Obrigada por este vídeo , eu como vivi na Suíça no cantão de Neuchâtel , estou completamente de acordo com o que disse. Mesmo que se trabalha nas limpezas ,os patrões reconhecem muito o nosso trabalho, e sim pudemos ter um bom nível de vida, apesar do que muitas pessoas em Portugal pensam ! Vim embora da Suíça á 20 anos ,mas tenho aí 2 filhas e netos ... quantas vezes me arrependo de ter voltado para Portugal , mas agora é muito tarde para voltar atrás ... Um grande abraço e tudo de bom no futuro . Bom Ano!😊
Olá Lúcia. Obrigado eu pelo seu comentário elogioso. É exactamente como diz: apesar do custo de vida elevado, consegue-se ter um nível de vida agradável em qualquer tipo de trabalho. Tudo de bom também para si e um bom ano!
Muito obrigado por assistir. A maioria da Suíça fala alemão, por isso, já pode começar a tentar. Se aprender francês fica a poder trabalhar na quase totalidade do território, o que é óptimo. Parabéns!
Adorei o vídeo e o conteúdo! Estou em processo de validação do meu diploma de enfermeiro na Suíça. Mas ainda não tenho emprego em vista! Existe algum site que recomenda vagas pra enfermeiros procurarem emprego aí?
Vídeo muito esclarecedor! Terminei recentemente a licenciatura e estou a ponderar trabalhar na Suiça. Aconselha iniciar carreira no país? Muito obrigada!
Olá Bruna. Obrigado pelo seu comentário. É uma possibilidade. Não vejo nenhuma razão pela qual não possa fazê-lo. Além disso, é melhor começar directamente na Suíça do que esperar meses em Portugal para ter um lugar conveniente.
Olá! Gostei muito do vídeo, obrigada por todas as informações importantes que foram faladas. Tenho só uma questão.. no início do vídeo mencionas que com o tempo adquiriste algumas técnicas para poupar em viagem uma vez que vens a Portugal com frequência. Poderias partilhar algumas? Tenho muita vontade de trabalhar na Suíça mas queria minimizar os efeito da distância com a minha família. Obrigada 😊
O principal é comprar os bilhetes com antecedência. Se possível, agrupar os turnos e comprar voos nos dias menos procurados por quem trabalha "das nove às cinco". Talvez um dia faça um vídeo sobre isso😜.
Parabéns pelo vídeo! Conheces alguma agência cá em Portugal que faz esse trabalho com profissionais da área de saúde que desejam trabalhar na Suíça francesa?
Estou começando a pesquisar sobre trabalhar na Suiça, falo pouco Italiano e queria aprender o Italiano avançado e então ir morar em uma região que fala. Você saberia dizer se tem carência de enfermeiros nas áreas que falam italiano?
Olá! Desde já grata pela iniciativa. Tenho uma questão: como recém licenciada desejava iniciar a minha carreira na Suíça. A minha área de eleição é doente crítico. Acha realista a ideia de conseguir iniciar a minha carreira em UCI na Suíça ? Grata
Acho que é realista. Deverá seguir os trâmites que são algo morosos e conhecer bem uma das línguas oficiais. De resto, tudo é possível e há muita necessidade.
Bom dia Fernando Eu assisti o seu vídeo muito bom. Sou enfermeira há 23 anos minha formação é no Brasil. Tenho cidadania italiana e moro em Milão a dois anos e trabalho aqui em Milão com. Estou validando o meu diploma de enfermagem aqui na Itália ( enviei todas as documentações para Roma em 2022 e ainda estou aguardando a validação),mas tenho interesse em trabalhar na Suiça. Na sua opinião eu devo fazer a inscrição na Cruz vermelha com os documentos do Brasil ou aguardo a validação do meu diploma na Italia ? Obrigada
boa tarde, muito obrigada pelo vídeo , para um recém-licenciado vale a pena procurar trabalho estando em Portugal ou ir diretamente a Suiça e procurar já estando lá?posso começar a trabalhar logo como enfermeira com o diploma portugues ou devo fazer as equivalencias primeiro e quanto tempo demoram as equivalencias e o qual é o custo para fazer?é habitual enfermeiros fazerem horas extras e fazerem também o trabalho de auxiliares como mudar fraldas, dar banhos aos utentes?é possível alugar casa estando ainda em Portugal e é muito difícil arrendar no geral?muito obrigada desde já
Antes de mais, muito obrigado pelo comentário. A primeira questão prende-se mais com a decisão pessoal final. Se o objectivo for mesmo ir para a Suíça há duas formas: recorrer a empresas de recrutamento ainda em Portugal ou candidatar-se directamente. Esta última fica facilitada estando já em território helvético. O reconhecimento do meu diploma demorou cerca de três meses e custou cerca de 600 CHF. O meu hospital integrou-me ainda antes deste processo estar concluído, pelo que depende da instituição, mas há a possibilidade de trabalhar sem ainda ter o reconhecimento do diploma pela Croix Rouge. Não são necessárias equivalências académicas. Há enfermeiros que fazem horas extra dentro do horário previsto. Estas são descontadas nos meses subsequentes ou pagas, em acordo mútuo. A higiene aos doentes e a muda das fraldas não é trabalho de auxiliar. Há aí um equívoco. Embora em Portugal haja serviços onde sejam apenas auxiliares a cumprir estas tarefas, a responsabilidade é do enfermeiro. No caso dos Cuidados Intensivos, por exemplo, um enfermeiro tem de estar sempre presente. Na Suíça depende dos serviços, mas é comum os enfermeiros estarem sempre presentes dado o rácio enfermeiro/doente ser mais agradável. Há também a possibilidade de ter de participar na higienização de algumas superfícies que são consideradas da responsabilidade do enfermeiro. Arrendar casa não é muito difícil, mas é caro. Estando em Portugal torna-se mais difícil e continua caro, pelo que aconselharia a fazê-lo já estando na Suíça. Aqui, a ajuda de alguém próximo pode ser determinante. Espero ter ajudado. Um abraço
Olá, preciso de uma informação para um trabalho para a faculdade, poderia me responder qual é a entidade que regulamenta a enfermagem na suíça? Por exemplo no Brasil seria o Coren
Aqui na Suíça é a Croix Rouge que valida os diplomas estrangeiros. Além disso, algumas instituições têm intervenção em questões específicas, como a dotação dos serviços: a SSMI, por exemplo, no caso dos Cuidados Intensivos. Há ainda diferenças de cantão para cantão.
Ótimo vídeo. Parabéns pelo conteúdo e obrigado por compartilhar. Gostaria de saber se há possibilidade de iniciar o processo junto a Cruz vermelha sem o contrato de trabalho e sem o certificado de proficiência do idioma para o cantão Francês ou Almão. Cumprimentos,
Obrigado, Ricardo. Sem o certificado de um dos idiomas oficiais o processo fica pendente. No caso do contrato de trabalho não há objecção e o processo pode ser finalizado.
Fernando, é com tristeza que assisto o teu vídeo. A Suíça é tão pequena quanto Portugal e os enfermeiros suíços não precisam emigrar para exercer as suas profissões. Por que será? A resposta está nos políticos e na mentalidade das elites dominantes. Também sou emigrante, tenho a 4 classe mas o espírito é o mesmo: procurar o sustento no estrangeiro e, na velhice trazer a reforma para Portugal. É isso que o governo quer, as divisas.
Olá! Muito obrigada pelo vídeo! Bem esclarecedor. Estou com uma dúvida a cerca do certificado da Swiss Red Cross, para conseguires ter o certificado precisas já ter o permis de trabalho?
Olá Paula. Normalmente, não, mas pode depender do país de origem do candidato. Eu fi-lo quando já estava a viver na Suíça, porque o meu hospital tinha pressa no meu recrutamento e assim mo permitiu, mas há quem chegue à Suíça já com o reconhecimento do diploma feito pela Croix Rouge. Obrigado pela tua mensagem.
Olá Werika. Obrigado pelo seu comentário. Existe uma formação de ASSC (Aide en Soins et Santé Communautaire) que pode assemelhar-se ao Técnico de Enfermagem, mas desconheço o processo de equivalências. Quanto aos Assistentes Sociais não tenho nenhuma informação, pois está algo distante da minha área de competências.
Existem alguns, embora não conheça a situação de cada um. É uma questão de seguir o procedimento. Se a Cruz Vermelha der equivalência ao diploma a porta fica aberta! Obrigado por assistir.
Olá! Não há qualquer restrição de idade. O reconhecimento do diploma deve ser efectuado junto da Croix Rouge. Essa é a parte mais difícil para quem tem diplomas de fora da Europa.
Obrigada por este excelente vídeo! Gostaria de saber se os hospitais do cantão de Genebra reconhecem experiência no Reino Unido. E, se também existe os "bancos de turnos" associado a uma plataforma online do hospital, com marcação prévia, em qualquer serviço e a um preço/hora mais elevado. Além disso, se existe o "trabalho por agência", frequente no UK, onde estamos associados apenas a uma empresa que oferece os seus serviços de Enfermagem aos hospitais que sinalizem necessidade. Por fim, a Alliance Française continua a ser uma das escolas certificadas? Muito obrigada!
Olá Beatriz! Obrigado pelas perguntas. O reconhecimento do diploma é feito pela Croix Rouge, o reconhecimento da experiência é feito por cada hospital através de declaração de tempo de trabalho traduzida em francês. A menos que seja algo difícil de provar oficialmente (como alguém que faz domicílios por conta própria) tudo acaba por ser reconhecido. Existem empresas que fornecem os hospitais com enfermeiros “intérimaires”, ou seja, enfermeiros que fazem turnos onde lhes for proposto sem estarem ligados contratualmente a nenhum hospital. Existem ainda enfermeiros do pool. São enfermeiros com contrato, pagos à hora, mas que apenas fazem os turnos para os quais são chamados ou para os quais têm disponibilidade. Estes contratos podem ser acumulados em várias instituições. Por último, a Alliance Française é a escola que aconselharia para emitir diplomas e certificados de língua. Há uns anos aceitavam outras escolas locais, mas agora têm sido mais restritos. Fui esclarecedor? Espero que sim. Cumprimentos!
Este vídeo foi bastante esclarecedor! Muito obrigado! Acha que vale a pena emigrar para a Suíça neste momento? Sou enfermeira à 5 anos a trabalhar em contexto hospitalar (cirurgia e medicina), tendo já passado por inúmeras áreas em contexto de part-time e estava a pensar em emigrar. Contudo tenho algum receio de arriscar e depois não valer a pena.. Encontro-me a terminar um mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, mas não sei se será uma mais valia na Suíça. Muito obrigado.
Olá Joana. Será sempre uma questão pessoal. A resposta estará no que pretender fazer com a sua carreira. As condições na Suíça compensam, sem dúvida, mas terá de ponderar tudo o que isso envolve. Quanto à especialidade não existe equivalência, lamentavelmente.
Olá bom dia, 😊tenho mais uma questão, se o enfermeiro for especialista em Portugal há vagas para especialistas nomeadamente obstetras ?muito obrigada desde já
Olá! Não existem enfermeiros especialistas em obstetrícia. É outra profissão, como em França, chamada sage-femme, e o percurso formativo é diferente. A especialidade pode ser uma valia de desempate, mas não é reconhecida como tal, pelo menos nos cantões francófonos.
Ótimo saber que o permis somente com o contrato de trabalho, já enviei minha documentação para a Cruz vermelha. Geralmente demora quanto tempo para sair uma resposta definitiva da Cruz vermelha?
Olá Fernando encontrei o teu canal e gostei muito do teu conteúdo eu também tenho um canal aqui na Suíça com muita informação de portugueses que cá trabalhão e vários negócios gostava de te fazer uma proposta de fazer um vídeo no meu canal contigo abraço
Boas, uma questão, poderei fazer o reconhecimento do diploma e depois entregar o reconhecimento da lingua, ou o diploma só é reconhecido depois de entrar ambos os documentos. Obrigado
Muito obrigado pelas informações gistaria de saber mais pq quero estudar enfermeira aqui na sua mas tenho só um ano aqui como eu faz para ter todos os informações pra estudar muito obrigado
O meu curso foi feito em Portugal e a especialidade aqui, mas os protocolos já estavam feitos pelo hospital. Aconselho-a a contactar a Haute École de Santé ou a Croix Rouge para obter mais informações. Terá ainda de ter equivalência aos pré-requisitos do curso, uma vez que se trata de formação superior.
Olá, sou enfermeira intensivista e estou na Suíça há 03 anos, estou entrando para B2 e poder fazer a prova de Alemão. Existe alguma empresa aqui que ajuda no recrutamento e no processo de reconhecimento de diploma no cantão de Zurique? Obrigada
Olá Rose. Obrigado pelo seu comentário. O processo de reconhecimento do diploma é apenas feito pela Croix Rouge. Quanto ao recrutamento, há várias empresas, mas nunca tive contacto com nenhuma porque me candidatei directamente ao hospital onde queria trabalhar. Lamento não poder ajudar mais.
Obrigada por este vídeo , eu como vivi na Suíça no cantão de Neuchâtel , estou completamente de acordo com o que disse.
Mesmo que se trabalha nas limpezas ,os patrões reconhecem muito o nosso trabalho, e sim pudemos ter um bom nível de vida, apesar do que muitas pessoas em Portugal pensam !
Vim embora da Suíça á 20 anos ,mas tenho aí 2 filhas e netos ... quantas vezes me arrependo de ter voltado para Portugal , mas agora é muito tarde para voltar atrás ...
Um grande abraço e tudo de bom no futuro . Bom Ano!😊
Olá Lúcia. Obrigado eu pelo seu comentário elogioso. É exactamente como diz: apesar do custo de vida elevado, consegue-se ter um nível de vida agradável em qualquer tipo de trabalho. Tudo de bom também para si e um bom ano!
Ótimo vídeo 👏👏 bem esclarecedor. Sou Enfermeiro obstetra. Falo inglês e Alemão irei investir no Francês para tentar este pleito.
Muito obrigado por assistir. A maioria da Suíça fala alemão, por isso, já pode começar a tentar. Se aprender francês fica a poder trabalhar na quase totalidade do território, o que é óptimo. Parabéns!
Muito obrigada pelo vídeo!!
Adorei o vídeo e o conteúdo! Estou em processo de validação do meu diploma de enfermeiro na Suíça.
Mas ainda não tenho emprego em vista!
Existe algum site que recomenda vagas pra enfermeiros procurarem emprego aí?
Obrigado, Brendon. Sugiro que procure nos sites dos hospitais. É sempre mais directo e não tem custos.
Vídeo muito esclarecedor! Terminei recentemente a licenciatura e estou a ponderar trabalhar na Suiça. Aconselha iniciar carreira no país? Muito obrigada!
Olá Bruna. Obrigado pelo seu comentário. É uma possibilidade. Não vejo nenhuma razão pela qual não possa fazê-lo. Além disso, é melhor começar directamente na Suíça do que esperar meses em Portugal para ter um lugar conveniente.
Muito obrigado pela informação
Eu é que agradeço a participação.
Olá! Gostei muito do vídeo, obrigada por todas as informações importantes que foram faladas. Tenho só uma questão.. no início do vídeo mencionas que com o tempo adquiriste algumas técnicas para poupar em viagem uma vez que vens a Portugal com frequência. Poderias partilhar algumas? Tenho muita vontade de trabalhar na Suíça mas queria minimizar os efeito da distância com a minha família. Obrigada 😊
O principal é comprar os bilhetes com antecedência. Se possível, agrupar os turnos e comprar voos nos dias menos procurados por quem trabalha "das nove às cinco". Talvez um dia faça um vídeo sobre isso😜.
Muito obrigada pelo video. muito esclarecedor. :)
Parabéns pelo vídeo! Conheces alguma agência cá em Portugal que faz esse trabalho com profissionais da área de saúde que desejam trabalhar na Suíça francesa?
Não, lamento. Sempre tratei directamente com os hospitais.
Estou começando a pesquisar sobre trabalhar na Suiça, falo pouco Italiano e queria aprender o Italiano avançado e então ir morar em uma região que fala. Você saberia dizer se tem carência de enfermeiros nas áreas que falam italiano?
Há falta de enfermeiros um pouco por toda a Suíça. Obrigado pela mensagem.
Olá! Desde já grata pela iniciativa. Tenho uma questão: como recém licenciada desejava iniciar a minha carreira na Suíça. A minha área de eleição é doente crítico. Acha realista a ideia de conseguir iniciar a minha carreira em UCI na Suíça ? Grata
Acho que é realista. Deverá seguir os trâmites que são algo morosos e conhecer bem uma das línguas oficiais. De resto, tudo é possível e há muita necessidade.
Bom dia Fernando
Eu assisti o seu vídeo muito bom.
Sou enfermeira há 23 anos minha formação é no Brasil.
Tenho cidadania italiana e moro em Milão a dois anos e trabalho aqui em Milão com.
Estou validando o meu diploma de enfermagem aqui na Itália ( enviei todas as documentações para Roma em 2022 e ainda estou aguardando a validação),mas tenho interesse em trabalhar na Suiça.
Na sua opinião eu devo fazer a inscrição na Cruz vermelha com os documentos do Brasil ou aguardo a validação do meu diploma na Italia ?
Obrigada
Olá! Eu esperaria pelos documentos italianos, uma vez que é muito mais simples atribuir-lhes a equivalência. Espero ter ajudado.
Obrigada pelas informações valiosas.
Obrigado eu por ter assistido. Cumprimentos.
boa tarde, muito obrigada pelo vídeo , para um recém-licenciado vale a pena procurar trabalho estando em Portugal ou ir diretamente a Suiça e procurar já estando lá?posso começar a trabalhar logo como enfermeira com o diploma portugues ou devo fazer as equivalencias primeiro e quanto tempo demoram as equivalencias e o qual é o custo para fazer?é habitual enfermeiros fazerem horas extras e fazerem também o trabalho de auxiliares como mudar fraldas, dar banhos aos utentes?é possível alugar casa estando ainda em Portugal e é muito difícil arrendar no geral?muito obrigada desde já
Antes de mais, muito obrigado pelo comentário.
A primeira questão prende-se mais com a decisão pessoal final. Se o objectivo for mesmo ir para a Suíça há duas formas: recorrer a empresas de recrutamento ainda em Portugal ou candidatar-se directamente. Esta última fica facilitada estando já em território helvético.
O reconhecimento do meu diploma demorou cerca de três meses e custou cerca de 600 CHF. O meu hospital integrou-me ainda antes deste processo estar concluído, pelo que depende da instituição, mas há a possibilidade de trabalhar sem ainda ter o reconhecimento do diploma pela Croix Rouge. Não são necessárias equivalências académicas.
Há enfermeiros que fazem horas extra dentro do horário previsto. Estas são descontadas nos meses subsequentes ou pagas, em acordo mútuo.
A higiene aos doentes e a muda das fraldas não é trabalho de auxiliar. Há aí um equívoco. Embora em Portugal haja serviços onde sejam apenas auxiliares a cumprir estas tarefas, a responsabilidade é do enfermeiro. No caso dos Cuidados Intensivos, por exemplo, um enfermeiro tem de estar sempre presente. Na Suíça depende dos serviços, mas é comum os enfermeiros estarem sempre presentes dado o rácio enfermeiro/doente ser mais agradável. Há também a possibilidade de ter de participar na higienização de algumas superfícies que são consideradas da responsabilidade do enfermeiro.
Arrendar casa não é muito difícil, mas é caro. Estando em Portugal torna-se mais difícil e continua caro, pelo que aconselharia a fazê-lo já estando na Suíça. Aqui, a ajuda de alguém próximo pode ser determinante.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Existe uma tabela de salários conforme os anos de experiência para enfermeiros na Suíça?
Depende dos cantões e nos privados pode nem ser aplicada.
Olá, preciso de uma informação para um trabalho para a faculdade, poderia me responder qual é a entidade que regulamenta a enfermagem na suíça? Por exemplo no Brasil seria o Coren
Aqui na Suíça é a Croix Rouge que valida os diplomas estrangeiros. Além disso, algumas instituições têm intervenção em questões específicas, como a dotação dos serviços: a SSMI, por exemplo, no caso dos Cuidados Intensivos. Há ainda diferenças de cantão para cantão.
Ótimo vídeo. Parabéns pelo conteúdo e obrigado por compartilhar. Gostaria de saber se há possibilidade de iniciar o processo junto a Cruz vermelha sem o contrato de trabalho e sem o certificado de proficiência do idioma para o cantão Francês ou Almão.
Cumprimentos,
Obrigado, Ricardo. Sem o certificado de um dos idiomas oficiais o processo fica pendente. No caso do contrato de trabalho não há objecção e o processo pode ser finalizado.
Fernando, é com tristeza que assisto o teu vídeo. A Suíça é tão pequena quanto Portugal e os enfermeiros suíços não precisam emigrar para exercer as suas profissões. Por que será? A resposta está nos políticos e na mentalidade das elites dominantes. Também sou emigrante, tenho a 4 classe mas o espírito é o mesmo: procurar o sustento no estrangeiro e, na velhice trazer a reforma para Portugal. É isso que o governo quer, as divisas.
São, efectivamente, realidades muito distintas, quer política quer economicamente. Obrigado pelo comentário.
Olá! Muito obrigada pelo vídeo! Bem esclarecedor. Estou com uma dúvida a cerca do certificado da Swiss Red Cross, para conseguires ter o certificado precisas já ter o permis de trabalho?
Olá Paula. Normalmente, não, mas pode depender do país de origem do candidato. Eu fi-lo quando já estava a viver na Suíça, porque o meu hospital tinha pressa no meu recrutamento e assim mo permitiu, mas há quem chegue à Suíça já com o reconhecimento do diploma feito pela Croix Rouge. Obrigado pela tua mensagem.
E o Técnico de Enfermagem? O Assistente Social?
Olá Werika. Obrigado pelo seu comentário. Existe uma formação de ASSC (Aide en Soins et Santé Communautaire) que pode assemelhar-se ao Técnico de Enfermagem, mas desconheço o processo de equivalências. Quanto aos Assistentes Sociais não tenho nenhuma informação, pois está algo distante da minha área de competências.
Ótimo vídeo!
Você acha que o mercado é aberto para profissionais Brasileiros?
Existem alguns, embora não conheça a situação de cada um. É uma questão de seguir o procedimento. Se a Cruz Vermelha der equivalência ao diploma a porta fica aberta! Obrigado por assistir.
Como posso fazer para migrar para Suiça ? Moro no Brasil , tenho 45 anos , tem alguma restrição ?
Olá! Não há qualquer restrição de idade. O reconhecimento do diploma deve ser efectuado junto da Croix Rouge. Essa é a parte mais difícil para quem tem diplomas de fora da Europa.
Obrigada por este excelente vídeo! Gostaria de saber se os hospitais do cantão de Genebra reconhecem experiência no Reino Unido. E, se também existe os "bancos de turnos" associado a uma plataforma online do hospital, com marcação prévia, em qualquer serviço e a um preço/hora mais elevado. Além disso, se existe o "trabalho por agência", frequente no UK, onde estamos associados apenas a uma empresa que oferece os seus serviços de Enfermagem aos hospitais que sinalizem necessidade.
Por fim, a Alliance Française continua a ser uma das escolas certificadas?
Muito obrigada!
Olá Beatriz! Obrigado pelas perguntas. O reconhecimento do diploma é feito pela Croix Rouge, o reconhecimento da experiência é feito por cada hospital através de declaração de tempo de trabalho traduzida em francês. A menos que seja algo difícil de provar oficialmente (como alguém que faz domicílios por conta própria) tudo acaba por ser reconhecido. Existem empresas que fornecem os hospitais com enfermeiros “intérimaires”, ou seja, enfermeiros que fazem turnos onde lhes for proposto sem estarem ligados contratualmente a nenhum hospital. Existem ainda enfermeiros do pool. São enfermeiros com contrato, pagos à hora, mas que apenas fazem os turnos para os quais são chamados ou para os quais têm disponibilidade. Estes contratos podem ser acumulados em várias instituições. Por último, a Alliance Française é a escola que aconselharia para emitir diplomas e certificados de língua. Há uns anos aceitavam outras escolas locais, mas agora têm sido mais restritos. Fui esclarecedor? Espero que sim. Cumprimentos!
Este vídeo foi bastante esclarecedor! Muito obrigado! Acha que vale a pena emigrar para a Suíça neste momento?
Sou enfermeira à 5 anos a trabalhar em contexto hospitalar (cirurgia e medicina), tendo já passado por inúmeras áreas em contexto de part-time e estava a pensar em emigrar. Contudo tenho algum receio de arriscar e depois não valer a pena..
Encontro-me a terminar um mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, mas não sei se será uma mais valia na Suíça.
Muito obrigado.
Olá Joana. Será sempre uma questão pessoal. A resposta estará no que pretender fazer com a sua carreira. As condições na Suíça compensam, sem dúvida, mas terá de ponderar tudo o que isso envolve. Quanto à especialidade não existe equivalência, lamentavelmente.
Olá bom dia, 😊tenho mais uma questão, se o enfermeiro for especialista em Portugal há vagas para especialistas nomeadamente obstetras ?muito obrigada desde já
Olá! Não existem enfermeiros especialistas em obstetrícia. É outra profissão, como em França, chamada sage-femme, e o percurso formativo é diferente. A especialidade pode ser uma valia de desempate, mas não é reconhecida como tal, pelo menos nos cantões francófonos.
Ótimo saber que o permis somente com o contrato de trabalho, já enviei minha documentação para a Cruz vermelha.
Geralmente demora quanto tempo para sair uma resposta definitiva da Cruz vermelha?
Penso que eles especificam no site, mas não demora mais de um mês, a menos que haja documentação a corrigir.
Dayane, vc é de Portugal ou do Brasil?
Mi Nunes, pareceu-me ver uma questão da sua parte sobre o cantão italiano, mas entretanto não encontro. Se desejar, envie de novo.
Dayane conseguiu validar o seu diploma? Vc é brasileira ou portuguesa?
Olá Fernando encontrei o teu canal e gostei muito do teu conteúdo eu também tenho um canal aqui na Suíça com muita informação de portugueses que cá trabalhão e vários negócios gostava de te fazer uma proposta de fazer um vídeo no meu canal contigo abraço
Olá! Seria um gosto fazer esse vídeo. É uma questão de combinarmos. Abraço e obrigado!
É comum fazerem duplos como fazemos aqui em Portugal ?
Olá Alexandre. Não é sequer permitido. Obrigado pela questão.
Boas, uma questão, poderei fazer o reconhecimento do diploma e depois entregar o reconhecimento da lingua, ou o diploma só é reconhecido depois de entrar ambos os documentos. Obrigado
Olá, Liliana. O reconhecimento do diploma exige o comprovativo de exame linguístico.
Muito obrigado pelas informações gistaria de saber mais pq quero estudar enfermeira aqui na sua mas tenho só um ano aqui como eu faz para ter todos os informações pra estudar muito obrigado
O meu curso foi feito em Portugal e a especialidade aqui, mas os protocolos já estavam feitos pelo hospital. Aconselho-a a contactar a Haute École de Santé ou a Croix Rouge para obter mais informações. Terá ainda de ter equivalência aos pré-requisitos do curso, uma vez que se trata de formação superior.
Boa tarde.
O Sr Enfermeiro conhece alguma empresa de recrutamento para o cantão francês? só encontro para o alemão...
Lamento não poder ajudar, mas candidatei-me directamente ao hospital onde trabalho, pelo que não conheço as empresas de recrutamento.
Obrigada a mesma SR Enfermeiro
Olá, sou enfermeira intensivista e estou na Suíça há 03 anos, estou entrando para B2 e poder fazer a prova de Alemão.
Existe alguma empresa aqui que ajuda no recrutamento e no processo de reconhecimento de diploma no cantão de Zurique? Obrigada
Olá Rose. Obrigado pelo seu comentário. O processo de reconhecimento do diploma é apenas feito pela Croix Rouge. Quanto ao recrutamento, há várias empresas, mas nunca tive contacto com nenhuma porque me candidatei directamente ao hospital onde queria trabalhar. Lamento não poder ajudar mais.