Chiquinha Gonzaga: Lua Branca / Ô Abre Alas / Gaúcho / Annita / Meditação
HTML-код
- Опубликовано: 13 дек 2024
- A COMPOSITORA
Francisca Edwiges Neves Gonzaga nasceu em 17.10.1847 na cidade do Rio de Janeiro.Chiquinha recebeu aulas com o maestro Elias Álvares Lobo.
Chiquinha frequenta o ambiente masculino e nada recomendável dos músicos populares tornando-se amiga do grande flautista e compositor Calado, considerado o Pai dos Chorões Brasileiros.
Historicamente, é a primeira mulher e o primeiro pianista do choro. Ao mesmo tempo, encontra na composição de músicas outro caminho para algum ganho e expressão de sua arte. Com a primeira música que consegue imprimir, a polca Atraente, em 1877, obtém uma aceitação extraordinária, traduzida em mais de 15 edições. Daí em diante, fica cada vez mais conhecida à medida que são editadas outras músicas em papel e, mais tarde, pode apresentá-las no teatro musicado.Em 1885, já tinha derrubado outras barreiras. Na terceira tentativa, consegue com que uma peça de sua autoria, A Corte na Roça, seja encenada. As duas anteriores com músicas suas, Viagem ao Panasco e Festa de São João, não foram aceitas pelo fato de ser mulher e não haver precedente. Torna-se, assim, a primeira compositora brasileira a ser levada à cena. Nesse mesmo ano, num espetáculo em seu benefício, consagra-se igualmente como a primeira mulher a dirigir uma orquestra, portanto a primeira maestrina que tivemos.
Em 1899, para o Cordão Rosa de Ouro, do Andaraí, compõe a marchinha de rancho Abre Alas, considerada a primeira música composta especialmente para o carnaval, desde então símbolo do mesmo, ainda que decorrido todo um século.Por 3 vezes esteve em Portugal. De novo no Brasil, toma pé no meio musical, nada mais que a retomada do seu legítimo lugar, para assinalar, em 1912, o maior êxito, até hoje, do teatro brasileiro, a burleta Forrobodó, com texto de Carlos Bettencourt e Luiz Peixoto. Outras peças de Chiquinha, nos anos seguintes, continuariam a merecer o favor do público, entremeadas com o escândalo que foi a execução, mesmo que apenas em solo de violão, do seu popularíssimo tango Corta-Jaca, em 1914, no Palácio do Catete, por decisão de Nair de Tefé, mulher do presidente Hermes da Fonseca.Até falecer, em 28.2.1935, no Rio de Janeiro, com 87 anos, Chiquinha não sentiu esgotada a sua capacidade criativa. Em 1933, era levada à cena sua última peça original, Maria, no Teatro Recreio, tendo texto de Viriato Corrêa, com quem tinha marcado os êxitos memoráveis de A Sertaneja, em 1915, e Juriti, em 1919.Maior vulto de compositora popular brasileira, Francisca Edwiges Neves Gonzaga contribuiu, inestimavelmente, para a formação do nosso nacionalismo musical e, tantas vezes pioneira, teve a coragem de viver, com intensidade e desassombro, tudo o que lhe ditava o coração de mulher adiante do seu tempo.
CONHEÇA MAIS SOBRE A VIDA E OBRA DE CHIQUINHA GONZAGA ACESSANDO O SITE www.chiquinhago...
***********************************************************
O INTÉRPRETE
Marco Aurélio Xavier é profissional da música desde 1960. Seu primeiro instrumento musical foi o Acordeon, tendo se formado na Academia de Artes Mario Mascarenhas. Em 1962, inicia seus estudos de piano com Maria de Lourdes Tornaghi. Na Itália, fez curso de 3 anos de órgão com Luigi Bofolo. Em 1976, renuncia à sua carreira de pianista e organista, criando as Meninas Cantoras de Petrópolis. Discípulo de mestres como Arnaldo Estrella (piano) e Ester Scliar (harmonia, análise e composição), especializou-se em técnica vocal, regência e formação coral em algumas cidades européias, estagiando em seculares instituições musicais tais como: "Meninos Cantores da Catedral de Regensburg" (Alemanha), "Meninos Cantores de Viena"(Áustria), "Meninos Cantores de Tölz" (Baviera), e "Coro Pontifício da Capela Sistina" (Roma), oportunidade em que teve como mestres Georg Ratzinger, Hans Gillesberger e Gerard Schmidt-Gaden. Sua formação mais completa no que se refere à formação de vozes e técnica coral, foi realizada no coro de "Meninos Cantores da Abadia de Montserrat" (Barcelona), chamado de "L'Escolania de Montserrat" cuja existência remonta ao século XI, tendo produzido grandes nomes da música espanhola e catalã, como Fernando Sor, Pe. Antonio Soler e Narciso Casanovas.Em Montserrat, o maestro Marco Aurélio Xavier teve como mestre o monge beneditino, Dom Ireneu Segarra que por 50 anos dirigiu aquele grupo de meninos cantores cuja qualidade técnica e vocal suplanta qualquer outro existente na atualidade. Além das Meninas Cantoras de Petrópolis, o maestro Marco Aurélio Xavier criou e dirigiu outros três corais: Coral da Universidade Católica de Petrópolis (1976-1989),Pequenos Cantores da Universidade Católica de Petrópolis (1981-1985) e Coral de Petrópolis (1989/1996). O CD "Alma Brasileira" é uma produção independente gravado em 1985, dedicado a 4 grandes nomes da música brasileira: Chiquinha Gonzaga; Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu e Villa Lobos
Como ela foi sensível!
Deve ter sido tão bonito conviver com ela!
Abençoado Brasil que gente tão bonita tens por filhos.
Uns foram embora, mas deixaram uma herança tão bonita.
O piano nem é difícil de tocar, mas transmitir alma através dele, é outra coisa.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga... sensacional!!!
Um clima essencialmente brasileiro, uma sensibilidade tamanha de captar nossas emoções, isto foi Chiquinha Gonzaga.
que linda essa musica virei fa da chiquinha gonzaga...por assistir na mini serie sua vida...parabens pianista
sempre adimirei as obras deixadas pela chiquinha gonzaga, ate porque sou primo dela.sou carioca nascido em campo grande.meu nome: paulo fernandes neves gonzaga. abraços aos adimiradores da obra deixado por ela.
Grande Francisca Gonzaga!
Ó lua branca de fulgores e de encanto....
Linda interpretação. Abraços musicais!!!!
Simplesmente uma Maravilha. Uma pessoa com as ideias além do seu tempo. Amo Chiquinha Gonzaga.
Sensacional suas musicas, pela sua musicalidade e sensibilidade, não precisa letras pois a MUSICA fala por si o seu estado de espirito.
Furlani Neto - Araras
maravilhosamente lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
sIMPLESMENTE MARAVILHOSO !!!!!!! SEM MAIS !!!!!
inesquecível! epoca de músicas que brotavam da alma!
Parabéns Maestro ! Obrigada por divulgar a música erudita brasileira, em particular a grande Maestrina Chiquinha Gonzaga que admiro bastante.
Agradeço a gentileza do comentário.
A adorada Chiquinha Gonzaga.
Obrigada e beijos.
Maravilhoso!!!!
Que linda interpretação!
inesquecível! época de produção de músicas que brotavam da alma!
Chiquinha Gonzaga grande compositora imortal.
Tudo que eu amo em música! Obrigada, maestro!
Delícia de ouvir!! Obrigada por compartilhar, Maestro!! 👏🏻 👏🏻
Una grande donna e artista che con la sua musica tocca l'anima delle persone travolgendole con sensazioni forti, indescrivibili.
Grato pela sua gentileza !
Gostei muito dessas interpretações do maestro Marco Aurélio Xavier. Parabéns.
simplesmente maravilhosa
parabéns maestro...amei sua interpretação
a primeira musica, me da uma leve lembrança de Andy Williams' Speak Softly, Love ... sem comparaçoes, apenas notei uma semelhança em alguns tons...
Quem foi rainha nunca perde a majestade.
Gratíssimo!
Que coisa mais linda!
Maravilho. Salvou a minha de aula de ballet adulto dessa semana. Estava procurando marchinhas no piano em boa qualidade de som. Encontrei um gênio tocando. Muito obrigada.
Grato pela sua gentileza !
Muito boa a interpretação
pretendo aprender essas músicas e esse vídeo já é um ótimo parâmetro
Mari Oak . saudades da Mini Série.
Mari Oak
inesquecível! época de músicas que brotavam da alma!
Meu Deus do céu, como pode um país ter caído tanto como o nosso?
Quanta tristeza na alma de ver o que é produzido no universo musical de hoje em dia.
O meu sonho é que o Brasil volte a ser rico culturalmente e economicamente algum dia.
lucas araujo Enquanto a república estiver de pé, nada vai mudar. Depois de Dom Pedro II e da princesa Isabel, o Brasil entrou num abismo e não saiu dele até hoje. Pelo contrário, afunda cada vez mais.
É a esquerdiburrização através da Mídia e do ensino dos ultimos 30 anos.
Chiquinha Gonzaga, de origem modesta, sua mãe casou-se com um oficial do império. Teve uma educação com os melhores mestres da época e o professor de música o mais famoso. Duque de Caxias foi seu padrinho de batismo, para se ter ideia do ambiente que desfrutava. Nem por isso suportou o casamento por muito tempo, tendo vista o oficial permanecia mais tempo no navio que em sua casa, além das pressões dos familiares se esposo que não executasse músicas e as humilhações que lhe foram submetidas, rompeu o casamento, naquela época. 29.10.2017
Gratíssimo. Volte sempre e não esqueça o LIKE e INCREVER-SE !
Isso é arte
maravilhoso!!
Agradeço a gentileza do comentário.
Adendo à descrição do vídeo:
Corta-Jaca é um Maxixe de 1895,
a gravação em disco já no século 20 conta com a letra de Machado Careca.
Grato pela sua gentileza !
Lindíssimo!!..amei..💝👏👏👏👏❤
Muitíssimo obrigado
Maravilha, vou aprender muito. Estou me dedicando a esse repertório eterno.
Agradeço a gentileza do comentário.
Eterna!
Agradeço a gentileza do comentário.
maravilhosa canção!!!
I love chiquinha !!!!!
Não é a Santa Edwiges, mas hoje é Sexta-feira, 17 de Outubro ,Dia Nacional da Música Popular Brasileira, aniversário de Chiquinha Gonzaga.
Yuri Azevedo lua branca cantado
Hermosa música :D
Pescar pérolas tem suas vantagens
grazie !!!
Adorável
Gratíssimo. Volte sempre e não esqueça o LIKE e INCREVER-SE !
coisa bonita
Alguém conseguiu fechar as alas?
Grande Chiquinha Gonzaga. E se ela vivesse em 2016? Como teria sido 'O Abre Alas'? Como música, ela era uma profissional muito curiosa com os ritmos novos e mais dançantes de sua época. Acho que o "Abre Alas", se ela o tivesse criado em 2016, poderia ter sido assim: ruclips.net/video/EUw80ihGw1U/видео.html
JÁ NAQUELA ÉPOCA ESSA MULHER TINHA MAIS CORAGEM DO QUE MARMANJO, PARA DERRUBAR OS PRECONCEITOS AVILTANTES DA SOCIEDADE ENGESSADA
Belíssimo vídeo. Gostaria muito de comprar o CD, mas não encontrei meios pela internet... [pena]. De qualquer forma, obrigada pela oportunidade, Catina!!
Catina, podría ud decirme quién es el / la intérprete de estas canciones de Chiquinha Gonzaga?
+Marina Meiller Maestro Marco Aurélio Xavier
Onde encontramos esse CD ?
Está esgotado !
Você poderia compartilhar esse arranjo da lua branca comigo?
Lindo demais ❣️😍 encantada!
gardenia.piano@hotmail.com
O arranjo fiz de improviso e não está escrito. Beijos !