Viva de modo a jamais ser removido da Casa de Deus nem da sua Presença

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 янв 2025
  • Você já deve ter percebido que ambientes distintos requerem de você comportamentos igualmente distintos e específicos. Um comportamento adequado a um estádio de futebol não será aceitável num tribunal. Se você se atrever a se comportar num tribunal como se estivesse num estádio de futebol, você certamente sofrerá alguma sanção por desrespeito ao tribunal e desacato ao juiz. O ambiente da igreja também requer de você um comportamento adequado. Se você não se comportar adequadamente enquanto estiver na igreja, você sofrerá sanções do próprio Deus.
    Quando falamos da igreja, não nos referimos apenas ao culto público e ao prédio no qual uma igreja local se reúne para publicamente cultuar a Deus. Pude observar ao longo do tempo comportamentos que demonstram a hipocrisia dos escrúpulos religiosos das pessoas. Um rapaz repreendeu o seu amigo por falar um palavrão na frente do prédio da igreja, já outro, ao passar pela frente da igreja, apagou o cigarro que fumava e fez o sinal da cruz. Este tipo de escrúpulo religioso é hipócrita exatamente porque estas pessoas não enxergavam nenhum pecado na sua escravidão à nicotina e ao uso abusivo e obsceno das palavras. Para eles e tantos outros, o pecado não é definido pela ação desobediente à Lei de Deus, mas pela localidade na qual a desobediência é praticada, neste caso específico, “nas imediações de uma igreja”. Para eles e tantos outros, não há nenhum pecado em falar palavras abusivas e obscenas, desde, é claro, que estas palavras não sejam pronunciadas nas imediações de uma igreja. Para eles e tantos outros, não há nenhum pecado em estar escravizado a uma substância tal como a nicotina, desde, é claro, que o consumo desta substância não seja feito nas proximidades de uma igreja.
    Quando afirmamos, portanto, que o ambiente da igreja requer de você um comportamento distinto e específico, não estamos nos referindo a este escrúpulo religioso hipócrita, segundo o qual o pecado não é definido pela desobediência à Lei de Deus, mas pela localidade onde esta desobediência é praticada. Quando afirmamos que o ambiente da igreja requer de você um comportamento distinto e específico, além do culto público e do prédio no qual a igreja local se reúne para publicamente cultuar a Deus, nos referimos a todos os lugares por você frequentados, desde a tua casa com a tua família e entre os teus demais parentes, passando pela tua vizinhança, até a tua escola, faculdade e trabalho. O ambiente da igreja, então, inclui todos os lugares por você frequentados, visto que, ao crer em Cristo, você foi, pelo Espírito Santo, batizado, imerso, inserido na igreja, no corpo místico de Cristo (1 Coríntios 12.12-13). Sendo você um crente em Jesus e membro do seu povo, da sua igreja, onde quer que você estiver, lá estará um posto avançado do Reino de Deus, lá estará uma representação da igreja de Cristo. Sendo que, por ser membro da igreja de Cristo você a representa onde quer que estiver, segue-se que onde quer que você estiver, você deverá se comportar distinta e apropriadamente ao ambiente da igreja. Ou seja, onde quer que você estiver, você deverá se comportar como quem está continuamente na presença de Deus.
    Assim como é necessário um comportamento específico e apropriado para que você ingresse e permaneça num tribunal, é necessário um comportamento específico e apropriado da tua parte para que você ingresse e permaneça na igreja de Jesus Cristo e na presença de Deus. Ninguém além do próprio Deus tem a autoridade para, e a prerrogativa de, determinar a forma que como você deve se portar para ser aceito e permanecer na igreja de Cristo e na sua presença. O Salmo 15 te mostra exatamente o que Deus exige de você para que você seja aceito e permaneça na igreja de Cristo e na sua presença. O Salmo 15 não é exaustivo neste aspecto, uma vez que cinco pequenos versos não seriam suficientes para esgotar tudo o que Deus exige de você para ser aceito na sua igreja e presença. Mesmo não sendo exaustivo, o Salmo 15 te permite enxergar o padrão de comportamento que Deus exige dos seus filhos: a sua Lei.
    Cristo obedeceu perfeita e ativamente a Lei de Deus, conquistando para o seu povo uma justiça perfeita. Esta justiça é concedida gratuita e graciosamente a todos os que, arrependidos dos seus pecados, depositam nele toda a sua fé e esperança de salvação e vida eternas. É com fundamento nesta justiça recebida de Cristo que os pecadores são inseridos e aceitos na igreja e presença de Deus. A obra salvífica de Cristo, pela qual os crentes são justificados, inclui também a santificação, processo pelo qual os crentes justificados são transformados para serem cada vez mais parecidos com Jesus. Jesus Cristo é um salvador perfeito de modo que os que recebem a salvação pelo seu nome, são salvos por completo e perfeitamente, e não pela metade e imperfeitamente.
    É impossível que alguém que tenha sido justificado pela fé em Cristo também não experimente o processo de santificação.
    Continua na pregação...

Комментарии •