não tem validade pelo seu conluio ao evitar que concorrentes (com alternativas) surjam.
Eu não acho que incitação ao crime seja anti-etico, se eu mando alguem cometer um crime, quem tem que ser punido é a pessoa que cometeu o crime, mas o ato de falar não viola propriedade e nem se quer é uma ameaça
Deixo um questionamento simples pra vc:
Se eu pagar alguem pra te matar eu estou cometendo um crime?
Se ao invés de pagar eu só dou uma ordem?
@@Fhoer fhoer... Qual seria a pena para os dois casos que você citou?
O assassino poderia ter que pagar com a vida... Mas e aquele que mandou??
@@Fhoer 2° desculpe estar fazendo muita perguntas para você nesse vídeo kkkk
Mas vi uma discussão sua com o kogos sobre a punição para tentativa de assassinato... Qual você acha que deveria ser a pena?
@@Fhoer Se vc dar uma ordem sob ameaça de violência, sim é um crime, pelo motivo de coagir outra pessoa a fazer tal coisa, caso contrário essa "ordem" pode ser encarado como uma sujestão ou algo do tipo
Dúvida: pirataria(torrent por ex) não seria uma externalidade.
incitação ao crime é anti-ético? ou passível de pena?
tudo que é antiético é passível de pena, tu só consegue fazer um excludente de punibilidade com uma justificativa via estoppel, mostrando que a punição sobre aquilo não tem fundamento.
Exemplo: Salvar o suicida agredindo-o e ele te cobrar dinheiro por ter salvo (antietico, mas ele te cobrar manifesta uma preferencia em favor do que tu fez)
é que no video parece-me que apenas a incitação ao crime já é anti-etico, sem ter algo no concreto. dai lembrei da menina que foi presa nos EUA por incentivar o namorado a se suicidar. na tua opinião, é possível punir ela trazendo essa componente concreta dela ter participado? lembrando que ela falou com ele por telefone.
@@PlasmaForge Suicídio não é crime, é uma decisão que a pessoa toma e utiliza sua auto propriedade.
Cade o vídeo que eu to esperando????????
Cadê o vídeo da baguncinha
Vc pode falar sobre “ agressão verbal”. Existe um estudo que diz que falar certas palavras podem danificar psicologicamente. O que vc acha sobre isso?
Acho dificil provar e isolar a tentativa da pessoa buscar se sentir assim para obter compensação.
Se pode ser fundamentado com nexo causal de uma fala pra outra tu poderia cobrar algo em cima, mas é bem complicado fundamentar algo assim pela irreprodutibilidade do suposto fato gerador.
Acho que sobre traumas bem registrados é possivel analisar, mas isso teria que ter alguns exemplos pra melhor elucidar.
Nesse caso a fala talvez poderia criar uma externalidade, da mesma forma que gritar no ouvido de alguem causa danos a audição, só que danos ai são mais simples de quantificar...
@@Fhoer fhoer, a dúvida é meio besta;
Se eu der um tiro com uma arma (ou até mesmo escutar música muito alto dentro da minha casa) eu supostamente estaria danificando a audição de alguém. Como resolver?
Eu sou um tiro no cara que tentou me matar mas acabei "danificando/machucando" a audição daqueles que estavam em volta... Ele poderiam me processar?
@@jonhjohn9529 se a pessoa conseguir provar que o tiro afetou a audição dela, é sim passivel de restituição e reparação do dano fisico.
efeito placebo.
@@jonhjohn9529 Se você é o proprietário mais antigo da região e costuma ouvir música alta não é passível de restituição, já que as pessoas que foram morar a sua volta sabiam de seu costume e não poderiam reclamar sabendo que concordaram em viver ali com aquelas condições de sua propriedade.
Porque incitação ao crime é anti-ético?
Porque toda ação que tem um resultado tem algum peso ético. Você não pode disparar um tiro em alguém e dizer que não violou propriedade culpando o projétil.
Fiquei me perguntando, como um utilitarista ou consequencialista justificaria a existência dessa "propriedade autoral/intelectual" ?
O foco da da falta de ética deve ser sempre a violação de propriedade
faz um vídeo sobre oque é moral e oque é ética, é fácil confundir os dois, acredito que 60% das pessoas acham que é a mesma coisa, de modo que é bem fácil não entender oque esta sendo dito, você falar A e as pessoas entenderem B
Cadê a página fhoer
Mals eu achei desculpa dei uma de boomer ágora
@@leftzera Rachand, tudo certo meu bom.
sobre essa de invasão do pc eu nao entendi muito bem, o invasor nao tem contrato nenhum com a pessoa dona do pc, consegue derrubar os codigos , senhas ou criptografias que deixam os arquivos escassos entao acho que nao vai estar cometendo nenhum crime, nao sei se nao to pensando direito
Ele ta acessando as Coisas da "dona do PC" sem permissão. Isso é invasão de propriedade.
Ao invadir o PC o Hacker precisa alocar o Hardware pra utilizar o software.
A violação ta no hardware.
@@cqntrolfan8553 sim mas essas coisas não sãao propriedade esse e o ponto ! bom, pelo menos os arquivos digitais sem escassez
@@Fhoer hummm to raciocinando ainda a respeito, perai, cite um exemplo por favor, tipo ele vai estar usando o hd e a ram do cara é isso ?
@@e.r.m7362 O acesso aos arquivos não é justificado, pela violação do hardware é possivel criminalizar os hackers pela exposição dos arquivos devido a externalidade causada da ação.
Eles não tem como justificar terem acessado aquela informação a principio.
Mesmo que eles não vazem nada, hackear alguem sem permissão é antietico.
Poderia ter propriedade intelectual por meio de contratos?
Licenciamento é possivel, ou criar contratos de franquias pra utilizar de marca, iconografia e como produzir.
O ponto é: Tu não tem como impor sem ter contrato previo.
RUclips
Sim, só que caso sua PI acabe vazando não há o que fazer
Vídeo fodaaa
"video super curto"? para mim super curto é 3 minutos, conteudo simples e direto, "sem bom dia, meu nome é tal tal, hj minha cabrita morre" etc.., 9 min é um video normal
O Clazinho era acostumado com video de 1 hora ou mais...
10 minutos é curto.
3 minutos nem é video, é gif com som...
Fhoer nao sei se vc viu um video de uma empregada que caiu do 7 andar(algo assim) e a patroa filmou e não ajudou. Nesse caso é antiético? A empregada estava na janela limpando e escorregou e ficou pendurada pedindo ajuda e a patroa filmou ate ela cair. No caso a patroa não foi responsável pela empregada escorregar
Não vi esse video, dependendo do caso pode ser que ela possa ser responabilizada eticamente.
Acabei de ver o video, obrigado, estragou a noite...
Tem um argumento a ser feito que pode ser considerado: Levantar uma pessoa não é fácil, ela poderia cair junto se tentasse em favor (pq vi que foi condenada por omissão de socorro)
Mas isso é uma questão tecnica, pois mostra que não havia como prestar socorro...
Não haveria meios pra ter feito qualquer coisa, mas se é de responsabilidade do contratante a segurança ai é por negligencia.
A questão é complicada e a unica coisa que eu tenho pra analisar é o vídeo e não o resto...
Ser responsável pela empregada escorregar não, mas que a patroa foi no mínimo imoral, foi.
Em circunstâncias normais não, mas se houver alguma cláusula no contrato sobre isso...
6:58 Na ética libertária, incitar violência (incitação ao crime) seria anti-ético?
À primeira vista me parece que não, pois palavras não causam dano a propriedade alheia.
A pessoas poderiam boicotar quem exorta outros a causar dado a propriedade alheia ou a cometer uma fraude.
Que coincidência Fhoer. Eu tava escrevendo um artigo sobre propriedade intelectual. Tô finalizando ele, tem como eu te mandar pra dar uma revisada?
Manda pra esse email aqui, talvez pode ser postado no Ideal: oidealdaily@gmail.com
@@Fhoer beleza, valeu!
resolveu fazer vídeo didático uiii
A falta de tempo faz eu não perder tempo.
Antes fazendo varios videos curtos do que alguns longos.
Oi Fhoer poderia me esclarecer uma duvida? assim sabemos que a Ética se aplica a seres capazes de utilizar razão, certo? então os animais ficariam de fora, mas assim como é possível provar que animais não usam razão?
Ou seja, o Xbox Mil Grau e o Capim não são criminosos e o PC Siqueira e o amigo dele não são criminosos, apenas a mãe da criança cometeu um crime.
O caso do Xbox mil grau é bem simples: liberdade de expressão. Foi babaca? Foi! Quer boicotar? Blz, só não venha dizer que ele cometeu crime por falar algo.
O caso do PC eu simplesmente não sei te dizer na visão libertária
O caso do PC eu ainda to analisando o que aconteceu. Eu quero estabelecer antes as questões criminais gerais pra falar do caso, vi que tem um monte de liberotário acusando qualquer um que tem uma visão mais séria de p3d0filo ou simpatizante de p3d0filo.
Opa, Fhoer, tudo bem!? Poderia me esclarecer sobre a questão da defesa de terceiros? A dúvida está se é ético presenciar a violação de propriedade de outrem e não agir de maneira a cessá-la, se possível - em caso de impossibilidade, gostaria também de saber se deve ser feito algo.
Se tiver algum artigo, vídeo ou até mesmo indicação literária seria de grande ajuda. Abraço!
Tu pode utilizar o estoppel pra um excludente de punibilidade da tua parte, tem certos casos que tu agride e tu pode fazer o mesmo pra passar a pena para quem te forçou a agredir.
Um exemplo: Eu invado um patio pra salvar um senhor tendo um ataque cardiaco.
Eu cometi uma agressão ao invadir, mas se ele tentar me punir por ter salvo ele ele cai em contradição pq ele estaria manifestando preferencia em morrer, ai não tem o porque ele ganhar nada (tirando danos não relacionados à salva-lo).
Queria dizer nada mas que tá gatinho tá
S I M P
Ele é bonito mas tem o pé gelado
@@DaleSofista Pé é pra troca de calor do corpo, tem que deixar o pé pra fora da coberta quando dorme ou tu sobreaquece no sono...
@@Fhoer sim, exatamente, como eu sabia que tu tinha esse conhecimento, deduzi que tens o pé gelado. Quem pensou outra coisa se enganou
@@DaleSofista hahahahahahah
E a suposição de que você está fazendo uma ação que não seja anti-ética mas que esteja ligada quase diretamente a uma ação anti-ética? Por exemplo, você falar que agredir minorias é uma coisa saudável. Sei lá, na frente de milhões de pessoas, convocar uma revolta. Você não tá diretamente agredindo alguém, mas você está fazendo algo que você sabe que vai agredir alguém. Só a pessoa que agrediu deve ser punida ou quem incentivou elas a agredir também? Isso conta como um contrato implícito?
Se sim, e se a pessoa não necessariamente falar para um público e só falar opiniões muito racistas que em sempre vão se ligar a uma ação anti-ética? Dá pra medir isso objetivamente? Se você se aprofundar no raciocínio de que racismo é bom sempre vai cair em "Então, temos que eliminar as outras raças, já que são ruins"
A incitação ao crime é uma violação ética da mesma forma que um oficial do ordenando o fuzilamento de um inocente.
E o porto indo no flow kkkk
Fhoer eu tenho propriedade sobre a parte aérea da minha propriedade? Ou um avião pode passar voando?
Só te seu se apropriou, uma companhia aerea pode ter certas restrições caso gere externalidades, mas não seria a tua propriedade pois tu não se apropriou disso.
E no caso de uma terceira pessoa possuir uma informação que foi fruto de uma violação de propriedade, como no caso de um fotógrafo que invade a casa de um famoso pra tirar uma foto, eu ter essa foto é justificável?
Tu pode ter essa foto, agora, as externalidades causadas sobre isso são colocadas sobre o invasor.
@@Fhoer entendi, obrigado!
faala fhoer
Se um paparazzi conseguiu uma imagem de forma ilegal.
Eu que não tenha nada com isso consegui essa foto e divulguei.
Eu também posso ser punido ou só o paparazzi que tirou a foto original?
Considerando que tu não está ligado ao crime, só o paparazzi, o resto é externalidade causada por ele.
é vdd msm...
onde eu acho livros pra saber mais sobre essa etica libertaria?
a disseminação de fotos no privado de um app, (explicitamente nuds), seria antiético?
Depende do contrato de uso do app e a forma que conseguiu as imagens, se a pessoa simplesmente te enviou a nude e é permitido pela empresa não é anti ético você compartilhar, agora se você invadir algum servidor ou invadir o celular da pessoa e compartilhar as fotos é anti ético, não pelo fato de ter as informações e sim pelo meio que conseguiu elas.
as aspas já dizem tudo
E quanto a conteúdos de pedofilia?
Pessoas com pornografia infantil, compartilhando-a.
Seja os casos d obtida com alguém q recebeu d um amigo pervertido, ou de alguém q gravou, forçando a criança, e compartilhou
????
No proprio video já tem a resposta nesse.
Eu separei os videos pra não ter que lidar com argumento emocional e pessoas me acusando de qualquer merda por serem abostadas.
isso já prepara pro pessoal entender onde ta o problema desse crime, ai eu posso lidar com a questão moral melhor
Ai o video depois desse vai ser falar sobre estruturas morais e o que eu vejo que tem que ser cuidado...
Se não existe propriedade intelectual, então um site não é propridade? Eu posso dizer o que deve ou não ser colocado em um site? Por que seria antiético colocar algo que não é propriedade nele? Você acabou de dizer que seria antiético se acontecesse violação de propriedade privada. O software que está sendo invadido para roubo de informação é propriedade privada?
Um site é escasso, mas uma ideia não.
O software não, mas o hardware é sim propriedade, você pode ser dono do seu site, mas não de seu formato ou ideia, eu posso ter um site exatamente igual ao seu. Seu site pode haver coisas anti éticas, tipo contratar assassinos.
@@nasfoda_gamerbrbigproducti5375 então vc tá me falando que o software não é propriedade? Logo, posso hackear sem nenhum problema? Posso invadir o software do seu computador? Ninguém disse nada sobre hardware, posso muito bem invadir um software sem encostar um dedo no hardware. Também não estava falando da ideia de um site, vc distorceu. Estava falando do site em si.
@@fmathias_4530 não respondeu minhas perguntas e falou besteira. Um site não é escasso, não existe um limite para a multiplicação de qualquer coisa virtual. Esse é um dos princípios básicos da ciência da computação. É possível copiar e multiplicar um site infinitas vezes.
@@gustavocavalcante8433 se vc hacker um site/sotfware, vc estará invadindo uma propriedade privada (onde os arquivos do site estão armazenados, como um HD, por exemplo). n tem como vc hackear um software sem ele está conectado à rede. mas vc pode criar um outro site ou software idêntico ao de outra pessoa, isso não seria anti-etico.
Pow, o Porto te bloqueou em tudo? Se todos trabalhassem juntos e esquecessem um pouco as diferenças o libertarianismo cresceria mais rápido.
FHOER EU NAO CONSIGO ENTRAR NO SEU DISCORD POR CAUSA DO NUMERO QUE TÁ EM NUMERO DE TELEFONE EM OUTRO PAÍS E NAO DÁ MUDAR
Discord ta fechado, não é teu telefone.
Eu estou pensando em reabri-lo
Fhoer, eu sugiro que tu defina oq é propriedade intelectual antes de apresentar teus argumentos no vídeo contra a existência dela. Uma definição bem rápida no início do vídeo já seria suficiente pra deixar o vídeo bem mais esclarecedor.
Edit: Ou pelo menos oq seria ela na concepção de quem acredita que ela existe.
Eu deixei um livro bem curto na descrição, eu espero que libertários já saibam o que é...
@@Fhoer Acredito que parte do teu público não é libertário e não conhece as definições libertárias, além disso tbm tem as pessoas novas no teu canal. Mas digo isso só como uma sugestão msm pra enriquecer teu conteúdo ainda mais.
O meu ponto é que a definição de propriedade na tua visão libertária é diferente da definição que se tem em outras visões, aí quando tu vai atacar algo como propriedade intelectual, parece que tu tá batendo num espantalho criado por ti, visto que tu não define propriedade intelectual e nem propriedade. Pra se chegar numa síntese no teu vídeo é preciso tu mostre uma tese e venha com a antítese, se não existe essa dialética, não tem como se chagar a nenhuma síntese no teu vídeo, ou seja, não tás refutando nada com ele e nem chegando a conclusão nenhuma. Como o propósito do teu vídeo ao meu ver é refutar a ideia de propriedade intelectual, se tu não chegar a nenhuma síntese a respeito do teu propósito no final do vídeo, todo o vídeo se torna uma perda de tempo.
@@caiovillela778 Acho que uma boa definição para PI é, ideia, posta em prática ou não, que pode ser copiada e não é escassa.
uma invasão hacker em um celular é anti-etico??? me parece estranho
Vc esta usando um meio não escasso pra acessar um local não escasso. Não existe propriedade de um "territorio" digital
Tu está alocando o hardware do celular pra acessar o software.
Um programa de computador não roda no ether, tem que ser feito pelo hardware.
Todo software é uma alteração do estado do hardware. Por isso não há problema você fazer ctrl C + ctrl V quando o hardware cujo estado está sendo alterado ê seu.
@@Fhoerfaz sentido.
é que me parecia meio abstrato....tipo um cara ter um poder da mente e ler as informações no cérebro de alguem
Existem impulsos elétricos e alteração física do hardware.
Fhoer, então o caso do intercept é um crime?
Tem que ter meme pesado sim fds
Rapaz, se candidata a deputado.
kkkkkkkkk
Tu parece o rei Eduardo da série The Last Kingdom.
Como consigo acessar a faternidade hoppeana no discord? Não consegui achar algum link q funciona nos vídeos antigos. O discord está fechado ou aconteceu alguma coisa?
Acho que ele fechou, tinha uma época que começaram a dar raid no server, e parece que teve uns outros problemas do tipo.
Ficaram dando raid e eu fechei o server por não ter tempo de administrar, eu to conversando com uma galera pra ver se tercerizo a gestão, mas nada ainda fundamentado...
Microfone tá zoado
Scan, porque é foda comprar livros de libertarianismo, geralmente, esse ai por exemplo tem 61 paginas, é mais um livreto, um artigo...
Procura a o drive da biblioteca libertaria, lá tem muito conteúdo grátis.
No site do instituto mises tem o pdf gratuito.
@@reductionadabsurdum8312Você é um amigo, amigo.