Eu imagino que a qualidade dos alimentos que consumimos hoje em dia não é nada saudável, visto que um herbicida permanece por tantos anos no leite e nas fezes dos animais que se alimentaram de um capim tratado com ele. Imaginem os resíduos que são carreados para o lençol freático. A tecnologia é importante, mas deve ser usada com responsabilidade. Parabéns Paulo pelo trabalho prestado.
Um tema muito importante que só vi o senhor falar. Parabéns. Faz um vídeo sobre a orientação do plantio em fileira dupla em terreno onde há inclinação, levando em conta o sol, que pode queimar a palma. Vi em uma live mas não entendi bem, agradeço muito se o senhor puder explicar melhor.
Excelente conteúdo professor! Deixa seu email, whatsapp ou suas redes sociais para quem sabe uma consultoria de quem tenha interesse para sua propriedade professor.
Áreas onde foram manejadas com herbicida principalmente o 2,4D, em anos passados provavelmente terao essa mesma caracteristica residual . Entao em propriedades que controlam com esses produtos terão grande possibilidade de insucessos ?
Parabenizar o nosso amigo Paulo pelas informações q tem passado aos produtores Esse risco só tem com herbicidas ou com alguns tipos de de rações ou suplementos fornecidos aos animais? De Cansanção - BA
Cara Dalete, Bom Dia! O risco de contaminação do esterco que resulta na perda de rendimento ou, até mesmo, na morte da Palma é com herbicidas à base de PICLORAN e 2,4-D quando aplicados nas pastagens, beleza? Um forte abraço.
Boa noite Dr Paulo Ficou bem claro o que foi colocado no vídeo. Mas, no caso de animais que compramos na feira nem sempre conseguimos saber se esses animais se alimentaram em pasto contaminado como foi colocado. O quê fazer em um cenário desse professor?
Caro Amigo, Boa Noite! Nesse caso, sugiro que, ao adquirir os animais, isole-os em um lugar separado por uns dias para que possam liberar todo o esterco proveniente da pastagem contaminada que haviam consumido. Depois disso, é só alimenta-los normalmente com o pasto livre dos contaminantes. A partir daí, pode utilizar o esterco deles à vontade. Um forte abraço.
Amigo Gustavo, Boa Noite! Mande o material coletado para as Universidades e/ou Instituições de pesquisa. Certamente eles resolverão essa questão. Um forte abraço.
Professor na opiniao do senho ainda vala a pena plantar palma gigante ? Aqui tô tendo dificuldades pra achar outras variedades moro na Ba e aqui nao tem cochonilha do carmin
Caro Daniel, Bom Dia! Na Bahia, a Cochonilha Silvestre ou Falsa Cochonilha do Carmim, já se faz presente desde 2017 e está dizimando todos os palmais cultivados com espécies vulneráveis. Eu sugiro que você substitua a palma gigante por qualquer espécie de palma que seja resistente. As mais indicadas para você são as palmas doces (Miúda, Mão de Moça etc). A chegada da Cochonilha Silvestre na sua região, com certeza, é só uma questão de tempo e, se você estiver preparado para a chegada dela, ótimo! Se não... É bronca!!! Um forte abraço.
Caro Mirafran, Boa Noite! Daça o que o pessoal que cultiva o milho tem o costume de fazer, use ATRAZINA! Ela só irá controlar o mato de folha larga em pré emergência, beleza? Um forte abraço.
Cara Geisa, Bom Dia! A depender do tempo em que o terreno foi tratado, sim. Há relatos de até 15 anos de poder residual. Tome muito cuidado com isso. Faça um pequeno teste plantando apenas alguns pés de palma na área que foi tratada. Quando eles começarem a brotar, fique atenta ao formato dos brotos. Se eles estiverem pontudos, com formato de lança, o terreno ainda está contaminado e você não deve plantar na área porque a palma não irá se desenvolver podendo, até mesmo, morrer, ok? Um forte abraço.
Parabéns pela iniciativa Paulo! Jesus te abençoe! Mas queria tirar uma dúvida: existe algum herbicida para pastagens (controle de folha larga) que eu posso usar que não vai dar problema se eu utilizar o esterco dos animais alimentados com essa pastagem? Mão de obra tá cada vez mais escassa no meio rural ...
Amigo João, Boa Noite! Muita gente tem me feito essa mesma pergunta. Use a ATRAZINA na mesma concentração que se usa nos herbicidas tradicionais para pastagem (Tordon, Manejo, Padron, Tucson, 2,4-D etc) Apesar de ser um herbicida de pré emergência, com a concentração mais elevada, a ATRAZINA atua bem em folhas largas em pós emergência, sobretudo, se for em pós emergência inicial (Plantas com até 2 pares de folhas). Faça a aplicação localizada no mato indesejável, beleza? Um forte abraço.
@@palmasparaosemiarido Boa tarde! Dr Paulo, a Atrazina não causa fitotoxidade na pastagem não? Ou é irrelevante, pergunto por não saber mesmo, não em forma de contestação, pois li na bula que ela é para milho. Se não tiver problema, vou utilizar! Abraços!
@@gilhendrikcostadesiqueira5529 Amigo Gilhendrik! Isso mesmo, a ATRAZINA é para controlar as folhas largas que estão no meio da sua pastagem. Um forte abraço.
Sem problemas, Amigo Ivan. Evite deixá-lo encostar no pé da planta. Coloque-o bem espalhadinho no meio das ruas. As suas palmas irmão adorar! Um forte abraço.
Caro Lenildo, Boa Noite! Para se conseguir a certificação de leite orgânico os critérios adotados são muitos. Certamente você terá que se adequar ao sistema imposto. Com resíduo de herbicidas a certificação de leite orgânico torna-se praticamente impossível. Um forte abraço.
Caro Amintas, Boa Noite! Como tudo na nossa alimentação, precisamos tomar cuidados com a procedência dos nossos alimentos. Para isso é que servem os órgãos regulamentadores. Um forte abraço.
Senhor,Dr.Paulo Suassuna q prazer te ouvir joao interior de sao paulo
Parabéns meu amigo Paulo
Parabéns e muito obrigado pela informação
👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
OBRIGADO SENHOR PAULO, VENENO É SEMPRE VENENO!
VAMOS DE ORGÂNICOS , SENHOR PAULO , MARCELO DE PORTO FERREIRA SP 🙏🏻👍
sensacional meu amigo!
Eu imagino que a qualidade dos alimentos que consumimos hoje em dia não é nada saudável, visto que um herbicida permanece por tantos anos no leite e nas fezes dos animais que se alimentaram de um capim tratado com ele.
Imaginem os resíduos que são carreados para o lençol freático.
A tecnologia é importante, mas deve ser usada com responsabilidade.
Parabéns Paulo pelo trabalho prestado.
ORIENTAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA, PROFESSOR PAULO SUASSUNA. MUITO OBRIGADO.
Major seus vídeos são perfeitos parabéns 👏👏👏
Graças a Deus q o senhor trás esses ensinamentos pra gente pois eu não sabia q adubo com resíduo de veneno atrasava a palma desse geito,muito obrigado
bom dia amigo Paulo sempre um prazer fazer parte desse ganal. Graças a Deus tô plantando corretamente. Muito obrigado pelo seu trabalho
Parabéns professor Paulo, cada vídeo uma grande aula.
Horaldo
Mais uma aula obrigado
Suas dicas são valiosos.
Importante saber a origem do esterco .👍obg
Um tema muito importante que só vi o senhor falar. Parabéns. Faz um vídeo sobre a orientação do plantio em fileira dupla em terreno onde há inclinação, levando em conta o sol, que pode queimar a palma. Vi em uma live mas não entendi bem, agradeço muito se o senhor puder explicar melhor.
Ótima aula.
A palma é o ouro verde do sertão e do criador
Excelente conteúdo professor!
Deixa seu email, whatsapp ou suas redes sociais para quem sabe uma consultoria de quem tenha interesse para sua propriedade professor.
O paulo você podia fazer mais lives pra falar sobre a palma!
Áreas onde foram manejadas com herbicida principalmente o 2,4D, em anos passados provavelmente terao essa mesma caracteristica residual . Entao em propriedades que controlam com esses produtos terão grande possibilidade de insucessos ?
Parabenizar o nosso amigo Paulo pelas informações q tem passado aos produtores
Esse risco só tem com herbicidas ou com alguns tipos de de rações ou suplementos fornecidos aos animais?
De Cansanção - BA
Cara Dalete,
Bom Dia!
O risco de contaminação do esterco que resulta na perda de rendimento ou, até mesmo, na morte da Palma é com herbicidas à base de PICLORAN e 2,4-D quando aplicados nas pastagens, beleza?
Um forte abraço.
Boa noite Dr Paulo
Ficou bem claro o que foi colocado no vídeo.
Mas, no caso de animais que compramos na feira nem sempre conseguimos saber se esses animais se alimentaram em pasto contaminado como foi colocado.
O quê fazer em um cenário desse professor?
Caro Amigo,
Boa Noite!
Nesse caso, sugiro que, ao adquirir os animais, isole-os em um lugar separado por uns dias para que possam liberar todo o esterco proveniente da pastagem contaminada que haviam consumido. Depois disso, é só alimenta-los normalmente com o pasto livre dos contaminantes. A partir daí, pode utilizar o esterco deles à vontade.
Um forte abraço.
Obrigado
Um forte abraço @@palmasparaosemiarido
Doutor Paulo, qual teste de laboratório que acusa a presença desses herbicidas ?
Amigo Gustavo,
Boa Noite!
Mande o material coletado para as Universidades e/ou Instituições de pesquisa. Certamente eles resolverão essa questão.
Um forte abraço.
Professor na opiniao do senho ainda vala a pena plantar palma gigante ? Aqui tô tendo dificuldades pra achar outras variedades moro na Ba e aqui nao tem cochonilha do carmin
Caro Daniel,
Bom Dia!
Na Bahia, a Cochonilha Silvestre ou Falsa Cochonilha do Carmim, já se faz presente desde 2017 e está dizimando todos os palmais cultivados com espécies vulneráveis. Eu sugiro que você substitua a palma gigante por qualquer espécie de palma que seja resistente. As mais indicadas para você são as palmas doces (Miúda, Mão de Moça etc). A chegada da Cochonilha Silvestre na sua região, com certeza, é só uma questão de tempo e, se você estiver preparado para a chegada dela, ótimo! Se não...
É bronca!!!
Um forte abraço.
@@palmasparaosemiarido obrigado pela orientacao professor ! Vou plantar so da miuda nem que seja mil metros
Mestre Paulo se não posso usar o 2,4D no controle da folha larga, qual herbicida posso usar para fazer esse controle sem prejudicar o capim?
Caro Mirafran,
Boa Noite!
Daça o que o pessoal que cultiva o milho tem o costume de fazer, use ATRAZINA!
Ela só irá controlar o mato de folha larga em pré emergência, beleza?
Um forte abraço.
E se eu plantar em terreno que foi tratado, fica o resíduo no solo?
Cara Geisa,
Bom Dia!
A depender do tempo em que o terreno foi tratado, sim. Há relatos de até 15 anos de poder residual. Tome muito cuidado com isso. Faça um pequeno teste plantando apenas alguns pés de palma na área que foi tratada. Quando eles começarem a brotar, fique atenta ao formato dos brotos. Se eles estiverem pontudos, com formato de lança, o terreno ainda está contaminado e você não deve plantar na área porque a palma não irá se desenvolver podendo, até mesmo, morrer, ok?
Um forte abraço.
Parabéns pela iniciativa Paulo! Jesus te abençoe! Mas queria tirar uma dúvida: existe algum herbicida para pastagens (controle de folha larga) que eu posso usar que não vai dar problema se eu utilizar o esterco dos animais alimentados com essa pastagem? Mão de obra tá cada vez mais escassa no meio rural ...
Amigo João,
Boa Noite!
Muita gente tem me feito essa mesma pergunta. Use a ATRAZINA na mesma concentração que se usa nos herbicidas tradicionais para pastagem (Tordon, Manejo, Padron, Tucson, 2,4-D etc) Apesar de ser um herbicida de pré emergência, com a concentração mais elevada, a ATRAZINA atua bem em folhas largas em pós emergência, sobretudo, se for em pós emergência inicial (Plantas com até 2 pares de folhas). Faça a aplicação localizada no mato indesejável, beleza?
Um forte abraço.
@@palmasparaosemiarido Boa tarde! Dr Paulo, a Atrazina não causa fitotoxidade na pastagem não? Ou é irrelevante, pergunto por não saber mesmo, não em forma de contestação, pois li na bula que ela é para milho. Se não tiver problema, vou utilizar! Abraços!
@@gilhendrikcostadesiqueira5529
Amigo Gilhendrik! Isso mesmo, a ATRAZINA é para controlar as folhas largas que estão no meio da sua pastagem.
Um forte abraço.
Boa noite sr Paulo, podemos colocar esterco (não curtido ) em palma de dois anos?
Sem problemas, Amigo Ivan.
Evite deixá-lo encostar no pé da planta. Coloque-o bem espalhadinho no meio das ruas. As suas palmas irmão adorar!
Um forte abraço.
@@palmasparaosemiarido muito obrigado pela atenção 🤝
Professor, o 2,4D puro o U46 sem picloram também contamina a palma?
Com certeza, Amigo Wagner.
Não o use, ok?
Forte abraço.
Quem utilizou esses herbicidas e quiser entra na produção de leite orgânico pode ficar muito tempo sem poder tirar o certificado de orgânico?
Caro Lenildo,
Boa Noite!
Para se conseguir a certificação de leite orgânico os critérios adotados são muitos. Certamente você terá que se adequar ao sistema imposto. Com resíduo de herbicidas a certificação de leite orgânico torna-se praticamente impossível.
Um forte abraço.
@@palmasparaosemiarido Obrigado!
Ps. O nosso Like é o 154 e ninguem toma !!!
Paulo e esse leite é ruim pro consumo humano
Caro Amintas,
Boa Noite!
Como tudo na nossa alimentação, precisamos tomar cuidados com a procedência dos nossos alimentos. Para isso é que servem os órgãos regulamentadores.
Um forte abraço.